TAG-Heuer de fachada

SÃO PAULO | Dias atrás, a TAG-Heuer soltou um comunicado, oficialmente — já havia vazado no começo de fevereiro, na realidade  —, em que informava ser a nova empresa de cronometragem da Stock Car, em substituição aos mais de 20 e tantos anos de Cronomap. A empresa suíça, como deve ser de conhecimento público e notório, foi a responsável por tais serviços por 12 anos na F1, daí imaginar que a categoria brasileira, enfim, estava dando uma bola dentro.

Mas não é bem assim.

Começa pelo fato de o sistema estar sendo tratado intra-muros de “Cronometragem Vicar”, como me falou um canário belga da pata torta. Não é tratado como TAG-Heuer por um motivo básico: não é a TAG-Heuer quem fará a cronometragem. A companhia helvética só vai emprestar seu nome à Stock Car, para impor certo (e bom) respeito.

Quem vai fazer o trabalho em si é a Novo Tempo, de Mário Guglielmi, o popular Mosquito — como já havia sido mencionado aqui no blog. Mosquito é do Sul, e sua companhia prestou serviços para a federação comandada por Nestor Valduga, presidente do CTDN (Conselho Técnico Desportivo Nacional), braço da CBA. Os equipamentos vêm da empresa francesa Chronelec, que tem parceria com a TAG-Heuer.

O caso seria semelhante ao da Siemens e, agora, da LG na F1, que só emprestam seu nome e não fazem propriamente a cronometragem da categoria.

Comentários

  • Pelo o que ouvi falar a Vicar comprou os equipamentos e contratou o Mosquito que sempre utilizou equipamentos AMB e esta se batendo para colocar em funcionamento o equipamento Chronelec “TAG” que na teoria é muito bom mas é complicado de mexer e instável. Vamos ver a 1ª etapa no que vai dar…se não vão sair correndo atrás da cronomap…ai sim ela vai cobrar. Mas tomara que de tudo certo para a categoria.

  • Esse idiota do Nestor Vallduga não escolhe as melhores empresas de cronometragem e sinalização e sim “comparsas” em retaliação há aqueles que julga parceiros da antiga gestão da CBA. Ele é um político como os de Brasília que uma abraça um lado e depois outro de acordo com a maré. Vamos abrir o olho antes que esse “ser” chegue a presidência da CBA

  • Ouvi por Interlagos que alguns pilotos estão insatisfeitos com a compra do equipamento Chronelec. Vão pedir para conversar com a Vicar para discutirem sobre esse equipamento novo.

    A seguir cenas dos próximos capítulos…

  • Sem desmerecer a Cronomap de Aldo Pastore, a Novo Tempo de Mario Mosquito Guglielmi é uma empresa das mais sérias e idôneas.
    Muitos anos de trabalho nos regionais no RS e em provas de brasileiro que acontecem por aqui com uma ficha de serviço limpissima.

    • Leandro, não conheço o Mosquito, mas sei que ele usa equipamento AMB no regional do RS. Mas aqui fica minha pergunta a Vicar, que comprou os equipamentos Chronelec. Se o Mosquito usa AMB, a Cronomap usa AMB, a Racing Crono (SP) usa AMB, a F1 usa AMB, por que a Stock Car vai usar Chronelec?

  • Aliandro, quem a faz a cronometragem da F1 é a FOM (Formule One Management)… próprio pessoal da FIA. eles usam uma mescla de equipamento AMB e equipamento TAG Heuer.. os transponders são AMB

  • Emprestar o nome é um risco tremendo.

    Lembram de um treino recente na F-1 (não lembro a etapa), onde houve problemas nos cabos dos sensores de cronometragem? Prontamente a LG se manifestou e esclareceu o ocorrido, mesmo não tendo nada a ver com o peixe.

    A propósito… Quem realmente faz a cronometragem da F-1?

    • Quem faz a cronometragem é o pessoal da FIA ou do Bernie mesmo. Antigamente era terceirizado, até aquele acidente que houve no GP Brasil na curva do Café (para quem não sabe, a curva antes da reta dos boxes, no comecinho da arquibancada de cimento), quando eles soltaram o resultado errado, ai teve piloto que teve que devolver troféu.

      Depois desse incidente, começou-se a usar uma equipe própria…

  • A Stock Car continua sendo de longe a melhor categoria do Automobilismo Nacional, mesmo não agradando a todos. Voces deviam ir ver de perto. Os carros são maravilhosos e as equipes super organizadas.

  • Amigo do Valduga, que é amigo do fulano, que manda no evento, que é amigo do cara da Heuer, que manda lá, e por essas e outras, ficaram sem os tempos, que também não serviriam de nada, pois os motores deram pau na injeção, que eram do fulano, que a empresa de fulano faz a injeção, mas não funcionou, e ai parou tudo.
    A Stock não é decadente, é sensacional, decadente são alguns que acham que são donos, e podem tudo, uma minoria de caras, que não sabe nada, de nada.
    Se é mosquito, da dengue, ou não, certo seria tomar cuidado.

  • FAB1000. Nós tbm divulgamos o nome da AMB, F2 Sistemas e TAG Heuer… é uma forma de saberem os equipamentos e softwares que utilizamos… quem é do meio vai poder ter uma referência se o equipamento é de qualidade, e com isso saber se o serviço prestado é bom ou não

  • Mas quem disse q isso é parceria? se voce comprar um Gol vc ta fazendo parceria com a volkswagen?!?!?!? voce somente está comprando um produto da marca.A equipe que trabalho Racing Crono utiliza equipamento AMB… nós compramos o equipamento, isso nâo quer dizer parceria… A Vicar comprou equipamento chronelec e quem está operando é o Mario que é dono da Novo Tempo.

  • Ué… se o nome está lá, então a parceria existe. Qual empresa no mundo deixaria sua marca ser utilizada indevidamente?
    A Stock Car pode até não estar em uma boa fase, mas qual diretor seria doido de colocar o nome de alguém que não contribui com grana, equipamentos, serviços ou assistência técnica?

    • Parceria e experiências a parte, sou mais comprar equipamentos da AMB que são comprovadamente melhores. Todo mundo que já mexeu no equipamento da Chronelec aqui no Brasil sabe que o equipamento é complicado de mexer, AMB é muito mais confiável e simples de mexer.

      Para que complicar se é mais fácil simplificar…

    • A equipe do Zonta, botou o Corinthians sem receber nada e a outra lá botou o Flamengo tb… E esses times não vão tirar nada do bolso.

  • Bota um nome gringo prá ficar bonito e parecer respeitado, mas quem administra e aperta o botão da bagaça é o Zé mesmo………

  • Quem é quem?
    A NIKE não produz uma arruela e ninguem deixa de comprar. Que empresa associaria seu nome a um evento decadente?
    Tenho certeza que a TAG vai tirar bom proveito desta associaçao.

  • Até parece que uma categoria “picareta” e decadente como a Stock conseguiria ter um parceiro de porte da Tag Heuer, de fato (e de direito)…

    • Categoria Picareta???… tenho minhas dúvidas se sabe do que está falando.
      A maior categoria do automobilismo nacional está crescendo e atraindo investidores até mesmo internacionais.