MENU

26 de julho de 2010 - 16:16F1

A involução do homem

SÃO PAULO | A maior decepção não é nem com o episódio em si. Porque seria otimista demais pensar que qualquer equipe, ainda mais a Ferrari, se furtasse de fazer suas combinações ou manifestasse suas preferências, intramuros ou ao vivo para todo mundo ouvir e ver. Armações — e talvez o termo seja meio forte para definir, mas nenhum deixaria de remeter ao que é, uma armação, uma manipulação — fazem parte de todas as estratégias. Ninguém passa horas num briefing decidindo a obviedade de uma corrida com uma parada nos boxes ou analisando dados de telemetria. Nas reuniões se decidem rumos e são colocadas hipóteses que precisam ter soluções. Evidente que aquela situação de Massa à frente, bem plausível, foi debatida por Domenicali e sua curriola. Só que a italianada de hoje não era esperta como antes. Que seja.

É com Massa, a questão. É essa coisa de pensar que se esperava um pouco mais — ou muito mais, no caso — de alguém por sua conduta ao longo destes anos, também porque tem no currículo o item da negativa a compactuar com uma troca de posições, quando corria pela Sauber, há oito temporadas — ainda que, provas depois, na mesma Hockenheim, tenha aceitado. É aquilo de se olhar para o perfil e concluir, até com orgulho, que o esportista, o piloto e o homem Massa não carregava o gene da subserviência total e irrestrita ao seu empregador que está presente em Barrichello e Nelsinho.

Se Massa se recusasse a dar a vitória para Alonso — que deve ter sido criado pela avó em um condomínio fechado em Oviedo, cheio de mimos e dono de todas as bolas e os carrinhos —, provavelmente não ia mudar nada. A Ferrari não iria sabotá-lo. Já que Alonso seria, ou é, o homem escolhido para seguir o caminho do título, não faria sentido colocar um lastro de 257,5 kg ao lado do motor ou comprar uma Hispania e pintá-la de vermelho e dar na mão do brasileiro. Um Massa andando na frente é muito mais útil. E a Ferrari, com a experiência que teve no ano passado, jamais cogitaria promover um reserva. Fisichella, Gené e Badoer juntos fariam pior. Se Felipe fizesse corpo mole, aí são outros quinhentos. Mas acho, já não coloco nem uma unha no fogo, que não faria isso.

Mais: Massa acabou de renovar um contrato. Ainda que a Ferrari tenha um histórico recente de uma quebra, Raikkonen não fez levantou um copo de vodca para manter o acordo. Se quisesse, mesmo, era Kimi quem estaria sentado ali no carro 8. Portanto, seria mais digno para o esporte, para a F1 e para o homem Massa ganhar a corrida em Hockenheim. Para o público, que é quem no fundo da vida a esta patacoada toda. A balança pesaria bem mais para o lado bom. Alonso que reclamasse, chorasse, pedisse o tetê e fizesse mimimi na cama quente.

E mesmo assim, se a Ferrari fosse uma desalmada, boba e cara-de-mamão e rasgasse o papel com a assinatura de Massa, que ele soubesse que há vida fora da Ferrari, como ele já teve oportunidade de viver e dispensou, talvez achando que na McLaren fosse ocupar o papel oficial de segundo piloto que ele vinha escondendo e assumiu ontem, da pior forma possível.

Porque Massa fez parte de um esquema que brincou com a inteligência do mundo. A Ferrari viu lá que a hipótese 3 ou 4 de seu plano de prova acontecia, mais pela falta de inteligência de Vettel do que por virtude de seus pilotos ou excelência de sua estratégia, e para promover o combinado, soltou via rádio o código da troca de posição, silabado, que fez até quem não entende inglês inteligente, justamente na corrida em que todas as transmissões de rádio estavam abertas. Pior é a desfaçatez de negar no vazio de desculpas sem sentido e as divagações das respostas das perguntas incisivas dos jornalistas.

Sendo que tudo estava ali, ridiculamente, na nossa cara, no “sorry”, na comemoração chocha de Alonso, na cara de choro de Massa, no “não preciso dizer nada” que disse na coletiva. E quando disse, não deveria ter dito que partiu dele e que agiu pela famiglia di Maranello. Se Massa quisesse fazer uma benfeitoria para a equipe, não teria disputado posição lado a lado no único momento em que Alonso tentou ultrapassá-lo. Daria a posição da forma que Schumacher indicou, do alto de sua larga experiência em benefícios neste cenário, “legal e não óbvio”. Se não pensou em uma benfeitoria para o esporte e para a F1, que fizesse a si, no seu aniversário e em homenagem ao tio morto. Felipe acatou a ordem, vinda no momento errado, e como vimos há oito anos na Áustria, diminuiu o ritmo e abriu para o primeiro piloto. E nós-en-ten-de-mos a men-sa-gem: Felipe age sob uma “cláusula Barrichello”. No seu primeiro ano, o mundo acompanhava Felipe dar seu primeiro e maior passo, meio que seguindo o que Webber fez há poucos dias. Caiu. Ra-pi-di-nho.

Massa nasceu, cresceu, renasceu e poderia crescer muito mais. Cometeu suicídio.

485 comentários

  1. sergio de tolimas disse:

    O Alonso vem de família humilde. O colunista está bem enganado. Que pena.

  2. Um imenso exagero! Massa fez o que tinha que fazer. A entrevista dele não foi como o descrito. Quem aprecia o esporte também vê o negócio e gosta não somente pelo resultado, mas pelas estratégias. E nisto o Rubinho é imbatível.

  3. Jocélio disse:

    Muitos comentários a respeito do comportamento da FERRARI, mas acho que a pressão não foi somente da escuderia, e sim do patrocinador (principal) è só olhar a foto acima Nome do Banco!!! é de Onde??? quem respondeu Espanha acertou!!! ou será que ficaria mais bonito um brasileiro com um patrocinador espanhol ganhar deixando um “campeão” em segundo. Chega de iluzão. Esporte, competição, que vença o melhor!!! Já se foi a muito tempo. Quem manda, quem determina é o interesse financeiro. Estou só assistindo a corridas de “rolimã”.

  4. Dangelo disse:

    Montezemolo concluiu: “Alonso e Massa trabalharam muito bem, dando tudo de si nesse final de semana”.
    Certamente, Massa deu a vitória e Alonso deu mais uma prova de q não merece os títulos q tem. Assim como o Massa não merece a torcida q tinha a seu favor… Vamos Hamilton. Vai lá Weber… No fim, Jeson Button leva, historicamente, o seu bi campeonato.

  5. fabiano disse:

    Alias… comentário sábio foi o do Livio no Estadão e o do André Jung ai no GP.
    O resto…

  6. fabiano disse:

    Acho que um jornalista que prefere “parar o mundo” pela Copa, não tem cacife para falar em “involução”.

  7. André Torres Barker disse:

    Agora vejo que ” pelo bem do automobilismo ” lewis Hamilton foi campeão do mundo em 2008, é tipo assim, achavamos que massa era um campeão do mundo, que não foi por falta de sorte, mas agora vejo que não é nunca será agindo dessa forma, se fosse campeão seria um Damon hill da vida ou um keke roaberg, o título teria caido em seu colo, que agora sei está em melhores mãos !!!!!!!

  8. laercio disse:

    felipe massa vc esta certissimo, troxa sou eu que torci por vc. boa sorte que vc ganhe muito dinheiro

  9. rey disse:

    A ATUAL DIREÇÃO DA FERRARI SE MOSTRA CADA VEZ MAIS IMCOMPETENTE, SE ESTAVA PRÉ ESTABELECIDO QUE O MASSA DEVERIA TROCAR DE POSIÇÃO COM O ALONSO, SE ASSIM ESTIVESSE A SUA FRENTE, ENTÃO PORQUÊ NÃO FEZ A TROCA DE PNEUS DO MASSA PREIMEIRO DO QUE OS DO ALONSO, ERA LÍQUIDO E CERTO QUE O ESPANHOL GANHARIA A POSIÇÃO DO BRASILEIRO, EVITANDO ASSIM ESTA POLEMICA TODA.

  10. Marcio Motta disse:

    Não acho que Massa cometeu suicidio. Quando Haikkonem cedeu lugar para Massa no passado, quando o último tinha melhor pontuação e chance do título alguém fez esse discurso acaloradamente ético? Vamos para com a hipocrisia e essa velha choradeira tupiniquim!!! Não existe equipe menos ligada a pilotos do que a Ferrari. Todo mundo sabe disso!!! Lá o que importa é a equipe. Vai pra lá quem quer!!! O Alonso e o Schumacher quando foram pra lá já colecionavam em seus currículos 2 títulos mundiais. E o Rubnho e o MAssa? Promessas? A F1 é um esporte milionário, onde montadoras de automóveis investem pesado para faturar em cima disso. É um esporte de equipe, muito mais do que qualquer outro. Um ótimo piloto depende de um ótimo carro, de ótimos pneus, de ótimos pit-stops e assim vai. Vamos para com essa babaquice de ficar chorando. Alguém deu ordem para Senna ou Piquet ou Emerson? Não porque eles eram os melhores em sua época!!!

  11. Rodrigo Alves disse:

    Victor, sem mais… Esse artigo é perfeito… Parabéns! Vc foi muito feliz em expressar exatamente como não só a maioria dos brasileiros, mas a maioria dos apaixonados por esse esporte, está se sentindo… e viva Mark Webber!

  12. barros disse:

    que vexame

  13. BRUNO CG disse:

    Brasil era celeiro de campeões de campeonatos de fórmula 1. Agora virou celeiro de segundo piloto que faz de tudo, até bater em muro, para sustentar o emprego. Viramos uma Itália que promove pilotos de segunda.

    Lamentável!

  14. julia disse:

    Desculpem-me todos, mas Massa não é o errado nessa história. Tudo bem, ele poderia ter peitado a Ferrari e não deixado o Alonsinho passar. Mas vexaminoso mesmo foi o papel da Ferrari em escancarar isso de forma tão anti-esportiva, vexame foi o Alonsinho reclamar pelo rádio que a situação de estar atras do Massa era ridícula – ele usou inclusive um termo chulo, que chocou os comentaristas da transmissão da corrida e isso “desapareceu” de todas as matérias que saíram na imprensa. Mais uma vez, Alonsinho foi poupado do escândalo. Afinal, o que é que esse espanhol tem, quem é que ele tá “namorando”, pra merecer todo esse prestígio? Sim, pq se fosse pelo seu talento como piloto, ele não precisaria participar de todas essas armações: relembrando – o caso de espionagem Renault-Ferrari, o “acidente” do Nelsinho Piquet e agora o caso com o Massa….

  15. Conrado Andrade disse:

    O problema todo é que aconteceu com um brasileiro, caso contrário, um episódio similar não daria um pingo de atenção aqui. Bem como não deu com a McLaren, ainda este ano. Ninguem está falando do “2º piloto” Button, por ter segurado o ataque ao Hamilton, algumas provas atrás. Nem os ingleses!

    O problema não foi o jogo de equipe e sim, a forma como foi feita. E a forma como foi feita, foi exclusivamente culpa da FIA, ao impôr regras contra a natureza do esporte – que é de time. A Ferrari, não fez nada de errado em controlar seus interesses. Ela não manipulou a corrida: ela manipulou seu time e isso é direito dela.

    A “patriotada” está intrinsecamente posta a frente de tudo, para a maioria dos torcedores. Patriotismo, a beira do fanatismo, traz a tona o pre-conceito. Não só com outros povos, mas principalmente, em não conseguir enxergar os lados das verdades. Somos todos terráqueos, no fim das contas e adotamos “dois pesos e duas medidas” quando vemos algo deste tipo acontecendo. Por isso a necessidade de esperar a poeira baixar pra analisar os fatos.

    Massa fez mal-feito, aquilo que deveria ter sido feito; não fez errado, é bastante diferente. Antes de estrear este ano, Massa se encontrava sob recuperação, e após um período afastado. É óbvio que não chegaria pilotando o fino, como fazia até então. Até pq além de tudo, o carro mudou. Ele, a Ferrari e Alonso sabem disso desde o início do ano, então de repente, sim, era segundo piloto desde o início do ano. Mas não é algo condenável não. Não significa que será assim nos próximos 2 anos. Tanto que não foi enquanto Kimi estava por lá – que é mais piloto que Alonso, na minha humilde opinião.

    Os 2 anos de renovação do Massa, são o mais alto indício do respeito que a Ferrari tem pelo Massa. Esse respeito ele demonstrou sendo um piloto que desde o primeiro dia, mostrou que QUER SER UM PILOTO FERRARI. Como? Jogando para e com a equipe. Foi assim em 2006, 07,08 e 09. E nunca reclamou.

    Nunca torci pro Massa mas passei a simpatizar com o fella. Não acho um Ace mas mostrou até 2008 uma evolução sem precedentes. Quando deu a posição pro Hamilton, na Alemanha em 2008, logo falei “definitivamente não dá pra torcer…”; daí ele me faz aquela largada na Hungria e mostrou que ia dar o sangue. E deu. Ganhou meu respeito em 2008. Mereceu MUITO aquele campeonato, mesmo com seus 3 erros o ano inteiro. Andou muito mais que o Hamilton. E andava muio bem em 2009 até o acidente.

    A Sauber não tem a filosofia da Ferrari de que a “equipe está em primeiro lugar”, então, de princípio, a situação com a qual Mssa lidou pra não entregar a posição pro Heidfeld, foi COMPLETAMENTE diferente dessa de hoje. E mesmo assim, foi mandado embora.

    Não tem como pressupor que a Ferrari não faria nada contra ele, se não seguisse as ordens.

    Quem aqui faria o contrário?

    Falem o que quiser. Mas acho que vcs tão pegando pesado demais com Felipe. Me senti roubado tambem, mas sei que é pq tava torcendo por ele! Sou Ferrarista, admiro Alonso como piloto, mas NUNCA vou torcer pro Espanhol. Tirar o Kimi pra botar esse cara é tiro no pé. Além de roubado, me senti desamparado, pq a Ferrari puxou meu tapete, via o piloto que eu estava torcendo. (Não torço pro Massa, mas torço por ele!)

    É muito fácil falar daqui de fora, mas toda a situação leva muita coisa além do nosso conhecimento, para um ‘julgamento’ mais adequado do caso.

    Só minha humilde opinião!
    Abraços!

    • Rodrigo Alves disse:

      Nossa Conrado, essa sua humilde opinião foi bem humilde mesmo, viu… inclusive em conhecimento sobre o esporte e grafia… Patriotismo? Não sei você, mas acompanho Formula 1 desde 85 não para ver brasileiro campeão… e acredito que a maioria que lê ou escreve aqui pensa da mesma forma… A indignação ocorre pelo que o piloto Massa fez, abrindo mão da vitória por causa de uma ordem de equipe… Esporte de time? Errado, mais uma vez… O campeonato é de pilotos, a classificação dos times só existe como justificativa do repasse de verbas da FIA para os construtores (quem fica na frente, ganha mais)…

  16. Erich disse:

    O Massa começou a ser segundo piloto quando deixou o Alonso ultrapassá-lo na entrada dos boxes…

  17. Primeiramente parabéns Victor pela matéria muito boa mesmo.Falando de F1 neste domingo vimos mais uma vergonha acontecendo,repetindo 2002 com Barrichello, vendo o comentario do Marcus Vinicius concordo 100% nestes casos ao contrario de termos 2 hinos, um para o país do piloto e outra para a scuderia deveriamos ter somente o hino da scuderia ela quem manipula faz e acontece sem se preocupar com os outros assim minha vontade de acordar cedo vai acabando cada vez mais.Valewww e até o próximo GP.
    Gustavo Freire
    http://www.worldnewsf1.blogspot.com

  18. Marcos Vinicius disse:

    Se o jogo de equipe vir a se confirmar como algo legal dever-se-ia então abolir a demagogia de se tocar o hino nacional do país do piloto “vencedor” no lugar deveria se tocar o hino da escuderia e pronto e não ter mais campeão individual somente de equipes afinal não é uma disputa individual e sim de equipes, não é assim que eles definem a F1, um jogo de equipes. Pelo menos acabaria a hipocrisia de nos fazer de idiotas a frente da TV.

  19. Eliane disse:

    Sempre amei F1. Acordava cedinho no domingo para assistir. Após a morte de Senna, perdi um pouco deste amor. Em 2002, estava assitindo a corrida e, quando vi Barrichelo deixar o Schumacher passar, desliguei a TV e fiquei um bom tempo sem assistir F1.
    Na corrida da Austria pensei estar vendo um replay de 2002. Pois é, decepção pouca é bobagem.
    Massa, get out!!!!

  20. Adolfo Neto disse:

    Ontem(27/07) minha raiva sanou. Quando vi a cara de pau do Felipe rindo, dizendo que não se importava mais com o que tinha acontecido, amigo, eu indaguei! … Droga, o cara não tá nem ai!…..Vai passar um bom tempo sem vir ao Brasil e pronto. Pessoal, não vale a pena, pra eles é só negócios. Pra eles, não representamos nada, nada mesmo.

    • Luke disse:

      Representamos sim adolfo. Representamos o mercado mais rentável para a FIAT e geramos um lucro de 5,5 bilhões para o SANTANDER em 2009. Se pra eles é só negócio, que deixemos de fazer negócio com eles. BOICOTE JÁ A FIAT E SANTANDER.

      Victor…disparado o melhor texto sobre o assunto. Parabéns!!

  21. EVANDRO disse:

    FOI A GOTA D´AGUA…. TA CERTO EQUIPE DE CA FORTUNAS DE LÁ. MAS LADO ESPORTIVO FICOU LONGE DOS GRANDES FÃS DA FORMULA 1. AGORA O QUE ME PARECE É.. PAGAR PARA SOFRER E SENTAR NUM GP DO BRASIL COM ENCOSTA ENCOSTA…. LUTANDO PRA GUARDAR UM POUCO QUE SOBRA DO MES E ETC. E VER UMA POUCA VERGONHA DESTA. GP DO BRASIL PRA QUE!? PREFEIRO FICAR EM CASA VENDO TV E SABORENADO UM BELO WISKI, DESCULPA A CERVEJA MESMO… QUE FICAR ARRISCANDO MINHA VIDA NESTE ESPORTE ONDE NAO SABEMOS PRA QUEM TORCER. ACHO QUE VOU PREFERIR VOLEI A APRTIR DE AGORA.

  22. Paulo disse:

    A propósito dessa “presepada” toda…alguém aí sabe, lembra ou tem alguma informação em vídeo ou áudio dos comentários de Massa e Alonso sobre a “presepada” de 2002 na Áustria? Deve ser interessante saber se a opinião dos dois mudou de lá pra cá…já que a opinião da Ferrari já se sabe que não. Nem nunca mudará…

  23. wagner disse:

    e todos crucificaram o Rubinho, inclusive o Massa.. e agora., como ele se sente invertendo os quadros, o casseta e planeta deveria malhar, inclusive todos os reporteres e internautas.
    massa muito fraco de cabeça.. tipo ou vai ou raxa…. raxou ….

  24. Barão Vermelho disse:

    Não sei o que ele vai dizer para o filho quando o rapaz tiver uns 15 anos…..deve ser algo como….papai é frouxo…se vendeu por dinheiro…não tem ética….nem respeita os 200.000.000 de brasileiros que torcem por ele.
    Mas não faça como papai.

  25. Daniel Freire disse:

    Jogo de equipe por manipulação de resultado com ambos companheiros de equipe com chance de se sagrar campeão

    GP do Brasil de 1981:
    - Carlos Reutemann é informado para que deixe Alan Jones ultrapassá-lo. Era apenas a segunda corrida da temporada. Porém, naquela ocasião, o argentino ignorou a ordem e venceu a corrida.

    GP da Austrália de 1998:
    - David Coulthard abre passagem para Hakkinen, respeitando um acordo feito antes da prova que aquele que contornasse a primeira curva na liderança venceria a prova. O finlandês saiu na frente, mas perdeu a posição após entrar nos boxes no momento errado, recebendo de volta no final e começando a caminhada para o seu primeiro título. Coulthard aceita a condição de segundo piloto desde a primeira prova.

    GP da Áustria de 2002:
    - Barrichello cedeu a vitória para o seu companheiro de Ferrari, Michael Schumacher, nos últimos metros da prova. Barrichello tinha 4 pontos contra 44 de Schumacher faltando ainda 11 provas, ou seja, 110 pontos a serem disputados. A situação foi tão constrangedora que todos os torcedores presentes no autódromo vaiaram a vitória de Schumacher.

    GP de Mônaco de 2007:
    - Hamilton é informado pelo rádio que deveria manter a sua posição atrás de Fernando Alonso, que liderava a prova. Hamilton reclama de forma bem nervosa pelo rádio. Até o GP da Espanha que antecedeu o GP de Mônaco Hamilton tinha 30 pontos contra 28 de Alonso faltando ainda 12 provas.

    GP da Alemanha de 2010:
    - Felipe Massa desacelera na retomada de uma curva na volta 48 para ceder a vitória ao seu companheiro de equipe. É o caso mais recente. Depois de uma ótima largada saindo da terceira posição e conquistando o primeiro lugar, Alonso, segundo colocado, informa a equipe pelo rádio que é ridículo seu companheiro de equipe está a sua frente. Alonso que antes da corrida tinha 98 pontos contra 52 de Massa vence a corrida faltando ainda 8 corridas (200 pontos a serem disputados).

    Jogo de equipe com chance de apenas um piloto se sagrar campeão

    GP da Itália de 1956:
    - Na época, caso sofresse algum problema, um piloto poderia continuar na prova com o carro do companheiro. Juan Manuel Fangio disputava título e a Ferrari fez Peter Collins ceder para o argentino, que terminou a corrida em segundo, conquistando o quarto dos seus cinco títulos. Collins não tinha mais como disputar o título, então numa atitude gentil sede seu carro ao seu companheiro de equipe para continuar na disputa pelo título.

    GP da Malásia de 1999:
    - Schumacher que regressava de um período de seis corridas ausente devido a recuperação de um acidente no GP da Inglaterra dá passagem para Eddie Irvine que disputava o título contra Mika Hakkinen. Schumacher fica impossibilitado de disputar o título por causa do acidente que sofreu e ajuda seu companheiro de equipe na luta pelo campeonato de pilotos.

    GP do Brasil de 2007:
    - Felipe Massa diminuiu o ritmo para o seu companheiro de Ferrari, Kimi Raikkonen, sair da sua paragem nos boxes na frente durante o GP do Brasil, e conquistar a vitória e o título. Massa já não tinha chances de disputar o título há mais de 5 provas e cede sua vitória ao companheiro de equipe que se consagra campeão do mundo.

    GP do Brasil de 2008:
    - Kimi Raikkonen retribuiu deixando o brasileiro ultrapassá-lo no GP da China, penúltima etapa do campeonato, mantendo as chances de Massa no campeonato. Dessa vez, é Raikkonen que não tem mais chances de se tornar campeão e cede sua posição para ajudar seu companheiro de equipe a continuar na disputa pelo título de pilotos.

    Jogo de equipe por manipulação de resultado sem chance de ambos os pilotos serem campeões

    GP de Singapura de 2008:
    - Nelsinho Piquet bate no muro na curva 17 na 16ª volta provocando a entrada do safety-car e beneficia Fernando Alonso que faz um pit stop rápido e volta na liderança da prova e vence a corrida. É considerado o maior escândalo já visto na categoria sendo que tal conduta por parte de uma equipe nunca tinha sido revelado antes na F1 em 58 anos de sua existência.

    Resumindo tudo o que foi escrito. O problema não é o jogo da equipe e sim a forma como é feita. No último caso na temporada de 2010 foi registrado mais um capítulo de como esse esporte está sendo manchado pela atitude principalmente de pilotos que sem escrúpulos e que não tem nenhum espírito esportivo agem.

  26. Renato Santos disse:

    belo texto Victor parabéns, eu sou fã de carteirinha de tudo que tenha um motor, rodas e velocidade e, para ser honesto eu nunca botei fé nesse massa ai, minha esposa até diz que eu deveria mudar para outro país, onde se vê não torcer para um piloto que é da sua nacionalidade, a verdade é que depois do Senna, eu acho dificil um outro brasileiro ser campeão novamente………., ai domingo apesar de eu não acreditar no massa, mas qdo ele fez aquela largada ganhando as posições do Vettel e do Alonso, pensei hoje a bandeira do Brasil vai estar no alto do podium………, e ai todos nós conhecemos o restante da historia……vergonhoso para nosso povo.

  27. Davi Ribeiro disse:

    É ralmente uma situação decepcionante! Tudo que ele como piloto fez na corrida – merecia a vitória – foi jogado no lixo ao pensar em primeiro lugar no dinheiro. Sem contar que, com essa demonstração, qual chefe de equipe o contrataria para primeiro piloto se ele se colocou um brilhante letreiro de segundo piloto na testa? É o fim mesmo!

  28. Jonas Andrade disse:

    Este artigo diz tudo o que todos nós brasileiros gostaríamos de dizer. É uma pena que a nossa única esperança após o Grande SENNA tenha decepcionado a todos nós com esta atitude covarde e subserviente. O que adianta agora torcer, ou Melhor para quem vamos torcer agora na F1 se o nosso ídolo virou ÍDOLO DE CERA, ou melhor, DE BARRO? Até mesmo as suas possíveis vitórias não mais nos trarão alegrias, pois, como já foi dito em comentários acima, quem garante que não seja um regalito pela subserviencia do Massa? Tolos somos nós, que ainda acreditamos em paixão esportiva e em amor à camisa. Isto era no tempo em que os homens, os desportistas, tinham caráter. Hoje tudo é pantomima, é patuscada.

  29. Reinaldo disse:

    Atitude de Felipe foi ridícula! Da equipe, pior ainda. Acho mesmo que todos os brasileiros deveriam boicotar o GP BRASIL de F1 ou, pelo menos, fazer uma manifestação significativa a ponto de ser notícia na imprensa mundial. Chega de vergonha!!

  30. Ricardo disse:

    …saudades de Senna!

  31. Letícia disse:

    Há algum tempo a F1 vem decepcionando… A última esperança de um lampejo de vontade de um brasileiro era o que vinha do Massa. Apagou-se! Que tristeza!

  32. Eurico Batista disse:

    É, Massa cometeu um erro grave, más, convenhamos, não existe condenação eterna. Ele terá uma nova oportunidaede e poderá se redimir na próxima encarnação.

  33. horácio disse:

    massa (em minúsculo mesmo) cometeu suicídio perante milhões de Brasileiros e outros tantos milhões pelo mundo todo. Agora só resta esperar pelo seu enterro. Não vou mandar flores.

  34. Luiz Gustavo Martinez disse:

    Entendam que o dinheiro é que conta! Fórmula 1 há muito não é mais esporte (entendo esporte como uma disputa justa em que você pode perder ou ganhar, mas tem o ímpeto, a vontade de disputar para ganhar sempre). O duro é a decepção de todos nós torcedores, imbecis, acreditando que o Massa honraria o nome do país! Assim como Barrichello não o fez. Melhor nos lembrarmos que tivemos verdadeiros pilotos, esportistas como Fitipaldi, Piquet e Senna.

  35. Kleber disse:

    Nao cabe ao Massa dar o troco mas sim a nos que gostamos de F1, é simples e so nao comprarmos mais carros da fiat, não mais assistir a globo e nao usar o santander.

  36. Palmieri disse:

    Pelo o que se apresenta a queda da moral humana é em todos os segmentos e em todo o Planeta !!! e a quem é instituido o poder de representar a nossa Raça , são os que mais nos instruem !!! neste sentido o nosso aproveitamento é EXEMPLAR , VIVEMOS novamente Sodoma e Gomorra !

  37. warner abreu vanderlei disse:

    Nem os fanaticos fãs do Alonsso gostam de uma vitoria arranjada. A motivação que levava os entusiastas vai se esgotando. É uma pena, mas o futuro chega e mudanças se farão. Se ficar assim adeus.

  38. ze do pio disse:

    Massa desrespeitou o povo brasileiro, que o tem como um dos maiores idolo. Simplesmente jogou a dignidade numa lata de lixo. Estava estampado que o Kid Vigarista das Austurias, seria o preferido dos Maranellos e que Massa seria um simples coadjuvante. Obvio que os Massas sabiam de todo esse jogo, senão não teria se sujeitado a tal vexame. Por outro lado, Massa já teve sua chance na Ferrari, infelizmente não soube aproveitá-la. Agora, terá que amargar em ser somente o segundo. A nós, pobres torcedores, só nos resta boicotar o GP Brasil.

