MENU

10 de julho de 2010 - 12:36F1

Molho inglês, 4

SÃO PAULO | Dizem que uma equipe cuja identidade não pôde ser revelada fez um pedido e o rapaz do delivery estava de folga. Aí chamaram um baixinho que não tinha muito o que fazer, viram que o pacote não era muito pesado e pediram sua ajuda.

O que será que tem ali na caixa do Bernie, hein?

A melhor resposta ganha um rolo de papel Primavera versão rosa e áspera.

31 comentários

  1. Machado disse:

    Maquete de mais uma pista enfadonha do senhor Hermann Tilke

  2. Rafael disse:

    é a terceira asa da red bull que chegou as pressas para o Webber, ele tava escondendo.

  3. Patrick disse:

    Ouvi dizer que o Max Chicotinho mandou uns brinquedos pro Tio Bernie. Deve ser isso.

  4. Daniel Ramos de Oliveira disse:

    Deve ser a Roleta pro os comissários de bordo,deciderem quem ia levar punição ou não.Porque o 8 do Alonso levou tempo pra cair em?

  5. EDU H@RMEL disse:

    Fácil: é a comissão dele sobre a bilheteria..

  6. Eduardo disse:

    Se os troféus forem como pratos, os 3 estão nessa caixa…

  7. Harry disse:

    No papel colado na caixa está escrito:

    “Eric
    please friend …..(não dá pra ler)”

    Será que é para o Eric Boullier, chefe da Renault?
    Alguém viu o Briatore hoje?

  8. Roberto Cruz disse:

    Se o próprio Bernie está carregando, só pode ser dinheiro.

  9. Renan do Couto, SP disse:

    Se ele fosse maldoso diria que é a Eliza, mas não creio que o Tio Bernie faria isso, então devem ser seus pacotes de fraldas geriátricas.

  10. Raphael disse:

    Victor, andei pesquisando e acho que entendi o porque do carro da Red Bull ser tão rápido. Mas para entender, temos q falar do cara que criou esse carro.

    O interessante é ver que o Adrian Newey é um gênio.

    Primeiro ele inovou ano passado ao usar um sistema de suspensão traseira diferente chamado de “pull rod”, que ja tinha sido muito usado no passado, mas que tinha caido em desuso.

    Esse ano ele trouxe esse difusor-escapamento, que ja tinha sido usado a muito tempo atrás, mais precisamente em 1983 pela Renault, que usou esse conceito para ganhar mais downforce ja que naquela época os túneis de efeito solo tinha sidos proibidos. Esse conceito foi implementado devido ao uso dos motores turbos, que mantinham fluxo suave dos escapes para os difusores e o resultado era um efeito de donwforce constante.

    Quando a formula 1 mudou de motores turbos para motores aspirados, esse conceito do difusor-escapamento caiu em desuso, pois os motores aspirados não conseguem gerar um fluxo constante de ar no escapamento, sofrendo influencia forte do acelerador. Como consequencia, o efeito desse sistema fica limitado.

    A ultima equipe que usou esse sistema tinha sido a Mclaren no MP4-16 em 2001. Advinhem que era o projetista nessa época??? Ele mesmo, Adrian Newey.

    Ano passado com as novas regras, os projetista ficaram em duvidas se poderia ou não explorar bem os difusores, e o Adrian Newey foi um deles. O RB5 que ja era um carro aerodinamicamente fantastico sem o difusor, ficou muito melhor com o desenvolvimento que o Newey fez no RB6.

    É desse sistema difusor-escapamento que vem o grande diferencial da Red Bull.

    Como falei anteriormente, o uso dos difusores escapamento é limitado devido aos motores aspirados, que não mantem um fluxo constante no escapamento. Para resolver esse problema, a Red Bull desenvolveu um sistema de mapeamento da queima da mistura ar-combustivel para utilizar apenas durante os treinos ou em parte da corrida. Esse mapeamento força o motor a fazer uma queima mesmo quando não se está em aceleração plena, que é exatamente o momento que cessa o fluxo de ar do escapamento para difusor e gera um perca de downforce. O mapeamento que a RBR fez cria uma queima em excesso e mantem um fluxo mais constante de ar do escapemento sobre o difusor, mantendo um downforce mesmo nas desacelerações. Mas isso tem um custo, gera um super aquecimento dos escapamentos e, consequentemente, do motor, o que explica um pouco as diversas quebras de motor q a RBR sofreu esse ano mesmo. Alem de aumentar o consumo de combustivel. Em função disso, a RBR tem usado esse sistema apenas nos treinos e as vezes em parte da corrida.

    Além disso, o calor espelido pelo difusor ajuda no aquecimentos dos pneus traseiros o que aumenta consideravamente o grip mecanico tambem. Porem isso atrapalhou durante o GP do Canadá que ocorreu em altas temperaturas e prejudicou a aderencia dos pneus.

