MENU

5 de novembro de 2009 - 13:21F1

A Renault e o Chapolin

SÃO PAULO | Daí, como se esperava, os repórteres chegaram em Carlos Ghosn, que estava em um evento da própria Renault, e perguntaram se a montadora vai continuar na F1, como resposta à reunião às pressas que foi feita ontem em Paris. Ao estilo Chapolin, pediu calma, que não criassem pânico.

Mas não respondeu. Só falou que vai anunciar algo até o fim do ano.

Não é preciso contar com muita astúcia para analisar o seguinte: ora, se fosse continuar, Ghosn já teria confirmado a presença da Renault no ano que vem, encerrando por vez as especulações. Veio com o movimento friamente calculado de que só vai falar daqui algumas semanas. O que faz crer que, se a decisão não foi tomada, ou se a Renault segue como fornecedora de motores ou tira todo o time de campo. 

Todos suspeitavam desde o princípio.

21 comentários

  1. Eudemar disse:

    Mais um recado, e este vai pro hamilton.
    Com a equipe que ele tem em mãos, ou seja é uma equipe que tem poder de fogo, na f1, deve para de errar tanto e pilotar melhor, pois em 2008 pilotou horrorosamente, tendo que deixar em algumas corridas, o massa passar, e tomar uma volta.
    Em 2009, fez algumas corridas sensacionais e outras mediocres. Tinha carro pra fazer bem mais do que fez.
    O jenson button, campeão mais sem graça da f1!
    O damon hill venceu um campeonato disputando contra o schumacher, não contra o ruinzinho barrichello! Na segunda parte do campeonato, do gp da inglaterra em diante, o button nada fez, se escondendo atras do ruinzinho barrichello, para se tornar campeão. Levou dois passa fora de um novato chamado kamui kobaiashi, hehehe, adorei o que o japa fez com o button, hehehe, que marcou 3 pontinhos, bem merecidos, pois carimbou o campeão de 2009!
    Eu chefe da mclaren já teria fechado contrato com o kamui kobaiashi, para ser o segundo piloto, rebaixando o kovallainen pra reserva. Quem manda na equipe é o lewis hamilton ou o Ron Dennis e Ojed Mansur!? Ou o grupo mercedes!?

  2. Eudemar disse:

    Calma, gente boa, foram somente duas corridas e, com a toyotta, pois foi a 5 equipe neste campeonato, ficando à frente da bmw e da williams, force india e toro rosso.. Manda ele pegar uma force india ou uma toro rosso, e fazer o mesmo. Quero ver seu desempenho, na lotus de 2010, que é a equipe que onde ele negocia uma vaga.
    Ainda acho que o ruinzinho foi sacaneado pelo ross brawn, que é quem mada na equipe e ele sempre espinafrou o ruinzinho, com o apoio do todt, eleito para ser o novo mandachuva da FIA, em 2010.
    Neste finalzinho de f1, quem colocou mais combustível, saiu-se melhor dos que os que colocaram menos, vide hamiltom, vettel e button, que estavam lá no fundão, e terminaram na frente do ruinzinho, que estava em primeiro, na largada.
    Decepção de 2009, foi o nakajima, que não fez um pontinho sequer, em 17 corrridas. O grosjean, não acho que seja tão ruim assim, afinal na gp2, acho que a disputa lá seja pra valer, e não seria campeão.
    Acho que a renault, seja equipe de um carro somente com o alonso, que acabou nada fazendo em 2009, pois o carro estava mesmo uma bagaça. Conseguiu boas posições por estar no braço do alonso, se não teria descambado de vez, e teriam saido junto com a toyotta.
    Agora o alonso tá na ferrari. Este sim não tem direito a errar e deve pilotar pra valer e mostrar se é mesmo bom, esqueçamos esse negócio de dar pau, no felipe massa. Ele representa o todo poderoso grupo santander e vai andar na frente de qualquer um que colocar a bunda numa ferrari não importando qual piloto seja!
    Quero ver o kubica, em 2010, se a renault continuar, ver o que ele consegue, pois a bmw, investiu muita grana e quase foi campeã em 2007. Em 2008 e 2009, decepcionou completamente, e algumas vezes o heidfeld foi melhor que o kubica.
    A williams, pra se dar bem em 2010, deveriam fazer tudo pra terem um mercedes debaixo de seu chassis, pois com esse ford coswort, não vai conseguir nada não, por mais experiência que o ruinzinho tenha.
    Acreditei que ele iria correr, com a faca nos dentes, mas parece que conseguiu enganar todo mundo, porque se tivesse coragem, mesmo, deveria fechar a boca e mandar ver, e fazer como o piquet fez, sim, e não ficar reclamando sabendo que o ross brawn, estava mesmo espinafrando ele.
    Outra que quero ver levar ferrada em 2010 é a brawn gp. Eu torci para que a ferrari se ferrasse em 2009, por não ter se esforçado e ganho mais um título, com o felipe massa, e ela se ferrou em 2009. Se minha secada funcionar como a da ferrari, a brawn, tbém vai.
    Vettel foi sensacional e me supreendeu, pensei que apesar de já ter poucos motores à disposição pelas quebras, não ligou pra isso, e mandou ver. Que ele continue assim em 2010!
    E que a temporada de 2010 seja bem melhor que a que acabou.

