Os bastidores do Kart e o DOPS

SÃO PAULO | O Campeonato Brasileiro de Kart em Goiânia foi caso de polícia. Literalmente. A falta de organização da etapa na capital de Goiás proporcionada pelo novo comando da CBA, aliada ao fato de que os pais de pilotos ainda têm interferência decisiva na competição, levou policiais ao kartódromo. Em tom ditatorial, ameaçaram a prender jornalistas e apagaram material fotográfico deles. A cereja do bolo foi o respaldo indireto dado pela confederação.

O Blog Victal apurou que a história começou no sábado, momentos antes da largada da categoria Júnior Menor. Havia uma apelação dos pais a respeito do grid de largada da categoria em virtude da mudança do regulamento — à qual a direção de prova desconhecia. Enquanto os comissários esportivos tomavam uma decisão, Jorge Galli, que é delegado no Rio, e Elon Cesário brigaram. Partiram para os socos. Houve ameaça de morte. Causaram. Os pais de Olin Galli e dos irmãos gêmeos Yuri e Yago Cesário, respectivamente, geraram a revolta dos demais progenitores/protetores presentes. Vieram os policiais do esquadrão Giro, uma espécie de Rota de Goiânia. 
 
Os seis policiais, armados, faziam seu trabalho, assim digamos. Nei Tessari, jornalista do Allkart.net, chegou ao local e começou a tirar fotos. Fazia seu trabalho. Um dos policiais pediu que Nei não registrasse as imagens. Nei saiu de perto e continuou em sua função. Houve a intervenção dos homens da lei. Tentaram arrancar a câmera da mão do jornalista. Conseguiram. Nei gritou, enquanto os policiais o ameaçavam algemá-lo e prendê-lo por um inexistente desacato a autoridade, e chamou o presidente da Federação Goiana de Automobilismo — Faugo — , seu xará José Ney Lins da Rocha, para ajudá-lo. Enquanto isso, as mães dos pilotos tentaram socorrê-lo, mas foram ameaçadas de prisão. O dirigente se aproximou e pediu que os policiais o soltassem, do contrário ligaria para o chefe da PM local. Neste intervalo, as fotos já haviam sido rapidamente apagadas da câmera. Os pais dos competidores que conhecem Tessari há anos ao menos se uniram na indignação com os policiais.
 
Diante do problema com a imprensa, o novo assessor da CBA, o jornalista Wagner Gonzalez, alheio à confusão do evento no momento de seu desenrolar, teria pedido ao fotógrafo conhecido como Mister Shadow, que registrou a ação dos policiais contra Tessari – dedo na cara com ameaças e maquina arrancada —, que não as divulgasse “para o bem do kartismo brasileiro”.

Procurado pelo Blog Victal, Nei confirmou a história. “Eu só fico chateado pelo fato de o Beegola [Wagner] não ter sequer pedido desculpas a mim pelo que aconteceu. Eu tinha de ser defendido, mas fui tratado como vilão”. Gonzalez foi procurado por e-mail e solicitado para ratificar a veracidade dos fatos, mas não respondeu à mensagem. O presidente Ney Lins, então, o fez. “Alguém chamou os policiais — e não havia a menor necessidade. Deixaram que eles entrassem, e eles foram acintosos de entrar nos boxes. Vi o que fizeram com o Nei e pedi que se retirassem.”

Também, Cris Reis, do site Planet Kart, foi impedida de ir à pista, sem razão esclarecida. Dois seguranças atuaram no caso, chegando até a tirá-la do miolo do circuito.

A violência também foi usada ao longo do fim de semana pelo pai de João Vitor Coqueiro, classe Mirim, que, minutos antes da largada da pré-final da categoria, entrou na pista e atingiu com um soco o mecânico de João Vitor Rosate, da mesma categoria.

Em termos estruturais, houve falha no equipamento de cronometragem e até falta de da fita colante que lacra os tanques de combustível dos karts — sendo substituída improvisadamente por cola, destas de escola. A pista não é homologada, é estreita demais e as zebras são altas. E segundo um piloto, havia um tratamento diferenciado por parte do presidente da Faugo. “Teve uma equipe de São Paulo que estava em um box fechado, um box em que se pode deixar coisas dentro de um box”, disse um piloto ao Blog Victal. “O presidente mandou a equipe sair porque o box não era para paulista, assim mesmo. Falou que o box era para pessoas do Centro-Oeste.”

Os problemas decorrentes do desconhecimento do regulamento geraram conflitos. “Os diretores não sabiam as regras. Nesse ano, a tomada de treinos valia para as duas primeiras corridas, que são duas eliminatórias. Antes, o grid da segunda era definido de acordo com o grid da primeira. Confundiram tudo, usaram as regras velhas, e depois cancelaram a segunda bateria de duas categorias, privilegiando uns e afetando outros”, contou o piloto. “Sem contar algumas punições ridículas. No kart existe empurrar sem querer jogar para fora o concorrente. Isso lá não existia.”

Acontece que a CBA alterou o diretor de provas. Tirou o conhecido e experiente Bruno Barônio para colocar Luis Mann. Segundo o presidente da Faugo afirmou no kartódromo, Barônio não foi chamado porque estava doente. Fato contestado por duas fontes ouvidas pelo Blog Victal. “Não quiseram levar o Bruno. Ele pertencia à ‘outra’ CBA, então não renovaram a carteira dele de oficial”, explicaram.

José Ney afirmou que ligou para Barônio convidando-o a ser o diretor de provas. “Mas certamente alguém já tinha falado alguma coisa para ele, e ele não aceitou”, disse. “Quando se trata de segurança, não se pode inventar, não se pode ter mudança drástica. Esse pessoal da nova CBA eu nunca vi trabalhando.”

Barônio contestou. “Não recebi ligação nenhuma. E graças a Deus estou gozando de perfeita saúde”, riu. “Eu acho que o presidente disse isso porque estava numa pressão muito grande”, completou. O gaúcho corroborou a informação de que não teve sua carteira de oficial de provas renovada pela nova gestão. “Não é particular a ninguém, mas essa é minha bronca com a CBA. Eu fiz o Pan-americano de Kart aqui no Velopark só porque o pessoal do Velopark me chamou”, salientou. E sentiu ficar de fora do comando da etapa do Brasileiro. “Eu não desgrudava da internet no fim de semana. Você aprende a conviver com essa molecada, e quando fica de fora assim, doi.”

