O (des)interesse do Rio na Indy

SÃO PAULO | O tema Indy ainda rende algumas boas conversas e informações. Uma boa fonte me contou há alguns dias algo bem interessante sobre o Rio de Janeiro, que garantiu que “jamais houve o mínimo interesse pela prova” por parte dos governantes locais porque “perto da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos, a Indy é um nada absoluto”.

A pouca repercussão no Brasil, vista na baixa audiência na Bandeirantes explicaria o desinteresse das autoridades cariocas. “O que houve, sim, foi a natural forçação de barra de quem quer trazer a Indy de volta para o Brasil”, completou.

Sobre a escolha de São Paulo, a pista do sambódromo deve incluir, pelo que se fala, parte da Marginal Tietê. Seja uma longa reta ou um teco, o resto da cidade vai sofrer com o trânsito — durante as semanas de preparação e organização da corrida. Não à toa a dúvida sobre a realização da prova ainda paira.

Comentários

  • Não há interesse pq na Indy a prefeitura teria que pôr o dinheiro e/ou correr atrás de patrocinio…

    Para que, se os políticos já vão estar de cuecas e meias cheias por conta da Olimpiada e Copa? Ainda nem gastaram todo o dinehiro que conseguiram para o Pan… o que foi feito para o Pan já está deteriorado (claro) pelo povo que não cuida de nada…

  • Otávio,

    quantos anos você tem? já saiu do ensino fundamental? Cresce Mané, isso aqui é blog de automobulismo e não de futebol. Leva esse bairrismo ridículo para uma discussão São Paulo FC x Vasco ou Palemiras x Fla, etc.
    Acorda!!

  • A inveja é uma Merda, né Otário? quer dizer Otávio. O legal é que todos os pilotos da F1, Schumacher enquanto corria inclusive, antes ou depois de estarem aí, passavam por aqui. Prost, Mansell, Patrese, Lauda, Reutemann, Lafitte, etc, sempre faram à BOCA GRANDE que preferiam o GP aqui…não sei por que…talvez gostassem de ser assaltados, ou quem sabe de serem cantados por Travecos Enganadores, talvez porque gostassem de um perigo diferente de andar a 300Km/h, talvez porque detestassem a cor CINZA de certas cidades preferindo o Azul e uma coisa chamada SOL e Bom Humor, talvez porque gostassem de mulheres bronzeadas, talvez porque achassem essa Cidade, que voce disse que cheira a merda se comparada àquela que cheira a Tietê Poluído, infinitamente mais BONITA, talvez porque se certificassem que preferem os moradores de uma cidade mais alegre no convívio com os estrangeiros, talvez porque achassem aquela cidade do GP uma Merda de Cidade…talvez …

  • Esse negócio de atrapalhar o trânsito e achar um monte de picuínhas negativas é coisa de urubu de plantão como o Flavio Gomes e Fabio Seixas. Deixa disso Victor. Todo grande evento mobiliza e muda a rotina da cidade e é muito legal. O carnaval, a parada gay, a Fórmula 1, a marcha dos crentes, a São Silvestre…

  • Realmente a Yndy não é grande coisa, mas não deixa de ser mais um evento esportivo internacional que será realizado em SP. Não entendo esta comparação SP X RIO

    as duas são fantásticas e totalmente diferentes inclusive o perfil e interesse dos habitantes. Bom a Indy para SP e ótimo Copa e Olimpíadas no Rio.

  • A verdade é que a maioria, seja de qual estado for, não é fã de automobilismo. É fã de Senna, desse, ou daquele. E acha que todo piloto brasileiro tem que ser multicampeão, senão é lixo. E com isso a maioria esmagadora acha que só existe F1.

    Apesar disso, se houver divulgação, tenho certeza que o público será ótimo, pq poucos anos atrás muita gente acompanhava a Cart, a corrida no Brasil era ótima. Muita gente aqui gosta da Indy.

    O problema da audiência é problema com a Band, e não com a Indy… A Band que não sabe cobrir os eventos. Na época do SBT, aqueles VTs às 23:30 eram uma maravilha perto do que a gente tem agora.

