Polêmica, pneu e agradecimento

SÃO PAULO | Um dia de correria ali, três ou quatro horas de fila, depois uma reunião, o almoço quase na hora do jantar, e o dia acabado. A terça-feira de manhã também foi agitada, e agora vamos lá.

Vi ali que Alonso ficou surpreso e que Massa culpou a imprensa por toda essa picuinha criada entre ele e o espanhol, naquele caso da entrada dos boxes em Xangai. E creio que neste caso o brasileiro tem razão. Não acho que na Alemanha estejam falando que Hamilton seja um canalha, calhorda e mequetrefe por ter feito a mesma coisa com Vettel. Nem que na Inglaterra definam o alemão como sujo, vingativo e desleal por ter dado o troco durante a faixa dos pits após a parada de ambos. É que muita gente já queria acender o pavio, e ficou bem claro quem. Para daqui algumas corridas tirar o seu da reta. Paciência.

A verdade é que, em condições de chuva, Massa é um piloto abaixo dos demais. Não é um Prost, que era uma negação, mas não tem o mesmo nível de Alonso, Vettel e Barrichello, por exemplo, e está longe de Hamilton, que é o melhor neste tipo de condição. E esta fragilidade permitiu que Alonso partisse para cima. Isso só deve servir a Massa para que fique mais esperto, mais ligado, e com um pouquinho de sua latinidade e capacidade, que devolva essa presepada em pista.

A Avon confirmou que está negociando com a FIA para ser a provável concorrente da Michelin na F1 pós-2011. A fornecedora esteve na categoria pela última vez há quase três décadas e nos últimos anos passava seus produtos à natimorta A1GP. É tipo uma novata entrando na categoria. Mesmo com o apoio por debaixo dos panos da Bridgestone, a diferença para os Michelin seria brutal. Não vai ser bom.

E Hamilton elogia os comissários da F1: “São os melhores que já vi”. Hum…

É, o inglês tem carta branca.

Comentários

  • “Prost, na chuva, era uma negação…” Cristo…eu não li isso! Imagino que a rodada na volta de apresentação ou o aquaplaning em Portugal tenha sido, pra vc, o suficiente pra chegar a essa conclusão Galvaniana. O melhor piloto na chuva que La Filliére já viu e o mais respeitado na chuva pelo Senna (“Prost não gosta de andar assim, mas é excepcional na chuva tbm”) passou a ser pior que o Massa…então tá…devo estar ficando velho mesmo…

  • O Roubonso ficou igualmente “surpreso” quando “soube” da maracutaia que ele, Briatore e o pobre Piquezinho fizeram.

    Nao se pode comparar a ultrapassagem dele sobre Massa com a de Hamilton sobre Vettel por duas razoes claras:

    1) Hamilton sobre Vettel: Hamilton completou a manobra sem ter que colocar Vettel na grama.

    2) Roubonso sobre Massa: A ultrapassagem so poderia ser bem sucedida se Massa tirasse o carro da pista, como fez. Se Massa mantivesse o tracado que ele tinha como preferencia, os dois carros teriam batido.

    • Concordo!
      O Alonso na Mclaren aprontou o maior fuzuê, por ter encontrado um píloto e equipe disposta a não lhe dar as regalias que queria, foi muito mimado pelo Briatore e virou o que ele é hoje, um piloto que quer tudo pra si!
      Senna foi para a Mclaren com o Prost já bi-campeão, e enfrentou ele na pista, o pau comeu solto e o Ron Dennis corretíssimo, deixou a disputa rolar sendo que o Prost não aguentou a pressão e saiu da equipe.
      O Massa devia ter pensado nele, isso sim, nem que fosse demitido, conseguiria vaga no grid, pois é bom piloto, precisa acelerar e mostrar resultados, pensando só nele! O Alonso que se dane!
      Quanto ao Schumacher, vai ter que mostrar que é piloto de verdade, fazendo o acerto do seu carro sózinho, e mostrando agora aquele piloto arrazador na pista, se não conseguir mostrará que teve superproteção na Ferrari, para construir sua bela carreira, outro mimadão, primeiro do Briatore, na Benetton e depois na Ferrari, com Todt e Brawn!
      Rubinho nunca seria campeão na Ferrari, pois tudo era feito para o Schumacher brilhar. Aos outros as migalhas quando o Schumy não estava concentrado ou seu carro dava problemas.
      Ele Rubens deveria ter aceito o convite da Mclaren, e nela encerrando sua carreira, numa equipe de ponta, onde apesar de não fazer frente ao Hamilton, que é um pitbull, não sofreria o vexame que esta enfrentando na Williams, que tem menos dinheiro que as grandonas, além do carro ser ruim e o motor não ajudar, poderia fazer pódios e até vencer alguns gps somando mais pontos na carreira!

  • O Hamilton, é o cara, fez a alegria da galera no fim de semana, raçudo mesmo, mostrou que tem moral e vontade de correr e sem lastimas de PENSEI NA EQUIPE!!!! Porra Massa, vira piloto de teste de kart que é melhor.

