A derrota e a vitória (?)

SÃO PAULO | Flavio Briatore e Pat Symonds picaram a mula, segundo o comunicado da Renault. Ou tiveram a mula picada, e para não deixar explícito ou denotar que a montadora não os apoiava mais, jogaram que eles saíram por livre e espontânea pressão.

A cinco dias do julgamento do Conselho Mundial, a queda dos dois principais nomes da equipe francesa é significativa. Primeiro, claro, dá a vitória à gana vingativa da família Piquet — não há ato de nobreza algum na delação porque a intenção passa evidentemente bem longe do arrependimento — em tocar o terror após a demissão — e oficialmente foi considerada quebra mútua de acordo — de Nelsinho. Depois, esvazia um pouco a natureza e o alcance do julgamento do Conselho Mundial — esperava-se que Briatore e Symonds saíssem na condição de criminosos condenados, na representação da iminência de uma prisão perpétua. Por fim, levanta a lebre para um acordo para que a Renault seja poupada do caso.

SymondsBriatore

A derrocada da dupla maquiavélica também representa a pré-culpa nos processos que pretendiam mover contra os Piquet, de extorsão e estelionato e tralalá. No fim, a audiência do Conselho na próxima segunda só vai determinar se ambos estão banidos da F1 para todo e sempre e o que vai restar à Renault de culpa. A se julgar pelos encontros de Bernie Ecclestone no motorhome da montadora no fim de semana em Monza e a preocupação latente em não perder um grande nome — Renault banca a GP2 e a World Series —, é bem provável que só deem um puxão de orelha e apontem o dedo em riste para depois acarinhar.

Sede de vendetta garantida, a questão que fica para Nelsinho é descobrir o que tem no bolso. Impossível que ele e seu pai tenham aberto a boca para fofocarem a podridão do esquema do GP de Cingapura simplesmente por birra pessoal, altamente periculosa para dano de sua imagem. Tem quem ache que Nelsinho pode voltar, que se tratou de um plano para derrubar Briatore, o que eu consideraria impossível e maluco.

Se bem que é a F1, sacumé…

Comentários

  • Acredito que o Nelsinho vá voltar sim, o Nelsao nao ia colocar o nome dele em vao, apenas para ferrar o Briatore, eu acho que foi uma maneira de mostrar que o NELSINHO errou, porem, com a mando do todo poderoso, ja que o mesmo era o seu manager e tudo mais…mostrou que o cara é mesmo pilantrao. E apenas assim poderia ser feito, apos aceitar cometer o erro. Acho que ele corre numa equipe nova no ano que vem, sem problemas.

  • kkk, o link patrocinado do google que está abaixo da matéria é :
    Advogado Criminalista em São Paulo Delegacia e Forum.

    Manda o Briattore clica!

  • Sinceramente, eu gostaria muito de ler a matéria, mas, tem uma propaganda da Olimpikus que não deixa, fica na frente e me impede de ler.

  • PARA TUDO!!Vcs estão esquecendo QUE uma das principais prejudicadas com esse escandalo é a própria Renault, que teve sua imagem e credibilidade arranhanda e perderá uns bons milhoes!Eu mesmo nao compro carro renault numca mais!E quem teria interesse em prejudicar uma montadora, lógico as concorrentes, ou seja as outras montadoras e até equipes!Assim é previsivel que além do Mosley ter garantido imunidade ao nelsinho, alguma equipe ou montadora já tenha assinado com o NELSINHO, incentivando-o a fazer a denuncia!Quem sabe ele não ocupa o lugar do kovalain na Mercedez!!Façam suas apostas!

  • Em longo telefonema, meu genro ( frances e vp da Renault ) me conta o seguinte:
    -Piquet pai denunciou os fatos de Singapura ao Max Mosley alguns dias após a corrida, mas pediu que se esperasse a confirmaçao da vaga do Nelsinho antes de se fazer alguma coisa ;
    – Em funçao da crise FIA x FOTA, Mosley resolveu guardar o assunto para ver a melhor maneira de usa-lo na soluçao da crise.
    – Houve uma proposta de acordo onde o Briatore apoiava o Max Mosley em sua sucessão e no fim da crise FIA FOTA e o caso Singapura ficava “enterrado” pois os dados da telemetria e das comunicaçoes não era conclusivo.
    – Estava implicito neste acordo que deixariam o Piquet Jr fazer a temporada de 2009 inteira , independente da performance;
    – O Briatore rompeu o acordo após uma discussão tecnica com o Nelsinho;
    – Piquet Sr então ameaçou a FIA de acusa-la de conivente com o Briatore.
    – PAra resolver o assunto Nelsinho fez novo depoimento à FIA;
    – Segundo essa conversa a Renault já decidiu sair da F1, mas procura uma saída honrosa.
    – O resultado da reuniao do dia 21 pode parecer uma coisa e ser outra completamente diferente.

