MENU

16 de maio de 2010 - 11:31F1

Du Monacô, 3

SÃO PAULO | Antes de falar da prova em si, vamos ao lance da manobra de Schumacher sobre Alonso, certamente o bote mais esperto dos últimos tempos pós-era cenozóica. É proibido.

O item 40.13 do regulamento esportivo da F1 diz que se a corrida se encaminhar para o término em bandeira amarela, o safety-car entra nos pits na última volta e as posições devem permanecer inalteradas.

Assim, o que o alemão fez é proibido. E, portanto, deve ser punido. Provavelmente com a perda de 25 segundos em seu tempo de corrida. E com o coro dos críticos e dos inimigos de ‘ô, vigarista voltou’.

16 comentários

  1. Fabio de Deus disse:

    O Vigarista voltou e pronto!! Td mundo sabia que não se poderia ultrapassar, tanto que o Alonso disse que queria ultrapassar o Hamilton e a Ferrari falou para ele não fazer, pq senão seria punido… O vigarista é q não se importa com regulamento e acha q agora vai ser como no tempo dele, em que fazia as trapaças e os comissários passavam a mão na cabeça dele…

  2. Daniel disse:

    E se o Alonso tivesse escapado um pouco mais e perdesse velocidade , o Schumi teria que tirar o pé e esperar ele ganhar velocidade.

  3. Luiz Eduardo disse:

    Não havia mais obstáculo na pista para se afirmar que a corrida acabaria com SC. Portanto, pode-se interpretar que hou ve um recomeço da competição. O argumento de que a corrida se encaminharia para o fim com SC seria válido se os obstáculos permanecessem na pista. Se o punirem, pode se considerar garfado. Além do mais haviam sinais verdes por todos os lados.

  4. Fabio Monteiro disse:

    Mas Victor, pelo que eu vi na transmissão, deram bandeira verde. A prova não poderia terminar sobre bandeira amarela, então?

  5. Daniela_Rio disse:

    Acho que o menos culpado da história toda é o Schumacher…se os comissários deram bandeira verde quando não deveriam o Michael não tem nada a ver com isso…Se realmente está fora do regulamento que se devolva a posição, mas punir o piloto não faz o menor sentido.

  6. Coelho Voador disse:

    pelo que lembro de ouvir falar, o SC entra para dar bandeira verde, mas ultrapassagem só depois de cruzar a linha de chegada, não? nesse caso o regulamento nem precisava especificar isso… tanto que o líder costumava dar uma brecada pra sacanear todo mundo, e ninguém podia passá-lo… mas… quem vai entender essas regras… parece que a FIA altera o regulamento da F-1 como o MEC monta a prova do ENEM… tem um banco de dados e sorteia as regras que vão mudar…

  7. Adler disse:

    DEPENDE!!!
    Se o SC saiu porque não era mais necessário e não porque era a última volta, a manobra pode ser considerada legal.

    • Victor disse:

      VM responde: Não tem ‘depende’. A corrida ia terminar sob safety-car. Quando isso acontece, o SC entra para que ele não termine na frente dos corredores. É isso.

    • Lucas disse:

      Sim, nao tenho dúvidas com relação as regras, é proibido e pronto!

      Mas as luzes verdes estavam piscando, e ai?

      E também, o schumi nao vai ser campeão msm, valeu o mini-show nessa corridinha chata.

    • Adler disse:

      Concordo com o Lucas. Também vi as luzes verdes piscando. Por isso tenho dúvida do motivo da saída do SC.
      Quem disse que a corrida ia relmente terminar sob safety-car. Talvez se não fosse a última volta ele saíria da pista naquele mesmo momento.

  8. Marco disse:

    A regra é clara, entretanto … os comissários de pista davam bandeira verde. O piloto segue os comissários. Se alguém errou foram eles. Acho que o Schumy vai levar esta

  9. João disse:

    Sou fã do Schumacher e é um erro inacreditável do alemão. Ainda que este ano estes pontos não lhe façam falta. Mas realmente é um erro!

    • Lucas disse:

      Que erro que nada! Ele deu o brilhanteco dele numa corrida de poucas emoções, esses pontos não vão fazer a mínima diferença pra ele, o q importa eh q foi legal!

  10. lastikas disse:

    Puts. Mas valeu a pena ver a manobra. E o Galvão já esqueceu que há duas corridas atrás estava malhando o Michael pelo retorno apagado.

  11. theodoro disse:

    Victor, voce esta certíssimo, ai vai o paragrafo com a regra copiado do site da FIA – FOM . Mas a manobra foi muito boa … ehehehe

    Safety car

    Published with permission from the Federation Internationale de l’ Automobile.

    Item – 40.13

    If the race ends whilst the safety car is deployed it will enter the pit lane at the end of the last lap and the cars will take the chequered flag as normal without overtaking.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>