  39. Newton disse:

    Victor, EXCEPCIONAL E DEFINITIVO O TEU TÊXTO!!!!!
    Parabéns!! E prá mim chega de torcer prá brasileiros na Formula 1.

  40. Javier disse:

    Boa Victor, falou tudo !!!
    Infelizmente as escuderias evoluíram mais que os pilotos, Para elas vale o que se planeja e não o que se luta na lista.
    Saudades daqueles domingos onde as corridas eram disputadas à tapa (Ayrton Senna e Nelson Piquet que os digam), Flanelas à parte, a água não bateu na bunda deles ainda (dos pilotos), bando de filhinhos de papai que não precisam se justificar por aquilo que faz, a história disse quem foi Rubens Barrichelo, e o dirá também quem foi Felipe Massa.

  41. Mario disse:

    Puxando a memória de todos: Senna também já fez isso. F1 sempre foi assim. O que está em jogo é grana.

  42. joao luiz disse:

    Morro de vergonha de ser do mesmo Pais desde DERROTA FILIPE MASSA, adeus a F1 nunca mais vou perder meu tempo pra ver esse COVARDE

  43. Carlos Augusto Damous Pereira disse:

    ESTOU PROFUNDAMENTE DECEPCIONADO !
    QUANDO SERÁ QUE VEREI NOVAMENTE UMA CORRIDA QUE NÃO HAVERÁ MANIPULAÇÃO ?
    QUANDO HAVERÁ OUTRO BRASILEIRO QUE TERÁ ORGULHO DE VER SUA BANDEIRA NACIONAL ASTEADA NO TOPO MAIS ALTO E O HINO TOCANDO AO FUNDO ?

  44. Milton Mota disse:

    Senhores, permitam que eu apenas estabeleça um paralelo quanto a conjuntura pela qual passou Felipe Massa.
    Se o esporte em questão fosse o futebol e Massa um zagueiro, que recebe a ordem do treinador para avançar e sair da sua posição pra combater um meia direita advérsário, que avança tendo o domínio da bola e que ataca livremente. E por uma questão estratégica passa a bola para o outro lado do campo e desloca e desarticula o zagueiro “Massa”, que por sua vez deixa a sua zaga desguardada, facilitando o atacante adversário a fazer um gol.
    Pergunto: De quem seria a responsabilidade? Do zagueiro que acatou uma ordem do treinador aos berros ao lado do campo e avançou , saindo da sua posição, ou do treinador, que foi pego desprevenido por uma específica estratégia de ataque do time adversário, que resultou num facilitado gol ?
    Não sei se fui claro, mas que eu saiba , em todos os esportes de equipe os dirigentes e treinadores são as autoridades máximas da equipe, na quadra e no campo.
    E numa pista de corrida de Formula 1, seria diferente?
    E a Ferrari não é composta também por uma equipe… de Pilotos, engenheiros, mecânicos , auxiliares de box etc, e um dirigente ?
    Existe um velho ditado, que diz: “Quem pode, manda. E quem tem juízo, obedece.”

  45. André Kinder disse:

    Caro Vitor, se o Massa fosse digno, faria como Eddie Irvine em 1999, não aceitava jogo de equipe, e quando o Schumacher sofreu o acidente e quebrou a perna, ele disputava o título contra o Hakkinnen, e a Ferrari literalmente sabotou Irvine para que o mesmo não fosse campeão antes de Schumi.

    Após o GP do Brasil de 2007, as próprias palavras do Felipe, ele trabalhou pela equipe para dar o título para Kimi Raikonen…Não foi tão diferente quanto no último domingo.

  46. Zero disse:

    Massa, vc. é um simples anão de jardim.
    Só serve para enfeite e quando esta atrapalhando é colocado em 2º plano.
    Vc. acabou com sua carreira por falta de carater, etica e profissionalismo não vou dizer também brasileiro porque vc. deve ter sangue de barata.

    • Mario Santos disse:

      Você tem toda razão. Eu já não gostava do Massa como piloto agora é que não dá para encarar. Total falta de responsabilidade com os seus fãs, com a torcida brasileira.
      Ou seja: Felipe Massa MORREUUUUUUUUUUUUUUU.

  47. Liomar disse:

    VICTOR, CONCORDO COM SEU TEXTO EM SUA TOTALIDADE; MASSA COMETEU SUICÍDIO MORAL !!!

    ACHO QUE NÃO VALE MAIS A PENA ASSISTIR F1…MELHOR NÃO PERDER TEMPO.

    SÓ UMA PERGUNTA: VOCÊ AINDA ACHA POSSÍVEL ESPERAR UMA PUNIÇÃO PARA A FERRARI EM 10/09 ??

  48. Paulo Roberto disse:

    o ideal seria todos boicotarem a f1 no Brasil ou entao, todos que forem, utilizar um nariz de palhaço.

  49. Ricardo disse:

    Simplesmente ridículo. Como já foi dito o Massa cometeu um suicídio. Cada vez mais a fórmula 1 vai perdendo adeptos, ninguém está preocupado com o público que
    está torcendo pelo seu piloto. Para eles o público não tema menor importancia. Se depender de mim a fórmula 1 pode encerrar suas atividades, acabou a motivação.

  50. LENIRA LEITES disse:

    AS MANHÃS DE DOMINGO SÓ “ETERNAMENTE AIRTON SENNA DO BRASIL” O VERDADEIRO ESPORTISTA…..

  51. Valmir Delmondes Ovando disse:

    Tomara que o Bruno Senna não pega a mania de ser
    frouxo, senão o Airton Senna, vai ficar com muita vergonha
    aonde ele estiver.

  52. Ramon Armesto Mondelo disse:

    (Considerem este comentario em vez do que fiz anteriormente!)

    É lastimável que um piloto que vinha demonstrando desde o inicio de sua carreira tanta garra e atitude, de repente enveredasse pelo caminho da simples “permissão da ultrapassagem” determinada por seus patrões …

    Massa como você vai encarar sua carreira a partir dessa atitude?

    Sendo um Yesman da sua escuderia?

    Lógico que você pode se olhar no espelho e dizer “meus caros, o que importa pra mim é a grana que recebo, o resto é simplesemente o resto não me importam o que voces penssem ou deixem de penssar…”

    Mas será que essa seria a atitude correta de um esportista que tanto desejava e sonhava ser campeão?

    Pense a respeito …

    E mais, se por acaso vier a ganhar a corrida no Brasil, vai ser muito difícil evitar que o público que acompanha a Formula 1 não pense na hipótese de uma armação por parte da Ferrari para se redimir do pecado cometido anteriromente por seu engenheiro …

    Eu particularmente, a partir desse acontecimento, vou deixar de assistir corridas de Formula 1, seja no autodromo ou na televisão, e muitos amigos meus tambem, ficamos indignados !

    Chega de ser trouxa , de fazer o nosso coração disparar de emoção com algo que simplesmente é arquitetado …

    • Ricardo Picchiarini disse:

      É isto mesmo, não adianta ficar criticando o Massa, ou a postura da Ferrari. Esses caras só vão parar de agir assim se perderem dinheiro, pois agiram assim não por esporte, mas pela grana. Ou seja, qualquer tipo de boicote organizado tem muito mais influência no comportamento deles do que ficar chamando-os de antiesportistas. Comecemos por não assistir, e não esqueçamos de quem é o patrocinador, Santander. Qualquer perda significativa que o Santander possa ter refletirá na postura da Ferrari no futuro.

  53. Marcel disse:

    Os culpados são os que assistem esse triste espetáculo! Parem de assistir isso, ou vcs gostam de ser manipulados? Vamos lançar a campanha “Calado ronco do motor”!

  54. cicero disse:

    SENTI HUMILHADO COMO BRASILEIRO SENTI VERGONHA, TENHO 30 ANOS LEMBRO QUANDO MUITO JOVEM VIM UM HOMEM QUE SUPEROU TODAS AS DIFICULDADES COM UM CARRO QUE NAO ERA CONSIDERADO O MELHOR E MESMO ASSIM ACREDITAVA NO SEU POTENCIAL INDEPENDENTE DOS CONTRATOS MILHONARIOS ELE CORRIA POR AMOR E QUANDO AO FINAL DE UMA E OUTRA IA AO PODIO E COM ORGULHO ERGUIA NOSSA BANDEIRA OU QUE NÃO LEMBRA DAQUELE GRITO DE CHORO QUE VINHA DO RADIO QUANDO VENCEU O GRANDE PREMIO DO BRASIL QUE MESMO SEM TRES MARCHA CONDUZIU NO BRAÇO O CARRO QUE ERA MUITO INFERIOR , ENTÃO JUSTIFICATIVAS DE CONTRATO OU A DE BARRICHELLO QUE DISSE QUE NAO SAIU DA FERRARI POR QUE NAO TINHA CARRO MELHOR É UM FANFARÃO COMO DIZ CAPITAO NASCIMENTO, E MASSA VC JA TEM DINHEIRO SUFICIENTE PARA SUA 4 GERAÇÃO O QUE ESSE NOSSOS PILOTOS TEM QUE ASSISTIR É OS VIDEOS DE NOSSO HEROI AYRTON SENNA DA SILVA E APRENDER QUE QUANDO ESTAO DIRIGINDO REPRESENTAM UMA NAÇÃO E NAO SÓ SEUS CONTRATOS TENHO DOIS FILHOS E AMO A F1 MAS QUE FUTEBOL MAS NUNCA IREI LEVA LOS EM INTERLAGOS PORQUE ENSINO AOS DOIS O AMOR PELO NOSSO PAIS E O MAIOR REPRESENTANTE DE PATRIOTISMO E O SENNA ENTAO ESSE PILOTOS TERIAM QUE SAIREM DA F1 E NOS BRASILEIROS TEMOS QUE DEIXAR INTERLAGOS VAZIO NESTE ANO EM RESPEITO AO MAIOR PILOTO DE TODOS OS TEMPOS AYRTON SENNA DA SILVA

  55. Tomaz Castrisana disse:

    Me senti visitando uma feira do automóvel e não assistindo a uma competição esportiva. A partir de hoje vou preferir assistir Auto Esporte e nunca mais Formula 1. Provavelmente os indices de audiência vão cair e a Globo vai sentir muito mais que o Massa. Adeus torcida , adeus Formula 1.

  56. sena disse:

    fico imaginando o Airton Sena, recebendo um ordem para deixar o outro passar….acredito que ele mandaria o cara fdp…chefe da equipe a merda…..isso se chama personalidade….a foda que isso nos ultimos anos só acontece com o Brasil…..putis que vergonha isso nos dá…

    • Cristy disse:

      O Senna já deixou o Berger passar e ganhar uma corrida por ordem da equipe, para agradecer ao Berger por “serviços prestados de escudeiro do Senna” durante o campeonato… tudo bem, era outra situação, o Senna já era campeão daquele ano. Mas, é só para ilustrar que a prática é antiga.
      Acredito que se o Massa quisesse, poderia ter feito a troca de uma forma mais sutil, como fazia com o Haikonen. Mas, ele quis mostrar ao mundo que era armação e freou daquele jeito… tipo: eu obedeço, mas ferro a equipe e desmoralizo a vitória…

  57. ADEMAR disse:

    “Enterrem meu coração na curva do rio” de Wilson chuchil

    O unico brasileiro bom e que o dinheiro não comprou e um brasileiro morto. ESSE ERA AIRTON SENNA DA SIL, TA FALADO

  58. Fabio silva disse:

    que bom torce para o hamilton esse sim se parece com senna

  59. Fernando Antunes disse:

    Em 2007 o Massa já deu a vitória pro Kimi. Diante da torcida brasileira. Todo mundo entendeu que o trabalho em equipe era importante.

    O favor foi devolvido em 2008. Os brasileiros adoraram.

    A Ferrari finalmente parece ter um carro com DNA vencedor. Mas demorou 11 etapas pra conseguir tê-lo. Alonso se encontra há mais de 30 pontos do lider do campeonato e Massa há mais de 70, restando 225 que devem ser arduamente disputados a unhas e dentes por mais duas equipes que estão em maior vantagem no campeonato.

    Então os puristas e apaixonados que me perdoem. Mas A Ferrari dificilmente vai conseguir levar o caneco com Alonso. Com Massa então nem se fala. Massa nasceu morto nesta temporada. Liderou no começo do ano por puro acaso. Se a Ferrari ainda sonha em conquistar o mundial de pilotos é com Alonso. E olha que mesmo assim a missão é quase impossível.

  60. MARCO disse:

    Fantástico o texto e resumido em uma frase.”SUICIDIO”.
    Eu tenho 60 anos e sempre acompanhei, assisti, me interessei por F1,mas tomei uma decisão apartir deste momento nõa fico mais na telinha.A F1 acabou de perder um torcedor…e falo sério

  61. zé torneira disse:

    Pela primeira vez leio um artigo racional sobre a fôrmula 1. parabéns.

  62. andre elisio fonseca disse:

    Viva!!! a nova formula 1 “F1″… viva!!! o automobilismo…
    escândalo espionagem McLaren
    mosley (acho que errei, minusculas mesmo?)
    flavio friatore (chiiiiiiiiii errei outra vez,)
    rubens barrichello (descobri o erro é do computador mesmo…)
    nelsinho piquet
    felipe massa
    desculpem-me os outros esquecidos por mim…
    Como bem resumiu o presidente da ferrari, eu também seria hipócrita se não atendesse às ordens de um patrão que me proporcionasse um ganho de +/-l 8 milhões de dólares/ano.E quanto será o faturamento do patrão?, patrocinadores e outros envolvidos?.Esta é a nova realidade do esporte.

  63. David Vinicius dos Santos disse:

    Porquê não, em favor do esporte, todos de negro no GP do Brasi? A Ferrari e a fia estão precisando saber que no Brasil há ainda-depois de Fitipaldi, Piquet e Sena – homens de sangue, que não se vendem por um punhado de dolares. Xô covardes.
    Felipe Traiu sua nação.

  64. Renato disse:

    Bah!!!! Da vontade de vomitar…. O Massa amarelou… vou começar a torcer pelo Sutil… haahhahahahha

  65. Rogério Borin disse:

    O negócio é comentar sobre VOLEI, esporte pouco valorizado no Brasil, que se renova a cada ano e bateu recorde de títulos.
    Isso sim é raça e prazer em defender o país.

  66. celso disse:

    Felipe massa: Nos da vergonha vergonha de dizer que és Brasileiro!! agora entendo que ñ vamos ter um campeão de F1 tão cedo pois c/ felipe massa ném pensar!! Quém nasceu para ser piloto de teste, nunca será o primeiro!! Que saudade do nosso CAMPEÃO! AIRTON SENA!!!

  67. ROBERTO GOMES disse:

    Felipe Massa nos enganou, para mim deixou o Brasilinteiro com vergonha. Êle já tem dinheiro suficiente para dizer não a tramamoias. E o Banco Espanhol como a montadora saibam que a Espanha está quebrada e é daqui que estão tirando lucros suficientes para tapar o rombo de lá. Que saudade de do Aírton Senna, êsse com certeza diria não e seria respeitado, o Massa acabou de agora em diante vai ter que ser coadjuvante.

  68. laercio disse:

    só de marra num vo cumpra nenhuma FERRARI

  69. wagner bastos disse:

    para sempre SENA

  70. marcio disse:

    Esse filme parace que eu ja vi. Sera quando o massa estive mais rápido que esse idiota do Alonso a Ferrari vai ordenar para ele dar passagem como fez o brasileiro, ou ele vai tirar da prova como vez nas corridas passadas. Até quando

  71. Austin disse:

    Tem gente que faz tudo o que o chefe mandar por um salário mínimo mensal (Massinha deve gastar esse valor num restaurante).
    Ora, todo mundo que acompanha a F1 sabe que aquilo é um covil e que o interesse supremo se chama $$$.
    É como um cassino, onde apostas são feitas e lances são dados.
    Deixa o Massinha ganhar o dinheirinho dele e deixar um belo patrimônio para os filhos.
    O outro passou anos enriquecendo na Ferrari e sempre bancando o injustiçado.
    O povaréu passa anos na mesma empresa, não enriquece, e tb é injustiçado.
    Prefiro ser um injustiçado milionário, com casa em Mônaco, conta bancária na Suiça e umas gostosas para pegar.
    Meter o pau no cara é fácil. Fique no lugar dele e jogue tudo pro alto!
    Naquele circo ninguém é santinho, nem coitadinho.

  72. wagner bastos disse:

    estou triste com os representantes brasileiros ,depois que sena deixou a gente , so temos decepçao,1com barichello que obedeceu a ordem, apos alguns anos como brasileiro esquecemos voltamos a acordar cedo ,de madrugada etc. a vem o 2 piquet recebe ordem para bater o carro aceita para segurar o emprego e por ultimo Massa aceita a ordem tudo bem para vc vai continuar a ter seus milhoes na conta ate respeito a sua opiniao porque nao teria como te ajudar financiamente nem para tomar um cafe na padaria mas vcs (os tres) tiraram a esperança de muitos brasileiros
    tinha esperança de um dia assistir a corrida em irtelagos mas agora nao irei nem de graça e todos deveriam nao ir em interlagos porque eles que sao do 1 mundo irao deixar o massa ganhar e nos iremos fazer a maior festa que pena de nois .Todos nos temos o direito de errar eles podem ser campeoes mas nuca vai sair estas imagem da memoria da gente e obrigado por me deixar o domingo todo livre corrida nunca mas.

  73. Eduardo disse:

    ahh…parabéns à Seleção Brasileira de Vôlei, que mesmo sem a cobertura da Globo e a badalação dos times de futebol, conseguiu ser campeã pela nona vez!!!!
    Isso sim dá orgulho, isso é ser esportista de verdade, isso representa a garra do povo brasileiro…
    Confesso que assitiria com prazer ao GP Brasil de F-1, se vaiássemos o Alonso continuamente em todas as aparições, em voltas de classificação e o q mais fosse possível…
    …lamentável e podre!!!!
    isso é a F-1 de hoje.

  74. laercio disse:

    Eu sentei no sofa ao lado de meu filho, torci muito pelo Massa, quando de repente vi o Massa(irresponsavel) deixar o Alonso passar., meu filho perguntou pai vc tá triste., eu disse o unico que eu ainda confiava., pois (Rubinho se Vendeu o Nelsinho foi ridiculo) não me respeitou, não respeitou sua familia, não respeitou seus amigos que torciam por ele, enfim fês um papel de moleque.
    Desliguei a televisão e pretendo não escutar mais o nome desses 3 covardes que por dinheiro jogam na privada o esporte.

  75. Daniel Ramos de Oliveira disse:

    A clasula não é igual é do Barrichello.Isso dai se chama uma coisa:SANTANDER.Aposto que o dono do SANTANDER,que tava lá dentro dos Boxs da Ferrari,queria ver o Alonso na frente,ou seja,ele deve ter dito algo assim:”Tenho dinheiro,tira o Massa da frente do Alonso”.Alguem duvida?Meus amigos,na Ferrari não duvido de nada mais,por isso mesmo,que eu tou a cada dia mais torcendo pra a Red Bull,como equipe,pois lá é muito mais “legal”.
    O Massa me decpcionou?Sim e muito,mas não tanto como a Ferrari.Acredito que o Massa deveria ter dito no rádio:”Tudo bem,mas só com diversão’” e ter soltado uma risadinha sarcastica,ter pego aquela curva,colado o carro do lado do Alonso,dado uma olhada pro o Espanhol.DUVIDO que teria acontecido o mesmo que com a Red Bull,tá mais pra Mclaren,os dois iam se respeitar,e ganhasse o melhor!Ia ser MUITO mais legal,o Shumi ensinou muito pro o Massa,mas acho que ele se esqueceu dessa pequena lição que o LEGAL É MELHOR.

  76. Alesio disse:

    Quando vemos o Shummy anddando da maneira que está, vemos o quanto o Rubinho carregou-o nas costas. Agora para o chorão do Alonso, vem o Massa e faz aquela besteira de deixar o Alonso passar. Ele devia espelhar-se no Webber ( ali tem raça). Deixo de torcer pelo Massa e Ferrari e daqui pra frente sou Webber ou Hamilton.

  77. Wilson Vanderlei disse:

    Se nós “pobres” seres humanos tivessemos um minimo de dignidade, não daríamos um segundo de ibope para a Formula 1, nem mesmo a rede globo, alguns devem perguntar oque a globo tem a ver com isso, talvez nada, mas como tudo na Rede Globo é falso, nada mais “justo”que esta pouca vergonha tenha acontecido na tela da Globo. E o Massa, poderia ter se mostrado uma pessoa com dignidade, mas resoleu abaixar a cabeça para a Ferrari, em troca de maner seu lugar e seu salario, é seu direito mas deixou de ter o respeito do povo brasileiro, se houver algum fã clube dele sugiro que seja fechado, pois não se deve ser fã de uma pessoa que não se dá o minimo de respeito…
    MASSA VC NÃO MERECE NEHUM TIPO DE CONCIDERAÇÃO, VC É UM LIXO, e não faça-se de vitima, vc é tão culpado como a Ferrari, pois como diz meu pai. O BOI SABE A PORTEIRA QUE ARROMBA, se eles lhe pediram isso é pq sabia que vc não teria dignidade de desobedecer esta ordem… NÃO A FORMOLA 1.
    Que não se assita mais este “esporte”

  78. manoel disse:

    Sabe o que o Émerson, o Pace, o Gugelmin, o Piquet e o Senna fariam numa situação dessa? Não fariam nada, os dirigentes não ousariam propor nada parecido prá nenhum deles. Foi um tempo de gente com vergonha na cara!

    Bando de cafajestes esses da atual F1 !

    NÃO DEÊM AUDIÊNCIA !!!!

  79. Eduardo disse:

    …quando ouvi o cara falando pausadamente, vi que o Felipe já era!
    A ferrari mais uma vez coloca toda a sua história na f-1 na lata do lixo. o Ferrando (criado com vó) Alonso na brincadeira de criança dele reclama pra mamãe ferrari, chama o coleguinha de ridículo e a mamãe fala pausadamente para o coleguinha tirar o carrinho da frente que o filhinho quer passar.
    …e ainda tem gente que reclama de Piquet (pai) e do seu humor ácido. Duvido que ele atederia a uma dessas. O Senna então…brincadeira, né.
    …e vamos continuar a viver da memória dos bons pilotos que tivemos. Já Felipe… só vence corrida agora quando sair da ferrari.

  80. Francisco alvarez disse:

    Que vergonha SR.Felipe Massa vc e um esportista de meia tijela,vamos boicotar a Ferrari e o Banco Santander….marcas vergonhosas e covardes…..q saudades do Ayrton Senna e do Emerson Fitipaldi…..herois e pilotos d verdade…..a formula 1 ja era…..vamos assistir formula indy….

  81. Marcos Parra disse:

    Quando Alonso viu que seriasegundo piloto na Mcllaren , pegou o boné , foi para uma escuderia menor , esperou seu momento e voltou …..assim age um campeão , nunca fazendo jogo de equipe …….cai fora Massa , ou sera outro Rubinho.

  82. João Gonçalves Júnior disse:

    A F1 acabou quando Senna morreu. O que se vemos hoje é autorama e jogo de interesse. Massa não pilota. O controle ou joystick está nas mãos do chefe da equipe.

  83. nilton santos disse:

    até hoje estou sem chão,as vezes me pego pensando; com o FELIPE vai ser diferente,ele vai honrar o pais.Mas então a verdade veio a tona,espero que eu consiga abandonar a f1,sei que é dificil pois estou assistindo corridas a 20 anos,sem saber o que dizer espero que meu filho entenda o que esta se passando.
    nós amantes da velocidade estamos de luto,a f1 está agonizando nas mãos de pessoas erradas,mas nós somos o remedio doloroso mas eficaz,vamos mostrar que não somos palhaços,DIGA NÃO A ESTE CIRCO,NÃO A FERRARI,NÃO A ALONSO.MAS PRINCIPALMENTE A FILIPE MASSA QUE MORREU NO DIA 25-07-10,EXATAMENTE NA VOLTA 49 NA ALEMANHA,QUE DEUS TE QUARDE PORQUE A DOR NOSSA VAI DOER PARA SEMPRE

  84. alberto disse:

    Massa sempre disse que estava ali para vencer, se isso é
    vencer. Já estava largando a F1 agora então.

  85. CARLOS disse:

    Ta todo mundo reclamando, mas voces esperavam o que, se o espanhol foi pra FERRARI e ainda levou um grande patrocinador que estampa o bico do carro.
    Ou será que o MASSA tem um patrocinador melhor que este BANCO???

  86. marcelo disse:

    Com que animo os torcedores que compraram ingresso para o gp Brasil(carissimos), vão assistir a uma corrida com barrichello(só quer saber de dinheiro) senna (muito fraco) e massa(bundão). Acho melhor ficar em casa com a familia.

  87. joselio disse:

    É triste ver mais um rubinho isto é massa,sempre acompanhei formula 1 e a decepção é cada vez maior,exemplo cadê o shumim sempre atrás de seu companheiro,quando só se tinha uma maquina na F1 ele ganhou,pois seu companheiro corria para protejer sua vitória.Nelson Piquet e airton senna mostrou o que é honra.aprenda seus aprendiz de homrm de caraté.

  88. Fernando disse:

    Foi a muito tempo que acordava-mos no meio da madrugada para ver-mos AIRTON SENA DA SILVA correr, carros ruins,quebrados mas ele chegava e encantava, na minha opinião a culpa não é do Alonso e sim daqueles que ainda tem muito ciúmes daquele que é e sempre será o maior corredor de formula 1 de tofos os tempos SENA, hoje representado por MASSA, e porque não dizer até por BARRICHELLO ; Por eles, ainda vou continuar a assistir corridas..

  89. Mr.Ronaldo disse:

    “Eu acho é bom ter acontecido isso com o Massa,,pq quando todos criticavam o Barrichelo na época que corria pela Ferrari,,,,ele e o pai dele disseram que jamais aconteceria com ele (Felipe) se estivesse na Ferrari.”” Para aqueles que sempre xingam o Barrichello,,,,,este aí fez foi e PIOR !!!!

  90. Muito boa a matéria sobre o Massa, mas, depois acontecer com Massa e Barrichello, duas coisas passam pela minha cabeça: Primeira, que Massa nos deu a falsa impressão que ele poderia resgatar o espírito de campeão que norteava Airton Senna. Segundo: Que a Ferrari não valoriza pilotos brasileiros.
    José Nicanor Filho
    http://www.folhaserrana.com
    União dos Palmares-AL

  91. Marco disse:

    Eu gostava muito de Fórmula 1 no tempo do Ayrton Sena e do Chumi.
    Depois disso só virou palhaçada e ganho de dinheiro
    Confesso que eu como vários torcedores deixaremos de tocer pois não acreditamos mais em toda essa mentira.

  92. kleber lied disse:

    Quando será que brasileiro vai entender que o mundo é dinheiro e ficar se enganando, numa atitude masoquista, acreditando em papa noel.
    Fórmula -1 acabou quando os verdadeiros pilotos, como Emerson, Stewart, Lauda e outros da mesma estirpe pararam.

  93. Sidnei disse:

    PILOTO BOM NÃO PRECISA DE JOGO DE EQUIPE, FELIPE MASSA MOSTROU QUE TIPO DE PILOTO ELE É, TÃO PEQUENO QTO O BARRICHELLO E O NELSINHO POR ISSO NUNCA SERÁ CAMPEÃO, A NÃO SER QUE A FERRARI COMPRE UM TÍTULO PRA ELE…
    QUE VERGONHA…
    QUERO TORCER PARA UM PILOTO DE VERDADE…

  94. newton disse:

    Uma VERGONHA. A atitude de Massa envergonha toda a herança de pilotos arrojados e campeões como foi Fittipaldi,
    Piquet e acima de todos o incrível Senna. Massa era a nossa grande esperança. Agora teremos que esperar surgir um novo futuro campeão puro sangue, não se sabe quando.
    Concordo com vc, foi um suicídio esportibo de Massa. Não torço mais por ele.

  95. Ricardo Fulgoni disse:

    Brilhante comentário.

  96. Luiz Carlos disse:

    O comentário e pergunta do José Carlos é interessante. Eu às vezes costumo a me perguntar será que se estivéssemos na posição e lugar daqueles que comentem esses atos que nos parecem absolutamente abominável, não faríamos o mesmo ou coisa parecida? Eu não quero nem pensar nisso.
    O que o nosso CARISSIMO Felipe massa fez foi e será sempre imperdoável. O sujeito já tem grana e prestigio para viver o resto de sua vida e ainda deixar muito para os seus. Deve ter umas 10 equipes querendo ter ele como pilo. Se tive se negado a participar da falcatrua da ferrari, com toda a certeza, seu prestigio estaria muito mais alto.
    Já o tal Fernando Alonso é como muitos espanhóis, sempre pensando em levar vantagem quando encontram algum otário.

