Um lugar a Indicar: Rio está fora

SÃO PAULO | Sobe som. Trilha sonora de “Tubarão”. Cenas de ação.

Está no ar mais um capítulo de “Um lugar a Indicar”. A novela do automobilismo.

Não há quem confirme categoricamente, com assinatura de acordo e tudo mais, em que lugar vai ser a corrida da Indy no Brasil. As únicas certezas em torno da história que já tem mais de quatro meses vêm na linha inversa, onde não vai acontecer. O que já se sabe é que a prova não será realizada em Ribeirão Preto, cidade favorita no começo e eliminada de pronto, e, agora, que não será no Rio.

Carlo Gancia, representante da Indy no Brasil, informou ao Blog Victal que a cidade que vai sediar as Olimpíadas em 2016 desistiu de receber a categoria nas ruas de Flamengo ou Botafogo em 2010. Mas não de maneira cordial, por assim dizer. Simplesmente porque o prefeito Eduardo Paes se portou como um fugitivo.

A insatisfação de Gancia com Paes era explícita. Perguntei se o Rio estava definitivamente fora da disputa. “O ego do prefeito subiu à cabeça”, falou o dirigente, já ratificando a informação. “Ele não atende o telefone quando eu ligo, quando o pessoal da [TV] Bandeirantes liga, gente que era amiga dele muito antes de ele ser político.”

Era certo que seria no Rio, a verdade é essa. Todos davam como certo. O amigo jornalista Américo Teixeira Jr., por exemplo, informou há um tempão que o anúncio estava por acontecer. O anúncio, aliás, vazou lá entre o pessoal da Indy, saiu no site da categoria, a tal matéria do título “Bom dia, Rio”. Pessoas muito próximas ao pessoal que cuida da Indy no Brasil e lá também iam nesta direção. O que deu errado? Como disseram, a resposta se encontra no “descendente de inca” Paes.

“Dizer não num negócio é algo normal, que pode acontecer”, falou Gancia. “Mas aí ele vai, aperta a mão, fala que vai fazer a corrida e depois some, nem atende o celular. Nem lamentável eu posso dizer que isso é…” Gancia ressaltou, ao longo da conversa, a situação. “Ele confirmou, apertou a mão e depois fez todo mundo perder tempo. Ele não atende o telefone para fugir do problema. E o problema são os devaneios da cabeça dele.”

O prefeito Paes foi procurado, via assessoria, mas não se manifestou ainda.

Comentários

  • Pior é que a imagem do Brasil é que sai arranhada por conta dessa gente arrogante, fanfarrona, cheia do “mermão” onde o que impera é “connhecido_ismo” e não a competência… lastimável… que sirva de lição às confederações brasileiras…

  • Qual a surpresa? Lá no Rio só dá para fazer campeonato de futebol de areia, volei de praia, futvoley, campeonato mundial de frescobol, “tiro ao alvo” e “corrida” (dos trombadões)…. Ainda queriam tira a corrida de F1 dos paulistas, pelo menos lá o GP está garantido e não passamos essa vergonha.

    No Rio, e não tiver grana federal para mamar, qq evento de maior porte não é prioridade… destroem um autódromo para fazer vila olímpica e depois querem grana para contruir outro… não bastasse o caminhões de dinehiro que foram e que irão para lá…

    Existe a indústria da seca, para levar dinheiro a políticos do nordeste, a índústria da inundação para levar dinheiro para os plíticos do sul e a indústria do “Issssssssssporti” para levar dinheiro aos políticos do Rio de Janeiro…

  • Motovelocidade, Fórmula 1, Indy…Parece que a administração pública do Rio, quando não dá o calote, age de forma “suspeita” com todo mundo… E falando em todo mundo, vem a Copa do Mundo, vem a Olimpiada…

  • Aquí de certo mesmo..e o que podemos de fato contar..são os grandes negócios de narcotráfico…contrabando..roubo de toda sorte…políticos ladrões (todos..generalizando)! Tentar trazer algo diferente..sério..correto..é piada.

  • O Gancia está mais que certo no que falou.
    Paes é um ególatra que fez os organizadores dessa categoria que eu tanto gosto de otários, empurrou o negócio muito além da data estabelecida (até alguns americanos envolvidos com a IRL via blogosfera já comentaram essa demora), permitindo até que a notícia vazasse no indycar. com. Algo me levando a crer que a novela-saga já estaria se encaminhando pra um final satisfatório.

