O projeto da Delta Wing

SÃO PAULO | Atenção, Nasa! Atenção, Zoran Stefanovic e sua AMCO de aviões e foguetes. Atenção, Air Race! Atenção, Pirituba e Campo de Marte!

Eis o projeto da Delta Wing para o chassi de 2012.

Delta Wing

DeltaWing2

Aqui, o conceito explicado em vídeo:

E aqui, a simulação feita no circuito de Mid-Ohio:

Em todos estes anos neste Blog Victal, essa é a primeira vez que isso me acontece: um grande ponto de interrogação. Como é que este carro vai fazer, digamos, uma curva, ainda mais com esta distância entre-eixos?

Comentários

  • Concordo com quem disse que trata-se de um conceito, uma base para a concepção final.
    O interessante é entender que sempre reclamamos das mesmices dos bólidos atuais, quando nos aparecem com algo completamente diferente, o que parece é que queremos continuar andando de biga.
    Não conheço, não vi, nem ouvi, quanto mais imaginei algo tão diferente, algo tão irreal num carro de corrida e por isto mesmo acho que seria excelente por um carro desta num pista prá ver o que falaria o Capitão Nacimento…hehehehehe
    Pessoal, o carro não muda de verdade a mais de 50 anos, será que parte desta culpa por certa inércia das montadoras não é nossa culpa.
    Conceitos sempre nasceram em pistas. Lembrem-se disto, Senhores.
    Abraço

  • Acho o projeto interessante pq praticamente elimina o risco de decolagens provocadas pelo choque de rodas, que já provocou muitos acidentes fatais, como o que vitimou o piloto brasileiro de F3000 Marco Campos, em 1995.

  • Fatos basicos sobre o que está nas fotos:
    É apenas um conceito, não é a forma final de engenharia. Da forma como está, contradiz tudo o que se conhece de dinâmica de veículos, principalemtne para corridas em circuitos mistos. O projeto apresentado é apenas um design, um estudo de formas, nada mais. Seria loucura imaginar colocar algo assim para disputar uma prova de corrida que não fosse em linha reta. Mesmo num oval esse carro não é dirigivel.

  • Pelo que eu entendi, pra 2012 a Indy está entre o Batmovel da Swift e o Jato da Muler Maravilha (mas só com as asas invisíveis) da DeltaWing. Lastimavel!!!

  • por acaso os freios desse troço não precisam de arrefecimento? ou simplesmente não posuem freios para cortar custos?… não duvido já que não possuem nem retrovisores…

  • Dizem por aí em matérias esportivas que este seria o projeto preferido dos americanichis imperialiviscovisquis. E é claro que NÃO faz curva porque a maioria dos pilotos bacon com ovos são todos braços duros que não sabem fazer uma tangência e freada de curva que preste. Isso aeh é DRAGSTER de oval, o único jeito americano de pilotar. Voltas e mais voltas atrás do próprio rabo.

    • Explique como? A disparidade entre as bitolas, a carenagem e a distancia entre eixos apresentada depõem contra isso. O que está nas fotos é apenas um conceito, não uma forma final de engenharia. Da forma como está é para andar em linha reta e só!

  • Eixo dianteiro menor que o traseiro. Quando se passar com a roda dianteria na zebra, a traseira vai passar fora da pista. Se passar com a dianteira rente a zebra, a traseira vai passar sobre a zebra. Vai desequilibrar o carro. Complicado. Este projeto é totalmente diferente de tudo. Não adianta o piloto ter passado no automobilismo, pois pilotar este carro será diferente de tudo.

