No banco dos réus

SÃO PAULO | Já era esperado, e se tornou oficial hoje, que a FIA chamasse a Renault para que deponha em seu Conselho Mundial no próximo dia 21 e explique sua versão dos fatos ocorridos em Cingapura 2008.

A FIA tem posse de uma série de documentos e provas, principalmente dados de telemetria, além de depoimentos de funcionários da Renault, de baixo e alto escalão, e dos dois pilotos envolvidos, o protagonista Nelsinho Piquet e o coadjuvante de luxo Fernando Alonso. Há indícios de que houve, sim, uma tentativa de armação para privilégio de um piloto em detrimento de outro na corrida noturna do ano passado.

No pé em que está a situação — e isso é uma informação e não uma análise —, a Renault e Flavio Briatore vão precisar de bons advogados para reverter a punição que será aplicada pela FIA. Nelsinho deve sair ileso da história. E ninguém crê que espirre algo para Alonso.

Comentários

  • Coisa feia né Nelsinho ! O Briatore sempre foi vigarista e os dois titulos do Schummi (94 e 95) foram todos com falcatrua do Briatore e do próprio Schummi. O Rubinho brecar para o Shummi passar na linha de chegada não é atitude anti-desportiva igual à do Nelsinho?
    Tudo isto é uma VERGONHA para o esporte no mundo e, principalmente, por ninguém estar mencionando uma punição severa ao Alonso que foi o principal beneficiado pela falcatrua e é o principal cúmplice pois sabia a hora certa de parar para assumir a liderança mesmo que a hora da parada fosse diferente de todos os outros pilotos. Ele fez parte desta coisa nojenta. Ou se pune todos, ou ninguém. Era uma vez uma categoria que se chamava Formua 1.Que pena.

  • Que tipo de punição está prevista pelo código do automobilismo, banir o time ou suspensão por um tempo determinado??? Punição em forma de multa, exclusão do campeonato, devolução de títulos, trofeus, dinheiro, etc??? Com os pilotos, não seriam suspensos??? Principalmente o Alonso, beneficiado pelo trambique???

  • Piquet não precisa de punição não, pq ele já teve a pior delas: saiu da F1, e tudo indica que ele não vai voltar, pois as outras equipes não querem um piloto tão incompetente, que já rodou inúmeras vezes nas corridas (Cingapura foi só mais uma), o próprio Briatore já estava se querendo livrar do Piquet por causa disso, ele chegou a oferecer o Piquet Jr para a Toro Rosso, na época que ela estava procurando um piloto. Pois ela disse não. Se até a Toro Rosso disse não , quanto mais as outras equipes…

  • Ainda não me convenci do porque “e o Nelsinho deve sair ileso.”? E essa história me lembra o filme ‘Queime depois de ler’, onde tem gente se matando sem ao menos saber o que está acontecendo.

    Vou confiar no Reginaldo, que está bem seguro dessa armação. O fato é que, se não instalaram um treco pro carro do Piquet rodar automaticamente (ou por controle remoto), o Piquet pimpolho acatou as ordens da equipe e decidiu terminar sua carreira ali mesmo (afinal, ele poderia ter se machucado sério).

    Mesmo que ele tenha a tal da delação premiada, quem vai contratar ou torcer por alguém assim.

    Eu sou fã do Piquezinho, gosto de como ele pilota, e torço pelo sucesso dele na F1 mas…. se essa geringonça se confirmar, prefiro que ele nunca mais de as caras pela F1.

  • Acho engraçado certos comentários e colocações… “Alonso sabia”… “Alonso merece ser punido”…

    Uma perguntinha básica: caso essa história mirabolante se confirme, o que os “especialistas” de plantão acham que o espanhol deveria ter feito??? Melhor: o que vocês fariam no lugar dele???

    Já sei: se negaria a correr!!! Ou não?… Peitaria o chefe e mandaria toda a equipe desobedecer a ordem, inclusive o Nelsinho… Também não?… Sentaria com o Briatore, na véspera da corrida, e o faria mudar de idéia dizendo que aquela atitude ia contra os princípios cristãos… Ou melhor: ao descer do podium, na coletiva pós-corrida, contaria toda a armação pra imprensa e seria ovacionado e eternamente reconhecido por toda a sua hombridade, nobreza e lisura de caráter!!!