  97. JOÃO disse:

    Felipe Massa, desse jeito voce não deixa a opção ao nosso povo de ter orgulho de ser brasileiro. Felizmente ainda temos o volei para salvar o nosso amor próprio, porque a fórmula 1 já era, não perco mais o meu tempo com voces.

  98. Haroldo Lima disse:

    Nada de novo até aqui, A Formula 1a muito tempo deixou de ser esporTe para ser um negócio com alguma competitividade, o ponto não é se deveria ou nao deveria deixar passar, o ponto é a pura demagogia que existe de todos, sem execeção, qual a diferença em precisar de uma posição na pista ou de precisar de uma bandeira amarela? Acho que que todos deveriam pedir desculpas ao Nelsinho Piquet que foi exegrado e achovalhado pela imprensa e pelos proprios pilotos, sao todos iguais….o que manda é o dinheiro e sem duvida será esta a diferença em fazer ou não fazer, aceitar ou nçao aceitar, so o Massa sabe quanto representaria no bolso uma escolha errada. Isso só mudará quando uma atitude dessas resultar em algum prejuizo finaceiro para os patrocinadores. Que tal uma campanha contra o Santander? Como por exemplo FECHE SUA CONTA NESTE BANCO ELE NAO MERECE!

  99. Sergio disse:

    Permito a todos, os comentarios feitos, so nao permito que o Felipe Massa continue afirmando que nao existe segundo piloto na sua equipe. Faz cara de chateado Pinochio.

  100. Paulo Morais disse:

    Sou empresário. Se eu tivesse investido fortunas na carreira de um piloto e meu “pupilo” tivesse uma atitude submissa e fraca dessas, certamente iria à público e sem o menor pudor e desvincularia a imagem de minha empresa à deste piloto.
    Os patrocinadores pessoais do Felipe Massa devem ter ficados bastande felizes com a postura dele, seja aceitando a ordem, seja respondendo as perguntas diretas dos repórteres de foram seca e arrogante.
    Parabéns Felipe. Acredito que acabou de perder milhares de fans. Eu estou entre eles.

  101. Helio Souza disse:

    Após a morte do “Piloto e Brasileiro SENNA”,passei algum tempo sem assistir F1,porém não tem jeito para quem gosta de automobilismo. A ipocresia de alguns chega a dar nojo,ficam todos querendo colocar panos quentes no ocorrido domingo próximo passado na Alemanha. A impressão que ficou, é que o Massa pilota por dinheiro,pois quem realmente gosta do que faz “pilotar em nome de um país” apesar do contrato que tem com a equipe vermelha,não faría o que ele fêz e depois fica com aquela cara de cachorro que cai do caminhão de mudanças. Comparo esta atitude do Massa com a atidude que teve o Nelsinho Piquet ao bater seu “bólido” para favorecer o filinho de mamãe “gugudada…” O Nelsinho Piquet foi praticamente banido da “f1″,isto mesmo,com letras minúsculas. Que vergonha,o Massa nos inganou a todos.Não sei se ele se transformou em Rubinho ou se o “filinho da mamãe” foi promovido a Shumacher.
    Concluindo:para mim não existe mais formula 1,creio que a mídia brasileira deveria dar mais enfase a Formula Truck,Stock Car,ou seja,campeonatos domésticos. Já ía me esquecendo do que fizeram com o Helio Castro Nevas,só que a atitude dele foi bem diferente do ‘Sr. Massa”.
    Fica aqui minha indignação “não assisto mais “f1″ (com letra minúscula). Se o Sr. Massa ganhar alguma corrida,que comemore com a bandeira vermelha da sua equipe e não suje a nossa bandeira.De que adiantou aquele macacão verde e amarelo utilizado em corridas anteriores aqui em interlagos ? “SENNA”,que saudade…

  102. rodolfo disse:

    Sentar na frente da televisão, fazer cálculos, torcer fervorozamente para a vitória do Massa… Jamais!!!! Fazer papel de palhaço, tem hora!!! A única coisa que posso falar é VERGONHA!!!!!!!!!!!!!

  103. Edson Oliveira disse:

    Que saudade de Senna, Piquet, Prost, Mansel e outros que mesmo estando na mesma equipe brigavam volta a volta para serem o que são e não o que dizem para ser, descepcionante perder a manhã de u domingo para torcer por um Brasileiro que se vende assim como nossa seleção se vendeu mais um ano como em 98, saudade de nossos herois corajosos e audazes, Viva os dolares,Euros, reais viva a covardia, viva a hipocrisia e vamos assim vendendo nosso ego, nosso carater, nossa indole, nossa honestidade nossa hombridade nosso amor…..Bela Massa continue assimm que logo logo nem mais sera lembrado

  104. Carlos Henrique disse:

    O Felipe Massa,como disse muito bem Victor Martins para mim não só se suicidou mais tambem fez um bem: matou a ingênuidade de quem acreditava que o esporte premia o melhor e de que ele foi e sempre será coadjuvante, ficou claro para todos que o 1º piloto sempre foi o Alonso por desmerito do proprio Massa que entrou no hall dos submissos junto com Barriquelo na historia do esporte brasileiro, porem a culpa e de todos nos que acordamos cedo a anos para ver esses atletas medianos nos enganar e vemos esse esporte sem honra e sem ombridade.fico com pena do Mestre Airton Senna que lá de cima deve estar se sentindo envergonhado em ver em que se transformou a F1( um verdadeiro circo) e de seus compatriotas ao volante que so sabem fazer contratos e bater records de corridas, mais vitorias que e bom nada, agradeçam em especial ao Galvão Bueno que só sabe ser politicamente correto nas declarações ao vivo em momentos que se deveria escrachar a armação contra o esporte e contra o talento.

  105. Renato de Bauru disse:

    E agora Rede Globo (Rede Bobo) e o Galvão ainda vai ter coragem de falar quando o Massa vencer (depois que o Alonso fizer das suas barberagens e ficar pelo caminho) EEEE do Brasil e tocar o tema da vitoria que foi roubado do nosso campeao Airton. Vai ter coragem

  106. sergio disse:

    a ferrari e uma equipe de merda,devia ser excluida da f 1

  107. ed disse:

    Caro colunista, você acreditava mesmo que a Ferrari deixaria o Massa vencer com o Alonso logo atraz??? Não é de hoje que a Ferrari tem seus escolhidos, e você nem percebeu que o contrato só foi renovado agora no meio da temporada visando definir os interesses da equiipe.
    Mais um detalhe, ou talvez ´´o“ detalhe, que o patrocinador mais forte é o banco espanhol!!! Na Formula 1 manda quem paga mais!!!

  108. GABRIEL FELIPE disse:

    SERIA MUITO BOM E INTERESSANTE UM GRANDE BOICOTE AO GRANDE PREMIO BRASIL DE F1, SEJA NA IDA AO AUTODROMO SEJA NA TORCIDA, VAIA GERAL PEGARIA MUITO BEM PARA A FERRARI, BANDEIRAS DA FERRARI COM TARJAS PRETAS.

    GABRIEL FELIPE

  109. dago disse:

    nunca mais comprareii um carro da fiat,,se a fit e dona da melda da ferrari e o brasil e o pais em que ela mais ganha grana e nao a espanha,,porque ajuda o espanhou e nao a nos??? entao chega de fiat na minha garagem….

  110. GABRIEL FELIPE disse:

    PELA 1ª VEZ ME DECEPCIONEI FROFUNDAMENTE COM FELIPE MASSA.
    O QUE VIMOS NÃO FOI UM ALONSO PRECIONANDO O FELIPE E SIM A EQUIPE, TANTO QUE VETEL CHEGOU E NÃO PASSOU PORQUE FELIPE SOUBE CONDUZIR.
    DECEPCIONADO TAMBÉM FIQUEI COM OS COMENTÁRIOS DE LUCIANO BURT NA GLOBO ENALTECENDO O QUAN TO ALONSO É INTELIGENTE, ATRASOU O CARRO PARA DEPOIS ACELERAR E MOSTRAR QUE TINHA MELHOR CARRO DEIXANDO CLARO A INTELIGENCIA DO PILOTO ESPANHOL.
    QUE NADA EM MOMENTO ALGUM LUCIANO BURT ENALTECEU QUE FELIPE MASSA INTELIGENTEMENTE POUPOU O CARRO AO CONTRÁRIO DA INTELIGENCIA DE ALONSO.
    EMFIM PERDEU A FERRARI E PRINCIPALMENTE MASSA QUE SE SUJEITOU A ESTA VERGONHA.
    PENSEI SERIAMENTE QUE MASSA ESTARIA ACIMA DISSO TUDO.

    GABRIEL FELIPE

  111. Claudio disse:

    Ao José Carlos:

    Exatamente: o que Ayrton Senna jamais deixou acontecer é que alguém tentasse se impor à ele fosse como fosse. Na na pista quem mandava era ele. Não tinha Prost nem Bernie…nem bastidores nem habilidade capaz de sujperá-lo. Esta é a diferença. Acompanho automobilismo desde antes de a F1 chegar ao Brasil. Desde um tempo em que um piloto abandonava a prova para socorrer um outro acidentado, por que a competição tinha limites. E esta é a beleza do esporte verdadeiro. E quer sebar de uma coisa? Eu sempre torcí para PILOTOS E NÃO PARA EQUIPES. Então Dane-se a Ferrari. Deveriam desclassificar os dois carros e pilotos por ATITUDE ANTIDESPORTIVA. E, se não fizerem, que se dane a F1.

  112. rodrigo lyrio disse:

    legal o texto.. concordo plenamente.. mais uma coisa nisso tudo.. eu não concordo..
    vc afirmar que.. “Massa não carregava o gene da subserviência total e irrestrita ao seu empregador que está presente em Barrichello” eu não concordo.. posso não ter entendido muito bem.. se vc se referiu ao começo de carreira dele ou aos dias atuais mesmo com o episodio de domingo.

    se foi a segunda opção acho que vc esta errado.. pra mim.. felipe foi mais “bundão” e “subservente” aos patrões do que o rubinho, pelo menos ele discutiu com todd e engenheiro durante a corrida e entregou a posição na ultima volta, na linha de chegada deixando claro a manipulação do que felipe que entregou na volta seguinte e ainda por cima disse que entregou por livre e espontânea vontade..

    acho que o rubinho não merecia essa comparação.. ainda mais com o nelsinho..

    fora isso.. excelente texto.. :)

  113. Amancio dos Santos Medeiros disse:

    CHEGA DE FORMULA 1! Resultados arranjados. O Massa por sua subserviencia foi imoral, não respeitou os milhões de torcedores dele, agora ex.

  114. Amancio dos Santos Medeiros disse:

    Fica logo morando definitivamente na Italia Massa.

  115. José Ademir Barrichello disse:

    Sou apaixonado por F1, apartir deste momento deixo essa paixão para ir ao buteco tomar cerveja, la pelo menos eu sei que vou encontrar a n°1, a fiel dos Brasileiros.

  116. Simen disse:

    O problema é a síndrome de viralata que todo brasileiro tem. Essa mania que temos de nos acharmos inferiores e por isso somos subservientes sempre.

  117. Amancio dos S. Medeiros disse:

    O Wanderlei disse tudo pela frase do genial Rui Barbosa. Eu digo mais, o Massa deveria fixar residencia definitiva na Italia. Será que a FIAT e Bco. Santander que somente sobreviveu a crise por causa do Brasil, participam disto? Se verdade, esqueça de F1 é tudo arranjado. A formula 1 virou uma verdadeira falcatrua e infelizmente com um Brasileiro cooperando. CHEGA DE FORMULA 1!

  118. soltlam disse:

    Sei que nao vai fazer falta, a quase vinte anos assisto a F1, perco meu tempo acordando cedo ou nem durmindo, deixando de fazer outras coisas para ver treinos ler sobre o assunto mais depois dessa acho que o melhor e ver so depois os melhores momentos o resultado final, filipe anda melhor voce torce a semana toda e ele entrega, frustação ve so o resultado assim com os dirigentes, F1 a la dunga sem emoção so resultados. Eu so vejo qundo for de tarde e nao tiver o que fazer e sem essa se reunir os amigos em casa pra ver, tomara que pelo menos o bruno se salve dessa, pq barrichello, piquet e massa mostraram que nao devemos torcer por pilotos.

    • soltlam disse:

      Sei que nao vai fazer falta, a quase vinte anos assisto a F1, perco meu tempo acordando cedo ou nem dormindo, deixando de fazer outras coisas para ver treinos ler sobre o assunto mais depois dessa acho que o melhor e ver so depois os melhores momentos o resultado final, felipe anda melhor, voce torce a semana toda e ele entrega, frustação, ve so o resultado assim com os dirigentes, F1 a la dunga sem emoção so resultados. Eu agora so vejo quando for de tarde e se nao tiver o que fazer, sem essa se reunir os amigos em casa pra ver, tomara que pelo menos o bruno salve se dessa, pq barrichello, piquet e massa mostraram que nao devemos torcer por pilotos.

  119. Bruno disse:

    O mais impressionante é que,os q defenderam a atitude ferrarista são os mesmos q acabam com a fórmula 1 há anos:Shumacher,briatore e eclestone…Esses citados juntamente com a Ferrari é que fazem a categoria deixar de ser um esporte e se tornar um verdadeiro “negócio”!!!

  120. José Carlos disse:

    Tantos comentários desbonando a dignidade do Felipe Massa, mas quem sabe o que acontece nos bastidores? Será que os comentaristas deste blog fariam diferente?

    • Daniel Ramos de Oliveira disse:

      Concordo com você…Eu faria diferente,eu sou “viciado” por competição,tinha jolgado o carro do lado do Alonso,e fazer o motorzinho Ferrari roncar alto,e fazer o mesmo,mas de uma forma BEM MAIS LEGAL.

  121. Eduardo disse:

    É por essas e mais outras que deixei já há algum tempo de assistir as corridas de F1, pois verdadeiramente transformaram-se num “circo” … de horrores e vergonhas. Aleluia Rede Globo

  122. Acho que os brasileiros deveriam se unir e parar de assistir esta verdadeira palhaçada que se tornou a Fórnula 1, alguem imagina Senna ou Piquet fazendo jogo de equipe? Se eles topassem não teríamos os mais espetaculares duelos (inclusive com batidas entre os dois) entre Senna e Prost ou Piquet e Mannsel, estes sim verdadeiros merecedores do título de campeão do mundo. Felipe mostra fraqueza e não merecedor de nossa torcida. uma palavra resume. RIDÍCULOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

  123. O.Oliveira disse:

    Simplesmente lamentável !
    Foi pior que a desclassificação do Brasil na Copa do Mundo.
    Estamos torcendo para que os brasileiros sejam competitivos , vencendo ou não , e que garantam seus contratos por talento e competência.
    Lembram da frase : ” tragam as crianças para casa “.
    São crianças mesmo.Se não obedecerem apanham no bumbum !

  124. Jorge disse:

    Copa do Mundo de Futebol, F-1 é tudo P.A.L.H.A.Ç.A.D.A.!!!
    E advinhem “quem nós somos os palhaços” !?
    Parabéns mesmo é para a CBV, Bernardinho e todos os jogadores…e muito obrigado por me fazer sentir orgulhoso de ser brasileiro !!!

  125. Adilson disse:

    A Fórmula 1 virou palhaçada, onde o dinheiro fala mais alto do que a competição boa e pura. Ayrton Senna jamais se sujeitou a esse tipo de falcatrua. Era só ver as brigas que ele travou nas pistas com Alan Prost. É perda de tempo acordar nas manhãs de domingo para assistir uma F1 monótona e com resultados arranjados. Esporte na sua essência não é isso. Prefiro a Fórmula Indy.

  126. Jorge José Guimarães disse:

    Que tipo de piloto é o Alonso?Quando estava na Maclarem brigou com seu companheiro de equipe. Participou das escuta da Maclarem sobre a Ferrari. Participou da armação do Pique. Eu não vejo que grande piloto as pessoas vem nele só ganha se tiver armação

  127. Flávio Jorge disse:

    Que “SAUDADES” do incrivel AIRTON SENNA,que fazia-nos vibrar,que dava show,que emocionava,que simplesmente corria com dignidade,que era um verdadeiro PILOTO.

  128. paulo vitor disse:

    Galera, infelizmente a verdade é uma só, quem manda na ferrari agora se chama ”SANTANDER”, principal patrocinio da equipe e cuida da carreira do mimado fernandinho, pra quem tem a corrida gravada como eu pode olhar um detale no começo da prova quando mostram o Sr. Santander no box e conversando com um outro cara q jesticula dizendo algo como se dissece, fica tranquilo tudo vai ficar bem, ali na hora eu percebi q poderia ter alguma coisa, teve, e teria mesmo se massa e alonso tivessem o mesmo tanto de pontos, infelizmente é a realidade, …mais q o felipe é um BÓÓÓÓÓÓSTA, isso agente viu q é mesmo.

  129. Jorge José Guimarães disse:

    Quando o Ayrto Senna morreu falei para mim mesmo. não acompanho mais F1,mas quando surge o Massa achei que teríamos um novo campeão,mas o que aconteceu na ultima corrida foi vergonhoso uma pessoa que faz o que Massa fez deve realmente esta precisado muito de dinheiro isso para mim é não ser homem é ser moleque,para mim foi ate bom não preciso acompanha treino,ler matéria sobre F1,acorda de madrugada para ver treino e corrida e principalmente me enganar que esta pessoa honraria as cores de nossa bandeira

  130. saulo disse:

    HÁ MUITO TEMPO DE A F1 DEIXOU DE SER UM ESPORTE,PRA SE TORNAR UMA MAQUINA DE FAZER DINHEIRO,A FERRARI DEVERIA TOMAR UM GANCHO DE TRÊS PROVAS E PERDER TODOS SEUS PONTOS DE CONSTRUTORES E OS PILOTOS OS PONTOS DA CORRIDA,AGORA PAGAR 170 MIL ISSO É TROCO PRA FERRARI. AGORA FICOU CLARO QUEM É O PRIMEIRO E O SEGUNDO PILOTO. NÃO PERCO MAIS MEU TEMPO PRA ASSISTIR FORMULA 1.

  131. vanderlei albuquerque disse:

    “De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.”

    Rui Barbosa

  132. ORLANDO disse:

    Eu só acho que o Felipe Massa, quando vencer um grande premio (se é que ele pode) deveria ser hasteada a bandeira da Ferrari e não do Brasil, afinal de contas ele não representa nós brasileiros. E se a sua desculpa é que ele é funcionario e como li muitos comentários (funcionario de multinacional), que procure outra empresa para trabalhar e competir esportivamente. Santander e FIAT só estão vivos devido suas operações no Brasil.

  133. vanderlei albuquerque disse:

    O grade Prémio de formula 1 realizado em São Paulo, no autodromo de Interlagos deveria ser cancelado, pois lá ja correram diversos PILOTOS, com honra, honestidade, habilidade, que nunca em suas carreiras tamariam essa atitute de o Massa tomou.
    Fora Massa, fora ferrari, fora Alonso, fora de São Paulo bando de espertalhões, que estão enganando o torcedor do automobilismo. Porque a partir de domingo passado, automobilismo não é mais esporte de competição, é simplesmente NEGÓCIO, e diga-se de passagem NEGÓCIO SUJO E SEM ESCRUPOLO.

  134. Antonio disse:

    Todo profissional teria que ter caráter, honrar sua profissão.Não foi isso que aconteceu com Felipe Massa e Nelsinho Piquet. Todos dois são indignos da profissão que exercem. Se vendem por qualquer coisa. Até o Barrichelo que nunca ganhou nada se vendeu também. Esses caras não estão nem ai para ninguém, só querem defender o deles, não tem honra, não tem caráter, não tem dignidade. São profissionais incompetentes, que por dinheiro entregam até suas almas ao diabo. Que saudade do Ayrton Sena. Deve estar triste com a corja de mercenários que está seguindo sua maravilhosa carreira.

  135. nelson rodrigues disse:

    dizem que o alonso é mimado, foi criado pela avó, etc. Pois mimado é aquele que tem quem decida as coisas por êle tendo tudo na mão. Quem é que decidiu o resultado dessa corrida? Certamente não foi o alonso. O mimadinho do brasil deixou que decidissem por êle e pisou não no acelerador, mas na bola.

  136. vanderlei albuquerque disse:

    Vergonha! é o que se pode dizer da atitude da Ferrari, Alonso e principalmente Felipe Massa. Não quero mais assistir essa forma de disputa de corrida, quando se fala em campeonato Munial de PILOTO, quem deve ganhar a corrida geralmente é o melhor ou aquele que teve mais sorte, etc. mas nunca em qualquer hipótese o bebê chorão que pede pro Papai deixar êle ganhar.
    Fernando Alonso já foi muito chorão na RENAUT, queria ser melhor tratado que seu parceiro, só que tomou um chega pra lá e ficou quetinho no seu canto, porém agora, o Felipe abriu espaço para o queridinho do papai, e êle vai trepar no Felipe, que a partir de agora será sempre o eterno segundo.
    Segundo piloto e eventualmente segundo colocado, porque primeiro nunca mais, perdeu a credibilidade, perdeu a hombridade e principalmente perdeu a minha torcida.
    (SAUDADES DO NELSON PIQUET “pai”)

  137. garcia disse:

    A FIA será que manda em alguma coisa ; o negocio é boicotar os patrocinadores com SANTANDER FIAT e outros que tem suas empresas ligadas a esse safados; FERRARI, ALONSO e MASSA esse tão pequeno qto seu gesto

  138. Moto disse:

    Este episódio comprova mais uma vez que a italianada nunca dará chance a um brasileiro. Estava certo o
    A.Sena quando não foi para a Ferrari. Massa prova nesta temporada que é realmente inferior a Alonso.Só resta a ele se conformar em ser o segundo piloto ou mudar de equipe.
    Ele é realmente um cordeirinho , assim como o Barrilchello; com o Sena ou o Piquet isso tudo não ficaria “baratp” com certeza.

  139. Dias disse:

    RUBENS, NELSINHO E MASSA. PILOTOS QUE VENDERAM A SUA HONRA… VERGONHA NACIONAL. ENGRAÇADO O MASSA TER CRITICADO ANTES O RUBENS E O NELSINHO. E AGORA, MASSA? FROUXO!

  140. garcia disse:

    FERRARI ….= FLAVIO BRIATORE ……=ALONSO…..=CRIME,

  141. Luis disse:

    Vergonhoso o que esses moleques travestidos de homens conseguem fazer com a imagem do povo brasileiro. Filhinhos de papai, mimados, chorões… essas são as qualidades desses moleques que se dizem esportistas.

  142. garcia disse:

    no brasil tem que não deixar essas equipes que manipularam resutados participarem de qualquer evento e tambem seus pilotos digo ALONSO E MASSA , pois são tão bandidos quanto a FERRARI ; se corrida é um esporte aonde esta a idoniedade de seus atletas.

  143. Fernando disse:

    Só Massa, Nelsinho e Barrichello fizeram o que nenhum outro brasileiro jamais faria.

  144. João disse:

    VERGONHOSA E RIDICULA ATITUDE MASSA, nunca mais vou torcer por ele, o Rubinho pelo menos deixava ultrapassar o lider do campeonato, apenas para consumar i tírulo, o Alonso esta longe de ser campeão, ele desrespeitou a nação BRASILEIRA que tanto torce por ele, estou com nojo disso, acho que vou vomitar!!!!

  145. Felipe Santa Rita disse:

    Sinceramente, tinham que tirar os pontos do Alonso e do Massa, seria uma punição exemplar, daquelas que dão um basta na falta de esportividade e competitividade. Só que o presidente da FIA é o mesmo que permitiu a lambança da Austria em 2002, ou seja, Jean Todt. Que saudade de Senna e Prost em Suzuka. Naquela época o buraco era mais em baixo. Mesmo não acreditando em punição, torço por ela.

  146. Vanderson Aparecido Teixeira de Brito disse:

    Na hora em que Massa deixou Alonso passar, eu também deixei de assistir a vergonha que virou a F1. Passamos horas na fila de Interlagos para pagar caro por um ingresso e de!pois vemos essa pouca vergonha. Apesar de não ser no Brasil eu sinto como se fosse, pois estava no meu sofá diante da tv, podendo estar assistindo um filme!!! OU ERA UM FILME?

  147. M. Albuquerque disse:

    Concordo, em parte, com o Erick Markoski. É que, na minha parca concepção Massa também deveria ser punido, perdendo os pontos. Só assim, nunca mais ele faria isso. É brincadeira, 30% do campeonato nos obriga a acordar pela madrugada – nós os que somos fanáticos por F-1. Perder o sono, passar o domingo de mal humor por causa do sono, para torcer por um babaca que acabou de renovar o contrato por mais um ano, e nada perderia se fechasse a porta. Se Alonso quer ser campeão que vença o Massa, também. Prost e Senna se digladiavam, Piquet e Mansel, também, Vetel e Weber não ficam pra trás, agora vem esse idiota, quase campeão em 2008, e só não o foi, justamente, por causa da trapaça do mesmo Alonso e seu empresário (o Briatore – que dispensa comentários – banido da F-1 até 2014 ), abrir as pernas para o companheiro que na última corrida, provavelmente de propósito bateu em sua traseira justamente para lhe roubar os pontos, sem falar no episódio dos boxes em que Alonso sabia que se ficasse atrás de Massa teria que esperá-lo na troca dos pneus, perdendo com isso pontos e posições. Massa sabendo de tudo isso ainda se sujeita a essa sujeirada toda. E, se os dois não forem punidos, a partir de agora teremos um novo “Barrichelo”, e ainda observem que a Brawn no ano passado se aproveitou da subserviência de Barrichelo para sabotá-lo em faver de Button, prinicipalmente na hora dos boxes, agora isso vai acontecer com o Massa, seja na Ferrari, seja em qualquer outra equipe. Barrichelo só não está sendo sabotado na Wilihans porque seu companheiro é muito fraco, se fosse o Rosberg a história seria outra.

  148. claudio aun disse:

    Lembrando o Helio castroneves no mesmo dia perdeu uma corrida logo após a bandeirada , aguardar até setembro,,,,,,,,,,,,a desclassificação dos dois deveria ter sido imediata ,,,mas ,ainda não nasceu quem vai peitar a ferrari

  149. santiago disse:

    HOJE SOMOS ORFÃOS DE PILOTOS COM DIGNIDADE!!!!! …………………. “SENNA ETERNO”

  150. marcelo disse:

    é um absuro mas é a realidade manda quem pode obedece quem tem juizo

  151. claudio aun disse:

    O massa poderia chegar em 2º mas brigando como um verdadeiro esportista do automobilismo faz , fechando porta dando o lado sujo da pista.
    nossos atletas representam muito mau nossa nação de um povo que tem brio e vergonha na cara

    • Eduardo disse:

      O fato é que estes “atletas” não tem intensão nenhuma de representar nossa nação. Entrando Euros nos bolsos deles, o resto é bobagem.

  152. Carlos Britto disse:

    Uma grande cara de pau e desonestidade desse Rubinho querer por na Ferrari a culpa por sua incopetência, só porque eu uma única prova a Ferrari mandou o Schumacher passar. Em inúmeras outras provas o Schumacher deu show nesse inconpetente, lento e medroso.

  153. Fernando disse:

    Não vai dar em nada e o Felipe vai ter que engolir mais essa. Só pra sacanear, ninguém compra mais carros da FIAT…rsrsrsr

  154. Paulo Rocha disse:

    Que decepção, jamais esperaria isso do nosso piloto Brasileiro, me senti envorganhado, senti vergonha alheia por ele, e mais. Um dia antes, estava vendo alguns videos de Ayrton Senna, quanta saudade. Pena que na Formula 1 não é como no Futebol, pois certamente, quantos Ayrton Senna não temos por ai? Falta oportunidade, infelizmente é um esporte elitizado(custa-se tudo muito caro), e dificilmente teremos um garoto de condominio fechado, dono da bola fazendo valer qualquer que seja seu carro, como fez Ayrton.

  155. Eduardo disse:

    Para ser bom piloto, tem que ser filho da puta, bonzinho não tem lugar nesse esporte.

