MENU

16 de setembro de 2009 - 14:46F1

Moreno: “Estou de queixo caído”

SÃO PAULO | Há cinco dias, quando os documentos vazados da FIA e o próprio Nelsinho Piquet atestavam a participação no episódio de Cingapura, além da confissão da delação, entrei em contato novamente com Roberto Moreno. O ex-piloto, que tem vínculos amplamente conhecidos com os Piquet, havia dado belas e contundentes declarações de defesa da honra da família, em que duvidada veementemente da participação de qualquer um deles neste episódio.

Moreno me respondeu há pouco o e-mail. 

Primeiramente, Roberto agradeceu “a todos que me apoiaram respondendo o Blog Victal“. “Fiquei emocionado de saber quantas pessoas gostam de mim e apoiaram meus comentários”. E pediu desculpas “pela minha falta de informação, pura ignorância em relação à nova F1, que eu pessoalmente categorizo por razões pessoais de ‘F1 PS’, ‘pós-Schumacher’”.

Moreno não demorou a expressar sua imensa surpresa. “Estou me sentindo muito mal, de queixo caído com o desenvolvimento desta situacao Briatore/Nelsinho.  Tudo em que eu acreditava me mostraram que eu estava enganado”, falou. Disse sentir saudades da F1 dos anos 70 e 80. “Acredito que meus 12 anos nos Estados Unidos me deixaram por fora do que realmente pode acontecer quando se tem uma pessoa como o Briatore comandando uma equipe.”

O brasileiro, que mora em Miami, falou que sente muito por Nelsinho ter sido convencido a fazer parte da armação. Também, “sinto muito pela demissão de Pat Symonds, meu amigo de longas datas, de tomar chá juntos na fábrica de formula Ford da Royale em 1979, onde ele foi o projetista do meu primeiro carro de corrida, o Royale RP26″, carro que Moreno ajudou no desenvolvimento. “Fui ate baby-sitter de sua filha algumas vezes para ganhar um trocado a mais”, revelou.

Roberto apontou que “muita coisa ainda vai acontecer” pelo que conhece de Nelsão. “Ele não vai deixar por menos”, indicou. “Não vai deixar o filho que ele tanto apoiou para chegar aonde chegou ser punido pelas pressões de Briatore sem fazer o Briatore pagar caro por isso”. Mais: “Se ele ainda é o Nelson que conheço vai até o fim nesta história toda, nao vai sossegar enquanto o Briatore nao tiver pagado bem caro o que fez seu filho fazer.”

E na guerra contra Briatore, Moreno disse, em tom de brincadeira — com seu inerente fundo de realidade: “Não preciso dizer que terá todo o meu apoio neste processo.”

104 comentários

  1. Elvis Massa disse:

    Fala-se que a denúncia só surgiu porque Nelson Angelo Piquet foi demitido da Renault. Porém, em recentes reportagens surgiu a declaração de Nelson Piquet que teria dito a Charlie Whiting o que aconteceu em Cingapura. Isso já no GP do Brasil no ano passado. Whiting lhe disse no entanto que só poderia tomar alguma atitude mediante provas e declaração oficial do piloto. Sem querer arrumar desculpa para o que não é desculpável, devemos levar em conta esse fato, já que não houve uma intenção de Piquet pai esconder a história e só usar isso numa eventual vingança. Foi o sentimento de pai, sentimento de proteção que prevaleceu. O medo de acabar com a carreira do filho. Não sou pai ainda, mas entendo perfeitamente a reação de Nelson Piquet, e não concordo com as atitudes de seu filho. Também acredito que a FIA pegou leve com ele dando-lhe imunidade nesse caso. Mas a própria Formula 1 se encarregará de puní-lo.

  2. claudio disse:

    Primeiramente, tudo que envolve muito dinheiro é podre. Concordo com o Mauro, a hierarquia em uma grande empre-sa é as vezes cruel ou vcs não se lembram do ” o fa o via” do presidente da Fiat no Brasil.

  3. Claudio Tavaresdemello disse:

    Eu só acho muito engraçado quererem colocar o “JudasF1″, o Barrichello, como farinha deste mesmo saco… e o “Massinha”? Por que aliviam pra ele? Em Interlagos, ele ajudou a manipular o resulatdo dando o título pra Raikkonen em 2007 ou não?

    • Dinho disse:

      Muito bem lembrado, Cláudio

      Títulos onde os pontos não são conquistados e sim estratégicamente atribuidos não tem o mesmo brilho de um Título alcançado com garra e amor ao esporte !!!

    • Denilson Martins disse:

      é a porta do seu peidante cara, o Massa ajudou um companheiro a ser campeão do mundo, é como dar um passe para seu companheiro marcar o gol da vitória do time.

      São coisas bem diferentes.

      Barrichello é um fdp porque disse a vida toda que era igual a schumacher, e depois, ficou de quatro, abrindo bem a bundinha para o alemão, chutando a cara de quem acreditava nele.

      O Massa não tem culpa de nada,

    • Dinho disse:

      Fazendo analogia com o futebol (acho este esporte uma babaquisse) os demais funcionários da equipe trabalha para os pilotos, mas estes devem trabalhar para si.

      Ao dar o “passe” o Massa abriu mão de uma vitória, de um sucesso pessoal, de ocupar o lugar no pódio onde merecia e de receber o maior troféu.

