Barrichello e Indy: como água e óleo

SÃO PAULO | Um dos assuntos que Rubens Barrichello falou ao repórter Marcelo Ferronato hoje em Hockenheim foi a respeito do único pedido que a esposa fez para o piloto em todo este tempo em que estão casados.

Há dez anos Barrichello venceu sua primeira prova em Hockenheim. Parece que foi ontem, diria o filósofo Flavio Gomes, vertendo um gole de café espresso. Ferronato, então, perguntou se, diante deste passar rápido do tempo, consorte e filhos haviam feito alguma solicitação para que parasse de correr.

Rubens negou, mas revelou: “A única coisa que minha mulher não gosta é de Indianápolis. Eu já fui convidado para fazer, mas ela não curte. Ela tem uma visão de que ir pra lá é para se matar. E é uma coisa que eu respeito”, falou.

Na correria, o caipira Marcelo não continuou o assunto. Provavelmente o convite tenha sido intermediado pelo amigo Tony Kanaan, uma das muitas vagas que a Andretti disponibiliza. Seria interessante ver Barrichello correndo a Indy 500 ou mesmo disputando a categoria, no meio dos ovais, provavelmente na condição de astro, etc. e tal.

Agora já se sabe que Indy e Barrichello são como água e óleo.

Comentários

  • Poxa, que legal ver o GRANDE RUBINHO, onde ele chegou,
    para mim, só faltava mesmo as 500 milhas para ele ser
    igual ao Emmo, adoraia ve-lo correr la
    GRANDE RUBINHO, faz a cabeça de sua esposa e corre la vai……………..

  • Lembro da morte do Paul Dana, em 2006, na abertura da temporada no oval de Miami (durante um treino). Mas me refiro às 500 Milhas.

  • Bastante ignorante a mulher do Barrichello. Claro que já aconteceram acidentes fatais em Indianápolis, mas não me lembro da última morte. Alguém chuta? Acho que deve ter sido pelos idos de 1960, 1970, nada a ver com o automobilismo atual;.

    E o própro Victor já demonstrou nas coberturas o espetáculo que a Indy proporciona.

    • Em corrida? 1973 o último. Mas em eventos, testes, warm-ups, classificações e afins teve Jovy Marcelo em 1992, Scott Brayton em 1996 e Tonny Renna em 2003.

  • A Fórmula Indy é para pilotos medianos ou para pilotos que já estão consagrados se divertirem e se tornarem campeões de novo. Por quê? Bem, é fácil entender. Todos os pilotos campeões na Fórmula Indy – principalmente norte-americanos exceto Phil Hill e Mario Andretti – e que foram correr na Fórmula 1 obtiveram desempenho bem inferior. O contrário já não acontece. O campeão da temporada de 1992 da Fórmula 1, o britânico Nigel Mansell correu na CART em 1993 e venceu o campeonato, sendo o vice-campeão um piloto também não-americano e ex-campeão da CART, Emerson Fittipaldi. A vitória de Mansell, junto a uma estadia curta de Michael Andretti na Fórmula 1 ainda em 1993, foi visto por muitos como uma suposta prova da superioridade de pilotos não-americanos.

    Bem quanto a Barrichello, ele poderia até fazer sim uma grande carreira nos Estados Unidos. Talvez lá, quem sabe seria campeão. Entretanto discordo completamente de quem compara Barrichello a pilotos como Gilles Villeneuve ou Ronnie Peterson. Por quê? Porque esses pilotos eram bem melhores que Barrichello e não se submeteram ao posto de segundo piloto. Ele está há 18 temporadas na F1? Grande recorde. Mas o que adiantou toda essa experiência se o piloto não teve moral para discordar do posto de segundo piloto? Bem diferente da atitude de Webber em relação a Red Bull na temporada desse ano.

    Em resumo, ele é aquilo que os fatos provam:

    1. Sua história na F1 mostra que Barrichello não conseguiu ser um piloto de ponta.
    2. Até que impressionou no começo da carreira e mesmo depois de 17 anos acabou tornando-se um piloto médio, que apresenta resultados apenas satisfatórios.
    3. Apresenta pouquíssimos momentos de genialidade.
    4. Com personalidade submissa, é um profissional altamente influenciável, sendo o preferido para o posto de segundo piloto em equipes que mantém pilotos arrojados e com forte temperamento como líderes.
    5. Dificilmente conquistará um campeonato na F1.
    6. Errou ao não ter planejado a sua saída da F1 com antecedência e se submeteu a um enorme risco em relação à sua imagem, cada vez mais arranhada pela insistência em querer ser campeão.

