O (a) caminho de Indy

SÃO PAULO | Os treinos em Indianápolis para as 500 Milhas têm mostrado que a disputa pelas 33 vagas deste ano tende a ser a mais interessante dos últimos tempos. Não pelo novo formato em si, que reduz tudo a meros dois dias, mas porque os tempos de volta dos pilotos estão realmente muito próximos.

A primeira impressão é que Dixon faz a volta mais rápida a hora que bem entender. Tem andado sempre perto das 227 mph e muito rápido com pista livre e no vácuo — geralmente do companheiro Dario Franchitti. As Penske, sobretudo Helio Castroneves, é quem devem aparecer como principais adversárias. Nos últimos dois dias, o brasileiro tem mais se preocupado em acertar o carro para as mais distintas situações do que propriamente ser o primeiro a aparecer na tabela de tempos.

A KV, com Mario Moraes, Hideki Mutoh e a Newman/Haas e Alex Tagliani com sua equipe própria FAZZT são três combinações que devem aparecer na disputa pela pole. E o desempenho de Tagliani é um ânimo para Bruno Junqueira, que começa a treinar amanhã com o segundo carro da equipe. Junqueira, é bom lembrar, teve de dar a vaga que tinha no grid para Tagliani quando ambos defendiam a Conquest.  E a Andretti também não deve ser descartada. O negócio, ali, é Tony Kanaan e a zica do pântano que o segue em todos os anos.

A questão é quem vai ficar de fora. Até sexta, deveremos ter um cenário mais claro. Mas Milka Duno, certeza, é uma. Porque todos sabem, inclusive José Eduardo Teixeira, o @JETRacing, que não dá.

E os caros internautas, gostam da Indy 500 ou nem fede nem cheira?

Comentários

  • Nao soh gosto muito como tb vou ter o gosto de assistir no autodromo pela primeira vez na vida!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Existem 3 corridas, no automobilismo, que são classicos, e por sua vez possuem grande importância no cenário automotor:

    GP de Monaco
    500 de Indianápolis
    24 horas de Le mans

    sem elas o automobilismo não teria graça..

  • Hoje (sexta) o Hélio foi o melhor (de novo)!
    Média de 226.558 mph, ou seja 364,53 Km/h!!!!!
    Sensacional! A Indy tá voltando a andar o que andava no passado…
    Com essa média aí deve tá chegando a uns 380 Km/h nas retas!!!! E a F1 sofre pra chegar a 310/315 Km/h. hahaha

  • A formula Indy foi a categoria que me despertou o interesse por automobilismo, coisa que nem a f-1 conseguiria fazer por que mesmo na época que o Senna estava vivo não era competitiva e não tinha essência de automobilismo, aposto que eu iria ficar enjoado de ver tanta vitoria dele ,isso era de enjoar.
    Graças a F- Indy /CART apesar das crises estou com ela desde 1990 e nessa estou que não paro mais!!!!

  • Indy 500 é só pra quem ama de verdade a categoria , mas é claro que os ” formulaunzistas ” de plantão detestam fazer o que né ja que estão acostumados com uma categoria que parece uma velha rica e rabujenta cheia de frescura, politicagem que a FIA faz o que quer e com um glamour chato e repleta de formalidades que dá até vontade de vomitar, façam bom proveito !!!!

  • Mais é claro que gosto, não perco por nada. Na Indy é a melhor prova, só para ter uma idéia é o maior evento automobilistico do mundo. Agora meu caro Vital que forma mais errada de se perguntar de quem gosta ou não… me parece que vc tem é RAIVA, seria porque a Indy tá crescendo e a F-1 perde a cada dia mais espaço???!!!!!!!!!!!

  • Sem dúvida alguma a Indy 500 é a maior corrida do planeta, não apenas em emoção, como também em números, nível técnico e outros superlativos. Estive, como jornalista, cobrindo a Indy 500 em 2001, 2002 e 2004 e fiquei absolutamente impressionado com o que vi! 500 mil pessoas super educadas em um evento num único só dia, sem uma única confusão, não é para qualquer um! E mesmo pela TV vale demais a pena ver, fosse pela Band ou qualquer outra emissora!

  • Eu adoro a Indy 500, tem muitas estratégias e uma variavel de um piloto do fundão pode se classificar e pode ter chance até de ganhar. E se chover uma Milka Duno da vida pode se dar bem e ganhar a prova.

  • .A 500 simplesmente é uma das 3 maiores corridas do Mundo,junto com as 24 hs de Le Mans e o GP de Monaco.Voces sabiam caras- pálidas?E somente um piloto na historia ganhou as 3.Alguem tem noção de quem foi?Voces entendem mesmo é de futebol,porra!

  • A Indy500 é uma competição a parte, maior do que a temporada inteira. Junto com Mônaco e 24hs de LeMans são os 3 tradicionais e maiores eventos do automobilismo. HCN rumo ao tetra!!!

  • Não fede nem cheira. Vou assistir a Coca-Cola 600 da Nascar, como inclusive a maior parte dos americanos vai fazer na mesma hora: a corrida é mais longa, com maior audiência e maior premiação, e nem á a prova mais importante do ano entre os stock-cars… sem falar que na Nascar a corrida é muito mais emocionante.