      No futebol, quando a equipe guanha, todos recebem o mesmo tipo de medalha e troféu…..

    • Mauro disse:

      Ademais,
      Existem casas de apostas que movimentam fortunas.
      Deixando o Kimi ganhar não só a corrida como também o campeonato, houve MANIOULAÇÂO do resultado da mesma forma que o acidenete do Nelson Angelo. A forma de manipulação foi sim diferente, mas o objetivo foi o mesmo.
      Foi na frente de todo mundo. A FIA apenas não pode comprovar.
      Futrabel é um jogo coletivo, onde onze pessoas trabalham pra equipe ganhar.
      Na F1 o Kimi é competidor como o Massa.
      Um não apoia o outro.

  4. Humberto Alberto disse:

    Agora já se sabe que o Piquet pai procurou a FIA no ano passado e teve a resposta de que eles não poderiam fazer nada. Jogou a merda no ventilador quando pode e não quando quis.

    Não duvido nada que ao contrário do que dizem, foi a FIA (Mosley) quem procurou o Piquet e não o contrário.

    E um monte de banana acusando o Nelsão sem saber dos fatos.

    Mas estes não precisam se preocupar com nada, porque se escondem através de pseudônimos para fazerem a covardia de atacar anonimamente. E ainda falam de moral.

    • Dinho disse:

      Caro Humberto Alberto

      Os comentários aqui escritos tem por base o conhecimento dos fatos até o momento da elaboração do texto. Se o Nelson Piquet procurou realmente a FIA na época, como ele afirma e não prova, por enquanto, é porque ele libera informações de forma conveniente para ele.

      Se ele omite fatos, é claro, lógico e óbvio que não há como saber. Não temos bola de cristal, rs, rs, rs…..

      Quanto ao seu infeliz comentário sobre pseudônimos, covardia e anonimamentente, pergunto: seu nome é realmente Humberto Alberto ?? Imagino que seja trauma de infância…..

      FORA Piquet. Já causou muita verganha para os brasileiros.
      Ainda bem que o Nelson Jr é alemão !!!

  5. Triste a atitude de Nelsinho. Não apoio e não concordo com isso, mesmo sendo fão de seu Pai.
    Foi uma vergonha, agora, colha os frutos…
    O que vai acontecer com Nelsinho ou Briatore, não me interessa, morram… já fizeram a “M” mesmo.
    A F1, aliás, nenhum esporte precisa de pessoas assim.

  6. Edvaldo Ferreira disse:

    É lamentável que profissionais do esporte brasileiro, no caso a Fórmula 1, estejam mais uma vez em pauta devido a práticas antiesportistas.
    Edvaldo Ferreira – Brasilia

  7. Antonio Manhães disse:

    A Ética é uma disciplina que se deveria estudar desde cedo, nas escolas. É de arrepiar certos comentários que usam de subterfúgios para se perdoar o imperdoável: no caso, o rebaixamento da Ética com “coisa de pai” ou “atitude tão humana”. Vivemos num instante da vida sob esse prisma, que não traduz as cores da luz (como no álbum de Pink Floyd), mas a tradução em forma de sofisma e falso pudor. Eu lastimo profundamente viver dessa forma.

  8. mauro disse:

    Caros,
    Especialmente O Luciano.
    A minha intenção não foi de justificar o ato do Nelson Angelo, tenho comigo a convição de que ele errou. Também não acredito em arrependimento.
    O meu comentário é apenas para que todos os críticos contumazes reflitam que alí não tem santo.
    O Barrichelo que criticou publicamente, na minha opinião fez algo tão baixo quanto, assim como os demais citados.
    Jones jogou o carro em cima do Nelsão em 80( alguns vão se lembrar).
    Acho apenas que Nelsão, quando viu o erro de deixar o filho sozinho na cova dos leões, agora está tentando amenizar sua conciência vingando-se do algoz do filho da forma como pode. Acho que todo pai o faria. Apesar do erro certamento apoiará o filho, o que todo pai faria. Mas certamente deu-lhe uma comida de rabo enorme, todo pai deveria fazê-lo.

    • Dinho disse:

      Caro Mauro

      Até entendo que seus comentários tenham boas intenções, porém o efeito perverso, não desejável que cria, é discutível.

      Concordo em relação a sua crítica ao Barrichello (sou fã dele mas não das atitudes dele na Ferrari) e aos demais.

      Só que apoiar o Nelson pai, em sua “vingança” é o que me deixar desconfortável para concordar com você. Ele só denunciou porque o Nelsinho foi demitido. Caso contrário, ficaria quietinho, e guardariam isto com eles…..

      Acho que um pai verdadeiro teria, assim que soubesse o que ocorreu, no ano passado, dado a comida de rabo que vc comentou e tentar resgatar seu filho IMEDIATAMENTE dos leões, dando um exemplo de hora e moral, que um pai deve transmitir ao filho.

      A denúncia depois que o Nelsinho perdeu o emprego foi tão covarde como a atitude do Briatore e Symond, pois foi em forma de vingança, como comentei.

      Ser vingativo é baixo. Se tivesse denunciado à época correta, teria sido um heroi e, quem sabe, salvaria a carreira do filho.

      Agora, já a enterrou de vez.

      Condiais e respeitosas saudações.