    Que coisa linda, né???

    Mesmo assim, tenho que reconhecer que ler certas tolices ainda é melhor do que ser cega…

  • E o Nelsinho “ensaiando” a batida na volta de apresentação do GP de Cingapura? O Alonso mimado não vai ser punido por que ele é importante pra categoria, acredito mais em punição pro Nelsinho.

  • ACHO TUDI ISSO PALHAÇADA ASSIM COMO FOI O CASO DA ESPIONAGEM < AONDE EATA APUNIÇÃO DA MCLAREN ? E O HAMILTON TENTANDO ENGANAR OS COMISSARIOS .
    O QUE A RENAULT FEZ , VC PODE ATE NAO ACHAR CORRETO , MAS SO MOSTRA QUE O REGULAMENTO DO SAFETY CAR E RIDICULO , E REGULAMENTOS SAO FEITOS PRA SEREM EXPLORADOS .
    NELSINHO BATEU DE PROPOSITO A MANDO DE BRIATORE ? E AI ? NAO BATEU EM NINGUEM , NAO TIROU NINGUEM DA CORRIDA COMO FEZ SENNA , PROST , SHUMACHER. SO EXPLOROU O REGULAMENTO .
    VC ACHA QUE RUBINHO , BERGUER , PATRESE COULTAHD , ETERNOS SEGUNDOS PILOTOS JUNTO COM RON DENNIS , ROOS BRAUW , ETC NAO FRAIAM O MESMO .
    MANDA A FIA PARAR DE PALHAÇADA E MONTAR UM REGULAMENTO DE CORRIDA DE VERDADE PQ COMO DIZIA O NELSAO CIRCO NOS JA TEMOS NA INDY , f1 DEVE SER COMPETIÇÃO

  • Ou eu sou muito antiético, ou todos estão na base de falta de assunto. Com WTCC, WRC, Superleague, NASCAR, F3 Euro, DTM, Fórmula 2… ou seja, com tanta corrida interessante nesse fds, só se fala desse Renault Gate. Sinceramente, não me interessa nem um pouco se houve ou não armação. A regra de safety-car de 2007 e 2008 permitia isso. A culpa é da regra. Briatore apenas fez uso de uma brecha.
    Sinceramente, vamos falar do farfus, que tem chance de título no WTCC, vamos falar da emocionante disputa do Rally da Austrália do WRC, do Corinthians na pole na Superleague.
    Que saco, brasileiro só gosta de F1. Por isso que meu blog não vai pra frente, rsssss…

  • Agora se ocorreu realmente a armação, o Nelsinho pode até sair legalmente ileso da história, mas duvido que consiga qualquer vaga na F1.

  • Nelsinho falou o seguinte sobre o acidente:

    “Foi um erro meu. Nós tentamos duas estratégias bem diferentes, comigo andando pesado e Fernando bem leve, esperando por um safety-car. Se eu não tivesse batido, teria tido sorte com as outras bandeiras amarelas. Mas estamos sempre andando próximos ao muro, e quando você toca na parede, perde controle e era isso”

    Analisando por aí, eu acho a explicação dele plausível pelo seguinte: A Renault teria que marcar pontos para conseguir manter seu patrocinador, então o que faz o Briatori, tenta uma tática maio que suicida: Bota um piloto carrega do combustível e outro bem leve já que era quase um consenso que uma hora haveria uma bandeira e sendo assim um dos dois estaria com uma boa vantagem.

    O Alonso saiu bem mais leve ( o que teoricamente teria arriscado demais) mas se analisarmos bem, ele teria que parar logo no início, então ele teria bem mais tempo na pista para que corresse uma Bandeira Amarela, ou seja, o que seria loucura, se for bem analisado verá que na verdade era uma aposta pura e simples. largando em 15º ele não teria lá muita coisa a fazer na corrida a não ser apostar tudo, então o que faz ele, coloca pouco combustível, pára antes que os outros e fica na torcida por uma bandeira amarela onde os outros pilotos teriam que entrar nos boxes e aí ele pularia para o pelotão da frente. Acho que eles não esperavam vencer e sim chegar entre os 3 primeiros, a vitória foi um bônus.

  • O silêncio dos envolvidos nos leva a crer que pode sobrar para todo mundo.
    Infelizmente Nelsinho tá no meio, acho que se não fosse sobrar nada para ele, algo já teria saído na imprensa.