  156. Marcelo disse:

    Adaptando o que Nelson Piquet um dia disse sobre Barrichello: “Felipe Massa jamais será campeão na Fórmula 1″. Para um piloto ser campeão, tem que se impor, mostrar a que veio. O Massa já é veterano na Fórmula 1 e na Ferrari, e entrega uma vitória certa desta forma ! É por dinheiro ? Mas ele já nasceu milionário ! corre (como a imensa maioria dos pilotos) por hobbie ! Já teve o melhor carro na mão e não foi campeão. Mais um brasileiro para fazer número na Fórmula 1, infelizmente.

  157. Paulo Sergio disse:

    Já não se fazem Sennas, Piquets e Fittipaldis como antigamente. Quem tem fibra de campeão não entra em maracutaia dessas

  158. sergio rocha disse:

    SENNA que saudades você nesinaria o Massa o que fazer. Primeiramente acreditar nele mesmo depois brigar pelo espaço quer passar que passe mas eu não abro e nem diminuo. Senna fez isto com Prost e deu no que deu foi campeão acreditava nele e porisso brigou, Massa ainda esta em tempo de dar a volta por cima de duro e guanhe do Alonso ja é um título para voce chegar numa colocação melhor que a dele no final do campeonato

  159. Paulo disse:

    É muito fácil dizer que ele tinha que ter dito que não ia deixar passar e pronto. O cara tem um contrato e tem compromissos igual a gente. Você conta com seu emprego e com seu salário. Todo mundo sabe como a Ferrari é. Investe dinheiro e quer retorno. Seja lá porque, mas o Felipe perdeu pontos importantes que o Alonso ganhou durante o ano e o Alonso tem botado meio segundo por volta nele. Se ele tivesse feito o dele, não estaria nessa situação. Agora, se ele quiser provar alguma coisa, ele vai ter que fazer dobrado e andar na frente do Alonso sempre. Não to defendendo a Ferrari e sou totalmente contra o que aconteceu. Por mim, bandera preta para os dois ainda na corrida. Se é proibido, deveria ter punição.

  160. nascimento disse:

    Se fosse eu no volante deixaria com certeza o espanhol ultrapassar mas,em seguida estacionaria o carro vermelho e seguiria ape ate o box. Jamais mancharia meu nome como o fez Massa para eternidade .Adeus Massa.

  161. Carrasco disse:

    É incrível como Massa aceitou esse tipo de palhaçada. Na minha opinião é o maior culpado por essa vergonha. Os brasileiros têm fama de serem covardes ou corruptos. Barrichello, Nelsinho e Massa são a prova viva disso. Ayrton Senna jamais aceitaria tal idiotice. “Massa, você envergonha esse país. Jamais serás campeão mundial! Bundão!”

  162. GON disse:

    aI ACHO QUE A FORMULA ACABOU PARA OS BRASILEIROS, POIS DEPOIS DE SENA, OS PILOTOS BARSILEIROS PERDERAM A VERGONHA, COMO ESPORTISTA E HOMENS.

  163. Silvio disse:

    Muitas vezes esquecemos ou colocamos de lado o que acreditamos e acabamos machucando as pessoas que torcem por nós e principalmente a nós mesmos. Mas tb devemos lembrar que no inicio da temporada as condições de ambos eram iguais e que em algum momento essa situação aconteceria, beneficiando a um ou a outro. Torcemos por espetaculos limpos, lindos e disputados, o que no circo da Formula, no Futebol ou em qualquer ambiente onde corre muito dinheiro e poder, nem sempre ocorre.

  164. Li alguns comentarios, sendo que um fala que todos somos empregados, certo, somos sim, mas cometeria suicido pela empresa, pois todas tem um verso: ” O Funcionario nos trocamos A EMPRESA CONTINUA A SUA VIDA. Ve-se que o patrocinador da ferrarinha, e um BANCO ESPANHOL santander, estavam em terras europeias, como poderia deixar um besta, retardatario do alonso atras do massa, sendo o patrocinador maior um ESPANHOL? Uma pena estava voltando a gostar realmente da f1, mas como brasileiro, nao gosto de ser tratado como um objeto, ” se minhas palavras tem erros, ou sentido, nao me importa, mas ficar em frente a tv, esperando nao ver uma atitude de um covarde, sim um covarde, pois antes de R$ existe uma palavra que e HONRA, SOU UM BRASILEIRO E GOSTO DE SER RESPEITADO, O QUE HOUVE NESTE DOMINGO FOI SIM UMA FALTA DE RESPEITO PARA QUEM GOSTA DE CORRIDA, OS PATROCINADORES DE TRANSMISSAO DA TV, OS PATROCINADORES DA ferrarinha, banco santander, fiat, shel, NAO TEM CORAGEM DE FALAR NADA PARA OS BRASILEIROS? Espero ver este babaca de espanhol,retardado, otario, imcopetente, ir parar em qualquer fim de mundo. E tanta nojeira e sacanagem que a vontade de vomitar e muita, mas como trabalhador e COM HONRA, HONESTO PARA MEUS CLIENTES, deixa eu parar de perder tempo ak, ja que desde domingo estava com esta vontade. Espero aque um dia tenhamos um Fitipaldi, Jose carlos Pace,Piquet, Senna, de volta aos nossos domingos de prazer em ver um espetaculo.

  165. Ernani disse:

    Dá-lhe Rubinho…. e agora ?? Será que o Massa também será marcado pelo resto se sua carreira por esse gesto, assim como o Rubinho ???
    Que droga…. acordar domingão pra prestigiar os brasileiros e ser sacaneado na cara dura !!!

  166. josman barboza disse:

    queria ver se o grande Ayrton Senna deixaria o Alonso passar, ele poderia até ser punido pela equipe depois mas nunca perderia a honra de abrir mão daquilo que o impulsionava a cada GP: Lutar pelo que era de direito dele. um carro nunca corre sem o talento e a genialidade de quem está entre o volante e o banco, vergonhoso essa situação com Barriquello e agora com o Felipe. perdi o gosto pela F1.

  167. Otto Láudio disse:

    Saudades de Piquet ( o verdadeiro) e Senna.

  168. Piloto disse:

    O Brasil precisa por um piloto na F 1, do mesmo estilo do Hélinho Castro Neves da INDY, sujeito de carater e brigador que não engole desaforos, perde pontos mais briga por eles, joga capacete pro alto, bota o dedo na cara do diretor de prova e sai de cabeça erguida.
    DAE MASSA… O QUE O FILIPINHO VAI DIZER QUANDO CRESCER EM??? JA PENSOU NISSO!

  169. jair de souza disse:

    Que saudades do Airton Sena…

  170. Luiz disse:

    Não sejamos ingênuos, o que vale é a grana… e o massa é tão culpado quanto toda a Ferrari.
    Ele deveria ter tido uma atitude de homem e dito NÃO.
    Não vejo mais a fórmula um… cansei. Vou pedalar.

  171. Luis Claudio disse:

    Lamentável, amo a F1 estou me sentindo muito mal e já abandonei minha camisa Ferrari, vai virar pano de chão.
    Sei que não é o que o Felipe espera ouvir, porém eu teria encostado o carro retirado o macacão deixado dentro do carro e seguido outro caminho.

  172. jair de souza disse:

    O feito, ou desfeito do Felipe Massa, mostra a diferença entre um bom corredor e um campeao. Ela vai um dia vencer outra corrida, ms nunca, repito nunca sera um campeao. Alguem imagina o Airton Sena fazendo algo assim? Me eespondam Felipe Massa e Rubens Barrichelo

  173. A. Ferreira disse:

    Essa não é uma questão de dinheiro, de equipe, de quem manda mais, é uma questão de honra, quem tem já nasce com ela.
    Não é o caso do Felipe Massa.
    Duvido que o Airton ou o Piquet aceitassem essa humilhação.

  174. Dumont disse:

    Uma coisa eu sei: acompanho F1 desde 1970, e F-Indy mais recentemente, e daí posso afirmar que o Ayrton JAMAIS faria o que o Massa fez. Nelson Piquet seria capaz de tirar a mão do volante e mostrar o dedo do meio para a equipe. E o Emerson… bem, o Emerson – para os que ainda o acham “gentleman” demais, lembro que ele venceu as 500 milhas de Indianápolis pela primeira vez “tacando” o Al Unser Jr. no paredão a mais de 300 Km/h. Se não quer ser piloto de verdade, vá ser garçom ou porteiro de hotel, onde precisam de pessoas com gentilezas.

  175. Fulano de Tal disse:

    O Problema é que Massa é covarde, aceitou tudo e agora fica com cara de chorão,
    Esse é o nosso Brasileiro , como Rubinho , massa trilha o mesmo caminho

  176. Ramiro disse:

    Coisa ridícula, o dinheiro fala mais alto, acabou a competitividade, ser campeão dessa maneira é muito degradante, será que o vencedor tem coragem de olhar para um filho e dizer “eu ganhei”.
    Não acompanho mais “F” 1 então “F”…………….

  177. MAURO CESAR disse:

    FIQUEI MUITO DECEPCIONADO COM A SUBSERVIÊNCIA DE MASSA QUE INCLUSIVE JÁ CRITICOU A TAMBÉM SUBSERVIÊNCIA DE BARRRICHELO. DEVEMOS CRITICAR O ATUAL MOLENGÃO DA FI DA FERRARI. ONDE ESTÁ O ORGULHO DE SER PILOTO DE FORMULA 1 E TAMBÉM DE HONRAR SEU PAI COMO UM GRANDE REPRESENTANTE DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO. MEU FILHO E PILOTO MIRIM DE KART TEM 07 ANOS E FICOU ENVERGONHADO COM ATITUDE DO MASS, QUE VERGONHA, SE ESCONDA……….

  178. jonas disse:

    CARO VITOR, SE VC ACHA QUE UMA EMPRESA GASTA BILHOES PARA ESTAR NA F1, E TEM GENTE QUE ACREDITA QUE ISTO E ESPORTE, DEVE ACREDITAR EM DUENDES!!!UNICO ERRO DO MASSA E NAO ESTAR NA FRENTE DO ALONSO EM PONTUAÇAO, POIS A TEMPORADA DELE TEM-SE ALTERNADO EM ALTOS E BAIXOS,NAO DA PARA RECLAMAR NADA , AINDA QUEM GANHA UNS MILHOES DE DOLARES E NAO FAZ O QUE TEM QUE FAZER COM UM CARRO E EQUIPE DE PONTA! SORRY, MESMO…………………………….

  179. decio disse:

    Nasceu nesta corrida outro barrichelo, so mesmo Airton Senna era homem suficiente para não deixar Prost pasar ou qualquer outro que seja.

  180. jr disse:

    Sacanagem…Porém, se for por na ponta do lápis, o Massa tá sempre + devagar….. é a mesma porcaria que o Rubinho…

  181. Daniel Freire disse:

    Alonso é um piloto mascarado. Esse aí eu tenho como provar. Todos viram. “Ridículo Massa está na minha frente”. Por quê? Porque ele não pode se defender? Ridículo foi a atitude de Alonso. Ele só corre em uma equipe em que ele for o primeiro piloto. Em que tudo gira em torno dele. Foi assim na Renault. Tentou na McLaren e não conseguiu (por isso eu admiro o Hamilton). E agora já está conseguindo isso na Ferrari. A Ferrari é uma vergonha na F1 do ponto desportivo. Espero que a FIA puna a Ferrari como ela merece. Porque é inaceitável para um esporte como o automobilismo ter que ser manchado com essas cenas. A F1 não precisa disso.
    “Ferrari não vai recorrer”. Por que iria recorrer? Recorrer de uma clara e pública ordem de equipe? Espero que eles sejam punidos severamente. Não haveria maior justiça do que devolver a vitória a Massa e colocar Alonso na segunda posição. Isso sim é o que deverá ser feito. Vamos ver se a FIA não será comprada.
    “Alonso vence GP da Alemanha porque pediu para equipe deixar Massa ultrapassá-lo”. Essa deveria ser a manchete de todos os jornais do mundo. A condição que Alonso chegou hoje é tão desprezível e baixa que só o Schumacher como piloto pode concordar mesmo. Porque ele e Alonso são farinha do mesmo saco. São dois campeões mais dick vigaristas que eu já vi. Precisam de ordens de equipe para vencer corridas em que estão atrás do seu companheiro de equipe.
    Alonso diz que “não sabe o que aconteceu”. Todo mundo sabe o que aconteceu. Só ele que não sabe. A falsidade de Alonso é maior do que ele.
    O fato dele está mais rápido do que Massa não significa necessariamente que ele ia ultrapassá-lo. Porque chegar é uma coisa, ultrapassar é outra. E Massa certamente não ia dar essa vitória tão fácil assim. E isso é tão verdade que ele precisou reclamar com a equipe para vencer a corrida. Houve uma manipulação pela vitória sem necessidade para que isso acontecesse. Ainda faltam oito corridas, ou seja, ainda faltam 200 pontos a serem disputados. Massa merecia a vitória porque foi competente para buscá-la e Alonso precisou de uma ordem de equipe para conseguir. É muito diferente.
    Não há justificação para o que aconteceu. Não há como justificar o que não é justificável. É como tentar dizer que a verdade é mentira.
    “É uma grande vergonha para a Fórmula 1 que uma corrida tenha sido manipulada para dar a um piloto a vitória sobre outro. Os maiores perdedores são os espectadores. O show é o que gera fãs, os fãs geram patrocinadores, e os patrocinadores permitem dirigir as equipas. Então, eles são os nossos clientes, e temos que fazer um bom show”.
    Nick Fry disse tudo. A F1 só existe porque nós torcedores permitimos que ela exista. Se não houver quem assista a F1 ela deixará de existir e o que aconteceu na F1 deixou a todos, que tem bom senso e senso crítico e sabem o que é justo, indignados. Nós é que mais perdemos com isso. Porque queremos ver competição e não manipulação de resultados. A F1 está uma vergonha. Está suja e cheira aquilo que é de mais podre no ser humano: a corrupção. Isso não vem de hoje. Já existe desde quando a F1 se tornou um negócio e não um esporte.
    “Alonso está mais rápido do que você. Entendeu a mensagem?” E isso não é uma ordem de equipe? E é o quê? Uma mensagem de motivação? É cada uma.
    “Massa estava mais lento do que eu”. Então porque você não foi homem e disputou com ele na pista? Ah, quase esqueci. Você é um campeão fabricado assim como Schumacher. Precisa do companheiro de equipe para vencer.
    Isso só demonstra o que eu não queria ver: Massa se tornando o número dois da Ferrari. “Ou melhor, um Barrichello versão 2”. Eu pensei que Massa era homem pra dizer não, mas vi que tem medo de perder o emprego. O problema dos pilotos brasileiros é que eles não tem moral na F1. É muito triste essa situação. Por isso há muitos brasileiros que não assistem mais F1. Eu ainda assisto porque eu amo automobilismo. Só isso é maior do que as injustiças que existe nesse esporte. A F1 é um ambiente corrupto onde o dinheiro fala mais alto do que qualquer outra coisa. Senna estava certo.
    “O sistema é corrupto e é impossível que as coisas funcionem de uma forma justa”.
    Ayrton Senna

  182. CELSO disse:

    ASSISTO CORRIDAS DESDE PIQUET, DOMINGO ERA MAIS UM DIA QUE ESTAVA ASSISTINDO, DE CARA MASSA PASSOU PRA PRIMEIRO, FIQUEI LIGADO PRA VER O MASSA GANHAR, POIS NINGUEM PASSA NINGUEM MESMO, SO SE QUEBRAR, MAS PRA MIMHA DECEPÇAO VEIO AQUELE ITALIANO COM AQUELA MENSAGEM E O MASSA ACEITOU NUMA BOA, ESTRAGANDO E FRUSTANDO A TODO BRASILEIRO. ISTO E UMA VERGONHA , COMO DIRIA BORIS

  183. André disse:

    …Se já não estava gostando da F1,depois desse ultimo GP desisto…me deu nojo.Felipe Massa?Quem é essa pessoa?Existe?Pena que a Indy é na Bandeirantes,que nunca transmite nada ao vivo,ali sim,existe corrida de carros de competição.Todos em igualdade provando o seu talento.
    F1 já cabou faz tempo.Prefiro até a formula Truck.

  184. RICARDO disse:

    EU ACHO QUE SE FIA NÃO TOMAR UMA ATITUDE MAIS ENERGICA CONTRA A EQUIPE FERRARI A FORMULA 1 É QUE VAI PRO BREJO POIS QUEM VAI QUERER VER OU ASSISTIR A UMA CORRIDA DE CARTAS MARCADAS E MAIS ALIAS EU ACHO QUE O FELIPE SEM CARATER MASSA DEVERIA TER UM POUQUINHO MAIS DE DIGNIDADE POIS QUANDO FOI ASSINAR O NOVO CONTRATO DEVERIA SE RECUSAR OU NAO RENOVAR OU ENTAO DEVERIA IR PARA UMA EQUIPE MENOR MAIS TENDO A CONCIENCIA TRANQUILA QUE NÃO TRAPACEARIA NAS CORRIDAS ESSA EQUIPE ESTA SE TORNANDO UMA VERDADEIRA MENTIRA NÃO TEM RESPEITO NENHUM PELO PASSADO GLORIOSO DA MAIS FAMOSA ESCUDERIA DA FORMULA 1 QUEM SABE QUANDO OS PATROCINIOS SUMIREM ELES RESOLVAM FAZER ALGUMA COISA

  185. ALBANO disse:

    UM TRISTE PARALELO
    “ Será a F1 uma coisa séria mesmo?”
    2008- Uma equipe que tinha como seu piloto nº 1, o cidadão Fernando Alonso e um brasileiro como seu fiel escudeiro, determinou que uma atitude anti-esportiva fosse tomada pelo segundo piloto, para garantir a vitória do bi-campeão.
    Resultado disso, foram banidos da F1 tanto o chefe de equipe como o seu diretor, o segundo piloto é tido por todos, inclusive pelo Massa, como “piquereta” e teve todas as portas fechadas na F1.
    2010- Uma equipe que tinha como seu piloto nº 1, o cidadão Fernando Alonso e um brasileiro como seu fiel escudeiro, determinou que uma atitude anti-esportiva fosse tomada pelo segundo, para garantir a vitória do bi-campeão.
    Resultado disso, a equipe só teve que pagar 100 mil dólares, o segundo piloto é tido como uma vítima santa.
    Argumentos 2008: A equipe precisava disso para a sua subsistência e o 2º piloto não andava bem.
    Argumentos 2010: A equipe precisava disso para a sua subsistência e o 2º piloto não andava bem.
    Resultado final: 2008 – Tal ato influi no resultado final do campeonato.
    Resultados final: 2010 – Tal ato foi feito para influir no resultado final do campeonato.
    2008- Renault – Alonso – Nelsinho – Briatore – Pat Simmons – Na FIA Max Mosley.
    2010- Ferrari – Alonso – Massa – Dominicali – Smedley – Na FIA Jean Todt.
    Uma diferença: Agora há provas de que Alonso sabia e influiu nisso tudo.
    Se as demais equipes se aperceberem disso e pedirem equidade da FIA no tratamento com questões tão semelhantes, a Ferrari pode ter sérios problemas, caso contrário, a F1 não merece o tratamento de coisa séria e honesta.
    Isto é uma vergonha, quem puder proteste!

  186. manoel caraballo disse:

    Caro sr. Vitor,
    O senhor não deixa lugar para nada de edificante no comportamento do Felipe Massa em seu artigo. Parece que sabe tudo de automobilismo mas não entende uma jabuticaba do comportamento humano dentro de um ambiente que tritura as gentes e cospe os ossos. O rapaz fez mágica com uma condução impecável… ele é muito bom em administrar a liderança numa corrida e sempre larga muito bem. Alonso ia passá-lo no dia de são nunca. A sensação que me dá é que Felipe Massa cresce à cada obstáculo e à cada um, demonstra uma dignidade que só me faz admirá-lo. E estou longe de ser o único pensando assim. Ao senhor que é jornalista e como tal, certamente portador de excelentes credenciais para retirar apoios e declarar suicídios, peço vamos respeitar a inteligência da galera senão fica difìcil.

  187. luiz antonio da silva disse:

    Então, se negócios são negócios., vamos boicotar produtos da Fiat/Ferrari. Vocês comentaristas, nos digam quais empresas patrocinam a Ferrari e qual conglomerado ela representa que nós fazemos nossa parte.
    Quanto a massa. Tirando a grana, tenho pena dele.

  188. Fábio disse:

    Se Massa não tivesse cedido a posição a diferença seria de apenas 6 pontos, 98 para Alonso contra 92 para Massa.
    Acho que nessa situação os dois poderiam ser campeões, nada que justifique a atitude da Ferrari.
    Creio que o fato do Banco Santander, principal patrocnador da equipe, ser espanholconta muito no favorecimento de Alonso.

  189. sheila-ferreira disse:

    O Massa concordou em fazer o jogo de equipe! Agora não adianta ficar fazendo cara de coitado e colocando a culpa toda no Alonso, na Ferrari, na Fia etc. Ele participou, não venha dizer que não teve escolha, teve sim, poderia não deixar o Alonso passar e assumir as consequencias, mas falou mais alto o jogo de equipe! De coitado não tem nada! Pelo contrário, pesou o contrato, o dinheiro…. e a dignidade onde fica?! Não podemos colocar a culpa só nos outros e esquecer que ele é culpado também, por se prestar ao papel que se prestou! Colheu o que plantou, faltou um pouco mais de dignidade!

  190. Marcelo disse:

    Vou fazer igual a o Massa :”Não preciso falar nada”kkkkkkkk

  191. Erik Markoski disse:

    Se a FIA fosse tão competente como diz ser teria anulado os pontos da Ferrari, desclassificado Alonso e deixado a “vítima” desta sórdida atitude anti desportista ficar com a vitória e seus pontos, mas a grande verdade é que o dinheiro impera em todos os meios e manda mais quem tem mais e ou você aceita ou tá fora.
    E o povo lamenta…

  192. ze disse:

    acho o Hamilton um Dick Vigarista, o Alonso um bebe chorao e o Schu8macher um trapaceiro… nunca torci por esses caras, nao acho nenhum deles o piloto que todos dizem… a diferenca foi que sempre trouxeram muito DH pras equipes e por isso sobram privilegios…

  193. Rodrigo disse:

    Concordo totalmente. A Ferrari e a F1 só são grandes por causa da torcida.

    Massa morreu para grande parte da torcida brasileira, e nada do que ele faça vai mudar isso. Do mesmo jeito que Rubinho ano passado continuou sendo o Rubinho, mesmo brigando pelo título. E desconfio que mesmo se tivesse ganhado, continuaria sendo o Rubinho…

  194. ze disse:

    O Massa sempre foi e sempre sera um conveniente segundo piloto, so encheram a bola dele uns tempos atraz pq o Haikonnen se deu mau na temporada e sobrou pra ele brigar com o Hamilton a te o fim… fora isso, na mesma temporada eles o trataram como o n. 2 ate o ultimo momento… ate nao ter mais chance pro outro…

  195. CARLOS MELO disse:

    Vergonhoso esse episódio da Ferrari , e mais vergonhoso ainda o Felipe Massa se prestar a um serviço desses que por sinal vai lhe custar muito caro , eu sempre admirei o piloto Massa , mas depois dessa perdeu toda a minha admiração e acredito que da maioria dos seus fãs, bem formula 1 não assisto mais depois dessa é perda de tempo , como diz o boris casoy é uma vergonha hahahahah.

  196. Marcius disse:

    Victor,
    Vou fazer algumas perguntas simples para você:

    Você trabalha registrado? Acho que sim…

    Desta forma, VOCÊ está a serviço da empresa, não é mesmo?

    Se VOCÊ está quase fechando um grande contrato e seu SOLICITA a você que passe a conta para outra pessoa o que VOCÊ IRIA FAZER? Cometer suicídio profissional? Não, não é!!!

    Então, colega, se a pessoa assina algo para a equipe ela tem que cumprir o que a EQUIPE MANDA, sacou?

    Só para deixar claro que o que vi foi a maior imbecilidade do ano, a FERRARI pisou na bola, mas, como funcionário, o que o MASSA iria fazer, pois, como disse TODOS ou quase TODOS AQUI trabalham para alguém e recebem ordens.
    Saudações

    • Paulão Maciel disse:

      O problema não é obedecer ordens e sim permitir que por suas limitações técnicas e de VELOCIDADE elas possam ser dadas. Convenhamos o Massa não tão rápido quanto o Alonso e isso e determinante. Um é o rápido o outro é o segundo piloto. Simples.

  197. AILTON LOPES disse:

    se fosse o ayrton senna , quando da mensagem via radio certamente ele riria e os seus tempos de voltas seriam no minino meio segundo mais rapidos.depois ele falaria pelo radio- PRONTO AGORA ESTOU MAIS RAPIDO. e daria uma baita de um risada. ele nunca aceitaria uma coisa dessas.

  198. Fabio Prates disse:

    Ja perceberam que esta todo mundo malhando o Felipe por este episodio e pela sua posicao no ‘episodio Nelsinho’ mas ninguem ‘lembra’ que o beneficiado NOS DOIS momentos foi o mesmo ALONSO? Sera que ele consegue vencer sem ajuda de ninguem?

  199. Douglas Hudson disse:

    So sei de uma coisa,de hoje em diante vou torcer para a McLaren

  200. Ivan disse:

    Quem acreditava realmente que isso seria diferente não deve assistir a F1…
    ALONSO É ARROGANTE, PREPOTENTE E EGOISTA, para ele sua equipe só deveria ter um único piloto, ele mesmo.

    Certa vez ele reclamou pois estava com o carro mais lento por problemas e Fisichella (seu companheiro) ultrapassou-o ha algumas voltas do final… para Alonso, Fisichella deveria ter ficado atrás no ritmo do espanhol, ou seja, 15 seg mais lento que o normal…

    UM PILOTO COMO ALONSO NUNCA IRÁ ACEITAR, PRINCIPALMENTE AGORA, VER FELIPE CRUZAR A LINHA DE CHEGADA ANTES DELE…
    E Felipe Massa acabou de dar toda força para isso

  201. luciano fernandes disse:

    DEIXO CLARO QUE CONTINUAREI ACORDANDO CEDO PARA ACOMPANHAR A F1 POIS ISSO NÃO E NOVO, E NÃO SERA AGORA QUE TERA FIM, E NA HUNGRIA VAI CHOVER E AI A CONVERSA SERA DIFERENTE PORQUE NEM SE MASSA PARAR O CARRO O MIMADO DO ALONSINHO IRA PASSAR

  202. luciano fernandes disse:

    ESTA SITUAÇÃO SO SERVIU PARA MOSTRAR QUE BRASILEIRO TEM QUE APRENDER A LUTAR PELO O QUE TEM DIREITO,……ABAIXAR A CABEÇA POR CAUSA DE CONTRATOS ENDINHEIRADOS COLOCA DE LADO UMA NAÇÃO QUE COM CERTEZA BRIGARIA POR UMA PESSOA QUE SE DIZ BRASILEIRO DE CORAÇÃO

  203. nigel mansel disse:

    Tem mais: sempre admirei ALONSO. Piloto que aposentou a farsa SCHUMI, hoje bem mais perceptível apesar de seus 7 títulos. Mas caiu no meu conceito. Com o pedido explícito de favorecimento, ALONSO virou um piloto tão ridículo quanto o SCHUMI. Agora só faltam a desonestidade e mais 5 títulos para ficar igualzinho.

  204. nigel mansel disse:

    DEPRIMENTE, MASSA! quem te via com aquela cara de indignação há bem pouco tempo atrás com o “papelão” de NELSINHO PIQUET, vai dizer o quê agora?
    Bom lembrar que a situação de ambos era e é muito diferente. MASSA está de contrato renovado e é piloto da FERRARI há muito tempo. NELSINHO era boicotado na equipe e o BRIATORE exigiu dele aquela conduta anti-desportiva como condição para renovação do contrato. Se BRIATORE foi banido e execrado (por pouco tempo, é verdade) o que deveria acontecer com DOMENICALLI?

  205. Junior Pereira disse:

    Tomara que o Massa ganhe todas as corridas e fique faltando exatamente os pontos que ele perdeu ao terminar em segundo ao invés de terceiro!!!
    É um babaca o Massa!!! A vontade que dá é de não assistir mais!!!Tentarei fazer isso!!!

    • Erik Markoski disse:

      Na verdade o Massa não é um babaca, o público é, pois aceita continuar assistindo e pagando pra ver um jogo de interesses financeiros que tira qualquer brilho da competição em qualquer esporte, o correto seria ninguém mais assistir, assim o “circo” iria a falência e os palhaços não fariam mais este triste espetáculo de mentira.

