Um lugar a Indicar, remake

SÃO PAULO | Sobe som. A novela que fez tanto sucesso, atingiu outros sites, rádios gaúchas e até os EUA, ganhou novos capítulos. Esperados, até.

*Atualizado na manhã de quarta-feira, às 11h.

Está definido o sambódromo como a pista de rua que vai receber a corrida paulistana, paulista e brasileira da Indy em 2010. O anúncio, inclusive, era para ter saído nesta terça-feira. Mas digamos que a Marginal alagada e tomada pelo barro, pelo entulho e pelo lixo do Tietê, parte do traçado escolhido, segurou a revelação dos planos, por assim dizer.

Não vi o traçado, haviam me falado a pista por telefone, e eu tinha feito um traçado inicial, que incluíam as duas vias da Rua Olavo Fontura e a Praça Campo de Bagatelle, num circuito que resultaria em mais de 5 km. A Indy quer uma pista de no máximo 3,7 km. Assim, o desenho abaixo é mais plausível.

A reta principal vai se dar na própria Marginal, utilizando a chamada pista local e parte da nova pista que ainda está em construção ali do lado do sambódromo. A primeira curva vem à direita, contorna-se o sambódromo por fora, cai na Olavo Fontoura, e aí, sim, entra-se na passarela do samba em ritmo de festa. Depois haverá uma chicane até chegar na área do estacionamento do Anhembi.  Uma reta, e os pilotos voltam à Marginal.

Se São Paulo estiver bem, ensolarada, sem resquícios do que aconteceu hoje, o anúncio oficial sai nesta semana. Do contrário, só na segunda ou terça da próxima.

Obras terão de ser feitas, obviamente. Faltam três meses para a corrida, marcada para 14 de março. O piso do sambódromo, de concreto, está incluso como prioridade absoluta no projeto.

Assim que obtiver o traçado correto, postarei aqui. Segue o esboço atual, sem a Campo de Bagatelle — que seria interessante no projeto, a meu ver.

indy_pistacerta

Este aqui foi o que eu havia imaginado de início, passando pelos arvoredos da Olavo Fontoura e pela praça onde há a réplica do 14-Bis:

Indy_pista

Comentários

  • Mais um evento automolistico na grande metrópoli,parabéns aos organizadores, aqui não só os sere humanos correm para alcançar seus objetivos, as máquinas tambem.

  • Não teria um lugar menos feio um pouco para a prova de abertura da Indy? Talvez lá pelos lados do Ibirapuera fique bem melhor para mostrar ao mundo uma SP mais bonita.

    • Se não chover um absurdo como na terça passada, o máximo que acontece é encher de água em baixo das pontes, a das Bandeiras é uma que sempre enche, mas porque a parte de baixo das pontes da marginal tietê são mais baixas.

  • Para o ano de estréia eu acho muito legal a Indy correr no Sambodromo, más que sabe se para 2011 não seria Legal a Indy correr no anel externo de Interlagos? VAMOS INICIAR ESTÁ CAMPANHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Não dá, devido à proximidade do anel externo com diversas edificações do lado de fora do autódromo, fica impossível ativar o traçado antigo de interlagos, pois não há espaço para área de escape entre a pista e essas edificações.

  • Por que não se monta o circuito da Fórmula Indy dentro do Campo de Marte? Seria mais uma corrida dentro de um aeroporto assim como já é uma das etapas da categoria ou pelo menos antes se tinha uma das etapas da Indy era em um aeroporto. Quanto aos traçados apresentados eu acho melhor o oficial pois o segundo seria problematico para o transito na marginal já que um via seria totalmente interditada e a cidade não pode parar mais ainda por causa de um evento como desse tipo!

  • será q é tao complicado assim fazer um traçado semelhante ao primeiro postado, só que ao inves de passar pelo Campo de Bagatelle, voltar pela outra pista da avenida no meio do caminho?

  • Se fosse para disputar em São Paulo,eu fico me perguntando,porque não disputaram no Rio de Janeiro?Acredito que a cidade Fluminense era a melhor opção,por ser uma cidade muito bonita e que irá sediar as Olimpiadas de 2016 e já foi sede do Pan-Americano de 2007,e deu um super exemplo de segurança e compromisso com o evento,acredito que a cidade seria a melhor opção.
    Já em relação ao circuito de São Paulo,acredito que como está embolsado,será bem rápido,e fará com que os carro passe fácil dos 300km/h,mas vamo ver se eles vão conseguir deixar o asfalto das ruas e o piso do sandrómo em condições de ter os carros da Indy andando por cima,e não fassa com que o carro pule demais.

