Um carro que faz verão

SÃO PAULO | Em circuitos como o de Sepang, com retas bem longas e de largura considerável, a McLaren vai tirar um proveito imenso de sua invenção aerodinâmica, que é o conjunto formado pelo snorkel e pela asa traseira. Liberando a passagem do ar pelo duto localizado no cockpit e o jogando diretamente na parte final do carro, o ganho de velocidade fica evidente nos resultados numéricos apresentados pelo speed trap.

Hamilton, o mais rápido do dia nos dois treinos livres, chegou a 303,2 km/h, mais de 6 km/h melhor que o segundo da lista, Petrov, da Renault. O terceiro é Rosberg, motor Mercedes, 6,6 km/h mais lento.

Vettel, pole nas duas primeiras corridas, só não jogou a toalha longe porque ela lhe é muito útil no calor malaio. “A McLaren e a Mercedes parecem muito rápidas”, já sentenciou o alemão, que usa motor da Renault em sua Red Bull e terminou 0s241 atrás de Hamilton.

As características do circuito também ajudaram as novatas, que pelo menos não ficaram entre 8 e 10 segundos do tempo de Hamilton. A Lotus até foi bem demais, tomando 4s2 e 4s3 com Trulli e Kovalainen, e a Virgin levando 4s8 e 4s9 com Glock e Di Grassi, respectivamente. A Hispania, coitada, é que continua com seu caixote de rodas muito pior que os demais.

Os treinos livres sempre mascaram a realidade porque as equipes e os pilotos fazem treinos cada vez mais específicos, face o curto tempo que tiveram para conhecer o carro na pré-temporada, a ausência de testes coletivos durante as corridas e a completa falta de necessidade de se mostrar todos os bons atributos dos carros aos rivais. Mas esta sexta-feira em Sepang parece ter sido a mais verossímil — tirando as Ferrari — do ano até agora sobre o que deve ser apresentado ao longo do fim de semana.

Assim, em condições normais, Hamilton e Button devem disputar a pole com alguma ameaça de Rosberg e Schumacher, que vem penando um pouco neste retorno ao batente. A questão é que a chuva surge por aquelas bandas equatoriais com a facilidade de um respiro. E só desta forma mesmo para que a F1 tenha uma chacoalhada e seja um pouco menos previsível.

Comentários

  • Por isso que a F1 virou um pé no saco… O cara faz uma brincadeira, com o Di Grassi, e a imprensa brasileira arma o circo em cima do que ele falou… Depois falam dos jornalistas espanhóis… são iguais aos ibéricos…. lamentável!!!

  • As McLarens ensaiam fazer o que os carros da RedBull ensairam fazer na Austrália. Pelo menos um dos carros irá para o pódio, creio eu.
    Agora sobre o Massa… treino livre é treino livre, ok. Mas se o Massa voltar a tomar qualquer coisa superior a 0,3s do Alonso, a coisa vai começar a ficar ruim pra ele. Se a fama de “lento” colar, vai dar trabalho para reverter, tchau renovação.
    Ninguém perguntou, mas o meu palpite pro treino hoje é HAM – VET – ROS – BUT – WEB – MSC – ALO – KUB – MAS – SUT

  • Concordo com suas obeservações! A F-1 atual, com seus circuitos novos, só fica legal com chuva mesmo! Caso contrário, só um problema mecânico p/ alterar a ordem de chegada dos pilotos. Os carros terminam praticamente na posição que contornaram a primeira curva! Acho q o negócio é começar a mexer nos circuitos (colocar longas retas) e não nos carros… fiz até um artigo sobre isso no meu blog.
    []´s

  • Victor, excelente observação técnica. Porém discordo que a F1 precisa de chuva pra ficar engraçada. Como disse o Alonso, a F1 não é o Circo de Soleil.

    • Penso igual. Pelo mortor, acho que as Force India vão liderar o bloco intermediário.
      Na contramão, quem tiver de Cosworth tá f*****.

  • Fala Victor, tudo em ordem ? Essa historia ai do Kubica na Scuderia, tem mais alguma informação ou não

    Se ele for pra la, pra onde vai Massa ?

    Abraço