Primeira impressão

SÃO PAULO | Esta seção vai se destinar à reação inicial de quem viu alguma cena impactante ou que marcou história no automobilismo — ou em qualquer outro tema.

Cheguei a citá-la dias atrás, por conta do caso de Rubens Barrichello na Espanha. 12 de maio de 2002, GP da Áustria. E qual foi sua primeira impressão?

Comentários

  • À época, minha primeira impressão foi de inconformismo, não com o Rubens, porque até então eu não sabia se tinha ou não alguma cláusula que o obrigasse a agir daquela maneira, e em seguida fiquei profundamente chateado por achar desnecessário o pedido da Ferrari àquela altura do campeonato.

  • E pior é que as viúvas do Senna embarcam no onda do Rubinho que alega que sempre que perde é prejudicado. Vou propor o seguinte exercicio: imaginem se no lugar de Massa fosse Barrichello a perder o título em Interlagos 2008 na última curva, na última volta da útlima corrida, qual seria a reação dele??
    – O cara desceria do carro se debulhando em lágrimas, já fez isso por muito menos !
    – Diria na entrevista coletiva que ele era apenas um brasileirinho lutando contra os sacanas dos estrangeiros, que havia uma conspiração extraterrena para não permitir que ele fosse campeão, que essas coisas só acontencem “com a gente”.
    Repito, o cara é um bom piloto, como eram Patrese, Berger, Couthard, etc. Levar pau do Button não é ruim, foda é levar pau do Irvine na Jordan……

  • Pra mim, errou todo mundo, Ferrari, Schumacher, Barrichello e a FIA (que até então permitia situações como essa). Mas quem pagou o pato e ficou com má fama no fim das contas? Barrichello.

  • Bunda-mole é o burrinho, que disse que iria contar todos os podres da Ferrari em seu livro imaginário e depois volta atrás, dizendo não querer macular a integridade moral da equipe temendo que esta futuramente feche as portas para seu filho. Quem é fraco/ ruim / cuzão nessa história?

  • Acho engraçado a fustração que alguns colegas de post aqui tem com o Rubinho, são na verdade os maiores “seguidores” do piloto, ficar se dando ao trabalho de analisar a carreira e/ou corridas dos cara só pra dar uma de “eu sei muito de F1” e contar pros amigos “leigos” o quanto o Barrichello é fraco / ruim / “cuzão”entre outros adjetivos…caramba vão curtir o esporte e deixar e bundamolisse. Ninguem aqui deixou de ver F1 depois disto, quando o Irvine era o segundão do schumacher ninguem escrotava o garoto, agora porque é brazuka tem de tirar onda, viver na lembraça do senna. AFF>

  • Me lembro que na época fiquei puto com a Ferrari. Tanto o Schumacher quanto a Ferrari não precisavam daquilo, e no final das contas o campeonato se mostrou muito fácil, e este episódio completamente desnecessário. No entanto, acompanhando o Barrichello pós-Áustria 2002 vê-se que o cara não é grande coisa. Aquela era a hora de pedir pra ir embora, sair disparando contra a equipe e arranjar um emprego na Mclaren em 2003. A carreira do Rubens poderia ter sido muito diferente, tudo que ele plantou ele colheu.

  • É impressionante como alguns brasileiros conseguem enxergar o Barrichello como vilão nessa história. As vaias estão indo para a Ferrari e para o Schumacher. A atitude do Rubens foi a mais acertada, dadas as suas circunstâncias dentro da equipe. Futuramente com o livro do brasileiro publicado, saberemos maiores detalhes.

  • Foi emblemático… foi a última vez que me dei ao trabalho de torcer para o Rubinho.
    Ele é um ótimo funcionário, mas não é um campeão.
    Torcer para ele é como flertar, conquistar, levar, e falhar na hora H…
    Vai vencer, vai vencer, vaaai veencer… quebrou…
    Hoje não! hoje não! Hoje siiim…

  • Realmente foi uma cena triste. Rubens poderia ter dado de ombros e vencido a corrida? Sim. Por outro lado, não creio que tenha sido tão “capacho” de equipe como dizem, creio que acatou ordens superiores mas de uma forma a mostrar à todo o mundo que não aceitava aquela situação. Papel de palhaço de mau desportita fez Micheal e a cúpula da Ferrari.

  • Foi um idiota….

    Devia ter deixado passar umas voltas antes…. E dar entrevista falando que o carro tava abrindo o bico….

