MENU

25 de novembro de 2009 - 21:21F-Indy

Terentilke e a pista do Ibirapuera

SÃO PAULO | Bruno Terena, fotógrafo dos mais medianos que conheço, incorporou o espírito de Hermann Tilke e já fez um planejamento de uma pista ao lado do Parque do Ibirapuera, uma das três que concorrem para receber a prova da Indy em São Paulo.

O Terena disse, do alto de sua humildade. “Cara, é perfeito. Curvas de alta, pontos de ultrapassagem, monumentos… aquele tal Tilke é criança perto de mim.” Segundo o arquiteto de plantão, a pista tem 3,8 km.

Imagem_GoogleEarth

58 comentários

  1. Furlan disse:

    No ibira ce ta loko?
    Sem chances… e tem outra coisa
    O barulho dos carros iria matar os animais!!!

  2. Bismarck disse:

    O ideal seria uma pista curta (máximos de 3 km) e larga para proporcionar ultrapassagens. Esse é o formato da emoção. Sou carioca mas admito: Tinha que ser mesmo em São Paulo. O Rio destruiu seu autódromo e por isso não merece corridas internacionais.
    Temos que nos contentar com o turismo sexual que sobrou para o Rio. Uma pena, mas dane-se o Rio. Dia 14 de março estaremos em São Paulo. Parabéns !!!

  3. pessoal… imagina só: Largada na frente da Assembleia… uma super S beirando a lagoa.. logo uma juncao nova,, pra conectar com a Republica do Libano.. (que bela reta).. logo reingressa no parque pela juscelino.. e logo entra ate o porquinho.. beirando as cuadras de tenis até a bienal.. contorna o predio pra chegar ao obelisco.. dali sai do parque pra dal avolta por traz da assembleia e chegar de novo no minumento das bandeiras..
    que VOLTA:, 5,3 km estre muralhas e grades… adrenalina pura no meio do parque

  4. E ai pessoal…. na verdade tenho certeza de que a ideia do Ibirapuera é bem melhor que o Anhembi .. apesar de ser bem mais caro, pois tem que recapear toda a pista.. fazer umas partes novas, etc.. mas o entorno natural é sem comparacao.. e a idea acho que é ter uma boa corrida numa pista moderna, e num lugar que posicione Sao Paulo no mapa do tursimo.. vejam este limk com o desig da pista do IBIRAPUERA COM UM PUCO MAIS DE 5 KM.. A NOVIDADE É APROVEITAR A AV. REPUBLICA DO LIBANO COM RETAO !!!
    VEJAM:

    http://www.facebook.com/home.php #/photo.php?pid=859386&o=all&op=1&view=a ll&subj=52534855847&aid=-1&id=1146111853 &oid=52534855847

  5. Everton disse:

    E o público senta aonde ? Nas arvores ? Acredito que isso vai acabar sendo no sambodromo, a infra é muuuuuito melhor. Já é um local feito para eventos de grande porte.

  6. Josenildo (taxista) disse:

    gostaria de ver tambem se possivel as outra alternativas de pista . Com o sambodromo e fiquei sabendo que talves em itaquera confirma

  7. veber disse:

    é importante que a pista seja larga e utilize pistas de Sao Paulo que tenham isso disponível,,, assim o show aumenta ……. uurrruuuuuuuuuuuuuuuu

  8. Antonio Pessoa disse:

    Lamento informar, mas a pista tem pontos muito perigosos. Curvas de alta velocidade em um parque público que não tem espaço para fazer áreas de escape é suicídio.

  9. thunder disse:

    Alguém aí poderia explicar por quê esta corrida não pode ser Interlagos um lugar feito justamente pra isso….

    • Rafael disse:

      thunder, a f-1 tem exclusividade de interlagos em corridas de campeonatos internacionais, portanto, precisaria da aprovação deles, o que não aconteceria, sabendo-se que isso depende de bernie ecclestone

  10. gavi disse:

    na primeira volta todas as obras se desmanchariam só pelo ruido dos motores.. hahahahaha… quadros, estatuas… jhhaha não iria sobrar nada… mais o traçado esta maravilhos mesmo..
    inclusive o hairpin

  11. Luis disse:

    Este é o primeiro “projeto” que vi (sendo que o anuncio foi ontem), mas gostei bastante. Parece a primeira vista muito interessante.

