MENU

10 de setembro de 2009 - 12:29F1

O depoimento de Nelsinho à FIA

SÃO PAULO | O site F1SA divulgou o depoimento que Nelsinho Piquet deu à FIA, em que confessa ter causado intencionalmente o acidente na volta 14 do GP de Cingapura. Aqui está a carta, dividida em três  imagens para melhor visualização:

E vai um Parlatório embutido: os caros internautas se sujeitariam a isso — não estando na pele dele, digo, mas a fazer algo sob pressão para garantir o seu em detrimento de algo ou alguém? 

29 comentários

  1. dalton disse:

    vai t. no c. essses filha da p. , queremos ver corrida e nao marme , chega de fala desses porras , eles ja eram , vamos pra frente , nao podemos dar credito a bandidos , ok

  2. PAULO disse:

    e quantas vezes o rubilnho teve que deixar o schumi passar, por ordem da equipe. afinal não é a equipe que esta em jogo, então o briatore fez a estrategia e o nelsinho teve que acatar a ordem do chefão. naquele dia funcionou a estrategia agora não podemos sacrii]ficar o nelsinho sozinho.

  3. Nilton Silva disse:

    Por 1 milhao e meio de dolares do primeiro ano, e outro 1 milhao neste ano… por que nao??? por esse valor arrumaria um acidente por corrida. rrrsssss….

  4. Mauricio disse:

    Primeira frase sobre Nelson Piquet (pai) na página oficial da F1:
    “He was never a dominant driver but a crafty expert in winning by stealth, according to his detractors.”
    Para os que ainda duvidavam disso, há alguma dúvida agora?
    Alguém acha que Nelsinho aceitaria uma atitude tão drástica como bater propositalmente sem consultar o Nelsão?

  5. JC Simonassi disse:

    Repeteco doque escrevi no blog do Gomes !!!

    No calor dos acontecimentos tem muita gente “chutando cachorro machucado !!!” O Nelsinho errou em aceitar participar da farsa … mas atitudes andesportivas em benefício próprio fazem INFELIZMENTE parte da história da F1.

    Só pra citar alguns casos CLÁSSICOS:

    O Airton Senna bateu deliberadamente no Prost pra ganhar um campeonato …. aí pode ???

    O Schumi bateu deliberadamente no Hill e no Velleneuve pra ganhar um e tentar ganhar outro campeonato … aí pode ???

    O Barichello parou o carro a poucos metros da linha pra deixar seu companheiro chegar em primeiro … aí pode ???

    O Shumi estacionou o carro no meio da pista em Monaco pra para um treino pra garantir a pole … aí pode ???

    O Alonso chantageou e entregou a MacLaren no caso da espionagem em 2007 e saiu limpinho … aí pode ???

    O Hamilton disse que não sabia de nada da espionagem mas sua equipe inteira sabia … aí pode ???

    O Hamilton mentiu aos fiscais de prova na Australia pra se dar bem sobre o Trulli … aí pode ???

    Repito que na minha opinião o Nelsinho errou !!!! Mas não é o primeiro e nem será o último !!! Além do mais essa história toda ainda vai dar pano pra manga !!!

    JCS

  6. walter disse:

    Muito me admira o Piquet pai não ter imaginado que a divulgação desta história, independente do que vai acontecer, acabaria com a carreira do filho. Se ele pensa que vai poder montar uma equipe própria, receio q nenhuma grande marca vai querer ver seu nome associado ao nome Piquet. A fama do Pai vai ficar manchada pela sua cumplicidade nesta atitude baixal de falar agora, só por vingança. Falta de carater genético e exposto ao mundo de uma forma vergonhosa.

  7. Rodrigo disse:

    EDIS PJ você esqueceu de falar que o Schumy bateu o carro de proposito em Monaco para ninguém mais fazer volta mais rapida!

    O melhor post foi do Osmar Cassão:

    Todo ser humano está sujeito a pressões.. uns cedem com mais facilidade, outros administram melhor as consequências.
    Nelsinho escolheu o atalho. Muitos pilotos também escolheram seus atalhos.
    O perverso, o sádico é aquele que coloca uma pessoa nessa situação. Este é quem, na relação tem o poder de interferir na vida do outro.
    Nelsinho tem sua culpa, mas em um nível completamente diferente do Briatore.

