China out box

SÃO PAULO | Hamilton está louquinho pra vencer na China, e muitos dirão oh!, puxa!, mas que brilhante conclusão.  Nesta hora da madrugada, as deduções geniais floreiam, mas são muitos os fatores. Primeiro que o inglês ainda não conseguiu um desempenho impecável neste ano, seja pela qualidade não tão boa no início no Bahrein e pela consequência da chuva na Austrália e na Malásia. Segundo porque Jenson Button, ainda mal adaptado à McLaren, já venceu no ano.  Terceiro porque, ainda que seja um piloto primoroso, tem uma cabeça ainda fraquejante, vide o episódio dos zerinhos em Melbourne — e daí os questionamentos e as críticas saltarem. E num passado remoto, foi em Xangai que Hamilton começou a perder o título de 2007, levando a derrota na testa tipo a tiazinha que perde no buraco naquele comercial da cerveja. 

Hamilton, é claro, é o preferidinho da McLaren. Que com essa história de duto frontal e snorkel, deixou as três rivais próximas na neura para ter um sistema semelhante. A Ferrari preparou às pressas o ‘passa-ar’, mas mal pôde avaliá-lo porque só viu fumaça no carro de Alonso. Ainda bem que a sexta-feira não conta para aquele limite de oito motores. Senão eu já incluiria na canetada no BRV, o glorioso bolão da F1, a aposta de qual etapa em que o espanhol passaria a ser punido no grid com a perda de dez posições. A Red Bull ainda está bem, mas analisa com carinho a rival cromada. A Mercedes ainda segue na sua.

Um carro agora muito bom com um piloto com necessidade latente de abocanhar um triunfo geram naturalmente um favoritismo. Não à toa Hamilton foi, novamente, o mais rápido da sexta. Claro, não quer dizer tanta coisa assim este primeiro dia, mas é só um alerta de que o rapaz não está morto.

O problema, novamente, é que o domingo terá chuva, me contou o brother Wédar. E Hamilton na chuva é capaz de tudo. De vir 3 segundos mais rápido que o resto numa volta e de rodar 7 vezes na outra. E o conjunto Red Bull-Vettel é muito bom de pista molhada, tanto que levou de braçada a corrida de 2009.

Trocando em miúdos, amanhã Hamilton parte para a pole como Heleninha Roitmann desejava a bebida, para ter uma vantagem inicial à frente do moleque imberbe. E que eles também não achem que a parada é entre eles porque tem esse Rosberg mineirinho aí que, sei lá, tá me cheirando a forte candidato a título. E tem Schumacher. Outro que já deve estar cansado das chapuletadas, dos agouros e de Nico.

De resto, Massa num dia não lá dos mais promissores num fim de semana que não deve realmente ser promissor, Barrichello sem muito destaque e Di Grassi e Senna pagando os pecados de outras encarnações em um quarto capítulo. E em tempos modernos de carros feitos para que depois sejam vistos os consertos, a Toro Rosso mostrou que a F1 também tem recall, e não à toa Buemi fez cara feia.

O que não é tão difícil assim…

Comentários

  • Para que o Hamilton vença precisa superar o Barrica ,que diz ter condições de repetir a vitoria na China,,,,,,,,,Este brazuca está se transformando no viola do automobilismo,,,nada que diz pode -se levar a sério

  • Sexta, sábado ou domingo, não importa. São OITO motores.
    O que acontece é que os motores trocados em ‘parc fermé’ só podem voltar a ser utilizados nos treinos da sexta (ou na última prova do ano).

  • Victor, desculpe fugir (totalmente) do assunto do post, mas, putz grilo, como são ruins estes banners que aparecem bem em cima do texto e a gente não consegue fechar…
    Agora, indo ao que interesse, o que mais tem me chamado a atenção é o ritmo do Button, bem parelho (superior nos quesitos constância e regularidade) em relação ao Hamilton…a coisa não tem sido fácil para o campeão de 2008 como muitos apontavam…prova esta de que Jenson não foi campeão por acaso, nem só por causa de um carro invencível no primeiro terço do campeonato, foi campeão por ter tido a cabeça no lugar. Talvez o Lewis, na mesma situação, tivesse perdido o título de 2009 para o Vettel. Aliás, como perdeu em 2007…

  • Não lembro se foi no Capelli ou no Ico, mas li em algum lugar confiável que não houve o tal “zerinho” do Hamilton. Ele apenas cantou pneu na frente do posto policial e, como estava com a carta vencida, foi autuado.
    Ousado esse palpite do Rosberg candidato a título, hein?
    Parabéns pelo blog.

  • Vitor, os 8 motores contam para a temporada inteira, incluindo 6as feiras. Isso vale desde o ano passado. Os anos que os motores de 6a não contavam foram 2007 e 2008. Dá uma olhada no regulamento esportivo do campeonato no site da FIA.