  • Se for para conter a velocidade em curvas, o projeto é válido e mais seguro por ter as rodas carenadas, o que evita o efeito “catapulta” existente nos monopostos atuais. Para ter uma bitola dianteira tão estreita, teria que ter um grande “spoiler” para compensar, o que tiraria o futurismo do projeto original do Delta Wing. A traseira também parece sem “grip”sem um grande “aerofólio”. Um bólido certamente ideal para Bonneville.
    Um monoposto com a geometria errada na dianteira, o faz sair de frente, o que nenhum piloto gosta por não ter recursos outros a não ser baixar a velocidade. O Delta Wing, aparentemente tem um baixissimo coeficente de aderência, talvez 1.1 ou 1.3 que se equipado com um bom propulsor atual, o levaria de 15% a 20% mais rápido em retas. Por ser carenado, com certeza não teria freio suficiente pois além de ser muito mais veloz em retas, seria na mesma proporção mais lento por sua estreita bitola em entradas de curvas. Eu suponho que sejam essas as reações do Delta Wing, uma vez que o mesmo não existe, além da 3D. Pensando só para frente, para o futuro, esqueceram dos retrovisores, nem externos nem no volante, monitorado. É bom estar preparado para levar um “risco” no capacete ao levar uma volta nas costas…

    • Isso aí está parecendo mais desenho de conceito que obra de engenharia. Está tudo errado sob o ponto de dinâmica veicular.
      Nessa configuração o carro não faz curva de jeito nenhum! A velocidade teria de ser muito baixa, o angulo de esterçamento das rodas dianteiras seria ridiculo e a distância entre eixos faria esse monstro emperrar. Teria de dar uma marcha-ré para completar a manobra.

  • Eu acho que os projetistas da Swift (Batmóvel) e Delta Wing (Carro-Flecha do Arqueiro Verde) estão tendo uma overdose de BATMAN THE BRAVE & THE BOLD. ; )

  • Vai sim. O carro é profido de um assoalho especial junto com um difusor gigantesco na parte traseira.

    70 porcento do peso do carro e localizado na parte traseira, minimizando assim os efeitos de saida de frente.

    Espero ver isso ai em uma pista de verdade para tirar conlcusoes mais detalhadas.

    • De que adianta o difusor e a traseira ser tão grande e pesada? A distancia entre centros do eixo dianteiro é tão ridicula se comparada com a traseira que, com certesa isso aí não vai fazer uma curva cujo angulo seja menor que 95 graus, um hair-pin então nem pensar. Mesmo alguns dos ovais existentes hoje seriam um desafio e tanto para essa configuração de eixos.
      Outra coisa que morreria num carro desse tipo seria a tangência de curvas… A não ser que o veículo seja altamente sobresterçante. caso contrario, é como já foi comentado. Passou a roda dianteira na zebra, a traseira já comeu grama.

  • esses gringos tem dinheiro sobrando e muito ! mais o carro ou sei la o que e isso e bonito . mais se alguem fizer algo parecido que seja 3 decimas de segundo mais veloz por volta , essa coisa ai bonita passa a ser um troço .

  • Isso não tem cara de carro de corrida. O que estes caras estão tentando fazer com a INDY? Carro de corrida tem aerofolios, asas, distância entre eichos compativeis, não essa aberração!!! A INDY vai cair no rídiculo com estes carros. Já estou vendo em 2013 ou 2014, as 500 milhas de Indianapolis serem disputados com carros da NASCAR. É o que vai acontecer e ficarem zoando com a categoria. eu voltaria com carros dos anos 90. Erão bonitos, tinha várias marcar e motores, só lembrar da Penske 93 do Emerson, Reynard do Zanardi, Lola do Mario Andretti, Swift do Michael, Galmer do Al Unser Jr e a Lola do Montoya!

  • Penetração aerodinâmica 10, estabilidade longitudinal 10, downforce na dianteira 0. Vai fazer prova de arrancada ou bater recorde de velocidade em Bonneville?

  • Eu não sei se já foi mencionado aqui, mas eu já vi esse carro andando em Gotham City em 1989, quando o Batman perseguia o Coringa, salvando a Kim Basinger. Pra fazer curva vai precisar do cabo de aço lateral.