    • Não é bem assim a história do caso Mansell-Andretti…
      Na época o Mansell pilotou o melhor carro da Indy (não tiro o mérito dele, pois o admirava) e na pré-temporada ele fez mais de 10.000 milhas de teste, com dicas e instruções de pilotos campeões. Entre eles, o Emerson.
      Já o caso do Andretti, foi meio que político. Ele entrou na F1, em 1993, com “ajuda” da FORD (fornecedora do motor naquele ano) para a McLaren naquele ano. Como a McLaren já tinha como pilotos o Senna e o Hakkinen, o Ron Dennis que não é nenhum santinho, “fritou” psicologicamente o Andretti. Pois estava louco para se livrar dele. Isto tudo ajudou Bernie Eclestone à se livrar da incomoda concorrência da F-Cart, que naquela época estava crescendo. Fora isto, recentemente, o Mansell foi o único piloto de F1 que fez sucesso na Indy.

  • Me lembrei de uma declaração do Emerson lá nos anos 1970, quando ele foi convidado para fazer um teste na Indy. Ele disse que aquilo era coisa para loucos que não tinham amor a vida e que o negócio tremia tanto que não dava pra ver a pista. Passados uns dez anos disso ai ,ele foi pros States correr de F Indy.

  • acho que uma corrida na indy nao estragaria a história do Rubinho, não um campeonato inteiro, só uma corrida de exibição, depois, claro, de aposentado na F1

  • Rubinho…o que falar desse cara??
    Ele esta igual a vinho…cada ano que passa fica melhor….
    Não perde o foco Barrica….esse ano acerta o carro e ano que vem … quem sabe o tal titulo mundial…e digo mais: se isso acontecer pode ter certeza que o Brasil vai parar…ele merece!
    Pra cima deles Barrica!!!!

  • o comentário maldoso desse rapaz á respeito de rubens é muito infeliz, sabemos se o cara não for um bom piloto de f1 não fica nenhuma temporada completa ,e ele stá ai há 18 anos ,antes do rubens era torcedor de piquet,qdo ele deixou a f1 eu fiquei torcendo muito mais para ele do q para senna ,torço muito ,desde a jordan e por ai vai,e tenho certeza q ele tem ainda umas duas ,dig vigarista (shumi )tem 41 eo barrica só 38 então….

  • Estou feliz c/ o que li hoje,sou do tempo de ir a interlagos e ver Emerson e compania,cheguei a pensar que os Brasileiros nunca dariam valor a quem o tem pelo fato de nao conquistarem um titolo muitos conquistaram ate mais de um e todos nos sabemos do carater!!!!!!!!!!

  • Uma pena este “pedido” da esposa do Rubinho. Tenho certeza que após a aposentadoria definitiva da F1 na forma que ele está, tem gas de sobra pra competir alguns anos na Indy (temporadas completas) e chegar como pitolo top da categoria pra disputar titulo.

    Logo em uma eventual 1a temporada acho que ele já mostraria resultado, disputando vitórias, nos mistos e se adaptando aos ovais para em uma 2a temporada ser um piloto completo e top.

    Vou torcer pra mulher dele mudar de idéia.

    Abraços a todos.

  • Digam o que quiserem , mais ninguém fica 18 (!)temporadas,… nessa verdadeira selva que é a F-1, nessa categoria unica e absolutamente dificil. sem ser no mínimo bom piloto, tem gente que não gosta do cara, como alguns acima, …fazer o que,… tem que aturar o cara, ..; e se não quiser,.. desliga a TV, ou muda de canal,… vai assistir campeonato de peteca,… F-1. tem rubinho sim a vai ter por pelo menos mais uma tempora, a próxima,… Tô na torcida do cara! Aliás , Rubinho È o Cara! Rubinho! Rubinho! Rubinho!

  • A mulher do Barrichello tem a mesma visão do pessoal que acha que só existe F1. F1 só não mata mais que a Indy pq as velocidades são mais baixas e os ovais são perigosos, mas mesmo assim, não é essa matança toda.

    • A ultima morte na Indy foi em 2006
      A ultima morte na F1 foi em 1994,então se a gente observar pela data do ultimo acidente fatal a esposa do Rubens esta com razão,mas isso não é desculpa pro cara que quer competir em alto nivel,pois na Indy todos correm com o mesmo chassis e com o mesmo motor,mas tem as equipes que se sobresaem sobre a outras(Andretti,Chip Ganassi e Penske).Então seria legal que o Rubens fizesse pelo menos umas 6 temporadas pela Indy,pois na Indy as 2 primeiras temporadas são complicadas(Existem excessões:Mansell competiu em 2 temporadas na Indy e conseguiu o caneco em sua temporada de estreia)Pois o Fittipaldi so foi acontecer na Indy depois de 4 anos de categoria.

  • Parabéns André pelo ótimo comentário, nada mais a complementar e que o nosso amigo Anderson vá se informar um pouco sobre F1 antes de escrever m…. na internet.

  • Tenho uma convicção que ele seria muito bem sucedido na Indy pois não vejo nenhum piloto de lá que realmente chame a atenção. Qualquer pesquisa de melhor piloto entram caras da F1, de raly, de turismo mas não da Indy. Acho legal tambem ele respeitar o pedido da esposa. 18 p/ 19 ou ate 20 temporadas não êh pra qualquer 1.

