Dois amarelos

SÃO PAULO | A chuva não veio, e muito da graça que a corrida na Alemanha poderia ter se perdeu. Ao menos, foi recuperada no fim. É muito legal, é bonito de se ver ou ouvir a expressão máxima da comemoração de alguém que há sete anos luta para conseguir o ponto máximo da carreira. Curiosamente, Mark Webber demorou o mesmo período de tempo que Rubens Barrichello para conseguir uma vitória na F1, sete anos. Natural que o choro viesse nos dois casos.

A vitória em si poderia e deveria ter sido mais fácil. Uma má largada de Webber provocou uma perda de controle do carro ou um eventual descontrole emocional que lhe fez jogar o carro sobre o de Barrichello, a seu lado. A punição tardou a vir, mas ambos já estavam tão à frente dos demais por terem ficado atrás de um lento porém combativo Heikki Kovalainen que o australiano continuava tendo no brasileiro sua única ameaça à meta.

A Brawn não tinha um pacote bom para o fim de semana. O frio, de fato, faz mal a seu carro. Os pesos dos veículos, mais leves que os demais, já denotavam que a equipe partiria para algo diferenciado. E sem poder brigar em igualdade de condições com a Red Bull, resolveu adotar a tática das tais três paradas. E toda vez que opta por ela gera uma polêmica. Que vai ter desdobramentos certeiros desta vez.

Após a primeira parada, Barrichello voltou atrás de Felipe Massa. Justamente numa corrida em que a Ferrari teve um desempenho ótimo, face o que vem apresentando na temporada. Rubens empacou atrás do compatriota, permitindo que Webber facilmente recuperasse o tempo perdido no drive-through. Com carro mais leve e melhor, tinha de ter ultrapassado. O mesmo aconteceu no Bahrein, com Nelsinho Piquet, por algumas voltas. Se dava ou não, sei lá, mas tinha de dar. Porque ali começou a perder a prova que dificilmente seria dele, mas que faceiramente apontava o caminho da glória no início.

Preso, Barrichello esperou a ida de Massa aos pits para tentar recuperar o ritmo aplicado no primeiro trecho. E andando no ritmo da Ferrari, portanto abaixo da balada da Red Bull, junto ao problema que teve no segundo período de reabastecimento, caiu para quinto, atrás de Nico Rosberg e da expressiva Williams.

Aí viu Jenson Button em seus retrovisores. Que vinha mais rápido, diga-se, com seu ziguezague em tom de balê para aquecer os pneus no meio da reta. Uma atitude que deveria até ter sido seguida por Barrichello, visto que estava surtindo algum resultado para o companheiro. E aí veio a troca de posição nos boxes. Um pontinho que demonstra que a Brawn, sim, privilegiar Button daqui para frente. Até porque, como o próprio Barrichello disse logo após a corrida, putito, que desse jeito a equipe pode “perder os dois campeonatos”.

Pelo ritmo da Red Bull, a vitória seria impossível. Um lugar no pódio a Barrichello, viável. Brigaria com Massa. Barrichello não pode reclamar agora das três paradas. Foi para ambos, desta vez, e assentido por ele na reunião que a Brawn fez para discutir a estratégia de corrida. Não pode reclamar da ausência do sol para que os pneus funcionassem melhor ou da chuva, de cuja situação pudesse tirar proveito de sua habilidade. A única queixa, que realmente entendo ser difícil de digerir, é a questão da velha tática de inverter posições entre pilotos da mesma equipe. Mas convenhamos que depois de ter aberto quase 20 segundos para Button no começo da prova, não era para Barrichello estar bem à frente dele no fim.

Webber ganhou e emocionou muita gente. Barrichello já reclamou, e duramente, sobre o “show de como perder uma corrida”. E já disse que não quer ouvir o blablablá da Brawn. Com isso, Barrichello já descontentou muita gente. Frank Williams, que nada tem que ver com o pato, ouviu o que o brasileiro disse e, mostrando que não aturaria declarações deste tipo de um piloto seu, afirmou se tratar de uma “ofensa para cartão vermelho”.