A etapa em Goiânia, que não recebia uma competição havia quase três décadas, também foi caso de hospital. A estrutura do kartódromo, que proporcionava segurança limitadíssima aos pilotos, segundo relatos, ocasionou acidentes e fraturas. Na corrida da citada Júnior Menor, a disputa entre Ygor Santana e Gustavo Myasava gerou um kart capotado, o de Myasava, e um braço quebrado a cada um deles. Ainda, foi diagnosticado em Gustavo um trauma cranioencefálico. Pilotos como João Pedro Custódio, da Mirim — que abarca os pilotos de 6 e 7 anos —, abriram mão da competição.
   
Questionado se a pista tinha condições de receber a competição, José Ney respondeu que “claro, estava muito bem preparada”. “É uma pista muito segura. É tão segura que não tinha barreira de proteção. A gente só pôs uma no fim da reta a pedido do Rubens Gatti e do Felipe Giaffone”, falou. Diante da série de acidentes com resultados graves, o dirigente falou que a situação “foi contornada” e que se deveu à “falta de experiência dos pilotos”. “É uma pista muito travada. E todas as batidas que aconteceram foram nas largadas”, afirmou. Uma fonte desmentiu. “Teve piloto capotando no treino livre”, apontou, como mostra a foto de Leo Wiebusch. 

Apesar de “bem preparada”, o presidente confirmou que reformas serão feitas. “A partir de agosto, vamos aumentar a largura da pista e recapeá-la.”

Entrevistado pelo repórter Bruno Félix, do jornal goiano “Diário da Manhã”, o presidente da CBA, Cleyton Pinteiro, afirmou que os acidentes ocorridos nos treinos e nas provas fazem parte do automobilismo, “que é um esporte de risco”, e que Goiânia, arrumada às pressas, “não tem a pista ideal, mas dá para fazer” a etapa do Brasileiro.

Os campeões das categorias foram Yuri Cesário (Júnior Menor), André Pedralli (Júnior), Renan Paparelli (Novatos), Gregori Diegues (Mirim) e Renato Júnior (Cadete), este de forma extra-oficial. As fotos do imbróglio com Tessari foram solicitadas a Mister Shadow. Que respondeu que “divulgar fatos desagradáveis não faz parte dos meus princípios”. Mais tarde, falou que “houve um incidente na redação e as fotos foram deletadas por engano”.

Ah, tá.

Comentários

  • Parabéns Victor Martins , pelo seu espaço tão bem conduzido democraticamente como é . Parabéns ao meu amigo Cláudio Reis,que tão bem conduz seu trabalho no exercício de sua função , meio duro às vezes mas competente e presente .
    Já citei no Kart Gaúcho e volto a dizer aqui. Acho que todos os erros de Goiânia foram, prefiro pensar assim , um pouco falta de experiencia que acontece com todo início de mandato . Tenho certeza que todos trabalharam com amor e com uma vontade imensa de acertar , mas infelizmente nem tudo sai do jeito programado . Não vão pensar que sou amigo do diretor de provas , o mais criticado , pois mal o conheço , mas com poucas conversas que tivemos , o achei uma pessoa de bem . Eu sou contra apenas com excesso de críticas, poderiam ajudar um pouco com boas opiniões, pois tentem dirigir uma prova desse calibre e com essa pressão , que verão a dificuldade . Não quero defender o Kartódromo de Goiânia , apesar de não achá-lo tão ruim assim , mas que foi tudo feito às pressas e inacabado , é verdade . A princípio seria em Itumbiara , cheguei a me indispor com algumas pessoas que opinaram contra e peço até desculpas por não saber me expressar às vezes com clareza , mas jamais querendo ofender alguem , mas com todas as reclamações fúteis acabaram tirando de nós e a opção foi Goiânia e queiram ou não , existe política em tudo e sempre existirá , portanto sobrou a pior opção . O que nos resta agora é torcer para que a nova diretoria tenha a serenidade de corrigir os erros que vão acontecendo , e que gastem nosso dinheiro com honestidade e em prol de um Kartismo brilhante. Sou pai de piloto , conheço nossos gastos e acho muito justo as reclamações nesse sentido . ABÇs à todos .

  • Era necessário uma mudança de direção da CBA/CNK, entretanto aconteceu em Goiania coisas de amadores, que querem colocar a culpa em pilotos inexperientes. Com exceção do Sr. Nei, que vem se perpetuando inexplicavelmene há mais de uma decada a frente da FAUGO, o que se viu foi um Campeonato Brasileiro com cara de Centro Oeste. Em razão disso o kartismo está morrendo no Brasil e principalemte no Centro Oeste. É balela falar que existe um Campeonato forte, a não ser que para alguns ter três pilotos na senior e 4 graduados em grid um de largada seja interssante. Já tivemos campeonato brasiliense em que somente na senior largavam 34 karts, haja visto alguns pilotos de nome internacional que sairam de BSB. A culpa tambem vem dos fabricantes de equipamentos, em especial a Mini, Birel e MG pneus, que formaram um cartel e transformaram o esporte em algo de elite.

  • Fui a Goiânia para assistir às provas de Kart.
    Fiquei decepcionado com a falta de organização no evento.
    Pude ver acidentes com capotamento do Kart e sem qualquer imediatismo no socorro daqueles jovens e crianças.
    Os “pára-médicos” demonstraram um total despreparo para aquele tipo de evento.
    Após um acidente com capotamento, foi possível ver um piloto cambaleando às margens da pista, atordoado, correndo o risco de ser atropelado por outro Kart.
    Já está na hora de se levar o esporte mais a sério.
    Alí estão crianças e adolescentes que acreditam no esporte, e querem se destacar para no futuro se tornarem profissionais.
    Se os organizadores não tem competência para tanto, procure outra atividade.
    É preciso que se tenha mais responsabilidade.
    Afinal, são crianças em busca de um sonho.
    Será preciso que haja uma morte durante um campeonato desses para que os organizadores vejam que esporte é coisa séria?
    Acorda Brasil!!!!!!

