A quarta pole de Helio

SÃO PAULO | Os aplausos misturados aos urros dos espectadores logo no início da classificação denotavam ali quem haveria de ser, mais uma vez, o pole das 500 Milhas de Indianápolis. Com uma média que beirou os 228 mph, Helio Castroneves humilhou os outros oito adversários que buscavam os 15 pontos e os US$ 175 mil inéditos.

Helio quis ser o primeiro a abrir a disputa pela superpole, que se seguiu após as 5 horas de treino classificatório deste sábado (22). O brasileiro já havia sido o mais rápido em uma situação de risco aparentemente desnecessário: segundo colocado, apenas 0s002 atrás de Alex Tagliani, Castroneves resolveu abortar sua tentativa inicial para superar o adversário canadense e ficar com o melhor lugar nos pits, o último da saída. Quando o resultado de sua primeira volta surgiu nas telas dos computadores e no telão em Indy, veio o susto: 227,9 mph. Que foi maior ainda nas passagens seguintes, acima de 228 mph. Respeito é bom. Mas ali todo mundo já sabia que ninguém seria capaz de superá-lo.

Os outros foram só os outros. Hideki Mutoh foi o próximo a se classificar, mas o japonês tirou o pé em suas voltas finais. Apareceu Scott Dixon, que pouco lembrou o desempenho que teve dias atrás, tomando mais de 2s no total. Tagliani, a surpresa, não foi páreo. Nem Power nem Briscoe, companheiros de Helio, andaram no ritmo: ficaram 1s085 e 0s987, respectivamente, atrás. Franchitti foi o que mais se aproximou: 0s893.

Depois que acabou a primeira vez de todo mundo, lá foi o resto tentar buscar a redenção para a humilhação não ser maior. A Penske fez uma pequena mudança no câmbio de Power, que ao menos começou a andar na casa de 227 mph. O esforço valeu a segunda posição no grid, levando 0s272 de Helio. Ainda, o líder do campeonato tentou uma terceira rodada de voltas, mas sem êxito. A Penske tentou formar uma primeira fila completa, mas Briscoe não foi capaz de superar Franchitti. O australiano ficou com a quarta colocação.

Briscoe terá as companhias do ótimo Tagliani e sua FAZZT e do nem tão brilhante Dixon. Os três coadjuvantes de luxo fazem parte da terceira: Graham Rahal, da Rahal Letterman, Ed Carpenter, piloto da Panther, e Hideki Mutoh, da Newman/Haas.

Andando assim, difícil que Helio não se iguale a Mears, Unser e Foyt depois do domingo que vem. E aí vai uma pergunta aos caros leitores: Helio Castroneves é o melhor piloto brasileiro depois da morte de Ayrton Senna?

Vale a análise.

Comentários

  • Pra mim, sem dúvidas o melhor piloto brasileiro pós Senna foi o Gil de Ferran, piloto excepcional, Meu papel de parede até hoje é carro da Walker #5 com patrocinio da Valvoline do Gil de Ferran que é um dos carros mais bonitos que eu já vi. Grande piloto, grande carro.

  • Acho bem parelho o nível de pilotagem de Castroneves, Kanaan e Ferran, mas ainda acho o último um pouco melhor.

    Em números:
    Helinho venceu 5 Indy500, mas não tem títulos (2x vice e 3x terceiro) . Tony nunca venceu a Indy500 (tem um segundo, um terceiro e uma pole), mas já foi campeão, também foi vice e ficou 2x em terceiro. Já Gil venceu a Indy500, e também foi bicampeão, foi 2x vice, além de terminar uma vez em terceiro.

    Não comparo com ninguém da F1. Acho a F1 uma categoria superior, que exige mais técnica, mas não consigo comparar os estilos de pilotagem. Nessa categoria, desde 1994 o Massa é o melhor brasileiro.

  • Sim, depois que Senna, o Helio Castroneves é o melhor piloto brasileiro. Superior ao Massa, inclusive. Sobre Rubens Barrichello…brincadeira alguém aqui o considerar entre os melhores

  • Mais uma idéia que me veio à cabeça: Só porque um piloto não conseguiu ir bem na F1 ele é ruim? Zanardi é ruim? Se alguem afirmar isso é um louco. Ele é um exemplo tanto como piloto quanto como pessoa.

    Assistir só F1 não é critério de comparaçao. Franchitti, DIxon, Hélio, Kanaan, Will Power, Tagliani e Justin Wilson são melhores que mais da metade dos pilotos na F1 atual.

    E quem afirma que nenhum piloto da Indy foi bem sucedido na F1 não conhece a história das 2 categorias. Mario Andretti ganhou 1 Indy 500 antes de ir pra F1 e ser campeão. Foi campeão na Indy e na F1.

    • Mario Andretti, Villeneuve… e só! E os insucessos?

      Pra vencer a indy, claro que necessita-se de técnica, mas a sorte de ter as bandeiras amarelas nas melhores horas é fundamental. Um piloto pode comandar a corrida toda, dar um show, aí chega no fim uma bandeira amarela fora de hora pode ferrar com a corrida toda dele.

  • Hélio é um piloto muito bom, mas está longe de ser o melhor piloto brasileiro depois de senna. Em indianápolis ele manda, mas não chega nem perto no restante da temporada, tem cara de piloto de uma corrida só.

  • Caro Vítor, estou chocado com a falta de compreensão do significado da palavra “depois”.
    Então, fui no Aurélio e copiei o verbete “depois” para quem quiser consultar aqui.

    DEPOIS
    [Do lat. depost, pelas f. ant. depos e depus.]
    Advérbio.
    1.Posteriormente, em seguida:
    “Amor? Receios, desejos, / promessas de paraísos, / Depois sonhos, depois risos, / Depois beijos!” (Menotti del Picchia, Juca Mulato, p. 55.)
    2.Atrás, detrás.
    3.Ademais, demais; além disso:
    É muito rico e inteligente, e, depois, é simpático em extremo.

    Depois de. 1. Seguidamente a:
    “Deitei-me à hora habitual, depois da ceia.” (Josué Montelo, A Noite sobre Alcântara, p. 158.) 2. Em posição inferior a.
    Depois que. 1. Desde o tempo, ou depois do tempo, em que:
    “Como hei de eu, de hoje em diante, / Viver, depois que partires?” (Olavo Bilac, Poesias, p. 212.).