É até compreensível a irritação de Barrichello. Mas mais uma vez, suas palavras vão gerar uma polêmica no mesmo nível ou até maior do que aquelas do GP da Espanha. Onde, ao que parece pelo discurso amansado dos dias seguintes, ganhou um cartão amarelo. Dois juntos, a gente sabe no que dá.

Acréscimo: pinta agora, às 13h30, o comunicado da Brawn. “Agora está bem claro para mim que foi uma combinação de coisas”, diz Barrichello. Ou seja: o que disse antes era totalmente desnecessário.

Comentários

  • Com relação ao post enviado pelo andré, que que vc ironicamente pergunta a ele como o button passou o massa, eu já respondi pra vc dois posts acima e vc , ou não viu, ou preferiu não ver. Normal dos que trabalham para o FG

  • Será que não dá para ser mais comentarista e menos torcedor?

    Como é que o Barrica ia passar o Massa, sendo que o Felipe estava mais leve e ainda tem KERS?

    Quem errou foi a equipe que devia ter colocado 1s a menos de combustível para mandar ele de volta para pista na frente do Felipe e o Rubens teria chegado em 2o lugar na corrida. Claro que o 2o pit stop, com a mangueira SEM GASOLINA também roubou 6s do Barrica, mas… a culpa deve ser dele.

    Como é que o Kovaleinen segurou Vettel e o Button por 12 voltas com uma McLaren capenga? É porque eles não tinham vontade de passar?

    Faça-me o favor!!!

    VM responde: Puxa, como é que o Button conseguiu passar o Massa no começo da corrida? Não precisa responder. Faça-me esse favor.

  • dizem que ele em 2010 vai montar uma equipe na estoque, e sendo o proprio chefe e piloto, e quando não ganhar, nos boxes vai ter um espelho pra ele mesmo se “autoreclamar” …

  • Caro victor, para dar opinião a respeito do assunto, no mínimo é necessário prestar atenção ao que acontece. Quando rubinho ” empacou” atrás de massa, ele não estava mais leve. Ele estava mais leve que massa no começo da corrida, mas quando ele ficou atrás, ele tinha acabado de abastecer e massa já tinha dado 15 voltas, como ele estaria ,mais leve, se depois que massa parou ele ainda deu nove voltas? E se vc disser que button passou massa em apenas 1 volta, aí gostaria de te lembrar que ele sim, estava muito mais leve que massa, pois a ultrapassagem foi no início da segunda volta. Aí ele pegou o kova pela rente, quase com o mesmo combustível dele, tb com kers, e o que aconteceu, ele conseguiu passar? Se vc realmente prestou atenção na corrida, sabe que não passou. Minha dúvida e sevc e o fg não prestam atenção e falam bobagens ou se falam bobagens de propósito, pq não interessa explicar a verdade.

  • Brawn favoreceu sim o Button!! E de maneira consciente!!!

    Agora a pergunta: Qual o problema nisso???

    Button foi melhor que Rubens desde o início do campeonato e venceu 6 provas, é claro que deve ser beneficiado, ainda mais porque não se sabe qual o futuro da equipe, nem mesmo nessa temporada!! Brawn tem que garantir o título do Button para conseguir colocar seus carros na pista anos que vem….

    Agora, o Barrichello ficar reclamando e dando piti é a coisa mais ridícula do mundo. Se não está feliz, junte suas coisas e vá embora, se não quer ser segundo piloto, trate de superar seu companheiro de equipe desde o início da temporada!!!

    Isso me irrita!! Típico sinal de incompetência!!!

  • O melhor comentário é o do próprio Ross Brawn. Como ele quer ganhar uma corrida fazendo do 11º tempo? Sexto lugar já está no lucro. Como ele sabe que ano que vem não correr mais…

  • Barrichello reclama quando não consegue o que quer. E daí? Que pilot não reclamaria? Aliás, se alguém pode reclamar da Brawn, são ele e o Button. Fernando Alonso reclama muito da equipe. E a turma aqui diz que ele tem “sangue latino, personalidade forte, estas coisas. Massa reclama, dizem que ele está “conquistando o seu espaço. Se não reclama, está sendo maduro. Mas Barrichello não pode reclamar. E se ficar calado, dizem que ele é submisso, eterno segundo, etc. Então ele também não pode se calar!.
    Pobre Barrichello. Na falta de um assunto melhor, vamos encrencar com ele mesmo. Virou esporte nestes blogs esportivos. Já encheu o saco.