  • prost, senna e shumi nessa ordem, tiraram seus concorrentes das pistas jogando seus bólidos pra cima de senna, prost e hill, nessa ordem e se tornaram campeões e foram festejados por um bando de puxa-sacos que existem aos montes, né seu galvão bueno eheheheheheheh

  • sempre achei muito estranho a presença do pai de lewis hamilton nos bastidores de uma corrida, agora ele deve servir de exemplo para outros pais que mandam seus filhos, cada vez mais jovens, para um ambiente onde rola muita grana. duvido que se nelsão estivesse por perto isso teria acontecido com seu filho, que é a maior vítima desse capítulo sombrio de um esporte que piorou muito depois que pilotos começaram a ganhar títulos tirando seus adversários da pista e ninguém fez nada, uma batidinha no muro pra ganhar uma corrida é fichinha

  • Senhores, com 35 anos acompanhando F1, nada disso pareceu estranho! É lógico que não é bonito. Mas, estou contente com o desenrolar, pois acredito que nesse exato momento todos estão procurando dar o “pulo do gato” sempre foi assim! E sempre será! São negócios. E Viva Piquet!

  • Caro VM, não devemos nos esquecer que a vendetta dos Piquet não atingiu apenas Briatore e Symonds, observem que mais uma vez o Alonso aparece como ator (coadvante ou não) em escandalos envolvendo a F1 nos últimos tempos (a primeira ao supostamente entregar a espionagem da Mclaren sobre a Ferrari e agora ao alegar desconhecimento do caso Cingapura apesar de ser o principal beneficiado de tal situação).
    Prova disto é o fato de o Santander ter fechado com a Ferrari e não haver conseguido colocar o “Príncipe das Astúrias” no cockpit da escuderia italiana conforme muitos jornais (principalmente os espanhóis) sempre deram como certo. Não me parece, portanto, haver dúvidas de que a Ferrari e todas as outras escuderias tinham conhecimento ou pelo menos desconfiança sobre a situação e os protagonistas envolvidos no caso Cingapura, incluindo-se aí o Alonso, que devido às repercursões do caso Cingapura pôde ter dado “Adeus” as suas pequenas esperanças de correr pela Ferrari mesmo que seu patrocinador pagasse a multa rescisória de Raikkonen.

  • Hurricane Carter : vc é como disse o Nelsinho do Briatore : não entende porra nenhuma. Vc já viu o grid da F3 inglesa e da GP2 onde foi campeão e vice ?
    Qual é o demérito em montar uma boa equipe ? Senna já dizia : “Quem pode mais, chora menos”, e o Sr.Milton botou foi grana preta. Larga de ser puxa-saco do Flávio Gomes, que quer ver o Nelsinho enterrado.
    Quem sabe mesmo das coisas é o greyhound que há meses atrás falou q o Rubinho ia ser campeão e que a Renault ainda ia implorar por Nelsinho guiar para eles.