  • Caramba tem um monte d caras falando q c a indy escolhe este carro vai c afundar d vez, 1º pto: tdos nos sabemos q a filosofia da indy eh ser ao contrario da filosofia da f1, entaum nada mais sabio do que escolher um chassi um tanto qnto “diferente”, 2º pto: eh praticamente inumerável a quantidade de carros feios q a f1 ja teve ao longo de sua historia e nem por isso c afundou na m**, este carro pode significar um novo rumo para uma grande categoria, abraçoss

  • boa pergunta, pois se parece com o carro-foguete que quebrou o recorde mundial de velocidade no solo em 1970, em Bonneville Salt Flats, e que só necessitava andar em linha reta.

  • Esse carro é estranho demais.Eu aposto que essa “coisa” não vai conseguir fazer curva,em linha reta ele pode até andar,mas quero ver isso dai em um Oval,ou então em um circuito de rua como o de São Paulo,quero ver essa “coisa” andar.Duvido muito.
    E no computador é tudo muito bonito,mas quero ver algum piloto ter a coragem de fazer um ultrapassagem em um circuito misto,como essa que apareceu no segundo video.Eu duvido muito,as corridas vão se tornar uma chatisse,essa é a verdade.Se esse carro ai for aprovado,agente não vai ver mais 3 ou 4 carros emparalhados um do lado do outro,em Idianópolis ou em Daytona,duvido muito.
    O Dario Franchitti que deve ter gostado,pois assim ele vai ter um avião nas mãos,e vai poder voar a vontade(hehehehehehehehehehehehehehehe)

  • Se a Indy concordou em fazer uma corrida que utilizará a marginal Tiête não duvido que possa escolhar essa “maravilha” da engenharia como seu carro nos próximos anos.

  • Go Speed Racer, Go Speed Racer, Go Speed Racer, Go. Deve ser brincadeira, ou então estão combinados para que a Dalara vença o pareo. Todos os modelos apresentados pelas concorrentes são inteiros, como vão trocar um bico? uma asa? Um braço de suspenção? A Indy tem como caracteristica principal o baixo custo, como vão fazer gambiarras num troço desses?

  • QUE CARNIÇA É ESSA??????
    Eita povo sem noção!! Nunca vi uma coisa tão horrenda!!!
    Quero ver essa “criança” fazer a última curva de Long Beach!!! :)
    kkkkkkkkkkkkkk

  • Cara, quem entende um pouco de formulas monoposto, sabe que eles dependem de apoios downforce, ou seja , asas com ação oposta a de um avião. O que vai manter esse bixo no chão ???? sinceramente não vi nada ali que possa gerar pressão aerodinamica suficiente. Isso está mais para um DRAGSTER ou melhor, excelente pro proximo filme do SPEED RACE

  • Dizem que o mundo acabará em 2012 né? Tomara, assim não seremos obrigados a ver esta coisa ridícula.

    Se bem que basta trocar de canal…

    Olha, é o carro de corrida mais feio que eu já vi na minha vida… Fora que, como você questionou no fim, não imagino como este carro irá contornar uma curva.

  • Acho que deve ser ideia do Dick Vigarista e da Esquadrilha Abutre pra finalmente pegarem o pombo-correio. Legal vai ser ver o Mutley dizendo “medalha, medalha”, ou melhor, “bandeira, bandeira”.

  • Olha, eu achei feio pra karamba…. nada a ver com formula…. mas percebi que na simulacao em Mid Ohio, os carros ficam colados mesmo na curva. SERIA ESTA A MAIOR EVOLUÇÃO? TER UM DOWNFORCE QUE NÃO GERE TANTA TURBULENCIA PARA QUEM VEM ATRAS??? POSSIBILITAR O AUMENTO DE ULTRAPASSAGEM??

  • HAahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheh…. (Pausa para respirar um pouco) eheheheheheheheheheheheeheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheh…… Que piada é esse carro, pelo amor dos deuses automobilísticos hehehe

  • Primeiro, o Batmóvel, agora o Carro-Flecha do Arqueiro Verde.

