MENU

10 de novembro de 2009 - 14:19F1

Parlatório: Schumacher, Prost, Senna

SÃO PAULO | É nesta ordem do título que o “The Sun” apontou os três maiores pilotos da história da F1. Michael Schumacher, o piloto que “atingiu a estratosfera” com sete títulos. Alain Prost, que conquistou quatro com “habilidade de misturar vitórias com o conflito e a controvérsia”. E Ayrton Senna, três vezes campeão, fica atrás dos dois. A matéria completa está no Grande Prêmio.

Mais um motivo para o debate dos caros internautas e da avaliação do sensacionalista tabloide inglês.

21 comentários

  1. Santana disse:

    O Senna foi o mais rápido piloto de F1 de todos os tempos basta ver o que ele fazia na chuva inclusive com a Toleman com motor Hart com 120 Hps a menos, enfrentou a Mclaren do Lauda na Inglaterra e quase ganhou do Prost em Mônaco, na Lotus também também era forte nas pistas molhadas e travadas, Piquet que correu com a mesma equipe técnica da Lotus foi muito mal e a diferença do Piquet em tempos pro Nakajima era bem menor da que o Senna tinha contra o mesmo japonês, sei que o Schumacher é um grande piloto, mas ele se ligou ao melhor projetista da F1 o Rory Byrne (outro gênio era o Adrian Newey) e todos sabem que o Benetton do Schumy em 94 era irregular, com o controle de tração que era proibido, depois ele foi pra Ferrari levando o Rory e os contratos obrigavam ao piloto n° 2 a ter um carro inferior e não ultrapassar ele, por isto que as críticas ao Barrichelo são injustas, o Schumy bateu todos os recordes. Hoje na Mercedes o Schumy não tá indo bem por que ele perdeu as regalias e também por que tá velho, já o Prost pegou só piloto forte e nunca vetou ninguém (ao contrário do Shumy, do Senna da Lotus também vetava -depois que ele entrou na Mclaren não vetava mais ninguém- Piquet também vetava) , é verdade que o Prost melhorou muito depois que andou na Mclaren com o Lauda, ele era 1,0 seg, mais rápido que o Lauda, no primeiro ano perdeu por 0,5 ponto, mas em 85 mais amadurecido derrotou fácil o Lauda, olha o que o Prost fez com o ex-campeão Rosberg na Mclaren em 86 um massacre, olha o que ele fez com o Mansell na Ferrari outro massacre, o Mansell na Williams mesmo sendo n°2 era 0,5 mais rápido que o Piquet, o único piloto que enfrentou o Prost foi o Senna, o Senna era mais rápido, mas errava muito, é verdade que ele era jovem e tava aprendendo e talvez o Senna mais maduro fosse outro piloto, mas isto nunca aconteceu por que ele morreu cedo. Por isto a minha lista é 1) Prost 2) Schumacher 3) Senna. Isto tudo pelo regulamento atual, mas se o regulamento tivesse muito descartes colocaria o Senna em primeiro, por que ele era muito rápido, ele era 0,5 seg. mais rápido que o Mika e que o Prost com o mesmo carro.

  2. Vida Loka disse:

    É fácil ver quem é melhor: Se eu tenho 7 títulos eu sou melhor do que aquele que tem 6 títulos que por sua vez é melhor do que aquele que tem 5 e assim por diante.

    Chega dessa conversa fiada de quem foi melhor…

  3. Giba Rossi disse:

    Prá mim tá tudo certo ! Michel é melhor que o Senna e que o Prost mesmo !

    E, 2º e 3º ? Eu sou braisleiro…só me preocupa com o 1º !

    Eu discutiria apenas o Lewis em 10 º, mas como eu só me importo com o 1º, não vou discutir também !

  4. Joel Gayeski disse:

    Pra mim Fangio é o melhor. De TODOS.
    Não tinha mimimi de querer o melhor carro, e foi campeão com Ferrari, Mercedes e Maserati e foi uma baita personalidade fora das pistas.

    Mestre.

  5. Mauricio disse:

    A maior palhaçada nesta lista é o Hamilton entre os 10, posição que o tablóide credita à precocidade do inglês.
    Oh, o que não aconteceria se Schumacher, Senna ou Prost estreassem na melhor equipe da categoria sendo empresariado e paparicado pelo próprio chefe de equipe?

  6. luiz alberto disse:

    Acho que o bairrismo ou desconhecimento da primeira década da f1 não dixam falar de Juan Manoel Fangio que foi 5 vezes campeão numa época em que não existia preocupação nenhuma com segurança(nem de carro ou pista),havia grandes pilotos em atividade;Moss,Fagioloi,Harthorn,Musso,Lang e outros,carros dificeis de conduzir ,com grande velocidade de reta,câmbio seco,pouco freio,nenhum apoio aerodinâmico e pneus estreitissimos que não se usa hoje nem em carros de rua,eletronica então ,nem a igniçao e qualquer acidente mais sério dificilmente o piloto retornava a pilotar.Então ao meu ver a listagem deveria ser por decadas pelo menos,para ser mais justa e menos bairrista,mas uma coisa é certa;todos contribuiram para o desenvolvimento dos automóveis tanto de competição como os de rua.E tambem nos possibilita a esta discussão que nunca chegara a um consenso,para o bem do esporte,não é mesmo

  7. Vai começar tudo de novo… meu Top 3: Yuji Ide, Alex Yoong e Dave Walker

  8. Dionisio disse:

    Victor, esse assunto dá samba ! Pena você ter colocado um futrico da Stock Car pra atrapalhar a polêmica.