  • É caso de Polícia, sim! Logo os pais devem procurar o Ministério Público e abrir um processo, antes que ocorra alguma fatalidade maior que braços quebrados. Dirigentes automobilísticos devem ser profissionais. Fora os politiqueiros! Quando esta policagem safada vai acabar nesta Terra Brasilis?

  • Ao Amigo LeoAndery,

    Faço das palavras do competente Cláudio Reis as minhas.
    Você comenta as coisas absurdamente sem ter nenhum conhecimento de causa.
    Quanto ao fato de dizer que a Granja Viana é um galinheiro demostra o quão pouco entrosado no meio vc é.
    Vou te dar um exemplo:
    Um campeonatozinho de galinheiro como vc define que consegue, atrair pilotos do calibre de Danilo Dirani, multicampão de Kart, João Gonçalves Campeão Mundial de Biland, Emilio Padron (Senior) Tres vezes campeão Brasileiro de Shifter, Vice campeão Americano na modalidade e outros tantos aqui como Fernando Croce, Jorge Borelli, José França e tantos outros que seria impossível e massante citar aqui!
    Olha de quebra alguns pilotos da Indy e Formula 1 em franca atividade competem lá de vez em quando por lazer e para tua informação são superados pelos “Galinheiros Granjeiros”.
    Portanto vc deveria lavar a boca com sabão por falar uma besteira dessas, ou quem sabe aparecer lá para uma corrida.
    – Isto é, se vc tem competência e coragem para tal!!!!
    Faça um favor ao Kartismo: Cala a tua boca!!!
    Max Lutjens
    Presidente da Categoria Senior Executive.

  • Caraca!!! Que encrenca!!!! Por essas e outras é que decidi parar de publicar a Revista Circuito Kart. E olha que naquela época isso não ocorria. Não pela administração da CBA, que também não era lá essas coisas, mas porque havia respeito de todos, por todos.
    Tentar abafar as mazelas com abuso de autoridade e/ou repressão, é uma vergonha.
    Lamentável!!!

  • Oi gostaria de comentar a respeito da postura desse senhor Wagner Gonzales, sou jornalista e sei das coisas que ele é capaz por causa de dinheiro. Não me estranha que ele tivesse feito isso e que tenha obrigado esse fotógrafo de meia pataca apagar ou não divulgar as fotos, mas sei que elas estão com a polícia de Goiânia, então existem.

    Será que ele vai ligar pra mim como fez pros outros jornalistas dizendo que está triste pelos comentários? Se ele falar que é o Zé das Couves eu atendo.

  • Avacalharam. Escracharam. Quando tem mais??? E de rir de tanto chorar. Que pena. Nessa terra de Cabral tudo é possivel. Vamos em frente, quem sabe nao ocorre algum atropelamento para concluir a incompetencia. Diploma de asno para os dirigentes. Parabens para a burralhada. Um festival de palhaçada. Eu heim…..

  • Caro LeoAndery

    Não é o diploma de Jornalista que define a competência e qualidade do profissional, independentemente da questão hortalistica.

    Para informação, a CBA promove e organiza anualmente o Campeonato Brasileiro de Kart, Copa Brasil, GP Brasil, Campeonato Brasileiro de Endurance de Kart, Campeonato Brasileiro de Shifter Kart e Campeonato Sul Brasileiro de Kart. Portanto não há apenas “um” campeonato oficial nacional, são promovidos seis certames (não são “provinhas” de uma etapa, ou outra) extremamente disputados que indica os melhores do Brasil em suas classes, justamente aqueles que disputam mês a mês certames regionais em seus estados de origem.

    A Granja Viana não é um “galinheiro”. Como o Campeonato Paulista e o Paulista Light é um certame forte, reunindo em cada etapa mais de 200 pilotos e 150 karts em suas provas, que não são com kart indoor como você quer fazer crer. Qualquer Shifter Kart chega perto de 190 Km/h, tem mais de 46HP de potência para um conjunto kart/piloto de menos de 180Kg. Essa é uma relação peso/potência só encontrável em um F1e duvido que você, seus “amigos”, ou aniversariantes consigam dar uma volta sem se esborrachar, ou dar ao menos um festival de rodadas.

    Faço a cobertura de todos esses eventos (ou seja, mais de cem corridas por ano) com muito carinho e dedicação, pois é dessas fileiras que surgiram os oito títulos mundiais de F1 que o Brasil já levou.

    Antes de dar opiniões “altamente abalizadas”, deve-se ir às pistas, ver o que acontece e só depois falar com propriedade sobre o assunto…

    Ah… em tempo: Sou Advogado de formação, também com formação na ECA da USP em Cinema. Sou Jornalista desde o tempo em que não havia a (agora) extinta obrigatoriedade de diploma especifico para o exercício laboral, da mesma forma que Casper Libero, Otavio Frias, Edmundo Monteiro, Roberto Marinho e Julio de Mesquita.

  • Evandro e Niton.

    Há desencontro de informações. Na ultima bateria da categoria Junior Menor, em dois acidentes distintos, os pilotos João Archer e Gustavo Myasawa sofreram graves ferimentos.

    João Archer teve os dois ossos de seu braço (Radio e Cubito). Myasawa (que capotou violentamente) teve duas fraturas no braço confirmadas e deve permanecer fora das pistas por mais de 60 dias.

    O piloto da Cadete acidentado na prova de repescagem (Gabriel Mello) não sofreu fratura na perna, mas sim uma forte luxação que o afastou do restante do certame.

  • Uma perguntinha, que só ofende a alguém que sequer tem a coragem de se identificar… sem a obrigatoriedade do diploma para jornalista, quantos Zé das Couves teremos que aturar até que o mundo se acabe em porrada?

    E pra quem reclama da cobertura do kartismo, existe UM campeonato de kart OFICIAL no Brasil, tipo a stock (pra usar um exemplo by CBA)? Com regras que todas as partes entendam e concordem, pilotos disputando regularmente e não só uma etapa ou outra, patrocinadores envolvidos e dispostos a colocar grana nisso? Sem amadorismo de pais se batendo nos bastidores, ou socando mecânicos na pista? Com segurança suficiente pra saber que caso aconteça um acidente, existe uma estrutura para prestar atendimento ao infeliz?

    Correr na Granja é coisa de galinha e amigos num final de semana, com o pessoal do trabalho, ou no aniversário de alguém. Pra isso não precisa de cobertura, nem de organização.

