O suicídio de Bernie

SÃO PAULO | Só fui ligar o computador agora há pouco para ver o que acontecia no mundo. Vi a manchete do Grande Prêmio. Bem, gosto não se discute, já diria o outro. Cada um tem as preferências, tendências, paixões e ídolos que bem convier, e cabe a nós, naquele velho discurso moralista e correto, respeitar. Mas a declaração de Bernie Ecclestone ao The Times beira o absurdo e a insanidade, de que Adolf Hitler fazia as coisas acontecerem e que muitas de suas ações podem ter sido tomadas por ter sido induzido a elas, alinhando-se com a postura do ditador.

Qualquer que seja a defesa ou a apologia que se faça a um dos maiores carrascos da História contemporânea tem de ser execrada. Mais: tinha de ser passível de punição. Uma figura como o dono da mais importante categoria de automobilismo mundial não podia se prestar a apoiar nenhuma das atitudes de alguém que não tinha respeito pelo outro por sua procedência ou cor nem para se utilizar de uma metáfora, que todos sabemos bem: o poder concentrado nas mãos de uma pessoa.

Os ideais de Ecclestone, com isso, ficam bem claros: manda e desmanda a seu bel-prazer, seja a consequência que tiver. Não é simplesmente imaginar que tudo tenha que ser do seu jeito. É ser dessa forma e passar por cima de quem o atrapalhar. É de se analisar profundamente o que este sujeito fez para chegar no posto que ocupa, com quem ele se aliou e quem ele eliminou, na forma mais branda que isso expresse.

Bernie, hoje, seguiu Hitler, mesmo. Bernie cometeu seu suicídio. Ou ao menos morreu para muita gente.

Comentários

  • Pois é….defende o Hitler dá nisso, mas como díria uma propaganda premiada da Folha de São paulo, “Se pode dizer um monte de mentiras, dizendo apenas a verdade.”

  • Ele deveria ser alvo de investigação policial, no mínimo deve patrocinar (ou ser patrocinador ) de tais ideais nazistas, porque com a cultura que ele passa para o mundo, não foi atoa a propaganda que ele plantou com esta declaração. Não confundam isso com idade(ou velhice), o tempo traz mais sabedoria, para o bem ou para o mal.

  • Parece que esses vovôs ingleses não tem mais o que fazer. Fazer apologia a Hitler foi uma infeliz idéia. Já não basta a suruba de Max Mosley no ano passado, com tema nazista?
    Eu tenho com ídolos Pelé, Zico, Ayrton Senna, Nelson Piquet. Isso só pode ser coisa de um senhor já sênil. Ele já deve estar com problemas que a idade avançada trás.
    Depois eles reclamam.
    Abraço a todos

  • Ei vitor,

    para alem da idiotisse de se admirar hitler, li no blog metro F1 uma interpretaçao mais maquiavélica para a entrevista. Bernie dá a entender que admira hitler pq ele faz as coisas acontecerem, assim como max mosley. Segundo o jornalista do blog, as manchetes nos jornais foram algo do tipo “bernie admira hitler e max mosley”. Desse jeito ele colocou os dois num mesmo lugar, o que não é dificil, pensando na familia do mosley e do episodio da orgia.
    Bernie nao depende da opiniao de ninguem, já q é dono dos direitos da formula 1 por mais uns 90 anos, mas mosley sim. Ainda seguindo a interpretaçao do metroF1, essa entrevista poderia ter sido mais um golpe, bem sujo, contra max mosley.

    Ou então o Ecclestone é só um idiota. O que é possível.

  • http://historiasevelocidade.blogspot.com/2009/07/ecclestone-rale-e-o-totalitarismo.html

    ei Victor martins, divulgando aqui o blog mais uma vez…post falando sobre ecclestone e o totalitarismo, puxando a verve historica do blog para analisar essa gafe.
    Cito lá vc e o Flávio Gomes..gosto do seu blog, sempre acompanho. Também vou procurar analisar como Ecclestone chegou a esse posto, quem ele eliminou e quem o apoiou nessa empreitada.

