O novo sistema aplicado em 2009

SÃO PAULO | Os neo-veneráveis da F1 reuniram sua Comissão, e como nunca estão contentes com o sistema de pontuação, propuseram um formato que estende até os dez primeiros os coroados com pontos, além de esticar para 25 a premiação para o vencedor. A ordem é 25-20-15-10-8-6-5-3-2-1.

Apliquemos a tal pontuação para esta temporada.

Após as seis vitórias nas sete primeiras corridas, Button somaria 152,5 pontos, 70,5 a mais que Barrichello — que ficaria com 82, pois. Vettel viria atrás com 70, Webber estaria colado com 66. 19 pilotos, incluindo Nelsinho Piquet, já teriam saído do zero.

Barrichello teria despencado para quarto no campeonato após o GP da Alemanha. Estaria, com 103 pontos, atrás de Button (166,5), Webber (115) e Vettel (111). Massa, em sua última corrida real, pararia com 48 — naquele momento, Raikkonen viria com 27.

A vitória na Europa devolveria a Barrichello o segundo lugar na classificação, 129 pontos. Webber ficaria logo atrás com 128 e Vettel, 115. Button, isolado, apareceria com 176,5.

O inglês ultrapassaria a barreira dos 200 pontos após o quinto lugar em Cingapura. Chegaria a 204,5. Barrichello seria ainda o mais próximo, com 165.

Button levantaria a taça aqui mesmo, no Brasil, ao alcançar 215,5 pontos. Vettel já surgiria em segundo, com 178. Barrichello estaria em terceiro, cinco atrás.

A classificação final seria esta:

1) Button, 230,5 pontos
2) Vettel, 203
3) Barrichello, 183
4) Webber, 175
5) Hamilton, 120,5
6) Raikkonen, 119
7) Trulli, 78
8 ) Rosberg, 75,5
9) Glock, 63,5
10) Alonso, 62

Em relação ao resultado oficial de 2009, mudanças entre Trulli e Rosberg — o alemão terminou à frente do italiano — e Glock e Alonso — a mesma inversão.  De resto, só haveria troca entre Heidfeld e Kubica, pela 13ª posição do campeonato, Nakajima brotaria com 5 miseráveis pontos em 20º e Piquet seria o 21º com seu único ponto.

Ou seja: apesar de parecer radical, observando pelos resultados do Mundial de 2009, o novo sistema de pontuação não traria mudanças profundas. Um rebelde sem causa.

Comentários

  • Acerca da pontuação na F1 as pessoas têm que entender que a mudança feita é para tentar animar os coadjuvantes, para que eles também se sintam componentes da F1, ante a grande quantidade de competidores que, nos padrões atuais, nunca marcariam ponto no campeonato, talvez. Sou a favor, pode ser um componente de estimulo, é esperar pra ver!!!

  • O novo sistema de pontuação mantém, proporcionalmente, a mesma diferença entre o primeiro colocado e o segundo, de 20%. A vantagem deste novo sistema, no meu ponto de vista, é a diferença de pontuação entre os três primeiros (25, 20 e 15) para os demais.

    Em uma temporada que promete ter 4 equipes brigando pelo título (McLaren, Ferrari, Red Bull e Mercedes) sem falar em equipes como a Williams que sempre incomoda, colocar os pilotos no pódio será vital para o sucesso das equipes, o que aumentará a competição.

    Assim, o campeonato valorizará os primeiros colocados muito mais que valoriza hoje, pois hoje é a pontuação do quarto colocado é 50% da pontuação do primeiro, e com o novo sistema será apenas 40%. Por outro lado, vai ajudar ainda as equipes novatas e medianas do grid, pois, em tempos de incerteza econômica, está cada vez mais difícil conseguir bons patrocínios para sobreviver a uma temporada da Fórmula 1, e marcar pontos é uma forma de demonstrar resultados para esses patrocinadores.

    Abraços

  • Bom, sei que estou um pouco atrasado no comentário.
    Com o novo sistema de distribuição de pontos, recalculei os campeonatos de 2008 e 2007 respectivamente.
    Eis os resultados:
    Em 2008, como sabemos, o campeonato foi decidido por um ponto. Como a nova pontuação irá contemplar os 10 primeiros colocados, o inglês da McLaren seria campeão com 240 pontos contra 239 do brasileiro. Detalhe: Hamilton marcaria 1 ponto pelo 10º lugar no GP da França.

