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13 de maio de 2010 - 13:32F1

Du Monacô

SÃO PAULO | Faz pouco mais de quatro dias que Massa desceu do carro em Barcelona, olhou aqui e ali, bufou e, não muito resignado, estranhou seu desempenho com aquela F10 muito melhor que a F60 e promissora no começo da temporada. Ali, o brasileiro chamou atenção ao fato de que os pneus da Bridgestone seriam os responsáveis por aquele declínio. Na pré-temporada, o carro estava 100% com os compostos mais macios, mas a fornecedora optou por mandar calçados mais duros entre as etapas da Malásia e da Espanha. Para Mônaco, a coisa seria diferente.

E os primeiros treinos em Monte Carlo, sempre com aquela ressalva de que eles exprimem algo meramente verossímil, mostram que a Ferrari, mesmo, é contra duros. Flavio Gomes certamente diria que os carros vermelhos não podem tomar Viagra, mas é evidente que não vou fazer aqui esta piadinha escrota. A Ferrari vai bem de mole. Alonso liderou os dois treinos e Massa veio na balada, em quarto, pouco mais de 0s2 atrás.

Alonso é um piloto mais rápido, a gente há de convir, e numa pista que Massa sempre denotou todo seu repúdio, a diferença é um resultado mais plausível e próximo da realidade. Ainda creio que a Red Bull deve ter vindo com 60 ou 70% de sua força hoje, meia-bomba, como diria Ivan Capelli, e no sábado deva ocupar pelo menos o top-3 na classificação, nas CNTP.

Rosberg em segundo também mostra o passo à frente que a Mercedes deu desde Barcelona, embora ainda insuficiente para realmente colocá-la em pé de igualdade com Red Bull, McLaren e Ferrari, pelo menos neste fim de semana. E também pode expressar que Barcelona foi, digamos por coincidência, uma exceção em relação ao ritmo que teve nas provas anteriores justamente quando o carro mercediano foi adaptado aos gostos de Schumacher. De fato não seria inteligente tirar o doce de Rosberg quando ele se apresenta ainda candidato ao título. O alemão mais velho foi quinto, andando ali na balada.

O sexto foi Kubica, mas é um que pode surpreender ali no grid entre os cinco primeiros. Na Revista Warm Up que saiu ontem — se ainda não leu, mexa esse mouse e clique aqui —, indiquei que Button seria o melhor piloto da temporada até agora, mas começo a rever meus conceitos. A F1, hoje, é o G4+Kubica, e se a Renault se empenhasse em melhorar um pouquinho, o polonês vai pras cabeças. Aliás, a Renault é aquela que visualmente parece ter mais espaço para melhoras. O desenho de seu carro é relativamente simples e conservador em relação aos demais. Não tem duto frontal, não tem asa-bigorna nem alguma peça que salte aos olhos que faça alguma diferença. É um modelo razoavelmente bom pilotado por um piloto excepcional.

Hamilton foi sétimo e Button foi nono num dia em que a McLaren não fez seu brilhareco. Ou porque viu que não faz sentido fazer manchete em treino livre ou porque o carro não se achou, por ora. Diria que veio na toada Red Bull, que teve Vettel em terceiro e Webber só em décimo. O top-10 ainda teve Sutil, que é claramente o primeiro fora do grupo principal da F1, de vez em quando se intrometendo nele.

No mais, confesso que fiquei surpreso com o desempenho das novatas dignas, Lotus e Virgin. Para quem esperava que tomassem 7 ou 8 segundos, ficar só 3 e pouco já é notável. E mesmo a Hispania com o arremedo de carro que a Dallara a entregou, 5s4 no caso de Chandhok, também é aceitável. O problema é a comparação com a GP2. O tempo do indiano foi só 0s1 melhor que o feito por Pastor Maldonado no treino da manhã da categoria de base. E seria pior se não tivesse chovido na classificação que sucedeu os treinos livres da F1. E nesse contexto, a vida de Senna fica ainda pior, porque constantemente tem ficado atrás do indiano. Seu atenuante é que esse carro deve ser pior que o velho Uno Mille saindo de ponto morto em ladeira.

Se ficar como hoje, a tendência é que taurinos e equinos sobressaiam. Só que a chuva é ameaça para sábado. Se assim for, há de vir um showman inglês para ficar com a pole.

23 comentários

  1. Pablo Habibe disse:

    Essa de a Hispania ficar atirando pedras na Dallara beira o ridículo.