  • Continuo não concordando em se CRUXIFICAR o Nelsinho.
    Será que vc lê todos os comentários como muitos de nós fazemos. Se não lê é um mal educado. Afinal o Blog é seu e vc incentiva os comentários. Digo isto porque em comentário anterior sobre a ética, em que vc também “agredia” o Piquet Jr e defendia o Barrichello, deixei claro que a vida é feita de escolhas. Que a escolha do Nelsinho, bater ou bater, teria implicações imediatas, pois jornalista quer é ver o circo pegar fogo. Ao não concordar em bater, obrigatoriamente não iria correr mais também. Ao não alinhar para o grid, vcs iriam logo correr pra asaber o que aconteceu. Ai ele teria duas escolhas, contar e nas palavras do Ecclestone ficar sem vaga na F1 ou não contar e também ficar fora, pois quem contrataria um piloto que abandona o barco na hora da corrida?
    Tal qual Barrichello, não teve escolha a não ser cumprir. Aliás como já disse anteriormene, não existe MEIO CANALHA, nemMEIO ANTIDESPORTIVO! Ambos faltaram com a ética. Se crime fosse seriam condenados, um com pena mais branda, outro mais severa.
    O Rubinho parece que caiu na real e já se desculpou com o Nelsinho. Falta você agora. Apesar do que disse o Moreno, vc continua insistindo no Nelsinho. Acho que ele ainda pode virar herói, se os regulamentos da FIA se tornarem mais rígidos e punitivos de verdade. Vc é como o Lula, atacou o Collor, disse que não confiscaria a poupança…. passados estes anos não confiscou realmente, mas taxou! Usando até o mesmo argumento, que só 1% seria atingido. Alguém aí comentou que os jornalistas e TVs brasileiras condenaram o Nelsinho de cara. As estrangeiras culpam mais Briatore e Symonds, pois sabem que manda quem pode, obedece quem tem juízo! A imprensa brasileira tratou de isentar o Alonso! Inclusive vc, Luiz. Pois me conte que piloto não confere e discute sua estratégia com a equipe. Quem aceitaria sair do fundão com gas pra 14 voltas e estratégia de 3 paradas? Pelo visto só o Alonso e vc se fosse piloto! Queira desculpar se pareço ofensivo, mas não é pessoal, é contra uma cultura tupiniquim de que tudo que é nosso não presta.
    Alex, Moreno, Ingo, Pereira Bueno, Moco, Wilsão, Barrichello (reconquistou meu respeito ao se retratar) e porque não Nelsinho…. podem não terem sido campeões, ma che piloti, che genti!
    Abraço,
    Lage

  • Esqueci mais uma daquele ano, ele mandou tirar o filtro do bocal de combustível para ganhar alguns segundos de PitStop em relação aos outros carros…..
    Vai ser sujo assim lá na PQP…

    Complemento desta:
    “…A maior culpada é a própria Renault que contratou como diretor, um sujeito sujo, que mandou a equipe Benetton, em 1994 colocar um controle de tração disfarçado no software da central de controle, mandou colocar um assoalho com espessura inferior à minima, mandando seu piloto Schumacher passam em cima da água no final da corrida para a madeira inchar, mandou o mesmo MS passar Daemon Hill na Australia nem que fosse na marra, e ele assim o fez, ganhando um campeonato na sujeira e tal. Com todo esse passado negro, se a Renault contrata um bandido, não deve reclamar do que ele fez dentro de casa….”

  • A maior culpada é a própria Renault que contratou como diretor, um sujeito sujo, que mandou a equipe Benetton, em 1994 colocar um controle de tração disfarçado no software da central de controle, mandou colocar um assoalho com espessura inferior à minima, mandando seu piloto Schumacher passam em cima da água no final da corrida para a madeira inchar, mandou o mesmo MS passar Daemon Hill na Australia nem que fosse na marra, e ele assim o fez, ganhando um campeonato na sujeira e tal. Com todo esse passado negro, se a Renault contrata um bandido, não deve reclamar do que ele fez dentro de casa.

  • Acho que os franceses não gostam tanto de pizza assim.
    A Renault vai ser punida com multa, afinal os gangsters eram seus funcionários. Já o Jr. tem vaga em 2010 vão ser na teoria 28 carros e o Nelsão não ia dar a cabeça do Briatore(sócio do Bernie) ao Max de graça. Chicotinho antes de sair da FIA vai fazer uma faxina geral. O que não dá pra entender é como ele e o Bernie apoiam o Jean Todd.