    O ano anterior o campeonato tb foi decidido por um ponto. Raikonnen levou a melhor 110 a 109 sobre os 2 pilotos da McLaren. Adotando o sistema de pontos de 2010, teríamos:
    3º lugar: Alonso 268 pontos
    2º lugar: Hamilton, 270
    E o campeão Raikonnen com 271 pontos.

    Resumindo a história, realmente nao mudaria porcaria nenhuma.

  • a FIA cometeu um erro ridiculo nessa pontuação, notem que a diferença entre o 6º e o 7º é de 1 ponto, e a diferença entre o 7º e o 8º é de 2 pontos, isso não faz sentido nenhum.

    • Concordo plenamente com o colega.
      As diferenças devem ao menos ser mantidas e nunca aumentarem de uma posição para outra. Imagine que o Hamilton estivesse em 7º e o Massa em 8º em 2008 e o Raikonnen em qualquer posição entre 1º e 6º. Suponha que dessa forma, Hamilton e Massa terminassem empatados em pontos (Massa seria campeão por ter mais vitórias) Para ajudar o Massa, o Raikkonen precisaria, apenas, parar o carro. Massa ganharia um ponto com relação a Hamilton e seria campeão. Muito ilógico.

  • acho que alem de distorcer as estatisticas, vai dificultar que algum piloto feche o campeonato com muita antecedencia, já que para isso tera de ter no minimo 25 pontos a mais, e superioridade no numero de vitorias, para fechar com mais do que duas corridas entao … precisara de 50 pontos …. acho que a ideia foi em principio essa mesmo, adiar uma possivel vitoria por antecipacao.

    • Tudo bem, mas daria na mesma pq descontar 25 pontos significa ganhar uma corrida e torcer pro outro não chegar entre os 10 primeiros. A única diferença para o que valia até esse ano é que o cara pode perder 2 posições a mais e ainda ser campeão, mesmo que o outro vença.

  • Claro que não terá nenhuma mudança…
    Vamos fazer um cálculo simples: antes o vencedor ganhava 10 pontos, e o segundo 8. Assim 8/10 = 0,8, ou seja, o segundo lugar ganha 80% dos pontos do primeir. Agora, vencedor, 25, segundo, 20. Logo 20/25 = 0,8. Ou seja, os mesmo 80 %.
    Ná prática a proporção é a mesma, o resultado só podia ser o mesmo.

  • No novo esquema de pontuação, não entendi o motivo de deixarem dois pontos de diferença entre o sétimo e o oitavo colocados, se entre o sexto e o sétimo a diferença é de apenas um ponto. Mais justo seria ajustar a pontuação, conforme segue:

    1º – 25 pontos
    2º – 20 pontos
    3º – 15 pontos
    4º – 10 pontos
    5º – 7 pontos (em vez de 8)
    6º – 5 pontos (em vez de 6)
    7º – 4 pontos (em vez de 5)
    8º – 3 pontos
    9º – 2 pontos
    10º – 1 ponto

  • A pontuação, pro pessoal da frente, continua igual. Divida 10 por 8, vai dar 1,25. 25/20 dá 1,25. Divida 8 por 6, vai dar 1,33. 20/15 dá 1,33.

    É ótimo que mais gente do fundão ganhe pontos, permite avaliar melhor o desempenho de cada um. Nesse sentido, podiam montar a tabela pra dar ponto até o 25o.
    Mas pra turma da frente não muda quase nada. O que precisava era aumentar a diferença entre primeiro e segundo, e essa continua igual. Antes a diferença era de 9 pra 6 (9/6=1,5), diminuíram pros 10 e 8 atuais por causa do Schumi, pra favorecer quem ficava em segundo. Tava na hora de devolver a vantagem pro primeiro…

    {}Overtake

  • Gostaria de saber por que não voltaram ao sistema original, que é o mais justo. Pontos só para os 6 primeiros e acrescentaria 1 ponto para o pole e 1 ponto para a volta mais rápida. Nessa configuração vamos ver pilotinho se gabando porque marcou pontos porque chegou em 10º.

