MENU

12 de junho de 2010 - 18:00F1

Blame Canada, 6

SÃO PAULO | A FIA acaba de anunciar uma punição a Hamilton, apenas financeira. O piloto foi multado em US$ 10 mil por não ter completado a volta de retorno aos boxes após a classificação no tempo estipulado. Na verdade, o inglês não completou a McLaren, numa artimanha da equipe que vai abrir mais um precedente na confusa F1.

O regulamento confuso e mocorongo da F1 estabelece que o piloto não pode exceder em 30% o tempo normal de volta a passagem de retorno aos pits nos treinos e na corrida. Então, se a volta no Canadá é completada na casa de 1min15s, não se pode demorar mais do que 1min40s ou 1min41s a volta em que o glorioso competidor se encaminha para os boxes. O regulamento técnico, em seu artigo 6.6.2, afirma que sempre deve haver 1 L de combustível no tanque ao final de todas as sessões.

Hamilton não teria esta quantidade de gasolina até chegar os pits. Aí a McLaren deliberadamente pediu via rádio que desligasse o motor e parasse. Assim, Lewis não completou a tal volta no tempo solicitado.

Com uma simples advertência e uma multinha, a FIA abre uma brecha para que todas as equipes passem a colocar uma volta menos de combustível durante a classificação para que os carros fiquem mais leves e, portanto, mais rápidos, afinal não se corre o risco de perder a posição conquistada na sessão. Definitivamente, a FIA não sabe fazer regulamentos.

41 comentários

  1. José disse:

    Mais uma do Hamilton, mais uma brecha da FIA… assim fica difícil!
    Como torcedor do Schumacher, ontem descaradamente ele deveria ser punido (duas vezes até), quando não deveria, é… Vai entender!

  2. Mauro disse:

    ISSO É ROUBO DESCARADO!!!

    E ELE AINDA FAZ CARA DE BONZINHO…

    RÍDICULO NÃO HAVER PUNIÇÃO.

  3. Aliandro Miranda disse:

    Claro que sei!

  4. edison disse:

    McLaren e McLaren,
    Os caras sao bons demais da conta. Eles levaram sete corridas para chegar no ponto que estao. E melhor estar meio ponto na frente que 1 ponto atras.
    O Hamilton disse que tudo esta em jogo, vale a pena apostar no fator pneu.Vamos ver quem esta certo.
    Oh, sinto muito , a corrida ja acabou e os prateados de Woking fizeram 1-2 novamente com Hamilton vencendo.
    Bem, resta esperar pela proxima corrida. Macca liderando os dois campeonatos.

  5. jaime_contabeis disse:

    O regulamento prevê que punição deve ser dada a quem deixar de levar o carro aos boxes após o treino classificatório!? E prevê que punição deve ser dada a quem não deixa ao menos um litro de combustível no seu tanque após esse treino!? Caso no regulamento não estejam previstas essas punições, ficam as brechas.. não se pode dizer que não ocorreu uma punição, agora, se ela foi branda ou não é mera especulação.. Deveriam estar previstas por escrito.. abçs. Jaime.

  6. Dartha disse:

    É…

    Mais uma vez, a McLaren utilizando-se de “brechas” para mais uma de suas artimanhas… e sempre o Hamilton como “pivô”.

    Agora, o mais bonito foi ver o Hamilton, com o carro em movimento, com metado do corpo pra fora (nunca vi tal cena e não sabia que era permitido)… e depois, empurrando o carro “a la Mansell” (gostaria de me lembrar em qual corrida isso aconteceu).

    Não sou de ir muito com a cara do “Robinho” (se lembram que o GB o chamava assim em 2007???) mas foi bom de ver que, pelo menos, alguém tenta fugir do padrão.

    Quanto ao Massa (só rindo mesmo)….
    o engraçado é que não vejo mais aquela grande maioria dos jornalistas e pessoas que malhavam o Kimi em 2007, 2008 e 2009 se manifestando, agora, que o Alonso (picareta nº2 do grid) está colocando tempo sobre o Massa. E o pior é que o Massa, como o GB diz, tem “10 anos de Ferrari, todo mundo gosta dele, ele conhece todo o pessoal, conhece como ninguém o carro”, etc.
    Alonso, com alguns testes de pré-temporada e 8 corridas, já DEMONSTRA estar muito mais preocupado com o carro e com o campeonato. Não ficarei admirado se, em 2011, a Ferrari fizer um carro ao gosto do espanhol (ai todo mundo vai reclamar de “favorecimento”); será merecido.