    • Daniel,

      Por favor, no Rio não. Montar um circuito iria incomodar muita gente e o retorno pra cidade seria nenhum. A Indy é o que de mais retrógado existe em automobilismo internacional e seus pilotos são fraquíssimos. Acho que seria ótimo pra Florianópolis, Salvador, Recife ou qualquer cidade sem autódromo.

  • Sinceramente essa pista é bem mais ou menos, não pela sua imaginação, mas sim pelas opções que se tem.
    Juro que eu queira ver a Indy em Interlagos!

  • Circuitinho meio insosso este aí Victor… dá uns 2,5km, sem maiores variantes. O que você tinha proposto anteriormente era bem melhor…
    Uma idéia seria aquele circuito que você propôs, mas ao invés de ir e voltar pela Olavo Fontoura, tira o canteiro central dela e usa só para sair do Sambódromo. Aí segue até a Pça. Campo de Bagatelle, desce pela Santos Dumont e pega um retão de uns 2km na Marginal.
    A área interna do Pavilhão do Anhembi poderia ser acessada para estacionamento em horário antes e depois da corrida e/ou virar uma grande praça com atividades de entretenimento para o domingo inteiro ali.
    O circuito assim daria uns 5km, mas acho que ficaria legal.

  • Com todo o respeito aos Paulistanos, mas Indy não combina com São Paulo. Deveriam ter deixado esta prova para uma cidade que não tem autódromo. O Gancia deve estar rindo de orelha a orelha, porque deverá “lavar a égua” como se diz lá em Min as, aliás ele e os caras da IRL deverã ser os únicos felizes junto com a Band que tem perto de ZERO de audiencia com uma categoria de 8ª. Gostaria muito que esses braços duros corressem em Interlagos, porque acho que até a F3 Sul Americana estaria mais perto do tempo deles que eles da F1 dos anos 90. Estou em Sampa todas as semanas e acho o Local feio e para montar esta JOSTA, que alguns acham que demorará só 2 dias, vai dar um trabalho e apurrinhar muita gente e ainda teremos que torcer para não chover muito.

  • Moro perto do local, e posso dizer: Será o CAOS do trânsito. A tal Campo de Bagatelle é a unica ligação entre a Zona Norte e a Av. Tiradentes, que leva ao Centro e Zona Sul.

    Mas que venha…

  • Bela cena, a cada tomada de imagem da descida (ou subida) da reta principal vai ter como plano de fundo a bela imagem do veio de sangue negro apodrecido que se tornou o Tietê….

  • Muito esquisito Victor… Esse traçado pode ser um tiro no pé. E como já comentaram, se chover, tchau corrida! A versão passando por dentro do anhembi é completamente absurda na minha modesta opinião.

  • Asfalta a pista do Jockey Club e faz a corrida lá! É oval, e está cheio de véio de chapéu. O que vai combinar bem com a categoria da maioria dos pilotos da Indy.
    hehehehehe
    Abraços

  • Pq não Interlagos?
    Será q e pq todos vão ver o quanto um F1 e mais rápido q um Indy?
    Quero ver se chover… A marginal vai transbordar e o concreto do Sambodromo vai virar um sabão!
    Aí se criticarem o Brasil pela falta de organização, q mandem a conta pro Sr. Prefeito Quibe!

  • O traçado com a praça Campo de Bagatelle é legal, mas o traçado encurtado é muito simples e com retas curtas. O pessoal precisa pensar bem e com rapidez ao mesmo tempo, pois março está ali.

    Abraços

  • A 300Km/h e o vento com aquele cheirinho do Tiete batendo na cara, melhor impossivel. A Danica vai vomitar dentro do carro heheheh. bandeira vermelha!!

  • PRIMEIRAMENTE, FORMULA INDY É FEITO PRA ANDA EM CIRCUITOS RAPIDOS, EXEMPLO TEXAS, INDIANAPOLIS. NO MEIO DO ANO DO CALENDARIO DA INDY ATE TEM UM CIRCUITO MISTO, MAS A INDY PERDE DEMAIS EM CURVA, UM DOS MOTIVOS É ESSE, E A OUTRA É DO BERNIE QUE NAO IRIA DEIXAR !