  • Na minha opinião, kart júnior deveria ter o borraçhão de proteção que existe nos karts indoor de aluguel.
    Segurança acima de tudo!

  • A anos vejo o kart morrer, com um bando de amadores irresponsáveis orbitando ao redor. Lamentável, conseguiram piorar o que já estava muito ruim, mas não se preocupem, pode piorar ainda mais. Ação, presença, compromisso, é isto que se deveria esperar do CNK . Mas eles estão ausentes pensando apenas em como ter mais pilotos, não importando a qualidade e a qualidade dos eventos, e o profissionalismo de todos. O amadorismo é a bola da vez, é esta a bandeira do CNK atual, portanto não se poderia esperar outra coisa de que um campeonato desastroso, como convem aos amadores.
    Demissão de todos e contratação de pessoas experientes e capazes, com disponibilidade integral e irrestrita para tomar conta do kart no Brasil, é o mínimo que deveria acontecer agora.

  • Evandro, não houve nenhum piloto com trauma crânio-encefálico, houve sim um piloto que teve uma fratura na perna. Esse foi o caso mais grave, os demias foram apenas pequenas luxações e aranhões que não impediram, inclusive, de participarem de provas seguintes. O problema mais grave neste evento, como em todos outros, são as frases que escutei lá, tipo: “vai lá filho, atropela”; “passa por cima, não alivia no acelerador”; “se vir pra cima de você, joga pra fora”. E por aí a fora, Isso sim que é contusão grave. Não é!!!!

  • Vitor,

    Infelizmente esse imbroglio todo acontece pq a confederação, a que se pese a mudança em sua direção, não é organizada nem dirigida por gente interessada pelo esporte.
    Enquanto os protagonistas dos eventos, os chamados pilotos,
    não puderem opinar democraticamente na escolha dos dirigentes, seremos os atores dessas palhaçadas.
    A Granja Viana, que há anos dá bons exemplos ao Kartismo Nacional é a prova viva disso.
    Estamos numa hora de profunda reflexão e enquanto os Srs. pilotos insistirem em não se organizarem, viveremos situações ridiculas como estas.
    Somos nós que pagamos as contas, portanto nós devemos escolher quem vai nos dirigir.
    MAX LUTJENS
    Presidente da Categoria Senior Executive
    (Democraticamente eleito)

  • Esse lambe lambe do Mister Shadow, é um bundão e mentiroso!! SAFADO…
    Só quer saber de dinheiro esse sem vergonha, picareta!!
    mais um pra se juntar à essa máfia brasileira, no mínimo um medroso mesmo…
    Além de tudo, se faz de pirado pra tapiar os outros…

    fotógrafo de meia tigela!

  • Enquanto não houver união entre as equipes, associação de pilotos e equipes, para buscar o profissionalismo , e até mesmo pq. o investimento, neste esporte esta fora da realidade. E ainda , hoje pela experiencia que tenho grandes investimentos não garantem conseguir realizar o sonho de chegar a F-1. O importante e buscar experiencia e se possivel na europa.

  • Bom, é lamentável tudo isso…a falta de organização, esta perseguição aos dirigentes da “antiga CBA” é complicado, graças a Deus não teve coisa pior, uma acidente fatal, mas as famílias dos pilotos, chefes de equipe ou mesmo os interessados diretos na competição deveriam processar os organizadores e a CBA sobre o incidente….

    Estamos falando do Kart, a primeira competição, a base do automobilismo, será que isto não conta para a CBA???

    Quanto a censura, é outra coisa que acontece em todos os níveis, de forma discreta, silenciosa, é uma prática que só envergonha o automobilismo, querer esconder os fatos é um absurdo, mas é isso que dá quando junta política com qualquer coisa, só dá confusão, descaso, notícias fantasiosas, verdades apagas, ou seja, um cala-boca disfarçado…..não me surpreenderia se isto acontecer outras vezes em São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro ou Rio Grande do Sul….

    Parabéns pela cobertura, tomará que isso sirva de exemplo para que estes dirigentes não tentem esconder os acontecimentos “em nome do automobilismo”, pois sabemos muito bem com o quê eles estão preocupados…..né!

    Um abraço e até mais!!!

  • Olá, VM! Sou leitor assíduo do GP e do seu blog e do FG e do blog GP…
    Sou um apaixonado pelo kart e que tento escrever algo sobre o assunto, além de divulgar vários sites como o allkart e o Planet Kart. Realmente é uma vergonha o que se passou em Goiás. Sou pernambucano e por conhecer o Cleyton Pinteiro e do seu amor pelo kart achava que “a coisa ia andar” sendo ele presidente da CBA. Ledo engano…
    Parabéns pela sua reportagem. Para mim, você está na lista dos “5 mais” da imprensa especializada em automobilismo no Brasil, porém concordo com o leitor acima. O GP poderia noticiar mais o kart. O Paulista da Granja Viana é espetacular, e os que sobrevivem a fazer o kart no Brasil hoje precisam de mais divulgação.

    Grande abraço!

    Aurélio Neto – Portugal

  • Infelizmente as categorias de base do nosso país estão largadas às moscas, sem contar a falta de competência de quem está a frente da gestão. Simplesmente é o retrato atual de nosso automobilismo…

  • é galera o jeito e correr em ligas independentes por que é mais barato e pode ser muito mais organizado enquanto voces bancarem as contas destes idiotas da CBA eles vao continuar a roubar os futuros pilotos em suas contas banarias e em suas vidas triste mas e assim que eu vejo Fod…se a CBA .os pilotos se são melhores que eles tem que organizar

  • na liga infanto-juvenil de hoquei americano os pais só podem entrar em uma área isolada nos ginásios para ver os jogos dos filhos por conta de brigas inclusive com a morte de um pai de um jogador por espancamento.

  • victor o giro em gyn (Goiânia) é da policia militar mas,o que equivale a rota aqui é a rotam,o giro sao mais “capacitados” estao mais envolvidos em operaçoes especiais como sequestro…

  • Victor Martins.
    Esse tal de Mister Shadon, acho que é assim mesmo, não bate bem da cabeça. Como fotógrafo ele é realmente muito bom, mas atrapalha mais que ajuda nas provas. Mora aqui em SC, e é conhecido como o DOIDO. não é profissional, muito menos jornalista. Se faz de morto pra c…….er o coveiro.