  • Vou comentar o mesmo que comentei para o Flávio Gomes e para o Reginaldo Leme… Que tal esperar um pouco e ver se estas tais “acusações” são verdadeiras ou se são apenas um “balão de ensaio” para ver se o Briatore não vai amarelar em alguma negociação junto ao Ecclestone? Nenhum dos dois são santos e o Ecclestone pode facilmente manipular os bastidores para criar uma “investigação rigorosa” sobre algum parafuso torto num banco ou pintura borrada em algum carro…
    Galera, por favor, como brasileiro acostumado a ver falácias políticas aqui em terra brasilis, tenham um pouco mais de cuidado ao “achar” algo. Estamos falando de SUPOSIÇÕES de terceiros e, cá entre nós, estes terceiros não são fidedignos.

    Existe muitos repórteres por aí, inclusive o Flávio Gomes, que praticamente aceitam e confirmam que houve alguma ilegalidade. Como vamos confirmar isso se nem sabemos ao menos o que está sendo investigado exatamente?? Estão sendo noticiados hipóteses como fatos e isso é uma falha horrível da imprensa, em especial a brasileira. EM CASO DE DÚVIDA, PRÓ RÉU.

    Vamos esperar, por favor.
    Eu acredito que isso tudo vai terminar numa bela pizza napolitana e com direito a tubaína no final.

    E nós torcedores, vamos ficar com cara de tacho. E a imprensa brasileira idem.

  • Alonso merece ser punido sim, só p’ra largar a mão de ser aquele filhinho que mora em apartamento mimado e chorão.

    É claro que eu o acho um dos melhores do grid, mas não passa de um mimado e chorão.

  • Olha, até aí, eu também acredito que o nelsinho seja um bom piloto e gostaria de vê-lo num bom carro em 2011…
    Mas “torcer pra ele não ser punido”, Nem F***ndo!!

    Só por que passaram a mão injustamente na cabeça de Alonso, De La Rosa e Hamilton, não signifique que tenhamos que esperar o mesmo pro Piquet só por que ele é Brasileiro (de Araque, por que nasceu na alemanha)…

    Quero ver a punição dos envolvidos, seja de que nacionalidade forem… e infelizmente, o nelsinho já está envolvido demais pra ser considerado vítima…

  • A teoria do IAKirk é totalmente plausível, entretanto (por ser fão dos Piquet) confessou que tô preocupado, pois se der m… apesar da “jurisprudência” favorável aos pilotos, a briga é de cachorro gde e o desenrolar dos acontecimentos pode queimar o Nelsinho (haja visto o que anda falando o Bernie !!!).

    Vamos torcer pra que tudo acabe bem pro Piquet !!!
    Abraço a todos
    JCS

  • Gostaria de dizer tambem qua sou muito fa do Nelsinho, acompanhei algumas das corridas dele na F3 inglesa e o garoto sabe pilotar. Quem fala que so’ ganhava por causa do carro/equipe que o Nelsao montava tem e’ dispeito e nunca esteve numa pista de corridas, nao sabe o que e’ controlar um carro de competicao.

    Fico triste claro de ve-lo envolvido numa estoria dessas mas aguardo o julgamento, quando tudo vai ser explicado e os pilantras da Renault vao pagar, porque nao consigo ver (por examplo) porque ele concordaria participar de algo assim se nao tivesse sido seriamente coagido/ameacado.

    Torco pra que ele de a volta por cima em breve, tire licoes, cresca e faca esquecer esse episodio do seu curriculo – se Alonso, De La Rosa e Hamilton recentemente mereceram uma segunda chance nao tem porque ele nao merecer.

  • Apesar de eu ainda achar cedo para qualquer tipo de conclusão sobre toda esta história, infelizmente na coluna de hoje o Reginaldo Leme afirma que a carreira do Nelsinho fica comprometida, uma pena pq eu torço muito e acredito no talento desse menino.

  • Nelsinho sairia ileso do crash-gate porque delatou (imunidade) da mesma forma que Alonso e DelaRosa sairam no caso de espionagem da McLaren (spy-gate), e Hamilton na mentira de Melbourne (lie-gate).

    Bye bye Briatore – ja vai tarde!

    VM responde: Uma linha de raciocínio interessante.