  • Nada como falar em SENNA e MELHOR no mesmo texto…

    Bom, ficou confuso começar a falar das voltas em média de velocidade e depois falar na diferença em segundos. Helio fez a volta em 228 mph, Power ficou 1 segundo atrás….

  • Não acho. Em ordem: Barrichelo, Ferran, Kanaan, Castro Neves e Massa. Por mais que aqui no Brasil não se dê o valor real do Barrichelo ele não é campeão do mundo por circunstâncias (Schumacher). Mas tem potencial para tal. O Gil de Ferran sempre, no meu entendimento, foi o mais técnico dos brasileiros da Indy. Kanaan já foi campeão e sempre lidera a equipe, raras são as corridas, em condições normais, que ele fica atras de algum piloto da Andretti. Diria que existe empate técnico entre o Massa e o Hélio apesar que, as 3 vitórias em Indianápolis, mais outras tantas na Indy dão um tom de superioridade dele em relação ao Massa.

  • Claro que não. É um grande piloto, mas sem títulos. Gil de Ferran foi melhor do que ele. Rubens barrichello apesar de nao ter títulos, é melhor do que ele. Cristiano da Mata por ter sido campeão foi melhor. Enfim, ganhar a Indy500 marca o nome dele na história do automobilismo americano, mas nãoo suficiente para tornar-lo o melhor depois de Senna.

  • o maior de todos os brasileiros? emerson fittipaldi, ponto final. depois do senna, brilhante, tudo muito nivelado: castroneves pela indy500, kanaan ou gil pelo conjunto da obra, massa por 2007 e 2008. o voto: simone carvalho e debora rodrigues, sem duvida; a primeira pra minha personal driver e a segunda para personal trucker!

  • Em termos técnicos, não. Creio que, só para ficar na Indy, Gil de Ferran e Cristiano da Matta eram superiores como pilotos.

    Mas representativamente, sem dúvidas, é o melhor. Vencer três 500 milhas não é para qualquer um, e ainda ajuda a manter em evidência os pilotos brasileiros nos EUA. Isso não é pouco.

  • Na minha opinião, ele está atrás do Gil, do Rubinho e do Massa, mas é um piloto excepcional em uma pista histórica como Indianápolis, por isso tem grandes chances de se tornar um dos maiores vencedores da Indy 500 domingo que vem.

    Considero o Gil o melhor porque ele tem dois títulos da CART, cujo nível era bem mais alto que o da IRL e na fase áurea desta, conquistou seus dois títulos com o Helio na mesma equipe e competindo contra pilotos de alto nível.

    Mas ele será eternamente subestimado já que brasileiro acha que automobilismo é sinônimo de Fórmula 1 e que na CART/ Indy só tem bração apenas porque pilotos que foram mal na F-1 venceram lá, caso do Zanardi.

    E comparar Indianápolis com Monaco é absurdo, apesar de todo o glamour, Monaco não passa de uma pista chata pra caramba onde ninguém passa ninguém, pista de corrida mais superestimada do mundo, Indianápolis tem que ser comparada com Spa, LeMans, Monza, essas sim pistas de verdade.

  • Acredito que se ganhar as 500 Milhas semana que vem, em matéria de números o Helinho passaria a ser o melhor brasileiro pós-Senna sem dúvida alguma. Fora dos números, ainda gosto mais do Gil de Ferran.

    E nem acho que ele tenha vencido roubado em 2002.

  • Ah, e a vitória do Castroneves em 2002 foi claramente roubada. Há até vídeos sobre isso no Youtube.

    Mas como na Indy o mais importante é ganhar dinheiro, não surpreende o assunto não ter ido pra frente.

    • Engana-se, há vários vídeos no Youtube que comprovam a vitoria dele.
      Paul Tracy o ultrapassou após a amarela.

      E pra provar o que eu estou falando:

      http://www.youtube.com/watch?v=b8Rd4he2Rjs

      Aos 3:32.

      Hélio, claramente, está a frente na hora da batida. Nada mais natural que após o spotter avisar, Helio tira o pé e o Tracy o ultrapassa.

      Respondendo a questão, acho que Rubens Barrichello está um pouco a frente.

    • Aff, sempre as teorias conspiratórias….aonde não é importante ganhar dinheiro? na f1 do briatore? ridículo quando tentam diminuir o feito dos outros assim.

    • assisti todos esses vídeos que tem sobre 2002 e não consegui enxergar o Paul Tracy na frente dele… Na maioria deles, quando a câmera mostra o carro do Tracy á frente, a luz amarela já está piscando.

    • nossa como um brasilieiro, levanta ess barbaridade, de que o Helinho ganhou em 2002 roubando, ele recebeu por radio que tinha havido acidente e desacelerou, veja no video abaixo , Thiago e vc podera tirar melhores conclusões.
      Porisso o Helinho anda nas ruas aqui no Brasil e ningem sabe de quem se trata, agora se ele dirigisse uma Espania, seria entrevistado pela globo, fariam globo reporter etc e tal, ah e fariam uma materia com o piloto da hispania para passar no domingo bem na hora da Estoque.
      Ate hoje na Argentina ,Maradona fez o gol de cabeça na copa e não com a mão!!!!!!

  • Não acho que Hélio seja isso tudo também não.
    O cara está há 10 anos na Penske e não conseguiu um título sequer até hoje. De Ferran que entrou na equipe junto com ele, ganhou dois logo de cara. Hornish Jr. veio e foi embora e ganhou o dele. Ryan Briscoe chegou mais perto do que ele jamais esteve no ano passado e agora Will Power é outro que veio pra ameaçar.

    Castroneves é diferenciado em Indianapolis, mas quando a categoria era mais equilibrada, e não predominada por Penske e Ganassi, o brasileiro que aparecia mesmo era o Tony Kanaan, que já passou da hora de procurar uma equipe melhor, pois a AGR já não briga por nada que valha na Indy.

