MENU

19 de julho de 2010 - 12:55Drops, F1

Drops do esporte

SÃO PAULO | Porque a semana vai ser muito corrida — e quero todo mundo juntinho, numa só voz, acompanhando o Grande Prêmio direto de Hockenheim —, aí vão as infos que pingaram no fim de semana e borbulham no noticiário de hoje:

_ Ecclestone já apontou as armas para o GP de Mônaco como o próximo a ser rifado do calendário. Ouviu-se dele frases como “a F1 poderá sobreviver sem” e “pagam pouco”. Bernie dá uma banana — na verdade, vende, e por um preço considerável — para a tradição da categoria. É bom lembrar que Silverstone, que ao lado da pista do Principado é a de maior história, deixaria a F1 neste ano para dar lugar a Donington Park — que só não entrou porque não conseguiu fazer as obras necessárias. Esportivamente falando, Monte Carlo está ultrapassado.

_ A Stefan, até então caladinha, resolveu se pronunciar. Está, sim, viva na briga pela vaga da F1 em 2011 e já anunciou que vai correr de Cosworth se for a escolhida no vestibular do Tio Bernie. Com isso, e se for verdade, a Stefan volta a ter força porque é a única a ter anunciado publicamente uma parceria com uma montadora, que é do gosto da FIA. Epsilon Euskadi, Cypher e Durango-Villeneuve estão no páreo também. A briga começa a ficar interessantíssima.

_ A Hispania mandou comunicado há pouco dizendo que seus quatro pilotos — Senna, Yamamoto, Klien e Chandhok — vão ter aulas ainda mais interessantíssimas de caminhão em Hockenheim. Há quem diga que os veículos são tão pesados quanto as Rússiacarroças guiadas na F1. Outros foram além, dizendo que Chandhok, sacado impiedosamente, pode aparecer na Truck no fim do ano…

_ E a Rússia está perto de firmar um acordo para uma corrida em Moscou, a partir de 2012. Moscou que sofre com um calor histórico. Hoje só fez 37 graus por aquelas bandas. Ótimo. Que faça rápido. Até pediria que fosse amanhã ou depois de amanhã.

20 comentários

  1. Antonio disse:

    “Até quem enfim uma boa noticia. Espero que Monaco realmente saia, pois vai na contramão da evolução. Todo mundo fala que corrida que parece procissão é chata, isso e aquilo e Monaco é o que? Com a evolução dos carros ela vai ficando cada vez mais chata.” [2]

  2. Gustavo Oliveira disse:

    Bernie é um boçal, isso sim! Está transformando a F1 numa categoria estrangeira, distante de sua casa de suas tradições, de sua identidade. A sorte dele é que a FIA só existe para a F1, caso contrario, alguma das categorias que a federação saceneou já teria roubado muito mercado europeu do tio Bernie.

  3. Jonatas disse:

    Perdão, no lugar de “preverem” do verbo “prever”, entendam “preferem”, do verbo “preferir”…

    Desculpem-me

  4. Jonatas disse:

    Na minha opinião Mônaco é Mônaco e jamais poderia ser retirada do calendário. Independente de ser uma pista travada e tudo mais é uma pista única e a F1 precisa dela sim. Isso ai é conversa do Bernie pra jogar o balão lá em cima para aumentar os valores da corrida. Simples assim.

    Mônaco, Monza, Silverstone e Spa-Francorshamps nunca poderiam ficar fora do calendário. Preverem ver F1 na Coréia ou na Turquia do que nessas pistas.

    Bem como disse um internauta abaixo, a F1 vai trocar de nome e passará a chamar-se Fórmula Ásia.

    E tem gente que é a favor ainda…

  5. Elvis de Muriaé disse:

    Eu acredito é que a Hispania poderia ser vendida e assim uma das novas equipes assumirem o lugar da mesma. Eu acredito que a F1 poderia bebericar um pouco em alguns ideais da F-Indy para melhoarar a competição. Depois de 01 de Maio de 1994, a F1 tornou-se monótona. Nunca vi um capeanato automobilístico sem grandes velocidades?! A F1 esta vivendo esta realidade a tempos. Confundiram segurança com fatta de competitividade. No meu parecer, a F1 deve voltar a certas regras, donde autodromos devem ter altas velocidades com segurança, contratar um engenheiro que ouça os pilotos, acabar com os Kartódromos feitos pelo atual engenheiro, enfim, voltar a dar prazer e velocidade, pois é isto que qualquer amante da velocidade curte.

  6. Pois sabe qual seria a grande cartada? Bernie saca o Gp de Mônaco e o pessoal da Indy estende a mão para ficar com o gp. Imagina só a Indy com as 500 milhas e Mônaco no calendário da mesma categoria. Ia ser legal. Mas o dinheiro realmente fala mais alto, pois é incrível como uma pessoa pode imaginar em tirar os gps de Silverstone e Mônaco e falar em defesa de Xangai e Turquia, onde pode-se ouvir cigarras cantando de tão vazias que ficam as arquibancadas.

  7. Gabriel de Amorim disse:

    Ah, antes de tirarem Monaco, tirem o Tilke!!!!

  8. Thiago Pereira disse:

    Pensando assim a F1 também deve se acostumar a viver sem público, certamente ela pode sobre viver sem fãs. Pois é o que esta acontecendo com a Formula Ásia, também conhecida como Formula 1. Basta ver o público chimfrim presente (ou ausente) nas corridas asiáticas.

  9. Taffamello disse:

    Bernie costuma se indispor com alguns GPs que ele coloca em sua alça de mira. Me recordo que com Imola e Silverstone foi a mesma coisa..

    Me recordo que, neste ano mesmo, o velhinho ja havia trocado algumas farpas com a organização do GP de Mônaco… Acho que era algo relativo a intransigência dos organizadores em manter sempre a mesma data para a prova… Algo assim.

    Só resta saber se as ameaças serão levadas a cabo ou se perderão na brisa romântica do Mediterrâneo… (rs)

  10. Diogo disse:

    Um único comentário: a moça da direita, na foto, tem um pneu sobrando para ceder aos pilotos de F-1 na futura prova em território russo.

  11. Neto Guido disse:

    Até quem enfim uma boa noticia. Espero que Monaco realmente saia, pois vai na contramão da evolução. Todo mundo fala que corrida que parece procissão é chata, isso e aquilo e Monaco é o que? Com a evolução dos carros ela vai ficando cada vez mais chata.

    • Ricardo disse:

      E eu espero que você pare de assistir F1. Mais do que corrida em procissão ser chata, é pista artificial receber o circo, e ignorante se basear nos últimos cinco anos para julgar a categoria. Que se dane o fato de Monaco ter corridas chatas. Este é um dos três eventos mais importantes do automobilismo mundial, e dona do pouco de charme e glamour que a categoria ainda conserva. Se espera ver várias ultrapassagens na pista, disputas roda a roda do início ao fim, você errou de esporte meu amigo. Fórmula 1 nunca foi assim. Deixe seu comentário de lado e vá jogar videogame.

  12. bruno mantovani disse:

    O GP Brasil deve dar muito lucro, pois me espanta o Bernie ainda não ter colocado Interlagos na lista negra.

    • Rodrigo disse:

      Berniedete não perde Interlagos por nada. Interlagos é o churrasco de fim de ano do pessoal da F1. Se o chefe tira, os funcionários se rebelam. E ele deve gostar da vizinhança do circuito.

  13. Emanuel Henn disse:

    Oi Victor, eu vou pra Hockemheim também! Quem do GP que vai estar por lá? FG? VM?

    Abracos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>