    • Não tem nada disso, tem um monte de circuitos de rua e de circuitos mistos no calendario atualmente. E o que você define como ‘circuito rápido’ são circuitos ovais.

  • acho q ficaria mto bom este traçado com a praça, apesar de achar q eles irão ficar zonzos kkkk, mais pelo jeito vai ficar meio chata pela estensão reduzida q estão exigindo, pensei q iria ser uma corrida de rua tipo bem de rua mesmo, dobrando quarteirão….mais ta valendo !!!!

  • Assim como existem nos EUA pistas em aeroportos, já que é pra fazer ali, melhor tirar o sambódromo e usar a pista do Campo de Marte… pelo menos enquanto ele existir !!!! e sem dúvida, a praça Campos de Bagatelli TEM que fazer parte do traçado ! ABS.

  • Certamente, a propsota da rotatória do 2º traçado deve uma grande piada de mau gosto, nunca vi nada mais sem sentido e imaginação. Imagina só o cara fazer um quase 360º a cada volta, a questão da segurança, os muros pertinho, vai ser de dar dó. Caras, São Paulo é enorme, tem avenidas e avenidas largas e lindas, e vão ficar rodeando rotatória, será que não tem ninguém que tenha uma ideia melhor?

  • Só uma dúvida, por acaso a area de box seria uma das faixas da Olavo Fontoura?
    Agora com certeza eu acho que a praça Campo de Bagatele fika um show incluida nesse traçado!!!!

  • Vitor,

    Achei seu traçado bem melhor técnicamente além de ter um visual mais atrativo. Parabéns, se eu pudesse votar meu voto seria nesta sua sugestão.

  • Achei o circuito muito cheio de retas.Na minha opinião tira um pouco da competibilidade.
    Pros padrões da Indy, que curte um oval, deve ser legal.

  • O traçado é legal, só não pode começar a chuvarada no meio da corrida, né!? Ainda mais em março, águas de março… não sei não…
    Imagina só, os carros, pneus, tudo boiando no Tietê! Rsrsrs… eu achava mais sensato em Interlagos, aquilo sim é pista!
    Mas como fã de automobilismo e otimista que sou, espero realmente que dê certo e seja um sucesso.

  • Excelente!!! So nao esquece que o piso do sambodromo foi feito pra deslizar os passistas!!!!! Tem de por asfalto, ou vai patinar em 6 marcha.

  • Não vai ter carnaval em São Paulo em 2010? ahahahah

    Pq, sendo sensato, provavelmente o sambódromo teria que ser interditado, enquanto são feitas as ADAPTAÇÕES necessárias para uma prova da Indy.

    Não sou de SP, mas não poderiam ter arrumado um local melhor do que ao lado do esgotão?

    Tenho a mesma opinião do FG, pra mim isso é parte de campanha eleitoreira… imagina se chove no dia da prova??? ahahahah

    “(…) As águas de março fechando o verão (…)

  • esse lugar vai dar vergonha ao brasil.
    um lixo.
    zona feia, pelo amor de deus sao paulo.
    cade a parte estetica.
    so pq tem um sambodromo ali.
    pauliasta ta virando carioca agora.
    vergonha de lugar.

    sea a FIA liberasse interlagos seria otimo pq assim vcs veriam a carroça q é um carro de indy em comparacão a F1

    • Interlagos é para uso exclusivo da FOM quando se diz respeito a competições internacionais, salvo-se quando a CBA autoriza campeonatos da F3 Sulamericana. Bernie Ecclestone não autorizaria uma comeptição que é concorrente direta da F-1

    • Interlagos seria bom, mas o Bernnie não deixa. Por contrato, nenhuma pista pode receber a F1 e a Indy no mesmo ano para evitar comparações diretas entre as duas categorias.

    • Mas em Montreal tinha F1 e Indy… Não vejo motivo hoje em dia pra haver essa preocupação da FOM. Já foi o tempo que a Indy era uma ameaça pra eles.