  • Victor, estou no automobilismo Paulista desde 2003, por sinal comecei com o Flavio nas DKWs…. e essas noticias sobre má administração da CBA e diretores de provas não conhecerem as regras não me assustam. Eu ja perdi um pouco minhas esperanças sobre o automobilismo no Brasil. Tive até um bom pressentimento com o novo presidente da CBA, mas percebi que nada mudou e tudo continuará como sempre: Muito caro para um serviço aquem do esperado.

    Grato

    Rodrigo

  • É a paiaçada de sempre…..os pais sempre estragam tudo querendo fazer de seus filhos multicampeões na força. Na maioria das vezes querem realizar seus sonhos através destes…ridiculamente lamentavel tudo que aconteceu, isso é tudo menos kartismo.

  • Boa noite Victor,

    Sou piloto de kart a pouco tempo, mas to impressionado como ta o “nível” de interesse e competência na categoria de formação do automobilismo brasileiro.

    Todo mundo ja falava que nao ia presta, que a pista não tava legal, mas não é só isso, esse brasileiro é espelho de muitas coisas que estão acontecendo por ai… Começando pela indecisão de onde vai ser o brasileiro 1ª fase.. ninguem sabia um mês e meio antes da data onde seria… Tinha pessoal treinando em Florianópolis, gastando dinheiro para treinar, pois já tinha sido confirmado lá. Fora o que eu vejo por aqui onde eu treino. Não estou culpando todos não, tem muita gente boa no meio que eu mesmo conheço e admiro o trabalho e esforço que fazem o máximo para continuar que a categoria não fique jogada. Mas que o automobilismo brasileiro ta morrendo, tá! Baixo público em corridas, falta de organização e apoio no geral, falta de divulgação, autodromos caindo aos pedaços, obras num atraso de projeto gigante, falta de incentivo aos que começam. Falta categoria no brasil, falta ter informações paupáveis, faltam autodromos em boas condições….

    O que não falta é dinheiro no bolso do pessoal que comanda ^^

    CBA, por favor, leve mais a sério aquilo que você tem o propósito a fazer!

    Abraço.

  • é realmente uma pena a atitude de certas pessoas no esporte brasileiro, não apenas no automobilismo, mas se as coisas continuarem sendo apresentadas como “cereja do bolo”, maravilhas do país, continuaremos nesta “draga” danada.
    e pensar que a censura havia acabado.
    triste, muito triste.
    abraço à todos.

  • Triste. E “falta de experiência de pilotos”? Isso é Kart não a F1. Que experiência uma criança de 6 anos tem? Os pilotos estão ali para aprender, e, para isso, necessitam de segurança! Um absurdo o que aconteceu em goiânia.

  • Victor, é a primeira vez que entro em seu blog, PA-RA-BÉNS !!!

    Tem gente que dá palpite aqui e nunca sentou numa enceradeira, muito menos conhece o kartódromo de Goiânia.

    A verdade é uma só, o Kartódromo é uma m***a e o presidente ney lins (minúsculo mesmo) é pior ainda!!!

    Fora ney, pergunte aos pilotos e não aos clubes pelegos!

  • Barbaridade isso tudo ,Uma bela competição gerar toda essa briga . O negocio é abandonar as coberturas de eventos assim por algum tempo,poie é a midia que coloca as noticias para o mundo. Tiraram as maquinas ? Apagaram tudo para ninguem ver nada? Entao nao mostrem mais nada. Garanto que a organização vem correndo atras.

  • Tudo bem o caso foi bem grave e tal e merece ser denunciado. Só não entendo pq você só fala do kart para informar somente as confusões. Pq o kart brasileiro faz corridas o ano todo e vcs do grandepremio mal informam ou não citam? O exemplo é as tres ultimas noticias antes desta da confusão:

    07/05 19:10 – CBA anuncia que vai realizar Campeonato Brasileiro de Kart Indoor

    18/03 12:44 – Vocalista do Iron Maiden aproveita show em Interlagos e corre de kart

    16/02 16:45 – Em São Paulo, Seletiva abre temporada 2009

    Que cobertura horrorosa. Não teve nenhuma competição importante de lá para cá? Só falta vc mandar eu ler o allkart para procurar notícias de kart, o que seria uma resposta ridicula. Pra deixar essas notícias, é melhor tirar esta parte do site, pq ela só serve para corridas do tipo 500 milhas ou Desafio das Estrelas.

    Infelizmente o esporte precisa de divulgação. O kart inclusive, pelos altos custos. Vc sabe disso. Desse jeito não tem CBA nem polícia nem vontade que salva. E quem se dana são os que vivem disso.

    Quer falar das polemicas, fale, tem todo o direito, mas não esqueça a competição, pq ela existe e é obrigação de um site especializado como o GP divulgar.

  • Sou mais um apaixonado pelo automobilismo e pelo jornalismo. Faço das palavras do Renado Vasconcelos as minhas. Sou advogado, e sempre quis ser jornalista. Assim sempre acompanho o automobilismo aqui de Goiás, o que me envergonha muito.
    Realmente nosso autódromo está abandonado, suas instalações esquecidas, e a organização um nojo. Goiânia que foi berço de muitos grandes pilotos, hoje é um cemitério a céu aberto. Quer encontrar um ente querido morto, procure nas imediações do autódromo.
    Aqui temos a Fórmula 200, que é até legal, mas assim como tudo que se faz no automobilismo goiano, tem cartas marcadas. Já vi corrida que o cara tinha 3 voltas atrás e chegou em 3º, não viram o cara parar, não viram que ele era retardarário.
    Atitudes de estrela e verdadeiros comandantes… é assim os gestores das categorias aqui. Rallly… aqui está nas mãos de duas pessoas que degladiam sobre os eventos.
    Enfim, Está difícil. Precisamos que os jornalistas defora, que sabem o que estamos passando, que pilotos que já correram aqui, que tem condições de interferir politicamente encampem essa luta. Ou seremos obrigados a ver nosso autódromo virar condomínio horizontal, e perdermos todas as gerações de pilotos para outros Estados…

  • parece enredo de novela mexicana do SBT .. que fuzuê .. não entendí nada .. este lamentável episódio + a falta de apoio p/ as fórmulas de base … se continuar assim, no futuro será muitíssimo raro ver um piloto brazuca na f1 ..

