Um lugar a Indicar, a presença de Bia

SÃO PAULO | Sobe som. A moça entra na passarela do samba.

Enfim, Bia Figueiredo está confirmada na Indy, e pela primeira vez na história o Brasil terá uma representante em uma categoria top do automobilismo mundial. Um tangarazinho imponente cantou e contou ao Blog Victal que a pilota vai pelo menos alinhar na corrida que abre a temporada, em 14 de março em São Paulo.

Bia vai andar com um terceiro carro da Dreyer & Reinbold, tendo como companheiros os ingleses Justin Wilson e Mike Conway. O número de seu carro será o 23. A pilota não vai participar dos testes coletivos da Indy na quarta e na quinta-feira no Barber Motorsports, no Alabama, mas entende-se que ela anda particularmente em Sebring no fim de semana.

Bia ainda não tem confirmada presença na temporada toda. Por enquanto, tem sua participação garantida em São Paulo e nas 500 Milhas de Indianápolis.

Prestes a completar 25 anos, Bia começou a correr de kart em 1994. Em 2003, disputou sua primeira corrida de monopostos, na F-Renault, categoria onde ficou três temporadas. Em 2006, correu na F3 Sul-americana. Sem patrocínio, enfrentou ano sabático em 2007. Migrou para os EUA em 2008, onde participou da Indy Lights. No ano passado, também esteve no campeonato de base da Indy. Conquistou lá duas vitórias.

Comentários

  • Uma pena que a Bia não estava nesse primeiro treino da Indy.
    Justin Wilson, com o carro da D&R, conseguiu a terceira posição, no meio das Penskes.
    As outras 3 mulheres (Danica, Simona e Sarah), foram as 3 últimas colocadas entre os 20 que treinaram.
    Imaginem o que seria se a Bia tivesse levado o carro para um posição bem mais acima da tabela? Seria o destaque do treino… ; )

  • primeiro preciso dizer que sou um grande admirador da BIA,, segundo que a BIA merece muito uma chance na categoria,, estou torcendo pra ela fazer a temporada completa,, cade as empresas Brasileiras para patrocinarem essa gata,, e para terminar eu tenho que ser muito sincero,, BIA vc está muito linda,, me lembro de vc no kart e já era uma gata,, agora vc está arrebentando nossos corações,, eu tenho plena convicção que o Andre Ribeiro vai dar um jeito nesta situação e conseguir parceiros pra que a BIA faça a temporada na Indy,, nossa torcida é grande…. Boa sorte

  • Curiosamente nos sites da Indycar e da Dreyer & Reinbold, não existe nenhuma confirmação da Bia Figueiredo para a corrida de São Paulo. Será que o acordo ainda não está totalmente firmado???

  • Caros amigos aqui está o que o dicionário disse sobre a palavra pilota:
    Pilota
    s.f. Pop. Estafa, cansaço por ter andado muito. / Perda, derrota.
    Pilotagem
    s.f. Ação de pilotar, de conduzir, de dirigir embarcações, aviões, carros de corrida etc.
    Pilotar
    v.t. Conduzir um navio, um avião, um automóvel etc. / Fig. Servir de guia a alguém.

    • VM responde: E para acrescentar: “Apesar de a última edição do Dicionário Aurélio – Século XXI – não registrar “pilota” como feminino de piloto, o “Vocabulário Ortográfico”, da ABL, é categórico: registra “pilota”, “engenheira”, “árbitra”, etc.”

  • Mas é incrível como o empresário da Bia não consegue nada melhor para ela, sinceramente não entendo nada de bastidores de corrida, tem nada a ver. Cadê o tal o André Ribeiro? Sei lá, cara, o negócio deve ser dificil demais. Ouvi dizer que o investimento do piloto para correr na Indy é de mais ou menos US$2 milhões por temporada. Será que não conseguiram nada, povo pobre, rapaiz.

    • Parabéns Bia!! Sou pilota de motovelocidade há pouco tempo e estou sentindo na pele o quanto é difícil o caminho para conquistar um patrocínio e um apoio, por menor que seja.
      Me orgulho de mulheres que conseguem conquistar um espaço neste universo da velocidade.

  • Tangarazinho imponente???

    Bom, de fato ela correrá em São Paulo, mas como muitos pilotos oriundos da IPS, muitos destes correm algumas corridas apenas, faz tempos que não vêm alguém da IPS para assumir uma vaga de verdade na IRL, acho que esta categoria de acesso deu o que tinha que dar, como são poucas esquipes da IRL que apoiam, muitos pilotos que sobem de categoria não trazem o dinheiro suficiente para a temporada toda, tem algo errado nisso.

    Quanto a Bia, acho que a equipe escolherá para correr em São Paulo, Indianapolis e talvez outro circuito se tiverem um bom patrocinador….

    • A IPS não existe mais desde 2007. Hoje é FIL….
      O Raphael Matos não subiu?
      Depois que a ChampCar acabou o campeonato da Indy Lights melhorou uns 70%, uma pena que a Atlantic caiu, mas ainda sim está em um nível próximo ao da FIL.
      É só ver que a Simona e o Edwards podem correr o ano todo enquanto da FIL apenas o Romancini chegou e foi confirmado.
      A BIa foi apenas a oitava colocada, convenhamos, se qq piloto de outro país ficasse em oitavo lugar no campeonato e subisse de catgeoria iria ter uma choradeira….
      O Romancini foi o 6º….

  • Esperemos que apesar da equipe fraca, ela consiga chegar enter os 10 primeiros, e preferencialmente na frente das outras mulheres da categoria.
    Só não pode arranjar confusão com a Danica, senão vai ter gente SEM CABELO aí… ; )

  • Legal ve-la na Indy, tem tudo para ir bem, e conseguir patrocinio para o ano todo. O bom da Indy é que o piloto faz a diferença em alguns circuitos, e principalmente nos de rua, como o de Sampa, entao, vou torcer muito por ela na corrida, mesmo que nao ganhe a corrida, mas que possa chegar entre os dez primeiros.

  • Eu gosto muito da Bia Figueiredo, tem talento suficiente para brigar de igual pra igual com os pilotos da Indy. So nao vejo vantagem em acertar contrato apenas para a corrida de Sao Paulo. Mesmo que ela tenha um bom resultado na corrida no Brasil, nao creio que va conseguir patrocinio para a toda temporada. Uma pena!