    Se eu fosse o chefão da Indy, quando visse essa “maravilha”, eu diria “eu te ligo!”, dando aquele tapinha nas costas.. É evidente que eu NÃO LIGARIA NUNCA. ; )

    Com um redesenho nos pneus traseiros, poderia ser um ótimo carro para DRAGSTER… ; )

  • Que coisa esquisita! Aquele outro projeto sem asa feito pela Honda (mostrado no Grande Prêmio na semana passsada e apresentado na corrida de Indyanápolis de 2009) é muito melhor.

  • teremos cacetinho de corrida???po parece um PINTO com perdao da palavra……horrivel…..o desenhista acho q eh meio estranho..rererere…abraço victor

  • Se esse projeto for o vencedor, é bom a indy procurar o criador de hot wills (acho que é assim que se escreve) para remodelar os desenhos da pista, pois esse projeto tá mais para carro de hot wills (novamente, não sei como se escreve) do que para carro de corrida de verdade!

  • Simplesmente uma MERDA, assim como alguns projetos apresentados pelas outras concorrentes. Os caras querem fazer naves espacias, pois façam para a NASA. A IndyCar Series também é outra de aceitar projetos desses. Pelo amor de Deus!!!!

  • Isto sim é revolução tecnológica!
    Se der certo, é a maior desde o carro-asa!!!
    Aerofólios só atrapalham a disputa!
    E o risco de o carro catapultar (lembram do Dario Franchitti em 2007 e do Meira no ano passado?) cairão a zero!
    Com metade da potência e 1/3 de giros atingirão a velocidade de um f1!
    Maravilha!!!

  • Alô Victor, estou vendo agora este foguete e a pergunta que eu ia fazer depois de ver as fotos e o video no Grande Prêmio era a mesma que você fez no final do post: Como é que essa coisa estranha vai fazer curva? Não consigo ver essas rodas dianteiras esterçando o suficiente para fazer uma curva como a 11 do circuito de rua de São Paulo.

  • Muito, mas muito esquisito.

    Não entendo nada de aerodinâmica, mas essa bitola dianteira raquiítica não vai deixar esse carro fazer curva.

    Além do mais vai ser extremamente perigoso pilotar um carro em que o piloto não tem as rodas dianteiras como referência de distância para o carro a seu lado. Ou seja, ele livra a dianteira mas acerta outro carro, ou o muro, ou o que quer que seja, com a traseira.

    Pra mim esse negócio não vai longe.

  • Parece um avião de caça!!! Deve ter estabilidade e se manter na pista.

    Entretanto, as rodas cobertas contradizem o conceito de carro de formula. Se colocar uma cobertura no cockpit vira um protótipo.

    Dúvido que a F-Indy escolha essa modelo. Vai acabar ficando com algo mais convencional, mesmo que mais caro.

  • Isso não é carro, isso não é automobilismo. Isso é um insulto. Inovação é fazer um carro asa como nos bons tempos de Colin Chapman, ou “burlar” um regulamento com um difusor duplo como fez Ross Brawn. Isso é um circo americano preocupado apenas com a parte comercial, espaços para patrocinadores e “revoluções” de design. Indy com 300hp? Coloca um F3 então que dá na mesma e vai ter mais jeito de carro. Isso não é Indy, é no máximo um primo de SideCar.
    Como a nossa Stock Car tem tendências parecidas àquelas trazidas pelos ventos yankees já prevejo “inovações” desse tipo em um futuro a médio prazo.
    Indy cada vez mais para americanos! I don’t want you!

    • Concordo…isso não é carro e não tem o menor apelo para corrida. Gosto de corrida de carros porque tem corrida + carro. Caso contrário poderia ser atletismo, corrida de cavalos, bicicleta etc.
      A evolução natural dos carros é que é legal. Essa coisa de radicalizar acaba tirando a graça.

  • Carro foda, eu achei muito doido, imagino 36 desses na Indy já, quebrando paradigmas amigos, fazer curva é problema dos pilotos, eu quero ver esse míssel a 500 km/h.