  • Essa é a diferença básica entre o Américo Teixeira e o Bigola: COMPETÊNCIA. Credenciamento de Jornalista da CBA? Só ano que vem. Então me pergunto, esse senhor que não tem estatura moral (sem trocadilhos) para defender nosso querido Nei “All Star” Tessari faz na CBA, além de passear de um autódromo para o outro? E esse “Mister Shadow”? Sabemos que esse rapaz é uma vergonha para os fotógrafos de automobilismo, por ser um péssimo profissional, mas mal caráter foi demais. Só para finalizar, Victor, não esqueça que o Cláudio Reis tem sido constantemente retirados das pistas nesse ano. Será só coincidência?

    VM responde: Acho que vc errou um nome, Paulo. Um deles, pelo que soube hoje, é Zé das Couves.

  • Victor, não tive a dimensão do episódio ontem, foi realmente péssimo, mas pelo que vi, não há pista no mundo que caibam mais de 10 karts lado a lado, como querem a molecada, só ouço dos pais “vai pra cima, não tira o pé,” e o exemplo de briga, de tirar o outro. Pelo que fiquei sabendo, é nova determinação não poder dar totó, empurrar, em qualquer circunstância, e não há isso em qualquer outra categoria, qual a vantagem? É a ilusão e pressão do tudo ou nada, e quando vem o nada, vão ficar como os pais, revoltados e querendo dar soco, ou chorar, arrumar as desculpinhas esfarrapadas e falar merda como até em F1 acontece. Houve piloto quebrando braço e cabeça em muro, poste ou grade? Tiradas as exceções, o povo goiano é conhecido por sua receptividade e acolhimento. Não há ensinamento para os filhos saberem assimilar derrotas? Fiquei irresignado vendo os mirins tirando uns aos outros da pista no fim da reta ao invés de concentrarem no aprendizado das ultrapassagens.

  • Isso não é jornalismo, não ouviu a CBA… A vai cagá quem ta falando isso. Esse é que é o jornalismo verdadeiro, sem engolir as desculpas da CBA, e explicando o que REALMENTE aconteceu.

  • Victor, boa noite!
    Concordo e até era previsto, que o Brasileiro de Kart em Goiânia, virasse caso de polícia. Veja bem, moro aqui a 38 anos, tenho paixão por automobilismo e pelo nosso autodromo. Mas verdade seja dita, como organizar bem uma competição nacional, se mal temos competições locais??? Acho que a imprensa do Brasil todo, deveria por a boca no trombone e não deixar uma pista de traçado tão bom quanto o nosso, morrer assim. Porque se autodromo rendesse votos, com certeza já estaria todo reformado e modernizado. Aos poucos fomos perdendo várias competições e categorias, inclusive, internacionais (GP de Motovelocidade, Stock Car, GT3…), inclusive, lembro como se fosse hj, eu, rato de autodromo, conversei nos box com o Ingo, na última corrida da Stock em Gyn e ele próprio me afirmou que aquela seria a última corrida aqui, visto o estado precário do nosso Autodromo. Tbm, com o Sr. Ney Lins como presidente da Federação Goiana de automobilismo, que é um poço de antipatia e arrogância, que mais poderiamos esperar? E digo isso porque vou todo mês ao autodromo, dou uma volta na pista, nas instalações e vejo o descaso. A última pessoa que deu importância a isso aqui, foi o saudoso, Laércio Justino, que por várias vezes mandou arrumar coisas do autodromo pagando do próprio bolso. Seu Geraldo, zelador do Autodromo desde a Fundação em Agosto de 1974, e morrador do mesmo, é uma testemunha viva do que estou dizendo. Entra ano e sai ano, entra administrador e sai administrador, só sei dizer que a cada dia, estamos mais sucateados!!!

    Abraços,

    Renato Vasconcelos

  • Perguntinha básica: olhei no Grande Prêmio e vi que só há a notícia do escândalo a respeito do Brasileiro de Kart. Será que o site não está pecando ao não dar apoio à categoria de base do esporte? Desculpe, a ediçao 2009 pode ter sido um fiasco, mas antes dos escândalos vcs não sabiam disso e não deram sequer uma notinha. Então, acho que é uma falha (até grave, por vcs serem especializados) não dar apoio ao kartismo. Depois, não adianta reclamar que não tem mais brasileiro chegando à F1.

  • Uma das páginas mais deprimentes de nosso esporte, que vai caindo pelas tabelas. Tolher o trabalho da imprensa é uma das mais antigas e tristes ferramentas, que só serve para fomentar a ignorância e disseminar o atraso. Uma pena, um kartismo que já teve Maneco Combacau, Carol Figueiredo, Emerson Fittipaldi, relegado a um curral político é uma tristeza sem fim. Sou apolítico, antes que queiram identificar qualquer tendência em minha opinião. A gestão anterior da CBA também mostrou-se ineficaz no apoio ao kart, na redução de seus custos principalmente. Não quero nem comentar as atitudes policialescas e truculentas contra os poucos profissionais de comunicação que lá estavam, ajudando a divulgar uma modalidade tão carente de retorno. Mas organizar um campeonato brasileiro numa pista que não estava homologada, acaba com qualquer argumento ou tentativa de explicação. Não tem homologação, então por que o brasileiro foi tirado de Florianópolis para seguir para Goiânia? Gostaria muito de saber, além de ouvir as opiniões do Felipe Giaffone e do Binho Carcasci, que têm poderes para administrar o kartismo brasileiro. Acredito que ambos estavam lá.

  • A nova direção assumiu sem ter a menor condição de organizar uma prova desse nível.
    Fico pensando no ano que vem, que a CBA irá trazer novamente o Brasileiro de Marcas.
    Ja to imaginando o que vai acontecer.

  • “falta de experiência dos pilotos”? essa foi demais. Os piralhos tem 6, 7 anos e estão começando agora. Iam adiquirir experiencia aonde? No berço? A CBA tinha de ter um minimo de juizo e garantir o maximo de segurança para os garotos, esses que se acidentaram vão precisar de muito apoio dos pais para encararem um KART denovo.

