A novela da Indy

SÃO PAULO | A novela Indy no Brasil também vem rendendo capítulos mil. Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, escreveu na manhã de hoje em seu Twitter que a capital fluminense deve receber a prova da F-Indy no ano que vem com ajuda de empresas privadas. O local escolhido, segundo Paes, é o Aterro do Flamengo, e a corrida está programada para março.

O Blog Victal entrou em contato com Carlo Gancia, um dos responsáveis pela categoria no Brasil. “Não tem nada confirmado”, garantiu o empresário. “As conversas estão muito adiantadas, mas nada está fechado ainda.” O irmão da doce jornalista Bárbara Gancia ressaltou que “não haveria sentido manter segredo” e que “não teria o porquê de mentir”.

Gancia, entretanto, confirmou as informações de que a prova, se for marcada para o Rio, acontece, sim, em março e terá, sim, como pista de rua o Aterro do Flamengo.

Ribeirão Preto vinha como favorita absoluta para receber a corrida da Indy no Brasil. Helio Castroneves, em reunião com o presidente Lula no começo da semana, havia confirmado a realização da mesma, mas evitou dizer em que praça seria organizada. A Indy deve soltar o calendário do ano que vem em 1º de agosto.

Voltamos à Senhora do Destino agora.

Comentários

  • Pessoal,

    Andei escutando aqui em Salvador que esta corrida da Indy seria em Salvador,

    Eu acredito que seja verdade, esta noticia tem ganhado força esses dias que precedem ao o Grande Premio da Stock Car que ocorrerá no mês que vem.

    Tentei obter ingressos para a corrida e se esgotaram em 48 horas.

    Já tentei obter credencial para fazer reportagem para meu blog e também não consegui, seria muito bom consegui estar lá.

    Ano passado a Renault trouxe um Carro de F1 aqui em Salvador e o público foi ao delírio! Creio que qualquer evento automobilistico feito em Salvador seria um sucesso, pois aqui somos muito carentes em relação a esportes à motor.

    O Rio de Janeiro não merece uma prova! Destruiram Jacarepaguá, isso é imperdoável.

  • Caio, não vão construir autódromo nenhum em nenhum lugar do rio porque não existe terreno para isso, os próprios nacionais pertencentes ao EB são prioritariamente destinados a cosntrução de moradias ou empreendimentos comerciais de grande porte, recentemente um antugo quartel do Rec Mec em Campinho, zona Norte do RJ, foi desativado e em seu lugar subiu um supermercado e um empreendimento imobiliário.
    Se existe um lugar onde o autódromo deve ficar é exatamente o lugar onde ele está hoje, por mais que tentem justificar sua retirada, o que existe por trás de tudo isso é uma especulação imobiliária e muita mentira, aliás, toda essa pressão não vale mais a pena, poiis a Barra/Jacarepaguá inchou a tal ponto que hoje tem gente saindo de lá e voltando para a Zona Norte e centro da cidade.
    O Sr. Cleyton pinteiro vai ter que voltar atrás em sua declaração e não permitir que essa corrida seja feita fora do autódromo, e exigir que Jacareáguá seja reformada para receber essa corrida, pois foi para isso que o oval foi construído.

  • Já foi acertado com a CBA que jacarepaguá só será totalmente desativado se construirem outro autódromo na zona oeste do Rio. Sinceramente, essa corrida no Aterro seria um grande acontecimento. Pelo cenário e pela inovação, acho que veríamos nosso automobilismo renascer em grande estilo. Mas o que não se pode é acreditar em qualquer declaração que o Eduardo Paes coloca em seu Twitter porque ele parece ser tão falastrão quanto o ex-prefeito César Maia. Prefeito falastrão, que comemora antes da hora é a coisa mais tosca e o Rio sofre muito com isso.

  • Conheço aquela área do Parque Flamengo no Rio, é muito bonita mesmo. Seria uma boa vitrine para a Indy e, de quebra, daria ao Brasil um forte concorrente para o circuito de rua de Mônaco. Não sei dizer qual seria o mais bonito entre o Rio e Mônaco.

  • A equação é simples:

    Quanto custa reformar Jacarepaguá?

    Quanto custa fazer essa prova no Aterro? Desde que se respeite a obra de Burle Marx, recompondo todo o acervo vegetal do parque após a prova, pagando as indenizações devidas aos moradores que processarema organização por conta do barulho, compensando a coletividade com os prejuíxos causados pelos engarrafamentos provocados pelo fechamento das pistas por 4 dias, construindo instalações decentes, inclusive banheiros, para todos os frequentadores?

    Basta lembrar que Jacarepaguá já possui arquibancadas para 40 mil espectadores, áreas para instalaçãos de banheiros químicos, estacionamento para 10 mil automóveis, visão praticamente ilimitada da pista, 99% do traçado da pista oval intacto (exceto o pedaço onde se apóia a passarela da Arena), 85% das defensas e grades (foram retiradas as grades do lado da arena, no lugar fizeram um meio fio com calçada e postes de iluminação como se fosse uma rua).
    Está certo que a pista ficou abandonada nos últimos dez anos, mas é inegável que a base está toda lá, é mais seguro, é mais adequado, e é mais lógico, menos para os cabeça-de-vento da prefeitura que não entendem nada de corrida de automóvel e pensam que podem realizar corridas como quem organiza uma pelada no meio da rua, assim não dá.