  • Bem, antes queria apenas a atenção de todos no comentário do Victor. Ele disse “Helio Castroneves é o melhor piloto brasileiro depois da morte de Ayrton Senna?”.. Pessoal…DEPOIS da morte de Ayrton, claro que podemos considera-lo um dos melhores (senão o melhor), por tudo o que sempre mostrou. Claro, comparando a pilotos anteriores a Senna, ai não, acredito não se um dos melhores. Acho ser pertinente sim, e aos amantes da F1, por favor, deem opiniões sem comparar uma categoria a outra, pois o proposito não é esse….

    Adoro as duas categorias, mas, alguns falam como se só existissem Feras na F1… olhem bem…

  • O que o Victor falou foi o melhor piloto DEPOIS da morte de Senna.

    Ou seja, o melhor piloto surgido após o tragico ano de 1994.

    Quem teve destaque nesses 16 anos? Vejo só o Gil de Ferran, que inclusive botava o Hélio no bolso, o resto, admiro muito o Barrichello, mas ele infelizmente não teve tantas conquistas e foi muito mal assessorado.

    Acho que se o Hélio vir a um dia ganhar o campeonato ai sim podera tirar esse posto que é do Gil.

  • Vou levar o que você escreveu ao pé da letra e ignorar o cheiro de que você só quer polemizar.
    Ao pé da letra, você diz que ele seria o melhor piloto brasileiro depois de Senna, que morreu em 94. Piquet, por exemplo saiu da F1 em 91. Pelo seu raciocínio você o quer comparar com os que estariam em atividade depois do Ayrton.
    Porém, não vejo a Indy como uma categoria em que os vencedores sejam considerados os melhores em nível mundial. Vejamos o Rick Mears, que ganhou e foi pole mais vezes que o Hélio(que no seu questionamento poderia estar atrás somente do Senna – que é considerado, por muitos, um dos maiores pilotos de todos os tempos), seria um dos maiores pilotos do mundo. Pergunta: Alguém já leu, mesmo nas revistas americanas, qualquer alusão ao fato de o Mears ser um dos melhores pilotos do mundo?
    A Indy é uma categoria interessante mas que não eleva, por si só, seus vencedores e melhores pilotos, a nenhuma condição de estarem entre os melhores do mundo.
    Obviamente, esta é a minha modestíssima opinião.

  • Tem um povo que não entendeu que a comparação é com os pilotos pós Senna. Paciência.

    Não. Hélio não é o melhor.

    Mas o post me fez refletir sobre isso. Antes eu diria que o melhor é Barrichello. Contudo, pensando bem, digo que é De Ferran.

    Gil enfrentou uma Indy mais competitiva, com pilotos de bom nível e também venceu em Indianápolis. E mais: venceu em mistos, correu em uma época com carros mais desenvolvidos e foi Campeão!

    O caso do Hélio é semelhante ao do Massa que é quase imbatível na Turquia e no Brasil. Não passa disso.

  • Claro que não!
    Ali mesmo na Indy, considerando a geração pós-Senna, teve o Gil de Ferran, bi-campeão, muito mais completo que esse corredor de ovais.

    • Som um grande KKKK pra vc. Você acabou de afirmar que não conhece a carreira dele. Começou tendo destaque em cicuitos de rua de verdade, não esses fakes que tem na F1!

  • Bem, os resultados falam por si! Que ninguém se iluda com a idéia de que acertar um carro e fazê-lo andar com qualidade em um oval seja fácil. Não dá para negligenciar o que ele fez de bom e das vitórias no desafiante circuito de Indianápolis.
    Por sinal, pergunte para o Ralph Schumacher se é fácil andar naquela curva e olha, só andaram em uma!!!
    Se não fôssemos tão orientados para a Europa, Helinho seria reverenciado não apenas pelas suas conquistas mas pela humilhante pole de ontem.

  • Galera, o Victor deixou bem claro: a pergunta é se o Helio é o grande piloto brasileiro DEPOIS do Senna, e acredito que a resposta é sim! Gosto muito do Gil de Ferran, ele foi campeão da Indy, correu contra gente boa por lá e sempre foi muito constante. Mas realmente, o Helio mostra que ganhar uma corrida importante, ainda mais 3 vezes, é coisa de um cara diferenciado, e como faltam caras desse tipo na Formula 1 por exemplo…

  • As viúvas do Senna não conseguem entender o que está escrito? Ele está falando depois que o namorado de vocês morreu. Ou seja, comparando com Barrichelo, Burti, Kanaan, Piquet Jr, Massa…

  • O Hélio Castro Neves ou qualquer outro piloto brasileiro, só superarão o Senna se forem amigos do Galvão. Se não: Sem chance!

    • Matou a charada!!! É isso mesmo! Tem gente que é capaz de acreditar numa coisa que a Globo diz mas não no que vê com os próprios olhos!

  • Bons dias: ‘cada macaco no seu galho!’. Por favor, não me venha comparar Ayrton Senna com o Castro Neves… por
    favor!
    Abç,

  • Tem gente aqui que não entendeu o que o Victor perguntou. Helio Castroneves é o melhor piloto DEPOIS DA MORTE de Ayrton Senna?

    Não está em questão qual é o segundo melhor piloto da história do automobilismo brasileiro, e sim, depois que Ayrton se foi, qual é o melhor piloto brasileiro que surgiu?

    Helio vai sofrer nesta questão o preconceito que alguns tem contra os circuitos ovais. Acham que os circuitos ovais são menos difíceis que os mistos. Tem dificuldades diferentes e equivalentes aos mistos.

    Sei dizer que está completamente fora desta disputa na minha opinião o Rubinho! Credo! Vai ter gente dizendo que ele é o melhor depois da era A. Senna. Rubinho é piloto mediano, se daria mal também na F. Indy.

  • Copia – e – cola básico do meu comentário postado no FG.

    Hélio é o cara.

    Trabalha fora do Brasil, uma atividade perigosa, e ainda houvera sido alvo de um processo no país onde trabalha.

    Mesmo assim ainda conseguir grandes feitos.

    Helio é o cara.

    Alguns aqui vão perguntar se Castroneves fosse ou estivesse na F-1, se seria o mesmo. Não. E nem será.

    F-1 é devagar demais para Helio.

