Ajuste necessário
SÃO PAULO | Não faz nem um mês que a FIA aprovou a mudança no sistema de pontuação para a temporada 2010, e embora não tivesse promulgado a distribuição de pontos, já se sabia que o vencedor passaria a ter 25 pontos, o segundo, 20, o terceiro, 15, e que os dez primeiros passariam a ser premiados. Mal estreou, o formato pode sofrer nova alteração.
Aparentemente radical, o sistema novo que foi aprovado em 11 de dezembro pelo Conselho Mundial, 25-20-15-10-8-6-5-3-2-1, é proporcionalmente semelhante ao que vem sendo utilizado nos últimos anos. Tanto que, se a novidade fosse aplicada aos anos anteriores, pouca coisa mudaria. Lewis Hamilton continuaria campeão sobre Felipe Massa por um ponto de diferença em 2008 e Jenson Button seria campeão no GP do Brasil deste ano.
Cientes de que a divisão proposta não altera a fundo o cenário da F1, a FIA e a Fota estudam uma nova gradação, de acordo com a revista Auto Motor und Sport. A ideia seria aumentar a diferença do primeiro para segundo de cinco para sete pontos, dar dois pontos mais para o quarto e o quinto colocados e fazer alguns ajustes para cima entre o sexto e o oitavo.
A pontuação, então, passaria a ser 25-18-15-12-10-8-6-4-2-1. Que, por exemplo, também não mudaria muita coisa na classificação do ano passado. Lewis Hamilton, quinto, passaria a ser sexto, invertendo posições com Kimi Raikkonen. Embora o campeonato do ano passado possa não ser o parâmetro ideal para a aplicação de qualquer fórmula.
No fim das contas, é mais agradável ver uma diferença de sete pontos entre o primeiro e o segundo e as demais posições não terem algo maior que três pontos entre elas, mostrando um incentivo claro à vitória. É uma mudança sutil que deve corrigir a inutilidade da ideia inicial.
Oque tem de errado com os pontos atuais?
o campeonato nao seguindo em aberto ateh as duas ultimas corridas?mesmo um Button ganhando 6 corridas logo de cara?pra que mudar???
Só não entendo esse ponto de conceder 25 pontos? Pra que, se logo após vem vários espaços de 2 pontos?
Pq não 15-12-9-7-6-5-4-3-2-1 ou 20-15-12-10-8-6-4-3-2-1?
Ou ainda, voltar com a eliminação de algumas provas, valendo os quinze melhores resultados, ou algo parecido.
Isso ate aparecer um Schumacher que vence as 5 ou 6 primeiras provas..depois ninguem alcança mais…nao mudou a diferença de antigamente que era de 4 para 2 justamente para dar equilibrio??
Continua sendo uma porcaria. V8 F1 SuperFormula? Formula UMdy?
Era mais fácil simplesmente aumentar a pontuação do primeiro pra 12, não precisa dessa papagaiada toda.
Acho que a diferença entre o segundo e o terceiro, e a diferença do terceiro para o quarto deveria ser maior, pois se o lider disparar e o segundo e o terceiro estiverem próximos não haverá ataque, isso previlegiaria a vitória e cada degrau do pódio teria uma boa diferença para os demais.
25, 18, 12, 08, 06, 05, 04, 03, 02, 01
Achei interessante a sua proposta, Paulo. Acho mais justa em relação às primeiras posições.
Então o Schumacher vai ser campeão com uns … 300 pontos ?
Tá bom assim, mas o pole e a volta mais rapida merecem um pontinho.
Sou a favor da distribuição de mais pontos para os pilotos, pra quem faz a melhor volta, pra quem faz a pole, pra qualquer piloto que chegue a liderar a corrida, pra quem liderar por mais tempo. Parece exagero mas pode ter certeza que nos últimos anos teríamos resultados diferentes com uma pontuação nesses moldes.
Sou contra os 10 primeiros pontuarem. Deveria ser como antes: só os 6 primeiros e a diferença do primeiro para o segundo sendo de 50%. Tambem dar pontos para o pole position.
Porque será que é tão dificil desses caras sentarem, pensarem, ver a viabilidade e divulgar a idéia. Teve que o mundo inteiro fazer as contas e chiar para dar algo certo.
Ainda acho que o ideal é 30 / 20 / 15 / 10 / 8 / 6 / 4 / 3 / 2 / 1 (do primeiro para o 10) valorizando o podio e fazendo os pilotos lutarem pela vitoria e talvez eliminado uma situação parecida com a de 2008, onde Felipe Massa vez uma excelente corrida em Interlagos e terminando com Lewis Hamilton, com uma colocação final horrivel, sendo campeão.
Demorou!
Não aguento mais essas burrices de gente que é muito bem paga para pensar e não consegue ver o óbvio dentro da FIA.
Hey Victor, tem um errinho lá (e no grande premio tb)… onde se lê ” ter 25 pontos, o segundo, 20, o terceiro, 25, ”
O terceiro não seria “15” ?!?
Abração!
VM responde: Corrigido, Luciano e Rafitcha. Valeu.
Viii, vc errou no primeiro parágrafo:
“já se sabia que o vencedor passaria a ter 25 pontos, o segundo, 20, o terceiro 25”