  206. flavio disse:

    O que podemos fazer? vamos sabotar ou seja não vamos mais ver nem ouvir nada da formula 1

  207. ze disse:

    …pensando bem, de que adianta correr com uma Ferrari, se na verdade vc nao pode correr?!? Rasgasse esse contrato na frente do mundo e ia correr por uma Hispania que e mais negocio… Agora o mundo inteiro sabe que esse cara e so mais um… ficou ridiculo…

  208. Fabio Prates disse:

    Ola Victor e amigos leitores e amantes da Formula 1. Tenho 42 anos, e cresci fa da Formula 1, assistindo ao Emerson Fittipaldi, torcendo pela aventura do ‘cospeacucar’, como a gente maldosamente chamava o Copersucar e vendo o crescimento da categoria. Todos sabemos que o jogo de equipe sempre existiu e que isso eh algo arraigado na carne dos dirigentes da F1.

    O problema eh que o mundo mudou, a F1 mudou e os dirigentes contunuam os mesmos. Nos, que assistimos ao nostalgico tempo dos grandes pilotos, nao tinhamos acesso a informacao como temos hoje. Nao havia transmissao de radio entre piloto e time (eu acho) e – definitivamente – ninguem ficava sabendo em tempo real o que aconteceu, se um piloto tirou o pe, ou se errou uma marcha (nao se erra marchas mais na F1, certo?)… Entao, essas coisas nao decepcionavam tanto quanto hoje.

    Eu digo que nao eh isso que vai me fazer parar de assistir as corridas. Moro no Canada e tenho que acordar as 5h30 da manha se quiser assistir aos treinos e aos GPs… Estou realmente decepcionado… nao com Massa: com a Ferrari. Massa eh um funcionario e tem que obedecer ordens. Nao digo que nao gostaria de te-lo ouvido responder: “sim, entendi a mensagem… ele eh mais rapido… entao ele pode ten-tar-me-ul-tra-pas-sar! Se for mais rapido, mesmo, ele passa…”

    Mas ele fez isso na Sauber… e ficou na geladeira, pois perdeu seu emprego, so recuperado no ano seguinte, por forca da mesma Ferrari, que equipava os carros de Mr. Peter Sauber.

    Achei que a Ferrari foi – mais uma vez – injusta e insensivel com um piloto que ja mostrou seu potencial e merecia a vitoria. O Alonso que fosse catar coquinho, porque choramingar e dizer “isso eh ridiculo” por que o Massa defendeu a posicao… Que campeao eh ele?

    Alonso, seja MACHO. Se voce eh melhor que o Massa, mostre na pista. Concordo em genero, numero e grau com o Niki Lauda. O Alonso eh mau-carater. Ele mostrou isso na manobra que fez na entrada do pit-stop (na China?) no inicio do ano quando destruiu a corrida do Massa. Aquilo foi ridiculo e acho que ele deveria ter sido punido. Por que eh que existem aquelas linhas brancas no chao? Elas deveriam seguir a mesma regra da saida dos boxes, onde os pilotos nao podem cruza-las..

    Para mim, os dois episodios mostram falhas tanto no regulamento da Formula 1 quando no carater de Alonso…

    Tenham uma boa semana, e ate a semana que vem, na Hungria!

  209. walter o.suzart disse:

    Muito bem dito pelo Victor sobre a herança maldita da cláusula “Rubinho” :

    Nosso “grande piloto corintiano da Williams” deveria aproveitar e ficar de boca fechada pois ele é o precurssor e exemplo maior desta covardia (esqueça ser campeão mundial da Farsa 1).

    A Ferrari deveria contratar o fedelho do “Piquetzinho” (escudeiro do insuportável Alonso) para tornar mais fácil as suas tramóias.

    Massa: que decepção!

  210. Rubens disse:

    Segundo a irmã de Ayrton Senna, o sonho dêle era pilotar pela Ferrari.
    Graças a Deus esse sonho não se concretizou. Imaginem se a equipe pede a ele para ceder o 1o. lugar a outro piloto !!
    Ele deixaria passar ??
    Uma vergonha o que aconteceu.
    Eu torcia pela Ferrari mas agora torço para que o Vettel seja o campeão.
    FERRARI NUNCA MAIS !!!!
    E tem mais, nunca mais vou assistir essa marmelada !!
    Marmelada por marmelada, prefiro a luta livre da TV.

    • José Galdino disse:

      Pior fui eu que já acordei de madrugada nesta temporada pra assistir essa falta de respeito com o torcedor. Me sinto enganado!!! Também não me vejo mais assistindo a uma corrida de F1. Nós vamos virar piada perante aos amigos e parentes por perder tempo em assistir este NEGÓCIO, pois faz muito tempo que este tipo de evento deixou de ser esporte. Estou triste com tudo isso.

  211. eu já sabia disse:

    O brasileiro tem razão de estar decepcionado com esse Massa Mole,por agir desta forma.
    Se fosse Profissional , quando assinou a renovação do contrato, falaria para a Imprensa que assinou como segundo piloto, seria o SANCHO PANÇA e que estaria a serviço do KID VIGARISTA (primeiro piloto) para torna-lo Campeão este ano .

  212. JOÃO ALBERTO disse:

    A FIA DEVE PUNIR A FERRARI E SEUS DOIS PILOTOS, UMA VEZ QUE JÁ VIMOS UM PILOTO ¨ACIDENTAR-SE¨ EM BENEFICIO DE OUTRO (PIQUET/ALONSO) .
    A EQUIPE PODE VIR A SOLICITAR UM ACIDENTE COM UM CONCORRENTE DIRETO

  213. Decio Farage disse:

    Do ponto de vista ético e esportivo a atitude do Massa e do Rubinho não difere em nada da atitude do Nelsinho. Só que com o Nelsinho a imprensa brasileira o tornou um traidor e vendido, já no caso do Rubinho e do Massa a imprensa tenta passar a imagem de coitadinho. Isto é um absurdo.

  214. alfredo disse:

    Lastimável, me recuso a assistir um espsorte que humilha os brasileiros. Barrichello, Piquet Filho e agora Massa. Que coloquem todos em um saco e afoguem. Fim de F 171.
    VERGONHA !

  215. GABRIEL disse:

    ME SINTO HUMILHADO COM ATITUDE DE MASSA,É COMO
    SE TUDO QUE ACREDITO NÃO É VERDADE,O RESPEITO A DIGNIDADE,OMBRIDADE..ENFIN PRINCIPIOS BASICOS DE UM CARATER DE UM HOMEN ACIMA DESSAS FALCATRUAS…MAS FAZER O QUE,AFINAL ESTE MUNDO QUE VIVEMOS SERA SEMPRE DOS ESPERTOS E DOS GRANDES CONGLOMERADOS.

  216. orlando disse:

    Tinhamos um corredor sem personalidade, um sendo piloto, agora temos dois Rubens e Massa. Porém dos contratos os dois nunca reclamaram. Custa muito caro morar em Monaco com tada a familia.

  217. Ricardo disse:

    Que papelão, principalmente para quem foi contra ao que ocorreu com o Rubinho…. isso tira o ânimo de qq um, onde está a competitividade? Já vi Maracanã “vazio” em protesto ao time, e time grande. Será que o GP do Brasil vai dar ibope?????? Dá vontade de boicotar. Te liga Massa.

  218. Ricardo disse:

    Falta de coragem, competitividade e atitude própria, principalmente para quem foi contra ao que ocorreu com o Rubinho…. isso tira o ânimo de qq um. Já vi Maracanã “vazio” em protesto ao time, e time grande. Será que o GP do Brasil vai dar ibope?????? Dá vontade de boicotar. Te liga Massa.

  219. Sylvio Jr. disse:

    A partir de agora, definitivamente, eu, que adoro esportes, tiro F1 da lista de meus esportes preferidos. Aliás, tiro do rol de esportes, onde o dinheiro nunca pode sobressair a nada! Lamentável, Massa, lamentável…

  220. MARCO ANTONIO disse:

    MASSA NÃO PODE COMETER O MESMO ERRO QUE RUBENS DE PERMANECER NUMA EQUIPE POR CAUSA DA ESTRUTURA E DO NOME. NADA DISSO E NEM UM GRANDE CARRO VAI DAR A MASSA AS MESMAS CONDIÇÕES QUE TEM ALONSO. MASSA JÁ DEU MUITO À FERRARI E A ESCUDERIA O TRATA E SEMPRE TRATARÁ COMO SEGUNDO PILOTO. SE NÃO FOR COM O ALONSO, SERÁ COM O KUBICA OU COM O VETTEL. ELE TEM QUE IR PARA UMA EQUIPE QUE O RESPEITE E ACREDITE, MESMO QUE NÃO TENHA O PRESTÍGIO DA FERRARI. QUE VÁ PARA A RED BULL, MCLAREN OU ATÉ MERCEDES. LÁ TERÁ LIBERDADE.

  221. Alexandre Guerreiro disse:

    Cala a boca Fernando Alonsoooooooooooooo

  222. Marcio disse:

    Sempre achei que o Rubinho e o Massa eram do mesmo nível…A Ferrari também…

  223. oscar ten disse:

    voces acham que o raikkonen aceitaria ser 2 piloto nunca por isso que ele nao aceitou o contrato ate porque teria um palhaço chamado massa para assinar. entao toma povo brasieliro, eu torço e para hamilton, vettel e button. se é um circo entao vamos rirrrrrrrrrrrr.

  224. ROBERTO disse:

    QUANDO VCS COMPARAM SENNA, PIQUET .QUE SÃO CAMPEÕES COM ESSES DOIS (massa e ribinho) É EVIDENTE QUE ELES NÃO DEIXARIAM O FERNANDO ALONÇO FAZER COM ELES O QUE A FERRARI DETERMINOU. POIS ELES SEMPRE FORAM CAMPIÕES POR NATURESA.

  225. ricardo disse:

    Acho que o Felipe nao está triste com a equipe e sim com ele mesmo, pois perdeu o fio da história ao cair na vala comum.
    Talento pra ser campeao ele tem, mas carisma , carater e estrela ele jamais conseguirá ter depois desta presepada.

  226. Luiz G disse:

    Eu não vou assistir mais corridas nesta temporada (não vale a pena)…mas claro que ainda lerei notícias.

    Podem apostar, se Massa vencer uma próxima corrida vai declarar:
    “Lavei a alma do Brasileiro”….

    Vai ser ridículo! Não lavar nada. Pode ganhar as próximas 4 corridas, pois não vai ser mais visto como vencedor.
    Preferia que ele ganhasse essa, na raça, e não ganhasse mais nenhuma.

    Não se entrega uma corrida em pleno campeonato.

    As outras equipes vão vê-lo como piloto sem garra, sem brios. Destruiu sua imagem de vencedor e sua carreira.

  227. ROBERTO disse:

    F. MASSA É E SEMPRE SERA 2º PILOTO NA FERRARI.

    • Rodrigo disse:

      Isso mesmo. Mas ele foi segundo piloto do Kimi e do Alonso. O Rubinho foi pelo menos do Schumi, que é um dos maiores da história, coisa que o Alonso e o Kimi dificilmente serão.

  228. João de Oliveira disse:

    Massa foi no mínimo ingênuo. Se era para deixar passar, errasse uma curva, fizesse mais aberta. Fizesse igual a Piquezinho e depois não reclamasse.

  229. Francisco Maximiano disse:

    Briatore e Esccletone já deram a entender muito bem como a FIA e a Fórmula 1 pensam. Por pior que sejam os horizontes a F-1 vai desaparecer por causa disso? Os torcedores que com grana para esbanjar e encher os bolsos de Esccletone e companhia deixarão de comparecer aos autódromos ou os patricionadores fugirão de Ferrari, Schumacher e tantos outros? Não, isso não vai acontecer. A Fórmula 1 tende cada vez mais a deixar de ser um esporte, mas não vai sumir assim tão fácil, mesmo que todos o brasileiros boicotem a F-1.

  230. Geraldo I. Silva disse:

    Bem vindos a “FORMULA 171″.

  231. Bandeira disse:

    - Como já dito por um grande Jornalista Esportivo ontem… não podemos esperar atitudes de um AYRTON SENNA ou do NELSON PIQUET , feito pelo Felipe Massa ou do Rubinho…. qualquer um destes grandes Campeões, JAMAIS se submeteriam a um pedido da Equipe para entregar uma Vitória como os atuais representantes do automobilismo brasileiro acataram…..JAMAIS !!!

    - CARÁTER DE CAMPEÃO É TUDO !!

    -

  232. Jeff disse:

    Por incrível que pareça senti falta do Galvão, que quando o mesmo fato aconteceu com o Rubinho ele disparou contra a Fiat (mesmo grupo da ferrari). Disse que este grupo lucra milhões no Brasil e parece que não possui o menor respeito pela paixão do brasileiro. Isso não tira a responsabilidade e o aparente falta de coragem do Massa. Não perco mais meu tempo com F1.
    Isso foi humilhante!!!!! Que papelão!!! Tanto para o Massa quanto para a Fiat.

  233. rogerio barboza disse:

    Massa perdeu numa corrida aquilo que tentavamos exergar nele, depois de Sena: brio, coragem, competetividade, qualidades que faltaram aos sucessores de nosso maior ídolo nesse esporte. F1 não é um esporte, jamais foi, é um grande negócio, e como negócio o lucro é o que importa, não sejamos tolos. Esqueçam esse negócio de F1. Lembrem, devemos ter orgulho é de nosso Voley, é de Bernadinho que tem vergonha na cara, que vibra daquela forma, mesmo depois de ganhar tudo. Devemos ter orgulho é de Muricy, homen que honra as calças que veste e nos ensina o que é coerência, não se associando a mafiosos

    • ROBERTO disse:

      QUANTO AO BERNARDINHO DO VOLEY DO BRASIL CONCORDO PLENAMENTE TENHO MUITO ORGULHO .
      QUANTO AO MURICY AQUELE CARA É A IGUINORANCIA EM PESSOA……..ADOREI QUE ELE NÃO FOI PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA…

  234. Marcilio disse:

    Ninguém está comentando a comprovação de que Alonso é um tremendo mau caráter, mimado, safado, etc mas, infelizmente, tem se mostrado melhor que Massa. Vou continuar torcendo por Massa, só ele sabe o que tem no seu contrato e saindo da Ferrari ele vai pra onde? Hispania, Lotus? É torcer para ele dar pau na classificação em Alonso pq já vimos que ele larga melhor que o babaca Alonso…

  235. fernando disse:

    Feio demais tudo isso. Eu, que sou um apaixonado pela F1, fico balançado com tamanha desportividade. Mas, não posso me furtar a uma GRANDE OBSERVAÇÃO: há oito anos atrás, lembro bem, Rubinho demorou 12 voltas para acatar às ordens da equipe e, como ele mesmo afirmou (naquela época o rádio não era eberto), recebeu várias e várias ordens da equipe, durante estas 12 voltas, para liberar a passagem pra o Schumacher. Ainda tem mais, ele fez isso na linha de chegada, pra mostrar que ele iria vencer a corrida. Enfim, as duas atitudes foram erradas, tanto do Rubinho quando do Massa, fruto de uma ganância insana (os dois são ricos demais, não precisam de mais migalhas)mas a do Rubinho foi muito mais honrosa.

  236. Sergio disse:

    Fala-se tanto em dignidade, hombridade, etc. e tal. Na verdade para esse moloque o que importa é o dinheiro. E como se vende facil a honradez que não tem. Que pena… E ainda tem brasileiro torcendo por esse cara… Lamentável, profundamente lamentável.

  237. Marcilio disse:

    Ninguém está comentando a comprovação de Alonso é um tremendo mau caráter, mimado, safado, etc mas, infelizmente, tem se mostrado melhor que Massa. Vou continuar torcendo por Massa, só ele sabe o que tem no seu contrato e saindo da Ferrari ele vai pra onde? Hispania, Lotus? É torcer para ele dar pau na classificação em Alonso pq já vimos que ele larga melhor que o fdp do Alonso…

  238. carlos bala disse:

    Certo mesmo falou o jack stwart ,que tem atitutes assim, de Massa, não mereçe nunca ser campeão.

  239. Arlix disse:

    Acho que a melhor punição seria retirar os pontos dos pilotos e dá-los aos que ficaram em posições posteriores. Além de punir a equipe, puniria também os pilotos.

  240. Arlix disse:

    jfer disse:
    27/07/2010 às 10:45
    Só discordo quando vc diz que o prejuízo de um acidente seria da feria e dos patrocinadores. O prejuízo aos patrocinadores de terem sua imagem associada a um fato dessa natureza já foi enorme.

  241. jose carlos disse:

    Em protesto a esse desrespeito dessa fabriquinha italiana, deixarei de comprar uma Ferrari.
    Vou acabar comprando um Renault Clio mesmo.

    • ed disse:

      Não esqueça que o clio é da Renault , e essa mesma equipe fez o Nelsinho piquet fazer em favor do Alonso… acho melhor você comprar um carro de outra marca!!! rsrsrsr

  242. RÔMULO MEDEIROS disse:

    Se for confirmada a absolvição da Ferrari, entendo que deveria da F1 pedir desculpas públicas ao Nelsinho Piquet e ao Rubens Barrichelo, pela vergonha que sofreram em seus episódios semelhantes.

  243. Loenardo disse:

    F1 é muito mais que passa na Tv nas manhãs de domingo…
    Qual é o patrocinador da Ferrari? De que país é o patrocinador e o “Vencedor da corrida”? Repararam quem era o patrocinador do pódio do GP Alamão? E o troféu o que era?

    Muito intrigante, ou pura coincidência?

  244. Wagner Tavares disse:

    Quem se propõe a assistir a um esporte espera, no mínimo, que vença o melhor. Aquele que, por mérito próprio, galgue o primeiro lugar. Verbas absurdas de patrocinadores e interesses escusos podem ofuscar a razão do esporte, como confundiram a própria razão e
    o discernimento do Felipe. A Ferrari acabara de cometer um suicício em Massa quando nós, torcedores, ficamos órfãos do conceito de dignidade que deveria circunscrever o caráter de um verdadeiro campeão. Hoje, relegado a um mero cão peão travestido de macacão vermelho-capacho. Pêsames a todos.

  245. Leo Machado disse:

    Excelente texto. Assino embaixo cordialmente. Sabe uma definicao q encontrei para o Alonso lendo o q vc escreveu acima?
    Alonso e o Kiko do Seriado “Chaves”. Mimado, criado em uma vila fechada e dono de todos os brinquedos.
    Sinceramente eu meu nojo por esse cidadao aumentou com aquela cara lavada dele dizendo q “viu o Massa lento na pista”.

  246. helio disse:

    foi a maior vergonha para um brasileiro, com isso viram que e so mostrar o dinheiro e o brasileiro topa tudo. vale mais o carater da pessoa do que o dinheiro, eu era fa de felipe massa, hoje para min ele esta morto em vida. nao perderei meu tempo mais sendo palhaco da f1, vou torcer somente para um piloto valentino rossi porque esse honra as calcas que veste, nao e frouxo que mem felipe massa,capacho da ferrari.

  247. carlos alberto novelino disse:

    Não deveria haver punição da Ferrari, MAS isso se existisse SOMENTE o mundial de marcas.

  248. Roberto Rossano disse:

    Victor Martins:
    foi a melhor definição do Alonso que eu ja li.
    bebê mimado e chorão. isso sem mencionar a falta de carater(dicípulo do Briatore).
    quanto ao Zacharias(Massa), não estou surprezo com a atitude. será que alguem achava que ele poderia ser tratado de igual para igual com um europeu? mesmo se ele tivesse talento e inteligencia, seria dificil.

  249. jfer disse:

    Tudo isso seria muito bonito se Massa fosse melhor que Alonso. E não é. Só quem não entende de Fórmula 1 pode acreditar que Massa tem alguma chance, desde que Alonso chegu na Ferrari. Basta olhar o campeonato até agora e o passado de Alonso e Massa e fica claríssimo, que assim como Barrichelo e Piquet filho, Massa é segundo piloto sempre que estiver competindo com Alonso. Se Massa não permitisse a ultrapassagem, Alonso mais rápido, com certeza absoluta tentaria ultrapassar e poderia ocorrer um acidente (para felicidade de alguns), e aí meu amigo o prejuízo não ia para seu bolso, ia para a Ferrari e seus patrocinadores. Vamos ser realistas, não temos mais um Senna, um Fitipaldi ou um Nelson Piquet, para estes esta situação jamais ocorreria, pois se alguém deveria dar passagem, seriam os outros e não eles.

  250. celso disse:

    F1 o reino da podridão, só tem safado começando pelo ingles e terminando no palhaço do brasileiro.,acorda povo é só não assistirmos + essa palhaçada que essa categoria vai repensaro que é ética no esporte.

  251. Luiz G disse:

    Concordo com RMTA…

    Massa morreu pra mim.

    Estamos sendo muito cruéis?
    …Talvez…Mas nós investimos nosso tempo e energia acompanhando a carreira dele, torcendo e acreditando numa postura de garra e raça que ele aparentava ter.

    Fomos enganados. No fim das contas, ele não tem tanta garra a ponto de lutar a té o fim, até as últimas consequências.

    Não agiu como um verdadeiro campeão.
    De fato, não merece este título.

  252. Clovis disse:

    Só podemos concluir que Felipe Massa vendeu sua dignidade!

  253. kleber disse:

    Penso que o maior prejudicado foi o torcedor,mas que poderia se vingar não assistindo a globo,não comprando carros da FIAT,e não usando o banco santander, mas o brasileiro se tivese esse nivel de conciencia não votaria para o maluf para o Sarnei … etc

  254. Luiz G disse:

    Massa diz que correu bem e se sente vencedor.

    Seria bom lembrá-lo que vencedor é quem cruza a linha de chegada em primeiro.

    Esportista é aquele que dá o melhor de si pra vencer, não importando o resultado.

    Perdedor, é aquele que não tem coragem de lutar pelo que acredita.
    Se o Massa queria se sentir um vencedor, devia ter lutado por isso até o fim.

  255. RMTA disse:

    Contratos são contratos, pilotos são funcionários de equipes, e por isso devem obedecer aos contratos e ponto final.

    Se o seu chefe manda você fazer um trabalho, e você não faz, você é demitido. Ponto final. Massa ama a Ferrari, e por amor fez esta grande cagada. Massa poderia ter vencido em Hockenheim, no entanto, na mesma noite já estaria procurando por outro assento para a temporada de 2011. E isso ele não quer. Simples assim.

    Gente, por mais que se torça e que se goste de F-1, todo piloto sabe onde o calo aperta. Eu era torcedor fanático do Senna quando ele era vivo. E vi muitos aqui dizendo que o Senna NUNCA deixaria o Alonso passar. Ora, posso até concordar. Mas o Senna também foi medroso, e também foi cagão quando, apesar de saber que corria grandes riscos, e apesar de estar com medo, foi lá e largou naquele maldito 1º de maio de 1994. E porque ele fez isso? Porque se não o tivesse feito teria desrespeitado o contrato e teria sido demitido.

    Em ambos os casos (Massa e Senna) os dois acabaram mortos. Pelo menos o Massa, pra mim, morreu desde domingo…

    Cada piloto sabe onde o calo aperta…

  256. Econonista disse:

    É O MUNDO CAPITALISTA. NÃO É A TOA QUE UM CARRO DA FERRARI CUSTA CERCA DE R$ 1.000.000,00…

  257. Luiz G disse:

    Assim como muitos, me sinto um otário por assistir uma corrida torcendo por um resultado, que no fim é manipulado por um “jogo de equipe”….é como se a F1 dissesse para os torcedores: “Enganei o bobo, na casca do ovo…dãããã”…nos sentimos uns idiotas.

    Muita gente comenta: “E se fosse o Alonso a dar passagem pro Massa?”…

    Tudo bem. Talvez eu gostasse de ver o Massa com mais chances de ser campeão, mas…em 2008, quando vi Raikkonen abrindo pro Massa passar, senti um balde de água fria.
    Enquanto eu torcia para Massa pegá-lo, veio a ordem da equipe…aí pensei: “ah é, não preciso torcer…já tá armado”…

    A sensação de felicidade e tristeza pode mudar, mas…. a sensação de me sentir um otário, é a mesma. Não assisto mais F1 nesta temporada.

  258. ethal disse:

    poderiam acabar com o campeonato de pilotos, pois o que importa e’ o de equipes.

  259. Econonista disse:

    EU TENHO CERTEZA SE A SITUAÇÃO FOSSE INVERSA O CARA DE CAVALO ALONSO JAMAIS IRIA DAR A VITÓRIA AO MASSA. SÃO DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS. QUE MUNDO HEIM??????

  260. Luiz G disse:

    Assim como muitos, me sinto um otário por assistir uma corrida torcendo por um resultado, que no fim é manipulado por um “jogo de equipe”….é como se a F1 dissesse para os torcedores: “Enganei o bobo, na casaca do ovo…dãããã”…nos sentimos uns idiotas.

    Muita gente comenta: “E se fosse o Alonso a dar passagem pro Massa?”…

    Tudo bem. Talvez eu gostasse de ver op Massa commais chances de ser campeão, mas…em 2008, quando vi Raikkonen abrindo pro Massa passar, senti um balde de água fria. Enquanto eu torcia para Massa pegá-lo, veio a ordem da equipe…aí pensei: “ah é, não preciso torcer…já tá armado”…

    A sensação de felicidade e tristeza pode mudar, mas…. a sensação de me sentir um otário, é a mesma. Não assisto mais F1 nesta temporada.

  261. Artur Cardoso disse:

    Se fosse um piloto em início de carreira até concordaria com a atitude, pois renderia “pontos” na equipe e um futuro mais garantido. Afinal, a F1 é pra poucos e se queimar é muito fácil.

    Agora, um piloto com um vice-campeonato no currículo, muitas vezes elogiado pelo arrojo e postura, e que já provou ser rápido e competente, aceitar esta decisão da equipe e depois ficar com cara de coitado…. Não dá pra engolir…

    Torço para que o melhor piloto em cada corrida vença, de preferência com emoção (indo buscar o resultado). Se for brasileiro melhor ainda. pena que tá difícil…

  262. Paulo disse:

    Genial, Vitonez! Em sua opinião sobre o Alonso, só esqueceu de mencionar que ele empinava pipa no ventilador dentro de casa!!! Mimado ao extremo, mas a culpa tambem é de quem mima…só acho que o que tá pegando nessa história toda é o total desrespeito da Ferrari às regras. Se não rolar punição, daqui a algumas provas vão estar usando motores, pneus, asas, tudo fora do regulamento pq ELES acham que podem fazer tudo independente das regras. Ou então a FOM ou FIA que eliminem o campeonato de pilotos e deixem só o de construtores. A equipe que ganhar fica com o título e troféu,dá uma “medalhinha” pra cada piloto e pronto! No ciclismo tem uma modalidade que é assim, por equipe. Deve ser por isso que não tem tantos fãs do ciclismo…

  263. rosemeyer disse:

    Para compreender adequadamente essa historia toda ,favor assistir O Poderoso Chefão em suas tres partes.Ali estão todos os personagens da formula 1 atual e seu funcionamento.Violencia,cinismo e uma logica que não tem mais
    nada que interesse para quem gosta de corridas.

  264. Bruno Ribeiro disse:

    A situação não é simples para o Massa. Mas minha opinião é de que ele tinha 3 possibilidades nesse caso:
    1 – Não deixa passar
    2 – Deixa passar de forma disfarçada
    3 – Deixar passar descaradamente (como aconteceu)

    Se o Massa realmente quisesse fazer tudo PARA a equipe e inclusive para o seu próprio bem, ele deveria ter deixado passar de forma disfarçada e dentro da equipe deixar claro que não vai ser segundo piloto no ano que vem. Deixando claro que esse ano o Alonso já é piloto 1 pela diferença de pontos.

    Por outro lado, se ele não deixa passar, tem que deixar visível pra todo mundo que recebeu uma ordem de equipe e recusou. Depois que o Massa deixou o Alonso passar a confusão estava feita, mas se ele recusa, a gente não reviveria o Austria 2002 e a confusão seria bem menor, e claro, muitas pessoas iriam achar que ele deveria ter ajudado o espanhol. O que Massa poderia deixar claro na justificativa de não ajudar o Alonso era dizer que a temporada ainda está na metade e que Alonso não tem uma distância tão grande assim. A sua reação em deixar o Alonso passar foi a prova de que ele já dava o campeonato como perdido desde antes. Se ele não considerasse perdido, não teria feito aquilo. Porém, agora que fez, terá que arcar com a mídia mundial e principalmente a brasileira, tirando sarro de sua decisão. Se ele entrega a posição de forma disfarçada, numa disputa de posição, ele vira segundo piloto em 2010, mas evita todo um desgaste com os torcedores e jornalistas. Se isso faria com que ele tivesse o mesmo tratamento em 2011, não dá pra saber, mas no fundo acho que fazendo o que ele fez também não vai ajudá-lo pra 2011. Resumindo, ele desgastou a própria imagem em troca de nada. Ou fica na frente ou deixa passar sem ninguém perceber e parte pra próxima.

