MENU

10 de novembro de 2009 - 17:06Stock Car

Stock na Justiça

SÃO PAULO | É na próxima sexta-feira que deve chegar à Comissão Disciplinar da CBA a ação que a Vogel move contra o vaivém — no caso, o “vem” — do resultado da etapa de Brasília da Stock Car no último domingo. Cacá Bueno, terceiro colocado da mencionada corrida, foi punido com o acréscimo de 20 segundos em seu tempo final, e hora e pouca depois, a direção de prova revogou a pena, gerando a cólera do grupo de Petrópolis.

O advogado Marcelo Aiquel, gaúcho, gremista atuante, foi contratado pela Vogel. “Recebi oficialmente hoje da CBA o resultado da alteração do protesto e em três dias ingresso com a ação”, falou Aiquel ao Blog Victal.

A punição a Cacá foi aplicada porque foi comprovado que os mecânicos da Red Bull deixaram a garagem antes da parada total do carro do piloto durante sua parada para reabastecimento nos pits. O vídeo abaixo comprova que o protesto, que partiu da Vogel, tinha razão.

Cacá, então, caíra 15 posições na classificação da prova, deixando Thiago Camilo, piloto da Vogel, sete pontos atrás no campeonato. A notícia da punição foi dada pessoalmente pelo diretor Carlos Montagner aos jornalistas e assessores na sala de imprensa. Ao que consta, a suspensão do ‘time penalty’ — baseada em um vídeo em que a Red Bull mostrou que a ação das demais equipes nos boxes foi semelhante à sua — foi dada quando tais profissionais, em sua grande maioria, já haviam deixado o autódromo de Brasília.

Aiquel vai viajar para o Rio na próxima quinta-feira. “Vou falar com o presidente da Comissão”. O assunto é para que o caso seja julgado até o começo do próximo mês. “Vou fazer um pedido para um trâmite urgente para que o julgamento aconteça antes da etapa de São Paulo”, contou Aiquel. Depois, em caso de derrota nesta primeira instância, o processo vai parar no STJD.

Porque, se a história ficar arrastada, o campeonato pode terminar sub-judice. “E quero fazer esse pedido em nome da lisura, dos patrocinadores, dos promotores e dos pilotos”, encerrou o advogado.

Algumas equipes, informalmente, se ofereceram para ajudar a Vogel.

8 comentários

  1. Terena disse:

    “…Braaaaaaasiiiiiiilllllllll, Braaaaaaaaaasiiiiiillllll…” tem outra também….” Isso aqui ô ôo…”

  2. Então quem fez o pit stop dentro da regra saiu perdendo? Que se puna todo mundo e o 18º colocado vai ser o vencedor!!

  3. Rodrigo disse:

    Vai entender, né?
    Mas é isso. Cacá Bueno tem patrocinio forte, além daquela lenga da Globo. Vai ficar tudo como está.
    Vocês lembram do Pizzonia falando uma monte de coisa sobre a categoria quando Cacá foi punido no treino e retiraram a punição?
    Tá explicado.

  4. Vou no senso comum. Se outras equipes erraram em mais 20 pit stops, como alega a Red Bull, que a punição seja aplicada a mais 20 pilotos. Isentar um piloto de uma punição que havia sido decidida sob a prerrogativa de que outros cometeram o mesmo erro é, no mínimo, decisão incoerente.

  5. Ronaldo Santos disse:

    O fato de outras equipes também optarem pela mesma estrátegia errada não justifica, portanto, todas devem ser punidas. O Cacá é um ótimo piloto, mas sempre tem a favorecimento na categoria, seja por pate da direção, da transmissão da RG, da mídia..etc.

  6. Victor, não esqueça que, além de tudo, o Cacá torce pro Fluminense!
    .
    Bastidores é com eles mesmos!
    .
    Abraços!

  7. Zézinho disse:

    Informalmente?! Por isso acho esse campeonato uma tremenda porcaria…..Equipes que não querem aparecer, mesmo discordando de uma situação, a elas chamo de covardes

  8. Comedor de Gavião disse:

    Acho que a antipatia do pai do Cacá acaba fazendo com que muita gente torça o nariz para o piloto.
    O que se viu nos boxes da Red Bull é exatamente igual ao que se vê nos outros boxes. Em quanto as outras equipes foram prejudicadas? Meio segundo? Dois segundos?
    Aplicar 20s no tempo do Cacá é um pedido chorão de quem não teve competência para tirar tempo na pista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>