  • cara acha essa mudança proposta uma basbaquice.parece comn o sistema de pontuação da A1 GP.
    daki a pouco a F1 vai ter a mesma pontuação ridícula da Formula Indy aonde todos q terminam a corrida pontuam.
    o sistema que vem desde 2003 até hj deveria continuar pois favorece campeonatos mais disputados e a coisa do merito fica muito desvalorizada.
    pq ca entre nos chegar ao 10º lugar qualquer equipe consegue e conseguiu isso na formula 1 diversas vezes nos ultimos 10 anos com rarissimas exceções.

  • Gostei da mudança, haja vista que a regularidade não vai ter muito peso, pois se o piloto A ganhar duas corridas e o piloto B tiver dois 3º lugar vai abrir 30 pontos, e ai fica dificil alcançar depois. O Piloto vai valorizar mais a vitória. O que Vc acha Victor. Responde ai. Há A FIA JÁ APROVOU O SISTEMA!!!!! Abraços!!!

  • Se pontuassem quem fizesse a Pole e quem marcasse a volta mais rápida, seria mais divertido. Só não seria legal fazer igual a Nascar, pontuar quem lidera, porque seriam sempre os mesmos.

    O que falta é esses engravatados incentivarem a galera a ultrapassar. Hoje a F1 parece corrida de cumadre.

  • Em 2008 não mudaria nada… Hamilton campeão no Brasil com 1 ponto de vantagem para Massa

    No sistema atual 2008 ficou assim:

    1- Hamilton – 98
    2- Felipe Massa – 97
    3- Kimi Raikkonen – 75
    4- Robert Kubica – 75
    5- Fernando Alonso – 61
    6- Nick Heidfeld – 60
    7- Heikki Kovalainen – 53
    8- Sebastian Vettel – 35
    9- Jarno Trulli – 31
    10- Timo Glock – 25
    11- Mark Webber – 21
    12- Nelson Angelo Piquet – 19
    13- Nico Rosberg – 17
    14- Rubens Barrichello – 11
    15- Kazuki Nakajima – 9
    16- David Coulthard – 8
    17- Sebastien Bourdais – 4
    18- Jenson Button – 3

    Pelo sistema proposto:

    1- Lewis Hamilton – 240
    2- Felipe Massa – 239
    3- Kimi Raikkonen – 188
    4- Robert Kubica – 180
    5- Nick Heidfeld – 144
    6- Fernando Alonso – 140
    7- Heikki Kovalainen – 124
    8- Sebastian Vettel – 79
    9- Jarno Trulli – 72
    10- Timo Glock – 61
    11- Mark Webber – 53
    12- Nico Rosberg – 48
    13- Nelson Angelo Piquet – 45
    14- David Coulthard – 27
    15- Rubens Barrichello – 26
    16- Kazuki Nakajima – 22
    17- Sebastien Bourdais – 12
    18- Jenson Button – 9
    19 -Giancarlo Fisichella – 1

    Principais mudanças

    – Raikkonen e Kubica que terminaram empatados em 3º, teriam uma diferença de 8 pontos em favor do finlandês.

    – Heidfeld passaria Alonso e ficaria em 5º e o espanhol em 6º.

    – Rosberg passaria Nelsinho e ficaria em 12º e o brasileiro em 13º.

    – Coulthard passaria Barrichello e Nakajima, ficando em 14º, o brasileiro em 15º e o japonês em 16º

    – Teríamos apenas um piloto a mais pontuando (19 contra 18), sendo este o Fisichella com 1 mísero pontinho.

    – Em suma, a proposta apresentada é irrelevante.

  • Pessoal reclama que vai bagunçar as estatísticas, mas elas já são furadas mesmo porque o número de corridas por ano oscilou muito, já teve até descarte.
    Eu gostei da mudança, as equipes médias e pequenas precisam pontuar, é muito ruim para os patrocinadores uma equipe terminar o ano zerada. Além disso, com a falta de quebras, terminar entre os 6 primeiros, como era no passado, é muito difícil para uma equipe média ou pequena, que precisam de estímulos.

