A 14ª equipe e a Renault

SÃO PAULO | Então a FIA pega todo mundo de surpresa e anuncia que um grupo malaio vai fazer a Lotus ressurgir na F1 a partir de 2010, sendo, então, a 13ª equipe do Mundial.

A BMW Sauber, provavelmente pré-avisada ou também pega de surpresa, logo avisa que uma empresa suíça, uma tal Qadbak, a comprou de forma “impressionante”, o que quer dizer que vai injetar dinheiro até Mario Theissen fazer bico. 

Aí a FIA diz que vai consultar todas as outras equipes para uma alteração nas regras, para uma possível entrada de uma 14ª equipe. Sei.

A revelação destas equipes é possivelmente um capítulo que deve se atrelar ao julgamento da Renault. Semanas atrás, já se falava que a FIA estava para revelar a entrada de dois novos times, e essa coisa de ter ficado impressionada, boquiaberta e esbugalhada é uma forma sutil de dizer que não vai deixar pra trás uma equipe que está montada, com duas sedes prontas para funcionar, e que só precisa de alguém com bala para seguir sua vida.

A 14ª equipe, no fundo, representa a possibilidade real de uma exclusão da Renault, que preferiu se unir a Flavio Briatore em todo esse processo de armação da prova em Cingapura, e deve ir junto para o paredão de fuzilamento, no banco traseiro de um Logan, cantando aquela musiquinha até que bonitinha do comercial, com o sovaco na orelha e tal. A FIA, partindo do princípio que houve a armação, daria a corda para a F1 se enforcar caso morda e assopre sem punir Briatore/Renault — considerando a delação premiada a Pat Symonds.  

A história deve ter fim nos próximos dias. O capítulo principal acontece segunda que vem, com a audiência do Conselho Mundial. O final todo mundo vai saber antes. A Maya, o Raj e o Opash da F1 já têm destinos escritos.

Comentários

  • Com a saída da Renault da F1, sobra somente 4 motores: Mercedes, Ferrari, Cosworth e Toyota. E daqui a pouco sai a Toyota, depois a Mercedes e depois a Ferrari, e todas as equipes da F1 será como MAX sonha, com um unico Fornocedor de Motor, ou seja a Cosworth.

  • O diretor de marketing da FIA mereceria um fictício “Prêmio Nobel do Marketing” neste ano de 2009.
    Tem conseguido manter a F1 em todas as manchetes do universo nos períodos entre corridas.
    E sempre com temas diversos.

  • Max no volante Bernie ao lado. Atras Symonds de um lado Nelsinho do outro e o Briatore no meio sendo levado no Logan para sede da FIA. Hihihihihi dia 21 acho que o placar vai ser
    Nelsão 1 X 0 Briatore

  • Victor, vc mesmo já escreveu antes sobre a possível saída da Renault. Então acho que é uma conta simples. sai a Renault, a F1 expurga e usa o Briatore como bucha de canhão pra “limpar” um pouco sua imagem, a FIA sai como entidade integra e justa e o Nelsinho vai ter que esperar a poeira baixar pra tentar uma vaguinha.

    O Briatore já era visto com um problema para a FIA e depois dessa história o Bernie (que segundo a imprensa já estava afastado do Briatore) tbém vai aproveitar pra se livrar dele de vez. O italiano deve saber de um monte de podres de muita gente, mas não vai poder usar o que sabe contra ninguém porque está totalmente desacreditado.
    A hora é essa pra todos se livrarem dos problemas.

    Abraço
    JCS

  • FodaaaaA. Ótimas colocações com hUmOr. Agora, Piquet montar outra equipe pro pézinho de chinelo dele… + uma IMPOSSÍVEL ! Vai ter que rebolar muito no colo do Bernie. kkk Piquet Jr sempre foi uma fraude. Caiu fora tarde.

  • http://www.oconsumidoremdebate.blogspot.com

    Já falavam que a Renault iria sair e que o Briatore ficaria com o espólio, mas depois dessas novas viradas fica a dúvida se ele realmente vai poder assumir o que sobrar.
    Não seria menos coerente chutar que o Piquet ficasse com a equipe…hehehe, sei lá, indenização, alguma coisa assim, unindo uma bela grana de patrocinadores…bom, isso sim seria teoria da conspiração, mas só o tempo dirá.

  • Victor, a Renault “confirma” querer sair da F1 ao se juntar a Briatore neste caso. Como disse anteriormente em um comentário aqui, a montadora francesa já está de “saco cheio” da F1. Fabricar Logans deve ser mais tranquilo…

    Abraço!!