    Esse carro da Red Bull é um obra da engenharia e só poderia ter sido feito por um gênio como Adrian Newey.

    • Rafael Apache disse:

      Mas, neste caso como eles fazem pra utilizar o sistema só em parte da corrida?
      Pelo regulamento são proibidas peças aerodinâmicas móveis com exceção das asas dianteiras. Portanto esse difusor por si só não é a parte mais relevante do rendimento da Red Bull.

    • Daniel Ramos de Oliveira disse:

      Nossa amigo,agora eu entendi o que é isso que o Adrian Newey fez.E tambem o porque de tantas quebras numa parte desta temporada.A Renault,poderia se utilizar disso tambem né?Porque parece até que o motor ficou com o dobro de cavalos,e ainda tem uma grande economia.Mas acredito que a Red Bull,só está se utilizando deste artificio,somente no Q3 dos Treinos classificatórios,pra conseguir a pole.

    • Raphael disse:

      Rafael Apache, seria apenas um novo mapeamento da injeção que é feita no volante. O piloto ajusta para na volta rapida o sistema trabalhar com queima em excesso. Isso é possivel, mas o custo é alto, pois aumenta a temperatura do escapamento e do motor consequentemente. O q pode acarretar quebras. Não dá pra usar o tempo todo, mas so em uma volta rapida.

      Na corrida, poderia ser usada para fazer uma volta rapida antes de um pit-stop ou algo do genero.

      Mas esse sistema explica o porquê da RBR ser tão mais rapida apenas na volta rapida do treino. Na corrida, as outras estão bem proximas, pouca coisa atrás.

      E não tem nada de peças aerodinâmicas móveis, a diferença é q eles soltam os gases do escapamento pelo difusor, o q aumenta a pressão aerodinâmica e por isso consegue fazer o carro andar mais rapido.

      Isso é bem antigo e ja foi muito utilizado na F1, mas caiu em desuso porque nao funciona 100% para os motores aspirados. Em motores turbo, esse sistema é eficiente durante as corridas tambem e não apenas nos treinos.

    • Raphael disse:

      Daneil,

      exatamente, a RBR so usa nos Q3 e na volta lançada q vale a pole. É por isso q o dominio delas no Q3 é muito grande.

      E acho q a Renault deve ter sacado q eles estavam fazendo isso assim q verificaram os motivos das quebras dos motores no inicio da temporada.

      As outras equipes ja sabem, o problema agora é como elas vão inserir isso de forma que os motores não quebrem, tem toda uma preparação diferente pra peças.

  11. Junior disse:

    Como pode ser claramente lido na etiquerta, esta escrito “Box 2″.
    Evidentemente tratasse de um “presentinho” da Pirelli devido a ajuda dele para aprova-la como nova fornecedora de pneus da F1.

  12. Cláudio disse:

    Sim, mas considerando o monte de feridas na boca, pode ser um carregamento medicamentoso… Vai saber o quê o Sir colocou na boca… hahahahahahahahuahuauhauhauhauhakkkkkkkkkk

  13. Cláudio disse:

    Nem ele sabe… A encomenda foi enviada no ônibus do Eric…
    E pela cara de espanto, deve ser alguma coisa cabeluda… Será a explicação da Hispania a respeito do “gelo” ao Senna??? huahuahuauha

  14. Leandro disse:

    O Bernie tá fazendo uns contrabandos de peças encontradas no lixo de equipes grandes, que trouxeram um pacote aerodinamico novo e deixaram ali mesmo no lixo de Silverstone as velhas e obsoletas peças,e está levando na caixa, umas peças pra ver se a Hispania,Virgin ou Lotus quer comprar,você sabe, nessa vidinha ruim dele de pouco milhões por corrida, se não fizer um bico não conseque sobreviver.

  15. Rafael Apache disse:

    Seja o que for, o ERIC da etiqueta vai receber…

  16. Rafael disse:

    São as roupas sado-masoquistas usadas pelo Max Mosley. Entrega especial!

  17. Saulo disse:

    a caixa contém um suprimento de viagra genérico.

  18. rafael mendes duailibe disse:

    uhauahuaha o que tem na caixa, dinheiro…muitas e muitas libras esterlinas… não pode ser mais nada além disso, mais se é para concorrer ao prêmio eu diria que na caixa tem uma vuvuzela e uma jabulani…

  19. Alexandre Santiago disse:

    Pela cara de surpreso do Bernie, isto deve ser a coleção de brinquedinhos sado-maso do velho Max.

  20. Mas também pode ser uma encomenda de fraldas geriátricas.

  21. Moleza. Tio Bernie comprou o espólio da USF1, fedex realizou a entrega, devidamente registrada.

  22. Georgy Diniz disse:

    Papel primavera ué! Vc acha que ele tem essa cara por que motivo….. ^^

  23. Deve ser um simulador de pistas tipo esse que a McLaren usou pra Silverstone: http://www.youtube.com/watch?v=pfutaTOC7Mc

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>