    Já tem meu voto Terena.

    Abraços a todos.

  12. Thiago disse:

    Para mim, uma ótima região para se fazer essa corrida seria nas proximidades do parque e do shopping vila lobos, uma região de avenidas, inclua nelas a marginal pinheiros, podendo passar pela cidade universitária e ainda se preferirem a região da praça panemericana, o acesso é fácil, dariam boas arquibancadas e no parque as equipes poderiam instalar seus equipamentos…

  13. Rodrigo disse:

    hahha, pista com 1 metro de largura, tá mais pra ferrorama!

  14. Flavio Perillo disse:

    Nossa!
    O que tem de árvore para os caras acertarem depois de passar por cima do guardrail é “impressionante”.

  15. Andrei Spinassé disse:

    Victor, no meu blog postei uma sugestão de pista no Campo de Marte, se puder ser feita lá, claro: http://blognobox.blogspot.com/2009/11/sugestao-de-pista.html

  16. Marcio Vieira disse:

    Por que não usar Interlagos na mão contrária?

  17. Narciso disse:

    PÔ o Terena sabe tudo de corrida parabens um abraço Cisão

  18. victor dariano disse:

    tenho uma outra sugestao:
    http://picasaweb.google.com.br/dejavuexplorer/AlbumSemTitulo#5408249195436988162

    sou estudante de arquitetura e queria fazer meu TFG um circuito de rua da F1 no centro da cidade…estava com essa ideia desde o comeco do ano, esse circuito no Ibira foi uma alternativa que eu pensei já há alguns meses

    abs

  19. DRPCN disse:

    Que tal uma prova de resistencia: vamos fazer na Marginal completa, com transito liberado e sem rodizio, bem no horário de pico. Começa pela Pinheiros e termina no final da Tietê. Quem chegar primeiro vence, quem cair no rio, sifu…

  20. Rodrigo Alves disse:

    Esse traçado ficou realmente bom… para desfile em fila dos carros… Faltou indicar onde irão instalar os radares de velocidade… Vai ser igual à Stock de Salvador esse ano…rsrsrs

  21. MARCOS C. SANTOS disse:

    ACHO QUE SERIA NO ANTIGO TRAÇADO DE INTERLAGOS, RESSUCITANDO O ANTIGO RETÃO, CRIANDO UM CIRCUITO QUASE OVAL DE ALTISSIMA VELOCIDADE IDEAL PARA OS FORMULA INDY..

  22. João Ferreira disse:

    Fiocu bom mesmo, mas será que a pista tem largura suficiente para haver ultrapassagens?

  23. Madugada disse:

    Neste local aí é dificil até p/ meia-marotona. Imaginem a 300km/h. Neguinho tá de brincadeira em achar um circuito na caótica Sampa em 4 meses. Ou é em interlagos ou esqueçam… Infelizmente!

  24. Flavio Chinini disse:

    Se realmente São Paulo deseja ficar com a Indy, a prova tem que ser em Interlagos. Improvisar um circuito de rua, em qualquer que seja o lugar daqui de São Paulo, seria um caos, uma prova natimorta. Não há a menor condição para isso.
    Vide Birmingham Super Prix, dos anos 80. Circuito bonito, mas como competição extremamente confusa e acidentada.

  25. Joe Bacca disse:

    O Bernie nao precisa liberar o autodromo. Por que a Indy iria quere correr num lugar sem emocao como um autodromo? Os caras sao bem mais inteligentes e querem correr na rua, aonde e garantido o sucesso!!!!Tanto faz se vai ser Sambodromo, Ibirapuera, ou na casa da mae joana, finalmente teremos um ” evento ” automobilistico em Sao Paulo, aonde nos poderemos ver de perto os carros e seus pilotos a 350km/h!!!!!!!!!

