Indy no Brasil: de 3 para 5 cidades

INDIANÁPOLIS | Foi com a voz calma que Luciano do Valle iniciou a apresentação do almoço da TV Bandeirantes na tarde de hoje. Já são 20 anos que o narrador se dedica à Indy. Os sinais do tempo são claros naquele que é por muitos o maior do país em sua profissão. E foi Luciano de cabelos alvos quem informou que “o Brasil contará com uma corrida da Indy em 2010”.

Os aplausos dos convidados surgiram, muitos deles vindos da cúpula da emissora e dos patrocinadores. A notícia perdeu o tom oficial quando Luciano disse que Marcelo Meira, um dos diretores da Band e tio de Vitor Meira, permitiu que só falasse que “as negociações estão avançadas”.

Sem a garantia de que o Brasil estará no calendário da categoria no ano que vem, Luciano revelou que, além de Brasília, Rio e Ribeirão Preto, outras duas cidades entraram no páreo para tentar receber a prova: Salvador e Recife. A capital do Pernambuco é residência oficial do narrador. “E sou suspeito para falar sobre ela”, soltou. E não é de hoje que Luciano põe Recife como cidade-candidata à Indy.

Sobre tal questão, os dois principais brasileiros na categoria fizeram lobby. O primeiro a falar foi Tony Kanaan, baiano. “Eu iria até no terreiro para fazer uma mandinga”, disse o cabo-eleitoral. “Brincadeira, mas um sal grosso não faz mal a ninguém.” Depois veio Helio Castroneves, que cresceu em Ribeirão Preto, e que “gostaria que a corrida fosse lá”, mencionando a origem da cana-de-açúcar que é base do etanol usado na Indy.

Em tempo: nas corridas do Canadá (Edmonton e Toronto) e no Japão, o etanol será 100% com cana nacional. Atualmente tem entre 40% e 60%, e o restante vem do milho dos EUA.

Comentários

  • A cana-de-açúcar, para quem não se lembra das aulas de História, foi o motivo do sucesso de Pernambuco no tempo das Capitanias Hereditárias. Nada mais justo, se houvesse uma etapa brasileira da F-Indy, que fosse no Recife.

    O problema é a infraestrutura nece$$ária para abrigar o evento…

  • Se a Indy vai até o Japão por causa da Honda, por que não vir ao Brasil pelo nosso Etanol?? Só agora começo a acreditar que realmente possamos receber uma prova da Indy, e não duvido que tenha incentivo do governo e tudo mais.