  9. Douglas Arruda disse:

    Concordo com a lista. Prost também foi um piloto fantástico. Não teve o talento para dar show, para aqueles grandes feitos que brilharam aqui e acolá na Carreira de Senna. Mas no conjunto, como inteligentemente analisou o o Maurício por aqui, o Prost foi melhor.
    Talvez se o Senna tivesse a oportunidade de decidir quando encerrar sua carreira, teria ganho pelo menos mais um titulo e talvez essa lista fosse outra. Ele estava entrando numa fase mais madura e acredito que tivesse pique para ir até 98, por exemplo.

  10. Valdner disse:

    É difícil comparar, até mesmo quando os três disputavam a F1 na mesma época, Michael ainda não era “O” Schumacher, mesmo mostrando muito talento já na época. Prefiro concordar em parte com o Maurício (15:23). A dúvida que cerca a liderança do alemão será sempre se o domínio do mesmo permaneceria se enfrentasse uma concorrência mais competente, coisa que Prost e Senna tiveram durante toda as suas carreiras. Mas para não ficar totalmente em cima do muro, gosto de pilotos mais agressivos e rápidos sob qualquer tipo de dificuldade, seja no seco ou no molhado e por isso colocaria Schumacher em primeiro, por saber acertar melhor o carro que o Senna, o Prost em terceiro, era um piloto mais cerebral para compensar a falta de braço em relação ao brasileiro.

  11. Piercarlo Ghinzani disse:

    Ih!!! Vai começar o ataque de histerismo.

    Sobre a lista, para quem não viu completa, tem 10 nomes e, além de terem acertado os 2 primeiros, fazem jus a outros grandes pilotos, que na minha opinião estariam em 3º Lauda, 4º Clark, 5º Fangio, 6º Villeneuve (pai), 7º Mansell, 8º Peterson, 9º Hunt e 10º Piquet.

    O resto é resto.

    Abraço.

  12. REALISTA disse:

    Finalmente uma lista sensata! Faltou os velhinhos, como encionou um camarada aí, mas ninguem se lembra deles mais. Pobres viuvinhas, estão rasgando o fiofó com a unha e tirando a cueca pela cabeça!

    • Oswald Martins disse:

      Uma lista muito séria..
      Segundo o grandepremio, essa lista colocou o Hamilton em 10° lugar…

      Eu não perco tempo, nem paciencia enumerando pra mim quem foi o melhor ou o segundo melhor e etc, mas Hamilton em 10°, eh uma lista que já coloco no descrédito.

  13. Júlio disse:

    É só terminar a temporada que começa essa putaria de novo…

    Tsc, tsc, tsc…

    É engraçada qualquer discussão sobre o melhor piloto da história, pois comparam características diferentes, utilizadas em épocas diferentes, com carros diferentes, adversários diferentes, ou seja, não tem como comparar quem foi melhor… o que dá é apontar quem foram os melhores de cada época, e aí a lista fica enorme, de Fangio até Alonso são dezenass de nomes…

  14. Mauricio disse:

    É bem difícil comparar épocas, mas por tudo o que o Schumacher conseguiu na F-1, concordo com ele em primeiro. Já Senna e Prost podem ser comparados, já que são da mesma época. Apesar de admirar muito o Ayrton, eu não afirmo que ele foi melhor que o Prost, e justifico: disputaram dois campeonatos com o mesmo equipamento, e cada um venceu um. E com equipamentos diferentes, mas também lutando um contra o outro, cada um tem 1 título e 1 vice. Senna era mais rápido, e Prost mais constante. Mas, com todo esse equilíbrio, os 4 títulos contra 3 acabam pesando na escolha.

  15. Rafael Rosa disse:

    Essa questão de ficar fazendo comparações é uma tremenda bobagem! Cada um teve a sua época dentro da F1. O Shummy praticamente não teve adversários quando venceu ganhou tudo na Ferrari, exceto tirando os títulos de 98/99 do Mika Hakkinen e 05 e 06 de Alonso. Já o Ayrton correu contra o Prost e o brasileiro era muito mais talentoso, evidente!

    • Rafael Aun disse:

      Calma viuvinha.

    • JULIO DIAZ disse:

      exato, calma viuvinha, essa lista é mesmo injusta….. o Piquet foi muito melhor que o Senna, e o Nelson gostava de mulher.

    • Ricardo disse:

      Claro que é complicado fazer esse tipo de comparação. A única maneira de compararmos seria ter todos os pilotos com o mesmo equipamento e com a mesma idade, e aí saberíamos quem seria o melhor. Porém, obviamente é impossível! Agora, com relação ao Schumacher não ter tido adversários a altura: isso pode ter sido tanto pelo possível fato de que a concorrência era fraca, mas também pode ter ocorrido porque ele era muito melhor (fazendo com que a concorrência parecesse muito fraca). De qualquer maneira, é uma discussão infrutífera, porque nunca vamos saber. Para os Sennistas, o Senna sempre vai ser o melhor de todos os tempos, mas lembrem-se que ele não sabia acertar carros…

  16. Thiago Rosa disse:

    Onde estão Fangio, Piquet, Stewart e Clark? Vão provocar polêmica com uma lista de 3 nomes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>