    Responder

  3. Eudemar disse:

    E devem parar com esse negócio de ficar mostrando papais de pilotos o tempo todo!
    Queremos ver carros e pilotos na pista, disputando freadas e ultrapassagens, e não imagens de seus papais fazendo cara e bocas!

  4. Seu Madruga disse:

    suspeitei desde o princípio!

  5. Acho que ele não queria colocar água no chope do evento…

  6. Alexandre Rodrigues de Oliveira disse:

    Se aproveitam da minha nobreza!

  7. Joel Gayeski disse:

    É piada pronta, o presidente já se chama “Carlos” o nome daquele personagem bobalhão interpretado pelo Carlos Villagran (Kico no Chaves).
    No final da reunião que dirá que estão pulando fora vai franzir a testa e dizer “pois é não é?”.

  8. lucius disse:

    Quando o Alonso saiu da primeira vez disseram a mesma coisa. Alonso voltou e ficou mais dois anos.
    Adiar decisão faz entender que talvez não saiam, pois quanto mais tempo ficar essa especulação pior para a imagem da empresa.

  9. Pry disse:

    Isso vai dar em pizza…

  10. Carlos disse:

    Estão só dificultando a entrada de um time substituto. Não vai dar tempo de aprontar um carro em 3 meses. Tremenda sacanagem do Mr. Bean.

  11. Stirling disse:

    Caso Renault realmente saia, a posição de seu presidente que diz odiar a F1, além de incompetente pois os carros de rua da Renault são péssimos, pouquissima durabilidade, mostra também uma grande falta de respeito com todos os profissionais envolvidos com a F1, para que a tortura, termina logo e ajude os funcionários a ter uma nova colocação profissional

  12. Dionisio disse:

    Por enquanto ele não falou nada. Podem até continuar no ano que vem. O impácto negativo da desistência deve ser preocupante.

  13. dcoelho disse:

    Victor, mas, se considerarmos que a Renault ficou em “liberdade condicional” por 2 anos, ela não teria que ficar na F1 por duas temporadas?

  14. Blackbird disse:

    Um pardal amarelo me contou que a Renault aproveitará a brecha deixada por Honda/Toyota e passará a ser nomeada NISSAN, sendo Kobayashi o segundo piloto da escuderia de Carlos Goshn, CEO da Renault Nissan, e assim, fazer um marketing populista no mercado nipônico que está mal das pernas.

    • Celso Silva disse:

      Boa sacada, essa. Mas tenho outra visão. A Renault cai fora da F1 e volta o Briatore com o aval de Todt assumindo o espólio da equipe. Chuuuuteeeeiiiii hehehe

    • O grupo Renault Nissan também fabrica carros sob a marca Renault-Samsung na Coréia. Como vai ter GP lá ano que vem, que tal, em vez de Renault ou Nissan, mandar logo um Samsung GP?
      Ou será que vem uma Scuderia Briatore aí?
      De qualquer modo, desde que o Grosjean fique fora, tudo bem…

  15. Chico 307 disse:

    Olha…concordo com vc….nas verdade acho que apenas estão fazendo hora..vão dar no pé mesmo….e para falar bem a verdade tb já vão tarde….fora a época de 2005/06 com amortecedor de massa e um projeto bem nescido a Renault não tem feito nada demais….seus Clio só tem dado vexame….e tb não sei se vale muito apostar no motor Renault não..

  16. É, como dizia NostraMax MosleyDamus, a era das montadoras está acabando…

  17. Gabriel Souza disse:

    E digo mais. Aposto que Ghosn pensou, depois da pu****a de Cingapura 08: “Se aproveitam de minha nobreza”.

  18. Alberto Allatere disse:

    O recado foi claro: A Renault tá fora, mas contunua como fornecedora de motores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>