    Só faço a ressalva: Homens que ascendem como líderes totalitários não chegam lá sozinhos. Sempre têm alguém que os apoiam, pessoas com os mesmos pensamentos e/ou pessoas que vêem neles a possibilidade de tomarem vantagem no processo.
    Confiram lá se acharem pertinente.

  • A F1 é comandada por loucos! Mosley e Ecclestone têm sérios problemas mentais! Não vejo a hora de ver o Jean Todt na FIA, seria um alívio! Pro lugar do Ecclestone não sei, mas qualquer um serve!heuiehuiehuie

  • Por incrível que pareça, ele pode ter despertado simpatia de muita gente com esse discurso absurdo.
    A europa passa por um período de crise e esse tipo de imbecilidade sempre tem muitos simpatizantes. Uma minoria, mas expressiva.
    E outra grande parte é pragmática, ou seja, está só de olho nos negócios. Enfim, no fundo ninguém vai ligar para isso, desde que a grana continue correndo.

  • E pensar que Hitler foi seis vezes capa dessa revista antes de eclodir a guerra e ainda foi eleito o homem do ano pela mesma.
    E o Mundo continua girando…

  • O cara é louco! Mas dá para entender porque algumas pessoas piram quando se envolve com muito dinheiro e poder! Se ele não tivesse tudo isso talvez ele não pensasse assim.

  • Sabe qual é o problema de algumas manchetes? é que algumas são analisadas friamente ! Estou me lixando se o Bernie e o Max são Nazistas ou não. Se o Hitler matou milhares de Judeus ou não ! O apocaliptico capítulo do holocausto continua nos dias de hoje ! seja pelo massacre nos países pobres da Africa, seja pelo apoio americano a ditaduras crueis ! Ou pelos milhoes de brasileiros favelados, moradores de palafitas, que se tornam reféns de políticos eleitos por nós que passam o ano todo envolvidos em escandalos de desvio de dinheiro, associação com madeireiras da amazonia, etc…
    Fosse assim, levar ao grosso modo, acho melhor nem ligar a TV pra assistir qualquer tipo de esporte, pois a maioria está ligada a mafia, exploração de dinheiro e de trapaças nos bastidores…
    Quanto a bernie e Max, o imperio cai como uma patada de urso…

  • Bernie Ecclestone é um demente. Não concordo que ele seja digno de admiração por causa do que ele fez com a F-1.

    A F1 se tornou o que é graças a inúmeros contratos de gaveta, com cláusulas obscuras, cuja coercitividade se assenta na ameaça, na intimaidação e na coação.

    Diante disso, grande “M” ele ter feito a F-1 como ela é hoje. Quantas pessoas esse escroque deve ter prejudicado para fazer da F-1 o que ela é hoje?

    Uma das coisas positivas que via na possibilidade de cisão da F1, era que meu esporte preferido não tivesse que depender de individuos como esse senhor para se organizar e oferecer um espetáculo bonito.

  • amigos como complemento sei que vou abordar outro tema, mas analisando a postura que o sr Ricardo Teixeira vem tendo nas suas entrevistas sobre a copa de 2014 percebo que ele também está se “achando” ,inclusive se colocando acima do poder do governo, parece um senhor feudal que vai determinar isso e aquilo, é bom ficarmos de olho…

  • seria bom que em alguns paises sérios esse senhor fosse ameaçado de prisão, do alto de sua arrogancia ele se acha acima de todos e quer fazer prevalecer suas vontades, não acho que a questão fianceira será mais a única explicação para todas as sandices que Bernie vem promovendo nos ultimos anos e como bem lembrou um comentário acima é de se refletir como ele agiu para chegar onde chegou, deve ter feitos coisas que deixou o nazista-mor Hitler orgulhuso lá no fogo do inferno onde ele queima até hoje

  • Na Segunda Guerra Mundial morreram seis milhões de pessoas nos campos de concentração (milhares de ciganos, homossexuais, comunistas, testemunhas de jeová, etc). Hoje, no Oriente Médio, Israel promove um holocausto contra os palestinos.
    O mundo precisa de paz !