    O que me admira é a postura teimosa por parte da organização da categoria. Se sou eu, dava as costas e uma boa banana pro Brasil, sem pensar em voltar por um bom tempo. Dane-se a Apex, uma das coisas que eu sempre prezo nas coisas que faço é a ÉTICA.

    Agora com a união da IZOD, a categoria precisa se firmar. E por mais que eu adoraria uma corrida aqui (já que você sabe que sou do RJ), não acho que esse é o momento pra investir em outras provas. Principalmente onde impera a falta de interesse e respeito.

    Primeiro você faz uma reforma interna, conta os mortos e feridos e depois planeja uma expansão. É o que eu penso. E me desculpa a exaltação Victor, mas justamente por gostar demais da IRL, fico indignada com essas coisas u.u

  • Acho que o Velopark seria uma ótima opção para 2011, para 2010 não daria tempo. O autódromo fica em Nova Santa Rita, cidade bem próxima de Porto Alegre, mas não é em Porto Alegre. Por isso acho difícil a questão política, afinal o prefeiro de Nova Santa Rita não vai ter força para trazer uma corrida deste porte, e o de Porto Alegre não se envolveria pois a corrida não seria no municipio dele. De qualquer forma o Rio Grande do Sul merecia um evento deste nível, afinal pelo que sei somos o único estado do Brasil que tem 4 autódromos em atividade. O Velopark, Guaporé (onde corre a Fórmula Truck), Santa Cruz do Sul e Tarumã onde correram a Stock este ano.

  • Adoro as bobagens sobre assaltos no Rio, me lembrando da F1 este ano e ano passado, com os caras da imprensa estrangeira e das equipes sendo ASSALTADOS indo e voltando de Interlagos, conforme noticiado no Brasil inteiro..rsrsrsrsrs…Me lembro também de ter visto no Jornal da Band de segunda feira, anteontem, as imagens de gangues roubando várias pessoas na 25 de março em plena luz do meio-dia e passando na maior cara-de-pau ao lado da garbosa Polícia. Me lembro também, na mesma TV e na mesma 25 de março, este ano, os caminhões e pick up’s de mercadoria sendo esvaziados por gangues em plena luz do dia..voces me fazem rir…

  • Odorico Paraguaçu já teria levado a Indy pra Sucupira…
    E o Eduardo Paes parece estar mais preocupado com a Madonna no Reveillon.
    Enfim, indicar é fácil. Difícil é encontrar alguém competente que leve esse esporte a sério.
    To be continued…

  • Porquê Não Interlagos?
    O Autódromo Municipal José Carlos Pace tem um dos melhores anéis de velocidade do mundo!

    Queria ver esses carros entrando na Curva 1 sem frear (como Ronnie Peterson fazia de Lotus em 1973!) e descer o Retão (o de verdade, não a Reta Oposta) para só dar freio na entrada da Curva 3. Mergulhar para a Junção e subir o morro em direção à Reta de Chegada – que também tem diferentes elevações.

    Dizem que a data está reservada para a A1 GP.
    Essa categoria nem existe mais!
    Deixou de fazer as corridas da Austrália e da China este ano pq não teve dinheiro para fazer o translado do equipamento!
    Seu proprietário, o tal Tony Teixeira, inclusive, assumiu a presidência da nova Lotus.
    Ele nem tem tempo mais para A1 GP ou coisa que o valha. Tem que correr atrás de patrocinadores para sua equipe de F1.
    O cara vai estar no paddock da equipe Lotus no Bahrein em 14 de março – o mesmo dia em que deveria ser a prova da A1 no Brasil!

    Então, Interlagos – com seus pits, arquibancadas, sistema de cronometragem, bandeirinhas treinados…é “O” lugar para a Indy correr no Brasil em 2010.
    Só precisa construir os muros como os de Indianápolis.
    O resto já está prontíssimo!

    • Pelo que sei, por contrato o autódromo não pode receber categorias que não são chanceladas pela FIA e suas federações.

      Alguém confima?

  • Depois dessa, será muito coisa se os organizadores da Indy quiserem pensar mais de uma vez em colocar os pés ou as rodas no solo tupiniquim. Eu já teria dado uma banana, basta ter como exemplo de seriedade as transmissões da categoria pela TV, restos de corrida entre futebol e concurso de miss.