  7. Samuel Alves disse:

    A FIA não está protegendo o Hamilton demais nessa temporada, não? Primeiro o zigue-zague, agora isso…

    • Fernando disse:

      Não pois para isto Hamilton precisava ter infringido o regulamento, coisa que não houve, óbvio não?

    • Anderson disse:

      O zigue-zague não é uma infração? Até hoje só ele não foi punido por isso. E teve várias outras coisinhas. A FIA sempre tem seu protegido. Ele é o novo dick vigarista com conivência da FIA.

    • Mauro disse:

      Sim, protege demais, lembrem do GP da australi 2009, se repetisse novo procedimento analogo (ma-fé) seria excluído.

  8. Robert Abe disse:

    Concordo com vc,Victor.a FIA ta uma piada so.espero q com este precedente,a FIA reveja o regulamento,assim como foi o caso em Monaco entre o Schumacher e Alonso e a FIA precisou reescrever o regulamento.somente uma palavra:piada…

  9. ba disse:

    Que o regulamento é bisonho, ninguém tem dúvidas (não prevê direito essas situações, mas estipula a cor do tapete do pódio), mas os comissários não podem variar o valor da multa? Acho que, se chegar nos 6 dígitos de maneira reiterada, pode dar uma dorzinha de cabeça ao bolso (seja lá o que for isso).

  10. Cacthos disse:

    Multas de 10k? É isso que custa um pole? As equipes vão todas adicionar mais 190k por carro ao orçamento do proximo ano.
    FIA cometou um erro que pode gerar mau comportamento generalizado. E a psicologia explica o porque:
    http://youarenotsosmart.com/2010/05/31/fines/
    Fui!

    • Fernando disse:

      Punição administrativa me caro, sempre é pecuniária, concordemos ou não, esportivamente Hamilton jamais violou o regulamento. E detonou na corrida.

  11. Altair disse:

    Pois é Diego, esta minha colocação foi meio que um desabafo, pois não vejo HOJE futuros campeões brasileiros na F1. Talvez o Lucas, quando tiver um carro competitivo. Não acompanhei toda sua carreira, más as informações que recebi é que o cara é muito bom. Vamos torcer!
    Grande abraço
    Altair

  12. Carlos Ganhadeiro disse:

    Eu tenho visto isso acontecer em todos os setores da vida, e não só na F1. Cada vez mais, ser espertinho vale a pena, e as regras não estão mais cumprindo seu papel, se é que ainda existem. Nos dias de hoje, o crime compensa sim, e muito. E sempre vai ter gente que vai dizer: que exagero, nã foi crime, foi apenas uma burladinha legal nas regras…

  13. Flavio disse:

    Erro de cálculo, com certeza!!! 1 litro de gasolina F1 pesa cerca de 800gramas. Se o Hamilton comer uma macarronada e não cagar antes da corrida já dá isso…rsrsrs Mas o normal dele mesmo é fazer as cagadas durante a corrida… Quanto ao Massa, vai ter que entrar no mesmo curso que o Shummi: “Como andar mais rápido que seu companheiro de equipe”.

  14. Jáder, O Pitoresco disse:

    Alguém sabe por que os carros não estavam usando as calotas aerodinamicas no treino oficial? E é impressão minha ou a Virgin resolveu adotar à “barbatana” traseira?

    • Junior disse:

      Você deve ter percebido somente agora, mas eles deixaram de usar desde o início do ano. As calotas foram proibidas em 2010.
      Quanto a Virgin, confesso que não percebi nada.

    • Mirax disse:

      Pq as calotas aerodinâmicas foram proibidas pelo regulamento esse anos. E desde a primeira corrida desse ano, que os carros não usam as calotas.

  15. vinicius disse:

    Caramba, estou velho, mais ” MOCOROMGO ‘ ?

    Eu não falo esta giria a mais de 30 anos, minhas filhas, que tambem e da familia Martins e Furlan, ainda dizem que eu e que falo girias antigas.
    So porque gosto de rok , ” PAULEIRA’ esta e da sua época, VITOR

  16. Felipe Marcos disse:

    Acho que a artimanha não foi planejada pela Mclaren, visto que ele abriu a última volta faltando alguns poucos segundos para encerrar o tempo… eu acho que ele viu que daria tempo de dar mais uma volta e resolveu (ou resolveram) de última hora fazer essa última volta aberta em ritmo de classificação para a pole.