    Button sabe ser o cara na corrida, o tempo todo com o foco na corrida pensada e parece que no futuro sera um estrategista.

    Isso ai ACORDA BRASILEIRADA ja era o SENNA e Piquet tiveram o seu tempo.

  • Não seria mais correto apenas admitir que Massa teve um final de semana infeliz? Todo piloto tem o seu, alguns mais de um, alguns vários por ano. Dizer que Massa é fraco na chuva, ainda mais alguém que em tese deveria estar acompanhando a F-1 é leviano e incosequente. Massa protagonizou de fato o maior pega na chuva, junto com Robert K, da F-1 moderna, duvido E MUITO, que um piloto fraco na chuva faria 10% do que ele fez naquela corrida (2008 se não me falha a memória). Isso pra ficar só nessa prova, se puxar na memória…

  • o Massa deve responder na pista, concordo plenamente e já venho falando isso desde domingo após a corrida quando alguns massistas brazucas inflamados vieram com paus e pedras pra cima do espanhol.

    Longe de querer comparar os pilotos e as situações. Mas o Senna quando levou aquela fechada do Prost ficou só aguardando a primeira oporunidade de dar o troco, e foi exatamente na mesma moeda. É isso que um piloto deve fazer

  • Olá Victor,
    Gostaria de saber porque a Michelin gostaria de ter rodas de 18 polegadas ao invés das de 13 atuais. Qual seria a diferença para os carros e pilotos?

    Obrigado!

    • Ela quer rodas de 18 polegadas porque seriam mais parecidos com os que ela fabrica para carros esporte de rua. Que eu saiba, rodas aro 13 só gol bolinha e uno mille. A diferença para os carros é que a suspensão vai ter que ser totalmente reprojetada, vide que o único ponto de contato do carro com a pista é o pneu. Pneus mais altos “torcem” mais quando exigidos, por exemplo. Os mais prejudicados seriam as equipes pequenas, que teriam que jogar fora todos os dados adquiridos agora e refazer o carro do zero novamente, isso com um orçamento pífio.
      E uma dúvida… Quando o Rubinho disse que a imprensa era maldosa, houve até posto do FG sobre ele dar mais importância para ela do que ela tem. Agora que o Massa diz praticamente a mesma coisa, os blogs meio que baixaram a cabeça. Isso me parece uma predisposição a esculhambar o Rubens, não é?

  • Prost tem resultados melhores que Massa na chuva… o Massa é um dos piores do grid na chuva. Só me recordo de uma boa corrida dele, na Alemanha em 2007.

    • E o que vc me diz de Interlagos 2008???
      quando Vettel passou o Hamilton e este so conseguiu passar o Glock na ultima curva.hein????
      Que eu saiba o Massa ganhou aquela corrida e ninguem chegou perto,todos naufragaram….
      como dizem:ha corridas e corridas…

  • E agora para quem torcer o bundso rapaz de Botucatu provou que não tem competência para andar no mesmo nivel do espanhol .Pneus,pneus ,peneus já vi que alguns se darão muito bem e outros muito mal.Provavelmente eqiuipes como a do piloto mais experiente da F1(sem titulos) seja a da lista da Avon Já que tambem aceitou o motor imposto pelo Burgo mestre.A esperança que para o citado piloto assim como o seu time de coração no centenário da F1 seja campeão .Ingleses apesar de decadentes sempre se sentiram o centro do mundo,podendo tudo sobre todos.

  • Claro,em 2 corridas,2 situacoes polemicas e nenhuma punicao,claro q vai elogia-los.sobre ele ter jogado o Webber para fora da pista antes de passarem da linha de largada,as cameras ainda mostraram o flagra.tem carta branca mesmo.

    • O Vettel e o Webber deveriam ser turrões e não deixado ele passar! O Massa não fez isto por que era da mesma equipe e ia pegar mal, foi diplomático e é isso mesmo, tem cara que faz de tudo para ser campeão(Alonso e Schmy)!

  • Victor, o Massa, no seco, já não é tão bom quanto o Alonso, no molhado a diferença é maior. O Alonso deve ter se lembrado de Melbourne onde ele ficou encaixotado atras do Massa e depois sofreu para segurar o Lhamilton e na primeira oportunidade tratou logo de passar o piloto brasileiro. Que mostra o seu melhor em condições normais, quando enfrenta algum revés sofre. E não acho o piloto do carro #2 da McLaren tão superior assim no molhado. Para falar a verdade ele, Vettel e Alonso são praticamente do mesmo nível. Ah o Schumacher, no meu entendimento, está passando o mesmo problema que Fisichella e Badoer passaram na Ferrari ano passado. Não pôde testar o suficiente a ponto de conhecer o carro e suas reações. Digo mais, neste carro da Mercedes, fosse o Button ou o Barrichello o rendimento seria melhor. Vale até uma enquete, não acha?