    Quem tem mais credito? Uma empresa que já esteve na F1 e constrói carros para categorias TOP a décadas, construindo monopólios baseados na competência ou numa equipe bagunçada, que não tinha nem dono certo no inicio do ano?

    Eles não treinaram por falta de responsabilidade, contrataram dois novatos sem credenciais que não fossem grana ou sobrenome e querem culpar a Dallara! Francamente!

  2. Viúva do Senna disse:

    Caro Marcos Alves, estamos falando de pilotos de Fórmula 1, não de monge ou escoteiro… O Bruno é um moço de bom caráter? Será que ele casa com a minha fiha?

  3. Rogerio disse:

    É impressionante como brasileiro considera um “crime” terum sobrenome famoso.

    O cara faz 5 corridas (corridas??? 5???) em uma carroça e já querem a cabeça do cara. Se até o tio ficou fora de corridas por ter um carro ruim na mão…..

    É claro que Bruno não vai ser um Ayrton. Mas os brasileiros tão se achando para um pais que não ganha um campeonato de F1 ha quase duas decadas. Tivemos Emerson, Pace, Piquet e Senna. Pilotos absolutamente fantasticos, nascidos em um pais que não dá suporte algum à pilotos e agora só queremos ter pilotos desse nivel.
    Me poupem……

  4. Erik disse:

    Victor, como é que se pode achar o Button o melhor da temporada? Não se deve analisar os resultados apenas. Button teve SORTE nas paradas……e troca de pneus. O MELHOR PILOTO de LOOONNGE é o HAMILTON. Sem comentários…..o resto vem atrás……naquele estilo de corrida do schumacher…….não passa ninguém na pista mas ganha….

  5. marcos alves disse:

    MAC, ALBERTO ALLATERE E DANILO CANDIDO, ficou claro que vocês são piquetistas frustrados, porque não falam daquele moleque sujo que jogou o carro no muro para beneficiar o Alonso, aquilo sim é feio, com certeza Bruno nunca será igual ao tio na pista, mas pelo menos também é bom carater, quando ele pegar uma carro melhor, aí sim ´poderemos julgar suas qualidades de piloto.

    • MW disse:

      Olha Marcos…
      … acho entao q noa poderemos julgar suas qualidades de piloto. Nao vao dar um carro melhor pro Bruno seele continuar desse jeito.
      E uma carroca? Sim e… mas se o Chanbinho ta andando na frente dele… se o povo da GP2 ja ta rodando melhor… nao teria um motivo forte para dar a ele uma cnace em um carro melhor.
      Salvo o nome e patrocinio.
      E isso…
      Abracos!!

  6. Bruno Pessa disse:

    Magnifique votre français!

  7. Jordani disse:

    Cara,

    é o seu melhor post q eu já li até hj.

    Parabéns, e continue com esse estilo de escrita (to rindo até agora com: “meia-bomba, CNTP, equinos…..”)

    ÓTIMO

  8. Matheus disse:

    Esses treinos nao dizem nada. E esperar pra ver mas provavelmente da a logica, red bull e a seguir maclarem, se bem q o Hamilton, Showmann Ingles adora Monaco acho q a pole sera dele mesmo, nao só a pole mas a corrida tb

  9. Mac disse:

    Os carros na Hispania são iguais , ruins, mas o indiano no geral tem se saido muito melhor que o sobrinho. Se o Klien entrar no lugar do indiano vai ser a maior berração, o sobrinho é um fiasco atrás do outro, na última corrida cometeu um erro grostesco e o indiano foi embora e só parou porque o carro quebrou! Volta pra casa sobrinho!!!

    • Carlos disse:

      Parou pq o carro quebrou? Não vi essa corrida. Vi que alguém q não lembro agora passou ele e ele bateu no cara, aí quebrou o bico e a suspensão. Sinceramente, não dá para analisar ninguém com aquele arremedo de carro. Aquilo é um GP2, dos ruins, turbinado com motor de F-1. Se o Klien entrar no lugar de qq um dos dois – o que é possível, pois a F-1 é cruel, mesmo – vai ser a mesma bagaça. Pode colocar quatro ou cinco décimos no companheiro, por ter mais experiência. Mas, pra Hispania, só tem uma solução: Um novo carro, feito do zero e decente. Mas, pelo jeito, não têm grana nem pra dar “um tapa” nesse carro atual. Vão se arrastar até o fim da temporada. Infelizmente. Torço pras nanicas, na boa. Mas assim tá difícil torcer.

  10. Taffamello disse:

    Vamos fazer uma aposta de quantas vezes o GB vai falar que “andar em Monaco é como pilott um kart na sala de casa?”.
    Eu acho que pelo menos meia dúzia de vezes é garantido.

