Cuma?

SÃO PAULO | Pinga um comunicado da Fota no e-mail. Ao fim, fiz algo tipo “hã?”.

São três parágrafos curtos. O primeiro fala que “em relação ao anúncio feito hoje pela BMW, os times da Fota imediatamente consultaram um ao outro e estão prontos para assegurar todo o apoio necessário à equipe com base na Suíça, cuja participação na associação está mantida, para continuar seu envolvimento na F1”.

Interessante, primeiro, o apoio. Numa leitura rápida, até é possível entender que as sete outras equipes da Fota vão ajudar a BMW a continuar na F1, financeiramente, inclusive. Não é o caso. Numa releitura, reparei no “equipe com base na Suíça”. E já passei a pensar no oposto: que se dane a BMW, as atenções ficam para manter o grupo de Hinwil, quem sabe resgatando a Sauber.

Daí a Fota segue. “Vale a pena mencionar que um trabalho profissional já teve início na Fota, com o objetivo de aumentar o envolvimento dos fãs e o show. Dentre estas iniciativas, uma que pode ser interessante é a introdução de um terceiro carro no grid.”

Para, para, para, diria aquele apresentador mala. Há algum intuito, sem dúvida, em vir com essa ideia de terceiro carro. Se a Fota segue na F1 e a F1 passa, agora, a ter 12 equipes em 2010, naturalmente a Fota não está querendo dizer que aplaude uma categoria com 36 carros. E, diante da saída da BMW, por problemas financeiros, a Fota vem com uma proposta que vai trazer mais gastos às outras equipes.

O resto do comunicado que se dane. A Fota está perdidinha. Viram hoje que Max Mosley e a FIA tinham razão quando batalharam por uma F1 menos dispendiosa. Tanto que nem sabe o que dizer.

Comentários

  • A impressão que se tem, com a proposta de um terceiro carro para cada equipe na F1, é que a turma da MaFiOTA, ops, FOTA não quer que ninguém mais entre neste mundinho fechado da F1 para não correr o risco de ter de dividir o bolo com outra estreantezinha de ponta como a BrawnGP, ou quem sabe, não correr o risco de perder o campeonato pra elas.

  • Isso me parece mais em “vamos manter o bolo só pra nós, do que deixar entrar outros e dividi-lo com mais gente”…. Parece piada depois de tantas confusões com a FIA ao longo do ano. Mais uma daquelas frases que não se deva dar valor. Esse ano foi foi ótimo para ver quem são os responsáveis pela Formula 1.

  • E se (eu adoro o “E se”) a Fota resolver colocar 3 carros por equipe, com apenas 7 equipes (as 10 de hoje menos Brawn, Williams e BMW), chutando o balde para as que entrariam no ano que vem? Seriam 21 carros no grid, um retorno de mídia equivalente ao que a F1 tem hoje, mas apenas 7 grupos para dividirem a grana? Os custos de 1 carro a mais por equipe seriam facilmente compensados pela grana extra… Faz algum sentido?

  • Bem, o primeiro paragrafo do comunicado nos dá uma leve esperança de podermos ter a saudosa e simpática Sauber de volta a F1 no ano que vem, apesar de Peter Sauber já ter afirmado que é bem difícil ele tomar novamente os 80% da equipe, que pertencem a BMW…

    Agora, esse segundo parágrafo eu não entendi absolutamente nada… Alguém se arrisca a nos explicar?

    Abraços!

  • Bem que a Renault e Toyota podiam sair no mesmo barco…
    E tinha quem falava que o campeonato da fota é que seria a verdadeira F1, etc..etc… prefiro um grid com a Minardi, Scuderia Italia e Osella a ter que torcer pra uma fábrica de carros… Tirando a Ferrari, por questões óbvias, os carros eram, originalmente , fabricados pra subsidiar as atividades de pista.
    Que venha a Prodrive!

  • Vitor, eu acho que a questão do terceiro carro pode ser em função das novas equipes: será que elas vão manter seu compromisso depois da queda do teto orçamentário? Vale lembrar que todas se inscreveram quando o teto estava anunciado como regra para 2009, e foram confirmadas, pela FIA, após a queda do teto.

    Além disso, tem outras duas equipes que também estão na corda bamba: Renault e Toyota.

    Ou seja, no cenário mais pessimista, a F-1 do ano que vem pode vir com sete equipes (Ferrari, McLaren, Red Bull, Toro Rosso, Brawn, Force India e Williams).

    Multiplica por três, dá vinte e um…