    • Mauro disse:

      Colegas,

      Como disse antes não conhece o Nelsão, mas acho que agora as coisas parecem esterem ficando mais claras.
      Pra quem não entendeu, é só ler no Grande Premio: Piquet conta em depoimento que avisou FIA no GP do Brasil sobre farsa

  9. Antonio Manhães disse:

    Quer dizer que delação é gesto nobre, louvável? Quer dizer que fraqueza moral, ou covardia, é descupável? Quer dizer que trapaça é o normal e, por isso, aceitável? Imoralidade não se discute, e não se discute com gente da estirpe dos torpes, mal educados e incultos.

  10. Giuseppe disse:

    Perfeito……………….Ehhhhhhhh desculpe mas só faltou uma coisinha………….o comentário sobre o “GRANDE AMIGO” CHANTAGISTA piquet (o minusculo é proposital).
    Ah sim outra coisinh o “nelsinho piquetizinho” não é vítima….desta armação. E só veio a público quand SEUS INTERESSES FORAM CONTRARIADOS.

  11. Mauricio Brabo disse:

    Apoiar Nelsinho , é apoiar Barrichelo naquela corrida na reta final, é apoiar o proprio Briatore , é apoiar o errado , com o brasileiro esta mal da cabeça. Merece o congresso que tem.

  12. Mauro disse:

    Para os que estão crucificando o Nelson Angelo(não sou íntimo para chamar de Nelsinho, apesar de ser um dos maiores torcedores dele neste sua passagem pela F1 em virtude de ser fã nº 0 do Nelson Pai) gostaria de fazer uma paerguntinha simples.
    Você alguma vez já foram pressioma vez já foram pressionados pelo seu superior imediato a mudar um parecer que fizeram, ou mesmo a tomar uma atitude diferente de suas convicções profissionais por que o chefe achava que deveria ser diferente?
    Se não, meus parabéns, mas acho que serão muito poucos nesta resposta.
    Existi sim assédio moral nas empresas com funcionários anônimos que podem inclusive processar a chefia, caso seja provada tal situação que geralmente é dificilimo. Agora imaginem numa das maiores equipes de F1 onde um jovem piloto tentando a todo custo mostrar ao mundo, e certamente também ao Pai que tanto lhe apoiou na vida, tem uma proposta de fazer algo sabidamente ERRADO mas que pode lhe valer oportubidade futura de mostrar realmente seu valor.
    Nelson Angelo errou sim, como Schumacher também ao bater em Hill e depois em Vileneuve(este pior ainda), e de passar Barrichelo e lhe devolver publicamente o trofeu.Schumacher é chamado de gênio maior de todos. Senna (que 90% dos brasileiros endeusam) bateu seu carro a mais da 200 por hora pra se vingar de Prost. Admitiu isto publicamente mas não foi considerado falta de carater pela mídia brasileira. Da mesma forma Barrichelo ao se deixar passar por Schumacher. Hoje possa de bom moço dizendo que aquilo só prejudicou a ele mesmo. É ARMAÇÃO da mesma forma e não fosse o domínio da Ferrari naquele ano poderia decidir o campeonato.
    Não seja hipócritas.
    Infelizmente não conheco Nelson PAI pessoalmente, mas acho que após saber daquela história deve ter pensado por que não acompanhou o filho mais de parto em seu primeiro ano. No segundo esteve presente em quase todas para apoiar o filho, fato que qualquer PAI de verdade faria com a mais pura intenção. Proteção.
    Moreno, também seu seu fanzasso.

    • Luciano Silveira disse:

      Mauro, vamos por partes meu velho.

      Uma coisa é mudar um parecer para ir de acordo ao pensamento de seu superior imediato. Isso não é crime. Isso é adaptar ao ponto de vista da organização.

      Outra coisa completamente diferente seria maquiar números de um balanço, para fazê-lo irreal para que fosse aprovado, a pedido de seu chefe. Quem faz isso é igual a Piquet. O seu exemplo de ‘mudar um parecer’ seria algo como o Nelson dizer que iria sair com X peso e o chefe diz pra ele ir com X+1 ou X-1.

      Barrichello fez a mesma merda que Piquet.

      Senna, Schumacher e Prost são piores. (não entendo o porque de todos acharem que pelo fato de criticar Piquet significa tacitamente que se defende Senna. Acordem. Todos são Dick Vigaristas.)

    • Dinho disse:

      Nunca me vendi e jamais me venderei por qualquer chefe ou emprego no mundo!!!!!

      Minha honra nunca estará a venda.

      De nada vale mostrar seu valor no futuro, se o seu passado o condena. Nada irá apagar a marca em sua honra !!!!!

      Todos que tiveram comportamento reprovável, por melhor que sejam, assim serão conhecidos e lembrado. Exemplo disso são suas citações ao Dick Vigarista, Senna, Prot e outros.

      Aliás, o Schumacher pode até ser considerado um grande piloto, mas teve a ajuda da Equipe e do Barrichello para conseguir vários de seus pontos….. Portanto não é tão Gênio assim.

      Assim sendo, fora família Piquet !!! Foi uma grande decepção para os brasileiros e para a F1.

      A vingança é uma arma para os covardes. Deveria ter tido a coragem de falar NÃO, JAMAIS, NUNCA !!!!!!