  265. Fernando Gomes disse:

    Por que tanta implicância com Fernando Alonso? Criado pela avó num apartamento em Oviedo… Menos, Victor, muito menos. Você sabe a história de vida díficil dele, creio. E foi sim, muito esperto de ir para a Ferrari se resguardando contratualmente de várias coisas. Se fosse um zé mané qualquer da vida a Ferrari teria aceito? Ayrton Senna fazia o mesmo antes mesmo de ser campeão mundial. Criticar Alonso por causa dos ”pitis” via rádio é demais. Só o Flavio Gomes mesmo é quase totalmente isento de peixotadas. O resto é o resto.

    • ayrton disse:

      antes de falar o nome “SENNA”, lave a boca c agua sanitaria, comparar ELE com qualquer piloto atual é hipocresia. Na decada SENNA existia pilotos de verdade, hj o q existe são marionetes manipuladas pelo poder economico.

  266. Carlos disse:

    No aniversario da 1 vitoria de um Brazuca na F1, vitoria de Helinho nos EUA (na mesma pista do Emerson) e vitoria de Massa na F1 apos exatos 1 ano de quase ter morrido e em homenagem ao seu tio falecido. Mas sujaram tudo e transformaram um domingo memoravel para o esporte a motor trocando o roteiro de um drama fantastico por uma dessas comedias tipo pastelão com italianos e americanos como diretores. Uma pena e a FIA vai fazer igual a FIFA?

  267. Desde 1979 que acompanho a F1, sem perder uma corrida sequer, só que perdi o encanto achei que as “Barrichelladas” não fossem mais acontecer, mas o que vimos neste domingo foi simplesmente ridículo. Não perderei mas noites de sono madrugada adentro, o lazer com a familia aos domingos pela manhã, pois dia de corrida era sagrado pra mim, não tinha outro local se não fosse no sofá em frente a TV. Como telespectador estou me sentindo lesado, a F1 deveria ter um “Estatuto do Torcedor”, pois o que ocorre hoje na é F1 é uma @##$¨¨&¨. Desculpe-me mais encerrei F1 domingo, vou acompanhar agora a F Indy.

  268. Aiton Santos disse:

    Nada mais precisa ser dito depois deste texto brilhante Victor!

  269. beto disse:

    ATITUDE ALTAMENTE DEPLORAVEL, DAQUI A POUCO VÃO SOLICITAR AO ¨SEGUNDÃO¨, LIMPAR A PISTA PARA O PREFERIDO

  270. I Beat the stig disse:

    Quem fala que não entrega resultado que não admite tal coisa é quem nunca participou de um esporte onde uma equipe entra com varios competidores, vejam vcs existem varios exemplos no jiu-jitsu onde atletas de uma mesma academia não lutam quando cruzam numa mesma chave, em favor do que está melhor preparado, existem varias modalidades onde isso é comum e na F-1 isso tb é … o problema é infrigir as regras … podiam ter atrasado o box do massa 2 segundos, pronto resolvido o problema na ferrari é só burrice …

  271. Samuel disse:

    Sob a ótica da empresa, a decisão foi lógica. O piloto mais bem colocado tem prioridade e os esforços são direcionados para que ele tenha mais possibilidades de ganhar o campeonato. (Alem disso, vale ressaltar que este piloto escolhido trouxe o patrocínio do Santander à equipe)

    Mas nós queremos ver corridas, ultrapassagens, disputas!!! Queremos assistir um ESPORTE, não queremos política & marketing.

    Por mais que no momento seja uma decisão boa para a equipe, a longo prazo é ruim para o esporte…

    Acompanho F1 desde que me conheço por gente, mesmo depois que Senna morreu (eu tinha 11 anos), continuei assistindo as corridas. Acordava de madrugada para ver a corrida em Suzuka. Gosto de assistí-las.

    Mas neste domingo não sei o que farei…

  272. Mauricio DF disse:

    Uma vergonha. Me senti um idiota perdendo meu tempo assistindo este replay de incompetência moral. Sugiro ao Felipe Massa que retire a bandeira do Brasil do macacão e coloque no lugar um sifrão. Eu assistia fórmula 1 torcendo para o piloto brasileiro e não pela equipe. A partir de agora chega de perder meu sono por isso. Nós brasileiros fomos humilhados por uma equipe de mal caráter. Foi um tapa na cara do povo. O massa entra para a história do esporte como mais um fracote submisso que cai de quatro frente ao dinheiro. Que exemplo para seu filho. Que vergonha para a família massa.

  273. ADILSON MIRANDA disse:

    TEREMOS QUE ESPERAR POR UM PILOTO QUE QUEIRA SER VENCEDOR DE VERDADE, QUE COLOQUE A CONQUISTA COM SUA META E NÃO APENAS FAZER PARTE DO TIME VERMELHO.GOSTO MUITO DA FERRARI, MAS SOU BRASILEIRO ANTES DE TUDO, JÁ TIVEMOS FITTIPALDI, PIQUET E SENNA, NÃO DÁ PARA SE CONTENETAR EM SER COADJUVANTE.

  274. h.braemer disse:

    IMPRESSIONANTE, COMO O BLOGUEIRO E OS QUE DEIXAM UM POST, NÊSTE E EM TODOS OS OUTROS BLOGS, ESQUECERAM SE QUE O CULPADO PRINCIPAL DESTA INDIGNAÇÃO BRASILEIRA INFUNDADA CHAMA-SE SEBASTIAN VETTEL. O ALEMÃO SAIU EM DIAGONAL PARA NÃO DEIXAR O FERNANDO ALONSO ULTRAPASSÁ-LO. APROVEITANDO O VACILO DO ALEMÃO, MASSA ULTRAPASSOU OS DOIS SEM SER ASSEDIADO POR NINGUÉM ( LIVRE LEVE E SOLTO ). NÃO FOSSE ISTO O ALONSO TERIA LEVADO ESTA CORRIDA DE PONTA A PONTA. TALVEZ SE O VETTEL NÃO TIVESSE COMETIDO AQUELA IDIOTICE TERIA CHEGADO EM SEGUNDO.

    OS ALEMÃES TEM MUITO MAIS A RECLAMAR DE VETTEL DO QUE OS BRASILEIROS DO MASSA. E NEM POR ISSO O MUNDO SE ACABOU PARA OS TORCEDORES ALEMÃES.

  275. O Guessa disse:

    Quem disse que a fórmula 1 é uma competição? É um negócio. E há muito tempo. Por isso que os americanos não gostam das grandes “competições” européias. Todas tem esse clima de marmelada. No futebol americano existe o controle eletrônico para que não haja injustiça. No futebol europeu, “FIFA”, eles dizem que o controle eletrônico tira o espírito do futebol. Claro, o espírito desse futebol é a marmelada. Todo cucaracha que se mete nesses jogos tem que ter muito mais culhões para conseguir ser respeitado, pois, a princípio, são inferiores e servis. Não foi a toa que o seu Rambo fez aquelas piadinhas lá entre “eles”. E nessas horas que eu lembro com muita tristeza que um dia tivemos culhões com seu Fitipaldi, seu Piquet, seu Senna. Ôpa, será que eles faziam parte da marmelada? Essa fórmula 1!!!!

  276. Adriano disse:

    Todos sabemos que fórmula 1 não é esporte há muito tempo. Entretanto, não se pode criticar quem gosta do automobilismo. Essas pessoas talvez estejam mais indignadas do que ninguém. O Felipe Massa só está na Ferrari em função da Fiat do Brasil ser a única subsidiária do mundo a dar lucro para a fábrica italiana. O que é terrível é vermos os pilotos brasileiros serem tratados como subdesenvolvidos. Primeiro foi o Barrichello, que ficou com fama mais do que justificada de covarde. Pelo menos ele era simpático. Agora é o Massa, que para piorar, tem carisma zero. Se o negócio da fórmula 1 é apenas dinheiro, proponho atacá-los no seu ponto mais sensível. Vamos boicotar os carros da Fiat no Brasil e as corridas na Rede Globo. Só assim eles vão sentir o golpe. Quanto aos anunciantes da Fórmula 1, sugiro que mandemos e-mails pedindo a sua desvinculação de tamanha vergonha. Uma empresa séria não deve ter seu nome ligado a uma categoria “esportiva” que tem a arrumação de resultados como prática corrente. Sugiro que essa campanha seja feita pelas redes de relacionamento, já que os veículos de comunicação não darão voz a quem quer prejudicar um grande anunciante como a montadora italiana. Sugiro o slogan “quem torce pelo Brasil, não compra Fiat”. Até,

  277. Raimundo Henrique disse:

    Felipe Massa é viado, ou melhor, pelo tamanho, viadinho.

  278. Quanta bobagem !!! Quanta histeria !!! Fórmula 1 é corrida de equipe e sendo assim cada equipe decide qual estratégia adotar. Isto existe desde Fangio. Já aconteceu inúmeras vezes depois da Austria-2002 e ninguém reclamou. Qual a diferença entre Massa deixar o Raikkonen passar no Brasil para ser campeão ou o Massa deixar o Alonso passar agora ?!?! Impressionante a hiprocrisia das pessoas. Fico imaginando vocês, com o Alonso ainda tendo chance de ser campeão e o Massa numa temporada pífia, sem chance alguma. O que vocês fariam, arautos da ética e da moral !!!!

    • Rafael Apache disse:

      Concordo, é competição entre equipes. Mas se foi estabelecido num regulamento que foi aceito por todos os participantes, não deveria ser feito nem no Domingo passado e nem quando o Massa deu o título ao Raikkonem. Ou então não se deveria punir a Renault por Cingapura 2008, nem o Hamilton por cortar pista e etc…

  279. Caducouto disse:

    Quem morreu para mim foi a F1.
    A Ferrari causou danos irreparáveis à categoria.
    Quanto ao pseudo patriotismo exibido por muitos, temos que ter vergonha de ser brasileiro sim, mas não pelo que o Massa fez, mas pelo governo que nós temos, pelo povo manso que não se revolta por coisas mais significativas que esporte.
    Se discutissemos com a mesma paixão dedicada aos esportes, os problemas sérios do Brasil, este seria um país melhor.

  280. cesar disse:

    O Felipe massa acabou de dar maul exemplo para a nação brasileira,que aos domingo deixava seus compromissos de domingo para assistir e torcer para que massa pelo menos chegasse aos pés de senna.Acabou Não temos mais o que fazer aos domingos.

  281. Minaré disse:

    Sou fã e acompanho a F1 desde a época de Piquet e Senna, mas neste domingo decepção total, da até para rever nossos conceitos sobre acompanhar ou não as transmissões. Vc torce, sofre e no fim assiste a uma palhaçada daquela, com ordens e justificativas vagas, tudo em nome da familia “ferrari”, acho que tornou-se uma “ferrarinha” pela manipulação do resultado. Queremos punição, desclassifica os dois pilotos…. Ah! ia me esquecendo, fala pro “Alonso” o menino mimado ir chorar no colinho da “vovó”. fui

  282. Ricardo Aragão disse:

    Infelizmente é isso que continuaremos a ver sempre. Um pela saco querendo somente ganhar dinheiro. Que história é essa de jogo de equipe. Se quisermos esportividade então deixe somente um carro no grid. Aí sim teremos uma justa competição, sem essa de tudo pelo time.

  283. Palmerense disse:

    Victor, seu texto expressa meu sentimento de como as coisas foram feitas, concordo com tudo.

  284. Rui disse:

    Fernando Alonso é chorão, desonesto (caso Renault-Nelsinho – ele fazia parte da tramoia), dedo duro (caso de espionagem da Maclare – ele foi peça chave na questão). Tudo bem. Mas e o Massa??? Seria muito simples: assuma o posto de 2º piloto e pronto. Afinal é melhor ser segundo piloto da Ferrari do que ser primeiro de Lótus, Sauber, Hispania, etc. Só acabe com o discurso de que é tudo igual na Ferrari.

  285. Rafael Apache disse:

    Eu não fico preocupado por ser o Massa, por ele ser brasileiro nem nada relacionado a paixão de torcedor ou questões de horgulho e honra. O que me irrita é me colocar no lugar dos torcedores que pagaram ingresso para assitir um evento em que existe uma competição entre os maiores pilotos do mundo e as mais avançadas tecnologias automotivas. E no ápice da história, no que seria uma bela disputa pela vitória do conjunto piloto/equipamento que se sobressaiu no fim de semana do evento, ver alguém manipular o meu divertimento. Ao comprar o ingresso, se estabelece um contrato de prestação de serviços de entretenimento entre o torcedor e a F1, a Ferrari como parte da F1 tem que cumprir sua parte nesse contrato, o que repetiu ontem é de certa forma uma quebra de contrato e falta de profissionalismo. Não sei como são as leis de proteção ao consumidor na Alemanha, mas acho que era o caso de uma ação conjunta por parte de torcedores, patrocinadores e organizadores do evento contra a Ferrari.

  286. Julio Diaz disse:

    O que esse merdinha do Massa fez foi levar ao mundo a imagem que a Europa tem do Brasil, imagem erronea de um povo batalhador e corajoso, faz todos pensarem que somos uns vendidos, que podem vir aqui e roubar nossos recursos naturais e que nas ferias deles nossas crianças estarão a disposição para sua libido. Esse carinha não deveria mais empunhar a bandeira do Brasil, quem concorda com a atitude dele esquece que ele não envergonhou apenas à ele e sim à toda uma Nação.

  287. Zezinho disse:

    Qual seria a motivação da Ferrari para tudo isso? Existem 200 pontos em disputa, e acontecendo o improvável de Alonso vencer essas corridas, não fica dependendo do resultado de ninguem. Não estou defendendo esta prática abominável, estou sim é enojado, com raiva da Ferrai, Alonso e principalmente Felipe Massa. Como disse no texto Victor, se quisesse fazer algo pela equipe faria antes, não precisaria de mensagem subliminar, e assim como Barrichelo em vez de ganhar pontos com o time, perdeu. Ou vocês acham que a cúpula da Ferrari está gostando desta exposição negativa? Aguardem cenas do próximo capítulo.

  288. Juliano disse:

    Sinceramente, o esporte F1 acabou bem antes de eu começar a entender a F1, isso lá pelo começo dos anos 90. E como negócio que é, a F1, e a Ferrari sua melhor representante, é isso aí, nua e crua!

    Victor, perfeito no que tange à decepção: MASSA, e à tolice Domenicalli….

    Todos sabemos que em tempos de Ross e Todd, a troca já teria acontecido no pit, e nem estariamos aqui, comentando algo que “não” teria acontecido…

    enfim… para uma empresa que gasta U$ 1bi anuais, e nao se importa com a nacionalidade de seus comandados, ter um Italiano fazendo bobagens no comando, chega a ser irritante…

  289. Carlos Alberto Cury Harfuch disse:

    O senhor Maranello, dono da Ferrari e pelo jeito de todos os seus “escravos” ops”, “empregados” – Massa incluído, determina e todos (lá) baixam a cabeça.
    É que Massa não merece, provou ser massa rubra, bruta, ignorante, sem fibra, se merecesse seria muito fácil para nós, aqui no Brasil, fazer uma pesada campanha contra o espanhol Banco Santander e a Fiat, levando-os a ter prejuízoa colossais aqui, banco esse patrocinador da Ferrari e Fiat, dona absoluta da Ferrari.
    Pena que Massa, a “massa”, não ser merecedor desse nosso “inaudito” esforço.
    A decisão de ser submisso a Maranello é dele, não nossa, e tenho dito, pois esse sujeito só é homem para quem se curva a ele.

    Carlos |Alberto Cury Harfuch

  290. Mauricio Camargo disse:

    Massa já era. Caminho aberto para Alonso.

  291. Racer-X disse:

    Massa deveria conversar com Nelson Piquet, que teve a equipe toda contra ele em 1987, e ainda assim foi campeão mundial.
    Podem falar o que quiserem daquele piloto METIDO, NARIGUDO e de VOZ EXTREMAMENTE ANASALADA, mas que é um cara que não BARRICHELLA, nunca BARRICHELLOU e nem nunca vai BARRICHELLAR.
    ; )

  292. mauro disse:

    Lembrem de Barrichelo tb no GP de Indianápolis, onde foi muito mais vergonhoso até que esta situação do Massa.
    Na última curva ele tirou o pé e deixou o Schumacher passar…. até o Galvão Bueno perdeu a voz……

  293. Racer-X disse:

    Nova acepção do Aurélio:

    Barrichellar – v.i. acatar uma ordem de maneira subserviente, mesmo que resulte em humilhação pública; (aut.) aceitar ser segundo piloto numa equipe; vender-se; ser ou estar resignado; não ter brios.
    v.i. – verbo intransitivo
    aut – automobilismo
    ; )

  294. Marcello disse:

    Acredito que devemos deixar de consumir os produtos e serviços dos patrocinadores que apoiam uma equipe sem um mínimo de caráter como a ferrari. Massa não merece respeito, pois ele provou que prefere o salário à manter uma postura com um mínimo de caráter! Formula 1 está uma escória só!

  295. Paulo Dias disse:

    Fim da fórmula 1 para o Brasil,pois o país não tem piloto que mereça nossa perca de tempo aos domingos. Deveria ser criado aqui o ano sem fórmula 1,em protesto poque vemos os narradores elogiar esportistas que não tem nada a ofeecer, e só pensa no seu proprio bolso. No futebol isso é mercenario e na formula 1 o que é?

  296. Marcello disse:

    Há limites para tudo! Até para as ordens que podemos aceitar de um patrão! Felipe massa mostrou que nunca será ídolo pois, não tem carater suficiente para isso! Ele desprezou seus torcedores! Mais uma vez a formula 1 provou que não é um esporte (vence o interesse e não o melhor)!

  297. MAURICIO disse:

    não vai dar em nada ,, no episódio do rubinho , o jean todt foi quem ordenou a mesma coisa ………..F1 é jogo de cartas marcadas

  298. Cralos Felipe disse:

    Acompanho as corridas de F1 desde que o Emerson inicio e acabou em oitavo, na sua primeira corrida.
    Não adianto n[os agora chorarmos sobre o leite derramado pelo hipócrita do Massa que não foi H…. suficiente em não aceitar a ordem, para manter sua conta aumentando.
    Já vimos acontecer com o Barrichello, hoje tem NOJO de F1, e a unica opção do MASSA, pegue suas tralhas e suma da FErrari se tiver compostura, honestidade e principalmente RESPEITO AOS TORCEDORES BRASILEIROS, se não tiver continue na FERRARI.
    Para mim acabou a F1, pilotos brasileiros no nipe de Emerson, Piquet e Senna, somente daqui décadas, são todos uns bunda mole, não sabe pilotar.
    Pior que o Brasil, alem de não ter mais representavidade em nenhum lugar o automobilismo esta fracasado.
    Espero que este projeto do Massa no Brasil, não va para frente somente pelo fato de não ser digno de alguem que sabe pilotar, mas não tem a ombridade de decidir e aguentar as consequencias.
    Desculpe o desabafo, mas quem acompanha F1 desde o debut o Emerson e NUNCA perdeu uma corrida de F1, entendera perfeitamente meu descontentamento.

  299. Stela Giassi disse:

    Adorei.. faço das tuas palavras as minhas.. tim tim pot tim tim.

  300. Sérgio disse:

    Acho que é errado sim mas, não é fácil contrariar uma ordem sendo que eles ficam toda hora no rádio enxendo o saco, mesmo quando o felipe tinha 3s de diferença ali eles já começaram a encher o menino kk, o único jeito era ele desligar o rádio mas ai e aguentar depois sei lá.kkkk

  301. Alexandre Brites disse:

    Gostaria que todos pensassem qual é a diferença desse caso para a situação em que o Nelsinho Piquet se envolveu.
    Na minha opinião nenhuma, ambos são um claro caso de trapaça contra os demais pilotos.

    Naquele domingo eu vi o Massa morrer na pista.

  302. Daniel disse:

    Claro que do ponto de vista esportivo, foi ridículo.

    Mas, o que muitos não lembram que é todos ali estão trabalhando, com chefes ali na cola, como em qualquer empresa. E que recebem muito bem para fazer seu trabalho, diga-se.

    Quem trabalha sabe. Alguém que leve a serio seu trabalho iria desacatar uma ordem de seu chefe? Acho que não. Não é questão de medo, de ser frouxo, mas sim de respeito a filosofia/metodologia da empresa.

    Empresa sim, porque principalmente atras das equipes “top”, existem as grandes corporações, que se um dia verem que que a F1 está causando prejuizos, sem delongas tiram a equipe da F1 e a vida segue.

    Claro que é legal acompanhar um esporte. Eu acompanho a F-1 desde o inicio dos anos 1990, mas nunca levei muito a sério porque sei que se fulano ganhar ou perder, não vai mudar nada na minha vida.

  303. MARCELO disse:

    Para quem acha que a FORMULA 1 é só FERRARI, esta totalmente enganado.
    Quem prcisa da FORMULA 1 para se manter viva e essa FERRARI, pois sem ela não seria nada.
    Para os que entendem de carro, todos sabem que uma LAMBORGINI é muito mais carro que essas merdas.
    A FORMULA 1 não perderia em nada se não estivesse a ferrari, muito pelo contrario, ganharia em honestidade e não em pilantragem.
    Como digo sempre, a FERRARI é igual ao CORINTHIANS, só ganha em torcida, porque de resto É A MEDIOCRIDADE E O LIXO DE SEMPRE.

    • Bozo disse:

      Marcelo, estava indo tão bem .. aí deu uma de Massa (fez m ..) quem disse a você que o Corinthians tem a maior torcida? Não mistura as coisas que também fica ridículo (vide Marcelo Massa.

  304. Sandro disse:

    Felipe Massa = Nelsinho Piquet

  305. Gustavo disse:

    Banana e covarde. Nada mais a comentar.

  306. MARIO disse:

    CONCORDO INTEIRAMENTE COM O COLEGA HESS, AS PESSOAS ESQUCEM!!
    E ANDA TEVE O GP DA BELGICA EM Q ELE HERDOU A VITORIA QUANDO L. HEMINTON COLIDIU COM O KIMI.
    FELIPE GOSTA MESMO DE FAZER O PAPEL DE PILOTO COITADINHO.NAO TEM E NUNCA TERA APOSTURA DE UM CAMPEAO DE F1, É SEGUNDO PILOTO SIM, PILOTO SIM,É ESSSE O LUGAR Q LHE CABE

  307. Rubens Barrichelo disse:

    E isso ai Massa agora sua foto esta na porta do box “Funcionario do mês”

  308. paulo disse:

    Ferrari, Alonso e Massa,
    que percam os tres!

  309. Eduardo disse:

    Só fico pensando, Senna reduziria para Alonso passar…

  310. Sieg disse:

    Muita gente diz que deixará de acompanhar a F1 ou, pior, começa a relacionar de forma obscura a atitude de um piloto com a nacionalidade do mesmo. Nem acompanho tão de perto a F1 e já perdí a conta das vezes em que ví alguma “manobra” suspeita. Sem contar os posicionamentos mais claros das equipes que, de antemão, antes da largada, buscam selar o destino de seus pilotos.

    O que houve em alguns casos, como neste presente caso, foi uma inabilidade tremenda da equipe e dos pilotos ao realizar a estratégia definida visando conceder vantagem ao piloto que na pista, por acasos ou não, já havia criado vantagem. Certamente esse tipo de jogo é muito frequente, porém muito mais sutil: o surto de Hamilton tempos atrás foi uma forma de deixar escapar uma falha no discreto jogo de equipe em que ele estava mergulhado.

    A forma como se deu este caso do massa foi tão deselegante e causou tanto mal estar que realmente deveria ser “proibida”. E é. Quer fazer jogo de equipe? Faça bem feito, de forma que estrague o menos possível a estética da disputa.

    E comparar o que fez Nelsinho, numa manobra arriscada, que de fato poderia ter acabado com consequências sanguinárias, ao “deixa passar” de Massa só pode ser efeito de um momento passional. De um lado a irresponsabilidade de um piloto consigo mesmo e com os demais. De outro, a deselegância de um teatro mal ensaiado. Sem comparação: Massa nem correu nem causou riscos.

    O que é pior nisso tudo é os pilotos, Alonso e Massa, inventarem discursos para o que caberia dizer: “faltou ensaiar esse tipo de coisa e mostrar ao público ao menos uma disputa simulada que fosse agradável”.

  311. Turibio Oliveira disse:

    O domingo que se passou, me fez sentir ainda mais saudades do execenlente Ayrton Senna. Pra mim, ontem a F-1 acabou…no domingo, Felipe Massa, esqueceu de que é brasileiro, e que tinha em seu favor quase 190 milhões torcedo por ele e não pela Ferrari, não assistia a F-1 por causa da Ferrari e sim por ele, por ser brasileiro, e sentiamos orgulho disso, depois da morte de Ayrton Senna. Primeiro Barriguello, depois Nelsinho e agora Felipe, que decepção, quanta vergonha, e como disse o Victor, assumiu da pior forma possivel que é o segundo Piloto dentro da equipe. E além do mais, querendo fazer uma homenagem pro tio que havia falecido dias antes. O mais justo não seria com uma vitória, Felipe? Com esse tipo de atitudes, você se faz uma pergunta: Onde fica o esporte F-1? Isso fere o espirito esportivo da competição de se saber quem é o melhor na pista. No domingo, Felipe Massa não pensou nos fãs, nas crianças e nós brasileiros torcedores que vinhamos como um substituto à altura de Senna, em devolvermos a alegria de acordamos mais cedo ou nas madrugadas, simplesmente para o assistir e torce por ele e não pela Ferrari..! É lamentável, triste, vergonhoso sua atitude. Dia 25 de julho de 2010 morreu a F-1 pra mim. Não tenho mais motivo pra torcer, pra quem torcer?

  312. Antonio Carlos disse:

    Dizem que é a mesma coisa que Rubens fez há oito anos atrás. Mas é preciso contextualizar as duas situações.

    Primeiro, Rubens tentou por longas dez voltas demover a equipe da idéia. O Massa, após algumas palavras, deu passagem.

    Segundo, Rubens em 2002 foi o melhor piloto do fim de semana. Massa ficou, mais uma vez, meio segundo atrás no qualy. Na corrida, boa parte do tempo foi empurrado por Alonso. Um parêntese: Massa se aproveitou da mesma situação em Magny Cours/2008: Raikkonen estava sendo empurrado por Massa, e deu passagem. Mas condeno as duas “manobras”.

    Terceiro: Rubens já sabia, desde 2001, que a equipe era do Schumacher. Massa ainda tinha uma idéia de que era um “filho” da equipe. Por isso, o impacto pessoal pra ele é bem pior.

  313. palhaçooo disse:

    MASSA vergonha nessa cara filho vc envergonho uma nação em nosso pais je temos muitos políticos q se corrompem por $$$$ agora vc entra pro time que faz tudo por dinheiro nao queremos pilotos na F1 que estão em busca de fama e dinheiro vc nunca vai ser um campeão seu fraco medroso respeita as pessoas q amam f1 que acordam cedo de madrugada para torce por vc pelo mesmo respeito a essas pessoas vergonha vergonha vergonha

  314. luciano disse:

    se foi o miojo

  315. ba disse:

    Entrevista com Demonicalli (sic) na GPWeek (que, aliás, não chega nem aos pés da Revista WarmUp):

    GPW: Depois de hoje, está claro que, a partir de agora, temos um número um e um número dois?
    SD: Não. Não.
    GPW: Por quê?
    SD: Porque senão eu teria dito “sim”.