  26. Gabriel de Amorim disse:

    De boa: o Tilke é horrível até mesmo se comparado ao Geraldo Magella!!!

  27. Edison José da Silva disse:

    Já que estamos tratando de parques, a minha opinião seria o parque da independência (Museu do Ipiranga) na região possui grandes retas e curvas desafiadoras! Não atrapalharia o trânsito de SP e tem um dos melhores cartões postais do Brasil e para o transporte é priveligiado com metro, trens e onibus e de facil acesso para todos. Ficaria contra a falta de hotéis que não seria um grande problema a distância para eles não são grandes! Fica a sugestão.

  28. patrick disse:

    Hahaha… esse Victor Martins é uma piada. Precisa buscar fontes mais seguras antes de escrever o q não sabe. Desde quando o Aeroporto Campo de Marte é de baixo fluxo?
    Para sua informação é um dos aeroportos mais movimentados do Brasil.
    Cuidado com o que escreve, para não escrever besteira.

  29. DuContra disse:

    Vitor, fez um percurso, de uma olhada por favor (http://img442.imageshack.us/img442/2577/indysp.png) tem largura suficiente para ultrapagens e tudo mais, é muito desafiador, o local é LINDO DEMAIS, e tem espaço mais que suficiente para BOXES, EQUIPES, ESTRUTURA, além de locais para montagem das arquibancadas.

  30. Pasquim disse:

    Essa pista, para quem conhece o Ibirapuera, é impossível. Teriam que cortar dezenas de árvores dentro de um paque que é símbolo da preservação do verde em São Paulo. Uma coisa é cortar árvore na marginal do Tietê, outra é cortar árvore no Ibira. E bateu na árvore, morreu na hora. Ando de bike a noite, e sem dúvida o melhor é usar a oportunidade para investir no centro.

  31. Mário Campos disse:

    Com este trecho, os carros iam virar gangorras, porque o fundo certamente bateria no chão.

  32. Srs.
    Faço minha sugestão.
    Ou sugestões, pois fiz um traçado “alternativo” e menor um pouco.
    veja em (copiei direto do google.maps): http://maps.google.com.br/maps/ms?ie=UTF8&hl=pt-BR&msa=0&ll=-23.51522,-46.640031&spn=0.015052,0.01929&t=k&z=16&msid=100840144996111132007.0004793dae1340b533615

    Os pontos em verde serão locais que precisarão de “obras” para um nivelamento da pista.

    Fiz o trajeto “ignorando” a Marginal Tietê… evitando o problema de fechá-la.

    Fica a sugestão, acho que vale até um prêmio da prefeitura heeheheheheheehheh pro projeto escolhido, claro. ehehe

  33. Turco disse:

    pelo que li no GP as chances de ser no sambodromo são de 90%. eu vou de qualquer jeito!

  34. Marcio Santo André disse:

    NA MINHA MODESTA OPINIÃO … SAMBÓDROMO É A MELHOR OPIÇÃO P/ PREFEITURA … JÁ É ESTRUTURADO E SERIA BACANA UM EVENTO DESSE PORTE NO ANHEMBI LOGO APOS O CARNAVAL !!! OU ENTÃO INTERLAGOS MESMO !!!

  35. UMA GRANDE IDÉIA É FAZER UM CIRCUITO NO ENTORNO DO PARQUR DO CARMO, QUE HOJE É O MAIOR PARQUE DA CIDADE,
    O PARQUE DO CARMO É CIRCUNDADO POR GRANDES AVENIDAS COMO A ARICANDUVA (RETÃO) E A AFONSO DE SAMPAIO E SOUZA (SUBIDA E DEPOIS DESCIDA EM ALTA VELOCIDADE) DEPOIS PELA AVENIDA OSVALDO PUCCI (SUBIDA EM MÉDISA ALTA E FINALMENTE A JOHN SPEERS (SUBIDA EM MÉDIA VELOCIDADE).
    ESSE TRAÇADO É MIL VEZES MELJHOR QUE O DO SAMBÓDROMO E DO PARQUE DO IBIRAPUERA).