  8. EduardoRS disse:

    No momento em que ele aceitou fazer isso, ele se rebaixou ao nível do Briatore. Se ele tivesse um pingo de dignidade, teria aceitado que sua temporada havia sido pífia, e largado a Renault. Com os contatos do seu pai, provavelmente teria conseguido um lugar pra correr no ano seguinte, ou então esperado a nova oferta de equipes emergentes pra 2010. Mas depois disso, ele não pilota mais nem carrinho de rolimã. Se queimou total.

  9. MIguel disse:

    Não entregaria uma corrida na Austria de mão beijada!!! e tb não bateria de propósito nunca!!!!!

  10. ELVIBRUNO disse:

    Interessante como somos levados a fazer o papel de politicamente corretos. Duvido que algum de vcs naquele dia, sob toda a pressão exercido sobre o Nelsinho pelo canalha do Briatorire, teria essa calma toda de afirmar que nao se submeteria a essa armação toda. Claro que faríamos, todos fazem ou já fizeram. Ronnie Peterson sofreu horrores nas mãos do Collin Chapman em 1978 aceitando ser o escudeiro do lento Mário Andretti e em certos momentos empurrando o Mário para nao ser ultrapassado por alguém, como foi o caso do GP da holanda , em zandvoort, quando teve que jogar o carro pra cima do John watson (2 vezes) e do própirio Niki lauda para evitar que chegassem aos calcanhares do Mário, a mando do Chapman, caso contrário…
    Esse e muitos outros episódios na F1 são corriqueiros, justamente pela pressão exercida aos pilotos, onde em curto espaço de tempo , tem que tomar decisões que nem sempre são as mais corretas. Agora, aceitou o jogo, tornou-se um deles e bico calado.Canalhas, todos eles são.

  11. EdisPJ disse:

    Sem querer tocar fogo na conversa, duas coisas:
    1) o que o filho/sobrinho/afilhado/irmão faz não atinge seu pai/tio/padrinho/irmão… porque tem gente colocar a culpa no Piquet-pai, sobre uma coisa que ele sequer teve participação? Estão querendo ressucitar aquela ridicula rivalidade?
    2) sendo ou não culpado o NAP – o que ele fez não tem desculpa – porque meio mundo o repudia tanto, em discurso pseudo-moralista? Senão, vejamos:
    Prost bateu em Senna, na entra de uma chicane, a 80 km/h e foi campeão;
    Senna bateu em Prost, a 300km/h, na entrada da curva, e foi campeão;
    Schumacher atropelou Hill, a 80 km/h, na chicane, e foi campeão;
    Scumacher atropelou Villeneuve, a 300km/h e foi desclassificado, perdendo uma disputa de titulo;
    Barrichello parou o carro na linha de chegada e entregou a corrida para Schumacher;
    Hamilton mentiu, foi pilhado, continuou mentindo e ficou por isso mesmo…
    Ué, não é o caso de banimento do esporte, para todo o sempre?
    Esse moralismo todo é porcausa do sobrenome, ou agora todo mundo resolveu se enojar com as falcatruas que sempre existiram na F-1?

  12. Gilberto disse:

    Peraí. A carta é assinada em 30 de Julho. Ele anunciou que havia sido demitido no só dia 3 de agosto! E antes mesmo da Renault fazer isso. Esquisito isso, como tudo nessa história…

  13. foca disse:

    Do Barrica deixando Schumaker passar várias vezes, do Eddie Jordan gritando no rádio pro Ralf não passar o Damon Hill, do Jackie Ickxs dando a bandeirada em Monaco antes da hora impedindo a vitória do pequeno Ayrton, esses ninguém acha que deveriam ser banidosI
    Todos os blogs sobre automobilismo estão caceteando o pequeno Piquet.
    Bom, jornalistas e seus 2 pesos e suas 2 medidas de sempre…

  14. Telles - SSA/Ba disse:

    Não passo falar que não faria pq não estava na pele dele!!! Mas coisa muito pior o Dick Vigarista fez ( bater o carro para ser Campeão…) e ninguem o crucificou!!!!

