Corinthians e Flamengo na Stock Car

SÃO PAULO | A aliança que o automobilismo tem procurado fazer com o futebol, hoje vista na F-Superliga, tem chance de se tornar real em 2010 na Stock Car, justamente com as duas equipes brasileiras que fazem parte da categoria internacional dos clubes.

Negociações acontecem para que o Corinthians estampe sua marca nos carros de turismo do campeonato brasileiro. Há até um acordo verbal entre as partes, e no caso da equipe paulista envolve o diretor cultural, Duílio Monteiro Alves, o vice-presidente de marketing, Luis Paulo Rosenberg, e o presidente, Andrés Sanchez.

Mas o Corinthians não atuaria diretamente, nem gastaria dinheiro com a Stock Car. A proposta é que seus direitos sejam cedidos a uma agência ou a um representante, que então ficaria responsável pelo envolvimento do time na categoria.*

O Corinthians estamparia seus patrocinadores nos carros, diferente do que acontece na Superliga. Mas não necessariamente seria uma extensão das marcas vistas na camisa alvinegra ou roxa — hoje Banco Panamericano, Batavo e Bozzano. Por conta da disputa da Copa Libertadores no ano que vem, o time já tem uma lista extensa de empresas que querem aproveitar a visibilidade do retorno corintiano à competição sul-americana. A Stock Car serviria como uma espécie de refugo das preteridas.

Da mesma forma que o Corinthians, o Flamengo, o outro time brasileiro da Superliga, se mexeu para arquitetar um plano semelhante. E o contrato de licenciamento que repassa a uma agência os direitos dos urubus já está assinado, algo que está ainda emperrado pelos lados gaviões.

Os bastidores das negociações da agremiação da Fazendinha, do Parque São Jorge e de Itaquera, chegaram ao ouvido do Palmeiras, que também demonstrou interesse em ingressar na Stock Car. Uma reunião com a estupenda e colossal equipe verde do Parque Antarctica está por acontecer.

* Há uma disputa, ao que se percebe, pelos direitos de representação do Corinthians. A Waysport foi mencionada de início como a agência de gerenciamento que atuaria em nome do clube. Mas Alex Ruffo, jornalista responsável pela revista Speedway, afirmou ao Blog Victal que já tem um acordo assinado tanto com o Flamengo quanto com o Corinthians, que foi apresentado à Vicar e à Globo em março. A empresa promotora da Stock Car e a emissora aprovaram o projeto. 

Ruffo explicou o “processo burocrático”.  “Precisamos de uma autorização da Superliga para que eles liberassem o uso da marca. Quem pediu a autorização, inclusive, foram Corinthians e Flamengo”, disse.  Alex também explicou que, por conta do centenário da equipe paulista, a Vicar liberou o uso do número 100 no carro. Os desenhos dos carros já foram feitos.

Também, Ruffo declarou que os acordos com as equipes só não foram assinados porque ainda não foram definidos os prazos de duração dos contratos.

Comentários

  • algum periquitinho me disse que o piloto do flamengo vai ser Popo Bueno
    Lembrando que so tem tres pilotos do rio na categoria principal, Caca Bueno tricolor fanatico inclusive durante alguns anos levou o escudo do fluminense no carro, e Duda Pamplona que e flamenguista , mais e dono da equipe aonde corre provalvelmente nao sairia de la.
    Com isso tem toda logica a escolha de Popo . carioca flamenguista e piloto que no ano passado entrou na super final.

  • Algo me diz que tem grana petroleira no carro do Corinthians… Time de coração do nosso Presidente, que é o “dono” da maior empresa da america latina, que largou a StockCar sabe-se lá o porquê! Parece que o sucesso da Esso está incomodando os executivos da estatal que deve voltar à categoria estampando sua marca na carroceria dos bólidos (ou seria “bólhidos”). É a chance de colocar a marca da estatal brasileira no podium da petroleira americana (?), que na verdade é de propriedade de um alcoleiro brasileiro. Mas se depender da sorte da petroleira no esporte motorizado vai correr no final do pelotão. Cacá Bueno só apareceu depois que a BR largou a equipe para investir no evento, na F1 foi só fiasco com a Williams (agora com Rubinho e sem eles pode ser que desencante). Entraram na Honda e deu no que deu, entraram na GT3 e tá quase sucumbindo. Êta emprezinha azarada essa… (ou quem sabe são seus empresários míopes, que não conhecem nada de automobilismo)

  • O cara é campeão da stock car, inclusive na light também. É respeitadíssimo pelos próprios concorrentes, tem o Ingo, o Serra e o Paulão, como seus fans. Aí, vem um “Zé mané qualquer” e diz que o Cacá é um lixo, é um vagabundo, etc. Sinceramente, esse tipo de comentário não deveria ser publicado aqui.