  • nao eh somente uma reclamaçao, tem q ficar bravo msm.. afinal se ele esta na frente chama o Buton pro boxe antes e deixa ele mais leve fazer mais uma volta com tank vazio! ou nao!?!?!?tem q reclamar sim… e da proxima vez.. tb… (se houver)
    Falta para o Brasil um patrocinador pra colocar nossos pilotos como primeiro.Eh assim q funciona a F1 e nao eh de hj.

  • Em tempo…
    O que foi aquilo de errar a mangueira de abastecimento? Aquele figura está ali só para fazer isso e ainda erra?
    Se eu erro uma coisa tão obvia assim no meu emprego, eu sou mandado embora, porque ele não?
    Se a mangueira não entrasse, ou não saisse, era outra coisa, mas pegar a mangueira errada é intolerável.
    Igual aquela corrida do Massa, que o cara do “pirulito” liberou ele antes de retirar a mangueira de abastecimento e ele saiu arrastando a mardita.
    Só faz aquilo e ainda erra… Deveriam, pelo menos, ter uma punição, se bem que nunca sabemos se eles realmente tem.

  • Só não concordo com uma coisa que está sendo dita. Que o Brawn arquitetou a troca de posições no pit.
    Percebam que a última parada do Rubinho foi 4 décimos mais rápida que a do Button, mas mesmo assim, o Button voltou na frente. A posição foi ganha na pista, ou seja, o Button fez uma volta muito mais rápida que a do Barrichello na pista.
    Espero mesmo que o Rubens se dê bem, mas nessa corrida, novamente, faltou um pouco de “sangue nos zóio”.

  • Pensei em usar as frase do rubinho p/ ajudar um amigo meu que foi traído pela mulher….

    na hora do flagra…
    “Fui roubado…”
    “Nem quero ouvir o blábláblá de sempre”

    logo depois…
    “Não foi uma ação deliberada, foi uma combinação de coisas”
    “nasci com uma responsabilidade e um respeito ao próximo”,
    “Já passei muito por isso no passado e não gostaria de passar por isso novamente”
    “a Fulana é minha vida e tenho muita vontade …”.
    “Então não tenho nenhuma vontade de falar em jogar tudo para o céu e parar esse ano. O ano que vem, talvez”

    ninguem mereçe…

    No lugar onde nasci a galera deve ta gritando em coro…
    VAI TNC cabra frouxo !!!

  • Acredito que o Barrichello.. tenha pegado um pouco pesado no discurso. Mas que foi uma verdadeira lambança… isso foi. Não ganharia a corrida… mas com certeza pegaria um terceiro lugar. No 1º pit.. teriam que ter colocado ele na frente do massa… com a punição do Weber.. o Rubinho teria ganho cerca de 15 segundos de lambuja..

    Acho que o “gênio” Brawn.. foi burro. Poderia ter aproveitado esse “ganho”.. e ter mudado a estratégia do Rubens.. colocando mais galosina na 2º parada quando faltavam 26 voltas… pra ele ir até o fim.

    Se sem a punição do Weber.. mesmo com as três paradas(saindo tudo certinho, claro)… eles esperavam que obteriam um bom resultado… com essa punição.. teriam que ter aproveitado ainda mais a chance.

    Até porque.. pra mim os pilotos trabalharam bem o final de semana.. colocando os carros em 2º e 3º no grid.

    E o Rubinho ainda foi além.. conseguindo assumir a ponta na largada.. enquanto o Button perdeu posição…

    O Ross Brawn se defender falando que o Rubinho foi lento.. é querer “sacanear” ainda mais o cara.. na minha opinião… pensando assim, parece que o carro estava uma maravilha e que o Button estava voando na pista. o Jeson só ficou em 5º.. porque na minha opinião o Ross fez uma troca de posições sim, para garantir mais uns pontinhos para o líder do campeonato.