  • O que ocorreu em Goiânia, em termos de bate-bocas e ameças de morte, partiu de pais superprotetores que querem fazer de seus filhos bibelozinhos, ou seja intocáveis. Primeiro vale lembrar que qualquer esporte a moror envolve riscos, e os referidos pais colocam seus filhos para disputar um esporte onde os riscos existem até em volta de reconhecimento, filhos esses de 6,7 anos pilotando um veículo que atinje até 120 km/h na reta, já que querem protejer, coloque-os em equipamentos que alcançem no máximo 40 km/h, continuará havendo riscos, mas em proporções bem menores. Quanto as brigas e ameças de morte, partiu de um pai, que alías é um “paiaço” delegado no Rio de Janeiro, belo exemplo dado por ele ao seu filho e a outras inúmeras crianças presentes no local. Esses pais precisam colocar na cabeça que o esporte que eles patrocínam para os filhos é esporte de contato, de risco e portanto perigoso, se não querem que seus protegidos se envolvam em acidentes, toques e outras consequencias de uma corrida automobilística, coloque-os para jogar tênis de mesa, peteca ou outras modalidades menos “arriscadas”.
    Agora dizer que Goiânia não tem condições de promover um evento desses aí é muito, quem não tem condições de esstar envolvido num evendo desses são os pais, organizadores (leia-se CBA) e pessoas despreparadas que tinham que estar lidando com bois, não com profissionais imprensa e com esporte que envolve vida. A respeito dos acidentes, teve piloto que se envolvel em acidente, foi prontamente atendido pela paramédica e ainda correram novamente conseguindo bons resultados, como vice-campeonatos. o único incidente mais grave, foi um piloto que teve uma fratura, mas isso é apenas a consequencia de um esporte que envolve riscos. Portanto todos sabem que pode acontecer imprevistos. É isso aí.

  • Ai Victor…. certo tava o Piquet pai que não deixou seu pimpolho entrar nesta roubada e foi criticado por um monte de gente……. Ele sabia que o treco ia ser “um Treco” mesmo…….

  • Vitim Mizinnnn Fio

    Us ispritos falarum pra eu ki o IP desse Zé ai é 201.81.5.254 e vem di lá de perto de onde us viaum pousa, mininuuuu us viaum passa pertin do lugar us ispritos me disse e esse tal de IP naum é di Zé ninhum, o zé na terra dus IP tem outro nome viu.

    Um amigo meu, Padre Kevedo disse pra eu eu o imail dele “Non Ecxiste”.

    mas se vóssunse quizé o indereço, paga a consulta que eu te falo!!!

    Este videio podi cumpruva que eu so é mto famosa

    http://www.youtube.com/watch?v=gJ7hBje06uY

    Até mais mizinfio

    VM responde: Eu, hein. Mãe Jatiiira.

  • Que vergonha, não tem nem o que falar, tudo já foi dito por você e noc comentários acima. E mais uma vez a esperança do automobilismo brasileiro se equilibrar vai pro espaço, vai de mal a pior.

    Agora alguem avise o jornalista amigo que teve as fotos apagadas que se ele não tirou mais fotos (ou pelo menos não muitas) dá para recuperar alguma coisa, é só ter o programa certo.
    Quando apagamos as fotos do cartão elas não são apagadas realmente, apenas o espaço fica liberado para que quando a máquina bater outras fotos ela possa salvar naqueles mesmos setores do cartão de memória, ou seja, se ainda não gravou outras fotos nas partes onde foram apagadas as antigas, dá para recuperar.

  • Olha, li e fiquei perplexo, não acompanho Kart aqui no Brasil apesar de achá-lo muito interessante, mas sinceramente esse tipo de noticia, se não sair em uma GLOBO dessas da vida, não dará em nada, pois se não houver uma explanação dos fatos na crueza da verdade, esses tipos de atitudes vão sempre acontecer e muitos desistirão dos seus sonhos.
    Quanto ao trabalho da Policia, é uma vergonha mesmo, mas em todo o Brasil, a nossa Policia é uma vergonha maior do que a prórpia palavra VERGONHA!

  • É pessoal, tirando alguns que organizam muito bem alguns campeonatos, como a Copa São Paulo de Kart na Granja Viana, o que se vê por aí, como em Santos é um festival de abobrinha e bateção de cabeça por parte da CBA e organizadores de eventos. É muito trsite ver isso num esporte considerado de elite

  • Deletaram as fotos sem querer? Ham, sei, mas se não jogaram ácido encima do cartão de memória, existem mil programas na internet para recuperar imagens deletadas, inclusive para cartões formatados. Blé.

  • Tudo isso aconteceu por politica, interesses mesquinhos, o certo a fazer seria boicotar os campeonatos de kart da CBA, sem pilotos nao a campeonato, ate que haja uma mudança real nessa zona.

  • Boa tarde!

    Não só por corrermos na mesma liga indenpente, nem sabia que ele frequentava o bolg, faço das palavras do Roda as minhas!

    O convite para o pessoal da CBA esta feito.

    Abraço!

  • Victor,

    Eu ainda acho que Sr. não aprendeu mesmo a fazer jornalismo, o Sr. nem esperou 8 meses, 10 dias, 4 horas e 32 minutos ( desta forma a notícia morreria como as couves do tal Zé ) pela resposta da CBA e já saiu por ai falando verdades sem escutar as mentiras que eles tem para falar.

    Vamos tomar um Vinho qualquer dia destes, Rachamos a conta.

    Sem mais para o momento,
    Cabernet Sauvignon

    VM responde: Estou com traumas de vinho depois de um porre que tomei com um Sangue de Boi. Mas, sr. Cabernet, agradeço seu convite. Bem que vc poderia pagar sozinho desta vez. Muquirana.

  • seu Zé das Couves , mais um alienadinho da vida , vai se informar cara …..

    Zé, então devemos fazer igual ao nosso presidente, não sei de nada e não vi nada !!!