  • NÃO !!! SR POLE PELA QUARTA VEZ, NÃO DIZ TUDO, LARGAR NA FRENTE NA INDY NÃO SIGINIFICA NADA, MAS SIM VENCER REPETIDAS VEZES NESTE CIRCUITO , INIDANAPOLIS, RELAMENTE SERIA UMA GRANDE FEITO.
    OUTRA COISA, GANHAR EM CIRCUITO OVAL NÃO AVALIA , NA MINHA OPNIÃO, TODO O TALENTO DO PILOTO, É MAIS QUESTÃO DE TÉCNICA PARA AQUELA SITUAÇÃO DE CORRIDA, NO CASOM], FICAR DANDO VOLTINHAS EM CÍRCULO, OBSERVEM QUE O PILOTOS DA INDY QUE FORAM PRA FORMULA 1 TODOS SE DERAM MAL, MAS O INVERSO, NÃO, A TURMA DA F1 QUE FOI PRA INDY, TODO SE DERAM BEM, NÃO ESTOU DIZENDO COM ISSO QUE O RUBINHO TEM GRANDES CHANCES, kkkkkkkk. !!!

  • Não creio. Considerando monopostos, a Indy é claramente inferior à F1 e não creio que Castroneves conseguiria muito mais que Barrichello por lá. Basta considerar que Castroneves constantemente é superado pelos companheiros de equipe, até menos experientes.

  • CARO VICTAL

    Essa sua pergunta tem um aspecto para se pensar pois embora as duas categorias estejam muito distantes em termos de comparação, da pra se ter uma ideia em termos de pilotos, eu colocaria da seguinte forma.

    depois de sena :

    1° Rubens Barrichello em termos de desenvolvimento de carro é superior até ao senna que nao sabia fazer isso tão bem , excelente na chuva , um piloto muito rapido mas que nunca esteve no lugar certo e na hora certa na ingrata formula1 por isso nao tme o titulo.

    2° Gil de ferran frio , excelente acertador de carros e muito rapido gil reune os atributos que na minha o piniao so nao colocam em primeiro pois não superaria o talento de barrichello , seus dois titulos na CART e sua vitoria na indy 500 são feitos notaveis e os mais brilhantes desde a morte do senna.

    3° Helio castro neves apenas um grande vencedor da corrida mais famosa e hoje tão apagada por nao ter mais estrelas como antigamente mas como esses numeros contam e muito se vencer esse ano pela 4° vez sera um marco mais historico ainda , castro neves esta longe de ser um grande piloto apenas esta na melhor equipe da categoria pois não consegue bater nem seus concorrentes de time .

  • Alguém, por um acaso, ta se esquecendo de um tal Gil de Ferran? Que foi companheiro desse mesmo Helio, foi bicampeão da Indy (leia-se Cart) e detonou o Castroneves???
    Não… Helio certamente não é o melhor brasileiro depois da morte de Senna…

  • Ele é muito fera na América do Norte, mas esta longe dos pilotos da F1, uma boa comparação é o S.Bourdais que na Champ Car foi tetracampeão, mas na F1 não fez nada. Querer colocar o Hélio a frente de campeões como Piquet e Emerson ou vices Barrichello e Massa não é legal…então chuta o balde e coloca a frente do Senna de uma vez, “ahhhhhhhh na frente do Senna NÃO PODE” o mundo vai falar(risos). Isso só mostra que brasileiro não da mesmo o valor ao Piquet e ao Emerson, muito menos ao Rubinho e Massa, na F1 somente UM tem valor(Senna) o resto é resto…azar nosso! Para os alemães quanto mais “Schumachers” na pista, melhor, para eles o importante é o momento, sempre estar na disputa! De “boca” é muito fácil colocar a carroça na frente dos burros! As 500 milhas é uma grande corrida, mas tecnicamente é mais fácil que uma corrida na F1, no oval o piloto só anda em marcha “alta”, não precisa ficar mudando marchas toda hora, comparado a F1 pouco se usa o freio, vira-se o volante somente para um lado 4 vezes por volta…em um circuito misto o trabalho do piloto na F1 é muito maior! O piloto pode vencer 10 vezes a Indy 500, mas nunca vai poder dizer “Eu tive a CAPACIDADE, eu sou campeão mundial”, pois isso só acontece na F1. Para eles uma vitória na F1 vale mais que uma 500 milhas, o sonho maior de um piloto sempre vai ser vencer uma corrida na F1. Se o Hélio fosse um piloto “fora de série” teria feito como J.Villeneuve que no início de carreira foi arrasador, foi segundo colocado na Indy 500 em 94(estréia), venceu a mesma Indy 500 em 95 sagrando-se campeão na temporada, logo foi convidado a testar em uma grande equipe na F1, a Williams. Foi vice na F1 em 96, para ser campeão em 97(lembrando que mesmo com um carro superior não teve “vida fácil” para ser campeão, pois Schumacher mesmo com uma Ferrari nítidamente inferior, disputou o título até o último GP, Villeneuve foi muito inconstante no ano, Schumacher mesmo com um carro inferior foi regular o ano todo, com carros identicos Villeneuve não teria chance com o alemão em 97). O problema do Villeneuve foi que depois fez a bobagem de querer montar um equipe própria, aí a carreira foi para o buraco! Se o Hélio vencer a Indy 500 mais uma vez e for correr na Formula 1 em 2011, iria ter dificuldades, pois provavelmente iria começar em equipe pequena, e sua experiência na Indy pouco iria ajudar. Existe uma enorme diferença em ser piloto na Indy e F1, curiosamente se alguém for perguntar para um americano na rua quem são os melhores pilotos do mundo, eles sempre falarão que são os da Indy(risos). Schumacher, Fangio, Prost e Senna praticamente são descartados pelos americanos, mas a realidade mostra que os pilotos de F1 são as grandes feras do esporte a motor! Uma vez um jornalista brasileiro perguntou a um americano na rua se ele conhecia o A.Senna a resposta foi um NÃO! Schumacher adora tirar férias no USA pois raramente é conhecido na rua, ele mesmo disse que a primeira vez que pegou uma fila para ver um evento com a família foi um alívio não ser reconhecido, por isso elegeu o USA um dos príncipais lugares para passear com a família(em Mônaco Schumacher chegou a vender seu iate pois não tinha paz com os paparazzis). USA é um país todo “particular” em tudo, por pura arrogância os americanos sempre vão falar que são os melhores em tudo! Curioso é que Schumacher sendo europeu deu o “troco” uma vez, perguntado se gostaria de correr a Indy 500, o alemão disse que NÃO, alegou que a Indy 500 estava um nível abaixo da F1, para ele seria mais interessante correr nas 24 horas de Le Mans. Pura guerra de egos(alemães x americanos foram rivais de guerra, ninguém quer abrir mão). O último piloto da Indy que chegou “falando” muito mas pouco fez foi o Montoya, o colombiano ao meu ver foi “destruido” mentalmente na F1, era veloz, arrojado…mas errava muito na pista, na Formula 1 só contar com a “faca nos dentes” é pouco para chegar ao título. O circo da F1 é imcomparavel, sem querer minimizar o Hélio, mas para passar o Rubinho ou Massa tem que pelo menos vencer 12 Gps na Formula 1, não é tarefa fácil. O Emerson que ninguém da valor tem 2 títulos na F1, venceu 2 vezes a Indy 500 e foi campeão na categoria, Emerson fez história, o Senna que é eleito um “deus” fez apenas “números”. O Hélio esta longe dos 3 grandes Emerson/Piquet/Senna, mas tem o reconhecimento dos americanos, lá ele é muito melhor que Senna e Schumacher juntos! Mas não tenho dúvidas, é melhor ver o Hélio rindo pela tv correndo na Indy, que ficar vendo o Rubinho choramingando na F1, o mais importante é o Hélio estar feliz e em paz…

