Dallara na Indy
SÃO PAULO | Enquanto a Dallara não se resolve na F1, na Indy as coisas estão mais encaminhadas. A fabricante de chassi italiana apresentou suas propostas para o novo chassi da categoria norte-americana, que vai para as pistas em 2012. São elas:
Os dallarianos enfrentam a concorrência da Panoz G-Force — que anos atrás era a outra opção da Indy —, a Swift — que remete à época da Cart — e a Delta Wing. O projeto da Delta, ao que me disseram, é “mais inovador do que se pode imaginar”. É o que dispensa as asas do carro.
PS: Nos comentários, o internauta Francisco mandou um link, que poderia ser o da Delta Wing. Este é o modelo que estava em exposição em Indianápolis no ano passado, feito pela Honda; Carsten Horst e eu, bocós, acabamos não tirando foto. O da Delta Wing não é este, visto que se trata de um projeto secreto.
DESIGN DA SWIFT
Ta ai Vitor a, mais uma proposta
http://www.indycar.com/news/2010/series/images/swift-inside-02082010.jpg
Quando entrou o modelo atual da Dallara na IRL, entou o Panoz tb. Algumas equipes usavm os dois. O Dallara pra ovais rápidos e o Panoz pra ovais pequenos.
Lola era o da Champ Car antes de mudarem para o DP01.
E a galera falar que esses modelos são feios… não estão assistindo F1 não né…. nuca existiu carri tão feio igual tá tendo na F1… Conseguem ser mais feios que o Dallara da Indy. O problema desse Dallara é que já enjoou… afinal, 7 anos sem modificações significativas…
O primeiro é bem melhor, o terceiro tem muita cara de protótipo, não acho que será usado, o segundo não passa de um crapwagon reestilizado.
não é a panoz não, é a lola
Victor, vai um link do provável carro sem asas que pode ser escolhido pra Indy.
http://forums.rennlist.com/rennforums/racing-and-drivers-education-forum/541510-next-gen-indy-car-wingless.html
Foi retirada da comunidade do orkut: Formula 1 Brasil.
Abraço!
VM responde: Está no post, Harlan. Não é. É só um projeto da Honda que foi exposto em Indianápolis. Eu estive lá e vi.
Panoz? não era a lola nao?
O segundo tá muito legal….
Lembra muito os carros da CART.
A f-indy ta crescendo só falta uma pitadinha da velha CART pra explodir de vez….
Todos têm um estilo invador e futurista, mas o desenho dos dois vermelhos é bem mais agressivos
O primeiro modelo parace o mais apropriado para a realidade atual, ele tem traços do antigo carro da A1GP e inovações nos formatos das entradas laterais de ar. A asa traseira parece com a da Lotus Camel de 1987 (comparem).
O segundo modelo reedita as barbatanas sob o motor, um internauta disse que o projetista esta se baseando na F1, mas lembrem que os carros da CART dos anos 90 já tinham esse detalhe aerodinamico, como a equipe GREEN, Mo Nunn, Forsythe e até mesmo a Penske. quanto a o modelo branco com o logo I am Indy, totalmente Excelente.
Todos são LINDOS. Gostei do modelo da 3° foto. Tomara que seja aprovados para uma INDY mais legal.
O segundo modelo, o vermelho com rodas douradas, é lindo e extremamente aerodinamico ! Se tivesse que apostar minhas fichas, com certeza seria nele !!
Lindo desenhos e chatas… as corridas….
O modelito da HONDA se seguir o que fizeram na F1 pode jogar no lixo.
“Here he comes
Her comes Speed Racer
He’s a demon on wheels”
é só isso que consigo pensar quando vejo essas imagens.
O ultimo é muito grande, não conseguiria dobrar as esquinas de sampa, e de tantos outros chatíssimos circuitos de rua. O do meio nada mais é que o carro atual com um tapinha no santoantonio. Logo, o favorito é o primeiro mesmo, que alias, é mais bonito que o atual, o que não é nada difícil, diga-se.
O que evidencia ser um projeto da dallara sao as laterais e capa do motor do 1o e na entrada de ar lateral do 3o que lembram os A1 GP, antes de estes usarem o projeto da Ferrari.
a parte frontal do 2o lembra bastante os atuais carros.
Realmente todos são feios visualmente falando. Partindo pra parte técnica, o 2° parece conservador, mas também parece o mais funcional, pq remete aos carros da CART..
O projeto de 2012 não tem nada haver com nenhum desses tres, podem acreditar que vai ser uma revolução com relação a monoposto no automobilismo
todos os modelos horrorosos.
Gostei do segundo.Os outros dois são muito estranho,especialmente o terceiro.Mas o que eu mais gostei foi esse do link,devia ser esse,ele parece é um caça.E eu queria ver como ele ia andar na pista,e como ia ser o Dowforce dele.
Gostei muito do primeiro e do segundo carro, mas o terceiro ficou ruim
Pessoal, lembro dos saudosos modelos Lola-Buick que arrasavam em Indy. Chegavam a 242 mph no qualify(com Scott Brayton, falecido). O chassi tinha uma corcova na parte de cima do motor, e o ronco era bem grave, baixo. Piquet se acidentou com um desses, da Menard, em 1992, e correu em 1993.
A lola não vai concorrer ?