  • Este Rubinho só fala, nunca correu em nível de ser campeão de qualquer coisa, já demorou para mandar embora um cara que é uma vergonha nacional….Sempre algum tem uma conspiração contra ele, vamos parar de defender, o cara é pé-de-chinelo mesmo

  • GENTE, POR FAVOR, VAMOS PARAR DE FALAR MAL DO NOSSO ILUSTRE RUBINHO ; ELE É UM GRANDE PILOTO E NA PRÓXIMA CORRIDA ELE VAI LARGAR NA POLE, GANHAR DE PONTA A PONTA E FAZER A VOLTA MAIS RÁPIDA DA PROVA. DEPOIS DISSO, ELE VAI GANHAR TODAS AS OUTRAS CORRIDAS DO ANO E SERÁ CAMPEÃO MUNDIAL DE 2009 !!! EU ACREDITO NO BARRICA !!! EU ACREDITO TANTO NISSO QUE ESTOU ATÉ FAZENDO UMA LISTA PARA QUE QUEM ACREDITAR NELE TAMBÉM POSSA ASSINAR. JÁ ESTOU COM AS ASSINATURAS DO SACI PERERÊ, DA MULA SEM CABEÇA, DO UNICÓRNIO, DE 3 POLÍTICOS HONESTOS, DO BOITATÁ E DO COELHINHO DA PÁSCOA. SE TIVER MAIS ALGUÉM…

  • As vezes me pergunto se o Choronello vai as reuniões da equipe pra discutir estratégias, ou se ele vai lá e fica imaginando sua entrevista após a corrida e assim ele vai pra pista sem ter idéia do que tem q fazer

    incrível, o cara reclama de tudo DEPOIS da corrida, pq ele não fala nas entrevistas ANTES da corrida: “A Brawn tá me sacaneando, são 3 paradas e eu falei q só queria duas, e bla bla bla”

    e se ele ganhasse, como seria o discurso? Seria do tipo “apesar de eu não concordar com a estratégia da equipe, ela estava certa e eu ganhei” ou seria do tipo “amiguinhos, hj tudo deu certo, o Ross me deu o melhor carro, o Button não tentou me ultrapassar, todo mundo abriu passagem pra mim durante a corrida, o mundo é cor-de-rosa e vcs são uns amores. Bjmeliga, Ru”

    esse cara é uma piada de mal gosto

  • Eu sou brasileiro e torço para os Brazucas sempre. As vezes canso um pouco em insistir no Burrinho. Agora o que não consigo entender é como tem gente cega que ainda acha que o Barrica foi prejudicado em relação ao Button ou a outro qq. Ele não mostra ser piloto de ponta desde q. entrou na F-1. É um bom 2o piloto, como Berger, Alesi, Patrese e outros tantos. Não sei pq comentamos mais uma corrida patética do Barrica e suas declarações ridiculas. São mais de 250 corridas, 9 vitorias e mais de 241 derrotas, esta foi mais uma no curriculo. Os numeros falam por si. Ele pode até vencer alguma corrida neste campeonato, mas ser campeão, isso já era. Seria melhor comentar quando ele vencesse, era menos gasto de tempo.
    Flavio T. Pontes

  • Só acho engraçado vc falar que não era para Barrichello estar a frente de Button no final, depois de abris 20 segundos…
    Ou se esqueceu do erro da equipe no reabastecimento dele?!
    As vezes vocês da imprensa colocam a culpa demais nele, e se esquecem da atitude bate bate de Webber na largado, só pq no fim o mesmo ganhou a corrida…

    VM responde: Ele perdeu 20 segundos nos pits? Onde que eu não vi?…

  • Olá;

    Pra variar um pouquinho, Barrichelo acelera mais com a língua do que com o pé direito. Se ele mesmo falou em perder campeonato de pilotos e construtores, então também seria normal para ele ver o componente da equipe melhor classificado no campeonato, e portanto com maiores chances de ser campeão, ser privilegiado nas paradas de box. Se não quisesse que isto acontecesse, abria uns 5 segundo do Jason e não teria como a equipe fazer a troca das posições no box.