  • Hehe, parece que nossos amigos pachecos da Igreja Universal do Nosso Senhor Senna, dos comentários acima, não entenderam a pergunta.

    Óbvio que depois da morte de Senna, os maiores pilotos brasileiros que surgiram foram Felipe Massa, Rubens Barrichelo, Helio Castroneves e Tony Kanaan.

    E sem dúvida Helinho é quem conseguiu mostrar maior superioridade, perante seus adversários, nos campeonatos que passou.

    Não estamos comparando ele aos nossos imortais Emerson, Piquet e Senna, mas sim falando dos pilotos que vieram após estas grandes gerações do nosso automobilismo!

    Abraço Victor!

  • Fittipaldi e Piquet, são antes do Senna, então acho que sim, ele está entre os melhores, mas eu diria junto com o de Ferran e Barrichello

  • Não dá pra comparar, se considerarmos apenas a geração de brasileiros que vieram depois da morte de Senna ainda assim ele teria que vencer as 4 Indy 500 e pelo menos 1 campeonato pra podermos afirmar algo. Não o considero um piloto excepcional, na verdade ele é apenas um piloto mediano com um bom carro em uma categoria fraca, mas é claro, pelo retrospecto, em Indyanapolis ele é o “cara”.

  • E comentando o post, excelente resultado! Estou torcendo pelo tetra dele! Ele tem o melhor carro por enquanto e vai com tudo para a corrida! Definitivamente ele é meu ídolo depois de Senna e Gil de Ferran. Acompanho a carreira dele desde os tempos de Hogan e Bettenhausen (acho que é assim que escreve).

    O cara é ídolo nos EUA, e seria aqui no Brasil também se a Globo passasse a Indy. Mas fazer o que… a Globo consegue transformar todos em zumbis….

  • @Tony Salles

    “O que ele tem de “grande piloto”??? Dar voltas num círculo de asfalto com um monte de pilotos que nunca conseguiram chegar na F1, ou se chegaram, sairam de lá por baixo?

    Uau… Que paradigma…”

    Comentário de um profundo conhecedor de automobilismo…cada uma.

  • Melhor piloto brasileiro depois da morte de Senna? Bom, o Gil de Ferran foi bicampeão por lá; o Da Matta foi campeão, o Kanaan também.
    Na F-1, Barrichello ganhou corridas, assim como Massa.
    No turismo, o Farfus Jr. ganhou tudo o que dava.
    Sei não… o Castroneves me parece ser um piloto que anda bem em Indianápolis…

  • Pessoal F1zista é uma comédia. Devem achar Schumacher um Deus, Villeneuve (o Jacques) horroroso e o Montoya ainda pior.

    Pra pensar isso só analfabeto em automobilismo. Não existe só F1. Amante da velocidade tem que saber valorizar todas as competições, não só as que a Globo transmite.

    Qual outro evento automobilístico está completando 100 anos? Não há outro com mais tradição.

  • Como eu ENTENDI A PERGUNTA, posso dizer que Helinho é um dos melhores na era pós-Senna. Sem dúvida tem mais pra mostrar do que Massa e Barrichello. MAs acho que melhor ainda que o Hélio foi o Gil de Ferran. Rápido e técnico como poucos, foi bi-campeão na Cart e ainda levou as 500 milhas. Só não ganhou ainda mais porque escolheu parar no auge.

  • Está próximo de ser o melhor piloto brasileiro desde Senna. Ao meu ver, o melhor foi o Gil de Ferran, pelo momento que Cart vivia, ao menos no seu primeiro título. Mas acho que o Helinho pode superá-lo.

    Ps: Achei bacana a matématica que o rapaz colocou num dos primeiros comentários: 6 Mônacos – 4 indianápolis = 2 títulos que divididos por uma Le Mans é igual a uma Gpmasters elevada uma vitória em Spa noves fora nada.

    Brincadeira sadia.

    Grande abraço!

  • Está próximo de ser o melhor piloto brasileiro desde Senna. Ao meu ver, o melhor foi o Gil de Ferran, pelo momento que Cart vivia, ao menos no seu primeiro título. Mas acho que o Helinho pode superá-lo.

    Ps: Achei bacana a matématica que o rapaz colocou num dos primeiros comentários: 6 Mônacos – 4 indianápolis = 2 títulos que divididos por uma Le Mans é igual a uma Gpmasters elevada uma vitória em Spa noves fora nada.

  • Sim, sou fã do “Homem Aranha” e a pergunta é referente a pilotos surgidos de 94 até hoje; então Emerson e Piquet não se enquadram na situação.

