MENU

11 de julho de 2010 - 23:30F1

Cypher e os Piquet

SÃO PAULO | Na segunda de manhã, vai ao ar no Grande Prêmio um material meu em parceria com o esforçado Felipe Paranhos, que revela o princípio de negociações entre a Cypher e a família Piquet visando a vaga 13 da F1 em 2011.

A Cypher é um grupo americano que beira o anonimato e que já tem Jonathan Summerton em seu projeto. Paranhos foi buscar algumas informações com a própria equipe, em entrevista que vai ‘às bancas’ na próxima quarta-feira, com a edição nova da Revista Warm Up. Acabamos descobrindo o nome do capitão do projeto e que contatos já foram feitos com Nelsinho Piquet.

Nelsinho está feliz, ao que parece, na América. Mas talvez não descarte um retorno à F1, ainda mais que o episódio da manipulação em Cingapura virou fumaça. O que preocupa é esse ar de mistério da Cypher, que concorre com a Epsilon Euskadi e a Durango, por exemplo.

Logo mais os detalhes, mas já cabe a pergunta: vale a pena se envolver com uma equipe cujo passado inexiste e/ou voltar à F1 para ser entregue às feras?

18 comentários

  1. Júlio R. disse:

    Já vi esse filme antes…

    Grupo norte-americano desconhecido… querendo montar equipe na F-1… se fosse os Piquet pulava fora… chuta que é macumba!!!

  2. ba disse:

    (atendendo a pedido twiteriano)
    Ok, digamos que o acordo se estabeleça. A FIA chancelaria a equipe sem titubear?? Não desconfiaria de outro grupo norteamericano (ou, como diria Flavio Gomes numa metalinguagem singular, “norte-americano, nortamericano?”)?? E, pior, não desconfiaria de um piloto que fez o que fez??

    PS: FYI, “Cypher” era o nome do cara vendido no Matrix.

    • Claudio disse:

      E tem mais… se a sede da Cypher ficar em Charlotte, lembrem-se… a USF1 também ficava. Sei lá, tem coisa muito mal-contada nessa história toda.
      A começar por quais critérios a FIA usa para selecionar quem vai participar da Formula 1.
      E como perguntar não ofende, espero não estar sendo inocente … se sabidamente a Epsilon Euskadi e a Prodrive tem alguma história e alguma reputação no automobilismo, porque a FIA não dá a menor bola pra elas ?
      Se a FIA é tão criteriosa com a seleção das equipes que participam do campeonato, como é que aceitou a inscrição da Hispania e da USF1 ???

  3. Julio disse:

    O Piquet é um parceiro do Tio Bernei.

    • Concordo contigo, Julio!
      .
      E tem mais, o Tio Bernie tá doidinho pra expandir a F1 no mercado americano.
      .
      Acho que o Piquezão só entra nessa se não precisar entrar com muita grana, talvez só com contatos (buscando engenheiros na GP2, viabilizando as coisas com a FOM através da amizade com o Bernie, ect etc etc)

  4. Aliandro Miranda disse:

    Se Nelsinho não voltar por esta porta, por qual voltaria?

  5. Anderson Modesto disse:

    Parabens ao Nelsinho, agora ele tem um futuro muito bom pela frente, só falta colocar a cabeça no lugar um pouquinho enão dar festas como a ultima, regadaa bebidas einternet ao vivo!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. Egon Kniggendorf Jr. disse:

    Victor,
    Gostaria de me desculpar sobre minha posição ontem, ao criticá-lo pela forma como citou Flavio Gomes.
    Perdi meu pai durante a copa, e meu senso crítico ou poder de análise; está comprometido… Sei que isso não dá o direito de falar bobagens aleatoriamente, mas avaliei errado e como gosto de interagir; falei bobagem.
    Me desculpe, sua competencia e seus trabalhos não merecem comportamentos como o que tive com voce.

    Meu sincero abraço,

  7. Victor, acompanhando o Nelsinho pelo twitter, algumas semanas (meses) atrás ele “twitou” de Charlotte, inclusive disse que foi conhecer algumas equipes da Nascar (maior parte delas, se não me engano, é de lá).
    .
    Será que em uma dessas andanças ele não conversou com o pessoal da Cypher, que terá sua sede em Charlotte também?
    .
    Outra coisa, a Piquet Sports não mais existe na GP2, parece que virou Rapax Team. Será que o Nelsão, como ex-dono de equipe não abriria os caminhos para a construção da equipe Cypher?
    .
    Abraços e parabéns pela notícia.

  8. JC Simonassi disse:

    Voltar pra F1 numa situação como o Senna, Di Grassi, entre os outros só irá dar mais munição para quem acredita que o Nelsinho não passa de um picareta.
    Por outro lado, se voltar com um bom projeto e estrutura terá a chance de mostrar seu real valor. Coisa que ele nunca teve nos tempos de Renaultonde reinava o Alonso.

    Não tenho dúvida de que Nelsinho é um gde piloto que estava no lugar errado na hora errada … basta ter boa vontade, para ver que os contemporâneos dele estão aí mostrando que a geração da qual ele faz parte é muito boa (vide o Hamilton com que ele brigou pelo título da GP2).

    Se ele tiver uma boa condição pra voltar a F1 certamente mostrará que é um bom piloto.

    Aliás, como escrevi outro dia desses, o Massa que pra maioria da torcida é um gde piloto ( e de fato é !!!) tá tomando pau do Alonso, o que reforça a idéia de que não é qualquer um que acompanha o espanhol … e portanto o Nelsinho fez sua parte, principalmente porque nunca teve o mesmo tratamento e equipamento da equipe.

    Abraço
    JCS

  9. edu disse:

    Nelsinho piquet, é um piloto diferenciado, e tem e xperiencia na f1, caso piquet pai, tenha participacao na parte tecnica ou esportiva da equipe, isso com certeza, os deixa numa otima condicao esportiva, com certeza, no mesmo nivel de lotus, hisoania, ou virgin, logo de cara.
    Piquet pai sabe tudo de F1…Se tiverem um bom motor, com certeza , ano estarao na ultima fila d grid.

  10. Mosley disse:

    Estou torcendo para que de certo, o Nelsinho merece outra chance na F-1. Se o cara voltar vai querer mostrar serviço. Parabens pelo furo !!!!!!

  11. Wladimir disse:

    A tempos venho comentando com um colega de trabalho sobre a alegria e o jeito descolado que o Nelsinho vem mostrando, pra mim este era o grande sinal de que alguma surpresa em relação a F-1 estava por acontecer.

    Torço por ele e e ainda acredito no sucesso do menino no automobilismo.

  12. Victor Serrão disse:

    Parabéns pelo furo, mas duvido que seja algo que vá mesmo se concretizar. O tempo de Nelsinho, infelizmente, já passou. E eu não vejo o Nelsão com bala na agulha pra bancar uma aventura dessas, não.

  13. Viva o retorno do Piquezinho.

    E que o Piquezão contrate o Seninha.

    Ia ser lindo.

  14. wilson disse:

    Bela noticia.Nelsinho nao pode ficar fora da F1

  15. Luis Pereira disse:

    Parabéns pelo furo Vitor, vamos ler com atenção amanha. Realmente e uma duvida difícil e um risco.
    Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>