Nelsinho e a pressão da “estranha” Renault

SÃO PAULO | Nelsinho Piquet não vai ficar na Renault. Primeiro porque a equipe não quer mais. E nem a família Piquet aguenta mais a Renault. Numa hipótese muitíssimo otimista, para não dizer surreal, corre na Hungria com o mesmo equipamento que Fernando Alonso e provavelmente dá adeus se não for bem.

O Blog Victal apurou uma série de informações a respeito do clima na Renault. É classificado como um “mal-estar generalizado”, muito porque Flavio Briatore é tido como um “louco”.

Uma fonte confirmou que havia, mesmo, no contrato de Piquet com a Renault uma cláusula de performance até a metade da temporada, portanto até o GP da Alemanha do último domingo. As notícias sobre uma possível demissão começaram a pipocar dias após a prova na Inglaterra — em que Nelsinho, diga-se, não teve performance ruim.

Nelsão e Briatore se reuniram a portas fechadas no motorhome da equipe em Nürburgring. A pressão acontece de forma intensa, “um jogo de empurra-empurra”. A ponto de Briatore chegar no grid, momentos antes da largada da corrida, e “conversar” sobre o contrato e a eventual saída. Por outro lado, a cláusula não é levada a sério pela família Piquet porque o brasileiro só teve um carro igual ao de Fernando Alonso em duas corridas na temporada. Briatore, claro, tem ciência desse fato, “mas se faz de desentendido”.

Por exemplo: Alonso tem em seu carro escapamento, assoalho, bico, asa traseira e um conjunto de amortecedores diferentes de Nelsinho. Daí a diferença de 0s8 no desempenho do companheiro.

Sobre a última corrida, a Renault mudou de última hora a estratégia dos carros porque “Alonso estava com medo do pneu mole não aguentar as 18 voltas que ele teria de dar” no primeiro trecho da corrida. Então fizeram o mesmo no carro de Nelsinho, contra sua vontade. Andaram para trás, o pneu não esquentava e o carro estava pesado. A briga, segundo uma fonte, é de “cachorro grande”. E a saída de Nelsinho, que já retirou do Twitter a informação de que é piloto da Renault, é iminente.

Atualização: Nelsinho anunciou no Twitter que corre na Hungria. É uma espécie de vai-ou-racha, afinal vai ter o mesmo carro que Alonso lá.

Comentários

  • Acho que ele vai até o fim da temporada na Renault justamente por conta da tal “Cláusula de Performance” ser atrelada à carros iguais.

    Passa Hungria e, em caso de resultado ruim, essa teria sido a 3ª – se não me falha a memória – corrida com carros iguais, contra 8 desiguais. Não seria o suficiente pra “conceber de volta” o tal contrato.

    De qualquer forma, torço para que Nelsinho ache seu carro pra 2010. É um tremendo piloto; tem MUITO talento em duelos; sabe conservar carro e é sólido/constante em ritmo de corrida. Só não vê quem não quer!

    A maioria dos DNF dele foram culpa de um carro medíocre e problemático. Várias vezes com problemas no freio, caixa de câmbio e motor, conforme declarado por Pat Symonds da Renault. É tudo fato e está aí pra quem quiser procurar…

  • Por situações como essas que o Nelson Ângelo está vivendo é que o Bruno Senna preferiu ficar um ano de fora da F1. O erro foi ter aceitado sentar no pangaré francês (aliás, carro francês é tudo feio e ruim, me apontem um bonito e bom, seja de pista ou rua).
    Resta agora, tentar fazer umas boas corridas e ver se consegue uma equipe melhor, se não conseguir, mudar de categoria e ser bem sucedido, que no final é o que importa, seja na F1, Indy, SL, ou qualquer outra.

  • Acho que Piquet pai e Piquet filho deveriam mandar este louco do Flavio Briatore enfiar estas carroças da Renault naquele lugar.
    Está claro que o Nelsinho andou com uma carroça pior doque a de Alonso,e que é quase impossível um piloto de fórmula 1 ter bons resultados com um carro ruim.Outra sacanagem que fizeram foi a guerra psicologica em cima do piloto,desestabilizando sua auto confiança.Nelsinho manda esta cara para a PQP.A fila anda….