  • Engraçado também notar na maioria dos comentários um EVIDENTE – explícito mesmo – preconceito contra pessoas de mais idade. Isso é recorrente e foi anotado recentemente em pesquisa sobre agressividade em escolas públicas de segundo grau. Essa idéis ridícula de que “velhos” têm que sair da frente e “dar lugar” para a cambada ruidosa e inconsequente dos mais jovens… Curioso que TODOS os regimes autoritários sempre flertaram – e alimentaram – esse ódio latente contra o que veio antes. No Camboja, hordas de crianças executavam friamente os mais velhos das aldeias para “renovar”. O tal “progressismo” das esquerdas… Todavia não existe cultura sólida e consequente que não se baseie no respeito à experiência de quem viveu mais. Ainda mais num Brasil cujas escolas hoje mal ensinam a somar e dividir, ou até escrever um simples bilhete… Benie Eclestone é unanimemente incençado como aquele que manteve a F1 como o ápice do esporte-motor no mundo. Não à toa é dono de uma fortuna que angariou com suas habilidades organizacionais (claro que deve ter gente “jovem” aí, achando que tem que “socializar” o circo e “fazer justiça social” contra as malvadas empresas milionárias multi-naciomais… Quem sabe, até, privatizar o esporte…rsrs… ). Mas a meu ver a infelicidade política de alguns argumentos da fala do “velho” Bernie, em nada retira sua acuidade e nem invalida a possibilidade de se compreender o alvo a que foram dirigidas tais invectivas…

  • NASCIDO EM 1889, aos 18 ja era orfão de pai e mãe. Abriu mão da pensao Q tinha direito em favor da irmã Q tinha 2 filhos. Ficou sem 1 centavo e passou a dormir em albergues baratos e ,as vezes, praças e ruas. Chegou a pedir esmola. Tentou ser pintor
    + foi recusado pela escola de VIENA. FOI HERÓI NA I GUERRA Mundial. Filiou-se ao Partido Nazista, Q tinha apenas 7 membros.
    E transformou-o totalmente. Assumiu em 1933 o poder na Alemanha . Criou 6 milhoes de empregos, acabou c/ o desemprego na Alemanha,Criou o Fusca e as férias de 15 dias. Algo inedito na época, recuperando o País. Pregou o Anti-semitismo e a liquidação dos JUdeus. Algo Q Todo o Leste Europeu e a IGREJA CATOLICA FIZERAM DURANTE SECULOS. Na mesma época A UNIÃO SOVIÉTICA (CUJO PARTIDO BOLCHEVIQUE TINHA 90 por cento de Judeus em seu Comando),matava e escravizava milhões de pessoas. O Q fez de HITLER CAPA DA “TIME” EM 1938 COMO “O HOMEM DO ANO!”
    Hitler Desencadeou a II GUERRA MUNDIAL Q levou a morte 55 milhões de pessoas incluindo 6 milhões de JUDEUS BARBARAMENTE ASSASSINADOS. Ele suicidou-se as 3 e meia da tarde do dia 30 de abril de 1945 .Tinha 56 anos. O Q sobrou de seu corpo CREMADO FOI O CRANIO Q ESTÁ NO ARQUIVO DO ANTIGO PARTIDO COMUNISTA NA RUSSIA, A PROVA DE BOMBA NUCLEAR. Isso é fato. O resto é história.
    [email protected]

  • Acho Q Bernie se Equivocou. O NAZISMO DEIXOU UM SALDO DE DESTRUIÇÃO E MORTE. Ninguém nega o poder de liderança e o
    absudo crescimento da Alemanha, destruida após a I Guerra e Q Hitler, um semi mendingo das ruas de VIENA, AJUDOUA RECUPERAR. mAS, NADA JUSTIFICA A DESTRUIÇÃO E A MATANÇA DOS JUDEUS, Q SE SEGUIU DEPOIS. Só Não entendo é PQ o simbolo do Comunismo, a foice e o martelo, ainda não foram proibidas. sim, pq o COMUNISMO MATOU + Q O NAZISMO.

