MENU

31 de março de 2010 - 13:54F1

X-Di Grassi

SÃO PAULO | Reproduzo mensagem do atento Cleber Bernuci, assessor da Reunion, a respeito de Di Grassi, Schumacher, Glock, ultrapassagens e xis.

Lucas Di Grassi teve, sim, uma disputa por posição com Michael Schumacher, da Mercedes, tendo devolvido ao alemão uma ultrapassagem sofrida na curva 1 do circuito de Melbourne. No entanto, a manobra não caracterizou um xis, já que o brasileiro fez a ultrapassagem na curva 3 do traçado. As imagens não foram mostradas na transmissão da TV, mas no momento da relargada a ordem do pelotão final era Glock, Alonso, Chandhok, Senna, Di Grassi e Schumacher.

Conforme comentado em conversa com o próprio piloto no domingo após a corrida e também na noite de segunda, e de acordo com sequências de fotos da corrida, na primeira curva do circuito, Schumacher superou o brasileiro, mas na segunda curva, Senna e Chandhok estavam à frente do alemão. O piloto da Mercedes teve problemas para passar o indiano, e foi novamente ultrapassado por Di Grassi, na freada para a curva 3.

De modo que a assessoria, então, desfaz o erro sobre a questão do xis em Schumacher, que foi dado por Glock. Na sequência, Bernuci informa que houve, sim, um xis de Di Grassi, mas em Hamilton.

Além da disputa por posição com Schumacher, Di Grassi também teve um breve duelo com Hamilton. Na volta em que o inglês retornava à pista após seu primeiro pit-stop para a colocação dos pneus de pista seca, ele ultrapassou o brasileiro na curva 1. No entanto, o campeão mundial de 2008 perdeu a posição para o brasileiro logo depois, em manobra conhecida como xis. Hamilton, no entanto, retomou a colocação na curva 3.

Este xis já é possível de verificar, como mostram as duas fotos abaixo, da Getty Images. Di Grassi ao menos emparelha com Hamilton depois que o inglês abusa da zebra e perde tempo.

27 comentários

  1. Flavio Torre disse:

    Acho um pouco dificil o Di Grassi ter dado o X pois o Hamilton ja estava com slicks e ele nao, como fica claro nas fotos. E, nesse momento da corrida, os carros com slicks ja estavam andando bem mais (vide Button). Pode ser que o Hamilton tenha escorregado, mas isso nao quer dizer que o DG tenha ultrapassado… Faltam mais fotos na sequencia para confirmar.

  2. Gybe disse:

    Me espanta que ninguem no Brasil fala do problema da Virgin com o tamanho do tanque…O tanque da equipe nao tem capacidade para o combustivel necessario para completar uma prova em velocidade de corrida. So com Safety – Car ou economizando muito nas ultimas 15 voltas…
    Foi um erro de projeto que devera ser corrigido no GP Da Espanha.

  3. ECidade. disse:

    Preciso o primeiro comentário, do Doug: Grande bosta. Nada a acrescentar.

    Abraço a todos, bom feriado

    ECIdade
    Brasília (DF)

  4. Juscelino Silva disse:

    Que saudade da F1 da década de 80.
    Nos tempos de hoje um “xis” é motivo de discussão, no passado a discussão era a vitória de Senna ou Piquet.
    O “xis” da questão é: Tem remédio pra Hispania e a Virgin?
    Que tal falar da largada fabulosa do Felipe Massa?
    Abraços a todos, em tempo, o Site é muito bom!
    Juscelino.

  5. rodrigo disse:

    Ah, tá. É… sim, o “x”. Muito bom, o “x”. Mas o legal é que não teve, né? Bom sei lá, o “x”. Ah, lembrando, tem corrida nesse final de semana. De repente, é mais interessante que o “x”, né? Ou não, não sei, sei lá, o “x”.

  6. Clenio Vilela disse:

    É, discutir o X da questão, está realmente nivelando ao BBB, que é referência para atingir o IIH (indice de imbecilidade humana).

  7. Geckodriver disse:

    Infelizmente não dá pra comemorar nada. Por enquanto os brasileiros novatos estão disputando “quem larga por ultimo”. Quem sabe quando eles galgarem assentos melhores..

  8. Leonardo Felix disse:

    É tão sem noção essa justificativa da assessoria do Di Grassi, que pesquisei uma coisa e veja o que descobri:

    Na volta 5 tivemos bandeira verde. Schumacher passou Glock e Di Grassi e, na mesma volta, Alonso passou o Glock. Na volta 6, Schumacher passou o Glock. Ou seja, a única volta em que Schumacher pode ter tomado o X do Glock foi a 5, visto que ele tomou o X logo depois do ALonso ter passado.