    Mas concordo com você, acho que ficou mal explicado demais essa história.
    Eu se fosse chefe de outra equipe faria isso em todas as corridas daqui pra frente e ninguém poderia me impedir.
    Arrumava um patrocinador pra pagar as multas apenas!

    E foda-se se foi planejado ou não, a questão não é essa… eu acho que deveria ser punido sim. Ou libera de vez ou pune.

    • Junior disse:

      Exatamente o que imagino. A McLaren não estava programada para dar esta última volta, mas como o Hamilton conseguiu cruzar a linha de chegada alguns segundos antes do cronômetro zerar, eles resolveram tentar mais uma.

  17. Daniel Bittencourt disse:

    Comentário que deve ser analisado aqui é do Altair …realmente à de si pensar nisso

    • Altair disse:

      Valeu Daniel, esta minha colocação foi meio que um desabafo, pois não vejo HOJE futuros campeões brasileiros na F1. Talvez o Lucas, quando tiver um carro competitivo. Não acompanhei toda sua carreira, más as informações que recebi é que o cara é muito bom. Vamos torcer!
      Grande abraço
      Altair

  18. Alexandre disse:

    Tudo que não está proibido no regulamento, se torna permitido. As equipes leem o regulamento, acham as brechas, executa uma estratégia e deixam a FIA de cabeça quente, pois não é capaz de fazer um regulamento simples e decente.

  19. Aliandro Miranda disse:

    Estou mais inclinado a pensar que isso foi mais um erro de cálculo da McLaren do que uma esperteza.

    Tudo bem, colocar uma gota de combustível e mandar o carro para a pista é válido, sim, para ganhar tempo na volta. Mas a distância que faltou para trazer o carro para os boxes, em baixa rotação de motor, seria ínfima nesta economia, e não deixaria de dar a pole ao Hamilton, e ainda sobraria o tal 1 litro no tanque.

  20. elias dantas disse:

    Fala aí Victor; a Mclaren dando uma de esperta. E com relação a stock, faz tempo que deixei de acompanhar pela falta de respeito da globo pelos telespectadores tv aberta.

  21. Altair disse:

    Parece que estou revendo a época de Barrichelo com o Shumi na Ferrari, más com uma grande diferença: pelo menos ele sempre andava 1 posição atrás, e não 2, 3, 4 como estou vendo agora com o Massa! Será que o acidente o balançou tanto assim?

    • Diego de Araujo disse:

      eu já imaginei isso antes do campeonato começar! Mais para aqueles que diziam que o brasileiro ia assombrar o Principe das Asturias, ta ai a resposta!
      Parabéns a Mclaren, ou aquele que viu essa brecha no regulamento!!

  22. Altair disse:

    Concordo plenamente. E quanto ao Massa, pra variar atrás do Alonso. Estou deixando o coração de lado e encarando a realidade, Massa treme ao lado do Alonso, e este último vem tirando tudo da Ferrari! Acho que o Massa não deveria ter renovado com a Ferrari, e sim ter procurado um lugar na Red Bull, ao lado do Vettel!
    Abraço.

  23. Sansquer disse:

    Isso e mais o fato que precisou do pneu macio, enquanto a Red Bull fez o tempo com o pneu duro, que é 0,200 mais lento, justamente a diferença do Hamilton para o Webber.

    Foi apenas um show-off

  24. Antonio disse:

    Rubinho na frente do alemão: o galvão deve tar louco da vida srsrsr.
    Hamilton é bom gente, com pouca, muita ou nenhuma gasolina. O cara dá show, se chover amanhã e ele não se rebentar no muro vai ser linda a corrida. Alonso vem que vem tb.
    As red bull vão se embrulhar na primeira curva :D

  25. Rafael Vieira disse:

    Mas uma coisa os caras da Mclaren são fera hein? Calcular o combustível tão precisamentea ao ponto de após o qualifying saber o momento exato do cara cortar o mortor não é fraco não. hahahah

  26. Renato disse:

    E quem sabe fazer regulamento?? A CBA??

  27. Isso ficou muito claro.

    A Mclaren arriscou com o Hamilton e salvou a corrida com o Button, 0.500 mais lento, ou seja, com a quantidade de combustível que todomundo com bom senso deixa no tanque.

    Esse tempo do Hamilton é tão falso quanto o Maradona tocando vuvuzela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>