    O que vai definir a volta dele ou não p/ a F1 é quanto de $$$$$ ele tem a oferecer.

  15. everaldo disse:

    Caro Victor
    Em relação a este parágrafo “O Grande Prêmio também confirma a informação de que Alonso não tinha conhecimento da trama que lhe beneficiou na corrida em Cingapura.”, não entendo como vcs podem ter tanta certeza disso. Acho bem precipitado esta informação.

  16. Osmar Cassão disse:

    Todo ser humano está sujeito a pressões.. uns cedem com mais facilidade, outros administram melhor as consequências.
    Nelsinho escolheu o atalho. Muitos pilotos também escolheram seus atalhos.
    O perverso, o sádico é aquele que coloca uma pessoa nessa situação. Este é quem, na relação tem o poder de interferir na vida do outro.
    Nelsinho tem sua culpa, mas em um nível completamente diferente do Briatore.

  17. Aliandro Miranda disse:

    Não faria, mas aquela noite em Cingapura deve ter sido muito intensa para Nelsinho. Ele encontraria um problema de uma forma ou de outra, só que o caminho que escolhido foi o mais escuso.

  18. Pedro Migão disse:

    E o Rubinho já abriu a boca… tá falando de corda em casa de enforcado.

  19. João Ferreira disse:

    Tudo gira em torno do dinheiro, se o Nelsinho fez, foi pq se vendeu….agora vêm a público pagando de bom moço, não me convenceu, só pq foi mandado embora confessou a batida….a cada dia que passa estou pegando mais nojo da F-1….

  20. DIVINO CESAR MARINARI disse:

    Bater deliberadamente e concordar com a maracutaria proposta pelo “CARCAMANO” do Briatore foi um grande erro.Mas denunciar o caso foi louvável e correto.Com esta denuncia o Nelsinho estará evitando que outros pilotos futuramente passem pelo que ele passou.Sem contar no passado o que o “CARCAMANO” dever ter feito com outros pilotos.Apoio o Nelsinho e torço para que ele volte em 2009 para queimar a lingua de muita gente.

  21. JC Simonassi disse:

    Respodendo ao parlatório.
    Acho que ele errou … eu não faria o que ele fez !!!

    Entretanto longe de concordar com o que foi feito … da mesma forma penso que todos erramos e temos direito de errar !!!

    Tal fato mostra bem o INFERNO que o moleque estava vivendo. Imagem vcs o que ele estava passando, a pressão que vinha sofrendo pre chegar a esse ponto !!! É claro que o fator pressão explica mas não justifica tal atitude!!!

    Mas daqui de fora é muito fácil julgar !!!

    Acredito que tudo isso surpreendeu a muitas pessoas inclusive ligadas a ele (ex. Roberto Moreno que falou sobre o caso neste blog).

    Por ser fã do Nelsão e intusiasta do talento do Nelsinho confesso estar decepcinado e triste pois infelizmente acredito que ele se queimou com esse hist’oria toda.
    Abraços a todos
    JCS

  22. Tiago S. disse:

    É dificil. Fácil falar que não faria. Mas certas situações só estando na pele pra passar, afinal imagino ele logo na mão do terror psicológico do Briatore. A carreira inteira, tudo o que o pai fez para ele estar ali naquele momento, derrepente ele ter que decidir tudo isso em uma salinha no meio de dois animais, fica complicado. Eu acho que nunca me sujeitaria a fazer esse tipo de coisa, é do meu carater sei lá. Mas apontar o dedo pro Nelsinho não é tão fácil assim, parece muito obvio pela história toda que ele não devia fazer. Mas acho que naquela hora fica dificil. O Rubinho também se sujeitou a algo menos grave, deixa o Schumi passar, mas teve que fazer isso sozinho no carro na conversa direto com o rádio. Todo mundo falar hj que ele foi um banana é ridículo, mas na hora acho que só estando na pele pra saber.