Cordiais saudações
Ricardo
Os modelos da decada de 90, entre 92 e 95 como o Honda do Andre Ribeiro que chegou a atingir em oval super speedway a 402Kmh, aqueles modelos seriam bem vindos novamente, logico se repaginado tecnologicamente. Os atuais sao feios e nao remetem aos grandes momentos da Indy.
As barbatanas ja existiam nos carros em 95
http://www.thememorabiliaexperience.com/indy-artwork/champion.jpg
todos são feios pelo amor de Deus, ja não basta os carros atuais horrorosos e vao colocar mais coisas feias? pede pra Lola fazer q ela conhece
Gosto mais dos 2 primeiros. Tem mais cara de monoposto/formula/open wheell. O último parece carro de categoria protótipo. Modernoso demais.
O cara que desenhou o carro do meio anda vendo muita Formula 1. Ten até a famosa barbatana!
Gostei bastante do primeiro.
Mas cutucando, mais o assunto eu acho que eles estao voltando ao momento quando a indy era unificada com a CART, com carros robustos e rapidos em ovais e menos barulhentos que os atuais que parecem ser um nascar sem bolha.
Os motores da Ford, Mercedes e Chevrolet eram caracteristicos da indy quando passavam perto da camera do muro na curva nos eventos de super ovais.
Essas duas ultimas fotos foram projetadas para motores turbo????
Achei que o tal projeto de um formula indy sem aerofólios iria enfim dar as caras!
Gostei do terceiro, é o mais inovador. Espero que a segurança melhore muito, a Indy é muito legal mas ninguém tem estômago pra ficar vendo piloto se espatifando e morrendo nos ovais.
o melhor é o da foto,, o branco com I am Indy,, mas vai precisar de uma melhor asa trazeira e um dianteira pois senão dificultaria muito a estabilidade,, eles querem aumentar a area para propaganda,, esse modelo é bem interessante
O ultimo desenho lembra o Eagle dos anos 80 ou ainda o Interscope de 81 ,aquele que teria motor Porsche mas a Cart foi lá e mudou o regulamento para deixar de fora os alemães, depois o time acabou usando mesmo o Cosworth turbo.
Francamente acho o atual Dallara horroroso !
Os chassis dos anos 90 eram belissimos ,deveriam rever aqueles regulamentos ,e liberar a construção de chassi dentro de um preço minimo ,esse negocio de monomarca não consigo engolir!
As primeiras notícias davam conta de projetos que dispensavam o uso das asas. Esses acima são bonitos, mas se parecem com os carros atuais. O último, o vermelho, se pintado de preto, poderia se usado no próximo filme do Batman.
Gostei da segunda! Aterceira me pareceu uma mistura de um carro de turismo com um monoposto por causa da traseira com o aerofólio pequeno e as rodas protegidas por uma especie de pára-choque envolvente. não gostei. parece um bebê de fralda cheia!
Panoz?
E a Lola?
Desculpa, o primeiro ao qual me referi é o amarelo…
Gostei mais do primeiro, mas lembra a Renault 2009/2010. Mas nã me parecem muito bonitos, não. prefiro os modelos F1.
Bom , gostei muito dos projetos 1 e 2, que sao mais realistas ao conceito formula, e sao bem bonitos.
O ultimo eles tem que oferecer para a Le Mans Series.
A opção 3 é muito radical. Chega a assustar. Mas gostei bastante da 1ª opção.
Realmente a última é das mais bacanas. A segunda lembra muitos os carros atuais, mas leva a barbatana de tubarão como os carros da F1. De qualquer forma qualquer uma das opções levaria mais beleza a Indy.
Victor, por que ha dias nao se fala mais nada sobre a lotus???que dia eles apresentam o carro e treinam?
Obrigado
Tom
Eu gostei da segunda.
Tá maneiro. Agora não vai dar pra falar que a Virgin parece um Indy…
Pronto, agora estamos perdendo os monopostos para ganhar naves! Só faltava essa.
a 2ª é a melhor sem dúvida. o layout do carro lembra muito os carros dos anos 90 da ChampCar (pra mim, a indy de verdade). ainda mais aquele sto. antonio que denuncia o motor turbo.
claro que a nostalgia foi a inspiração do designer, mas ainda assim, gostei.
Eu sou mais o segundo
Número 1, Vitonez, biba!
Curti mais a opção 2, tem mais cara de carro de Indy
gostei do segundo, remete à Indy dos anos 90, tá na hora mesmo de atualizar os chassis. Seria bom voltar a ter umas 3 ou 4 fabricantes de chassis e motores porque a Indy anda muito sem graça.
Não sei se é esse realmente o projeto da Delta Wing. Se for, é mto estranho: http://www.indycargarage.com/forum/topics/delta-wing-project
Gostei da 2ª e da 3ª opção!
Go Speed Racer Go!
Os carros “wingless” 2012 seriam parecidos com esses:
http://forums.rennlist.com/rennforums/racing-and-drivers-education-forum/541510-next-gen-indy-car-wingless.html
Não são sem asas, somente tem asas menores… Mas é legal, até porque esse visual dos Indy anda feio demais!
O segundo é igual ao atual, bela merda. O terceiro é o mais bala.
A ultima opção é show. Linda demais!!