O guia dos curiosos das estatísticas

INDIANÁPOLIS | Depois que assinei o livro dos jornalistas que vão cobrir a edição da “era centenária” da Indy 500, a responsável pelo credenciamento, Tina Mendenhall, me deu um ‘media guide’.

 

De 462 páginas. Aliás, descobri o nome completo da Tina na página 2, que fala dos ‘public relations’ locais.

Norte-americano é um povo detalhista ao extremo. A Folha de S.Paulo seria o jornal mais vendido do mundo se tivesse base por estes lados. Basicamente o guia da mídia inteiro traz dados que no fundo são relevantes ou curiosos. O Marcelo Duarte não teria paciência para fazer um Guia dos Curiosos deste.

Abri aleatoriamente o livreto, e a 232 me conta que Willy T. Ribbs, desse eu me lembro, foi o primeiro afro-americano a se classificar para as 500 Milhas, há 18 anos. Quatro páginas depois, leio que a primeira competição que Indy recebeu aconteceu em 5 de junho de 1909, sem relação alguma com corridas. Foi algo válido pelo Campeonato Nacional de Balonismo, organizado pelo Aero-Clube da América. Na 242, soube que os capacetes foram obrigatórios a partir de 1935 e que um novo cabo de segurança foi instalado do lado externo da pista toda em 1964. Entre a 299 e 301 são detalhadas as 35 famílias que participaram da história das provas aqui. E não são comandadas pelos Andretti, que foram cinco no total, mas, sim, pelos Unser: Louis, Jerry, Bobby, Al, Al Jr., Johnny e Robby.

Tudo com uma qualidade primorosa de impressão. Que só podia acabar no American-way-of-life de marketing e vendas. Brought by America’s Best Truck, o Chevrolet Silverado.

Comentários

  • Oi Victor,
    Por favor, se tiver tempo, traga um Media Guide para mim. É so dizer que é para mim – João Alberto Otazú -, eu tenho três broches de cobertura dai. Eles tem controle. Sobre o T. Ribbs, conheci e tenho outras boas estórias. Uma vez disputou o Formula Ford Festival, e ao ser entrevistado pelo locutor de Brands Hatch, por ser americano – coisa rara lá – e negro – mais raro ainda -, abriu os braços e disse: Eu sou a América, vim aqui conquistar o mundo. Ele sempre foi muito discreto e simples! hahahahahaha. Uma figuraça. OTAZÚ

  • “Willy T. Ribbs”…

    Testou a Brabham no finalzinho de 85 sabia? Foi ele também que atropelou e matou um mecânico na Cart em Vancouver, 1990.

    Uma baração Victor!
    Belo Blog, bom aproveitamento de Indianápolis,
    e até mais ver,

    Rianov

  • Aproveita que estás por aí, e veja se consegue alguma informação sobre a primeira Indy realizada. O resultado foi um escândalo, uma roubalheira prontamente abafada. Sumiram com as folhas de tempo, e deram a vitória a um mais famoso fabricante de automóveis. A estória (se alguém se atrever a te contar) é interessantíssima!
    Se ninguém contar, eu conto…

  • Viictor!

    os textos estão todos muitoo bons. tá situando tudo tão bem que ameniza a vontade de estar aí. mentiiiiiiira! queria mtooo estar aí, mas td bem, eu chego lá! haha

    boom.. vou voltar a trabalhar. alguém tem de tomar conta das coisas por aqui.

    bejoo. se cuida.