  • Não acho, Victor. Na minha opinião, esse posto cabe ao Gil de Ferran, que ganhou 2 títulos na CART em cima de gente grande, andando bem em oval e misto, e ainda ganhou uma Indy 500, fora as vitórias na ALMS. Sem mencionar que a primeira Indy 500 do Helio poderia perfeitamente ser do Gil, que liderava a corrida até ser ultrapassado nos boxes no último pit stop. Isso não diminui o feito do Helio, óbvio, mas o Gil de Ferran está na frente, na minha opinião.

  • “Helio Castroneves é o melhor piloto brasileiro depois da morte de Ayrton Senna?”
    Ou seja, da morte do Senna pra cá, que grande piloto tivemos?
    Emerson, Piquet eram pilotos antes da morte do Senna…

  • Melhor piloto Brasileiro desde do Ayrton Senna é o Gil de Ferran.
    Campeao da IRL – Campeao em INdy – e Campeao de F-3

    Gil de Ferran é IDOLO!

  • Acho que o pessoal está com uma certa dificuldade em ler a última frase do teu post: “o melhor piloto brasileiro DEPOIS da morte de Senna”.

    Mas, enfim, ainda assim acho que o Gil fez mais, por ter sido bicampeão na Indy e também ter vencido as 500 milhas. Sem falar no estilo…

    Mas não tenho receio algum em dizer que esses dois foram, nesta ordem, os maiores, mesmo levando em conta o fato de a F-1 estar vários degraus acima. Se não são eles, quem são? Barrichello? Massa?

    Abs,
    LA

  • Acho que o povo ai em cima não entendeu a pergunta… Ela se refere à DEPOIS da morte do Senna e não na história ou qualquer coisa parecida.

    Eu acho o Helio um grande piloto, ganhou Indy 500 3 vezes mas ainda não conseguiu levar um caneco do campeonato, bateu na trave 2 vezes. Mesmo assim, acho que o Hélio foi o que mais se destacou dentro da sua categoria se comparado aos outros pilotos brasileiros correndo mundo afora.

    Os brasileiros podem até não gostar da Indy pelo fato dos ovais, mas Hélio Castroneves é um nome respeitado no automobilismo americano e digo mais, eu morei nos EUA e com quem eu conversava sobre automobilismo, eles respeitam o Helio Castroneves tanto quanto Emmo (Fittipaldi). Os números da carreira dele apoiam isso.

    No final, não sei se concordo ou não sobre o Hélio ser o maior piloto DEPOIS da morte do Senna, mas digo que ele é sim um grande piloto, Ficaria no pau a pau com o Barrichello, mas com a vantagem de ter levado 3 vezes uma das maiories corridas da história, que tem a mesma tradição que Mônaco ou mais.

    []’s

    Alexandre

  • Nunca. Até Zonta pode ser considerado melhor… A corrida de Indianápolis não representa nem 10% do que um dia chegou a representar. Os grandes pilotos norte-americanos estão na NASCAR. É, literalmente, a segunda divisão estadunidense, logo não pode ser considerado o melhor após Senna, nem o melhor brasileiro na Indy, que é Tony Kannaan. ^^

  • Que isso meu caro Vitor. Você está louco? Hélio Castro Neves não pode ser comparado nem de longe, por exemplo, com Rubens Barrichello e Felipe Massa. Ele certamente seria no máximo um piloto mediano na Fórmula 1. Arrebentar em circuito que só faz curva pra um lado é bem mais fácil, né? Convenhamos.

  • respeito os comentarios que ai estão mais não concordo, aomobilismo é um todo envolvendo dispuatas sobre quatro rodas, porem, com categorias distintas. Sena foi o maximo com todos seus meritos, na sua categoria, porque não o Castro Neves, figurativamente ser o Sena da indi, claro que com seus meritos e seu maximo dentro de sua categoria, o que lhe sobra como profissional. Portanto, discordo com comentarios criticos e desmerecedor ao seu talento, cada um na sua, para mim os dois, foi é o maximo como pilotos em suas destintas categoria.

  • Pode não parecer, mas são categorias com diferenças grandes. Não é possível comparar. Castroneves pode ser ( e acredito que seja mesmo…) o melhor na Indy atualmente. E Senna ainda se mantém como o melhor piloto que já passou pela F1.

  • O Victor não está perguntando quem é o 2º melhor piloto que o Brasil já teve…
    A pergunta é sobre qual o melhor piloto que surgiu depois do Senna…

  • É realmente impressionante o que ele fez.
    A comparação é difícil.
    Senna nunca disputou campeonato em oval.
    Piquet (o que presta!) tentou e ficou no muro de Indianápolis.
    Emerson fez na F1 e fez na Indy.
    Helio faz em algumas provas da Indy. Ele é bom, mas na comparação, Emerson é muito melhor.

  • Sem sombra de dúvidas…Ele é o único que obteve status internacional e o único que ganhou algo…Quem sabe o Felipe possa brigar por esse lugar no fim do ano…

  • Teve gente que não entendeu a pergunta: Helio Castroneves é o melhor piloto brasileiro depois da morte de Ayrton Senna? E não se ele é melhor que Senna. Acho que o Victor poderia colocar em negrito a pergunta, pq tem gente zero a esquerda em interpretação de texto.

    Eu não creio que seja o melhor depois de Senna, é realmente uma pergunta difícil, pq se for levar em conta que ele não tem títulos, podemos colocar por exemplo o Barrichello como melhor da era pós Senna, já que ele igualou a pontuação de Senna na F1 e é apenas questão de uma ou duas corridas para ele se tornar o brasileiro que mais pontuou na história da F1.

    Prefiro dizer que Hélio é o melhor piloto brasileiro na América do Norte pós Émerson Fittipaldi.

  • O Helio ainda precisa de um título do campeonato para ser respeitado mundialmente, apesar que nos EUA ganhar 3 500milhas pode ser considerado mais que um título, um bom exemplo é o tony campeão mas não é tão badalado. Minha opinião é que o barrichelo ainda está um pouco acima, pois, estes anos todos na F1 não é atoa.

  • Bem, o Hélio Castroneves tem um estilo de guiar muito parecido com o do Airton.O Airton sempre foi muito ousado e o hélio é também um guerreiro ao pilotar.Um é o Mister Mônaco, o outro é o Mister Indianapolis.

