O santo da casa verde

Palmeiras vai beatificar Marcos em breveSÃO PAULO | A gente tem certa dificuldade em falar que determinada personalidade esportiva atual é melhor do que todos que já passaram, em sua área ou como um todo. Mexer com mitos e ídolos é complicado, e muitos classificariam como heresia fazer a comparação entre o passado e o presente. Não só pelo jogo de ontem, que me desculpem Ademir da Guia, Oberdan Cattani, Galeano, Amaral e Tonhão, mas Marcos é o maior jogador da história do Palmeiras.

Para qualquer jornal que se olhe nas bancas, sites, noticiário na TV e chamada no rádio, a expressão “santo” é pleonasticamente lembrada. São Marcos nasceu há dez anos, quando tirou o Corinthians — chora, Marcelinho! — da Libertadores e levou o Palestra à conquista do título.

O time jovem, que Marcos diz do elenco atual, convenhamos, é fraco. Passou pelo Colo-Colo mais pela sorte do pé direito refinado de Cleyton Xavier do que por uma boa atuação no Chile. Ontem, o Sport comandado por Nelsinho Baptista deu um nó tático — gosto desses clichês que não dizem muito — em Vanderlei Luxemburgo, mais psicólogo do que treinador nos últimos tempos. A ida às quartas-de-final só se deve ao veterano goleiro.

A muitos trancos, barrancos e solavancos o Palmeiras vai passando. Dá para ir às semis; o Nacional uruguaio não é lá essas coisas. O que, sendo bem sincero, é muito mais do que poderia conseguir. Um prêmio, no fundo, para uma figura tão ímpar como Marcos, o santo da nossa casa que faz muito milagre.

Comentários

  • Caro Victor, sou corintiano e deveria “detestar” o Marcos por vários motivos (penaltis principalmente)

    Mas, o cara é tão bom e sacro que é IMPOSSÍVEL não acho-lo SENSACIONAL !

  • Victor,

    Sou corinthiano, mas considero o Marcos um dos maiores jogadores que vi em ação. Além de ser uma pessoa com caráter inquestionável.

    Abraços

  • Sem falar que o cara é o maior gente boa que existe no futebol, quiçá em todo o esporte nacional. Humilde, engraçado, legal mesmo.
    Mais até que o Rubinho (essa foi foda rs rs rs)…

  • Se o time é fraco eu não sei mas dizer que passou aos trancos e barrancos também é meio pesado…..
    Acho que vc não viu o jogo aqui em SP…..
    O IXPOTI precisou até do juiz pra não tomar uma goleada……

  • Não sou palmeirense, mas o Marcos é realmente foda. É o símbolo de Palmeiras, tal qual o Ceni no São Paulo.

    Mas o penalti que ele pegou do Marcelinho – até pra mim inesquecível e vibrante – foi em 2000, quando vosso time perdeu para o Boca na final.

    Mas tudo bem, nunca é demais soltar um “Chora Marcelinho”, hehehehe.

  • Saí fora cara, limite-se a falar sobre Fórmula 1, nada de Palmeiras!!!!

    Brincadeira, hehehehe (de um torcedor rival!!!)

    Ele foi o cara mais uma vez, e eu que achava que o tempo dele já tinha passado, jogador de decisão é assim…

  • Victor… mas o Vanderlei Luxemburgo deu uma colaborada e tanto ontem. Tirou nossos melhores atacabtes que pderiam ter feito falta na hora de bater penais, não acha?

    abs