    • Eu sinceramente penso que esta história de que a F1 não deixa é meio “forçada”. Deve haver um contrato que impede outras categorias não filiadas à FIA de usar a pista? Sim, deve.
      Mas será que alguém consultou o titio Bernie para saber se ele poderia abrir uma exceção?
      Vejam bem, confirmaram a Moto GP para Interlagos. Então é porque alguém pediu e ele concedeu ou então passou a participar dos lucros. Tudo é possível na ba$e da conver$a.
      Negócio no formato ganha-ganha sempre é possível.
      O que ocorre é que ninguém deve ter tido o interesse de consultar o Bernie sobre isto. Para que? Sem precisar de obra$, que graça tem?

    • O que pode ter atrapalhado é que a data escolhida pra corrida (antes de se cogitar fazer a corrida em São Paulo) é a mesma em que está marcada etapa da A1GP em Interlagos, se não me engano.

  • São Paulo é uma cidade com áreas muito bonitas. Infelizmente a área da Marginal/Sambodromo não é uma delas. Se vamos usar a Indy para atrair turistas e negócios (e votos), o melhor seria escolher outra região. Vale como observação que o entorno de Interlagos também não é exatamente como o entorno de Montreal, por exemplo…

  • Não sei se é porque estou acostumado à F1, mas achei que tem retas muito longas com poucas curvas, aparentemente um traçado simples, acredito que teremos que ter algumas chicanes.
    Olhando para os outros circuitos de rua da temporada 2010, se este traçado for confirmado, realmente o de São Paulo será o mais simples.
    Torçamos para que consigam lotar as arquibancadas do sambódromo, lembrando que possivelmente haverá arquibancadas em outros pontos do circuito.
    Onde será que ficarão os boxes?

  • Para eu e o Airton Senna que nascemos no mesmo Hospital (Adelaide) que já não existe mais, e que era ali na Av. Voluntários da Patria, próximo ao Campo de Marte, ( uma grande homenagem ao melhor de todos ). Gostei de tudo e é demais pis tudo que o Kassab quis fazer e fez mesmo. ( Pra quem conhece a história de um grande campeão e sabe até do hospital que nasceu )

  • Não sou de SP, nem conheço e também mas, acho que o ideal seria fugir do Tiete, usando aquela avenida dupla que esta próxima ao Campo de Marte.

  • Bom, pra começo de conversa, esse traçado é um misto de loucura e ousadia, mas temos que dar credito ao Kassab (não sou do DEM, nem de outro partido), pois pegou um foguete e se comprometeu a fazer. É logico que vai ser feito nas coxas, mas ele foi homem e vai fazer de tudo pra prova ser interessante, já que o Rio de Janeiro e seu péssimo prefeito (que só pensa nas Olimpiadas e sumiu, envergonhando o Brasil), assumiram o lugar que seria de Riberão Preto (o traçado seria muito legal e alem de um atrativo pra o interior do Brasil) e não cumpriram com nada.
    Desejo sorte aos organizadores e que tudo de certo pra São Paulo.
    Outra coisa do Rio (nada contra a cidade), cadê o novo circuto em Deodoro, que iria ficar no lugar do esquartejado de Jacarépagua…..quem fala de mais da bom dia ao cavalo
    Abraço

  • Como o Kleber bem lembrou, quero ver como vão arrumar a inclinação da Olavo Fontoura (que existe tanto na direção da marginal quanto na direção de Santana).

    Fora que há a possibilidade de chuva, sempre presente em março.

    Sei não hein, sei não….

  • Show ! Será que haverá esse contorno da praça ?
    se houver será a curva mais desafiadora do automobilismo.
    Achei doido o circuito mas gostei heheh

    Melhor seria em Interlagos mas fazer o que.
    Será algo diferente de tudo que já foi feito em matéria de automobilismo no Brasil

    • EXECELENTE o traçado…. Isso mostrará que Sampa é mais que uma city cheio de problemas e um “Rio” poluído… A pista será rápida, com pontos de ultrapassagens e contornando a 14bis… Será sensacional… Dá para ter vááários pontos com arquibancadas, e não atrapalhára o transito, visto que temos outras alternativas entre Bras Leme e Tiradentes… Quem não conhece Sampa e critica é inveja ou desconhece o local…. Longas retas e curvas de alta, será excelente mesmo!!

      Mesmo que chova, no dia o governo deve ficar mais atento a possiveis problemas…

      A cambada que escreve aqui nunca quer dar força a prova. Deixa eles quebrarem a cara depois!!!