  • Acho o Hélio muito bom e realmente Indianápólis e Ele se dão muito bem. Mas, se analisar números finais:
    – Gil de Ferran ganhou 2 títulos (ChampCar) e ainda levou 1 Indy 500
    – Cristiano da Matta também levou 1 título (ChampCar)
    Se for atribuido peso maior ao fato de um piloto ter ido a Formula 1, Cristiano da Matta teve essa chance.
    E ai teremos Rubens Barrichello e Felipe Massa com 11 vitórias cada na maior competição de automobilismo do mundo. Ambos não ganharam Mônaco.
    Difícil dizer…qual o critério para escolher o melhor? Números de títulos? Vitórias? O de melhor técnica? Ou o que mais empolga o espectador?
    Eu penso que os pilotos da F1 são mais completos que os da Indy (mas talvez seja culpa da Indy que não explora todo o talento do piloto com muitos ovais e bandeiras amarelas )
    Difícil… Por números eu fico com Gil de Ferran

  • Dificil fazer comparações entre os pilotos pós Senna mas se for por resultados o Helio e o Barriclhelo são os que mais se aproximam deste posto.

  • imbecis..ele nao esta comparando helinho com senna….nem querendo compará – lo com os tres maiores pilotos do pais…ele está comentando o pós senna…os pilotos que vieram depois….rubinho, kanaan, massa, helinho, gil, etc….e eu condordo com ele…apesar de achar o rubinho um baita piloto.

  • Vocês estão confundindo alho com bugalhos. O Victor disse o melhor piloto brasileiro depois de Senna, ou seja, após sua morte. Emerson e Piquet vieram antes.
    Helio é um ótimo piloto e vive um caso de amor com Indianápolis, mas vou ter que discordar do Victor. O grande piloto brasileiro, depois de Senna, chama-se Gil de Ferran.

  • Um vice do Massa talvez tenha tanto valor quanto três vitórias em Indianápolis, logo…Castroneves não é melhor do que Piquet e Fittipaldi, sem sombra de dúvida. Ah, é mesmo, e o título do Emmo na CART e o bi na Indy 500 ? Isso não conta ?!?!?!!?!?!

  • Vocês leram o que ele escreveu? Ele não disse que era melhor que Senna, nem que era melhor que os demais citados, e sim melhor DESDE A MORTE de Senna.
    Mas enfim, eu não sou fã de ovais e do automobilismo norte-americano em si, e acho difícil comparar pilotos de categorias diferentes, mas que é um grande piloto ele é, acho eu.

  • com certeza é o mais bem sucedido piloto brasileiro depois da morte de senna senna(1994), vencer 3 vezes a indy500 não é pra qualquer um e se vencer a quarta será um feito muito maior que 6 monacos. não estou desmerecendo o feito de senna, gigantesco por sinal, mas o indy tem muito mais história que monaco, ja que na formula 1 é só uma vitória e na indy é um titulo, vale uma temporada, 500 mil pessoas acompanham a corrida no circuito e alguns milhões de americanos pela tv, são mais de três horas de corrida a mais de 360 km/h com 33 carros e alguns que são mais trincheiras que bons pilotos, o risco de acidentes o tempo todo, enfim ganhar a indy500 (na minha opinião) é colocar seu nome na maior história do automobilismo mundial, antes de monaco, le mans, monza, daytona já havia indianapolis.
    traduzindo: depois da morte de senna (1994) o melhor.

  • Os 3 comentários até o momento estão precisando ler melhor o texto antes de comentar.

    ” melhor piloto brasileiro depois da morte de Ayrton Senna?”

    DEPOIS da morte de Senna não está considerando Piquet, Emerson e muito menos o próprio Senna.

    A pergunta é, Helio é melhor do que Barrichello, Massa, Kanaan e cia?

    Eu não sei responder.. na F1, nenhum brasileiro ganhou título ainda, e a Indy eu não acompanho.. o Tony já foi campeão alguma vez?? Não sei se as 500 milhas tem mais importância do que o título.

    É uma pergunta válida.

  • Não dá para comparar muito. Acho que ele é um “especialista” em Indianápolis, coisa que nenhum dos outros era. Só dá para comparar com a relação especial entre Senna e Monaco, que era muito maior.

    Mesmo assim, comparando com os outros pilotos dos últimos 15 anos, acho que é dos melhores sim. Pelo menos, o que tem melhores resultados para ostentar. Torço para que domingo que vem ele ganhe de novo!

  • sim apos a morte de senna foi o unico com a faca nos dentes consegui com carros identicos aos seus rivais 3 vitorias em indianapolis;nao treme como barrichello;tem estrela brilho de vencedor que faltou a massa ,de ferran,

  • Infelizmente alguns não entenderam a sua pergunta…
    Ninguem disse q o Helinho é melhor ou pior que Emerson, Piquet ou Senna.
    Acho q o Gil apesar de ter ganho somente 1 Indy 500, mas tb Campeonato foi mais completo…
    Agora , com todo respeito , comparar Monaco com Indianapolis em termo de corida de carros é PIADA..

  • Ahh nem dá pra cogitar isso. Ele se destaca numa categoria em que há uma leva de pilotos medianos e outros simplesmente medíocres. Existe até não-pilotos correndo na indy, vide Mika Duno.

  • A pergunta é:
    “…é o melhor piloto brasileiro DEPOIS DA MORTE de Ayrton Senna?”
    Provavelmente o mais vitorioso, mas “melhor” é díficil dizer.
    Comparar um piloto da Indy com pilotos da F1 (Massa e Barrica) não é simples.
    O que vimos foram pilotos da F1 vencendo na Indy e não o contrário.

  • Discordo do Sr Sidney .
    ganhar em Indy500 é muito mais dificil que qualquer circuito de F1..
    Em Indy a maioria dos carros estão nivelados..e a circunstancia da pista muda muito…
    nem sempre o melhor carro ganha
    Ganhar 3 vezes em Indy500 não é para qualquer um não.

