Alonso e o efeito-dominó

SÃO PAULO | Dia corrido, gravação aqui na redação da Paulista em substituição a Gomes, o bocó estava pronto pra falar que a Ferrari ia anunciar Alonso na quinta de manhã no Japão. Aí veio a mudança no roteiro.

Três anos de contrato, diz a Ferrari, embora essa coisa de validade de acordo cada vez menos vale. Vide o próprio Kimi, que se contradisse na própria declaração. Fala em acordo consensual, mas se diz “muito triste” pela saída, que vai guardar muitas memórias, o título, o esqui em Maranello, a aventura no rali. Denota que foi enxotado, coitado.

Alonso vira o 16º piloto da história a ter fechado com McLaren e Ferrari. Kimi está nesta lista.

A verdade é que a vida de Massa está oficialmente complicada. O estilo de Alonso se assemelha ao de Schumacher no que diz respeito a querer ser centro das atenções da equipe, “dono do time”, como mencionou Nelson Piquet na parte da entrevista que não foi ao ar domingo. E, pelo que tem feito nas últimas temporadas, Felipe não merece definitivamente ser relegado ao status de segundo piloto.

Indo Kimi para a McLaren, as duas principais equipes da F1 terão duplas fortíssimas. A Brawn com Jenson Button e Rubens Barrichello ou Nico Rosberg, provavelmente este, também não é de se jogar fora. A Red Bull, mantendo Sebastian Vettel e Mark Webber, vem forte. Mal acabou o bom campeonato de 2009, o 2010 começa a se desenhar extremamente interessante.

Comentários

  • Li em algum lugar, que o Alonso vai levar para a Ferrari seu engenheiros e mecanicos, é verdade? Se for verdade, não será um problema para a equipe? Como sabemos o espirito de equipe, família, aliado ao lado “italiano” da Ferrari pesa muito. Por outro lado, acho que o Massa vai se dar bem com isso, pois ele tem um excelente relacionamento com seu engenheiro, mecanicos, enfim com a “italianada” o que só deve ajuda-lo ainda mais
    O que vc acha Victor?

  • Bom, não sei se é muito relevante… Mas a confirmação da dupla da Toro Rosso pra 2010 me deixou meio inconformado… o Alguersuari tá se mostrando ainda muito inexperiente pra F1 e o Buemi tá se mostrando muito ruim mesmo (Atualmente ele divide a Zona das Trevas com Nakajima, Kovalainen e Grosjean: nenhum dos 4 mostrou NENHUMA performance acima de “medíocre”)…

  • VM, poderia nos atualizar como anda o “Heavy Metal” dos pilotos para 2010 (pq esse negocio de dança das cadeiras é do tempo da vovozinha…..) pois, em virtude do cingapura-gate, muito pouco foi dito……

    Abraços

  • Pô Sr. dos Anéis, muy bueno o videozinho viu, dá pra substituir o feioso de buenas.

    Alonsito finalmente, acabaram com a frescura e falaram logo. Cadê o Max Bueno? Demitiram o cara? Ele não aparece mais, quer me contratar ou não apetece? Sinto falta de alguém falando mal das narrações.

    Abs.

  • não sou racker nada. fui entrar no site e deu essa msg de pishing q o meu antivíruas interceptou. pode ser apenas um dispositivo desconhecido que está tentando instalar algum plug in ou um vírus mesmo.
    estou sempre blogando no Gomes e aqui.
    deixei o recado no Gomes também porque os dois cuidam do site. só quero ajudar.
    e hacker q pe hacker não fica andando em sites de automobilismo . um abraço…

  • O Massa terá que se recuperar do trauma como aconteceu com o Hakkinen, caso contrário, o espanhol chorão irá deitar e rolar na equipe.
    Isso se a equipe fizer um carro descente p’ra próxima temporada e largar mão das trapalhadas que vem cometendo nos últimos anos.

  • Sobre o video que você gravou para o Grande Prêmio, agora eu sei porque você é o segundo na hierarquia. Tem uma parada escrita em russo na sua camisa, provavelmente uma homenagem aos Ladas. Ganhou a simpatia do chefe e o cargo vitalício no site!

  • Sim, a temporada 2010 será muito interessante.
    A disputa vai ser muito boa na Ferrari, e espero que ambos os pilotos tenhas condições iguais (mesmo, no fundo, duvidando que não haverá cláusulas no contrato do espanhol).

    Victor, você acredita que o papa Hamilton possa barrar o retorno do Kimi a McLaren?

  • Depois da experiência na McLaren, ninguém pode achar que o Alonso vá para qualquer equipe sem exigir privilégios. Sinto pelo Massa. A Ferrari certamente espera contar com mais um brasileiro como escudeiro do seu principal piloto.