  • Para que a prova fosse um pouco mais segura, ela deveria ser disputada em sentido anti-horário… e torcer pra não chover no dia da corrida…

  • A pista da marginal é extremamente esburacada, pois passa grande parte do trânsito da cidade. A interdição levará a paralização do trânsito, pois não existem vias de escape, formando linhas intermináveis de congestionamento.

    Agora o que me preocupa é o traçado que está travado – o que levar a uma verdadeira procissão, já que a pista também não ajuda – e completamente perigoso – em virtude da inexistência de áreas de escape, forçando os pilotos a percorrer com muita lentidão.

  • O QUE EXISTE DE GENTE PESSIMISTA NESTE PAÍS, PÔ PESSOAL DÁ UM TEMPO. COM CERTEZA VAI SER ÓTIMO PARA A CIDADE DE SÃO PAULO. LÓGICO QUE TEREMOS QUE NOS ORGANIZARMOS, POREM CREIO QUE TUDO ESTARÁ A CONTENTO NA DATA DO EVENTO.

  • Sei que é chover no molhado (rsrsrsss..) mas todo esse dinheiro que vai ser gasto para a prova não podia ser usado para refazer e modernizar o antigo circuito externo de Interlagos, um “quase” oval, a Indy fora dos EUA só corre em ovais ou circuitos de rua. Não ia interferir com a F1, e para a StockCar seria fantastico.
    Só lembrando, março é mes de chuvas (!?!?)

  • O que mais me chamou a atenção foi a mao dupla antes e depois do contorno da praça. Ficou esquisito, não conheço bem o local. Me parece meu “encaixotado”. O circuito até que ficou bom, a julgar o espaço que arranjaram em cima da hora.

  • E Curitiba com um autódromo bom, com boa estrutura não se deu sequer o trabalho de entrar na disputa p/ sediar a corrida…
    Mas será um grande evento nas ruas de São Paulo.

  • Pra mim essa corrida nao sai do papel…..impossìvel deixar a àrea e o asfalto em condiçoes de segurança em menos de 4 meses, com o carnaval non meio.

  • Já ouviram aquela música: “são as águas de março fechando o verão…”, espero que não mas vai ser verãozão, melhor fazer direito.

    Essa rua pra chegar na Prça Bagatelle esta cheia de árvores antigas que devem ficar, achei que a razão de não terem escolhido o Ibirapuera seriam as árvores, mas como nesse percurso também tem muita árvore, eu preferiria muito mais o Ibira, visual lindo, esse lugar na marginal é horrível, fora se um americano desses cair no Tietê ele fica traumatizado e o Brasil famoso, famoso….

  • Quero ver o q vão fazer nessa av. paralela ao sambódromo. Eu passo nela todos os dias para vir pro trabalho e ela é assim: ^ .
    Os carros na faixa da esquerda ficam “caídos” pra esquerda e os carros na faixa da direita, ficam “caídos” para a direita.
    O unico lugar que dá pra andar com o carro totalmente reto, é na faixa do meio. Isso deve dar um p. trabalho pra arrumar.

    E andar ali a 70km/h já é o suficiente pra perceber várias ondulações na pista. Quero ver esses carros passarem lá a 200, 250km/h.

  • Victor, perfeito o traçado
    vai sair bem de frente a futura ponte estaiada quando retornar a marginal Tiete, nesse proximo ano nao vai ter, entretanto nos outros 3 anos do contrato ela vai estar la, essa ponte estaiada vai ligar a avenida do estado a marginal tiete, pena nao terem publicado a planta ainda.

    imagina se for a noite as proximas corridas, vai dar inveja a qualquer outro circuito noturno!!!!

  • Nem vou entrar na discussão sobre fechamento de ruas e o caos iminente do trânsito.

    Mas o que posso dizer de antemão, com absoluta certeza, é que o traçado do jeito que está é perigosíssimo!

  • Essa medição de distância está correta? Nas minhas contas deu 5,2km (pelo mapsource). Os pits poderiam ser em um dos lados da Av. Prof. Milton Rodrigues. Que tal? Abraços

  • Nossa, não pode chover em São Paulo. Fato! A chuva nem foi tão forte. Só constante e pronto. Alagou tudo.
    Será que os paulistanos não vão cobrar do Kassab por qual razão a prefeitura aumentou os gastos com propagando ao invés de aumentar os investimentos em obras para acabar com essa zona??