    Finalizando, EU ESTAREI LÁ, nem que tenha que ir de carona, a pé, q tenha que pular muro pra entrar se não tiver dinheiro!

    Detalhe: Sou mineiro de Juiz de Fora e moro no Rio pra estudar, preferiria a prova aqui, mas pelo menos ela foi confirmada, não reclamo de nada…

  • Da pra fazer o circuito de rua numa boa naquela região visto que ali acontecem os maiores eventos da cidade, como a Marcha pra Jesus, Dia do TRabalhador entre outros, alias, c utlizarem a pista nova da marginal nao vai atrapalhar do jeito que imaginam.

    Os cariocas nao sabem perder nada mesmo, que papinho furado esse, a realidade que a prefeitura nao tem grana pra gastar onde ele mesmo vão destruir com os jogos olimpicos.

  • Ontem escrevi muito e esqueci o principal: Se o Paulistano gostasse tanto de corrida como foi escrito, o Le Mans Series em 2007 teria ficado cheio, mas não deu nem 5000 pessoas e olha que era só a ultima prova do Campeonato, onde se decidia a equipe e os pilotos campeões. Nesta prova tinha apenas o Peugeot 908TDI, o melhor protótipo do mundo atualmente e NINGUÉM esteve lá…por que?
    A verdade é que atualmente NINGUÉM dá bolas para o Automobilismo. Aqui no Rio ou em SP ou em Curitiba, uma prova do Regional não dá 100 pagantes. Talvez nos Boxxes a gente conte cerca de 150 curiosos e mais nada, tanto no Rio, quanto SP e Curitiba. Se alguém duvida, aceito apostas.

  • falar do congestionamento na marginal eh no minimo precipitado, quando a prova for executada vai haver mais 3 pistas alem da que ja estao la, havera a pista local, a central e a expressa, o evento usara a pista local, outra o rodoanel, a avenida jacu pessego e a linha 4 do metro vao estar prontos, com isso vai se retirar muito carro de circulaçao, talvez nem afete o transito, mas tem de esperar pra ver…

    isto pode se ver na foto da construcao da nova pista, sera expandida a pista local: http://www.novamarginal.sp.gov.br/noticias/leblog.php?id=57 ou eu to errado???

  • depois de 1950 (Copa) e das corridas na Gávea (automobilismo) os únicos eventos de importancia internacional, que realmente nivelaram o Rio com as principais cidades do mundo, aconteceram no autódromo de Jacarepaguá (F-1, MOTO GP, INDY). Em 2014 e 2016 deve ter novamente, mas até la “nada absoluto”.
    Só louco destroi praça de esportes….

  • Bota forçação de barra nisso!!!!Mas me respondam uma coisa agora:dá pra fazer um circuito de rua decente sem prejudicar o transito de São Paulo em pouco mais de três meses?

  • Não tem como a Band ter uma boa audiencia com a Indy simplesmente porque ela não transmite todas corridas para a TV aberta, desrespeitando o telespectador. Eu gosto de corridas mas desisti de assistir porque não passava todas as corridas (principalmente se for no horario do Raul Gil ou qualquer outra coisa que achem mais importante) e algumas eles transmitem só a metade, sem falar da patriotada nacionalista (principalmente relacionada ao “vitinho” e ao “Helinho”)

  • Que coisa de paulista o que, tem gente aqui no Rio que gosta muito e tem conhecimento, infelizmente os Prefeitos Cesar Maia e o Atual Paes, não investem….

  • Ahh qto ao Rio não ta nem ai pra Indy..q se dane !La eles não curtem automobilismo mesmo..Tomara q invistam muito pra 2016 e façam como no PAN…varios elefantes brancos!

  • Se for por interdição de ruas e avenidas não vejo problemas algum,sabe pq?? pq toda hora,por toda cidade o que mais se ve são ruas fechadas e desvios sendo feitos…não fecharam agora acho q 5 pontes da Marginal Tiete? alguem parou a vida por isso?
    O que acho errado é usar dinheiro publico pra isso,se a iniciativa privada bancar,sou a favor!