    Senna o maior ..mas não admito o desprezo para com as vitorias de Helio CastroNeves

  • Não sei se Helio é o melhor piloto pós Senna, mas certamente é o mais eficiente. Estava lá e vi ao vivo e a cores o que ele fez hj durante o pole-day, foi realmente incrível, começando pela sua coragem de abortar sua excelente 2 posição no grid provisório para tentar a pole. Isto é porque confia em si mesmo e sabe o que é capaz de fazer com o carro que tem. Parabéns ao Helio, irrepreensível, eficiente, rapido, bom de mídia, enfim… sabe como poucos viver no automobilismo Americano.

  • É difícil avaliar as carreiras de Helio e Tony, pilotos muito respeitados nos EUA, mas que não tiveram chances na F1. Tony fez um único teste na Honda em 2006, se não me engano, e Helio esteve bem perto da Toyota na época do Cristiano da Matta.
    A Fórmula 1 ainda é (e acho que sempre será) a categoria TOP do automobilismo mundial, já tivemos inúmeras provas de que na F1 o buraco é mais embaixo, nenhum piloto que veio da Indy foi bem sucedido na F1, à exceção, talvez, de Jacques Villeneuve.
    Podemos dizer que Helio foi o piloto brasileiro mais bem sucedido depois de Senna, devido às suas três vitórias em Indianápolis, mas não o melhor.
    Na minha lista, após os três grandes, colocaria Barrichello, e Massa, por terem sido bem sucedidos na F1, com mais de dez vitórias cada um, e, em seguida, de Ferran, Kanaan, e da Matta, nessa ordem, todos com títulos na Indy. Castroneves ficaria em seguida. Para fechar o ” top ten” de pilotos brasileiros na história pós-1970, colocaria também o José Carlos Pace, mas não sei em que posição ele estaria nessa lista, pois não o vi pilotar.

  • Hélio talvez fique no 5o lugar.

    E quem disse que o Senna foi o melhor? Com o melhor carro é fácil ganhar. Difícil é ser campeão sem ter o melhor carro, coisa que o Piquet e Fittipaldi conseguiram. Ainda tem o Pace na frente do Castro Neves. Este não viveu o suficiente para ser campeão de F-1.

  • Acho uma comparação ligeiramente sem propósito. Os desafios do oval são muito diferentes do circuito misto. No entanto, comparando apenas estilo de pilotagem, o acho mais próximo do estilo do Nelson Piquet: técnico, acertador de carros, mas que sabe “vir no braço” se for necessário (ao contrário do Prost, que sabia acertar mas não “tirava leite de pedra”). Eu o compararia ao Bobby Rahal.
    Quanto à chance de vitória na prova desse ano, creio que é real. A conferir.

    • prost é mais ‘um dos cara’, mano! é tetra! é tetra!, como gritaria o galvão… mas como piquet (o pai), nada comparavel. lembremo-nos que ele era mecanico do reutmann 4 anos antes de ser campeao em cima do hermano! pós-senna, voto no rubinho, pelo conjunto da obra – he he he!

  • Incrivel como perguntas simples parecem precisar de legenda…

    O Martins perguntou se o Helio é o melhor brasileiro DEPOIS, que surgiu DEPOIS de Ayrton Senna, seus burros!!!

    Não sei se foi o melhor, Barrichello pra mim está pau a pau com ele, mas talvez tenha sido sim…

    E mais respeito com a Indy, não quer dizer que um piloto de F1 ganhe tudo com facilidade na Indy, muito menos vice e versa, embora tenha acontecido no caso de Mansell e Piquet na Indy e Villeneuve, o Jacques, na F1…

  • Acho que Rubens Barrichello e Felipe Massa foram melhores. O nível da F1 é bem mais alto. Além disso acho que o Gil de Ferran foi Melhor. Conquistou dois campeonatos na mesma equipe do Helinho.

    • nivel da f1, cara pálida?????? – fala sério, cheio de marmeladas, schumacadas e barriqueladas – fora a alonso-briatorada que LITERAL E DE FACTO tirou o caneco do massa! tri em indianapolis, né pouca coisa não. agora, comparemos algun dos contemporâneos: emmo-stewart-clark-lauda; piquet-lauda-andretti-prost-mansell-senna; xumaquer-damon-rubinho – acorda gente!

  • Não acho. Aliás, tenho certeza!
    Nelson Piquet e Emerson foram melhores.
    Ele talvez seja o melhor depois de Piquet, Senna e Emerson… Talvez…

    • Amigo, acho que você está fazendo confusão. Piquet foi contemporâneo de Senna e Emerson fez carreira antes do Ayrton. O Victor pergunta se, dentre aqueles que surgiram após a morte de Senna, o Hélio é o melhor piloto brasileiro.

      Quanto à pergunta, o Hélio é o melhor, mas no mesmo nível do Gil de Ferran.

    • Então você concorda. Pois Piquet e Emerson existiam antes da morte do Senna.
      Eu acho que não dá para comparar, pois seria o mesmo que comparar o Falcão (do futsal) com o Pelé.

  • Não , em qualquer criterio Campeonato o senna tem 3 , o Helio ainda não tem , ganhar 4 vezes indianapolis é menos do que 6 monacos , poles então nem se fala , vitorias simples outro banho.

    É um bom piloto , rápido , técnico , mas em um patamar abaixo , seria um otimo coadjuvante na F1 atual

    • Sydney,concordo com seus numeros. Mas eu entendo que a pergunta do Vitor nao tem a intensao de comparar Senna vs Helio, mas de saber a opiniao de todos se Helio eh o melhor piloto brasileiro apos Senna. Faz sentido o que eu Entendi? Talvez a comparacao correta seja Helio vs Gil de Ferran, ou Cristiano da Mata, ou Barrichello, Andre Ribeiro, Massa, Tony Kanaan etc.

    • Meu amigo, não compare jamais Mônaco a Indianapolis.

      Se você entende um mínimo de automobilismo, saberá que a corrida de Indianapolis tem mais de um século de tradiçao. Mônaco não tem nem setenta anos.

      UMA vitória em Indianapolis vale mais do que três em Monaco.

      E só um adendo…

      Apenas Graham Hill e Juan Pablo Montoya venceram tanto em Indy como em Mônaco em suas carreiras.

  • O que ele tem de “grande piloto”??? Dar voltas num círculo de asfalto com um monte de pilotos que nunca conseguiram chegar na F1, ou se chegaram, sairam de lá por baixo?

    Uau… Que paradigma…