Parlatório

SÃO PAULO | Uma perguntinha a vocês, caros internautas: vocês acham que a temporada 2009 da F1 está chata? E em caso de resposta afirmativa, está chata porque só um piloto vence, Jenson Button, ou porque nenhum brasileiro conseguiu vencer?

Isto é: a emoção da F1 depende da vitória de um brasileiro?

Comentários

  • Está chata e não é pelos resultados. Está chata desde 1994, quando as posições passaram a ser definidas nos boxes e não na pista. Achei que o novo regulamento resolveria esse problema, mas vejo que me enganei.

  • Relativamente sim! Temporadas como a de 2005, onde nenhum brasileiro venceu, para mim foi interessante. A disputa acirrada entre Raikkonem e Alonso foi bem interessante. Mas nesta temporada, que já cumpriu seu primeiro terço, ainda sequer sabemos quem será o rival de Button (se é que haverá um rival).

    Barrichello, Vettel, Ferrari, McLaren ou Toyota???? Neste momento ainda temos que definir a segunda força para sabermos se a temporada virá a ser competitiva.

  • Muitas vezes leio aqui e nos blogs e sites sobre automobilismo que o torcedor comum que torce pelos brasileiros é pacheco e coisa e tal. Aí eu pergunto, quem é a maioria dos torcedores? quem dá audiência as emissoras de automobilismo são os especialistas? Todo mundo que gosta de ver corridas tem que entender muito do assunto? Só os mais aficcionados dedicam seu tempo a ler e aprender sobre as categorias. A F1 é pra maioria de seus espectadores uma forma de entretenimento. Os pachecos não podem ser desrespeitados.

  • Pergunta idiota. O que é chato é aquele treino de sábado, divido em três partes. Queremos ver gente pisando o tempo todo.

    VM responde: Ainda bem que não sou analista de respostas, senão a sua…

  • Como brasileiro boa parte da emoção esta em ver brasileiros disputando titulos, e todos os eportes sao assim vc torce por atletas q vc compartilha alguma afinidade (nem q seja a nacionalidade). Se nao existe isso entao fica bem sem emocao ficar assistindo e analisando tecnicamente as corridas…

  • Não vou aqui ser mentiroso e dizer: Ohhhh ! que legal termos uma cara nova nos pilotos que vencem.
    Quando você é brasileiro e sabe que os pilotos de seu país, em especial o Rubens pelo carro que tem hoje, não vencem mesmo tendo um carro bom, cria-se um sentimento de desanimo, a vontade de assistir as corridas cai no esquecimento.
    Portanto, uma F1 onde brasileiro com carro bom não vence é sim uma F1 chata.

  • Deixa eu te explicar o que acho!
    Se vc é corinthiano e seu time só perde vc continua assistindo jogos mas não com o mesmo tesão como se o cunrintia tivesse disputando o campeonato.
    Torço pro Massa. Vibrei até a ultima volta do campeonato passado inteiro. Esse ano assisti a todas corridas e vou assistir todo o resto, mas com certeza não vou ter tanto T como no ano passado.
    Acho que vcs do GP pegam um pouco no pé de quem tem simpatia com piloto brasileiro. Passei temporadas e mai temporadas torcendo contra o Barruchello pq não gosto dele. TRorci pra Schummacher, Alonso, Montoya, etc. Agora só porque gosto do Massa parece que estou sendo incoerente. O pessoal da Globo exagera de um lado e vcs exageram do do outro. Ve se peguem mais leve com isso, já que fazem parte da melhor equipe de automobilismo do Brasil.

  • Bem lembrado a corrida de 2005 no japao…foi uma bela corrida cheia de nuances, disputas … e quem ganhou foi o Raikkonen… acho que o que falta é a disputa mesmo, seja com ou sem brasileiro. Pra quem gosta de F1 não importa se fulano ou ciclano é brasileiro, o que importa é a disputa em si. Vejam a Motogp p. ex, as corridas são sensacionais e não deixo de vê-las só pq lá não tem brasileiro….

  • Tá mto chata, se um dos pilotos que parecem poder disputar com o Button estivessem ganhando tb seria melhor. Nem precisava ser brasileiro, o Kimi ou o Vettel já serviriam.

  • Ola caro Bloguista.Vou responder sua pergunta com uma outra pergunta.O problema sobre a chatice ou nao da formula 1,no caso do Brasil nao estaria na forma com que os brasileiros torcem?Se tem algum brasileiro vencendo o esporte e legal,seja ele formula 1 ou jogo de peteca.Caso nao haja um brasileiro na ponta o esporte e chato,criam-se complos contra os brasileirinhos sozinhos no mundo.Para finalizar eu te pergunto:brasileiro tem em seu habito cultural gostar de esportes ou apenas existe no esporte,quando com vencedores brasileiros uma valvula de alivio para nossas proprias miserias??