  • Tem coisa errada:

    “4° – 10 pontos
    5° – 8 pontos
    6° – 6 pontos
    7° – 5 pontos
    8° – 3 pontos
    9° – 2 pontos”

    Porquê a diferença entre o o 4º e o 5º, e o 5º e o 6º é de 2 pontos e do 6º para o 7º é de 1 ponto e depois do 7º ao 8º volta a ser de 2 pontos?

  • Na minha opinião, o melhor seria voltar a pontuar apenas os seis primeiros colocados, para privilegiar os esportistas que sempre lutam pela vitória e chegam na frente. Porém com uma pequena mudança em relação à antiga pontuação dos 6 primeiros, para premiar aos que sobem ao podium, dessa forma: 10-7-5-3-2-1.

  • É fato que o novo sistema de pontos não traria profundas diferenças ao resultado do campeonato deste ano. Mas analizar o sistema desta forma realmente não traz muita informação. Porém, eu penso que o novo sistema vai criar uma motivação a mais para buscar um resultado melhor na corrida, pois o piloto pode ganhar 5 pontos a mais ao ganhar a posição, e não só 2 ou 1 ponto.
    Agora, concordo com as observações sobre a mudança do sistema afetar as estatísticas da F1. Se tudo fosse como antigamente (9,6,4,3,2,1) seria mais legal.

  • Como disse o amigo ali em cima, ficou na mesma a distribuição dos pontos entre os primeiros colocados, bastou multiplicar por 2,5.
    Sou radicalmente contra esse sistema, tá certo q vai ter 26 carros no grid, mas 10 pilotos pontuarem por corrida é muito.
    A velha idéia do 12, 9, 6, 5, 4, 3, 2, 1 é a melhor alternativa para a situação atual.

  • Com esta proposta, nada vai mudar, a não ser a desvalorização das estatísticas de pontuação da ´história da F1. Na minha opinião, seria muito fácil resolver o problema da valorização da vitória, sem fazer invenção. Bastaria tirar um ponto do segundo lugar na pontuação atual: 10-7-6-5-4-3-2-1. Abraços!

  • Ridículo, a pontuação virou banalidade agora. Qualquer bosta pode marcar um ponto na F-1, primeiro vamos perder a referência da F-1 construida em todos esses anos, depois vai virar uma pontuação de várzea ao melhor estilo Stock Car ou Indy.

    Só falta juntar com as medalhas do Vô Bernie que num falta mais nada.

  • Eu gostaria de fazer uma sugestão para o Bernie Ecclstone e para a FIA, quanto a uma possível nova pontuação na Fórmula 1, que é a de premiar os 10 primeiros nas corridas, continuar dando 10 pontos para o vencedor, 9 pontos para o 2º colocado, 8 pontos para o 3º, 7 para o 4º, 6 para o 5º, 5 para o 6º, 4 para o 7º, 3 para o 8º, 2 para o 9º e 1 para o 10º colocado, já que no ano que vem o reabastecimento nas corridas será proibido, também dar 1 ponto para o pole position, além de dar 1 ponto para quem fizer a melhor volta da prova e com esta nova pontuação, os campeonatos da Fórmula 1 ficariam muito mais disputados. E aí, Victor, o que você achou da minha sugestão? Abraço.

  • O problema deste sistema é que ele mantém a mesma base do sistema atual. Divida os valores por 2,5 e você terá, nas três primeiras colocações, a mesma pontuação atual. Variações pequenas começam na quarta posição em diante.

    Ou seja, a diferença nominal de pontos “aumenta”, mas na prática é a mesma coisa do que existe hoje.

    Sou radicalmente contra essas mudanças absurdas. Se acontecer, como ficam as estatísticas dos maiores pontuadores da história? Daqui a pouco Heidfeld passa o Schumacher, fácil, fácil.

    Sou a favor do sistema que premiava os seis primeiros e fim de papo. O resto é só pra fazer piloto que chega em oitavo, décimo, comemorar “seus primeiros pontos na F1”.

    Abraços.

  • Falta agora premiar o pole position que, com o novo regulamento do combustível, terá merecimento pela classificação.
    Assim como na prova, a volta mais rápida também mereceria pontuação extra.