  • Esse papo de Alonso levar engenheiros da
    Renault para trabalhar na Ferrari, vai ser bom para os adversários.
    O que eles vão fazer? Um carro igual ao da Renault esse ano?
    Quando o Schumacher levou a turma dele para a Ferrari, era outra história. Os caras eram bons. Saíram de uma equipe bicampeã e transformaram a outra.
    Os engenheiros atuais da Renault, vão transformar a Ferrari numa carroça qualquer.

  • Eu acredito que o Massa já sabia dessa história do Alonso na Ferrari antes do seu acidente. E sua vida não será nada fácil por lá, mesmo sendo querido da equipe.

    Alonso (vide nelsinho, fisichella, hamilton) não topa ser rebaixado, minimizado. Não foi ele que disse que leva 5 décimos no braço em relação aos demais??

    Acredito que Alonso seja, talvez, o melhor da atualidade e se a briga na equipe for justa (o que não acredito), será muito legal.

  • Como eu disse, concordo que Massa tem talento para superar Alonso, em condições iguais. Agora fico na dúvida em relação ao contrato, Alonso deve ter exigido a condição de 1º para assiná-lo, e ainda escolhe engenheiros e profissionais da Renault e Red Bull para levar com ele, montando uma equipe toda ao seu redor. Essa é minha preocupação que pode deixar Massa em desvantagem, sem muita munição para poder lutar por seu lugar.

  • Eu acho que o retorno as pistas, mesmo que no Kart, do Massa justo dias antes do anúncio da ida de Alonso pra Ferrari foi sutilmente uma dica que a situação dele não está confortável na Ferrari.

    Para mim ele está tentando mostrar pra todos que está bem, e que é capaz de voltar a qualquer tempo.

    Para um bom entendedor meia palavra basta. Ele não está confortavel. Terá que mostrar que não há sequelas do acidente dele e que será tão “rapido” (rapido???) como sempre foi e que tem condições de exigir igualdade de tratamento junto ao BI-CAMPEÃO Alonso.

    Vixi… E para variar, como sempre na F1, os mais picaretas, os mais insuportáveis sempre se dão bem. Vide Schumaker, Alan Prost e tantos outros que não me deixam mentir e agora o senhor Alonso que merecia ser banido ao invés, ganhou uma Ferrari como prêmio para sua mediocridade como pessoa.

    E VIVA A F1.

  • Essa bobagem de usar jogos de pneus diferentes também acaba em 2010? O ideal é que eles estivessem disponíveis mas com a equipe decidindo que uso fazer. Ser forçado a utilizar um pneu que não foi bem com o carro é sacanagem.

  • Lembro-me de uma entrevista do Alonso, onde ele afirmava que a equipe deveria ter claramente definidos os papéis de primeiro e segundo piloto, sendo o primeiro para brigar pelo título de pilotos e o segundo para coletar pontos para a equipe brigar pelo título de construtores, mas sem ameaçar o primeiro piloto.

    Acho o raciocínio dele válido. Já vimos a Williams perder título por não ter essa definição e a McLaren idem, com o próprio Alonso.

  • Massa não vai deixar jogá-lo para 2º plano.
    Se acontecer, pede as contas antes…
    Mas depois de tantos escândalos pode ser que as condições sejam iguais. Alonso sabe que bater de frente com o queridinho da equipe não dá muito certo, mesmo sendo bi-mudial. Gato escaldado tem medo de água fria. Papai Todt não vai querer ver o filho Nicolas com dificuldades com o melhor produto que tem. E Todt no comando da Ferrari pode, em off, pitar dentro de Maranello.

  • Esta será a mais uma prova de fogo para a carreira de Massa.

    Quando foi para a Ferrari, disseram que estava fadado ao fracasso ao lado de Schumacher. Ganhou 2 provas.

    Contra Raikkonen, disseram que seria segundo piloto. Disputou em 2007 dignamente, apesar de ter sido superado no final. Mas, em 2008, se impôs na equipe, ganhando do finlandês e ficando a 1 ponto do titulo. Em 2009, vinha mais uma vez na frente no campeonato até o acidente.

    Agora é mais uma prova. Estão dizendo que será 2º piloto do Alonso, no que discordo. Apesar do talento do espanhol, ele não é Schumacher e Massa não é Irvine ou Barrichello. Portanto ele pode sim complicar a vida do espanhol, que vai ter que guiar muito para superar o brasileiro, caso este mantenha a pilotagem em alto nível após o acidente da Hungria.

  • Fiquei chateado com essa notícia pelo Massa. Um excelente piloto que tem totais chances de correr de igual para igual com Alonso ou até mesmo batê-lo, se tiver condições iguais. Mas infelizmente isso não deve acontecer, mesmo com o histórico de Massa e o respeito que ele tem da equipe, porque Alonso não teria concordado em assinar o contrato com a Ferrari se não fossem garantidas as condições de tratamento preferencial e de 1º piloto.

    Acho que Massa tem que ser muito forte psicologicamente e tentar bater Alonso na pista… e se perceber que Alonso é favorecido, pelo talento que Massa tem, deve fazer as malas e sair, evitando assim se tornar o “novo Barrichello”.