    No SOS Autódromo RJ tem mais sobre isso, principalmente o obscuro contrato da APEX para forncer metanol para a Indy.

  • Duas opções para realizar a corrida: ou se gasta uma fortuna para adequar o aterro ou se gasta um bom dinheiro para recuperar o autódromo de Jacarepaguá. Se perguntar aos políticos qual a melhor opção, o que eles responderiam? A resposta é óbvia: quanto mais grana envolvida, melhor. E perder toda a infra-estrutura do autódromo seria uma tremenda mostra de que faturar, é, foi e será o objetivo de obras públicas.
    Outro detalhe: o mês de maio é chuvoso no rio, descartando assim o uso do oval. O misto está lá.
    Esperamos que nossos súplicas sejam ouvidas e que em maio estejamos em Jacarepaguá para a terceira corrida da Indy nas terras tupiniquins.

  • Também sou a favor de demoli o complexo que foi construido no autodrómo, a sociedade não deveria ter permitido tal desprezo que tiveram com Jacarepaguá, ainda estamos em tempo de recupera o autodrómo do Rio. E se os politicos tiverem bom censo, que tome esta atitude sábia. A prova de Fómula Indy e mais um evento que contribuirá e restaurará a economia a dinamica da cidade do Rio, que está jogada a muito que nela vive quê não tem sentimento de cuidado e visão voltada para qualidade de vida e progresso do Rio.

  • De fato, o que foi feito com Jacarepaguá é lamentável, lastimável, porque os dois circuitos eram ótimos e o complexo criado para o Pan dos ladrões rarissimamente é usado.
    O Aterro oferece uma vista maravilhosa e uma prova ali sem dúvida ofuscaria até mesmo Monte Carlo, com o Pão de Açúcar emoldurando tudo. Mas será que as pessoas residentes ali vão suportar o barulho dos carros? E a segurança? O Aterro é uma via de alta velocidade e quem anda de ônibus ali sente pavor… os malucos tombam mesmo os dinossauros naquelas curvas. Tem curva cega, inclinações estranhas e cariocas loucos costurando a 90 km/h.
    E muita gente já morreu ali. Inclusive o filho do Tom Jobim…

  • A corrida dos meus sonhos de amante da velocidade seria a F1 nas ruas do RJ/já confidenciei isto a varios amigos/boxes no monumento dos pracinhas corrida anti-horário sentido centro da cidade cm retorno pela av.rio branco entrando a direita no teatro municipal virando a esquerda na Senador dantas passando por trás da cinelandia e passeio…quem mora no RJ e conhece o centro da cidade já esta mapeando este circuito comigo … mas a indy já estaria de bom tamanho pois aqueles bolidos com aquele barulho ensurdercedor não atrapalharia em nada pois não é area residencial e sim comercial … cm sonhar não é proibido…agurdemos os acontecimentos!!abç a tds !!

  • Bom já que ninguém comentou, tem um detalhe que estão esquecendo. Qum mora aqui no RJ sabe que o aterro do flamengo tem suas curvas negativas. Elas simplesmente tendem a jogar o carro para fora, já que o meio das duas pistas é mais alto que as laterais. Como acertar toda a pista do aterro a tempo de abrir a temporada de 2010? Conversas avançadas? Dúvido! Isso é tudo lorota pra enganar o povo… Chega a ser ridículo!!! Será que nenhum membro da CBA chegou a passar por lá???

  • HAHAHA! Essa foi a piada da semana! Algúem já viu alguma coisa no Rio ser bancada com dinheiro da iniciativa privada? Se for, será com dinheiro público e superfaturado.

  • Concordo com os comentários sobre Jacarepaguá, realmente o ideal seria pensar grande, recuperar o autódromo ou criar um novo para restabelecer o automobilismo no Rio. Um prova de rua me parece utópica, não acho que terão condições de estruturar uma pista de rua onde quer que seja em 1 ano. Se faz show no Maracanã há 200 anos e até hoje eles precisam deixar o estádio interditado por 1 mês para montar o palco e depois o gramado fica detonado!

    No entanto, a idéia de uma corrida de rua na cidade maravilhosa é fantástica! A repercussão poderia ser sensacional, além de ser muito maneiro imaginar os carros correndo por lugares onde você dirige no seu dia a dia.

  • Todos os pilotos da Indy apoiam corrida no Rio. É a terra das máquinas do sexo! Tem p.. pra todo o lado, o resto não interessa.