  • Essa “coisa” aí é para correr em ovais ou nos lagos de sal de Bonneville ? Parece um carro de recorde… nem precisa ser engenheiro para concluir que não vai virar…só pode ser um estudo pra lá de futurístico, o modelo escolhido certamente será beeeeem mais conservador do que isso…

  • quando eu vi este carro-caça também me fiz essa e outras perguntas: será que faz curva? Alguém já pilotou alguma coisa parecida.? A calda de um avião gera downforce? A Indy tem um histórico de acidentes com vítimas não muito raros. Não sou engenheiro mecânico, mas penso o seguinte: se a F-1 que é o top das corridas em termos de tecnologia e desenvolvimento, os carros não tendem a se tornarem caças, batmóveis, como uma categoria mais congelada que a F-1, com chassi e motor de um fornecedor cada, daria o pulo do gato em termos de tecnologia com carros tão futurísticos? E outra pergunta: passaram por um crash test rigoroso como o da categoria top do automobilismo?

    • curva pode até fazer, mais devagar do que se gostaria. Agora, pra quê aquele estabilizador vertical escondido atrás da capota do motor? Na própria simulação mais da metade do comprimento dele não tem ação nenhuma. E a massa de carenagem na traseira que serve mais para aumentar o arrasto do que ajudar. São engenheiros porém meio míopes. Se esse tipo de formato fosse minimamente eficiente o Adrian Newey que é engenheiro aeronáutico já teria posto alguma coisa parecida na F-1. Afinal ele sim é um engenheiro sério e que tem ótimos resultados.

    • Luiz, eu ACHO que aquela cauda é pra tentar previnir, ou melhor, diminuir a chance de capotamentos em curvas rápidas., ou em toques leves de roda com roda. em alta velocidade.

    • Sobre curvas, o carro vai precisar ter um ângulo de esterção absurdo pras rodas dianteiras, logo, como vc disse, vai ficar ainda mais lento em curvas fechadas. E as freiadas vão ser tensas.

  • Victor, gosto de automobilismo, mas não entendo quase nada. Porque a distância entre-eixos (é assim que se escreve?) influencia nas curvas?

    • José Cácio, a distancia entre eixos influencia pq determina o comprimento do carro. Quanto maior o entre eixos, maior é a estabilicade em retas e menor a agilidade nas curvas e, quanto menor o entre eixos, maior agilidade nas curvas e menor estabilidade nas retas. Compare um carro tipo um Ka que é curto e um caminhão desse de caçamba, por mais que esterce bem com o caminhãozinho vc precisa abrir mais a curva devido ao comprimento, com o ka vc entra reasgando na curva e ele faz.

  • O grande problema é que isto representa uma mudança.
    E como sempre o ser humano é averso a mudanças.
    Acho que vai dar certo, e estou torcendo.
    Estou cheio de mesmices.

  • Bom, já que o carro é de uma estrutura BEM DIFERENTE do que qualquer monoposto existente, talvez devamos considerar que seu funcionamento talvez seja bem diferente do habitual (para as curvas por exemplo, talvez eles usassem “flaps” como os aviões (eu sei que não é o caso, é só um exemplo)) e que talvez faça parte do projeto diminuir a velocidade… sei lá…

  • E esse troço esterça o suficiente pra fazer um haripin???
    Não sei por que, fico com impressão que um carro nesse estilo “triciclo” fica muito mais facil de virar e sair feito um charuto desgovernado numa pista como indianapolis.

  • ESPETACULAR! Pra quem sente falta da velha Indy, competitiva, atraente, disputada e imprevisível esse design poderá trazer de volta o sucesso dos anos 90. Primeiramente irá chamar a atenção pelo projeto, deixando todos curiosos, querendo saber se a performance é boa ou não. Esse tipo de carro, se der certo, pode diminuir os custos, já que não tem asas e se 2 se tocarem não quebrarão muito. SHOW DE BOLA. Agora é torcer para ter mais ultrapassagens.