  13. Paulo disse:

    É. Isto é o Brasil. Aqui existem dois tipos de bandidos, os que gostamos e os que não gostamos. Triste. É inacreditável que o Piquet pai duvide da inteligência do Alonso ao insinuar sobre seu peso no grid e nada diga sobre seu bobinho, digo, filhinho que aceitou ser o bobo da corte e no final ganhou somente a insinuação feita pelo Briatore. A nossa inteligência e credulidade foram abatidas pelos Piquet.

  14. Antonio Carlos Pavanato disse:

    Podem esperar, a novela não acabou ainda não!
    O “Nelsão” vai lavar a nossa alma!
    Nunca gostei desse tal Briatore – um verme!

  15. Alberto Roberto disse:

    Humberto Alberto, você é viado, só pode ser.

  16. Rodrigo Canda disse:

    to com a familia Piquet ate o final, e nao abro, nada me tira da cabeca que o Briatore tem merda na morte do Senna, nunca ningeum fala sobre esse assunto, mas no intimoa da familia circula sabotagem vindo do Briatore e da Beneton em 1994.

  17. Lolla disse:

    Olha pessoal… eu que já tenho mais idade que a maioria aqui, inclusive o Flavinho (desculpe-me, mas me sinto íntima) conheço muito bem o Nelson (pai) e o Moreno. Acompanhei muitas farras deles quando muito jovens na garagem da casa do meu pai. O fato é que eu adoro os dois e isso me torna muito parcial nessa coisa toda. Aliás é tudo uma grande merda, mas se for esse o preço a se pagar para nos livrarmos destes vermes tipo Briatore, tá barato.

    Apesar de tudo eu estou do lado dos meus meninos – leia-se os Piquet e Moreno. Os caras têm culhoes, mais que a maioria dos que aqui criticam, que nunca sentaram a bubda num carro de corrida. È meninos, a idade nos faz ver as coisas de uma maneira diferente.

    O Flavinho e o pessoal da Classic, por exemplo merecem meu respeito e admiração. É para isso que servem os calos na bunda desse pessoal. Eles eu escuto, o resto dane-se. No fim das contas cada um sabe onde a porca torce o rabo. Quem corre nem sempre sabe por que corre, mas sabe que é feliz assim, seja de rolemã ou de F1. Essa paixão que tem o Flavinho e muitos outros é a mesma que eu mantenho há muitos anos e que é a mesma dos Nelsons e de Moreno.

    No fundo somos farinha do mesmo saco. Só quermos correr. E fodam-se os Briatores da vida.

    • Luciano Silveira disse:

      Quer dizer que você justifica atos completamente contrários a moral e ao correto para benefício próprio (foi basicamente isso o que ocorreu)?

      Parabéns, você merece viver num país corrupto. Pois basicamente faria a mesma coisa se tivesse lá (é o que dá a entender a tua declaração).

    • Hélio Lopes disse:

      Não vamos esuqecer que Briatore e Simonds não tiveram a miníma ética , ou respeito pelo esporte, mas Nelsinho também participou da armação. O Flavio Gomes já disse tudo o que é necessário em sua coluna. Inclusive sobre os Nelsons, tão ardorosamente defendios pela senhora como se estivessem acima de qualquer código moral. Não estão.

  18. Indignado disse:

    Nelsão, tá na hora de voltar a pensar na LIA, lembra dela? Pois é, aquela liga que vc iniciou mas não deu continuidade pra que em troca o Nelsinho pudesse correr pela FIA. O automobilismo nacional e seus pilotos precisam muito dela. Chega de ficarmos precisando engolir a confederação, as federações e os dirigentes medíocres que temos aqui. E lembre-se, talvez vc não precisasse ter passado por isso. Pense nisso!!!!!

  19. Carlos disse:

    Mais uma vez o Nelsinho é colocado como o pobre coitado da história.
    Isso é lamentável, fico indignado em ver que a imprensa automobilistica insiste em ser parcial e defender de forma irracional os interesses de pilotos brasileiros.
    Será que todos são comprados com credenciais, capacetes e viagens gratuitas??????

    Lamentável!!!!

  20. Tonelli disse:

    Tai, o Briatore já tá na rua. O Nelson já pode se sentir vingado.
    Esse lance de vingança é um dos indicativos da mediocridade humana. Com todo o respeito ao batalhador, que desapadrinhado galgou vitórias até o máximo que um piloto pode sonhar. Sem papas na lingua e sem rabo preso nos o NELSON PIQUET continua o mesmo!

  21. Dinho disse:

    A família Piquet deveria botar o rabo entre as pernas e se auto banir da F1.

    Não pode haver lugar para quem se vende a este ponto. E só abriu a boca quando a casa caiu. E se o Nelsinho tivesse conseguido sucesso e não fosse mandado embora ???

    Será que o Nelson iria denunciar ?????

    Como o Nelsinho nem foi competente para isto, de forma covarde resolveu contra-atacar.

    Para com isto. Sumam do automobilismo. Fiquem com suas empresas e não façam besteira para também não perder mercado….

    Ainda bem que o Nelsinho é Alemão. Deveria perter a cidadania Brasileira por não hornrá-la.