    Mais uma vez, falo que o Barrichelo é um excepcional acertador de carro, no entanto não tem ritmo de corrida para ser campeão. Sempre, e sempre, suas segundas pernas nas corridas são fracas, e não mantém a tocada quando precisa.

    Agora, se um funcionário meu falasse as besteiras que o Rubens falou, já estaria na fila da Caixa Econômica pra sacar o FGTS e solicitar o seguro desemprego.
    Abraço;

    Del Rio

  • O Barrica é engraçado, além de ser muito incompetente pois não conseguiu passar o Filipe Massa na volta do primeiro PIT, ele fica causando mal estar dentro da equipe, falando um monte de besteira e agora não sustenta as besteiras que fala.

    Só a Globo e o Galvão acredita nele, eu já faz uns 10 anos que não consigo torcer pra ele por causa de tanta besteira que ele fala e faz, além de ser muito chorão.

    A BRAW como o Reginaldo leme falou hoje na transmissão, ela não tem nada de patrocínios para 2010, precisa garantir logo o titulo. É extremamente normal ela favorecer o Button que tem 6 vitórias contra nenhuma desse enganador ai chamado Rubens Barrichello.

    O Barrichello ta na hora de encerrar a carreira, pois o Brasil tem muita tradição no esporte a motor não acabe com isso nos envergonhando , seja homem e de o lugar para outro.

  • Em um fórum em que participo, escrevi um texto que entitulei como ´lições de Nurburgring´. Segue:

    Superação – Depois de 130 GPs, Mark Webber chegou lá. Primeira Pole e primeira vitória na carreira. O terceiro lugar no campeonato, mostra que ele está forte na briga.

    Sorte – Rubinho foi perfeito. Nos treinos, foi o primeiro a colocar pneus slicks no Q2, quando a pista ainda estava molhada, mas a chuva já havia parado. Foi 4,5 segundos mais rápido que os demais e fez com que todos corressem para as boxes para fazer a mesma troca. Na corrida, não tirou o pé na largada, mesmo ao ser tocado por Webber, conquistando a ponta bravamente. Mas talento e bravura não é tudo na vida de um piloto de F1. Hoje, era dia de Rubinho. Mas essa frase já está há 16 anos na boca dos brasileiros…

    Meteorologia – Não esperemos a chuva. Muito menos como fator determinante em uma corrida. Se chovesse, tudo poderia ter sido diferente. ´Se´…

    Milagre – Force India largando entre os dez primeiros. Sutil correndo em segundo no meio da prova. Bonito, mas não duradouro.

    Equipes – Ferrari mostrou reação, com Massa em terceiro no grid. BMW ninguém ouve mais falar. McLaren também quer ressurgir, faltou braço e calma para o Hamilton mostrar serviço. Renault parece ter acordado e muito. Alonso largou em décimo segundo e chegou em sétimo, empurrando as duas Brawn e fazendo o melhor tempo da prova. Red Bull já aponta como principal rival e talvez já superior à Brawn GP.

    Demissões – Bourdais, já é praticamente ex-Toro Rosso. Nelsinho pode, em breve, se tornar ex-Renault. E a possibilidade de Alonso ir para a Ferrari, aposentando o Kimi continua forte.

    Estratégias – Sim, a Brawn errou. Os carros estavam lentos no frio, mas as estratégias de pit stops e pneus também estavam ´frias´.

  • E ninguém fala que a equipe, que tanto faz as contas e simulações de corrida, não deveria ter devolvido ele na pista à frente do massa, pois sabiam que ele ainda demoraria para parar novamente e ia “segurar” o Rubens.
    Meio segundo a menos na parada já resolvia e não ia fazer falta no combustível, pois ainda era a primeira paradae poderia ser compensado facilmente depois.
    Foi quando ele voltou atrás do massa que o pódio foi pro brejo.
    E a atitutde da Brawn de trocar as posições no final, apesar de compreensível, é patética e não condiz com o discurso.
    Infelizmente, acho que o Rubens sai da BGP no final do ano. Tomara que consiga um lugar, pois é um baita piloto.

