A lei de apoio ao kart

SÃO PAULO | Uma boa notícia, enfim, para o automobilismo — para quem está ou quer começar a carreira. O texto é do Rafael Durante, multiassessor e barman nas horas não-vagas.

O Interlagos Motor Clube divulgou nesta terça-feira a aprovação de seus projetos de patrocínio com base na Lei de Incentivo ao Esporte. O Paulista de Kart e o Racha em Interlagos foram beneficiados pela Lei nº 11.438 – que prevê, para o apoio a competições esportivas, o desconto de até 1% do imposto de renda devido por empresas que operam no sistema de lucro real.

Mais tradicional evento de kart do país, o Campeonato Paulista foi criado em 1970 e já revelou nomes como Ayrton Senna, Rubens Barrichello e Felipe Massa, entre outros. Com a aprovação do projeto, os organizadores esperam fazer com que o estadual volte a crescer e retome sua vocação de celeiro de novos talentos do automobilismo.

Segundo Cláudio Wilson Vieira, presidente do IMC, estas aprovações facilitarão a captação de patrocinadores para os dois eventos, fazendo com que as empresas interessadas no desenvolvimento do automobilismo possam reforçar seu envolvimento com o esporte sem gastar dinheiro algum com o patrocínio.

“Com o suporte do Ministério dos Esportes, conseguimos tornar o estadual de kart e o Racha em Interlagos eventos muito mais interessantes para os patrocinadores, e pretendemos, com o dinheiro levantado, baixar os custos da categoria que representa a base do automobilismo. Com isso, temos uma grande chance de fazer toda a cadeia do esporte crescer”, diz Cláudio Vieira. “Conseguimos as aprovações dos projetos, e agora estamos à procura de empresas que também acreditem no esporte”, acrescentou.

O IMC recebeu a consultoria para o desenvolvimento e gerenciamento de projetos junto ao Ministério dos Esportes da empresa CTC Brasil, especializada em Lei de Incentivo e que atende entidades ligadas ao Automobilismo e também a outras modalidades esportivas.

“O Ministério do Esporte percebeu a importância do Campeonato Paulista de Kart na formação de jovens talentos do automobilismo, e reconheceu que a realização de rachas supervisionados em Interlagos pode diminuir a realização de pegas clandestinos nas ruas de São Paulo. A ferramenta foi criada, só nos resta encontrar as empresas certas para fazermos a modalidade crescer ainda mais”, declarou Marcelo Carneiro.

Lei de Incentivo ao Esporte – A Lei de Incentivo ao Esporte (nº 11.438) foi aprovada em 29/12/2006 e regulamentada pelo Decreto n° 6.180/07. Seu artigo 1º estabelece que as pessoas jurídicas tributadas com base no lucro geral poderão deduzir valores despendidos no investimento em projetos desportivos e paradesportivos, a título de doação ou patrocínio, de até 1% do IRPJ devido (artigo 1º, inciso I). Já as pessoas físicas poderão deduzir os valores investidos em até 6% do IR devido (artigo 1º, inciso II). De acordo com o artigo 1º, parágrafo 3º da Lei, o incentivo fiscal em questão não exclui ou reduz outros benefícios fiscais e deduções em vigor.

Comentários

  • ESTA LEI FUNCIONA ASSIM.

    CLUBE=50% POLITICO=50% + PILOTO=0% +CAMPEONATO DE KART =0%. Ai esta a formula do sucesso para o incentivo ao kart…Alguem entendeu.. Então passa la em Interlagos e pede apoio para algum piloto de kart…Espere deitado ok …

  • Já aqui no Rio…nem kartódromo(há muito tempo) nem autódromo(mais recente). Já em Volta Redonda, reformaram o antigo kartódromo, que ficou muito bom!

  • Para onde vai o $$$$$$$$ do incentivo?Para os pilotos é que não vai.Se contratassem uma empresa especialisada em eventos, para organizar um campeonato serio, com patrocinios e parcerias, diminuindo os custos de corrida e preparação, com publicidade sobre as provas, cobertura jornalistica, o incentivo fiscal seria muito valido.

    • Voce falou tudo.. esta grana vai pro bolso da corja do clube de interlagos.
      Vai ter meia duzia de favorecidos,ex a turma do racha..do kart nen pensar.
      ve se eles diminuem o valor das escrições ou ajudam a algum piloto..
      gente a verdade e. O AUTOMOBILISMO NO BRASIL MORREU COM O SENNA..
      Acabaram com as categorias de formulas onde era o inicio do futuro piloto saindo
      do kart. So temos a PAPA-NIQUEL SO SR MASSA. DIZEM, FUTURE.RSSS que futuro.
      VERGONHA,…VERGONHA…TIREM ESTA CORJA QUE MANDA NO ATUAL AUTOMOBILISMO BRASILEIRO…ou então, jamais teremos um outro grande piloto para nos representar la fora.

  • Enquanto o Paulista de kart esta a muito tempo falido e desacreditado, o Florida Winter tour terminou seu torneio no último final de semana em Ocala com mais de 300 pilotos. No total das 3 etapas disputadas (Orlando, Palm Beach, Ocala) foram mais de 1.100 inscrições, com todas as categorias cheias e repletas de premiações e incentivos.
    Só para constar, a incrição + 2 jogos de pneus+ óleo 2t , custam em média U$ 700,00.
    A fórmula do sucesso? campeonatos curtos, motores confiáveis sem nenhuma preparação, vistoria séria, punições sérias, premiações incentivadoras, organização, preços honestos, dirigentes honestos.
    Essa história de incentivo ao kartismo no Brasil é uma grande mentira que serve apenas para alimentar esperanças em alguns tontos que ainda acreditam nestes dirigentes antigos, cegos, e sem nenhuma vontade de trabalhar de forma séria em pró do kartismo.
    O Campeonato paulista de kart já morreu faz tempo, e agora surgem os responsáveis pela sua morte para tentar ressussitar um defunto que já fede a tempos.
    Enterrem de vez o Paulista de kart e seus dirigentes medíocres.
    Já vão tarde.

  • Não é “lei de incentivo ao kart” isso não existe. Para nós pilotos, isso não irá mudar nada, afinal, a lei de incentivo ao esporte não ajuda em quase nada, os pilotos a conseguir patrocínios. Essa lei já exste a um bom tempo. Talvez com abaixe o preço das inscrições, mas no montante geral de gastos, isso não significa quase nada.