  22. BACALHAU disse:

    VALEU MORENO. O MAIOR ACERTADOR DE CARROS DO PLANETA!!!! SEMPRE ROEU O OSSO PARA OS OUTROS COMEREM FILÉ !! ISSO TUDO É SÓ A PONTINHA DE TUDO !!! IMAGINEM O QUE NÃO ESTÁ POR TRÁS DISSO TUDO

  23. Elvis Massa disse:

    Gostaria de pedir ao nosso querido amigo, dono desse blog que envie até Roberto Pupo Moreno o meu pedido: que ele faça uma biografia de sua carreira no automobilismo. E que essa biografia se transforme numa cartilha para os novos pilotos que queiram se aventurar nessa profissão que está repleta de pessoas que não merecem ser chamadas de “profissionais”, e não se corrompam, acabando com suas carreiras prematuramente. Moreno é exemplo pra quem ama realmente esse esporte.

  24. Dado Miler disse:

    Moreno??? Um dos melhores acertadores que já ouvi falar…Meu ídolo de infância…Abraços

  25. Sidewinder disse:

    A FIA não irá puni-lo, mas a própria categoria irá se encarregar disso.
    Se queimou muito o garoto.

  26. luisfernando disse:

    PARABÉNS NÉLSON PIQUET,VOCE DESBANCOU UM CAMARADA QUE SE ACHA O TODO PODEROSO.AGORA DÁ UNS CONSELHOS PRO MOLEQUE FICAR MAIS ESPERTO.

  27. Fabrício disse:

    Todos (Briatore, Symonds, Nelsinho, Nelsão e até Alonso) merecem ser punidos, fizeram besteira, tem que pagar caro por isso…gostava demais do Piquet, mais até que do Senna, mas ele perdeu o respeito que eu tinha com ele depois dessa…

  28. Carlão disse:

    Passei a gostar de F1 em 1978, quando soube que tinha um brasileiro chamado Piquet correndo lá, e por suas conquistas e talento. Fico relamente chateado ver o nome dele envolvido nesse episódio lamentavel. Briatore é um escroque do pior nivel, e deve pagar bem caro pelas besteiras que fez. Começando pela demissão do Sr. Moreno. Passando pelas sacanagens que fez para fazer Schumacher e Alonso campeõese agora por mais essa.
    Espero que o Piquet FERRE o Briatore de verde e amarelo.

  29. Juliano disse:

    quem ve ele falando assim pensa q o piquet jr é um coitadinho inocente… fala serio… um garoto mimado q nunca deveria ter chego a F1.

  30. Dionisio disse:

    Hei Moreno !
    Grande Abraço !

  31. Cesar Costa disse:

    Essa “inocência” do Moreno me irrita um pouco. O cara está nessa vida há anos e quer dar uma de virgem no puteiro?

  32. SAPS disse:

    O Nelsão quer defender o filho…muito justo, mas o filho aceitou a proposta, indecente, e a cumpriu, sabendo quem é o Briatore…oras. eles são todos frutos de uma grande sujeirada e deveriam ser processados pela Renault, que teve seu nome nesse epsódio pífio. Não defendo ninguem, porque se o Nelsinho tivesse emprego garantido isso dificilmente viria a tona. Até o honesto Barrichelo aceitou acordo e ainda mostrou pro mundo que aceitou e que ia cumprir….ninguem pode de dizer sincero nessas situações de equipe!!!!

  33. tomitão disse:

    Moreno, parabéns e concordo com vc
    Nelsão tem que mandar chumbo grosso naqueles caras!

  34. Batista Lara disse:

    Gente!!!! O Nelsinho não vai ser punido porcaria nenhuma. A FIA tomou o depoimento dele com a condição de não punição!
    Briatore e Symonds já foram pro espaço…. E a Renault pode receber no máximo alguma multa… Se NAP achar uma vaga no ano que vem numa nova equipe, terá que mostrar muito serviço mesmo para garantir na F1, o que acho praticamente impossível, pelo que ele mostrou nos seus quase 2 anos de Reanult.

  35. agenor disse:

    Aproveitando o fato do Moreno falar….Te mando um abraço….há anos..não via nda sobre vce…….Aqui quem fala é o amigo do Miguel Franco de Sausalito…..Rapa…..vce sumiu……faz isso não…apareça………na idia..é claro…em Miami…vce já fez implante de cabelo..rss calma,,,Miguel fez..viu..rsss Pupo Moreno…meu idolo…Ags…….

  36. Mario Lago disse:

    a surpresa não foi apenas do moreno, foi nossa também. mas que o nelsão tá certo em botar para fuzer, isso tá. mexeu com a cria mermão, leva chumbo. a pressão deve ser realmente intensa nesse mundo restrito e fechado da f-1, pois alguém como nelsinho, bem nascido, bem criado e podre de rico se submeter ao jogo da farsa para garantir um contrato e manter seu emprego, realmente não era de se esperar. nem pelo moreno, nem por nós. e aproveitando: moreno, se quiser tocar a puma 14 nas cem milhas de clássicos no autódromo de piracicaba, em outubro, em dupla comigo, fica aqui feito o convite. sei que é impossível, mas que seria uma baita duma honra para o carro, e principalmente para mim, isso seria.