  • Quer pegar uma declaração desastrrada do Barrichello é só colocar um microfone na boca dele logo que sai do carro. Desde o kart é assim.

  • Na verdade, Felipe Massa – muito lento naquele momento da prova – foi o primeiro a atrapalhar a corrida de Rubens.
    Depois veio o erro na parada dos boxes e, por fim, a troca de posições arquitetada por Ross.
    Espero que ele continue na equipe em 2010.

  • Com todo o respeito ao Sir Frank Williams, era melhor ele ter um Turtle falastrão do que aquele Japa um terço de boca que corre para ele !

    Ele que vá cuidar do galinheiro dele, que hoje é uma sombrinha do que já foi !

    Em que pese que tudo o que foi dito neste post foi muito bem colocado.

    Ano que vem o Rubinho vai provavelmente correr na Estoque, como diz um amigo nosso.

  • Olha, só sei que no post dos “Palpites, palpites” para o GP, acertei a mais bizarra:

    “Massa vai sofrer com uma cagada da Ferrari. Uma inédita, tipo esquecerem de aparafusar a roda dianteira esquerda no 2º pit stop.”

    A diferença é que aconteceu na 1a. parada. Mas acertei até a roda hein!

  • Victor, gostaria de fazer só uma correção ao que você disse, e que outras pessoas estão desconsiderando tb: qdo ficou atrás de massa, barrichello NÃO tinha um carro mais leve. Tanto que Massa parou BEM ANTES dele… além disso, a Brawn vem sofrendo com os problemas de aquecimento de pneus… as pessoas estão ignorando esses detalhes.
    Realmente ele tinha quase 20 segundos pra Button, mas essa diferença se foi por ele não ter ultrapassado o Massa (pelas razões que eu já citei – por isso uma comparação à ultrapassagem do Button no Massa, no começo da prova, serem descabidas, dadas as ciorcunstancias de cada momento) e pelo segundo pit stop, DESASTROSO. No final, Button não estava tão mais rápido, visto que OS DOIS tinham problemas de pneus (durante toda a prova) e se alternavam em quem era o mais rápido.
    isso, contudo, não justifica a explosão do brasileiro… o que eu fiz aqui foi evitar juízos, a meu ver injustos, como “ah, o button passou, ele tinha que passar tb”, sem que consideremos as circunstancias.

    Em tempo: será que Bruno Senna ta com o celular ligado?

  • Eu juro que rio com essas declarações do Barrichello.

    Se a estratégia de 3 paradas era tão ruim, porque ele a acatou??? Ou melhor, porque não pediu uma mudança no meio da prova, quando viu que nção conseguia desgarra de Webber.

    Além disso, se ele voltou atrás de Massa depois do primeiro pit, foi por sua própria falta de ritmo mais rápido que o possibilitasse voltar á frente, certo??? (está aí a diferença dele para um Schumacher, por exemplo)

    Se ficou encaixotado atrás de Felipe durante sei lá quantas voltas e não passou, foi por falta de combatividade dele, certo?? Claro que passar é difícil, mas é nessa hora que os pilotos diferenciados fazem aquilo que me fez chama-los de “diferenciados”: fazem diferente dos comuns, ou seja, arranjam um jeito e passam.

    Se deixou Button encostar antes da última parada, foi também por falta de ritmo dele próprio, não? Tudo bem que ele perdeu tempo com o erro nos boxes, mas ele pedeu 6 segundos ali, sendo que tinha aberto 20 pro Button no começo da prova. Os outros 14 segundos que o inglês tirou vieram de onde? Do cosmos, que conspira contra ele??

    Aí foi questão de bom senso. Ele estava segurando Button. Tanto que foi só ele parar e Jenson baixou 1 segundo seu tempo de volta só em 2 parciais.

    O problema de Barrichello não é reclamar. A Brawn errou mesmo na estratégia. Seu problema é que ele não tem moral para reclamar, porque não faz nada para ajudar a estratégia a dar certo. Pelo contrário.