  • Quando se fala do nazifascismo as pessoas tendem a perder a cabeça e o bom senso. Não imagino que Bernie tivesse elogiado Hitler num sentido amplo incluindo a política racista do projeto “solução final” e outras idiossinsias ou, idiotices mesmo. MAS, é indiscutível a capacidade organizadora da política levada à efeito a partir de 1933 pelo nacional socialismo, que em menos de uma década tirou a Alemanha da vergonha e dos escombros da primeira guerra e da mega inflação, para ser um dos países mais desenvolvidos de então. Construiu autobahns incríveis que se mantem até hoje (comparem com qualquer dessas nossas rodovias suicidas daqui…). Elevou o moral de seus cidadãos, criou empregos, organizou o caos e constituiu a maior força aérea, um exército moderno, uma marinha com o de melhor do mundo. Aviões a jato surgiram das pranchetas, um arquiteto genial (admirado até pelos americanos no pós guerra) desenhou prédios incríveis e geriu as forças armadas de modo eficiente até mesmo durante a derrocada da Alemanha ao final. Ferdinand Porsche desenhou o carro do povo, da família alemã, que resiste até hoje sem ter desenho “datado”… Os Jogos Olímpicos foram filmados por Leni Riefenstahl de modo tão moderno e criativo que até hoje não se estuda fotografia ou cinema sem levar em conta seu trabalho. Assim, se conheço a eficiência de Bernie desde sempre no mundo da F1, só posso crer que era a isso que se referia: a capacidade organizacional e a seriedade dos projetos técnicos do regime alemão dos 30″s. O resto é firula de gente “corretista”, horrorizada com a realidade do mundo. Gente incapaz de separar fatos, de fatos. Gente fixada na idéia de suáticas, torturas, fornos crematórios e genocídio, que é uma faceta completamente à parte – e explicável pela realidade do mundo de então. Como se nos Gulags da ditadura do proletariado stalinista, não ocorressem horrores tão o mais escabrosos!… Não se deve confundir momentos históricos. O pensamento político da época não diferia lá muito em outros países. Alemanha foi levada ao extertor dessa realidade pela condição social e política do momento e pelas condições psicológicas de um povo que foi diminuído, usurpado e humilhado com a derrota na guerra anterior. Lembrem que Getúlio, na mesma época deportou judeus que foram parar nos fornos – todavia foi herói dos “trabalhadores do Brasil!” e ainda hoje é herói nacional brazuca e serve de inspiração até mesmo ao nosso Grande Pai molusco… Things change e a história pode sempre ser contada com nuances maiores aqui e acolá de acordo com o interesse do momento histórico…

  • Sái daí velho caduco. Sinceramente, me agradaria vê-lo apedrejado na rua.

    Não é surpresa que seja amigão do Max Mosley. Alás, pra quem não sabe, o pai do Max, Oswald Mosley casou na casa de Joseph Göbbels, com a presença do Hitler.

  • Vamos detonar no GP Brasil, agora a coisa vai ficar feia, aguardem. Vamos fazer esse cara sumir da F1 junto com aquele do chicotinho lá da FIA, dois dementes de merd……

  • …O pior de tudo isso é que tem muito mais bossais que pensam como esse energumeno…Mil vezes eu entenderia a atitude insana de um povo de ignorantes que apoia, incondicionalmente, um presidente analfabeto e seu partido, infestado de aves de rapina, travestidos de parlamentares do que a declaração desse quadrupede em forma de gente…