  37. Thiago disse:

    Nelsinho novamente visto como ‘vítima’…

  38. Rob disse:

    Pra min todos deveriam ser punidos nessa história, inclusive o Sr nelson piquet, que vendeu a alma e deixou isso acontecer com o propio filho.
    A custa de que isso tudo?
    Sucesso? ah tá..
    Parabens piquet’s, o briatore todo mundo já conhecia, e vcs apenas desconfiavam.
    Ja eram todos voces, acho que só symonds se livra, arranjando algum emprego nessas equipes novas..
    Pq competencia ele tem.

  39. Quagmaier disse:

    O três estão errados e merecem punições.
    Alguém disse algo muito correto acima: Os Piquet sabiam da trapaça, antes ou depois, não importa. O que importa é quando eles iriam revelar o fato?
    Caso o contrato fosse renovado, pode ser que jamais tivessemos sabido disso…
    Falso moralismo NÂO!

  40. Ricardo Bigliazzi disse:

    O Briatore tem que se fud… ferrar!!! Não vale um tostão furado…

    Dou risada sozinho só de pensar como anda a cabeça dele agora… ele deve estar espumando sangue… e com o seu perfil egocentrico e megalomaniaco deve estar se sentindo o pior dos mortais (e é mesmo)… rs rs rs!!!

    Segue o jogo!!

    Abraços

    Imperador Ricardo Bigliazzi

  41. Al Unser Jr. disse:

    Não sei se é a melhor forma mas… Moreno um abraço você é gente boa demais! Que saudades de um domingo em Cleveland!!!

  42. Zé Zanine disse:

    Abços Moreno…to com saudades de vc meu amigo….Quanto ao Nélson, pelo que conheço concordo que não vai ficar apenas nisso.
    Niguem mexe com o filho da gente pô.
    Sei que Nelsinho omitiu esta armação do Pai até ter o emprego ameaçado,coisa que ficou sabendo quando o Sr. Briattore deixou vazar na imprensa sobre a possivel contratação do Grosjean.
    O Nelsão virou bicho, o Moreno também o conhece dos anos 80 e sabe do temperamento dele.
    Bom agora basta esperar a poeira baixar.
    Abços especial para vc Moreno

  43. Fernando Feu disse:

    Moreno, só queria mandar um abraço. Tudo de bom e boa sorte sempre.

  44. Mariana disse:

    “Era Pós-Schumacher”? Jura que ele até hj tem dor de cotovelo por ter sido trocado? E todo esse papinho de defensor da moralidade indignado pra depois dizer que sente muito pelo grande amigo Symonds, o principal articulador da coisa toda? Ah, vai catar bolinha na ladeira, Moreno.

  45. Maluco disse:

    Digamos que, na hora em que o Nelsinho recebeu a proposta de bater propositadamente (apenas 4 horas antes da prova, segundo o ig), ele deve ter-se sentido pressionado… e acabou obedecendo. Mas restam 2 perguntas:
    1) Quando foi que o Nelson pai soube da tarmoia? Antes ou depois do ocorrido?
    2) Não deviam os Piquets ter feito a denúncia antes? Pelo menos ao fim do campeonato? Ou acabaram usando o fato como “moeda de troca” (ou “chantagem”) para obter a renovação do Nelsinho?
    Acho que o piloto não poderia sair impune, mas, de qualquer forma, o Nelsinho não precisa ser banido da F1. Em nenhum momento se mostrou competitivo!

    • Venax disse:

      Nelsinho era contratado da Renault e também do Briatore. Com toda certeza em seu contrato havia uma clausula de sigilo que o impedia de fazer isso. Rubinho falou o que da Ferrari enquanto era piloto da casa? Prometeu um livro que nunca saiu e nem vai sair.

  46. Rafael disse:

    il capo mostrou quem é que manda!
    A máfia italiana eh fichinha perto do Piquet.

  47. José Benedito Vizioli Libório disse:

    O Moreno mais uma vez mostra que pessoas como ele são raras (e cada vez mais) em qualquer meio, principalmente no automobilismo.
    Dizem que quem pensa mal, sabe o que é mal, tem , no mínimo o potencial para ser sacana. Duvidando do acontecido, mostra que o Moreno é um “gentleman” no melhor sentido da palavra, um cavalheiro cuja idoneidade e competência estão longe de qualquer suspeita.
    Moreno, sou seu fã ontem , hoje e sempre! Abraços!

  48. Jonny'O disse:

    Que se dane agora esses problemas .

    Quero mesmo é aproveitar e mandar um grande abraço ao Moreno e dizer que nunca vou esquecer aquela vitoria em Cleveland em 2000 , uma vitoria demorada e emocionante , um grande abraço!!!!!

  49. EDIO DOIDAO disse:

    Acho que o Moreno foi infeliz em querer defender o indefensavel. Sempre gostei do Moreno, mas ele acabou com o seu erro (ao afirmar que o Nelsinho tem uma formacao honesta de berco) afirmando que o que o Piquet fez uma uma tremenda de safadeza de terceira grandeza. Merece ser punido juntos com os outros dois malandros.E quem conhece o automobilismo nacional sabe que o Piquet tbm sempre foi um picareta, apesar que era um bom piloto.

    • Humberto Alberto disse:

      Eu conheço de F-1 e do automobilismo nacional, e sei que a Picaretagem do Piquet, era uma picaretagem dentro da lei, ao contrário da de Senna e do Schumacher. Engraçado é que quem fala em punição para o Piquet geralmente não fala nada dos títulos desonestos do Schumacher, ou do Prost e Senna, e das carreiras posteriores que todos eles tiveram.