  • Gosto muito. A corrida tem seus favoritos, claro, mas nunca se sabe quem vai ganhar. Pode ocorrer todo tipo de surpresa, fatalidade, sorte, combinação de fatores, táticas diferentes, etc, que subvertam a “ordem natural”. Por isso ela é mais emocionante que a F1, que também curto muito, mas que anda muito previsível.

    E ver os caras “tirando fina” ou fazendo curvas lado a lado a 360/h é de arrepiar!

  • Eu Adoro!

    O dia do meu feriado pessoal não é o dia do meu aniversário, nem o natal, páscoa ou 11 de agosto….é o dia das 500 milhas, ultimo domingo de cada maio.

    Acompanho tudos os treinos..eh um show…

    fora os patrocinios que só eles tem…

  • Bah, essa história que na Indy os carros são todos iguais é balela, há alguns anos atrás a Penske ganhava tudo e de um tempo para cá a Chip Ganassi ganha tudo. Onde está a tal competitividade? Tá igual a F1. De nada adianta ter um monte de ultrapassagens se no final das contas a mesma equipe ganha sempre.

    • Não, não é a mesma equipe que ganha sempre. Sempre tem alguma surpresa. Pode não ser pela vitória, frequentemente equipes médias para pequenas conseguem pódios.

      Na F1 uma Toro Rosso ou uma Sauber conseguir pódio, sem chover lógico.

      e na Indy tem estratégia. Na F1 não tem como recuperar uma volta e chegar bem no final.

  • Óia… eu sou fissurado em NASCAR por amar com todas as forças categorias de turismo e protótipos. Já monopostos não fazem meu gosto, porém, a INDY é um caso a parte.

    Na NASCAR também é possível ver essa guerra de nervos por meros décimos, centésimos e milésimos de segundo.

  • Gosto. É a única corrida importante de monopostos com mais de 30 carros atualmente, tem patrocinadores legais e pancadas pirotécnicas.

    Mas já foi mais legal. E torço pro Tagliani e seu FAZZT. Nome horrível, o de sua equipe.

  • Indy 500 é só a corrida mais importante e com mais tradição. Fatos políticos fizeram perder importância, mas esse ano a qualidade de peilotos e equipes está infinitamente superior ao dos últimos anos.

    O interessante da Indy são as infinitas possibilidades. O Tagliani e sua equipe estreante estão sempre no pelotão da frente. Pelo andar da carruagem, disputará os melhores lugares no grid. Na F1 as equipes novatas… pffff….

    Por isso que eu digo. Uma é competição de pilotos, a outra é competição de equipes.

  • As “500 Milhas” é a prova que eu mais gosto no calendário da Indy, mas marcaram novamente junto com um data do Catarinense de Terra, justamente na rodada dupla, aí sinto muito, né…
    Como te falei aqui no Desafio das Estrelas ano passado, se você assistir ao vivo uma etapa do nosso campeonato é capaz de nunca mais querer assistir F-1, F-Indy e especialmente a Stock.
    Aquele papo que eles pregam de “emoção, adrenalina, velocidade, ultrapassagens, blá-blá-blá”, isso tudo tem aqui, de sobra!
    Abração

  • Adoro a Indy 500, é uma das corridas mais esperadas por mim no ano! Gostava ainda mais quando coincidia com o GP de Mônaco, aí tirava o domingo para ver corrida!!!

  • Curtir a Indy, e a principal prova deles, eu curto, mas sinto falta daquele circuito misto sensacional no calendário, se eu não me engano, Laguna Seca.
    E das várias marcas de Chassis, de motores e de Pneus.
    Pô, motor 100hp mais fraco que os da F1, e com um carro 100Kg mais pesado… Tudo bem que a categoria preza pelo baixo custo e pela competitividade, mas isto não era problema na época em que havia mais fabricantes (tanto na CART/Champ Car quando na IRL).

    Um grande abraço do fundo do meu coração vermelho de outubro de 1917,
    Atenágoras Souza Silva.

  • Gosto só de Indianapolis, mais pelo clima e tradição do autódromo do que pela competição em si.

    Acho tudo meio fake na Indy com aquele monte de bandeira amarela.

    Um torcedor manda um papel de bala na pista? Bandeira amarela.

    Outro dá uma escarrada no asfalto? Bandeira amarela.

    Faltam cinco voltas pra acabar e o primeiro colocado tem mais de 7 segundos de vantagem pro segundo? Bandeira amarela é a solução!

    • F1 que é fake. Nunca se sabe se um piloto é bom ou ruim, pois tudo depende do carro ser bom. Na Indy isso é fácil de perceber.

      F1 só com seus mistos e circuitos de rua fakes. De rua mesmo só Mônaco, o resto são mistos dentro da cidade.

      Hoje a Indy tá meio fraca, mas a sua variedade de pistas, pilotos, equipes e estratégias ainda a torna mais atrativa pra mim do que a F1. F1 é uma pseudo-competição de pilotos.