  • Quanta idiotice e quanta insanidade desse povo que se acha livre, porém é escravo do sionismo e do terrorismo ianque e judáico. Imaginem, alguém dizer que é livre, mas que é proibido falar bem do Hitler e que é proibido falar a verdade sobre os agiotas, usurários, avarentos, mesquinhos, vendilhões das próprias famílias que são os judeus, instigadores do ódio. O cidadão tem o direito de pensar e dizer o que quizer. Ou todo o mundo é obrigado a engolir as mentiras judáicas e ianques? Ah, e porque não condenam o coitadinho do bush, o pior assassino, terrorista, louco e imbecil de toda a história da humanidade? E só no Brasil, cem mil mortes por ano, e Lula não sabe de nada… curioso. E também não faz nada, isso é crime, se bem que o poder fudiciário também esteja no rolo, com o $upremo do $ini$tro gilmar danta$/mende$!!! Que moral tem para criticar o Hitler os que aturam tudo isso? Aqui encondem os horrores ou colocam embaixo dos panos. Taí o $arney que não me deixa mentir! Falei e disse, é a verdade!

  • O Eclestone se esqueceu de uma coisa, logicamente se o Hitler estivesse aqui.
    Ele jamais seria o manda chuva da Formula 1.

    Tchau Eclestone…..vai com Deus;;!!

  • Ancião demente… não tem outra definição… Admirar Hitler é honrar toda carnicifina que ele promoveu; é a defesa da nazismo, da intolerância, do racismo, do preconceito, é cuspir na memória de todas aqueles que foram vitimas da insanidade do outro demente e endemoninhado.
    Oxalá que todos aqueles que o admiram tenham o mesmo fim… Morram sem conquistar os seus objetivos e sejam eternos frustrados…

  • É por isso que a F1 esta capenga, seus dirigentes são esclerozados.Véio você está apitando na curva deixe o lugar para uma pessoa mais nova.

  • Isso mostra a insanidade de um homem, alias, um monstro, de permanecer no poder, a única coisa a se falar neste momento é além de lamentável, que ele se recolha no mais profundo isolamento, longe da civilização e de pessoas que tem a memória da história e as atrocidades cometidas por esse alemão. Ou seja, nos tempos mordenos que vivemos ainda há criatura que lembre e citem Hitler!!! O esporte não é lugar para fazer apoligia a qualquer mazela que tenha assolado esse planeta, o esporte existe para fazer a integração entre povos de várias partes do globo, e não para causar ódio a um idivídio louco e insano.
    Isso é lamentável!!!

  • Agora entendemos por que Bernie e Max se dão tão bem. Ambos tem tendências nazistas. Um com seu fiel “chicotinho” e o outro à caráter, como nazygirl. Só assim pra explicar por que defendem um ao outro.

  • O Nazismo é a mais cruel das filosofias inventadas pelo homem, que julga que um determinado tipo de pessoa é superior ao outro, e os inaptos devem ser exterminados. Qualquer tipo de apologia a essa monstruosidade tem que ser passível de punição. Pessoas que promovem o nazismo vão para a cadeira em muitos países da Europa (que viveu esse drama e sabe muito bem do que se trata). Acho que o mesmo deveria acontecer com o sr. Ecclestone. Me admira ele, cidadão de um país alvo de constantes bombardeios durante a guerra, onde milhares de civis perderam a vida por causa dessa loucura, ainda defende o irresponsável que liderou todo esse movimento. Isso mostra bem o que o Bernie realmente é: um louco, que faz o que for preciso pra se manter no poder, mesmo que seja necessário recorrer a artifícios de ética duvidosa. Ele mereceria passar um tempo em cana por causa dessa declaração.

  • Velho idiota e palhaço, queria ver ele falar isso se tivesse sido torturado e preso num campo de concentração ou que tivesse sua família por lá aos cuidados do tal de Hitler. Hitler foi simplesmente um louco que levou um plano de exterminação à humanidade e não merece nem mesmo ser lembrado, e ainda, o covarde se suicidou antes de ser preso na 2ª Guerra. Porque então não foi homem e fez as coisas acontecerem, porque não enfrentou seu julgamento como verdadeiro líder? Nem conheço o tal de Bernie, mas que vá a ponte que partiu… Movimento de Indignação contra Neonazistas.