  • Poderiamos muito bem realizar esta corrida em CACULE, pois contamos com amelhor pista de corrida de JEQUE do BRASIL.
    Tem uma pinquela que Noca filho do finado Nezi passa a 150 Km/h com a sua BRASILHA envenenada com nafitalina de bolinha quero ver esse pessoal sabido do exterior.
    É apenas uma sugestão.

  • Qualquer toupeira sabia que essa corrida tinha 80% de chances de não sair. Esse tipo de evento no Brasil tem que começar a ser negociado com uns 10 anos de antecedência. Fazer assim em cima da hora não da certo. Ribeirão Preto não tem aeroporto internacional, nem rede hoteleira ou estrutura para receber este evento em pouco tempo, Salvador não conseguiu levantar “os milhão” necessários em pouco tempo, o RJ, que tem um pseudo-autódromo, decidiu fazer pista de rua no quintal das pessoas mais “nariz em pé” da cidade e, mesmo assim, não conseguiu “os milhão” por falta de tempo. Em SP, a Indy não quer se misturar com F1, logo, Interlagos está fora. SP terá que levantar os milhão e arrumar um lugar pra fazer pista de rua, se interessar à cidade.

    Teria alguma cidade no Brasil que consiga levantar ös milhão” pra fazer uma pista de rua, garantir estrutura, segurança e conforto para os competidores e espectadores em menos de 3 meses? Se fosse na China, daria tempo (vide o filme 2012 – rsrsrs).

    Abraços!

  • E o Velopark? Já vai estar em condições de receber corridas ‘de verdade’? E se já estará, a estrutura comporta eventos do porte da Indy?
    .
    Se sim, acredito que seria uma boa opção.

  • A Bahia esta pronta para receber a Indy. Mostramos com muita competência na Stock Car que Salvador também sabe fazer automobilismo. Quem organizou a prova de Stock Car foi o governo do Estado da Bahia, o prefeitura só pegou carona no evento. Além do circuito de rua montado no CAB, temos outras opções como o Aeroclube e o Comercio-Contorno (a Mônaco brasileira).

  • Porque não foi cogitado a capital do país ? Em 2010 Brasília completará 50 anos. Seria uma grande festa ! Temos autódromo e os brazilienses adoram automobilismo.

  • Eu sugeriria Caruaru ou Goiânia. São locais com praças automobilísticas pouco desenvolvidas ou esquecidas, e que com a vinda de uma categoria internacional de peso ajudaria e muito na revitalização e desenvolvimento do esporte a motor na região. Se a Indy corre em Goiânia, com certeza reformarão o autódromo e isso viabilizaria diversas categorias nacionais e sulamericanas pra correr lá.

  • Qual impedimento tecnico para se realizar a corrida em interlagos?? ta tudo pronto….é só mandar o “povo” descer…..Sou carioca mas confesso que a estrutura de interlagos é a melhor do Brasil…..Quem pode mais , chora menos…..se nao conseguimos organizar que deixem os paulistas o fazerem…… mas deste ano nao passa,,,,,,,o Mengao vai ser campeao……

  • Mais uma prova de como o país é extremamente fraco politicamente…

    Agora é não teremos mais provas de automobilismo decentes no Rio (de lama) e no resto desse país (abandonado)…

    Agora só nos resta a F1(por que muitos só conhecem esta categoria, pois existem outras que não são devidamente apresentadas e reconhecidas pelas emissoras televisivas)… os próximos anos serão muito, muito chatos… sem corrida, sem copa e sem olimpiada.

    Mais lamentações a vista.

  • Se havia algum lugar pra se fazer corrida no Rio com certeza esse não é o Aterro, envolto em questões ambientais seriíssimas, protestos das Associações de Moradores e tudo o mais. Lugar de carro de corrida é em AUTÓDROMO. Não deixa de ser uma boa notícia pro Rio a perda da corrida da Fórmula Indy, para mostrar aos eleitores e aos fãs do automobilismo o quão incompetente e principalmente arrogante é o prefeito Eduardo Paes.

  • Esses cariocas estão se achando porque vão cedir as olimpiadas !!!!! Estão querendo mais esporte do que a cidade pode comportar. !!!! Não é a toa que a F1 veio e não sai mais de SP. SP não tem esses pipoqueiros !!!!

  • Se o prefeito faz essa onda toda com uma corrida de rua, até parece que ele irá mesmo construir um novo autódromo, com o final definitivo de Jacarepaguá.
    .
    A novela poderia ser, também: Um lugar a IndyCar!
    .
    Abraços

  • É um fanfarrão, esse prefeito do Rio!