  • Nelsinho, acho que vc deve ter brio como todo bom brasileiro, manda Briatore pra P… que os pariu e cai em negociação c/ outra equipe, quem sabe vc se saia bem melhor?
    E quanto ao espanhol, já estou até vendo qdº entar na Ferrari, vai exigir as regalias e pobre de Felipe Massa…. Já estou vendo o futuro no que vai dar… (Infelizmente piloto brasileiro de raça só existiu um,,,, SENNA. Que saudade!!!!!!….

  • Quando Nelsinho entrou para a renault, comentei com amigos que ele iria sempre ficar a 0,5 de Alonso e que nunca teria o mesmo carro e novidades, embora fosse ele a experimentar primeiro.
    Taí o Resultado, nunca teve um carro igual, o carro no inicio era uma merda pro Nelsinho e pro Alonso um pouco melhor.
    E facil culpar um novato pra disfaçar as criticas do veterano e campeão mundial Alonso, que ta babando os ovos da ferrari por que sabe que pro ano que vem a Renault vai ser pior do que este ano. Ele aprendeu direitinho a lição de casa com Senna, Prost e
    Schummy.
    Se não tem equipamento pra vencer hoje, amanhã corra pra quem tem ou terá.
    Eu se fosse Nelsão, pegava Nelsinho e ia bater na porta da Toro Roso ou ate mesmo na Force India.
    Torço pelo garoto e não é de hoje.
    Abraços a todos.
    M.

  • Caro Victor,

    já escrevi em várias oprotunidades que sou piquetista … cresci assistindo o Nelsão detonando pelo mundo. Inclusive acho que ele é o piloto mais genial que já passou pela F1 pois fazia milagres e tramava estratégias sensacionais pra conseguir seus resultados que se confirmaram com seus três tíulos mundiais …. sem considerar os vices.

    O Nelsinho já mostra nas outras categorias o seu potencial … mas é claro que F1 é difierente. Entretanto, acho um pecado queimar o garoto como alguns teimam em fazer.

    Meu principal argumento é que ele nunca teve um equipamento com o qual ele pudesse mostrar alguma coisa. A Renault como todos estão vendo agora é uma piada em termos de equipe e organização… tá com um pé e meio fora da F1 ( como vc mesmo já escreveu.

    Outra questão que levanto é que se olharmos o grid atual tem um monte de pilotos que estão a décadas na F`e nunca fizeram nada a começar pelo Webber que correu mais de 100 GPs pra ganhar o seu primeiro domingo passado. A fila é enorme … Trulli, Fisico, Heidfield, Barrichello, o próprio Button, … ainda poderia mencionar alguns novatos que não são lá grande coisa mas estes tbem merecem um tempo.

    Sinceramente acho que a imprensa especializada brasileira (ou dita especializada) poderia torçar a favor de Nelsinho e não contra com tem acontecdio neste episódio.

    Pelo o que ele já mostrou tenho certeza que se lhe derem um carro razoável e um pouco de paz ele certamente deslancha e ainda nósdará muitas alegrias … como nos anos 80 !!!
    Gde abraço

    JCS

  • O Nelson A. Piquet é brasileiro e por isso estamos analisando as possibilidades do sai / não sai. Acho que sai sim, mas quando nãosei. Mas e o Kova? e o Bourdais? e o Naka?. Olha, segundão que tem o mesmo equipamento, só o Webber! O Nelson A., vai sim arrumar outra equipe e vai se sair bem… Willians talvez.

  • Eu também acho que o moleque deve ser bom. Só não deve ser fácil correr au lado do Alonso e do seu ego do tamanho do mundo e ter aquele carcamano do Briatore. O Alonso deve ter falado pro Briatore. Tá bom, eu corro nesta merda por 2 anos mas vocês vão ter que me dar a cabeça do meu companheiro de equipe, assim em 2010 meu passe vai estar bem valorizado para eu ir pra Ferrari. O Nelsinho disputou o campeonato de GP2 pau-a-pau com o Hamilton. O Hamilton deu um calor no Alonsito. Será que ele é tão ruim assim ?

