Meus colegas de trabalho

SÃO PAULO | Dois destaques aos caros internautas:

1) A análise do jornalista especializado, que não é promotor e não se deixa levar pelo meio da Stock Car, Felipe Paranhos a respeito da Stock Car em Salvador, que deve ser lida clicando aqui.

2) A reportagem em quatro partes da também especializada e especial Evelyn Guimarães com Paulo de Tarso, agora ex-chefe de equipe, que tem de ser acompanhada clicando aqui.

Comentários

  • Olá, Fábio Seixas!
    Acompanho seu Blog e gostaria de emitir minha opinião sobre o GP da Stock em Salvador.
    Havia publicado este artigo no site que edito (www.carrosecorridas.com.br) e repasso para você.
    Espero contribuir com a discussão em torno do assunto.
    Abraços.

    A STOCK E O NORDESTE
    O Nordeste brasileiro pode ser encarado como um capítulo à parte no cenário automobilístico nacional. Uma região com mais de 52 milhões de habitantes, onde são registrados 309.127 carros novos por ano só possui dois autódromos: um em Caruaru (PE) e outro no Eusébio (CE). Muito pouco para quem pretende entrar no cenário automobilístico nacional.

    No Ceará, o autódromo Virgílio Távora, localizado a 18 km da capital cearense, já recebeu corrida de Fórmula 3, Pick Up Racing e a Fórmula Truck. Este ano a Copa Vicar tinha acerto com o governo do estado para viabilizar uma de suas etapas, mas o negócio mixou e sequer as pick ups, que competiram em 2008 desembarcaram nas terras alencarinas.

    Este ano apenas a Fórmula Truck correu na Região passando pelo Ceará e por Pernambuco. No autódromo cearense a bem vinda categoria deu um banho de loja no autódromo, trocando parte dos alambrados e fazendo outras melhorias. O público respondeu à altura lotando as arquibancadas, um indicativo de que havendo espetáculo há quem vá assistir.

    Para surpresa de muita gente, a Bahia anunciou a realização de uma prova da Stock Car em suas ruas. Uma grande jogada de marketing turístico. A área do Centro Administrativo de Salvador fora a escolhida para se desenhar uma pista de 2.774 metros. As obras absorveram mão-de-obra de duas mil pessoas. Foram colocados 6 mil metros de barreiras de concreto e o asfalto que dava passagem a ônibus e carros de rua foi recapeado para receber os bólidos com seus V8.

    Logo nos primeiros treinos se viu a dificuldade dos pilotos em acelerar entre muros. A saída dos boxes parecia o labirinto onde Perseu derrotou o Minotauro. A terrível “gincane” com pneus dava mostras de um certo amadorismo, lembrando aqueles pavorosos circuitos de aeroporto.

    A corrida foi uma verdadeira procissão. Parecia um engarrafamento, um atrás do outro sem dar chance nenhuma de ultrapassagem. Ao ver na TV após a saída do Safety Car pensei que ainda era volta de apresentação tamanha a falta de mudanças na pista e a manutenção das mesmas distâncias que os pilotos mantinham quando andavam mais lentamente.

    Emoção só para quem trabalhou recolhendo os carros que bateram ou tiveram problemas. A certa altura que pensei haver ultrapassagem quando o Ricardo Sperafico forçou em cima do Marcos Gomes….não passou. A pista não possuía pontos de ultrapassagem, não foi nem culpa dos pilotos.

    Cacá Bueno, que largara em terceiro, saiu vitorioso graças às quebras de Thiago Camilo e Ricardo Maurício. Apesar de ter vencido o piloto não poupou críticas ao traçado durante a coletiva de imprensa e lembrou que existem outras opções para a categoria. “Temos centros de automobilismo fantásticos, alguns muito bem cuidados, outros não. Seria bom retornar a Goiânia, Cascavel, talvez Fortaleza, se for reformado. A gente viu que aqui pouco se passa e muito se bate. É espetacular correr aqui, é uma coisa pitoresca, mas não pode ser costume a gente fazer meia temporada em circuito de rua. A gente tem um autódromo belíssimo no Rio que, reformando, ficaria ótimo, mesmo estando mutilado”, disse Bueno.

    Não é apenas por criticar, mas se a Stock quiser permanecer em Salvador terá de repensar o circuito para tornar minimamente atrativa uma corrida. Quem sabe não seria mais fácil e menos oneroso reformar os autódromos de Caruaru e Eusébio, assim a categoria poderia pensar em fazer três corridas no Nordeste. Com autódromos reformados, ou até mesmo a criação de um novo, a Stock Cart contribuiria também para o surgimento de novos pilotos, novas categorias e novos mercados, já que é isso que interessa.

    Robério Lessa – [email protected]

  • Daniel, acho dá uma olhada no Google Maps ou Earth, na região do circuito, você entenderá que são situações bem diferentes.
    Sobre os dois acima, seria o mesmo que realizar uma corrida no meio de SP, ou seja, não dá pra fazer área de escape, mas… em compensação as corridas quase sempre (se não chove) são umas porcarias. Em Salvador, no final da reta da pseudo-chicane há espaço suficiente para fazer uma bela área de escape e com isso não seria necessário proibir pilotos de ultrapassar. É só isso.

  • Caro Al Unser Jr,

    Mônaco é circuito de rua. Tem área de escape?
    Macau é circuito de rua. Tem área de escape?
    Agora uma perguntinha um pouco mais complicada:

    Como fazer área de escape em circuito de rua? Removendo a calçada? Empurrando prédios e casas um pouquinho mais pra lá?

  • Que a corrida foi ruim, foi! Que dava pra ter melhorado o circuito SIM dava, porque não fizeram… é de se pensar.
    Li em algum lugar que o C. Gancia, disse que era somente colocar as barreiras de concreto sobre o meio-fio e pronto, já estava na regra da FIA e Indy, ao ser perguntado sobre a Axé-Indy 200 moneyred by Povo Burro Brasileiro! Então se era só isso, pq não fizeram na estoque? E aquela entrada de boxes?!?!?!? que que é aquilo, por la puta madre que los pario!!! A saída então… pior que isso somente aquela chincane virtual, usando a desculpa q não dava para fazer area de escape bla bla bla, na minha humilde opinião faltou é vontade de fazer a área de escape.
    E sobre o comentário do “ribeiro”… Cara, vai morder teu pai na bunda pra ver se le gosta! Para de falar bobagem, seu bocó!

  • Sr Flavio Gomes , falar, apontar o dedo, criticar, e facil, uma corrida de rua normalmente nao tem muitas ultrapassagens, isso acontece em todo mundo.
    Agora oq mais me impressiona que apesar de todas as criticas, vcs tem a cara de pau de criticar a Transmissão q so fala de caca, etc.
    A começar por vcs que so falam do caca isso, caca aquilo.
    A galeria de fotos em todas as imagens vc ve um carro da Red Bull do Caca simplesmente absurdo, e a unica marca que vcs divulgam quando falam das equipes e Equipe Red Bull, as outras vai RC, RZ, MA etc. O site deveria chamar Grande Premio Caca, daqui a pouco entra uma coluna dele….
    Esse Flavio viu, coloca ai meu comentario hein Victor!
    Quem critica deve ser criticado tambem….