  • a realidade é q o autodromo ta tao detonado q precisaria de uma verba imensa e mtos meses pra reformar

    as arquibancadas estao destruidas, pista tdo…

    o ideal era usar o belo oval q temos ! bem localziado, perto da lagoa de jacarepagua…

    no aterro será uma prova linda ! exposião otima do RJ !

    tem q consertar a pista !

    tem varias quadras esportivas lá q podem abrigar arquibancadas e pode-se usar a marina da gloria como area de paddock

  • Não entendo como alguém pode tentar fazer uma corrida de rua se tem o Autódromo. Sou a favor de destruir o que foi construído para o Pan e ressuscitar o traçado antigo e o anel externo do Autódromo.
    Desculpem o sonho mais aos que gostam de automobilismo no Rio só nos resta fazer viagens utópicas.
    ETA GOVERNINHOS DE M………..

  • Não aguento mais essa falta de vergonha na cara dos políticos. Eles acham que enganam as pessoas o tempo todo.A verdade que eles não estão nem aí para o esporte, o PAM foi uma prova disso, pois a cidade não se beneficiou em nada e ainda acabaram com o nosso autodromo. Jacarepaguá foi sempre um circuito que os pilotos gostaram muito e a frente de seu tempo em termos de traçado e segurança assim como a ANTIGA interlagos, que era uma beleza, que deixaram se deteriorar para ganharem dinheiro para refazer e com obras mal feitas. Mas nesse país de politicos interesseiros ja viu… Eles querem trazer os Jogos olípicos para o Brasil por que estão de olho no dinheiro que vai entrar para desviarem, superfaturar, etc…, nunca ligaram para o esporte. Suponhamos que a FIA injetasse dinheiro como o faz o COI para um evento esportivo, aí agente ia ver como os nossos politicos estariam correndo atrás dizendo que o automobilismo de ponta é importantíssimo para o país e etc e tal. Politico no Brasil só quer dinheiro e poder. O resto é conversa fiada.

  • Dois comentários:
    – Faltou o “Arro” no sobrenome da Bárbara.
    – Uma cidade que teve Jacarépagua, com prova de rua… é o fim.

  • A Gestão Paulo Scaglione aprovou determinação proibindo provas de rua em cidades com autódromos. Salvo mudanças pela nova gestão, isso continua valendo. E mais: a Indy, sim, é reconhecida pela FIA.

    Portanto, nada de prova de rua no Aterro. Que se recupere Jacarepaguá.

  • Toninho F1, quer apostar que vão atrás da FAERJ e da CBA para homologar a pista?
    No passado até mesmo a FIA mandou um inspetor aqui para ver as condições de segurança do autódromo, e tomou porta na cara do rpefeito, num episódio lament´pavel que abalou profundamente as relações da FIA com o Maia (que o diabo o tenha)
    O maior problema não é a prova em si, mas o precedente que ela abre, de que o autódromo permanente é descartável para uma prova de rua.
    E além do mais não acredito na “competencia” da prefeitura em conseguir adequar as pistas do Aterro para receber a Indy, as retas são muito longas, onduladas, as curvas são de raio longo, se dois carros se enroscarem numa curva dessas vai morrer gente, porque não tem como fazer uma estrutura sólida o suficiente para segurar um carro voando.
    Só pra terminar, eles vão bater de frente com o IPHAN, todo o complexo do parque é tombado, onde é que eles pensam que vão construir as arquibancadas e HC´s? Em cima dos jardins do Burle Marx?
    Bom, eu tenho um blog, o Victor conhece, o SOS Autódromo RJ, apesar de tudo ainda o mantenho no ar, tenho mantido ele no ar mesmo depois da mutilação da pista, mas meu objetivo é que o autódromo seja recuperado, o que é plenamente factível, desde que haja a maldita vontade política dos governantes.

  • fala pra ele que ja destruiu o autodromo manda ele fazer a corrida agora em cima da cabeça dele pois em cima do autodromo colocaram uma obra do Pan que esta jogada la sera que não existia outro lugar para fazer a obra ou é exploração imobiliaria?

  • Eh, deixar Jacarepagua de lado pra fazer no Aterro eh complicado, mas nao eh nada pior do q terem destruido parte do autodromo pra fazer outra coisa em cima.
    Bom, desde q seja aki no Rio, pode ser ate aki dentro do meu condomínio…opa! (desculpe os demais…)

  • Cara, alguém já consultou a CBA?

    O oval está lá, intacto, só tem que construir a maldita ponte para acesso da Arena Sem Uso, isso pode ser feito em menos de sies meses e sairia mais barato, e pista é muito mais segura que o Aterro do Flamengo, é que você não conhece, a pista está toda desnivelada, em alguns pontos ondulada pela passagem dos ônibus, ou seja, uma porcaria.
    E de mais a mais, se essa corrida se realizar, abre-se a porta para que outros eventos aconteçam ali, sucateando-se definitivamente Jacarepaguá, que é tudo que as construtoras, e o COB querem, além de sepultar definitivamente o automobilismo regional do Rio de Janeiro.
    Acha pouco?

  • Não deixa de ser interessante ter uma corrida no Rio, eu prefiro Ribeirão Preto por morar aqui, mas uma cidade que tinha um circuito como Jaguarepaguá ter uma prova de rua é dose.
    Abraços