    • concordo,, e como disse acima com pequenas alterações eu simulei aqui e realmente o carro fica muito bom,, parecido com a reação de um kart com a trazeiro bem aberta e a frente fechadinha com as rodas sem cubinho,,, eles tem que passar o eixo dianteiro para 100 cm e deixar o trazeiro com 180 cm,,, precisam aumentar o angulo do carro para que o ar empurre-o para baixo e aumente a aderencia,, agora se tiver 500 kilos e um bom motor de 350 cavalos vai ser sensacional,,, teremos inumeras ultrapassagens e uma nova Indy 2012

  • O que segura este carro no chão a 300 km/h??? Não parece que seja capaz de gerar downforce para tanto, nem na dianteira nem na traseira, e a enorme desproporção da “cauda” em relação ao bico ainda deve fazer a traseira enlouquecer no momento de uma freada.

    • achei interessante o projeto,, mas precisa de algumas modificações,, o entre eichos dianteiro precisa ser pelo menos de 100cm e o trazeiro no máximo 180cm,, precisa ter um angulo maior para dar mais aderencia nas curvas,, mas o carro é interessante e tem custo baixo alem de ser bem leve,, com algumas modificações vai dar jogo sim esse carro ………… uma nova Indy 2012

    • Concordo com Mape, em freadas, a traseira pesada empurrando a frente estreita vai ter problemas…

      E o maior probelma de todos é que quando se faz um carro tao desproporcional, como este, rodas dianteiras com bitola estreita e rodas traseiras com bitola larga, voce não consegue fazer curvas. Ao entrar forte em uma curva, o carro tende a se apoiar nas rodas de fora da curva, principalmente nas rodas dianteiras, por isso muitos carros de corrida (Gol, corsa e esses carros comuns por aqui), levantam a roda traseira de dentro da curva ao entrar forte, como acontece por exemplo no S do Senna em interlagos… Basta assistir uma prova de marcas e pilotos para enteder isso…

      Talvez se ele fosse ao contrário seria melhor, inclusive seria mais próximo da aerodinamica perfeita que se assemenlha ao formato de uma gota d’agua…

      Tambem não vejo asas para downforce, o que faria o carro “passarinhar”, ficar bobo e praticamente incontrolável…

      Projeto interessante porem não vai funcionar…

    • Concordo com vc pois, como disse o Renan o carro é uma asa e, o conceito de asa é que o ar tem de passar com mais velocidade na parte abaulada da asa e assim cria menor pressão e consequentemente empuxo. Nesse carro a parte de baixo é reta e a de cima abaulada como num avião, portanto zero downforce e a tendencia é de voar. Simulações em 3D qualquer um faz com os diversos softwares, porém, simular o que realmente acontece é outro papo.

    • Queridos, a animação é nada mais que RFACTOR… modelaram o carro e jogaram ele na pista. Nâo pode ser usada como referência pra nada, pois podem ter usao os arquivos de perfomance de qualquer carro disponível pro jogo.

  • Amigos,

    Do jeito que estao indo os ultimos projetos para carros formula. Nao da para comentar.

    Daqui a pouco, nao teremos rodas e o carro flutuará em pistas magneticas, nao tera ronco de motor esportivo, so um zumbido eletrico e o piloto vai pilotar via video game.

    To fora!!!

  • Ahhh é, tinha me esquecido de uma coisa. Imaginem esse carro pintado nas cores da Penske com o numero 3 ou 6. Ou senão imaginem ele vermelho com o 9 ou o 10. Conseguem? Eu também nao.

  • Tenho quase certeza que esse video foi feito com o jogo rFactor, ou seja, só colocaram o modelo 3d e mostraram na pista, com o som de outra coisa, ridiculo

    e o carro é feio que dói

    • Tosco. Simplesmente Tosco. Acabei de ver o video. Que medonho. Ainda colocaram um somzinho de turbina de avião. Tosco. Só falta colocar o nome de F-18.