  • E mais uma vez, como no caso da espionagem, o Sr. Fernando Alonso posa de “santo” neste imbróglio armado pelo seu manager, Briatore, de que não sabia de nada… está na hora da FIA colocar os óculos para ver melhor o caráter do Alonso

  • Impossivel nada FG!
    Dps de mandar o Moreno embora antes de terminar a temporada pra colocar o Schumacher e fazer o Nelsão sair pq o Briatore ia fazer o Schumacher 1º piloto,o Nelsão ficou com o escroque entalado na garganta….
    O feio nessa história foi o Nelsão usar o filho pra uma vendetta pessoal,embora,como eu já escrevi,pro Nelsinho não muda nada,pois ele estava cumprindo ordens.Além disso,os Piquet não iam ser loucos em delatar o caso de graça ou com ameaça de q a carreira de Nelsinho seria enterrada.
    Aposto até q o Nelsão falou ao Nelsinho pra andar mal só pra irritar o já curtissimo pavio do Briatore e assim provocar essa merda toda pra poder banir o italiano escroto da F1.
    O mais incrivel é q o Nelsão já vinha arquitetando isso há anos!
    Não quero te-lo como inimigo,hehe!
    De certa forma,o Briatore bem q merece!
    O Symonds afundou por tabela,afinal de contas,o ventilador espalha para todos os lados…

  • NELSON E NELSON. PARABENS PIQUETS PELA PELA VINGANÇA, QUE TAVA ENTALADA DESDE QUE O FIO DE RAPARIGA DO BRIATORE BOTOU O MORENO PRA FORA, E NAÕ RENOVOU COM O PIQUET EM 1993, E AINDA ADULTEROU A BENETOM QUE O POBRE DO SENNA MORREU CORRENDO ATRAS DELA

  • Disse no Gomes, repito aqui:

    Ta ta ta….
    Aguém aqui realmente acredita na F1? paremos e pensemos…..
    Se todos chamam de “circo da F1″ então é fácil de concluir que todos dentro dela são uns palhaços e sem excessão (é assim que se escreve?)… e digo isso pois esse tipo de “escandalo” já vem acontecendo desde a época das flechas de prata e Hittler, ora, ora…. estão fezendo todo esse barulho porque?
    Gosto muito de F1 e qualquer corrida que seja até tico-tico, mas assisto p/ ver as máquinas e não os palhaços… isso que está acontecendo é só a pontinha de um enorme iceberg, amanhã nem se lembrarão deste episódio, ou vocês são capazes de lembrar de todos os “escandalos” da F1? e aposto o que quiserem que no futuro, a não ser que um deles não queiram, que os 3 principais personagens voltaram a F1…. e digo mais, Nelsinho já está certo p/ o ano que vem e a carreira dele não acabou merda nenhuma! Qaunto ao Nelsão? Sempre foi o mais inteligente da História da F1, pois soube lhe dar com os palhaços como ninguém jamais conseguiu… ele sim é o verdadeiro dono do “circo”….
    continuem pilotando seus tico-ticos (tem hífem essa merda?) e deixem eles ganharem mais dim dim…!

  • “Sacumé” é o melhor a se dizer, infelizmente. Lembra do Mike Coughlan, do “spygate”? Ele constava como chefe de projeto numa das equipes que concorriam a vagas em 2010. Quem sem tradição na F1 desprezaria por um salário mais baixo um Pat Symonds, co-fundador da Toleman, um dos nomes fundamentais por trás de quatro campeonatos mundiais (dois de Schumacher e dois de Alonso)?

  • Imaginaram que a pizzaria Brasil era única?
    Espalhados em Brasília onde os corruptos renunciam para fugir da cassação e voltam na eleição (temporada) seguinte já a Renault já tem assegurou um belo salvo conduto!

  • http://www.oconsumidoremdebate.blogspot.com

    Acredito que esse movimento é uma resposta expressa de que a equipe pretende continuar, além de uma pá de cal sobre a tal história de processar a familia Piquet. Leia-se nas entrelinhas, Briatore e Symonds foram defenestrados, pois confirmou-se toda a ‘armação’.
    Quanto a quem iria assumir a equipe, li em diversos lugares que além do Prost, estava cotado o David Richards, o que acho que seria a melhor escolha…li no blog do Becken que agora andam falando na idéia do Berger assumir, o que seria muito legal.
    Quanto a volta do NAP, acredito sim, e aposto na Williams…

  • Renault demitiu 2.
    Os piquets vao ter q comprar a vaga em alguma equipe. E vao para procurar algo no EUA….

    Nelsinho so ganhou os campeonatos de formula 3 pq o pai pai dele montou a melhor equipe…

    Com a saida da Medley quem sabe eles nao para a stock entao.. ja que so comprando ele ganha algo.