  • Ué, viajou na maionese, hein Victal?!? Vitória de brasileiro não conta para haver emoção? Ou só vitória de estrangeiro? Tá parecendo que vc pegou a paranóia do FG e cia. Eu hein!!!

    VM responde: Ihhhh… cada um, viu…

  • O problema é um só: Max Mosley.
    O dia em que esse cara sair do comando da FIA, com certeza a F1 muda pra melhor. O cara vai virar o “Hugo Chaves da FIA”. Nos últimos anos com tanta mudança no regulamento, virou bagunça. Não é porque não tem brasileiro vencendo.

  • As emoções são criadas de maneiras artificiais. Já me acostumei pra falar a verdade, mas mesmo assim, às vezes ainda fico estarrecido de me ver torcendo para o Massa fazer voltas voadoras enquanto o Raikkonen está no Box. ou então de ficar fazendo pesquisa pra ver qual piloto está com o pneu macio que não aguenta e vai fazer com que o piloto fique lento na pista criando disputas de forma artificial. Não vou deixar de ver F1, mas de vez em quando isso incomoda.

    Sidinei Gadelha

  • Está chata sim, pois:

    1) Somente o mesmo piloto está vencendo;

    2) Pilotos ditos “futuras grandes promessas” estão levando “toco” (Hamilton, Massa, Kubica, Alonso, Vetel…);

    3) Apesar da asa diferente e do pneu liso, não vejo muitas ultrapassagens – vejo sim um monte de pilotos indo para os boxes para trocar asa quebrada;

    4) Não vejo reação das demais equipes;

    5) Pilotos “nó-cegos” continuam na categoria: Nelsinho, Nakajima…

    6) O Galvão Bueno continua narrando F1 (que Deus tenha compaixão do Reginaldo Leme…);

    7) A falta de brasileiros na ponta é irrelevante, bastar lembra a ultrapassagem de Zanardi sobre Bryan Herta. Sem brasileiro mas com muito SHOW.

  • Racionalmente falando, um pouco. Na verdade, não é bem chatice, mas decepção. Depois das mudanças enormes nos carros, todo mundo esperava corridas minimamente melhores. Do Bahrein pra cá, as coisas permaneceram as mesmas, apesar das últimas três pistas serem tradicionalmente chatas.

    Como torcedor, acho muito legal ver equipes diferentes na ponta, como a Brawn e a Red Bull. O esquema McLaren-Ferrari precisa ser quebrado de vez em quando.

  • Tchê, por mim o que importa é sim um brasileiro disputar a ponta, não precisa ganhar, mas estar em um carro competitivo.

    Até mais!

  • Tá chata pq não tem disputa…só isso.
    Lembrem-se da corrida do japão em 2005….uma corrida sensacional e nem tinha brasileiro na disputa.
    É isso.

  • Está muito chata, pelo menos na briga pela vitória. Pra trás até que está legalzinha, mas nada de fantástico.

    E sem ufanismo. Podia ser Massa, Barrichello ou quem fosse, estaria chata mesmo assim.

  • 1. não acho que a temporada esteja chata. mas poderia melhorar, sim, só não sei como.

    2. acho que quem acha corrida chato não gosta de corrida. até f-truck e stock car têm sua graça, por exemplo.

  • Prezado Victor.
    Eu acho que a F1 esta muito chata sim, mas não por que um Brasileiro não vence. Torcia apenas para o Senna, depois dele acompanho o esporte porque gosto de carros e corridas.
    Esta chata, pois os treinos que definem as posições tem uma formula horrível, as 12 voltas que tinham até uns anos atrás eram bem mais legais, não há novidades nas equipes sempre os mesmos pilotos. As Formulas de acesso estão ruins?
    Todos os anos mudam as regras do jogo, não tem uma continuidade do trabalho do ano anterior, quando uma equipe mostra crescimento em uma temporada, na outra precisa começar do zero novamente. Nivelam tudo por baixo sempre.
    Fico pensando nos carros de hoje, porque eles não podem ficar próximos do outro sem que haja um problema de aquecimento ou perda de estabilidade. Os circuitos as vezes não ajudam a competição.
    Pensar no simples as vezes é a melhor saída.
    Poderia ficar aqui escrevendo uma dissertação para você, sobre esse assunto.
    Abraços
    Fernando

    Ps: A Brawn tem o melhor carro pois encontrou soluções melhores para esse ano e teve muito mais tempo que a concorrência para desenvolver o carro.

  • Ocho que não está chata não, pelo menos pra quem gosta de automobilismo, há mais ultrapassagens , mais pegas e mais equipes com chances de vitória, apesar de que Button tá guiando demais em um carro muito bom. Sei que seria melhor ter mais gente vencendo, mas no geral ta interessante.
    Agora, pra quem ve corridas so pra ser Pachec…err quero dizer torcedor de brasileiros, ai ta chato porque o Barrica ta precisando remar um pouco mais forte e a Ferrari de Massa agora que ta acordando pra vida no campeonato.