      Vê se esquece a viuvez e vai curtir a vida, rancor só faz mal a saúde.

  50. DOUTORMARIN disse:

    Nossa!!! o Supersub é o Cara!!

    Moreno vc é demais!!! Saúde e paz pra vc, um abração!!!

  51. Leonardo disse:

    Nelsão não fez bem algum a F1. Ele pelo jeito já sabia dessa estória, e só contou por que o filhinho foi demitido. E se o Nelsinho não fosse demitido? Será que ele contaria? Fala serio…levantar o Nelsao como o baluarte da moralidade automobilistica?

    • Fowler T. Braga Filho disse:

      exatamente a minha opinião. Se era “tão imoral” porque não denunciaram antes ?

    • Doug disse:

      Concordo com vc…realmente não dá pro Nelsão posar de moralista agora….ai tem coisa…

    • Humberto Alberto disse:

      E quem disse que o Nelsão está posando de alguma coisa? Tú deve desconhecer por completo a história deste gênio da F-1. Ele nunca posou de nada, de bom moço, de politicamente correto, sequer se lixava para a imprensa e é por causa disto que grande parte da mídia está crucificando o filho, para atingir a ele. É esse o tipo de moral que você está falando? Parece não entender de moral tanto quanto não entende da F-1.

    • Zeuxis disse:

      Humberto, comentário perfeito, a imprensa acha que pode manipular a cabeça de todos, mas só conseguem com os desinformados, Piquet pousando de moralista, esta foi boa.

    • Zizu disse:

      Deveria ter lido mais. Veria que Piquet Pai vem tentado fazer a denúnica desde o ano passado só que não era de interesse da FIA.

  52. Andrey disse:

    “Se ele ainda é o Nelson que conheço vai até o fim nesta história toda, nao vai sossegar enquanto o Briatore nao tiver pagado bem caro o que fez seu filho fazer.”

    Infelizmente o Nelsinho nao passa disso, filhinho do Nelson Piquet. Se ele fosse homem de verdade nao teria aceitado participar dessa armação…

  53. Carlos Alberto Lemes de Andrade disse:

    Esse Moreno é mesmo um cara legal. Justifica e muito toda a torcida que sempre fiz por ele na F1 e na Indy. Cara decente, honesto e que merece figurar em qualquer dado sobre o automobilismo brasileiro. Valeu Moreno!!!!!!!!!

  54. Wladimir disse:

    Moreno, você é phoda cara!!

    Sempre fui e sempre serei seu fã.

    Forte abraço.

  55. Leonardo disse:

    O Moreno disse que o Nelsão vai fazer o Briatore pagar caro pelo que pressionou o Nelsinho fazer? Pera ai, o Nelsinho é o que? Um fantoche? Fala sério, se ele topou ele é tão máu-carater quanto o Briatore e o Symonds. Ninguem pôs uma arma na cabeça do Nelsinho, ele fez porque quiz, e ponto final.

    • Humberto Alberto disse:

      Vale pra tí a mesma resposta que dei a um outro comentário. Já ouviu falar de “assédio moral”?
      Não? Se informa antes de falar besteira.

  56. Volto a repetir: o Moreno deveria saber que tipo de pessoa era o Briatore desde que este o mandou embora da Benetton em 1991 pra receber uma grana da Mercedes em troca do Michael Schumacher. Claro que com o passar do tempo a troca revelou-se um puta achado, mas – pombas! – foi uma tremenda falta de respeito com um piloto que na corrida anterior à demissão foi quarto em Spa com direito à melhor volta da prova. Então o Moreno que me desculpe, mas dizer que não sabe o que se passa nos bastidores da Fórmula 1… é desconhecimento demais.

  57. FNERIS disse:

    Achei interessante o ultimo trecho da entrevista, onde ele fala em ”apoiar” essa ”guerra” entre Nelson Piquet e Flavio Briatore……também, depois do pé na bunda que levou no GP Italia de 1991 dando lugar para um jovem alemão chamado Michael Schumacher, seria normal ter esse tipo de comentário né ?….

    Abrs a todos !!

  58. Verde disse:

    Ei, Victor, teria como me mandar o e-mail do Roberto Moreno? Queria mandar umas perguntas pra ele sobre uns momentos bizarros da carreira.

  59. Nadson disse:

    Um abraço Moreno!

  60. Italo Azevedo disse:

    Sempre admirei o Nelson, porém no GP do Japão de 1990, torci pela vitória do Moreno.
    Valeu Moreno, Boa sorte.

  61. Moreno, o baixo, é o cara. Abraços a ele.

  62. André Sá disse:

    Conheçam um pouco de Roberto Pupo Moreno : http://pt.wikipedia.org/wiki/Roberto_Pupo_Moreno

  63. sidney disse:

    Sigo a F1 desde 1970 e em todo este tempo dois pilotos brasileiros se destacaram na minha opinião sem o devido reconhecimento da midia Pace e Moreno. Pra mim eles estão entre os 3 melhores incluindo o Nelsão. Moreno é coerente nas suas opiniões e um cara que passa muita sinceridade. Como ele torço para q tudo fique exclarecido apesar de reconhecer que saberemos 1/3 de tudo o que aconteceu. Moreno volte pro Brasil para correr da Estoque um grande abs

  64. Trovão disse:

    Nelsão sempre fez bem a F1 e continua fazendo.
    Tinha que ser ele a banir o canalha do Bostatore da F1!
    Infelizmente o filho vai sair samuscado dessa, porém no proximo ano ainda estará na F1, enquanto que o Bostatore não estará.
    Valeu Nelsão! Foda esse FDB!