    Política brasileira fazendo escola!! HAHAHAHAHAHAHAHAHA

  316. A. Teixeira disse:

    O que a maioria de nós, tocedores queremos? belas disputas, independentemente para quem torcemos – não negamos a qualidade de Prost, Niki Lauda, Stewart, para ficar com alguns que disputaram titulos com nossos brazucas. O que manda na F!? Grana. Se fizéssemos um boicote aos patrocinadores da Ferrari (Bridgestone, Santander, Shell, Fiat) entre os mais importantes, não no intuito de favorecer o Massa – que é bananão mesmo, provou isso – mas apenas para permitir a disputa justa, os patrocinadores forçariam a barra para que isso acontecesse. A Fiat é importante na Itália assim como o Santander é na Espanha, porém o mercado brasileiro é grande e em expansão. Piortanto, fica sugerida a campanha: ninguém abastece Shell, ninguém opera Santander, ninguém compra Fiat e Bridgestone, em nome não do bananão Massa, mas pela decência do esporte, por uma disputa limpa.

  317. ze_busqueta disse:

    ALGUEM SE LEMBRA DO TAL VATANEN E O CHEFE ERA O TODIT? FOI MAIS OU MENOS ASSIM, ELE DECIDIU NA MOEDA QUEM VENCERIA UMA CORRIDA DE RALI, DAI DEU VATANEN, O COMPANHEIRO DELE PAROU A UNS 50 MTS DA LINHA DE CHEGADO PRO CARA PASSAR, E DAI DEU EM NADA, FICOU POR ISSO MESMO.
    JOGO DE EQUIPE EXISTE SIM, DEIXEM DE SER HIPOCRITAS, SE NAO FOR ESCANCARADO, É POR BAIXO DO PANO MINHA GENTE ACORDEM, TEM VÁRIAS MANEIRAS DE SE FAZER ISSO.TEM VARIOS CASOS ALEM DESSE DA ALEMANHA NA F1.
    QUEM GOSTA DE VELOCIDADE, NA OUTRA SEMANA JÁ NEM VAI MAIS LEMBRAR.E OUTRA SERVIU PRA ESQUENTAR O CAMPEONATO, JÁ IMAGINOU A FERRARI FORA DA BRIGA, AI É QUE NINGUEM VAI ASSISTIR, NA BRIGA TEM QUE TER A FERRARI E O RESTO, ESSA F1, SEM A FERRARI NAO É NADA, BOLA PRA FRENTE, CARA DE CAVALO E ZACA, O QUE IMPORTA É A VEMELHA NA FRENTE, QUEM GANHAR GANHOU, E TEM MAIS O ZACA SO TÁ CUMPRINDO CONTRATO, SE O MONTEZEMOLO TÁ FELIZ E É ELE QUE PAGA O SALARIO DO ZACA QUE MAL HÁ NISSO PRA UM SEGUNDAO?, FLW

  318. Paulo Roberto disse:

    Eu hein
    Nunca vi tanto choro.
    O povo brasileiro é carente mesmo por um substituto do senna.
    O que mais me surpreende é pensarem que um piloto mediano como o Massa seria esse substituto.

  319. MARCELO DISTADIO disse:

    CARAMBA!!!

    SERÁ QUE O FELIPE VAI SER MAIS UM RUBINHO, SE SUBMETER A ESTAS BAIXARIAS, EU QUE BOTAVA FÉ NO MASSA, POR SER UM CARA DE POSIÇÃO PROFISSIONAL, AGOAR DA UMA DESSA, POXA VIDA ACHO QUE NAO IREI MAIS PERDER TEMPO EM ASSISTIR F1. NEGOICIOM E ASSISTIR O VOLEY…

    POXA MASSA PENSEI QUE VOCE FOSSE O CARA…

    SILENCIO PROFUNDO…

  320. revelador disse:

    O massa tem cara de bundão, jeito de bundão, cabelo de bundão, voz de bundão, mas não pensei que fosse um bundão. hoje ele foi o verdadeiro Zacarias, um trapalhão, um palhaço….

  321. EDSON GOMES disse:

    Espetacular o seu artigo Victor….o melhor que li dentre as dezenas, desde ontem…..Massa acabou, se suicidou no dia que fez um ano de seu renscimento….que empresa, além desses canalhas da Ferrari e seus comparsas ladrões: Santander, Shell, Fiat, dentre outros, patrocinariam um fracassado, mercenário e anti-desportista chamado Felipe Massa e seu comparsa, o maior canalha da Formula 1, Fernando Alonso, e os crápulas nojentos que se vestem de vermelho e são chefiados por esse asqueroso Montezemolo e seus cumpinchas de profissão de ladrões….estou enojado, me sinto um idiota e vibrar, torcer, chorar por um pilotinhos de m…..desculpe o desabafo mas fico mais indignado ainda que crianças estão torcendo…tenho um neto de 8 anos que até chorou….é o fim, é despsrezível….torço a partir de hoje por Hamilton, este sim, é piloto, é ser humano, é valente, tem fibra, garra e determinação, não esse projeto de qualquer coisa e seu lider, o principe dos ladrões. fui

  322. Mauro Andres disse:

    Oi Victor,

    Depois de ler os comentários do site, seus e do Flavio, entendo que a maior decepção em tudo isso é com o esporte. Obviamente concentrado no Felipe devido às expectativas e torcida que todos tinham por ele.

    Eu estou curioso para ver o que a FIA (Jean Todt) irão fazer no julgamento. Esse é um momento onde a FIA mostrará ao mundo se é conivente ou não com esse tipo de atitude. E mostrar-se não conivente seria desqualificar a Ferrari da corrida. Não precisa ser mais do que isso, pois daria o recado com clareza. Infelizmente no fundo eu creio que todos que dirigem e regem esse esporte estão tão envolvidos com essa ” filosofia” que teremos mais uma decepção. Possivelmente uma bela multa e bola pra frente.

    Uma pena.

  323. Sandro Marques disse:

    E ainda por cima vem o Montezemolo falar em filosofia da Ferrari. Se fosse assim não estariam todos com cara de quem fez algo errado e tentava esconder a todo custo. Quanto cinismo.
    Fica a dica para os pilotos que sonham um dia correr pela Ferrari, já sabem, só vão vencer quando eles quiserem.

  324. Borges disse:

    De uma coisa temos que analisar, vendo pelo ponto de vista do torcedor foi deprimente, porém temos que analisar que se ele não entrega a posiçao a Ferrari iria sabotar ele, e depois eu queria ver qual seria o brasileiro bancaria o salário dele e as mordomias de morar em Mônaco e etc.

    • Bozo disse:

      Temos que analisar também que dinheiro não é tudo e muito menos importante que outros valores relacionados com ética. Se for neste sentido (financeiro), então, danem-se aqueles que apostaram alto na vitória de Massa. O que interessa é o (salário) dele.

  325. Sieg disse:

    O pessoal fala da equipe austríaca, mas lá é decidido desde antes da largada quem a equipe prefere pra vencer, o australiano é que anda querendo mostrar que é tão gente quanto o garoto alemão, talvez para conseguir um melhor contrato depois, naquela ou em outra equipe.

    A Ferrari de uma forma ou de outra estava com a corrida nas mãos e resolveu dispor do resultado – a dobradinha – de maneira que beneficiasse o piloto com maior vantagem em pontos. Fez isso de maneira pouco discreta e muito deselegante, talvez por certa birra de Massa, que no fundo quis deixar bem claro que ele era dono da situação e estava seguindo ordens.

    Embora seja uma baita sacanagem para o expectador, na mentalidade de equipe faz sentido e de uma forma ou outra a maioria das equipes pratica esse tipo de “estratégia”, mas de maneira menos berrante.

  326. Tio Do Som disse:

    Palhaçada!!!
    E o palhaço da historia: MASSA!

    • Bozo disse:

      É por isso que chamam de “circo da fórmula 1″. O ator principal é o Massa. O problema é que ele não tem graça nenhuma. Nem ele ri de sua performance.
      E os patrocinadores de televisão, como ficarão depois disso? Continuarão participando desse circo? Lamentável!

  327. Mauricio disse:

    Quem não peita um chefe de vez em quando no emprego não anda para frente, vira pela saco.
    Primeiro faz-se o que sabe e depois discute as rasoes com o chefe. Sem piti, sem frescura.
    Abanar a cabeça demais da hernia de disco meu chapa.
    Quem manda no carro, lá na pista é o piloto.
    O Massa deveria ter terminado a corrida do jeito dele e depois discutir os meritos. Se Alonso o tivesse ultrapassado paciencia, mas teria sido muito mais competitivo.
    Não existe justificativa para jogo de equipe, é fraude descarada. Fere o espirito da competição.
    Melhor falando, acaba com a competição. Deixa de existir competição. Passa a ser conchavo.
    De conchavos já nos bastam os de Brasilia.
    No esporte é necessário competir.
    O resto é hipocrisia.

  328. Victor, você acaba de psicografar um texto seu mesmo de alguma outra vida. Ótimas palavras expressadas. Com o que concordo e com o que não concordo enalteço a excelência do supracitado. Parabéns!

  329. JRGuima disse:

    Será que teremos o desafio de Campeões? aquela corrida de Kart que Massa promove, duvido que alguem aceite o convite , mas pelo menos um vem , o Alonso , assim ele pode ficar em Primeiro e o Massa em Segundo… Ahh , o Rubinho vem tambem , afinal perder é com ele mesmo…

    • Marcos disse:

      Pelo menos o Rubinho tá dando pau no seu companheiro de equipe em todas as corridas, ao contrário do Schummi! Ah, dele ninguem fala nada, né?? rs… Tomando um pau vergonhoso do rosberg em todas as corridas… Bando de manés paga-pau de gringo!!

  330. ED disse:

    PUNIÇÃO PARA A FERRARI E OS PILOTOS, INFELIZMENTE UMA VERGONHA

  331. Hess disse:

    E o GP da França de 2008 que o Kimi liderava e teve que dar a vitória ao Massa? Detalhe, Kimi chegou em segundo muito a frente de Trulli uns 10 segundos, alguém lembra dessa corrida com Kimi de escape rachado, isso aconteceu faltando várias volta para o final, mesmo assim Kimi cedeu a liderança! Será que o Galvão e o R. Leme se lembram? Massa estava a frente de Kimi na pontuação a equipe favoreceu Massa porque ele ainda tinha chance no campeonato e o GP da França estava no meio da temporada, caso parecido hoje entre Alonso e Massa, o espanhol também esta a frente na pontuação e tem melhores chance de brigar pelo campeonato, Massa não esta superando as adversidades do carro como Alonso!

    • Antonio disse:

      Isso mesmo, melhor acompanhar um esporte de verdade e não esta fraude chamada F1.

    • douglas mizerani disse:

      isso mesmo .mas quando brasileiro é beneficiado vale né??
      nao me lembro de ninguen falar que aquilo era marmelada ou que kimi nao tinha saco roxo!!!

    • Guna disse:

      A diferença é que ali o Massa brigava pelo título, e o Kimi não recebeu ordens (pelo menos não durante a corrida). O mesmo aconteceu no ano anterior qdo tiraram a corrida do Massa nos boxes, favorecendo o Kimi que tinha mais chances ao titulo.

    • Julio Oliveira disse:

      Caro Hess

      O Kimi estava com um problema sério no carro e estava perdendo 2 segundos por volta em relação à Massa. A ultrapassagem era inevitável. E Kimi sabia que não podia disputar posição. Tanto que não reclamou de nada, apenas do problema mecânico. Foram situações BEM diferentes.

    • Daniel Amorim disse:

      Amigo, o Kimi naquela corrida não deu a vitória a ninguém, ele perdeu rendimento por conta do escape rachado e, como ele mesmo disse, achava que não chegava ao fim da corrida. O Massa passaria de qualquer jeito ante à potência perdida pelo escapamento. Simplesmente não ofereceu resistência prá tentar garantir os pontos do segundo lugar, e conseguiu. Não tinha potência de motor prá brigar e sabia disso. Troca de posições são até compreensíveis em reta final de campeonato, quando um não tem mais chance. Da forma da corrida passada, um absurdo.

    • felipe disse:

      nessa corrida o kimi teve problemas no escapamento, tem imagens dele com o escapemento danificado, perdendo assim o rendimento do carro, como ele liderava desde o inicio tinha uma gde vantagem para o 3º colocado e se manteve em segundo.

  332. benvindo disse:

    agora é so fomula indy

    • Jorge Ferrari disse:

      F-Indy? Categoria quebrada que faz tudo por dinhiero dos patrocinadores, onde corre quemtem grana e “aluga” um assento nos carros. Vide Milka Duno e cia. Categoria que nem sabe o que é ultrapassar e que artificialmente torna emocionante a corrida com dúzias de bandeiras amarelas e faz provas em circuitos que nem comportariam provas de volkswagem!

    • CLAVIUS disse:

      EU ACHO QUE VC NUNCA ASSISTIU UMA CORRIDA DE FORMULA INDY, FERRARI.
      POIS LA NÃO OCORRE O QUE SE VE NA FORMULA 1, SOMENTE AQUELA TURMINHA GANHA NUMA OBVIA DEFINIÇÃO, DE QUE O PILOTO NÃO É IMPORTANTE, VENCE O CARRO E NÃO SEU CONDUTOR.

    • Guna disse:

      E o que o Jorge Ferrari diz sobre o Yakamoto na HIspania? a F1 também faz tudo por dinheiro, senão fosse assim, a Ferrari e as grandes equipes gastadoras não mandariam tanto

    • Racer-X disse:

      O problema da Indy é o nível baixíssimo dos pilotos. Muito poucos deles teriam lugar na F1. Por exemplo, mesmo com toda a grana, a Hispania não seria louca de contratar MILKA DUNO.
      Mesmo os outros não-Milkas cometem erros primários, em especial nos circuitos de rua, tentando forçar ultrapassagens. Essas lambanças só são toleradas na F1 em pilotos jovens e arrojados, tipo Sebastian Vettel. O problema é que muitos dos pilotos da Indy têm 35 anos ou mais e não vai ser depois de velhos que vão se emendar.
      ; (

  333. Silvio Ogura disse:

    Também fiquei muito descontente com a decisão da Ferrari e, principalmente, agora que o carro está apresentando uma boa evolução. No entanto, é muita inocência de qualquer um achar que isso não ocorre constantemente nesse meio. O Massa não é bun$@*, é empregado e assim como qualquer que o critica, tenho certeza que já teve que o obedecer ao seu chefe e fazer algo que não estava a fim para garantir o seu traseiro. Fácil é criticar sem saber o que se passa, pior é criticar sabendo o que se passa.

  334. FLAVIO REBOUÇAS disse:

    Vergonha,vergonha,vergonha. Massa para mim acabou como piloto. O esporte está sendo deixado de lado,e está prevalecendo o oportunismo desportivo,coisa muito amoral. Massa podia ter gravado seu nome na F1,mas infelizmente não teve a coragem e a ousadia de um SENNA para fazer copiou direitinho o Rubinho, vai ser um eterno segundo piloto SEMPRE.

  335. Sami disse:

    You are a dickhead. Give Massa a Hispania????
    If he would ignore the order, they would destroy his new contract,

    DONT BLAME MASSA
    BLAME FERRARI
    FORCA MASSA

  336. Guimarães disse:

    Se a grana é que manda na F1 !
    Nossa parte é boicotar a proxima corrida de dimingo que vem, vai doer pra todo lado,
    Ai se a FIA não tomar nehuma atitude, não assistimos a outra, e podem acrediter em mim, não tem atitude melhor que boicotar as provas e os patrocinadores, ou vcs acham que a não audiencia do Brasil não fará diferença nos indices? pra quem não sabe somos 8% da audiencia da F1, e 23% na audiencia nacionalno horario da Prova. Façamos nossa parte, não assintindo a proxima corrida, parando no posto Shell e depois de falar pro frentista que vc vai mudar de marca, saia sem abastecer, ligue pro seu cartão do Real ou Santander e cancele, o motivo diga pausadamente, porque sou Brasileiro, e não concordo com o feito.
    Coridas tem um monte pra assistir, diga de passagem quem viu a nascar no sabado passado adorou qdo o Carl Eduard tirou da pista o Brad Casalovisk, na reta de chegada, e ganhou com honra a corrida!!!!
    Cartão de Credito qualquer buteco tem, vc só tem que mudar a marca pois a bandeira é a mesma, e derrepente vc nem paga a anuidade…, Posto tem um montão porai, o Ipiranga é a melhor rede Hj em dia, e se vc preferir mesmo abastecer na Bandeira Shell, entre em um e saia sem abastecer como dito antes , depois vc entra noutro e abastece, mas deixou seu recado…
    Viu como é simples e barato fazer toda a diferença!!!!

    • Kirk disse:

      “Carl Eduard tirou da pista o Brad Casalovisk, na reta de chegada, e ganhou com honra a corrida”

      Vi essa frase e nao resisti – Em briga entre Edwards and Keselowski nao existe honra, sao dois muleques irresponsaveis – vide a quantidade de carros destruidos em virtude dos acidentes que os dois ja causaram em disputas entre si em pelo menos 4 corridas da Nascar.

      Esse acidente que voce mencionou detonou varios carros na sequencia, de pilotos e equipes que nao tem nada a ver com a birra que esses dois tem ha mais de 2 anos. No dia que alguem morrer (e so por sorte isso nao aconteceu em Daytona ano passado) quero ver quem vai se responsabilizar.

      Ganhar corrida batendo e tirando os outros da pista nao tem honra nenhuma – vide Schumacher que pra mim nao vale nada pelo que ja aprontou ao longo dos anos.

  337. PAULO MOREIRA disse:

    PERFEITO COMENTÁRIO, MAIS UMA VEZ, VICTOR.

  338. Sandro disse:

    vou torcer para os carros da Mclaren e Redbull, equipes de verdade, concerteza vou fazer propaganda negativa da FIAT e do Banco SANTANDER pois eles não vão levar nosso dinheiro do Brasil pra fazer piloto espanhol ganhar corrida, roubando, não interessa se o Alonso tava melhor na corrida ou não, o Massa tava na frente,……. cade a emoção a F1, é pra isso que nós assistimos as corridas…
    Vou falar para todos meus amigos não comprarem carros do mafiosos da FIAT…

  339. Hess disse:

    Piquet e Patrese faziam “jogo” de equipe na Brabhram em 83, Patrese como sempre era o que se dava mal, a tática da “lebre” era sempre Patrese quem fazia, forçava seu carro na liderança para forçar uma quebra no Turbo no carro de Prost que precisava da vitória, Piquet só esperava atrás…advinha quem quebrava na corrida?
    Mansell e Patrese faziam “jogo” de equipe na Williams em 92, Patrese até reclamou mas não teve jeito, teve que cumprir ordens!
    Várias vezes Berger tinha carro mais veloz que Senna(até o R.Leme e Galvão diziam isso) mas Berger na maioria das vezes se mantinha atrás, quando ultrapassava era apenas para “dizer” a Senna tinha que ser mais rápido pois atrás dele vinha outro piloto se aproximando, na mesma volta Berger entregava a posição, depois ficava atrás para “segurar” Prost e Mansell, isso aconteceu muito nos anos de 90/91/92. Era comum ver Berger “brigando” principalmente com Mansell por posição, mas com Senna eu nunca vi Berger fazer o mesmo! Disso ninguém reclamava, até hoje o Galvão fala que o Berger é um cara muito legal…sei. Quantas corridas Berger venceu tendo Senna como companheiro de equipe? Alguém vai querer justificar que eles eram amigos(O Berger era amigo de Senna dentro e fora das pistas, o Senna só era amigo de Berger somente fora das pista, isso é fato). Por amisade ou não, Senna era o favorecido!
    Essa tática da “lebre” também foi usava pela Mclaren em 91, Berger era o escolhido para vencer as corridas(risos) na reta final da temporada, Senna se encarregava de “segurar” Mansell. Acabou dando certo, desesperado Mansell errou e saiu da corrida, depois veio a “presepada” do Senna entregar a vitória a Begrer na última volta! Detalhe, Senna recebeu ordens de R. Dennis para entregar a vitória, depois disse que não tinha problema pois Berger o ajudou em muitas ocasiões na temporada….sei, mas isso não é favorecimento??? O que Berger ganhou com isso, pra mim isso é manipulação!

    GP da Europa 1997
    J.Villeneuve liderava até a última chicane(depois vinha a reta e a bandeirada) como Rubinho deixou Hakkinen e Coultrard passar! Ué mas J.Villeneuve era da Williams e deixou os dois pilotos da Mclaren passar? Pois é, Frank Williams deu a ordem! Mclaren e Williams tinham combinado “jogo” de equipe entre elas para derrotar a Ferrari nesse GP, “jogo” entre duas equipes pode??? Na corrida a sutileza de Ron Dennis pelo rádio quando Coulthard estava a frente!!

    Ron Dennis: “Coulthard deixe Hakkinen passar!”
    Coulthard: “Não estou entendo, problemas no rádio”
    Ron Dennis :”Coulthard se vc não deixar Hakkinen passar será despedido!!!”

    Ninguém comenta essas presepadas da Mclaren, Coulthard também entregou o GP de Portugal a D.Hill para ajudar o mesmo na briga pelo título com Schumacher em 1994, outro detalhe: Mansell correu as duas últimas corridas de 94 com um único objetivo, ajudar Hill a ser campeão…isso não é jogo de equipe? Mansell já com 39 anos tomava pau até do Hill na pista, nem teve como ajudar só andava atrás de Schumacher e Hill.

    Pelo menos 3 vitórias Coulthard entregou a Hakkinen na Mclaren e uma na Williams, isso ninguém se lembra!

    Trulli em 2006 também deu uma “força” no GP da China ao Alonso na Renault, Alonso liderava mas perdia rendimento, Trulli se aproximou junto com Schumacher mais veloz ainda. O que se viu pela tv foi HILÁRIO, na reta Trulli e Alonso se emparelhavam lado a lado para impedir uma ultrapassagem de Schumacher, isso ocorreu por 2 voltas, o alemão deve ter dado boas risadas atrás. Não teve jeito Alonso cedeu a liderança a Trulli, Schumacher foi atrás e passou o italiano e venceu, Trulli mais veloz que Alonso permaneceu atrás do espanhol até a bandeirada, isso não é favorecimento? Trulli podia passar o espanhol e não o fez, seria um segundo lugar a mais na sua carreira.

    Esses favorecimentos ou “jogos” de equipes existem na F1 desde 1950! Fangio quando tinha problemas em seu carro parava nos boxes e sempre recebia carro dos companheiros de equipe, NUNCA Fangio cedeu seu carro, sempre ele era o beneficiado, isso não é favorecimento?

    Era comum ver Cevert desde a largada até a bandeirada “colado” em Stewart, nem mesmo ameaçava uma ultrapassagem, isso não é favorecimento?

    Peterson sob contrato não podia lutar pelo título de 78, Andretti era o favorecido, cadê a ética esportiva nessa época?

    Gilles Villeneuve também recebeu um “pedido” de Enzo Ferrari no grid do GP de Monza em 79: “Gilles esse título de 79 é de Jody, a partir de 1980 a equipe vai trabalhar pra vc”. Pra mim “pedido”, ordens, táticas ou “por amisade” é a mesma coisa…tudo acaba em favorecimento a um e o outro fica chupando o dedo!

    Na pista quem pode mais quem chora menos, Schumacher não foi o único a ser favorecido(nem precisava disso, na pista 99% ele fazia sozinho) mas é sempre eternamente lembrado! Até o alemão teve que entregar uma vitória a Irvine em 99, mas isso pouco importa! Só pra lembrar Schumacher além de dar o troféu de vencedor do GP a Áustria 02 ao brasileiro, também corrigiu a “burrada” da equipe Ferrari, entregou por conta própria a vitória do GP USA/02 ao Rubinho, isso ninguém lembra…muito menos o CHORÃO! Eu duvido que Alonso vá entregar uma vitória ao Massa se o carro deve estiver mais lento! DU-VI-DO!!! Massa podia vencer a corrida, Vettel não ultrapassou Massa, era só as Ferraris andarem juntas mantendo as posições, Vettel não teria como passar não o vez com Massa! Em 81 Reutemann recebeu ordens da equipe para Jones vencer o GP do Brasil, mas o argentino mandou a equipe se fud…e venceu o GP, depois se aposentou no ano seguinte! Arnoux também recebeu ordens da equipe para Prost vencer o GP da França em 82(até tú Prost tinha mordomias? Claro que tinha). Arnoux venceu o GP e mandou todos da Renaullt tomar naquele lugar, depois foi correr na Ferrari em 83 fazendo seu melhor campeonato na F1. Pra mim que acompanho a F1 a 30 anos essas coisas não são novidades, acho até engraçado a choradeira da torcida brasileira mas só choram quando são os prejudicados, quanta hipocrisia! Só se esquecem que Rubinho e Massa tem parte da culpa, mas a torcida prefere sempre atacar a equipe! Se não esta bom, caia fora…Rubinho preferiu ficar, ficou milionário mas no Brasil ele será eternamente lembrado como bundão, Massa ainda pode escolher cair fora, mas acho que vai ficar na equipe! Insatisfeitos por causa do favorecimento ao companheiro de equipe, Emerson caiu fora da Lotus em 73,Reutemann em 81, Arnoux na Renault em 82, Piquet na Williams em 87, Prost na Mclaren em 89, Alonso na Mclaren em 07. Falem o que quiser do Schumacher mas ele somente dançou conforme a música, outros grandes pilotos também foram favorecidos! Já dizia Enzo Ferrari: “Existem dois tipos de pilotos, o veloz e sábio e o que somente compõe a equipe”. O piloto quem decide que lado vai ficar. Schumacher deu uma indireta aos grandes pilotos(favorecidos) do passado! Quanto mais acontece trapaça ou “jogo” de equipe na F1 mais limpa a moral do alemão fica! Hamilton/Vettel/Alonso não são os queridinhos da equipe? Senna não era o número 1 na Tolemam/Lotus/Williams(e Mclaren quando Prost caiu fora)?. Piquet não era o número 1 na Brabham/Lotus/Benetton? Os brasieliros estão reclamando de que? Quem pode mais chora menos macacada! Alonso esta a frente na pontuação, no geral esta se dando melhor com o carro, a equipe esta pensando no campeonato! A RBR não favoreceu Vettel com a tal “asa” não disse que o que vale é o piloto com mais pontuação…a Ferrari fez o mesmo! A RBR pode e a Ferrari não? Hamilton e Button esse ano quase se enroscaram na disputa pela liderança de um GP, Button tinha um carro mais rápido ultrapassou Lewis e foi ultrapassado novamente, estranhamente Button depois não atacou mais, teria recebido ordem para ficar atrás? E a cara de insatisfação de Lewis no pódio com a equipe, alguém se lembra? Quando a RBR perdeu a vitória e dobradinha na batida entre Vettel e Webber o que não faltou foi críticas, “faltou comando da equipe” dizia o mundo! Vamos parar de hipocrisia gente!

    • Sidney Soares disse:

      Prezado Hess

      Acho que as coisas estao se confundindo um pouco , a maior parte do pessoal ( apesar do seu otimo relato historico ,) não está nem ai para o jogo de equipe , ordens do chefe ( e vamos conbinar que o Sr. Enzo Ferrari era um requalque só !! ) ou do patricionador. O que deixou todo mundo POTOCÓ , foi o fato do FELIPE ter passado o ano dizendo que não era segundo piloto , que não tinha nada no contrato que obrigava a ser segundo , que ele ia ganhar corridas e que ia disputar o titulo com igualdade com o Alonso. Ora bolas ??!!! e ai ?? na hora do vamo ve pipocou ?? E a pontuação mudou amigo , uma quebra do Alonso e uma vitoria do Felipe , foi a estratégia para o cacete. Os Brasileiro não estão reclamando da Ferrari , estão reclamando desses bundas moles que estão ais , que ao contrario do citados ( Mansel , Piquet Pai , Senna ,Prost ) não tinham papas-na lingua…Com contrato ou sem contrato

    • Antonio disse:

      Resumo do longo texto: “Por que estou gastando minha vida assistindo um esporte armado?”

      Nada como ler um livro ou ir dar umas voltas domingo de manhã.

    • Edu disse:

      Em 2006, o companheiro do Alonso era o Fisico. Trulli naquela época corria na Toyota.

  340. Antonio disse:

    Fico triste pelo Titônio, Dudu, Rafaela e Filipinho, meus pêsames, Massa para mim só reencarnado de Senna, Piquet,Mansel, Reutemam e até Damon Hill !!!! E pensar que o defendi tanto perante críticas…

  341. Paulo Ricardo disse:

    Não adianta ter saudades do Senna…..eu tenho saudade de piloto homem de verdade que honre o país que ele leva junto…FELIPE MASSA É A VERGONHA DO BRASIL HJ, JUNTO COM BARRICHELLO E NELSINHO PIQUET..QUE DESENROU O NOME DA FAMILIA!