  • Alô Victor,

    Não gosto muito dessa história de misturar futebol com corrida de carros. Daqui a pouco vamos ver quebra-quebra nas arquibancadas de Interlagos. O automobilismo é o senão único, um dos únicos que não dá trabalho à polícia em dia de corrida. Mas se começar com essa história de Corinthias, Palmeiras, Flamengo, amanhã a Mancha e os Gaviões vão estar nos autódromos fazendo arruaça.

    Cuidado. Pode ser um atrativo, mas também um precedente perigoso.

    Um abraço.

  • Ótima ideia pra Stock. E um motivo a mais pra lotar as arquibancadas. Só q o FLAMENGO vai ficar em desvantagem por não correr em casa por ao menos 2 anos.. Se bem q Flamenguista e como Cearense, tem pra todo lado.
    Tomara q meu ESTUPENDO, GIGANTE e IMBATIVEL CRUZEIRO entre nessa no futuro.

    OBS: Vamo ver qual será a ideia de jerico q os engravatados da GLOBO terão dessa vez para atrapalhar ainda mais o espetáculo!

  • isso é uma palhaçada………….a stock car é um lixo………só tem vagabundo correndo por lá………..olha os filhos do galvão……tem muita grana corre nessa merda de stock………….

  • Deve ser coisa da Vicar pra atrair pagantes de ingresso para as corridas. Daqui a pouco entram torcidas organizadas, aí vai ter cânticos durante as corridas, saquinho de pipi voando nas arquibancadas, e pancadaria quando um comissário de prova tomar uma decisão polêmica. Ê brasilzão véio sem porteira.

  • “Parque Antarctica”?? Pô Vitonez, vc como palmeirense devia usar o nome certo: “Palestra Italia”.

    Parque Antarctica deixou de existir faz uns 80 anos, qdo aquele terreno foi comprado pela italianada.

  • Quase 3 horas se passaram e eu volto a este estimado blog para expor a minha tese, depois de muito, muito pensar.

    Faz sentido! E eu tenho uma certa contribuição nisso.

    Acho que essa negociação de F1 x Futebol se deve a um #FollowFriday que dei ao @grandepremio e ao @UEFAcom, que por sua vez, deu um RT para nosotros.
    Total repercussão mundial!

    Tem base, né?

    Para encerrar, uso as palavras de uma frienda loira e louca do MTV na rua: “Te amo, Alexandre!”

    hahaaha…

  • 1- Cadê o desenho do carro do Corinthians???

    2- O interesse da “a estupenda e colossal equipe verde do Parque Antarctica” (sic) é verdadeiro ou apenas um devaneio do ilustre blogueiro???

    3- Se o timeco da turiassu entrar nessa, vai correr com carros da cor amarela???

    4- Se, por um acaso, as meninas do jardim leonor também quiserem entrar, a Vicar vai permitir que utilizem um carro de nº 24 nas core rosa-choque-pink???

  • Por que em 2000 nenhum carro da Stock quis estampar o logo alvi-negro da “macaquinha campineira” i.e. Ponte Preta? Cem anos por cem anos a Ponte Preta fez antes que o Curintia.

    • O que representa a Ponte Preta??? A sua única glória é ser o time mais velho do Brasil que nunca deu uma volta olímpica… aliás, tenho a impressão que se abrirem a sala de troféus da macaca ainda vão encontrar o Osama Bin Laden por lá, afinal, essa porta jamais foi aberta em mais de 100 anos hahaha

  • Victor, se não me engano, no anos 90 o Rodney Felício, sem patrocínio, guiou algumas etapas da Stock Car com o escudo do Corinthians nas laterais de seu omega. Mas era apenas uma homenagem.

  • Nossa… seria refugo do refugo, colocar a marca na camisa do time que toma 3 gols do Obina já é complicado, ainda pagar para ser considerado refugo… Grande Marketing…

    Ambos não deram certo nem na FSuperliga….

    Só vai ser marketing se o piloto do Flamengo fot o Cacá e o do Corinthians o Popó…

  • O problema seria o piloto da ‘estupenda’ e ‘colossal’ equipe chegar na super final na liderança e na hora H de mostrar para que veio, amarelar e cair na classificação.

    Saudações tricolores!!!!

    Toddynho

  • “Por conta da disputa da Copa Libertadores no ano que vem, o time já tem uma lista extensa de empresas que querem aproveitar a visibilidade do retorno corintiano à competição sul-americana. A Estoque Car serviria como uma espécie de refugo das preteridas.”

    Não me parece lá um grande negócio. Se eu fosse uma empresa grande e perdesse a briga para colocar meu logotipo na camisa alvinegra, não aceitaria como compensação ter o logotipo nos carros de uma categoria decadente que perde para o Pica-Pau nas transmissões televisivas.

    Não sei se é porque eu intrinsecamente torço para o fracasso estoquiano, mas o caso é que não acho que dê certo.