    • Só o Barrica não passou o Schumi, cara! Ficou além da décima posição! Esse carro da Williams é muito ruim de velocidade. O Barrica vai comer poeira o campeonato inteiro. Deveria ter ido para a Mclaren que é uma equipe de ponta e não ia passar este vexame bem no fim da carreira. Ou ficado na Mercedes com ou sem Schumy, qeu é bem melhor e está andando bem com o Nico.
      O Massa pode não se campeão mas que vai dar trabalho pro Alonso, isso vai, pois a Ferrari atual não tem o Todt e o Brawn que favoreciam o Schumy, no gp da Austria o Barrica resolveu escancarar isto para a F1 inteira saber! Além de ter concorrencia do Button, Rosberg, Kubica que vem muito bem, Hamilton, Vettel e até o Webber!
      As pistas atuais deveriam sofre modernização para que houvessem ultrapassagens, não ficar esperando chover para que os gps tenham emoção durante a prova!
      O Bernie deveria ver isto e obrigar mudanças nas pistas, como já foi feito na de Silverstone, agora é esperar pra ver!
      Essa Avon parece que pertence a um grupo em que o Bernie faz parte, senão não entraria nunca na F1! Não sei prá que ele quer tanto dinheiro na idade dele! Já deveria pensar num sucessor e ir torrar um pouco desta grana toda!
      Dar espaço a um outro mais jovem que goste realmente de F1 não só de dinheiro!

  • Comparando com o Alonso, já ficou claro que Massa é um piloto inferior em qlquer condição de tempo e pista; ele só chega na frente do espanhol, qdo este tem problemas técnicos. Infelizmente estamos vendo um segundo Barrichello, promete, promete, mas na hora H não faz nada.

    Qto aos pneus Avon, prefiro ver a Pirelli ou outra marca de nome…. daqui a pouco teremos Natura e Jequiti na F1.

  • Comparando com o Alonso, já ficou claro que Massa é um piloto inferior em qlquer condição de tempo e pista; ele só chega na frente do espanhol, qdo este tem problemas técnicos. Infelizmente estavamos vendo um segundo Barrichello, promete, promete, mas na hora H não faz nada.

    Qto aos pneus Avon, prefiro ver a Pirelli ou outra marca de nome…. daqui a pouco teremos Natura e Jequiti na F1.

  • Victor Martins, vc foi infeliz na minha opinião comparando o caso Hamilton e Vettel com o caso Massa e Alonso, o dois anteriores são de equipes diferentes, e foi sim uma deslealdade por parte do Alonso sobre o Massa, o que me deixa mais indignado é o Massa aceitar essa situação.

    • Concordo plenamente. Victor Martins vc foi infeliz em suas ponderações. E não enxergar deslealdade no que o Alonso fez é atestado de “brasileiro bonzinho, né”!

  • Opa, tudo bom?

    Vc. é o segundo repórter que ouço nesta semana comentando que Massa não é bom de chuva.
    Não vou discordar, mas… Teve aquele lance (maravilhoso, diga-se de passagem) da disputa ferrenha com o Kubica em 2007. Quando vejo aquele vídeo até hoje fico sem fôlego. E o Massa ainda chegou na frente do polonês.
    Que nota vc. acha que o brasileiro mereceria para a pilotagem na chuva de modo geral?
    []´s.

    • Foi um lance como comentado, e visto no video abaixo;

      http://www.youtube.com/watch?v=5qjQiOJpHBM

      E que comprova que o cara tem peito! Mas nao pode ficar com a lenga de pensei na equipe, pelo visto o Alonso Mostrou que ta ali para correr e ter seus resultados e o da Equipe.

      Mas ano passado com o Terrivel F60 ele estava em 3° lugar quando o carro resolveu parar de andar e desligou a transmissao. Lembra??? E chovia torrencialmente e ele o Massa iria chegar no minimo em 2° naquele dia.

      Att

      Angelo

  • Soa meio ridículo um cara com três anos completos de F1 afirmar “são os melhores comissários de pista que já vi”. É pouco tempo para se fazer um julgamento, qualquer que seja o aspecto em questão, de um campeonato mundial.
    Serve sim para relembrar que o cara mostrou vocação também para criar problemas em pista – além da velocidade e impetuosidade adoráveis para a maioria dos espectadores, em que me incluo.
    Mas a frase também confirma a total falta de modéstia do jovem campeão apontada pelo Ico Ramos há poucos dias no blog dele.

  • Caso a Avon tenha resultados melhores que o da Michelin, a Michelin terá um Marketing negativo pior que aquele do GP de Indianapolis.

    É melhor ter um concorrente de nome FORTE que uma Avon-pneus

  • Brincadeiras à parte, acho que o Hamilton está certo quanto a elogiar os comissários de 2010. No comando da FIA da era MOsley houve punições muito à toa. Qualquer coisinha era a ordem da corrida sendo alterada por ter de passar nos pits. O campeonato de 2010 promete…

    • HAHAHAHAHAHA!!!!!

      E o Massa não é tudo aquilo mesmo. Se continuar assim aqueles boatos do Kubica na Ferrari se tornarão realidade.