    No mais, belo post!

    Abraços e esse fds tem Bar do Luis, se quiser cola por lá!!

  11. Vitor disse:

    Menos Alberto, como disse o luiz, com esse carro, fica na frente quem tem menos problemas. Eles tem se revezado na lanterna.

    F1 é cruel e um deles pode até perder a vaga, mas nao dá para julga-los com essa carroça.

    Abraço

  12. Alberto Allatere disse:

    Este Senna é uma aberração. Isso que da nunca ter competido de kart na vida, achou que ia chegar com um monte de dinheiro e o sobrenome do tio e iria abafar…..
    Acho muita arrogancia um cara que um dia deseja ser piloto de fórmula (ou até de qualquer carro de corrida) não fazer a escola do kart, que é simplesmente essencial. Eu nunca conheci um grande piloto que não tenha passado alguns bons anos no kart, a não ser na época de 1900 e guaraná com rolha…
    Agora toma besta. Chora bastante, apague as luzes e vai embora, porque tomar do Indiano é piada.
    O tio dele deve estar se remoendo no túmulo.

    • Felipe disse:

      Levou uma gáia de algum Senna, só pode… que tanto ódio é esse em teu coração rapaz… te acalma…

    • Anderson disse:

      Não sei quem te disse que ele nunca correu de kart. Ele ficou alguns anos parado, mas correu de kart antes disso. Ninguém seria louco de investir na carreira de alguém que decide ser piloto de uma hora pra outra. Se informe melhor.

  13. luizpaz disse:

    Victor, a Virgin já havia comentado em Barcelona, que devido ao circuito de Mônaco ser muito curto, as diferenças para as equipes “antigas” seria menor…
    Acho que é um pecado julgar o Bruno Senna por ter ficado um ou outro treino atrás do indiano. Com uma carro com tantos problemas, fica na frente o que tiver menos problemas, e não o melhor piloto…

  14. onassis bruno disse:

    Muito Bom. Dos raros artigos bem equilibrados. Fora o fato de que Mônaco pode reservar certa dose de imprevisibilidade, leio aqui um painel bem montado do que já se fez e se mostrou na temporada f1-2010.

  15. Danilo Candido disse:

    Que as Hispania tomassem 20 segundos das Red Bull e 10 segundos dos GP2, ainda continuaria chamando a atenção a canseira queo Bruno Senna vem tomando do Chandhok (“Chambourcy”, como disse Galvão outro dia…). Ou pelo menos chamaria a atenção daqueles que esperavam muito do sobrinho só pelo nome, apesar de sua pouquíssima experiência em carros de corrida. Chandhok não é nenhum gênio, mas ainda assim tem se mostrado bem melhor (e mais experiente, óbvio) que o brasileiro. É, pelo andra das carruagens (ou seriam “carroças” mesmo?) parece que o Christian Klien está perto de conquistar uma vaga nos carros-sósia da AGS…

    • Danilo Candido disse:

      …pelo “andar” das carruagens, melhor dizendo.

    • Lauro disse:

      Canseira? Tá 3 a 2 p/ Bruno em classificações. E 2 a 1 p/ Chandhok em corridas (2 ambos abandonaram). C/ essa carroça não då p/ tirar muitas conclusões.

    • Diogo disse:

      Danilo, a AGS é mais útil que a Hispania. Eles tem um programa na França que permite a qualquer braço-duro (mediante pagamento) a dirigir o carro de Fórmula 1 deles da temporada de 1991. Você faz um treino em um F-3 e depois de aprovado, pode andar no F1. Isso tudo no circuito de Paul Ricard.

      http://www.agsformule1.com/esp/formacion-de-pilotaje-formula-1.php

    • Carlos disse:

      É o que falei aqui embaixo. Se o Klien entrar, vai continuar a mesma bagaça. Ele disse que tira meio segundo do carro. E ponto. Pra tirar o 1 segundo q separa a Hispania da Lotus, só com um carro novo. A Lotus é a mais lenta de velocidade final, mas assim mesmo é a melhor das novatas. A Hispania é um dos carros com maior velocidade final, mas o q adianta ter velocidade final se o carro tem menos estabilidade que uma Uno Mille na Ponte Rio-Niterói na chuva? Pra sair do fundo, ou eles acham uma mágica que faça o carro ficar minimamente decente, ou fazem um carro novo. Senão, podem colocar quem for naquela cadeira elétrica q não dá jeito.

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