Nelsinho, o desobediente

SÃO PAULO | Pode-se atribuir ao feeling de Nelsinho Piquet a passagem ao Q3 e a inédita situação de ficar à frente de Fernando Alonso em um grid na F1. E deve-se atribuir à sua desobediência.

O Blog Victal apurou que Nelsinho contrariou uma ordem da Renault durante a segunda parte do treino classificatório do GP da Alemanha. Baseada em seus dados meteorológicos, a equipe avaliou que tanto Alonso quanto o brasileiro deveriam ficar na pista de pneu intermediário do meio para o fim da sessão, por pelo menos um período de duas voltas. Piquet verificou que o asfalto estava secando rápido demais. Deu-se início a uma discussão no rádio, e o piloto a encerrou quando os mecânicos e os engenheiros viram seu carro ali nos pits para trocar para os slicks.

Alonso acatou a decisão e permaneceu com os pneus de chuva fraca.

Foi concomitante ao momento em que Rubens Barrichello deixou os pits já com os calçados sem ranhuras e começou a andar mais de três segundos mais rápido que os demais. Piquet acabou o Q2 logo atrás do compatriota, formando uma momentânea dobradinha em Nürburgring. Alonso foi eliminado da disputa pela pole ao ficar com o 12º lugar. 

Na corrida de amanhã, Piquet, que negou via Twitter fazer sua última prova pela Renault neste domingo  —”está tudo bem”, garantiu —, larga em décimo. No embate entre seu companheiro no grid, enfim, Nelsinho tirou o zero do placar. Alonso tem 26.

Comentários

  • Ao André Benevides.

    André, hoje em dia quem manda nas estratégias são os engenheiros. Pouquíssimos pilotos têm autonomia para definir esse tipo de coisa.

    Talvez Barrichello pela larga experiência, Alonso, por tudo que é, e Felipe Massa (acho) por ser genioso e está com moral com a equipe. Mesmo assim, apenas em poucos casos e circunstâncias especiais.

    Já vi esse ano os engenheiros dizendo não às súplicas de Hamilton e Vetel (que são os dois novos gênios da F1) para modificar estratégias.

    Imagine agora na situação do NAP dentro da equipe Renault enfrentar uma ordem do engenheiro! Não é pouca coisa, acredite.
    E mais, acho que a Renault só atendeu porque ele entrou no box na marra e não adiantava mais, ou trocava os pneus ou perdia tudo. Foi uma situação de deixar a equipe refém.

    Como prêmio, a equipe lotou o carro dele de combustível até a boca pra ficar lento e ser ultrapassado na primeira perna da prova, como eu já havia dito ontem (veja meu comentário acima).

  • Muito fácil julgar. Quem está lá pra saber??
    Todo mundo mete o pau no Rubinho, mas ele é um baita piloto. Quem é obrigado a ter um carro pior que o do Schumacker e ter que dar passagen pra ele, é pq é rápido.
    Quanto ao Nelsinho, acho que ele está na mesma.
    Não podemos reclamar dos nossos pilotos,. Não podemos esquecer que o Senna foi um só, não dá pra comparar.
    Boa sorte aos nossos “guerreiros” e, que eles façam uma bela prova.
    Como brasileiro eu torço muito pro eles…
    VAI BRASIL

  • Sou um dos maiores críticos do Nelsinho, mas episódios como sua incrível ultrapassagem sobre Hamilton na Turquia e este lance agora de Nurburgring mudaram completamente minha visão sobre ele.

    É uma pena, porque parece certo que ele será demitido por uma equipe que pode até sair da F-1 ao final do ano. Espero que ele tenha vaga em alguma nova equipe para 2010. Eu apostaria nele, ainda há tempo.

  • Infelizmente o Nelsinho começou sua carreira de formula 1 na mesma equipe do Fernando Alonso, esse espanhol e muito arrogante que nao da chance aos companheiros querendo sempre o melhor da equipe pra ele ( LEMBRAM DO EPISODIO DELE COM HAMILTON ) e porque a Maclarem nao cedeu as pressoes do asturiano e deu que deu Hamilton campeao do mundo. srs o Nelsinho esta sendo fritado pelo espanhol com o apoio da Renault, isso e desumano. VALEU NELSINHO, mostre seu valor para esses caras, para saberem que em suas veias corre sangue de CAMPEAO sangue dos PIQUET.
    BOA SORTE PRA VOCE NESSE DOMINGO, BOA CORRIDA, E DEUS TE ABENÇOE.

  • Só não entendo uma coisa: ele desceu do carro e trocou os pneus ou os mecânicos da troca são subordinados a ele? Se for a segunda opção, qual o motivo do bate-boca se o piloto é dá a última palavra?

  • Pelo que noto o pessoal que critica o Nelson A Piquet o faz apenas por má vontade e ciúme porque o cara é rico e sempre teve tudo na vida. Ou seja, inveja pura. Digo isso pelo tom raivoso e jocoso dos comentários.

    E olha que o twitter está mostrando que na verdade ele é uma pessoa mais simples do que muitos pilotos que estão aí…

    E mais, nunca esconde seus erros.

    Essa decisão dele de desobedecer a Renault foi uma pequena amostra do que ele poderia ter feito se suas escolhas fossem sempre respeitadas e se tivesse as atualizações do carro de forma concomitante com o Fernando Alonso.

