Pirelli de volta à Stock

SÃO PAULO | Informação do jornalista e habitué deste blog, Alan Magalhães, e alertada por Luciano Monteiro, o patife de Cascavel: a Pirelli vai voltar à Stock Car em 2011. E Orlando Sgarbi, da Corsa, será o revendedor dos pneus.

Pirelli que havia deixado a categoria após a temporada de 2007, execrada pela qualidade de seus pneus, os Zero, para dar lugar aos Goodyear. Que têm sido criticados duramente por Cacá Bueno e por outros tantos, à boca pequena, claro, pelos furos e estouros vistos na etapa em Interlagos.

Mas, em se confirmando a informação do Alan, a verdade é que a qualidade não parece ter muita influência na saída da Goodyear.

O Blog Victal apurou que, em fevereiro deste ano, o novo diretor-geral da Vicar, Maurício Slaviero, comunicou às equipes que a empresa que organiza e promove a Stock Car estava negociando uma “expressiva redução no índice de reajuste dos preços” que a Goodyear apresentou, em caso que foi até acionado o departamento jurídico da Vicar. Naquele momento, os procedimentos para compra dos pneus para o treino coletivo estavam sendo feitos, enquanto que a Goodyear era avisada de que havia uma “forte possibilidade” de não renovação do contrato para o ano que vem.

É bom lembrar um fato: o fim de semana em Curitiba é apenas o segundo de 12 na temporada da Stock…

Comentários

  • Quanto a próxima corrida no novissímo Velopark, deve ser muito bacana….tomara que seja um corridão…

    Outra coisa que queria postar aqui é a respeito da Copa Montana, tem alguma regra que impede os pilotos da Stock de correm nesta categoria???

    não era na Pick Racing que corria o irmão do Felipe Massa, o que aconteceu dele não correr nesta temporada???

    Um abraço!!!

  • Meu amigo Marcos Ferreira, a gasolina da Petrobras era a Podium sem alcool, a mesma da TC2000, e a da Esso, apesar de vc achar que a base é a mesma, e vc tem razão nisso, em parte, é a gasolina premium do posto Esso, base petrobras sem alcool, e atolada de aditivos, para chegar a miseros 80 e poucas octanas, enquanto a da Petrobras podium sem alcool, tem facil 100. Para falar alguma coisa, se informe antes, Competição, é diferente de rua. Observe as velas dos stockcar, como ficam, o escape, e o motor por dentro quando puder ir na JL e ai vc saberá o que faz a gasolina de diferença, isto é se vc ja tivesse observado a da Petrobrás. Abraço.

  • o alcool utilizado é o E100, ou seja diferente do comercializado que é E85.
    o número (100 ; 85) corresponde à porcentagem de alcool.
    ou seja o utilizado na Stock é sem nenhum outro componente, e para a comercialização é com um porcentual de 25% de gasolina junto c/ o alcool.
    Isto vale para todas as bandeiras de combustivel que comercializam alcool no Brasil.

  • Eu ainda acho que podiam abrir a concorrência na Stock, deixar a Goodyear e a Pirelli no campeonato, juntas, para que possam melhorar seus produtos junto com a Stock….esse negócio de monomarca é muito ruim….pois ou todos adoram, ou todos odeiam…..

  • Acho a Goodyear excelente, tanto em qualidade quanto em performance. Não gostaria de voltar aos Pirelli. o aumento foi de 3% de 2009 para 2010.

    E o pneu é muito melhor que o de 2009. A pirelli tb é uma ótima empresa. Quem sabe o problema não esteja, no leilão entre as marcas, para a Vicar de repente tomar vantagem disso? A gasolina da Petrobrás é muito, mas muito melhor que a da Esso, ai eu pergunto, eles vão voltar para a Petrobrás?????/

    Acho que já entenderam os interesses né, ou seja, como funciona as coisas………….

    • Dimas, a gasolina da Petrobras e da Esso é a mesma, pois somente a Petrobrás produz gasolina no Brasil, a Esso revende. O máximo que a Esso faz é colocar um aditivo aqui, outro ali, nada que melhore excepcionalmente o desempenho. A não ser que a Esso trouxesse gasolina de fora do país, coisa inviável. Agora na Stock Car usando álcool, a Esso/Cosan poderia desenvolver um álcool melhor para competição, diferente do que é vendido nas bombas…

  • Parabens para a atitude da Vicar. Ou essas empresas entendem que estão PATROCINANDO a Stock ou saem fora. As empresas de pneus sempre vem com esse “discurso” de patrocinio mas no final pensam no “ponto de venda” e “monopolio” que estão conquistando. E quem paga o preço são as equipes. Goodyear GO HOME!!! Espero que a Pirelli tenha aprendido com o fato de ter perdido o espaço para a Goodyear estes anos e volte com uma mentalidade correta de patrocinar a categoria , mas sim vender os produtos com qualidade e preço acessível para as equipes.

  • A Goodyear quiz aumentar o preço,e não apresentar a qualidade necessária,acabou se ferrando.Essa história de dizer:”Não foi por causa da qualidade”,é historinha,só pra não ferrar com a marca,acredito que isso tambem teve peso na decisão de não renovar o contrato.
    Na minha opinião a Pirelli,sempre foi a melhor marca de pneus,pelo menos na minha opinião,eu sou um fã dela.

  • Pessoal, a motivação real de tudo isso dificilmente alguém saberá, a não ser que esteja intimamente ligado à negociação em si. Eu, pessoalmente, não tenho dúvidas da competência da Goodyear e da Pirelli, duas gigantes que já estiveram na F1 e em tantas outras categorias mundiais. Não acredito também que a fábrica norte-americana, que fornece pneus à Nascar, tenha problemas de construção ou fabricação de seus compostos.
    Acredito sim, que pneu é um dos componentes que mais demandam testes para entregarem os resultados que deles se esperam, e eles, infelizmente não acontecem na Stock Car. O Cacá Bueno, sem dúvida um dos melhores pilotos de turismo do mundo abriu a boca para reclamar. Claro que não da Goodyear, mas do produto que lhe foi entregue nesse momento, que poderia ser Dunlop, Bridgestone, Avon ou Kumho (guardem este nome). Talvez sua bronca não reflita o potencial do fabricante. Tudo isso seria evitado com uma boa pré temporada e com treinos coletivos ao longo da temporada, e é a falta deles que pode determinar uma falsa idéia de qualidade de um fabricante.
    Não se esqueçam que a Pirelli também foi duramente criticada em suas duas últimas temporadas, por pilotos, chefes de equipe e engenheiros. Os italianos saíram chateados da Stock. Na verdade é fácil culpar o pneu, é como a indefectível falha hidráulica na F1, que justifica tudo. Pensemos então em testar antes de colocar em corrida e que todos assumam uma postura mais profissional antes de criticar os pneus, colocando-os como causadores de todos os defeitos e em alguns casos, de má pilotagem.

  • Meu modo rústico de ver as coisas sugere que a Goodyear pode ter forçado a barra sem contar com a possibilidade da concorrência. Blefou e deve perder. Torçamos para que a atual fornecedora mantenha seu profissionalismo e que, em sintonia com isso, os pilotos não sejam obrigados a pagar a conta. Essa brincadeira chamada automobilismo é perigosa. Às vezes dá sustos e machuca.

  • O site Grande Premio postou lá:
    “Pirelli vai voltar à Stock Car em 2001. Goodyear cobra caro demais”

    Ué, como a Pirelli vai voltar no tempo?
    Uahihahahaijaihihaihaihihah