  • Sinceramente senti vontade de chorar.
    Há um ano pratico o kartismo como hobby, quer seja pela falta de tempo e foco de vida (sou advogado e já tenho 30 anos), quer seja pela condição financeira (kartismo e automobilismo é sim um esporte de elite), não posso ter desse esporte foco único de vida. Mas o elegi para fazer amigos e buscar através da disputa na Granja Viana e na Aldeia da Serra uma forma de beliscar um sonho. Li os relatos acima e digo que as ações narradas são um claro atentado aos direitos humanos. Hoje um jornalista é empurrado no senado, uma máquina é tomada em um kartodromo e mais uma vez os responsáveis se escondem atrás de um “eu não sabia”.
    Vejo grids cheios de amadores que só queriam uma chance de encontrar uma categoria justa financeiramente e organizada para praticarem seu esporte e paixão. Viva as ligas independentes. Convido o presidente da CBA ou de qualquer outro DIRIGENTE à passar uma semana na Granja Viana ou na Aldeia e ser testemunha do entusiasmo que existe por um esporte que está morrendo, pela demanda, que não encontra a oferta por conta da ganância.

  • Retrato de um país que, salvo exceções, consegue colocar o que há de pior em quase todos os locais onde deveriam ter pessoas sérias, responsáveis e técnicas.

    Há vinte anos tínhamos mais e melhores categorias. Em 1.990, fui a interlagos assistir à Fórmula 3, Stock (com Opalas) e marcas e pilotos. Autódromo cheio e belas corridas.

    Onde estão a F3 e a Marcas e Pilotos? Enterrados na incompetência, ingerência e roubos.

  • Victor,

    Não é de hoje que a sua cobertura de eventos automobilísticos é uma bela porcaria. Também não é de hoje que você é conhecido como “Filó das Pistas”, que deixou de noticiar o que acontece nos autódromos para fazer fofoquinhas de bastidor. Usa seu blog para jogar boatos no ar e se estes boatos se confirmam, diz que adiantou a notícia. Se por um acaso o boato é desmentido, enfia o rabicó no meio das pernas e fica quieto.

    Você deixa a classe jornalística enojada com sua cobertura dos eventos. Além de não ir às competições para testemunhar os fatos, publica apenas o lado que acha melhor.

    Sem mais para o momento,
    Zé das Couves

    VM responde: Verdade, Zé. Seu nome é outro, mas tudo bem, Zé. Inclusive está na matéria, Zé. E mesmo assim, mesmo sendo isso, vc lê o que eu escrevo, Zé. Tudo bem. Mas cuide de suas couves. Estão morrendo. Regue com aquele vinho…

  • No final da década de 1980 eu corri uns dois anos de Kart. De lá pra cá mantenho o que chamo de “interesse a uma distancia salutar”.

    Isso porque, infelizmente, sempre rolou bandolagem no kartismo brasileiro. Muito mentecapto, gente rasteira, envolvida (de organizadores a pais de pilotos, como mostra este post).

    Vou dar um pequeno exemplo que aconteceu comigo: Uma vez fui na oficina que fazia a preparação do meu kart e o dono (que era presiente do kart clube local na época) foi ao banheiro, mijou com a porta aberta e veio na direção onde eu estava com os outros mecânicos ainda chacoalhando o pênis. Isso mesmo senhores, algo que, se não tivesse presenciado, não acreditaria. Sorte não ter nenhuma mulher por perto. Infelizmente, já vi muita gente “chinelo” como esse cara envolvido com kartismo.

    O pessoal fala que o kartismo não tem apoio mas, sinceremente, com pessoas assim envolvidas, que tipo de apoio esperam ter???

  • Não existe punição, se couber, para dirigentes da CBA?

    Isso mostra cada vez mais o descaso com o automobilismo nacional. Se não passa na “plim plim”, não interessa.

    Pela primeira vez na minha vida, eu consegui uma credencial de box para a Copa Fusca (Classic Cup) para esse dia 25 e estou radiante. Categorias que poucos sabem que existe.

  • “É uma pista muito segura. É tão segura que não tinha barreira de proteção.”

    Ah tá….pista sem barreira de proteção agora é sinônimo de pista segura.

  • Há tempos, nosso automobilismo tem revelado sua trajetória a caminho da falência. Mas não podemos aceitar que vire caso de polícia.

    É de se esperar da Faugo e da CBA, no mínimo, explicações cabíveis – e, principalmente, aceitáveis – quanto a fatos tão lamentáveis.

    “Não é ideal, mas dá para fazer a etapa” não é argumento que se possa aceitar de quem se propõe a dispensar atenção especial ao kart depois de denunciar sua falência quando sob comando de adversários políticos.

    Veremos mais disso?

  • Uau. Meu filho vai fazer quatro anos.Minha filha vai fazer sete. Os dois já ficam doidos olhando karts, e o piazinho fala dia sim outro tb. É muito cedo ainda para qualquer um dos dois,penso em dar estrutura para os dois se divertirem de kart e eventualmente competir lá pelos seus 10 anos. Se a coisa já está assim hoje, vou repensar o futuro. Não quero incentivar coisas que são organizadas por malucos e não quero por em risco as minhas crias.

  • O que aconteceu em Goiânia, é fruto apenas de gente incompetente e oportunista na administração da CBA, que quer apenas ver o caixa aumentando e deixa para depois itens de extrema necessidade, como a segurança nos autódromos, kartódromos, veloparks e afins. A grande verdade, é que deveriam existir “sub-confederações” (tem hífen?), organizando os campeonatos de kart, e outras categorias do automobilismo. E por favor, Sr. Pinteiro e cia ltda., por gentileza façam diferente nesta administração, valorizem o esporte que trás emoção a todos que participam direta ou indiretamente e aos amantes, pois administrar uma CBA não é brincadeira e também não é só ganhar dinheiro. Invista nas divisões do Paulista, Brasileiro e participe ativamente dos sulamericanos e até mundiais. Faça com que a CBA seja reconhecida como uma potência do automobilismo brasileiro e não somente como uma máquina de caça níqueis, que se aproveita da paixão de garotos iniciantes e pais igualmente apaixonados que dão a vida para seus filhos correrem um campeonato e um dia quem sabe chegar a uma categoria expressiva. Façam as intervenções que os autódromos precisam e não cobrem tanto para uma categoria que não tem a menor expressão nem divulgação, mas que o valor se compara a de categorias que tem até exibição na TV.

    Faça uma CBA séria. E permita aos jornalistas que façam seu trabalho. Tem medo que seja mostrada a verdade? Faça o trabalho direito. Senão seu assessor de imprensa terá mais trabaho gerenciando crises da CBA do que mostrando as coisas que realmente importam.

    Abraços,
    Carlos Mattos – Jornalista