  342. Anderson Florencio disse:

    Um piloto antigamante lutava pra provar o seu valor, mostrar que poderia vencer mesmo sem ter uma equipe competitiva. Domingo o “Felipe Massa” (que de massa nao tem nada) provou que o importante é manter o contrato pra nao perder o salario milhonario, e que o resto é ….. “torcedor brasileiro”!!!

  343. Thiago Sabino disse:

    Mimimi total. Exercício filosófico desnecessário. Senão vejamos um único exemplo , conforme já lhe dissestes via twitter:

    O UNICO cuiudo que ousou peitar ordens internas da Ferrari se chamava didier pironi. Imola 82, lembra? Ainda peitou os carcamanos em plena imola!! De lá pra cá, ai de quem não obedecer ordens internas.

    Pagar uma de revoltado? Se vc viver o hoje, pensando enquanto o ultimo dia da tua vida, otimo, romântico até. Teu chefe dificilmente irá lhe congratular por isso, ainda mais no meio onde operam (meio publico) onde, lá na frente vc poderia desancar o teu chefe por lhe dar uma ordem q consideras absurda , e condenada pela opinião publica, aqui pelo blog. Aí depois quero ver como pagar o boleto da net, esfihas no habibs, essas coisas. Já Elvis meu chapa!!

    Ou todo mundo acha q piquet sempre peitou o bernie?HAHA!! Ou todo mundo acha q Emerson peitou o chapman, e Senna dava porradas na mesa com RDennis?

    Vamo acordar pra vida!!! Falar em involução do cara, por causa disso? Não é um tanto quanto presunçoso da tua parte?

    Ate pareces que não conhece o modus operando de tutti capi? Ferrari é assim desde 1950. Que foi ridículo isso, foi! Mas não há o que fazer!!! Paralelo simples e sem ironia, please: peita o FG e diz que caga pra ordem dele…

    Culhão virtual todo mundo tem. Peitar o chefe na hora do vamo ver, do pagar pra ver… Aí meu camarada, só sendo um pironi.

    Coisa que nem 0,0000002 da população mundial, vai pensar em ser….

    Cuidado c as palavras.. Elas ficam! Mais dia, menos dia, elas reverberam quando quebras a cara…

    Repetindo: de imola 82 p ca , TODOS são iguais.

  344. Moacyr Calesco disse:

    - Me avisem quando a Ferrari não fizer mais parte da fórmula1,
    pra eu voltar a assistir as corridas. Ou, pelos menos, quando
    tivermos um piloto com vergonha na cara…

  345. Antonio Silva disse:

    Ae Victor!! Disse tudo….o Alonso parece aquele garoto dono da bola…..se não fizer o que ele quer ele chora! O pior é ouvir o Massa tentando explicar o inexplicável….não sou viúva de ninguem…mas antigamente (antes de 2002) a gente não via essas patuscadas tão descaradamente……melhor do que dizer si-la-bi-ca-men-te o que ele deveria fazer, era melhor dizer que deveria economizar combustível por apenas 2 voltas…me decepcionei profundamente não o com o Massa,mas com o símbolo que é a Ferrari….pensei que o ocorrido de 2002 tivesse sido um aborto da natureza, mas vi que a ordem lá é essa….meu sonho agora é ter um Lamborghini, não quero mais uma Ferrari(uahuahuahuahau).

    Abraços a todos,

    Antonio

  346. Marcelo Goulart disse:

    Victor!

    Acabei de colocar isso na comunidade da F1. Só um cego não via que o Massa era segundo piloto do Alonso…

    O que rolou no domingo foi a descoberta da roda, da América,…

    2008 foi o começo da queda da carreira do Massa. Ele jogou fora o título nas duas primeiras corridas da temporada daquele ano.

  347. Roberto castro disse:

    Para surgir um piloto brasileiro capaz de vencer ele tem que esquecer o dinheiro e valorizar o esporte como fazia o nosso saudoso e lenadário AYRTON SENNA, esse sim amava o que fazia.

  348. PedroS disse:

    Button bi-campeão. E conforme acabei de escutar no Jornal Nacional: a Ferrari pode perder os pontos conquistados em Hockenheim. Isso não tem preço.

  349. Bruno Pessa disse:

    Muito bem escrito, Vitonez, concordo convosco. Se alguém ganhou com isso fora da Ferrari, foi Barrichello, agora sem o título incômodo de único brasileiro na ponta a “arregar” (me perdoe o termo chulo) depois de uma ordem da equipe…

  350. Sergio Luiz Filho disse:

    Hj a Formula 1 , perdeu mais um Fanático !

    Cansei …. Estou tentando não perder o Tesao desde 1 de maio de 1994 … Ontem ele se foi !!!

    Game Over p/ Formula 1!!!

  351. Gilmar disse:

    Cabô! Só vou assistir campeonato de patinete agora.

  352. zeze disse:

    alonso; foi um mal carada

  353. Paulo Sales disse:

    Perfeito o comentario, realmente ele suicidou vai ser um Zumbi na F1, um morto vivo, sem dignidade, era a esperança brasileira na F1, depois do Barichello e Nelsinho, e era igual. Barichello pelo menos sabiamos que era 2º piloto, tinha que beneficiar o outro, mas o massa? É, virou um homem minusculo, uma desonra para todos os brasileiros que batalham uma vida sem abaixar a cabeça e o canditato a idolo é minusculo. Que vergonha!

  354. João disse:

    Pessoal, não me surpreendi nem um pouco. Sempre achei o massa um cagãozinho, uma bichinha mimada.
    Isso era questão de tempo.
    O Alonso é um bobalhão, mas o massa é pior que ele.
    Eu não esperaria uma atitude diferente desse massinha de merda.

  355. Rafael disse:

    De boa, Massa nunca mostrou toda essa personalidade que você diz, sempre jogava nos outros ou no carro seus erros, falando de “sensações estranhas” ou afins…

    Barrichello tinha e parece ter mais caráter. Qd entregou não ficou falando depois que fez porque ele mesmo decidiu e que não era número 2.

  356. Luiz Fernando disse:

    EXATAMENTE ISSO GERALDO, EXATAMENTE ISSO, UM PAÍS DE MARICAS/ BABACAS/ SUBSERVIENTES

  357. Alexandre Lourenço disse:

    Se querem ver um piloto brasileiro que chuta o pau da baraca lhes digo que o Helinho é o cara por que eu duvido que ele iria abrir a porta pra quem quer que fosse o piloto de traz, esse eu conheço e boto a mão no fogo e quem não conhece o Helinho vai achar graça é claro, pelo menos ele demonstrou que é macho e agarrou o fiscal pelo colarinho de tanta revolta que sentia.

  358. Rogério Silva disse:

    Muito bom o texto! Nada a completar.

  359. Edson A.Silva disse:

    Foi-se o tempo em que se ganhava uma corrida no braço ou com competitividade das maquinas mas ao meu ver tudo não passa de uma mera questão de quem vai ganhar,perdemos um grande piloto e herdamos um bando de mercenarios que só sabem servir e não competir

  360. saulo oliveira disse:

    obs. : Acho que Senna ganhava a corrida, botava tempo em qualquer um e ainda mandava a ferrari plantar um batatinha!!!!!!!!!!!!! OH saudade!!!!!!!!!!!

  361. emerson57 disse:

    senhores,
    em xangai felipe estava na frente no campeonato.
    alonso passou aonde não deveria.
    foi roubado pela ferrari?
    massa não chiou porque é segundo piloto.
    vejamos:
    alonso corria pela mc larem,
    lá não tinha clausula de primeirão,
    perdeu para o hamilton,
    chorou um bocado.
    ai pegou o seu SANTANDER e foi para a ferrari
    agora primeirão.
    entenderam?
    por isso não aceito quando dizem que alonso é o melhor do mundo,
    e ainda desconfio que o carro dele é mais ferrari que o do felipe.
    só não sei qual é a explicação do felipe para ter assinado como segundão.
    ainda saberemos.
    abraço.

  362. saulo oliveira disse:

    Desobedece e vê no que dá, se a ferrari demitir depois, adeus ferrari, a vida continua mas a alma ta limpa, um campeão de verdade não se vende!!!! e tem que ter coragem p trasgredir na hora certa, foi decepcionante!!!!!!! Vê como a red bull se curvou p Webber!!!

  363. Wagner Campos disse:

    Esse “brincar” com a nosa inteligência é q enoja. Aquela mensagem dita pausadamente e a ação q se seguiu seria decifrada por uma criança inocente. E a justificativa de se ajudar o time? Pros construtores esse resultado alteraria se fosse o Felipe em primeiro? E pq será q o Alonso é mimado? Essa eu sei, pq ele nunca é punido.
    Agora entregar uma corrida pra um piloto q está em quinto no mundial e ainda na metade do campeonato é o papel mais ridículo q já vi um piloto se prestar, ou melhor temos o Nelsinho na concorrência, o Rubinho tb já teve seus dias… quer saber n dá mais pra torcer por brasileiros nesse esporte.
    Mas na boa, eu acreditava mesmo q o Massa fosse a nossa redenção. Fomos todos enganados.

  364. Gilmar de Souza disse:

    Émerson Fittipaldi, Chico Landi, José Carlos Pace, Nelson Piquet e Senna. Tempos passados… não voltam mais. Magnánimos, magníficos, espetaculares. Tão bons quanto a Fórmula 1 de seus tempos…

  365. Julio Lima disse:

    Putz! Nada a retocar ou corrigir.

  366. Leonardo Campos disse:

    Depois da “feiura”, – sorry! – desliguei a TV…. e não a ligarei mais nos dias de corrida!!!

    Ver corrida com cartas marcadas, sinceramente, prefiro o Silvio Santos!

  367. Luiz Suzuki disse:

    Não vou acordar cedo no domingo para ver essa palhaçada.
    Concordo com um amigo. Deveríamos boicotar e não comprar carros da Fiat, que é quem controla a Ferrari.

  368. Manuel Campos Souza Neto disse:

    Victor disse ao final de seu e-mail que Massa cometeu um suicídio. Pois para mim ele cometeu um suicídio duplo, pois ou ele acatava as ordens da Ferrari de uma forma decente, jogando o carro na grama, errando, etc.. e deixando Alonso passar ou então mandava uma banana para a Ferrari e lutava pela posição. O que ele fez foi o pior de tudo, conseguiu jogar os torcedores e a mída contra a Ferrari e contra ele mesmo.

  369. Mauro Moreira disse:

    A covardia ficou tão clara que se o temos era a aproximação do Vetel, porque este não consegiu passar, a verdade que esse crapula do alonso exigiu a mudança de posição, quem acompanha e gosta de automobilismo sabe que chegar é uma coisa ultrapassar é outra, e a grande verdade disso tudo é que não assistirei F1, ele falhou em tudo até na cara de boi chorao no final se fosse homeme não daria passagem e eu queria ver oi que ia acontecer , seria q não teria outra equipe para ele.COVARDE, e o seu comesntário esta perfeito parabens.
    Mauro Moreira

  370. FTrack disse:

    Victor, o que me dá mais prazer, isso mesmo, PRAZER nessa história toda é que ela confirma o pé atrás que sempre tive em relação ao Massa, mostrando que ele é exatamente igual ao Barrichello (exatamente, não: Rubens é mais piloto) e a qualquer outro profissional responsável: respeita os contratos e a hierarquia.
    Aliás, Massa fez bem pior que Barrichello em 2002 porque foi hipócrita, fechou a porta e depois quis que acreditassem que deixou o Alonso passar porque quis.
    O que aconteceu ontem não tem nada a ver com esporte (lembrando aos desavisados: F1 não é esporte, e negócio) e sim com uma estratégia profissional mal elaborada e executada.
    Bola pra frente porque sábado às 9 h estarei em frente à TV assistindo o treino em Hungaroring, como faço desde 1991 (quando os treinos começaram a ser transmitidos), e domingo vou manter o hábito de 25 anos vivo com se nada tivesse acontecido….

  371. Sérgio Reis disse:

    Perfeito texto! expressa tudo que penso. sem mais.

  372. Mais uma vez me senti envergonhado perante a atitude covarde de Massa. Desonrou como Barrichello, o povo
    barasileiro e o legado do Senna, do Fitipaldi e até mesmo,
    do Nelson Pai. O que fazer agora perante a mais esta falcatrua? Só há um caminho: o desprezo ao Massa, a
    formula 1 e ao grande prêmio do Brasil.
    O brasileiro precisar saber se impor perante outros
    povos.

  373. Bla disse:

    Li vários comentários sobre o assunto e não me lembro de alguém mencionar o SANTANDER, que é o patrocinador oficial da Ferrari e do Grande Prêmio da Alemanha. Senhores dirigentes, não se esqueçam que o maior lucro do SANTANDER no mundo foi no Brasil. Fernando é Espanhol e o Santander idem…..será conhecidência?

  374. Giu disse:

    Lamentavelmente o ocorrido. Bem feito prara mim que inicialmente acreditei no Barrichelo e cheguei a chorar lembrando o Airton, quando o Rubinho ganhou a primeira corrida após a morte do Airton. Pura desilusão pois em seguida ele aprontou aquele papelão. Chegou o Massa e eu acreditei que ele fosse pelo ao menos um pouco mais de macho que o sem vergonha do barrichelo, pura disilusão, ele também não passa de um safado sem vergonha que iludiu milhares de brasileiros

  375. Sergio disse:

    O vencedor consegue fazer cara de “descochado” e sínico ao mesmo tempo, o outro, de vítima. Uns certos outros errados. O mais importante é (são) o(s) interesse(s) da equipe, que atropela a tudo e a todos com sua ganância (natural hoje em dia) de vencer em qualquer circunstância.

  376. PEDRO disse:

    Caro Victor Martins, meus parabéns pela seu artigo sobre o suicídio do Massa. Perfeito. Em momento algum ele, Massa, pensou nos milhares de torcedores que com ele dirigiam aquela ferrari rumo ao primeiro lugar no HP da Alemanha. A Formula 1 brinca com seus fãs e não sei se ainda terei vontade de acompanhar esta categoria.

  377. Faria disse:

    O príncipe das Astúrias declara: ganhar é MASSA.
    Ora Felipe, muito fraca a sua atitude, até mesmo para um segundo piloto, diria Mark Webber.
    “En-ten-deu” ?

  378. Fernando disse:

    Na boa, em 2008, quando Kimi (campeão do mundo) abriu para Felipe no GP da China todo mundo achou o máximo. Jogo de equipe. Fantástico. Assim Massa poderia disputar com Hamilton no GP do Brasil…

    Agora o cara até morreu. Suicidou-se.
    Jornalismo esportivo no Brasil é uma piada de mal gosto.

    • Sidney Soares disse:

      Tudo bem , a ferrari tem razão . Mas não foi o massa que disser que não era 2 piloto ?? que tinha chance de vencer ?? que ia acelerar sempre ?? ou ele não sabia ??.

      Então , vem pra tv e fala ,- olha passou a metade do campeonato , estou tomando um chocolate do espanhol , vou ajudar ELE a ser campeão e fica para proxima !!!

      Mas não , amigao , o carinha veio e encheu o peito para falar que vai e fondo !!! Ai cara de choro é coisa de maricas…

  379. Reginaldo Ventura disse:

    Barriquelo, Nelsinho, e Massa, farinha do mesmo saco cheio de dinheiro.

  380. ROBSON FLUSÃO disse:

    Massa já era! Ele mostrou que não está ali pelo esporte, pela competição leal e honesta, mas sim para satisfazer à máfia Ferrarista e o bobão do Alonso. Que Bundão esse Massa. O pior é que acho que no fundo ele quis dar uma de coitadinho, que nem o Barriquello, que fica querendo colocar a culpa na equipe e no sistema! No fundo o Maasa ficou com mêdo do Alonso, achando que não ia conseguir ficar na frente dele e, para não se sentir inferiorizado, abriu as penas, deixando no ar que a culpa era do sistema. Que bundão, nem armar soube, pois seu tiro saiu totalmente por fora da culatra… Que vexame, me senti mal em ter perdido meu tempo torcendo um dia por esse bundão! Só falta agora aparecer o Pai, o irmão, a esposa, defendendo o babaca…

  381. José do Porto disse:

    Que vergonha Felipe. Onde esta o orgulho de ser BRASILEIRO? Que adianta quando te deixam ganhar uma e ficas todo faceiro enrolado no Pendão da Brasilidade, e depois ages da maneira mais servil e ignóbil, envergonhando toda a Patria Tupiniquim!

  382. Sidney Soares disse:

    Lembrei outra , imagina se o Alonso é Argentino ??? A gente matava esse rapaz no Aeroporto a ovadas !!!

  383. Sidney Soares disse:

    Rapaz , como é triste ver um Brasileiro baixar a cabeça assim , um Brasileiro que é rico , faz o que gosta e tem milhões que torciam por ele. Sei lá…acho que deviamos exigir que casos assim fossem tratados como exilados. Não volte mais ao Brasil , não use a camiseta da seleção e peça cidadania em monaco , por que Brasileiro pode servir pizza e limpar banheiro no mundo inteiro , mas quando vira bundão perde tudo…

  384. Geraldo Martins disse:

    Este mundo corporativo é sem escrúpulos, o dinheiro fala mais alto, uma vergonha, foi o Robinho em 2002, o Nelsinho Piquet em 2009 e agora o Massa, desse jeito nós brasileiros vamos ser chamados de “Maricas”.

  385. Je disse:

    Lamentável. Estou enojado com o que aconteceu. Não vejo muita diferença entre o que ele fez e o que o Nelsinho ou Barichelo fizeram. Depois de ontem deixei de assistir F1. Volto quando surgir um piloto brasileiro com aquilo roxo. Parabens pelo texto. Deveríamos fazer uma campanha nacional para boicotarmos o próximo GP Brasil.

  386. Fernando disse:

    Boa.. é isso aí, concordo em gênero, número e grau. Nunca fui muito chegado ao jeito “Massa” de pilotar, mas até que engolia suas atitudes e desempenho. Ontem foi a gota d’água. Pra mim ele já era, perdeu a moral.

  387. Luís Carlos disse:

    Ai que saudades que me deu novamente de Senna. Desde sua morte prematura venho tentando me apaixonar de novo pela F1. Tentei muito torcer por Barrichello, mas eram poucas alegrias (1 ou 2 por ano) e muitas decepções. Achava que Massa iria preencher esse vazio, mas depois de domingo já vi que ele é incapaz de ser aquele campeão por quem nos apaixonaríamos. Ai que saudades de Senna, de ver alguém com aquela vontade imensa de ganhar, aquela raça de brasileiro, que jogava até o carro pra cima dos outros pra vencer. Massa jamais será o nosso campeão.

  388. julival cardoso disse:

    o bobão do alonso ganhou no grito!

  389. Xandu disse:

    Legal, concondor com seu texto…

    Felipe Massa = GAME OVER !!!!

  390. Camargo disse:

    Depois da enorme falta que faz um Senna, e quase 20 anos de Barrichelo sem conseguir ir para a ponta, a única esperança do torcedor brasileiro era o Massa. Até ontem, quando vimos que ele não passa de um “ajudante de ordens” do 1º piloto da equipe, Alonso. Começo até a acreditar que aquela ultrapassagem do Alonso na entrada dos boxes não foi uma sacanagem do Alonso, mas uma “afrouxada” do Massa. DECEPCIONANTE ver como um homem pode descer tão baixo na escala da servidão. Ainda bem que o macacão é vermelho e disfarça a cara da vergonha.

  391. julio de lamore disse:

    não compro mais um carro da fiat, como eu ia comprar pois deve ser igual a maracutaia. sera que o grande ayr sen faria esta besteira

  392. Betto disse:

    Galera! Na boa, não existe mais piloto com personalidade, não existe mais aquele que coloca o p…na mesa, e manda os chefes pra p.q.p.Essa rapaziada nunca darão em nada…por isso a F1 morreu e acabou para o povo brasileiro em 01 de maio de 1994, naquela maldita curva Tamburello…Saudades dos bons tempos e dos pilotos de verdade.Abraço a todos…

  393. José Carlos Saraiva disse:

    Morreu um piloto. Nasceu mais um lacaio da F1. E novamente um brasileiro. Só me resta lamentar a falta de dignidade em um homem que tinha tudo para ser um ídolo. Ele foi simplesmente ridículo…

  394. E agora pro Massa a melhor coisa que pode acontecer é uma punição, como perda dos pontos dos pilotos na corrida e desclassificação do campeonato pra Ferrari, senão ficará como Nelsinho com a pior das punições, a moral, que nunca vai passar.

  395. JC Simonassi disse:

    Falta culhão pra esses otários … realmente Massa cagou em sua carreira, que até ontem era vista com bom olhos pelo seu histórico.

    Não tem mais nada pra falar ou escrever está feito …. o cara cagou a carreira dele …. não há mais nada que faça, não adianta título e tudo mais … JÁ ERA … todo o tempo que levou para conquistar milhões de fãs ele jogou pelo ralou numa desacelerada ….. burro pra cacete !!!.

    JCS

  396. Fernando disse:

    É triste ver um piloto com um potencial tão grande acabar dessa forma.
    Como Barrichello, não teve coragem de botar o pau na mesa no momento certo.

  397. AIReis disse:

    Anteriormente, em 2002, vimos como era maltratado nosso brasileiro Rubens, que não podia passar o queridinho de Maranello. Qdo Rubinho ganhou sua 1ª corrida foi pq o alemão saiu. Então deram toda a força para ele marcar pontos e o carro dele voou q nem o Schumi iria pegá-lo.
    Estou convencido q as escuderias manipulam seus pilotos, fabricando resultados de corrida, por telemetria, como avisou o engenheiro da Renault para o russo mudar a mistura, caso contrário eles mudariam, como todo mundo ouviu na transmissão de domingo.
    Como diz nosso “Galvão” Bueno: é o circo da F1.
    Palhaçada!!!

  398. AIReis disse:

    Cada vez mais acredito no circo da F1 onde os palhaços somos nós, os espectadores, q acordamos cedo para ver uma “suposta” corrida e vemos uma farsa que cada vez mais nos desgosta do cavalinho rampante. Anteriormente, em 2002, vimos como era maltratado nosso brasileiro Rubens, que não podia passar o queridinho de Maranello. Qdo Rubinho ganhou sua 1ª corrida foi pq o alemão saiu. Então deram toda a força para ele marcar pontos e carro dele voou q nem o Schumi iria pegá-lo.
    Estou convencido q as escuderias manipulam seus pilotos, fabricando resultados de corrida, por telemetria, como avisou o engenheiro da Renault para o russo mudar a mistura, caso contrário eles mudariam, como todo mundo ouviu na transmissão de domingo.
    Como diz nosso “Gavião” Bueno: é o circo da F1.
    Palhaçada!!!

  399. Sem dúvida a atitude foi lamentável e confirma o que há muito se suspeitava: Fórmula 1 não tem transparência. Os fatores que mais influenciam no resultado estão ocultos aos olhos do grande público.

    Mas há que se considerar outro ponto: Massa deu lugar a Alonzo porque este está na frente. Se Massa tivesse feito a sua parte, provavelmente a situação estaria invertida – mas igualmente errada. Aí eu me pergunto se os brasileiros estariam tão revoltadinhos assim…

    • Helder Câmara disse:

      Em parte entendo e concordo com sua afirmação, caro Rodolfo. É natural para uma equipe esperar que o piloto melhor classificado no campeonato esteja a frente. Mas o que sustenta a F1 são os patrocinadores e a audiência. A questão é: Será que com esse tipo de atitude a F1 não prejudica sua audiência? Será que os espectadores preferem ver passeios de carros patrocinados ou disputas entre pilotos?

      Tenho 33 anos, e era um desses caras com lembranças de infância assistindo a F1 com o Pai. Não perdia uma única corrida. Brigava com namorada pela hora sagrada da corrida. E para quê?

      Honestamente, esse fim de semana desisti de ver a corrida, fui a patroa a Praia de Pipa (RN). Não perdi nada, apenas ganhei. Alonso, Massa, Domenicali,….Obrigado!

    • ELVIBRUNO disse:

      Nós nao, mas os espanhois com certeza. Ô genio.

  400. fabricio galvao disse:

    pô victor, jogou duro. primeira vez q concordo c td q vc disse… excelente descrição!! nosso massa morreu…

  401. Leonardo disse:

    Eu não acho que deve haver uma briga ferrenha entre companheiros de equipe, sob o risco de terminar com um bico ou uma suspensão quebrados. Ainda mais nessa situação em que o Alonso ainda tem esperança de brigar pelo título, a equipe não pode se dar ao luxo de ver os carros batendo numa disputa por posição, e dessa forma perdendo pontos indispensáveis. Por isso acho compreensível e aceitável a atitude da equipe Ferrari. O errado foi a forma que foi concretizado plano. Se o massa estava fadado a deixar passar, por que não o fez durante as tentativas do Alonso algumas voltas antes? Simplesmente poderia deixar o espanhol passar por dentro em uma das curvas e pronto, estava tudo resolvido e sem o mal estar que foi criado. Seria a coisa mais normal do mundo, ao ver o companheiro de equipe mais rápido e colocando o bico, resolveu nao correr riscos e deixou passar. Se fizesse assim ninguém estaria sendo crucificado agora.

  402. ColinZeal disse:

    1994, o Brasil para de ver Formula 1.
    As pessoas vão aos poucos voltando…
    2002, o Brasil para novamente de ver Formula 1.
    Aos poucos, as pessoas vão retomando o interesse…
    2010, o Brasil para novamente de ver Formula 1.
    O que será que vai rolar em 2018?

  403. Excelente texto. Parabéns.

  404. Maria Fernanda disse:

    Triste…bem triste!

  405. adauto disse:

    mais um merda na formula 1., estamos maus de brasileiros no automobilismo

  406. IAKirk disse:

    Alonso e’ mau carater isso ja nao se tem mais duvida. O “this is ridiculous” pelo radio foi uma falta de respeito e uma arroancia sem tamanho. Mas pra mim o pior foi o sorrizinho que Massa pro espanhol antes do podio…

    Massa que tanto criticou Nelsinho agora ve que o buraco e’ mais embaixo – pimenta no dos outros e’ refresco como dizem. So que de Massa, piloto vice-cameao do mundo, pai de familia, se esperava um pouco mas de responsabilidade e ombridade – ficou devendo, e se humilhou. Lamentavel.

    • Luiz Batista disse:

      Massa criticando o Nelsinho… Lembrou bem…

    • Jegue do Pantano disse:

      pior que a critica ao Nelsinho foi a esnobada que ele deu no Barrichello quando ganhou o grande premio do brasil, no qual o rubinho foi abraça-lo e ele deu um abraço frio, se soltou e saiu correndo pra sua galera da ferrari…

      vai massa, pra sua galera agora!!!

      por isso que sempre torci pelo Hamilton, o cara nao leva desaforo pra casa e mandou esse mesmo alonso comer banana, na pista e fora dela

  407. Augusto disse:

    Agora entendi porque demorou tanto para sair a renovação do contrato do Massa. Lá estava o item: “Cláusula Barrichello”. Ele pensou, pensou, pensou, mediu o que era ser um segundo piloto, deixar o primeiro passar conforme o caso, o que era estar na Ferrari, patrocinadores, etc… esqueceu de por alguns itens na balança, como respeito pelo torcedor e pelo esporte, e deu no que deu.

  408. bruno mac disse:

    Vitonez é um bom poeta… e tem a maior qualidade de um: o exagero.

  409. Rodrigo Alves disse:

    Engraçado… os textos fortes e intensos que seu chefe faziam no blog dele parece que mudaram pra cá por uns tempos… era você que fazia os textos dele? hehehehehehe…. Parabéns pelo texto Victor, você expressou exatamente o que o brasileiro está pensando: estávamos enganados.

  410. Fausto Trentini disse:

    Quanta mágoa, Vitonez! Até parece que você não sabe que os pilotos, há muito tempo já deixaram de ser esportistas… São meros mercenários. Mimados ou não, eles ganham os seus milhões por ano, e você sabe melhor que ninguém que eles só pensam em si mesmos e estão caminhando enquanto defecam para o que o público pensa. Talvez por isso que não existe mais aquela PAIXÃO que existia por corridas como há 20 anos atrás. Uma pena!

  411. PH di BH disse:

    Porra….belíssimo texto. Nada a declarar, assino embaixo!

  412. Thiers disse:

    Nunca vi graça no Massa, mas sempre foi uma falta de confiança nele, sem nenhum embasamento de fato, AGORA sim, eu tenho um BOM motivo pra dizer que não gosto dele, era só aquele negocio de não ir com a cara dele, agora porque ele é um bosta pau mandado mesmo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>