    E lembrar que o mesmo cara é quem administra a cidade.

    Se nem consegue honrar os compromissos de uma corrida, como será que ficam os compromissos, acordos que são feitos para o Rio?? Francamente…

  • Como sugestão, Eu indicaria A cidade de Curitiba-PR, onde se tem um Autodromo de categoria Internacional, com capacidade de cediar esta etapa, e ainda por cima o nosso Prefeito é extremamente aberto as novos desafios , alem de ser um esportista .

  • A Bahia está pronta para sediar essa corrida, a exemplo da Stock Car. O circuito de rua baiano, aprovadíssimo pela categoria, com certeza, va agradar a Yndi. Faça essa sugestão.
    Abraços

  • A TV tb precisa parar de querer “ajudar” nessas questões. O RIO não recebe qualquer tipo de evento decente de automobilsmo há tempos pela falta de competencia e interesse de quem está lá… A preocupação é deixar a cidade bonita para uma Olimpiada que apenas irá gerar mais lucros aos traficantes e aos cariocas. Nada repassado ao Brasil, tudo girando em torno daquela enorme favela ue o Rio se encontra hj… Coloquem a corrida em São Paulo!! O unico estado capaz de realizar algo do porte é mesmo São PAulo. Seja de rua ou em autódromo! Temos ótimas pistas em outras partes do Brasil (abandonadas e mal tratadas, como vemos nos eventos ridiculos de Stock Car) mas APENAS São Paulo pode mostrar, com dignidade o que é o Brasil. Sobre Paes??? Deixa o fugitivo e esqueçam ele… Afinal, aparecer na midia é o que eles gostam….

    • Desculpa, mas senti um pouco de preconceito no seu comentário. “…APENAS São Paulo pode mostrar, com dignidade o que é o Brasil.” – você disse. Então quer dizer q a Amazônia fica em São Paulo? Os estádios capazes de receber copa do mundo ficam em São Paulo? As dunas do Maranhão ficam em São Paulo? As cataratas do Iguaçu ficam em São Paulo? O FIA WTCC aconteçe no Autódromo de Curitiba em São Paulo? O Pantanal fica em São Paulo? A fauna do cerrado brasileiro fica em São Paulo? Me desculpa, mas para mim, você mais pareçe querer fazer propaganda da cidade, defenestrando o resto do Brasil, do que externar a vontade de ter a Indy correndo por aqui. Por mim, seja no Rio, São Paulo, Brasília, Manaus, o que quero mesmo ver é a Indy aqui e do jeito que ela mereçe. A Indy é um evento mundial, não uma vitrine de regionalismos bobos.

  • O Rio está querendo virar a capital nacional do esporte, ainda bem que não vai rolar, imaginem na hora da largada descobrem quem alguns carros foram roubados!!!!

  • Os caras são brincalhões, espero que o mundo perceba a burrada que fizeram em mandar as olimpíadas para aquela cidade de gente cheia de impáfia, mas que são os reis do jeitinho, aliás, esse prefeito do Rio é um tremendo fanfarrão, pois, acha que conseguiu grandes coisas ao trazer as olimpíadas que ninguém queria, esse é o Rio de Janeiro…

  • Pra vocês verem. Não querendo defender a Prefeita de Ribeirão Preto, Sra. Darcy Vera, a primeira cidade a se interessar em trazer a Indy para o Brasil foi RIBEIRÃO PRETO. Porém, não sei exatamente o impecilho que ocorreu(falta de aeroporto internacional, por ser “cidade do interior”e não capital, não ter autorização da Câmara Municipal, etc), foram entrando na parada, Rio de Janeiro, Salvador, etc. e cada Prefeito das cidades do RJ e Salvador, contaram “garganta”de que estava “tudo certo”. E agora, que a prova está marcada, tanto o Rio como as outras “capitais” simplesmente caem fora. É uma pena que não será em Rib.Preto, pois como nasci e resido aqui(tirando o bairrismo), somos o maior polo mundial de ETANOL, e, portanto, nada mais justo em mostrar, pelo menos aos americanos, de onde irá sair o combustivel do futuro quando o petroleo deles secar. Sinceramente uma pena e uma palhaçada das capitais que tanto se gabaram e que agora desistem, sem mais nem menos.