  65. Carioca disse:

    Bom, eu continuo achando o Nelsinho um mal carater e teve com quem aprender … nada justifica o que ele fez! Briatore e o Pat já estão fora! E continuar nessa vingancinha deslavada não vale nada e não vai limpar a barra do filhinho do Piquet! Ele não é piloto, pq piloto de verdade não aceita uma coisa dessas e mais pq ele não denunciou a equipe logo após o ocorrido? Esperar 1 ano pra fazer isso só pq foi demitido é muito pra minha cabeça! Espero que o Piquet não corra em mais nenhum lugar, pq é fraco em todos os sentidos! Alias o Nelsinho só volta na F1 se o pai dele comprar uma equipe né? Assim como ele sempre fez! Vai procurar o que fazer pq a F1 pro Nelsinho acabou! Eu não torço por ele nem a pau!!!

  66. Alberto Nascimento disse:

    Essa história ainda vai dar o que falar…Esperem!

  67. Luciano Silveira disse:

    Só discordo da parte em que ele declara “o que fez o seu filho fazer” (a respeito de Briatore e Nelsinho).

    Nelsinho não é criança. Anuiu com o erro. Portanto, não é ‘imaculado’, e está tão errado quanto os demais (inclua Alonso nessa lista).

    Somente faço a pergunta: se a devida situação fosse apresentada a você, Moreno, o que faria??? Particularmente, duvido que tomaria parte de tal esquema, devido à integridade que tem. E isso, por si só, mostra a falta de integridade e de ‘bolas’ do Nelsinho.

    • Humberto Alberto disse:

      Você já ouviu falar na expressão “assédio moral”?

      Não?

      Se informe e não fale besteira.

    • Luciano Silveira disse:

      Já ouvi falar, sou advogado.

      Falar besteira? Faça-me o favor….

      Só faltava agora tu defender a atitude do Piquet. Isso mostra o caráter das pessoas. Faz o errado, se ninguém descobrir, tudo bem. Se eu me ferrar, aí jogo a m**** no ventilador.

      Bem coisa de brasileiro….

  68. Gerson disse:

    me lembro que nos tempos de piloto, certa vez Nelson Piquet ganhou o troféu limão da imprensa pelo seu mau humor nas entrevistas, fico imaginando agora como está a cabeça dele vendo a carreiro do filho em quem ele investiu muito tempo e dinheiro sendo jogada, em parte por culpa do próprio Jr, num lamaçal. Na hora em que ele abrir a boca… sai de baixo que lá vem um vespeiro.

  69. Clenio Vilela disse:

    Sai o capo Briatore! só não pode é entrar o Prost em seu lugar. Malandro por malandro, vai-se a lugar nenhum!

  70. Christian S disse:

    De todos os pilotos brasileiros o Moreno é de longe o meu preferido! Inclusive é sem dúvida alguma o mais completo e não tenho a menor duvida que se voltase a F1 (em 6 meses estaria andando na ponta).

    Até pela honestidade, franqueza e integridade.

    Este é O CARA!

  71. Celso Silva disse:

    Bem ou mal ao menos o serviço ruim ja foi feito que era mandar o Briatore pra rua, só falta ele ser banido da F1.

  72. foca disse:

    sempre fui fã desse carequinha!!…rerere.
    go moreno!!!

  73. Sandro Varela disse:

    Quanto ao Nelson Pai… “coitado” do Briatore, hahahah
    Quanto ao Moreno, super gente boa mesmo!

  74. Mark Kweirotz disse:

    “Baby-sitter” da filha do Pat Symons…rsrsrs

    É por essas e outras que não acredito que exista alguem que não goste do Moreno. Esse é unanimidade sim!!

    Parabens Moreno!!
    Sua simplicidade e trajetória fazem de você um campeão da vida!!

  75. Felipe Paranhos disse:

    Moreno é o cara.

  76. Gustavo Oliveira disse:

    O que o Moreno anda fazendo da vida? Aposto que se ele pegasse uma daquelas bombas do Grand Am, conseguiria uma podio facil facil…

  77. JC Simonassi disse:

    Apesar de muito gente achar que os Piquet são mal carater e coisas do tipo, um outro ponto de vista para essa história é a INIGUALÁVEL CONTRIBUIÇÃO DELES PARA A LIMPEZA NA F1.

    Acompanho a F1 desde os tempos do Emerson e não me lembro de um chefe de equipe ser demitido assim no meio de um escândalo revelando toda sua culpa !!!

    Por tudo o que ja foi escrito sobre o Briatore ao longo do tempo e de sua passagem pela F1, sua saída da F1 é o que melhor poderia acontecer nos dias de hoje. Por pior que seja o ambiente na F1, será muito melhor sem as picaretagens desse otário que se achava muito esperto

    Como diz o ditado “MALANDRO É MALANDRO E MANÉ É MANÉ !!!

    Abraço
    JCS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>