  • Nelson Angelo Piquet tem um histórico bala nas categorias de base, ganhou em tudo, arrasador.
    Só não foi campeão ( foi vice) na GP2 contra Hamilton (só…).
    Esse garoto já provou que é muito bom.
    Agora essa história toda na Renault…é dose!!!!!!
    É muita sacanagem!!!!!

  • Em virtude dos acontecimentos, desde a sua estréia na F-1 pela Renault comandada por Flávio Briatore, acho que ele tem a fazer é sair da equipe.
    Aliás, em se tratando de uma equipe, que tem como chefe, esse Flávio Briatore, me pergunto como que o pai do Nelsinho, que correu pela Benetton suas duas últimas temporadas, com o já então chefe de equipe, Flavio Briatore, deixou que o Nelsinho assinasse com a Renault.
    Ele já conhecia o idiota que ele é, quando correu ao lado do sapateiro, o melhor do mundo, o grande Michael Shumacher.
    Isso sem contar que teria de correr ao lado de Fernado Alonso, nada mais que o Bi-Campeão e melhor piloto da atualidade, que por já estar escaldado com a perda de um título por causa do campeão Lewis, que é bom lembrar, suou para ser campeão na GP2 em cima do Nelsinho, deve ter dito ao Flávio Briatore na sua volta à equipe Renault: “Eu sou o primeiro piloto e sou o segundo piloto também”.
    Ou seja, desde que estreou ano passada pela equipe francesa, Nelsinho em momento teve equipamento ou dedicação da equipe.
    O grande erro foi estrear na equipe errada, mas ele tem talente, pois quem acompanha o automobilismo sabe quem ele é, portanto não tenham dúvidas de que ele sairá, para dar a volta por cima.

  • Nessa altura do compeonato e principalmente dos acontecimentos, o que Nelsinho Piquet a melhor coisa a ser feita é sair da Renault, aliás, diga-se de passagem, não sei onde o pai dele estava com a cabeça, quando deixou que ele entrasse nessa equipe, onde quem manda é o Briatore, que já não foi um bom chefe de equipe na época em que ele corria na Benetton ao lado do grande sapateiro, o melhor do mundo, Shumacher.
    Sem contar que sabenndo que iria correr ao lado de Fernando Alonso que , escaldado pela perda de um título por conta do Lewis, deve ter sido bem claro ao assinar com a Renault/Briatore. “Sou eu em primeiro lugar, em segundo lugar também”.
    Ou seja, além da pressão de estar correndo ao lado de um bi-campeão mundial, diga-se de passagem, o melhor piloto da atualidade, tem desde o ano passado carros inferiores e nenhuma dedicação da equipei.
    Tem mais é que chutar o balde e sair!!!!!!!
    E digo mais, quem acompanha automobilismo, sabe como foi que o Nelsinho Piquet chegou na F-1 e não tem a menor dúvida do seu talento.

  • legal, Victor

    Uma notícia imparcial, completa, com os detalhes envolvidos, e deixando bem claro a impossibilidade (ainda) de se noticiar o desfecho dessa novela…

  • Piada estes blogs aqui sobre automobilismo…Os caras censuram na cara larga…Nao concordam com a opinião rebatam…Devem ter saudades dos tempos da ditadura.

    VM responde: Não fico 24 horas à disposição para liberação de comentários. O seu já está agora. Não precisa agradecer.

  • Coloquei este comentário em um dos posts do blog do FG e fui censurado…Aliás todos os meus posts subsequentes foram apagados também.