  • Uma outra duvida que veio a minha cabeça, grande parte da emoçao da Indy se dá pelo grande numero de ultrapassagens. Só que no caso da Indy elas se dao pela facilidade que os carros tem de ficar no vacuo um do outro, já que são carros que não necessitam tanto quanto a F1 de pressão aerodinamica.
    Minha duvida é, em circuitos ovais, a diminuiçao drastica no arrasto que esse carro tem, consequentemente do vacuo atras dele, nao vai diminuiria as possibilidades de ultrapassagens???
    E uma outra, o piloto não vai ter mais dificuldade de tirar aquelas tipicas finas da indy? Já que agora o espaço onde ele fica e que tem campo de visão é extremamente menor do que a parte traseira do carro?

    Só duvidas, bem provavel que seja eu que estou errado!!!

  • Vai ser complicado fazer curva com isso, ma parece que não tem downforce na frente e tem bastante atrás, desequilibra todo o carro, fora o fato de ser quase um triciclo e ficar com a frente muito “boba”.

    Ainda tem a questão das referências de distância lateral dos pilotos, é muito assimétrica a largura da frente em relação à traseira, os caras passaram a vida pilotando um carro que é quase igual na frente e atrás, fica complicado reaprender e gravar este mapa mental das distâncias milimétricas que eles precisam ter.

    É bonito, com certeza mas só pra andar em reta.

  • D:, WTF is that? Não sério, agora sim é um carro do Speed Racer mas até isso seria um exagero no filme ou na série.isso é carro para Indy ou para tenter bater o recorde de velocida na terra?

  • Tá me zuando que vão correr com isso, né? É o Batmóvel, porra! Pilotos que participarem vão competir por uma vaga no próximo filme do Capitão América…

  • Realmente é revolucionário. Mas, pessoalmente, foge do conceito de carro e cria um novo, o “airplane-car”. Acho que a proposta da Dallara é a mais interessante para uma categoria como a Indy, que mistura circuitos e é tão rápida. Acho que esse carro da Delta pode até voar em caso de acidente.

  • Sou contra usar chassis parecidos com F1, como os tão defendidos pelos fãs da finada Champ Car, o DP01. Mas esse aí é futurista demais. As propostas da Swift e da Dallara são mais realistas, afinal são empresas estabelecidasa muito tempo…

    Agora abre-se a chuva de piadinhas de pseudo-entendedores de automobilismo, que na verdade nem de F1 entendem nada…

  • Se ISSO dai ganhar eu juro q nao gasto 1 segundo do meu tempo vendo uma corrida da Indy!
    Quero saber de onde e a cachaca q eles tomaram pq eu quero uma tbm!
    HORRIVEL, parece um triciculo com motor de uma Brasilia!
    Pronto, falei!

  • Não vi o vídeo porque no PC que eu to agora não tá executando, mas… Isso é mesmo um carro fórmula? Cadê os aerofólios? E que barbatana é aquela lá atrás? Eu hein, brinquedo esquisito.

  • WTF!?!?

    Isso tá mais p/ uma mistura de dragster c/ carro tipo Speed Racer e um avião dos anos 80.

    Ao invés de velocidade, só me vem à cabeça um carro instável e inseguro (partindo exatamente no meio do cockpit.)

  • Que interessante, agora o blog também vai mostrar os novos projetos de caças para força aérea dos EUA, só falta falarem que será equipado com turbinas Honda (vale lembrar que a marca japonesa fabrica um pequeno avião) movidas a etanol brasiliero.

  • Será que estes caras não erraram na apresentação do projeto? :-) Isto daí esta mais para ser apresentado para a USAF ou Navy do que para a Indy. A coisa tem até leme, tal qual um avião de caça! Radical demais para o meu gosto.

    O maior problema é se a coisa cismar de voar, literalmente.
    rsrsr

  • Heeeinnnnnn???????????????

    Puta merda, que coisa horrosa!!!! eu tava esperando algo fenomenal!!! NÃO essa joça aí!!!

    Santo deus! eeeee mau gosto

    E como que o carro vai fazer curva com essa distancia ridicula entre as duas rodas da frente, parece um trciclo!!!