    Alias, gostaria de não ler nenhum tipo de comentário do Rubinho sobre o assunto, porque ele já fez as cagadas dele pelo contrato com a equipe. E errou também, claro que em escala diferente, mas errou. é bom que fique quietinho, porque se falar merda seria interessante a imprensa refrescar esses assuntos na memória dele.

  23. Caio disse:

    Faltou um pedaço do parágrafo 8 (página 2) da declaração, que reproduzo abaixo (trecho retirado também do F1SA):

    Logo após “I hoped” vem a seguir: “that it could improve my position within the team at this critical time in the race season. At no point I was told by anyone that by agreeing to cause an incident, I would be guaranteed a renewal of my contract or any other advantage. However, in the context, I thought that it would be helpful in achieving this goal. I therefore agreed to cause the incident”

    Em tempo, artimanhas desse tipo visando salvar toda uma temporada ruim é uma falha moral das mais graves. Com esse trecho, para mim fica claro que o “exercício mental” feito pelo Nelsinho para chegar à conclusão de que valeria a pena ser cumplice dessa manobra é a tradução automobilística da Lei de Gerson.

    Isso é nojento.

  24. fernando disse:

    Certamente o que fez é errado, imoral, etc. Pensando friamente, ninguém faria uma imbecilidade destas. Estando lá, no lugar dele… Vários já fizeram as maiores safadezas, e nós só soubemos de algumas. A começar pelos ídolos Shumacher (principalmente), Senna, Prost, etc. É errado denunciar agora? Para mim, ao menos expõe alguns dos nojentos que comandam a F1, e isto que estamos vendo sempre aconteceu e continuará acontecendo, por mais que nós, os ingênuos, fiquemos esperneando e xingando o Nelsinho. Negócios de milhões envolvidos, sempre dá coceira nos sem caráter, na F1, no tênis, no futebol… Esporte é para o espectador romântico, para os esportistas, é dinheiro, doping, apostas, etc.

  25. Pedro Migão disse:

    Caro Victor, escrevi mais cedo em meu blog pessoal que é muito difícil julgar uma postura como a de Nelsinho, ainda mais sob pressão intensa.

    Lamento, como fã dele, o final de carreira; por outro lado, não sei se ele teve a melhor postura.

    Mas que vai ser legal o Briatore ter encerrada a sua carreira de picaretagens, vai.

  26. JULIO DIAZ disse:

    Nelsinho vai voltar a correr e muito possivelmente vai ser campeão mundial, é coisa de DNA. Coisa que não se pode dizer do tal de senna pois ele é fraco e não vai ter titio galvão pra puxar o saco e enganar o Brasil como aconteceu com o tio. O Piquet fez o correto nas duas vezes, ao bater pra ajudar a equipe e ao delatar pra se vingar.

  27. Adriano disse:

    Na boa, é errado agora pq ele está demitido como foi errado na época da corrida de Cingapura!!! só porque está sem carro para correr passou a ser algo errado!!! E não adianta dizer que estava fragilizado, pois:1º – o que é errado assim o é estando ou não fragilizado e 2º – não é de hoje que ele é um piloto de alto nível, tendo sido campeão em outras categorias…mesmo que tenha sido por equipes com grande participação do seu pai…disputar títulos sempre gera pressão!!! Se não tem estômago para isso, ele está agora no lugar certo: em casa curtindo a vida!!! E que não volte mais para a F1!!!

  28. Rodrigo Dias disse:

    Eu não faria de jeito algum. Fazer uma merda dessas por causa de um emprego que nunca foi garantido e estável é burrice, e das grandes.

    Pior que não me admira o Nelsão ter aceitado isso. Lembro ter ouvido ele falar, no episódio do Barrichello na Áustria, em 2002, que se não quisesse ter feito, que pedisse demissão. Rubens fez, mas fodeu a Ferrari – até certo ponto. Nelsinho fez e se fodeu sozinho.

  29. Celso disse:

    Como se alguem tivesse carater nesta familia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>