  • Automobuilismo é esporte de quem gosta de automobilismo, não tem regionalidades. De 1970 a 1980 eu fui a todos os torneios internacionais em Interlagos e encontrava Cariocas, Mineiros, Paranaenses, Gauchos e PAulistas aos montes (não falo de Paulistanos). Nós armávamos barracasem Interlagos atrás da arquibancad em frente aos boxes e as vezes no retão. Quando o GP veio para o Rio, acontecia a mesmíssima coisa, pois o GP acontecia em época de FÉRIAS. Quando a D3 brigou em São Paulo, as corridasaqui no Rio tinham em média 10 mil pessoas e tinha a rádio Eldorado transmitindo a Prova ao vivo com o Tercio de Lima na locução e o Celso Itiberê nos comentários (Victor pergunte ao Celso sobre isso). A Formula Super Vê recebia publico de mais de 15 mil pessoas, basta se dar uma olhada nas fotos de uma Auto Esporte- tanto no rio, como SP, ou Tarumã ou DF ou Goiania. Provas do Estadual eram cheias, exatamente como em Interlagos. Atualmente, Interlagos, Curitiba e Rio ficam COMPLETAMENTE vazios nos estaduais. Eu estou com frequencia em Interlagos e no Rio. Se existe um estado que dá valor ao automobilismo, este é o do RS, pena que estão longe de Rio e SP.

    Em tempo, espero que SP DESISTA da Indy, pois aquilo é uma prova de BIGAS, de tão antiquadas e não sei como não se dispuseram a gastar menos de R$ 12 milhões para receberem o Rossi, o Pedrosa e o Lorenzo na MOTO GP, isso sim uma CATEGORIA DE VELOCIDADE CLasse A e isso é o que dói em nós Cariocas, a perda da MOTO GP.

  • Sou fã da Indy, gosto muito, admito que “perto da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos, a Indy é um nada absoluto”, mas todo e qualquer evento esportivo mundial deve ser levado a sério por um governo, seja uma Copa do Mundo, uma corrida de Indy, até mesmo um “Purrinha World Championship”. Creio que o Rio deu bobeira nessa, mas também vamos ver como se sai a corrida em São Paulo, já que o trânsito vai ser extremamente prejudicado.

  • Acho que o automobilismo na verdade é um esporte de paulista, de americano (Indy, Nascar), de Europeu (F1, Rally).

    Enfim é um esporte do resto do mundo, menos de “carioca”…

  • Não vi nenhum problema no comentário sobre não querer a Indy. É mentira o que disse sobre a audiência e a importância comparada a Copa e Olimpiadas?

    Existe uma tremenda forçação para trazer a IRL para o Brasil por parte de alguns empresários que devem levar uma nota altíssima com isso.

  • Não sou de São Paulo, mas visito de vez em quando. Imagino o transtorno que deva ser para quem precisa enfrentar aquele transito todo dia. Agora parar alguns trechos daquela região, por cerca de 2 semanas, para realizar a corrida não me parece muito prudente, a não ser que se faça um plano de desvio do trânsito que seja muito bom, ainda sim a confusão será grande…

    Não existe algum bairro mais tranquilo, e que não seja tão afastado do centro de SP e que possa abrigar uma corrida de rua?

  • Usar a Marginal é forçar a barra, mas acredito que nas avenidas próximas ao Sambódromo não seria problema.

    De toda a forma, preferiria ver o evento no Ibirapuera, contornando o monumento aos bandeirantes, ou até mesmo no Parque Villa Lobos.

  • Desculpe o determinismo, mas carioca não gosta de corrida e pronto.

    Francisco Santos, nos anos 80, já apontava que 60% dos espectadores do Autódromo de Jacarepaguá nas corridas de F1 eram paulistas.

    Sei lá, talvez seja esporte de “paulista”…

    • “Desculpe o determinismo, mas carioca não gosta de corrida e pronto.”

      Concordo. Por isso na condição de carioca me considero uma heróica exceção do fato. Foi forçação de barra pra trazer uma corrida, mas se fosse pra outros eventos, os braços e bolsos estariam abertos de pronto.

      Vide Copa do mundo e Olimpíadas (e principalmente o afamado futebol, que pra minha desgraça é mais preferido por aqui).