    Se realmente ele tivesse perdido a posição para o Di Grassi, ele também teria perdido para o Chandhok, pois o indiano estava à frente do brasileiro. Logo, na versão defendida pela assessoria, Schumacher teria passado Di Grassi, Chandhok, perdido a posição para ambos, repassado os dois e depois tomado o X do Glock na mesma volta!!! Inverossímil demais essa história (ou seria estória?)

  9. Leonardo Felix disse:

    Ele não deu X nenhum, muito menos repassou o Schumacher. O Schumacher passou o di Grassi e, em seguida, passou o Chandhok e foi-se embora.

    Inventaram uma mentira (ou duas) para justificar outra. Coisa muito feia, essa da assessoria do Di Grassi.

  10. Ekles Mateus disse:

    O X é simplesmente um drible. é bonito de ver, mas se não teve a objetividade do gol, é so um drible!

  11. JORJÃO disse:

    o besteira besteta

  12. Mpalacio disse:

    Pneus de chuva contra os macios do Hamilton, realmente é ridículo. Di Grasi na minha opnião é um bom piloto, aliás bem melho do que o Bruno “fraude” Senna, que ao meu ver é um tremendo fanfarrão, assim como o Piquezinho.

    • Ricardo disse:

      Tb acho o Di Grassi bom piloto e que não precisaria estar “endeusando” os “X”s que eventualmente desse.

      Agora, não há como considerar Bruno ou Piquezinho fraudes. Ambos ficaram com o vice-campeonato da GP2 (2008 e 2006, respectivamente), assim como Di Grassi (2007).

      Além disso, Bruno alcançou o vice com muito menos milhagem rodada do que os outros dois. Lembramos que ele tem apenas 6 anos de corridas em fórmulas e que não podemos compará-los com o tio campeão, mas sim com seus pares de GP2 e fórmulas anteriores. Pode não ser um gênio, mas também não é uma farsa!

      Fora que Piquezinho tinha na equipe o Alonso, bi-campeão com total apoio do Briatore, ficando sempre atrás pela competência do espanhol aliado ao apoio da equipe. E quem pode dizer dessa dificuldade hoje é o Massa, onde mesmo sem o apoio que tinha na Renault, Fernando coloca tempo e – muitas vezes – tem voltas muito superiores que o nosso querido Massa.

      Ou seja, eles têm melhor referência em vitórias e títulos do que o Kobayashi, da Sauber, a quem também admiro.

  13. Cristian o Fitipaldi disse:

    Bom, acho que foi o “X” da Xuxa?

  14. Fausto Granaro disse:

    Agora me diz: no final da corrida, ele ficou na frente das vítimas do xis? A resposta é não. Então, não há porque ficar abrindo reportagem com algo tão inútil.

  15. marcão disse:

    Então tá, não foi um “x” !

    Mas foi um troco! Da lá, toma cá!

    Duvidas esclarecidas, todo mundo tá passando o Alemão!

    Toma Dik, e de baciada! Dos novatos!

    Xiiiissss, tá feia a coisa pro cara!!!!

    -A hora que esse alemão pegar a mão de novo vai sobrar pra todo mundo!!!!!

  16. P.Lôbo disse:

    Ah, legal. É Xis p/ lá, Xis p cá, mas algum dos dois pilotos da Virgn marcou ponto? Não?! Então não há para que esse alarde todo… Como dizia aquela “grande e inspiradora música”:

    Marquei um XIS, Um XIS, UM Xis, no ALEMÃO….

  17. Raphael F1 disse:

    Galera ta discutindo se o cara deu um X ou nao no Hamilton ou no Schumacher.

    Q discussão mais besta.

    • Rodrigo Lyrio disse:

      tb concordo.. vai mudar em que isso? nem o proprio di grassi deve ta ligando muito pra isso..

      perda de tempo igual BBB.. AHEUaeHhaui
      NÃO VAI DAR EM NDA PRA NINGUEM MESMO!

  18. Arnold disse:

    A que ponto chegamos…….discutindo um simples “X”…na F1………tsc tsc

  19. @smontani disse:

    Matou a cobra e mostrou o pau!!

  20. Ricardo Barbosa disse:

    Victor, tenho minhas dúvidas, lembro um pouco da imagem, Hamilton realmente quase perdeu a posição para Di Grassi mas nao lembro sinceramente se este conseguiu passar. Um pouco atrapalhada sim, a assessoria de imprensa do rapaz, até porque falou no press claramente sobre o X em Schumacher

  21. Glenn Hughes disse:

    Xis pra quem te quero!

  22. Ricardo Sacco disse:

    Nada contra, tudo a favor. Mas comemorar “x” é galvanizar ou buenizar a torcida. O Di Grassi é ótimo piloto e poderá provar se conseguir um carro que não seja refratário aos pneus deste ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>