    • DuContra disse:

      Amigo, infelizmente ali é Zona Leste, tu acha que a prefeitura vai querer uma corrida numa das regiões mais pobre da cidades, eu trabalho e moro por ali, infelizmente seria apenas um sonho.

  36. Rafaelzzed disse:

    E como disse o fábio seixas no blog do uol, em são paulo seria complicado fechar vias por 4 dias, principalmente na regiao da marginal, é loucura. Se o Bernie não liberar interlagos, vai ter q ser dentro de parques mesmo.

  37. Dênis disse:

    A melhor opção mesmo, em termos de trânsito / público/ hotéis/ infra-estrutura e boas retas, é a região do Sambódromo e do seu vizinho Campo de Marte. Colocar no Ibirapuera é fazer lobby com os riquinhos endinheirados, que moram naquela região.

    Abs!

    • Blackbird disse:

      Público? Sambódromo é longe que só… tem que ser na Z/S, afinal, é onde as empresas, ou seja, patrocinadores estão.

      Quem gasta grana pra assistir carnaval, não paga para ver a corrida.

  38. Rafaelzzed disse:

    Ficou mto bom esse circuito, melhor do que qualquer coisa q tentarem fazer na regiao do anhembi!! O problema são as árvores muito próximas da pista, o piloto pode querer dar uma de Jim Clark e enfiar o carro numa delas, Muito bom mas a proteção teria que ser bem feita.

  39. Bugre disse:

    Do jeito que são bons de curva os carros da Indy vão ter que dar ré pra fazer aquele grampo da parte de baixo da foto.

  40. Felipe Marcos disse:

    Pra que circuito, põe eles na 116

  41. neanderthal disse:

    e o público fica onde? em casa mesmo?

  42. Turco disse:

    Tem potencial, mas provavelmente escolherão um mais escroto.

  43. Acho que o circuito poderia usar o sambódromo, e seria sensacional porque já há uma infraestrutura formada para ventos naqela região. Moro em Santana, que para quem não conhece é um bairro muito próximo do sambódromo e do aeroporto do campo de marte. Poderia ser pensado também em em um traçado que utilize duas grandes retas e curvas de alta e fechadas. Saíriam do retão do sambódromo, fariam duas curvas na dispersão, saíriam em direção aquela rotatória da praça santos dumont (imaginem os carros fazendo aquela rotatória em alta… sensacional!) voltariam pela olavo fontoura, utilizariam os retornos da avenida como chicanes e seguiriam até o fim, fazendo 3 curvas seguidas e entrando no sambódromo de novo. vai dar até pra usar os radares da avenida como speed traps!!!! só falta saber pra qm mandar as multas… hehehehe

    bom… é minha opinião!!!

    abraço!!!!

  44. theodoro disse:

    O ideal seria em uma pista de verdade, pena que o Velopark ( http://www.velopark.com.br ) ainda está incompleto, para quem ainda nao sabe do que se trata, segue o link para um rapida visao, eu ja fui conhecer, vale a pena.

    Velopark – OPEN DAY / clip one
    http://www.youtube.com/watch?v=y-4C_StE41I

  45. Que nada… A prova vai ser naquele oval ali, à direita da imagem, ó…

  46. iago villar disse:

    Pra f-1 tá bem melhor que o tilke,mais pra indy realmente fica perigoso.

  47. Itamar Morais disse:

    Esse circuito ai iria gerar altissimas velocidades, com o guard rail ao lado em qualquer erro besta… Perigoso

  48. Peter Sellers disse:

    Gostei da tese do Terena. Visualmente o circuito seria lindo mesmo com curvas desafiaodras, etc. Só que falata todo o resto: Largura (tem ponto demarcados que passa um carro por vez, e bem devagarinho), espaço para equipes, boxes etc sem que se mate vegetação, isso sem falar na pista em sí, com inclinação negativa em muitos pontos e em estado ruim, etc…

    Ainda acho que o Kassabão vai convencer o Bernie Ecclestone a liberar Interlagos para a Indy (como Montreal já conseguiu).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>