Ferrari, a conservadora

SÃO PAULO | A opção de retirar Michael Schumacher da aposentadoria mostra, de certa forma, que a Ferrari é uma equipe conservadora quando se trata de pilotos, pelo menos desde o ano 2000. A equipe italiana, tirando Force India e Brawn, que entraram na F1 em 2008 e 2009, respectivamente, é a que menos promove trocas nos cockpits. As velhas rivais Williams e McLaren estão no outro extremo desta lista. Veja:

Brawn: 2 pilotos: Button (2009), Barrichello (2009).

Force India: 2 pilotos: Fisichella (2008 – 2009), Sutil (2008 – 2009).

Ferrari: 4 pilotos: M Schumacher (2000 – 2006, 2009), Barrichello (2000 – 2005), Massa (2006 – 2009) e Raikkonen (2007 – 2009).

BMW: 4 pilotos: Villeneuve (2006), Heidfeld (2006 – 2009), Kubica (2006 – 2009), Vettel (2006).

Red Bull: 6 pilotos: Liuzzi (2005), Klien (2005 – 2006), Coulthard (2005 – 2008),  Doornbos (2006), Webber (2007 – 2009), Vettel (2009).

Toro Rosso: 6 pilotos: Liuzzi (2006 – 2007), Speed (2006 – 2007), Vettel (2007 – 2008), Bourdais (2008 – 2009), Buemi (2009), Alguersuari (2009).

Renault: 7 pilotos: Button (2002), Trulli (2002 – 2004), Alonso (2004 – 2006, 2008 – 2009), Villeneuve (2004), Fisichella (2005 – 2006), Kovalainen (2007), Piquet (2008 – 2009).

Toyota: 8 pilotos: McNish (2002), Salo (2002), Da Matta (2003 – 2004), Panis (2003 – 2005), Zonta (2004), Trulli (2004  – 2009), R Schumacher (2005 – 2007), Glock (2008 – 2009).

McLaren: 9 pilotos: Hakkinen (2000 –  2001), Coulthard (2000 – 2004), Raikkonen (2002 – 2006), Montoya (2005 – 2006), Wurz (2005), De la Rosa (2005), Alonso (2007), Hamilton (2007 – 2009) e Kovalainen (2008 – 2009).

Williams: 10 pilotos: Button (2000), R Schumacher (2000 – 2004), Montoya (2001 – 2004), Gené (2003, 2004), Pizzonia (2004, 2005), Heidfeld (2005), Webber (2005 – 2006), Wurz (2006, 2007), Rosberg (2006 – 2009), Nakajima (2008 – 2009).

Comentários

  • PS: sem contar no fiasco que foi Alonso na McLaren. Não se esperava que ficasse apenas uma temporada lá, daí o Kovalainen ter conseguido seu lugar.

  • A McLaren é muito mais conservadora que esses números fazem parecer. Coulthard e Hakkinen froma parceiros por 6 temporadas, record na F1, se não me engano. No total, Coulthard esteve na McLaren por 9 (1996 a 2004) anos e Hakkinen por outros 9 (1993 a 2001). Wurz and De La Rosa só guiaram porque o Montoya trapalhão primeiro se machucou e depois pediu para sair/foi demitido.

    A Williams também não apresentaria número tão grande se não fosse por contusões e acidentes de seus pilotos.

  • Sim, a Ferrari sempre gostou de contratos de longo termo. Massa, Raikkonen, Schumacher, Irvine, Berger, Alesi… os últimos que ficaram pouco tempo foram Prost e Mansell, dois anos pra cada.