    Para amanhã a equipe já tratou de lotar o carro dele de combustível, cuidando de estragar a corrida do menino que fica lento na primeira e longa perna da prova, sendo ultrapassado e sem poder ultrapassar ninguém!

    Só não ver quem não quer. Não é gênio, mas não é ruim como invejosos e outros têm dito por aqui e por aí. O cara não tem culpa de ter nascido rico e morar em Mônaco e nem dos críticos terem nascido pobres e morarem sei lá aonde.

    Acham-no arrogante por dizer um dia que seria campeão? Tem algum campeão de F1 menos arrogante? Button, que nem campeão é, que apenas agora está mostrando alguma coisa e que já foi expulso da Renault pelo mesmo Flávio Briatore sob adjetivos de inútil, lento como um cone, disse outro dia que ele é o melhor de todos os tempos.

    Senna (e olhe que sou viúva) era a arrogância em pessoa.

    Alonso idem e Hamilton é outro.

    E antes que digam “ah, eles podem”, quero saber se foram depreciados em suas equipes como Nelson sempre foi, desde o primeiro dia, por contrato e por vontade de Flávio Briatore.

    Por outro lado, essa desobediência pode significar algo do tipo “já tô f. mesmo, então que dane a ordem de equipe”.

  • piquetzinho é bom sim, alias todos os pilotos que estao ali sao bons, uns mais outros menos vai….mas enfim….axo que o que fode o piquet jr é o alonso, que recebe mais apoio da equipe descaradamente….faz por merecer ?? claro que faz, afinal é bicampeao, mas esse favorecimento de certa forma tira um pouco o brilho do alonso que no fundo é um grande chorão isso sim…e pra finalizar : quem é bão não fica dependendo de ninguém….né Alonso?? Vai la nelsinho pisa fundo e não faz cagada porra!!! :-) :-)

  • Tem mais é que desobedecer mesmo!!!

    E digo mais: Já Devia ter desobedecido há muito mais tempo! Temde por “péno bucho” e ponto final! Vai ficarcorrendo com carro defasado, indo para classificação com gasosa atéa tampa, ficar empista compneus inadeguados, etc. só pra livrar a cara de companheiro estrelinha de Briocore (), e ainda por cima ser queimado para a F1 Corrida sim e outra tbm!???

    Que se foda Briocore, Alonsito das asturias, Renault, os quintos dos infernos!

    S/Mais.

  • Se o Nelson A. Piquet é bom piloto? Claro que é… ninguém ganha nada se não for bom.
    Ele só não é um gênio como o pai ou Emerson ou Senna.
    Aliás temos, desde 94, apenas pilotos, no máximo, bons.

    O que ocorreu com a carreira dele foi a mesma história que ocorreu com Rubens ao ir para a Ferrari com o alemão: TUDO vai para o primeiro piloto… o que sobra… se sobrar…vai pro sujeito.

    Na verdade ele arriscou, como fez Rubens.
    Acertou (acertaram), parabéns.
    Mas se tivessem errado… já vai da pista pro aeroporto…rs

    Chupa essa manga, Renault!!!

  • Pronto.. A Renault achou o motivo perfeito para configurar a JUSTA CAUSA. Quebra de hierárquia. Provavelmente o pessoal do Briattore já deve ter entrado em contato com a turma do parmerinha da rua turiassu para saber como procederam na demissão do Luxemburgo. A partir da Hungria, GROSJEAN neles!!!!

  • Estamos com Nelsinho sempre. Sempre sacaneado pelo Alonso e pelo Briatori, se deu mal.

    Caiu na equipe errada na hora errada. Tá na hora de sair da Renault e ir para outra equipe. Quem sabe uma dessas novas!!!!

    Acelera Nelsinho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Isso a Globo não comentou na transmissão do treino hoje pela manhã. Deve ser por que o Galvão fala tanto que atrapalha ,confunde ou esconde a informação dos seus colaboradores quando faz perguntas,à Mariana,ao Burti e ao Reginaldo Leme. Se o Nelsinho fez isso,fez bem pois quem pilota é ele,assume erros e riscos,vitórias e derrotas. A corrida é de pilotos não é de engenheiros,mecânicos. Chega de ver Barrichelo,Massa bancando os bons moços,enquanto os outros, adversários e colegas de equipe, não fariam o que eles fizeram e perderam corridas, poles e até quase títulos. O Piquet pai ,como Senna,Pace,Fittipaldi, não levavam desaforos pra casa,brigavam dentro e fora das pistas por seus lugares. Os filhos são um mistério. Não podem ser culpados por erros dos pais e vice-versa.Nem viver à sombra um do outro. Uns brilham mais outros menos.

  • Nelsinho…acho que ele entrou na formula 1 para fazer os brsileros arrancarem seus cabelos,não era a hora certa…espero que isso,não queime sua carreira.

  • Na verdade eu acho que o Nelsinho não é um bom piloto, ele esta mesmo é usando o nome do pai que foi um grande piloto.
    Acho que ele está na profissão errada, e claro é muito pretencioso. Ainda lembro que em uma corrida, um piloto bateu na traseira do seu carro, e o Nelsinho falou: (ESSES PRINCIPIANTES! ) mas o quem o Nelsinho pensa que é?
    Bobão!

  • …só que o filho não é o pai, assim como o primeiro-sobrinho não é o tio…simples, assim.
    Se ele é ou não do ramo, isso é de menos, mas a manezada adora dizer que está pagando pelo jeito do seu pai…