    É bom saber que o cara é democrático o bastante para não publicar alguma coisa que claramente serviu como carapuça para ele. Agora quando o cara que pagar de “bad boy” sai chamando todo mundo de burro e dizendo que falam merda…Lamentável…

    “Fato 1: Brasileiro adora meter o pau em brasileiro e ver o circo pegando fogo pro lado deles

    Fato 2: Piloto frustrado de fórmula “sei lá o que” correndo em interlagos ao lado de outros pangarés, que não entendem nada de corridas e só falam merda, é foda…

    Incomoda o fato do cara ser “bem nascido” e ter boas oportunidades na vida. Os frustrados de plantão não aguentam e caem de pau.

    sugiro o seguinte exercício…Coloca uma foto do Nelsinho ao lado do jatinho dele e depois se olha no espelho.”

  • Deviam era chutar o pau da barraca na hora do grid e mandar o briatore meter aquela merda de carro no rabo, o carro é feio, num anda porra nenhuma, e o fiderapariga, do briatore, gosta de sacanear os brasileiurro (vide roberto moreno, nelsão,e agora nelsinho)

  • Não sou do tipo que vibra com a desgraça alheia, mas o Nelsinho Piquet está pagando a lingua do pai que sempre criticou a performasse dos pilotos brasileiros e agora está pianimho.
    Nelsão quem tem telhado de vidro não joga pedra no dos outros.
    E o zeca urubu do Galvão Bueno…………ééééééé…..amiiirrrgooo

  • ESTE ALONSO TOMOU PAU DO HAMILTON ,PORQUE TINHA CARRO IGUAL PARA OS DOIS.ESTE MERDA DESTE ESPANHOL,SABE QUE SEU CARRO É BEM MAIS RAPIDO QUE O CARRO DO NELSINHO,QUE ALIAS DEVE SER EM COMUN ACORDO COM O MAFIOSO DO BRIATORE.SE OS CARROS FOSSEM IGUAIS, O NESLSINHO BATE O ALONSO,PODEM ACREDITAR

    Marcelo

  • A F1 atual é cruel. Só vale a pena ser primeiro piloto de um grande time. O resto é uma merda só. O melhor é o Nelsinho, que é um bom piloto, procurar outra categoria. Além disso, na F1 ele sempre vai ser comparado com o pai, e cobrado por isso. Não vão largar do pé do cara nunca…

  • 2010 Kimi vai de Rali, Alonso de Ferrari e Briatori louco vai ficar com quais pilotos? Já que o carro é uma droga por que não faz logo 2 iguais ao inves de ficar sacaneando o JR.

  • Se eu fosse o Nelsinho ia cuidar dos negócios do pai, correr de karto nos fins de semana ou na GT3 ( é isso!? ) com aquele Ford GT40 do pai e comer a mulherada ( no twitter dele só tem mulher gostosa pagando pau ) e dava foda-se para a F1……

  • Renault de comedor de baguete #2 e Das Graças ano q vem, será?

    Nelsinho fez um monte de cagada, é vero, mas ainda tem crédito, ironia à parte, por causa da baiana véia. Coloca tanta pressão, não dá equipamento e cobra resultado? Só não é escravidão pq o Piquezão ainda paga pra isso (mas pode ser considerado masoquismo em algumas culturas…)

    Ano que vem vai de Williams no lugar do Nico, consegue uns bons resultados, e em 2012 tá numa equipe de ponta.

    Deus me livre o Briatore ser chefe da FIA. Será que a pipa do vovô não sobe mais? Ou se tornou mais um chifronésio idoso?

  • Vitor, já que esta tudo 100% definido em relação a dispença de Nelsinho por parte da Renault e Vice – versa, vc tem alguma informação de que o Nelsão o Nelsinho estão em contato com alguma outra equipe ou categoria, efim se ele realmente já tem planos para o futuro?

  • Como podemos dizer que o Nelsinho é ruim, leva pau direto do Alonso, que é isso e aquilo, como todos os torcedores e jornalistas disseram, se há todas essas diferenças de equipamento?
    Se vc pudesse apurar em quais das 02 corridas ele teve o mesmo carro do alonso, para que pudessemos comparar as diferenças dos dois nessas corridas, seria legal.
    Um gde abraço
    Everaldo