  • Seria muito legal mesmo, saindo daqui e 1 ou 2 anos da F1 tenho certeza que o Barrichelo faria uma boa atuação dentro da Indycar por mais alguns anos como fizeram Emerson e Mansell e Mario Andretti, Acho que correndo por Andretti, Penske ou Chip Ganassi iria vencer corridas por lá, além é claro que chamar muito a atenção dos Norte Americanos, então já que não o teremos na Indy 500, podemos torcer para que faça a LE MANS um dia

  • ASTRO SIM, MAS A INDY PRA QUEM CONHECE SABE QUE NÃO É BEM ASSIM, ELA TEM ESSENCIA DE COMPETITIVIDADE PORTANTO SERIA SIM MUITO DIVERTIDO PARA O RUBINHO, MAS FACIL DE GANHAR, NEM PENSAR!!!!

  • Pra mim , Rubens deveria ao menos tentar a Indy , com a experiência q tem de F1 acho q se daria bem lá , à exemplo de pilotos ex-F1 como Emerson Fitipaldi por exemplo , e mais alguns outros q ñ me lembro bem , talvez Hill e Villeneuve , estou certo Victor ? Mais eu ainda acredito nele , e acho que ano que vêm sai esse título . Ah , já ia me esquecendo , também tenho a corrida aqui em casa e gosto de ver frequentemente , e diga-se de passagem , se ñ fosse por Rubens , sabe-se lá qto tempo mais o Brasil ficaria sem uma vitória na F1 , por tanto , acho que ele ñ merece tantos ataques qto recebe , um bom piloto , um bom profissional , ñ é feito só de título , e ñ adianta vir falar q foi pq ele andava de Ferrari , talvez tenha sido também , mais lembrem-se das condiçõies da pista , e do maestro que Rubens foi no GP da Alemanha em 2000 , concluindo , também ñ se pode esquecer que Ayrton Senna só foi campeão qdo chegou a McLaren e ainda que após a Toleman só correu na Lotus q sempre foi de média a grande equipe , ñ fikou rodando de carroça em carroça como Barrichello.

    • André, meu xará, sou o André Vargas, que fez o comentario anterior ao teu.
      Concordo e diria mais: o Barrichello SEMPRE FOI TOP 10 no grid.
      Na Jordan, na Stewart, na Ferrari, na Brawn e , finalmente, na Williams.
      Fica de fora a Honda, mas convenhamos, o carro era ruim demais. Mesmo assim o Button levou ferro do Barrica.

    • Mas a Jordan de 94 não era uma carroça,se a gente comparar com hoje a Jordan de 94 tinha um desepenho igual ao da Renault em 2010

  • Concordo, Rubinho seria candidato a astro na Indy.
    E quanto as 18 temporadas na F1, só confirma a competência dele.
    Não, não é um campeão. Mas tem números e resultados de campeão. Tem vários campeões da F1 que fizeram bem menos.
    Afinal, na F1, NÃO FICA QUE QUER!
    FICA QUEM PODE FICAR!!!
    Ou o Eddie Jordan, o Jack Stewart, a Ferrari, o Ross Brawn e o Frank Williams não entendem nada de F1 e pilotos…afinal foram “esses” que deram emprego e enriqueceram Barrichello. Ou foi pela cara bonita de Rubens?

    • Cara bonita eh boa uhauhaa….mas realmente quem eh do meio sabe do potencial do Barrica , nao eh qualquer piloto qeu fica 18 anos na categoria TOP do automobilismo pra mim ele ja desbancou Senna e Piquet de longe.
      Com essas mudanças absurdas de 1 ano pro outro na caracteristica do carro Rubens eh 1 peixe grande, ele faz a leitura do qeu acontece com o carro na ´pista com varios acetos facilita muito pros engenheiros..Willians nao vai perder esse peixão.

  • Rubinho, Rubinho…acho que nem na Indy seria Campeão…Está só tirando vaga dos pilotos novos com esta muleta da experiência acumulada em 18 temporadas…eu disse 18 temporadas e quantos títulos ?

    Chega ne Rubens Barrichello….Chega….

    Já está na hora de ele vir tentar um titulo aqui na Stock, quem sabe ele ganhe aqui…

    • Quem vê vc falando assim acha que existe um caminhão de pilotos bons para pilotar um F1. O companheiro do Barrichelo é novo e não anda nem perto dele. Além do mais exceto Hamilton e Vettel, não surgiu mais ninguém de qualidade na F1 ultimamente. Detalhe. Peterson, Reutemann, Gilles Villeneuve, Amon e outros tantos não foram campeões e não tem suas qualidades diminuídas.

  • Pena, acho que o Barrica na Indy ia andar muito mais que estes caras. Além do feeling para o acerto do carro que ele tem faria a diferença nos Ovais.

  • Ele poderia “brincar” na Indy, afinal 9 das 17 provas do atual calendário são em Circuitos de Rua ou Mistos. É só pegar uma vaguinha na Andretti (Kanaan dá uma mãozinha) para essas corridas e botar algum outro piloto nos ovais.