    Villeneuve fez isso na Austrália em 96….

    E igual a todo mundo faz….

    Ligaria pro Montezemolo e falaria um monte….

    Provavelmente ia receber um bônus pra parar de encher o saco e pronto!

  • A culpa disso ter acontecido dessa forma foi do Barrichello. Ele deveria ter dado caminho duas voltas antes e muito teria sido evitado.
    Em todas as equipes existe primeiro e segundo piloto quando se disputa um campeonato de pilotos, menos na McLaren. Ele não tinha condições de disputar o titulo.

  • A impressão quase certeuza de que enquanto Rubinho e Schumacher dividissem os boxes da Ferrari, o brasileiro não teria a mínima chance de disputar um campeonato.

  • A grande verdade é que ali naquela hora Barrichello fez as contas dos milhões de reais que ele perderia, e de forma pragmática optou por ficar com o bolso mais cheio, a ter que romper com a Ferrari…

    Pois é, pra uns e pra outros, as coisas são diferentes…

  • Na época xinguei Ferrari, Schumacher, Rubinho.

    Mas hoje considero uma das cenas mais divertidas da F1, principalmente com a narração.

  • Frustração total…. a primeira coisa que falei foi : Que por*** é essa?? e acho que todo mundo que estavam lá no autódromo naquele dia tb deve ter pensado isso. Não pela evidente vitória do Barrica, ou pela superioridade do Schumi no campeonato, e sim pelo descaso com todos que fazem o esporte: as equipes, pilotos, TVs, torcedores, organizadores, voluntários fiscais de autódromos, etc.etc.. e o próprio desconforto do Schumi no pódio, fazendo aquele pastelão… Pra quem acompanha F-1 desde 1985, e gosta mesmo do esporte, como eu, foi algo como levar uma bica daquela garota “perfeita”.. ou seja.. acabou com o domingo.

  • Que aquele era o momento de maior brilho e de maior vergonha pro Barrichello. Ele mostrou que é rápido, mas também que é submisso. O que fica pra história é a submissão e a vergonha a que ele se submeteu, e por isso ele sempre foi e sempre será segundo piloto em qualquer equipe.

  • Meu primeiro sentimento foi de frustração. Não senti raiva da Ferrari, pois sempre houve jogo de equipe, e o próprio Senna certa vez, como sinal de agradecimento, deu uma vitória para Berger. No entanto, achei que a Ferrari foi muito burra, por fazer aquilo sem se preocupar em disfarçar, e sem que houvesse necessidade. Talvez aquela tenha sido a única vez que Barrichello foi prejudicado em favor de Schumacher, mas a partir de então passamos a sempre desconfiar e achar que talvez Barrichello tenha sido mais prejudicado do que realmente foi…

  • Me lembro que na hora, eu vociferei um alto e sonoro “AH, VAI TOMAR NO CU!!”, como se não acreditasse que ele fosse capaz de se sujeitar a isso DE NOVO…

    …mas ele faz quantas vezes forem necessárias, porque ele é um puto de um CUZÃO!!

  • Sinceramente não achei nada demais nessa corrida. O Senna fez algo semelhante para o Berger e ninguém disse nada, “ah mas o Senna já era campeão”, não importa, é errado, pois deixou o parceiro passar. Quando foi com o Barrichello, ah ele é perseguido, ah ele é um brasileirinho coitadinho em uma equipe de estrangeiros. Bobagem, eles escolheram um piloto fraco pra servir de apoio ao Schummy. Neste episódio a única coisa feia foi a palahaçada do pódio. No episodio do Senna, as pessoas falavam, olha como ele é legal, deixou o Berger passar….. e agora, o Barrichello não é gentil em deixar o Schummy e o Button passearem sobre ele?

    Abs!

  • A primeira impressão era a de que eu não assistiria a corrida seguinte (em Mônaco, salvo engano), por protesto pela palhaçada. Mas eu não cumpri…

  • Concordo com sidewinder.

    Minha reação quando isso aconteceu não foi tanto revolta contra a Ferrari ou Schumacher, mas contra um bundão que aceita isso e finge que nada aconteceu e toca pra frente.

  • A partir daí que o Barriquello se tornou o grande perdedor. Há vinte anos atrás, Alan Jones recebeu ordem parecida da equipe para ajudar o Reutmans vencer o campeonato daquele ano, mas Jones deu de ombros p’ra ordem recebida, venceu a corrida e pediu as contas. Aquilo sim é uma atitude de homem.